Receita: Spray caseiro de água de coco para cabelos ressecados e sem brilho

Que tal hidratar instantaneamente os cabelos a qualquer hora e lugar com um produtinho eficaz, barato e feito em casa? Aprenda a receita do spray caseiro de água de coco para brilho e hidratação instantânea dos fios (liberada para No Poo e Low Poo).

Ao escrever o artigo “Como manter os cabelos hidratados durante e após a praia” (o qual pretendo publicar até amanhã) lembrei-me desta receitinha de spray caseiro de água de coco que já salvou minhas madeixas do ressecamento em temporadas de verão. Não sei se inventei ou se adaptei de algo lido há tempos atrás em algum site gringo, mas uma coisa é certa: este spray faz sucesso entre meus familiares e amigos. Sendo assim, ao invés de incluir a receita no meio do artigo citado, resolvi separá-la a fim de enfatizar e facilitar a leitura.

Benefícios da água de coco aos cabelos

receita de spray caseiro de água de coco benefíciosÉ até prolixo escrever sobre o potencial da hidratante da água de coco, desde os tempos da carochinha a água de coco é considerada um soro de hidratação natural. Aliás, esta é a única substância natural que pode ser usada como soro para hidratação.

A água de coco é um dos produtos naturais mais versáteis do mundo e há cada vez mais provas científicas acerca de suas implicações medicinais e benefícios à saúde tanto quando ingerida ou aplicada topicamente.

As amplas aplicações de água de coco podem ser justificadas pela sua composição química única de açúcares, vitaminas, minerais, aminoácidos e hormônios vegetais. Além de suas propriedades hidratantes, tal composição química faz com que a água de coco possua potencial antioxidante e protetor. Ademais, como o óleo de coco, a água de coco é conhecida por sua ação antifúngica e antibacteriana a qual evita caspas e infecções no couro cabeludo.

Receita: Spray caseiro de água de coco para brilho e hidratação instantânea dos cabelos

eceita de spray caseiro de água de coco para cabelos cacheados 2

Ingredientes:
– ¾ de xícara de água de coco natural
– 2 colheres de chá de óleo vegetal capilar natural
– 1 tampinha de Bepantol líquido (opcional, particularmente não sinto muita diferença)
– 1 recipiente borrifador

Mode de preparo e uso: Coloque os ingredientes no recipiente borrifador, agite e aplique sobre os cabelos secos sempre que sentir necessidade de hidratação extra ao longo do dia. Espere secar naturalmente e aprecie a hidratação e o brilho instantâneos proporcionados por esta simples receita. Nunca se esqueça de agitar o spray caseiro de água de coco antes da aplicação, afinal, a tia da escolinha nos ensinou que água e óleo não se misturam.

De fato, apenas o ato de borrifar água de coco pura sobre os cabelos e pele já funciona como um excelente hidratante natural. Contudo, o óleo vegetal atuará como agente anti estático (anti frizz), como doador de brilho e também como vedador/selador da hidratação fornecida pela água de coco.

Devido à presença de água de coco natural, este spray dura até três dias sem perder suas propriedades hidratantes. Indico-lhes armazená-lo em geladeira quando possível, pois além de aumentar a durabilidade de suas propriedades, a baixa temperatura desempenhará o papel de aumentar o potencial inibidor de frizz e “selador” de cutículas desta receita.

Spray caseiro de água de coco para brilho e hidratação dos cabelos – Observações

receita de spray caseiro de água de coco cabelos cacheados

  • I) Certifique-se de que a água de coco seja 100% natural.

Aqui na região litorânea do ES encontramos barraquinhas de água de coco em praticamente todas as esquinas. Todavia sei que encontrar água de coco advinda do próprio coco no ato da compra não é tarefa tão fácil. A água de coco de caixinha também funcionará nesta receita desde que sua composição seja 100% natural, ou seja, isenta de conservantes e outras substâncias artificiais.

  • II) Certifique-se de que o óleo vegetal utilizado seja natural e também altamente refinado.

Gente, óleo vegetal não é tudo igual!!!

A performance do óleo sobre os cabelos dependerá de seu processo de extração e refinamento. Quanto mais cuidadoso for seu método de extração, mais preservadas serão suas propriedades nutritivas. Quanto mais refinado for o óleo, melhor será sua adesão às cutículas do fio e menos pesado/seboso será seu resultado final. Por isso o mesmo óleo vegetal de marcas diferentes promovem resultados diferentes.

Indico:

  • Óleo de jojoba da Alva Naturkosmetik: à venda AQUI e resenha em breve. O óleo de jojoba é um dos óleos vegetais que mais possuem afinidade para com a pele e cabelos.
  • Óleos multifuncionais da The Body Shop: à venda AQUI e resenhas em breve. Estou viciada nestes óleos! Eles na verdade consistem num blend (mistura) de ricos óleos vegetais com algumas substâncias condicionantes e antioxidantes – são liberados para No Poo. A textura é fininha, de fácil absorção e, como se não bastasse, podemos escolher a fragrância e deixar nosso spray de água de coco altamente perfumado. Sou apaixonada pela fragrância de Satsuma (escrevi sobre ela AQUI).
  • Óleo de macadâmia da Empório Body Store: à venda AQUI e resenha AQUI.
  • Óleo Oro Argan da Bioderm: à venda AQUI e resenhas em breve. Apaixonei-me por este óleo desde que ele me foi entregue pela assessoria de imprensa da marca (mostrei a caixa com os produtos Bioderm AQUI), tão refinado e leve que o cabelo o suga por completo. Não é “100% vegetal”, porém não contém substâncias sintéticas como silicones e é liberado para Low Poo.
  • Óleo de argan da Josie Maran: à venda AQUI e resenha AQUI.

Loja Dermabox“Kah, por que não usar o óleo de coco extra virgem?”. 

Meninas, o óleo de coco extra virgem (meu queridinho), tende a ficar sólido em temperatura ambiente. Sendo assim, como se daria a mistura?

  • III) Adapte a quantidade de óleo presente na receita conforme as características de seus cabelos.

Para cabelos finos e com pouco volume, teste misturar quantidades mínimas de óleo;
Para cabelos lisos, uma colher de chá deve ser suficiente;
Para cabelos cacheados bem ressecados, a receita descrita acima costuma dar conta do recado.

  • IV) Testem e me contem o resultado!

 

Dica: O spray caseiro de água de coco é excelente para evitar e amenizar o ressecamento dos cabelos enquanto estamos na praia e/ou em ambientes que sugam a hidratação das madeixas como salas fechadas com ar condicionado e baladas.

 

Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida, basta perguntar…

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>