Suplementos Alimentares: O que são, quais e quando tomar

Quando tomar suplementos alimentares se torna necessário? Quais suplementos escolher e quais benefícios os mesmos podem promover? Afinal, o que são suplementos alimentares? Conheça de maneira leve e sintetizada um pouco acerca da suplementação nutricional.

Suplementos Alimentares naturais o que são

Quem me acompanha pelas redes (particularmente no ig @acordabonita, onde adoto uma postura mais pessoal do que na Fanpage) sabe que há cerca de um mês reassumi meu posto no funcionalismo público e, desde então, preciso administrar meu tempo a fim de manter ambos trabalhos (sim, não brinco de blogger, trato o nosso A,b! com muito profissionalismo e carinho). Por este motivo encontro-me num processo de reeducação, mas não apenas minha agenda requer ser reeducada. Percebi que esta nova rotina desvairada demanda também – e principalmente – uma reeducação alimentar.

Todavia, surge o impasse: como se alimentar de forma a suprir todas as necessidades nutricionais quando o tempo destinado a comer é curto a ponto de precisar optar entre mastigar devidamente ou ter minutos disponíveis para escovar os dentes?

Antes de equacionarmos a solução, peço-lhes licença poética, pois há um alerta a entrar:

Por que e quando usar suplementos alimentares – O mal da rotina

tempos modernos alimentação

O despertador ressoa intimando o acordar. O sol sonolento desconhece a urgência que se inicia. Levante-se. Movimente-se. Ignore o sono acumulado advindo do dia a dia agitado no qual dormir é artigo de luxo, escasso no mercado. Corra. Tome um banho gelado. Cuidado! não ultrapasse os 15 minutos predestinados. Engula qualquer coisa não mastigável. Restam-lhe apenas 300 segundos antes de suas pernas caírem no mundo rumo à rotina. Trabalho estudo trabalho (ou alguma das variações dessa ordem). Seus movimentos são cronometrados pelo tic-tac incansável dos afazeres diários cuja lógica de tempo suplanta o espaço supostamente destinado às necessidades instintivamente naturais. Pause para o almoço. Ei, moço, me vê um pouco daquela massa disforme de recheio rançoso. 5 reais para pagar. 5 mordidas para mastigar. 5 minutos para voltar. 5 chefes lhe aguardam recomeçar. Gira roda gira, a pomba gira o corpo pira.

Há meios de fuga nesta rotina?

tempos modernos gif

Cabe aqui parafrasear um conto que escrevi há tempos: o mal da rotina não é a rotina, é a cegueira de quem está nela há tanto. Uma dose de morfina nas veias famintas preenchidas por paliativos.

Mascarar a fome é algo de fácil trato (“Ei, moço, me vê um pouco…”), porém chega o momento em que o corpo reclama e conclama as substâncias não supridas. Eis que assim urge a necessidade de buscar os nutrientes faltantes antes do colapso.

Talvez os parágrafos acima soem um tanto neuróticos. Entre o tanto, caso você tenha se identificado com parte ou totalidade do escrito e mesmo assim não acredite na urgência de uma reeducação alimentar (seja com a ingestão regrada de alimentos adequados, seja com ajuda de suplementos e/ou polivitamínicos), transcrevo-lhe uma parte da letra Mutante como um reforço do alerta: Há sempre um tempo no tempo em que o corpo do homem apodrece/ E sua alma cansada, penada, se afunda no chão…

Pois bem, querido leitor. As dicas estéticas sobre as quais tanto escrevo aqui no A,b! se tornam completamente inválidas mediante o desgaste interno do corpo posto em descaso pelo mal da rotina.

E agora José, o que fazer?

Suplementos Alimentares – O que são e como tomar

Suplementos Alimentares O que são, quais, como quando tomar

Disponíveis no mercado numa inumerável variedade de dosagens, combinações e tipos (vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos gordos, etc.; em comprimidos, em tabletes, em pó, em cápsulas, em líquidos, etc etc etc…), os suplementos alimentares, comumente chamados de suplementos nutricionais e/ou dietéticos, objetivam fornecer nutrientes que por ventura não estejam sendo ingeridos conforme as necessidades de nosso organismo via alimentação “normal”.

Entretanto, embora pareça, o mundo da suplementação alimentar não é um mar de rosas em maré baixa. Há certos cuidados que impreterivelmente devem ser levados em consideração antes do mergulho.

Logo, repetirei aqui uma frase do artigo “Tratamentos Capilares – Descubra qual tipo seu cabelo precisa”: O que acontece quando nos dão algo que não precisamos? Resposta: não utilizamos! O mesmo acontece com o nosso organismo. Apenas uma determinada quantidade de cada nutriente é necessária para que o nosso organismo funcione adequadamente, sendo que doses superiores não são necessariamente benéficas. Aliás, caso ingeridas em doses elevadas, algumas substâncias podem causar efeitos adversos e representar um perigo para a saúde. Por exemplo, para as mulheres grávidas os suplementos que contêm vitamina A (retinol), incluindo os óleos de fígado de peixe, podem ser perigosos e causar defeitos ao feto se as doses recomendadas forem demasiadamente ultrapassadas.

Tendo isso em mente, apresento-lhes dois conselhos:

  • I – Antes de começar a tomar algum suplemento alimentar, consulte seu médico e peça a requisição de um hemograma completo. Por vezes a fraqueza sentida pode não ser apenas decorrente de má alimentação, e sim indício de anemia.
  • II – Observe o rótulo do produto e siga as instruções, pois a comercialização dos suplementos alimentares só pode ser legalmente efetuada caso o fabricante apresente na embalagem instruções acerca da dose diária recomendada e uma declaração de advertência para que não se exceda tal dose.

Suplementos Alimentares – Quando é necessário tomar?

Antes de tudo, deve-se ter ciência de que suplementos não são substitutos de uma alimentação saudável e equilibrada e, portanto, não se encaixam em recomendações alimentares. Todavia, devido ao “Mal da rotina” relatado no primeiro tópico deste artigo, praticar uma alimentação nutricionalmente equilibrada nem sempre é possível. Ademais, também há indivíduos em certos grupos populacionais que podem necessitar de direcionamento para ingestão de suplementos nutricionais mesmo quando conseguem praticar uma alimentação equilibrada. Dentre as variações, eis alguns:

  • Mulheres em idade fértil: Recomenda-se a suplementação nutricional de ácido fólico, vitamina D e possivelmente ferro.
  • Lactantes (mulheres amamentando) e pessoas de pele escura que não costumam se expor ao sol: Recomenda-se a suplementação nutricional de vitamina D.
  • Pessoas com idade superior a 50 anos: Recomenda-se a suplementação nutricional de Vitamina D, vitamina B12, folato. Idosos debilitados podem se beneficiar com a ingestão de um suplemento multivitamínico.
  • Crianças com idade inferior a 5 anos: Recomenda-se a suplementação nutricional de vitamina A, vitamina C, vitamina D. Contudo, crianças com bom apetite e que consomem uma grande variedade de alimentos provavelmente não necessitarão de suplementos.
  • Vegans: Recomenda-se a suplementação nutricional de vitamina B12 e vitamina D.

Além da suplementação nutricional direcionada a manutenção da saúde corporal, há também suplementos alimentares cuja finalidade incide sobre destinos como emagrecimento, ganho de massa muscular, estímulos cerebrais, energéticos, etc.

[warning]Atenção!
Suplementos alimentares não substituem uma alimentação saudável. Caso ingeridos em excesso, podem acarretar problemas à saúde. Em caso de dúvidas, aconselhe-se com um Nutricionista ou um médico antes optar por suplementos alimentares.[/warning]

 

Meu início em suplementação alimentar – Suplementos naturais de Colágeno Hidrolisado e Fibras Verdes da Horizonte Natural

Já que sou iniciante na área, optei por começar a ingestão de suplementos alimentares de origem naturais ao invés de sintéticos. Aqui já entre-ouço duas perguntas sendo formadas em suas cabeças:

  • O que são suplementos alimentares naturais?

Consistem em produtos compostos por extratos vegetais tão ricos em nutrientes ao ponto de funcionarem com eficiência como repositores. A palavra “naturais” refere-se a todas as plantas que podem ser utilizadas para fins medicinais e cosméticos, como cogumelos, árvores, frutas e vegetais, as quais são meticulosamente combinadas para que possam trabalhar em sinergia. Os suplementos naturais podem ser utilizados por ingestão ou aplicação externa. Contudo, mesmo que possam ajudar, os produtos de origem natural não são destinados a cura de doenças, sua maior atuação abarca a prevenção.

  • Onde posso comprar suplementos alimentares naturais?

Por sorte encontrei a loja online de uma marca de suplementos naturais bastante atraente nesta área, a Horizonte Natural, onde há uma bela variedade de opções. De fato, há tantos produtos atraentes que demorei para escolher os meus primeiros parceiros. E os eleitos foram:

Fibras Verdes Horizonte Natural – Benefícios e como tomar

Fibras Verdes Comercial Campinho_Horizonte Natural

(Meu atual queridinho!)

Fibras verdes é um nutricomplexo rico em fitonutrientes que auxilia a eliminação de substâncias tóxicas que se acumulam diariamente no nosso organismo. Estas toxinas estão presentes nos alimentos, no ar, na água e no ambiente em que vivemos, e desequilibram o metabolismo normal e podem causar vários danos importantes em nível celular por aumentar a produção de radicais livres. As fibras verdes possui em sua fórmula combinações exclusivas como fitoquímicos, fibras, vitaminas e oligoelementos que ajudam a hidratar, desintoxicar, tonificar e resgatar a vitalidade e o bem-estar. Esses nutricomplexos são enriquecidos com polidextrose, uma fibra com ação prebiótica que ativa a flora intestinal saudável, ajudando a eliminar as impurezas do organismo.

Benefícios:
• Auxilia na eliminação de toxinas no organismo;
• Rico em vitaminas e minerais;
• Rico em fibras;
• Ação antioxidante;
• Proporciona boa hidratação.

Ingredientes: Goji berry, ora-pro-nobis, quinua, chia, coco, cártamo,brócolis, berinjela, banana verde, gergelim, linhaça, amaranto, inulina e polidextrose.

Sugestão de Uso: Coloque 02 colheres de sopa (20g) de Fibras Verdes em um copo (200ml) de água, leite, iogurte natural ou suco de frutas. Se preferir bata no liquidificador com frutas de sua preferência. Prepare apenas a quantidade que for consumida na hora. Consumir 3 vezes ao dia: pela manhã, antes do almoço e final do dia.

[disclaim]Vem numa lata de 400g e custou-me R$ 49,00 – à venda na Horizonte Natural AQUI[/disclaim]

 

Colágeno Hidrolisado Horizonte Natural – Benefícios e como tomar

Colageno Hidrolisado Comercial Campinho

Fundamental na composição da pele, ossos e cartilagens, o colágeno aumenta a firmeza, hidratação e a elasticidade da pele, aliando-se às atividades físicas no combate à flacidez. O colágeno é uma proteína que fortalece os músculos, tendões, ossos e demais estruturas, além de trazer elasticidade para a pele, regenerar tecidos, fortalecer as unhas e tornar os cabelos mais brilhantes. A vitamina C, antioxidante, protege as células dos radicais livres, fortalece o sistema imunológico, ajuda a combater o envelhecimento, além de ser essencial para a absorção de diversos outros nutrientes pelo organismo.

Ingredientes: Maltodextrina, Colágeno Hidrolisado Concentrado, Polidextrose, Goma Xantana, Ácido Cítrico, Polpa de Morango em pó, Sucralose, Aroma Idêntico ao Natural de Frutas Vermelhas, Vitamina C, Corante Vermelho e Fosfato Tricálcio.

Sugestão de Uso: Adicione 10g (1 colher de sopa cheia) de colágeno hidrolisado suplemente em 200 ml de água gelada ou quente (não fervente) ou outra bebida de preferência. Mexa lentamente até completa dissolução. Pode ser consumido com leite, sucos, etc.

[disclaim]Vem numa lata de 220g e custou-me R$ 27,00 – à venda na Horizonte Natural AQUI[/disclaim]

 

Bom, acima de tudo, lembrem-se da mensagem na imagem abaixo:

Suplementos Alimentares quais tomar

E vocês, tomam ou já tomaram suplementos alimentares? Possuem alguma dúvida? Querem mais artigos sobre o tema? Comentem!

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

[question]Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.[/question]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *