Geração Saúde: Por que a busca por uma vida saudável virou tendência?

Entenda porque a busca por uma vida saudável atrai cada vez mais os brasileiros e saiba quais são as práticas mais adotadas com o advento de tal comportamento.

Atualmente nota-se uma tendência de pessoas buscando hábitos saudáveis. A facilidade no acesso à informação através da internet e perfis populares sobre o tema nas redes sociais tem colaborado para essa mudança. Gabriela Pugliesi, dona do site Tips4Life, por exemplo, tem quase 650 mil seguidores no Instagram, onde publica fotos com dicas de dieta, exercícios e hábitos saudáveis. Carol Buffara, criadora do #projetocarolbuffara também incentiva seus mais de 280 mil seguidores do Instagram a adotarem uma rotina saudável e um novo estilo de vida.

Para quem vive em metrópoles, a correria do dia a dia torna a busca por um modelo de vida “ideal” mais difícil, mas não impede que os moradores mudem seus hábitos para fugir de males como sedentarismo, obesidade, doenças respiratórias, estresse, entre outros. De acordo com a Apas (Associação Paulista dos Supermercados), no ano passado itens como refrigerante, cigarro, cerveja e açúcar foram os que tiveram maior retração no número de vendas. Em contrapartida, suco de frutas pronto, azeite e iogurte cresceram na preferência dos consumidores.

Também é possível observar um considerável aumento do número de adeptos ao vegetarianismo. De acordo com o Ibope, no Brasil cerca de 17 milhões de pessoas se denominam vegetarianos. De modo geral, vegetariano é o indivíduo que não come carne (vermelha ou branca) mas existem algumas variações, como os veganos, que não consomem nada de origem animal. Estudos realizados pela USP comprovam que a alimentação influencia na saúde cardiovascular, pressão e colesterol altos estão menos presentes nos vegetarianos. Além disso, o vegetariano costuma dar mais atenção ao que come e acaba fazendo escolhas mais saudáveis.

 

Vida Saudável – Confira algumas das práticas que têm crescido com a geração saúde

Geração Saúde busca por uma vida saudável virou tendência 1

  • Alimentos orgânicos

Nos cuidados com o corpo e meio-ambiente, os alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos ou outro tipo de produto químico, são uma opção saudável. Porém, não democrática, visto que os preços são um pouco mais elevados que os alimentos cultivados com agrotóxicos.

Geração Saúde alimentos

  • Vegetarianismo

A dieta vegetariana também vem ganhando cada vez mais adeptos. Os escândalos em torno dos maus tratos aos animais colaboram para as estatísticas, além de pesquisas que apontam entre os benefícios do vegetarianismo fatores como: redução das mortes por doenças cardíacas, redução dos níveis de colesterol, redução da obesidade e doenças relacionadas, além da queda nos índices de problemas de pressão arterial e de uma menor incidência de diabetes e câncer de próstata e intestino.

Geração Saúde jovens

  • Atividade física

Se falta tempo para ir à academia, trocar o carro pela bicicleta no caminho para o trabalho ou para a universidade ajuda a manter a forma e não polui o meio-ambiente. Muitos ciclistas urbanos relatam que sua relação com a cidade mudou depois que aderiram à vida sobre duas rodas, já que a experiência permite que o ciclista aproveite a paisagem durante o caminho. Sequências simples e rápidas de exercícios que podem ser feitas em casa também entram no dia-a-dia de quem busca uma vida mais saudável.

Geração Saúde exercicios físicos

  • Aulas de Yoga

Para ajudar a controlar o estresse, aulas de Yoga são cada vez mais procuradas em diferentes academias especializadas. As aulas de Yoga se concentram no exercício da respiração, alinhamento da postura e relaxamento. Os benefícios da prática da Yoga, de acordo com a Iquilibrio são: flexibilidade às articulações, fortalecimento e alongamento da musculatura, reposicionamento da coluna vertebral, estímulo do bom funcionamento dos órgãos internos, além de outros benefícios.

Geração Saúde meditação

  • Meditação

Essa é uma terapia alternativa, mas que recentemente teve seus benefícios reconhecidos cientificamente. Dentre os benefícios da prática de meditação, de acordo com a Revista Saúde estão: melhora na atenção, concentração, coordenação motora e memória. Com o passar do tempo, as pessoas que praticam a meditação todos os dias apresentam redução na produção de adrenalina e de hormônios associados a distúrbios como ansiedade, déficit de atenção e hiperatividade.

Geração Saúde Por que a busca por uma vida saudável virou tendência

A qualidade de vida também está relacionada à possibilidade de dedicar mais tempo para a família e aos projetos pessoais. Hoje em dia é cada vez mais comum encontrar pessoas que se distanciam das grandes empresas e procuram trabalhos que lhe ofereçam mais flexibilidade de horário ou a possibilidade de um esquema home-office para ficar com os filhos. Essa mudança cada vez mais recorrente é um reflexo de uma sociedade que aos poucos deixa de lado o consumismo desenfreado para buscar a felicidade em outros aspectos da vida.

Pitaco da Kah – Querem conhecer meu mais novo projeto rumo à uma vida mais saudável em lato sensu? Confira o Manifesto dos Nômades Digitais AQUI.

 

*Este é um Guest Post assinado por Maju.
Quer ver seus textos publicados aqui no A,B? Entre em contato no contato@acordabonita.com
Equipe Acorda. Maju Guest Post Acorda Bonita

 

 

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *