3 Ingredientes Naturais para Beleza que irão mudar sua vida!

Se eu disser que os três ingredientes naturais protagonistas deste artigo – três insumos aparentemente simples, acessíveis e fáceis de manejar – irão:

Simplificar a Rotina, Minimizar Custos e Maximizar Resultados.

Você acreditaria assim, de antemão?

Caso sua resposta seja “Duvido! ”, tudo bem, as promessas realmente parecem slogan publicitário. Porém peço que leia até o final, isso realmente pode mudar sua percepção sobre o auto cuidado autônomo e natural (palavra de Naturo-Cosmetologista aqui, juro de dedinho!).

3 Ingredientes Naturais que irão mudar sua Rotina de Beleza

3 Ingredientes Naturais para Beleza esfoliação naturalSem delongas, para potencializar os tratamentos de pele e cabelo que você já possui, poder criar vários cosméticos naturais com simples misturas ou, quiçá, substituir ao menos 40% dos produtos que lotam as prateleiras e gavetas de seu banheiro, os 3 ingredientes naturais que irão mudar sua rotina de beleza são:

  1. – Óleo 100% vegetal (o seu favorito)
  2. – Argila (aquela que melhor se dá com sua pele e cabelos)
  3. – Aloe Vera (babosa)

Para você que está iniciando e não sabe ainda qual óleo vegetal escolher, nem qual tipo de argila melhor condiz com suas necessidades, tampouco como extrair o sumo de uma babosa. Indico, primeiramente, a leitura do post “Como começar a usar cosméticos naturais, O Guia” e os seguintes insumos:

  • – Óleo de Coco (de praia, ou palmiste, ou babaçu – por serem óleos láuricos, os três possuem propriedades semelhantes);
  • – Argila Rhassoul ou Argila Branca (bem toleradas por diversos tipos de pele e cabelos);
  • – Gel de Aloe Vera 100% natural (a forma “comercial” da babosa, mais fácil de manipular, misturar e armazenar para a maior parte das pessoas do que o sumo diretamente retirado da planta).

Tendo em vista minha vivência intensa nessa área de autocuidado natural, as palestras e workshops que dou pelo país e, principalmente, as respostas e depoimentos que recebo de vocês, os melhores leitores do mundo, digo com convicção que os três ingredientes naturais acima são coringas! É claro que cada pessoa carrega em si um universo particular, que cada pele e cabelo reage de forma diferente, a Cosmetologia Natural leva isso muito a sério. Pode ser que um dos insumos sugeridos não funcione para você (e tudo bem! Não é um “problema seu”, são apenas as características de seu corpo), porém, generalizando, percebo que eles são excelentes portas de entrada.
[warning]Dica Extra: Acompanhe a playlist “Slow Beauty” no canal do YouTube  e saiba MUITO sobre Beleza Verde e Ingredientes Naturais (assine AQUI).[/warning]

Por quê? Como? Explico:

3 Ingredientes Naturais para Beleza: Óleo de Coco

3 Ingredientes Naturais para Beleza que irão mudar sua vida Óleo de Coco Orgânico Finococo

A fama do óleo de como não é ~apenas~ uma construção midiática, a estrutura linear e o baixo peso molecular desta substância faz com que o óleo de coco possua extrema afinidade para com as proteínas naturais do corpo. Na pele, ele ajuda a fortalecer os tecidos cutâneos subjacentes e ajuda a remover excesso de células mortas da superfície da pele amenizando texturas ásperas e escamosas. Visto que a fibra capilar é basicamente formada por filamentos de proteínas, o óleo de coco consegue efetivamente penetrar e se aderir às cutículas dos fios propiciando cabelos mais fortes, macios e menos porosos. Além disso pode, por exemplo: doar maior elasticidade à pele, ajudar no processo de cicatrização, sanar porosidade capilar, tratar seborreia, tratar caspa e até mesmo tratar acne.

Há aqui no blog artigos antigos muito ricos sobre o óleo de coco. Aconselho de coração a leitura caso você queira saber à fundo como funciona esse ingrediente:
– O Guia do Óleo de Coco
– Óleo de Coco Palmiste X Óleo de Coco de Praia

Bom, para justificar e ilustrar a escolha do óleo de coco como um dos ingredientes naturais divisor de águas, escrevo um pouco a mais:

O óleo de coco é um óleo láurico, ou seja, ele possui elevado percentual de ácido láurico em sua composição de ácidos graxos (cerca de 40%). O elevado percentual de ácido láurico é exatamente o maior responsável por grande parte dos benefícios que o óleo de coco pode acarretar. O ácido láurico, que é um dos compostos do leite materno, atua como anti-inflamatório e possui propriedades antibacterianas e anti-fúngicas. Sua presença faz com que os óleos láuricos endureçam em temperaturas menores do que 23°C resultando numa consistência pastosa a qual facilita sua aplicação nos cabelos e pele.

Os óleos láuricos são bastante reconhecidos por seus benefícios em cuidados com a pele, com eficiência comprovada cientificamente e experimentalmente. Há décadas eles vêm sendo usados por massagistas no tratamento de músculos estressados. Ademais, tais tipos de óleos ajudam a proteger a pele contra o envelhecimento precoce acarretado por radicais livres e também promovem viço e elasticidade cutânea. O óleo de coco ajuda a diminuir a aparência de linhas finas de expressão e rugas quando absorvido pelos tecidos, deixando-os mais fortes e flexíveis. Ele também ajuda na esfoliação da camada externa de células mortas da pele, tornando-a mais suave. Por ser emoliente e umectante, confere à pele maciez e lubrificação. Além de preservar a elasticidade natural, ele previne estrias se usado localmente e diariamente por grávidas e/ou pessoas em fase de intensas mudanças corporais;

Estudos também descobriram que o ácido láurico presente em óleos láuricos pode ter a capacidade de destruir micro-organismos agressores, evidências sugerem que o ácido láurico pode ser um tratamento eficaz para micose, erupção cutânea e coceira causada por crescimento excessivo de fungos nas axilas, virilha e pés.

Outra potencial aplicação para o ácido láurico envolve lidar com o controle da acne. Um estudo concluído em 2009 constatou que a substância possui o potencial para destruir um tipo de bactéria conhecida como P. acnes, a qual acumula-se nos poros acarretando inflamações e infecções. Se o ácido láurico verdadeiramente possui potencial para eliminar a P. acnes, ele pode ser uma alternativa benéfica à antibióticos tópicos que tendem a irritar e ressecar a pele. Como se não bastasse, o óleo de coco atua como um fotoprotetor natural contra raios UV (tema bem delicado. Por ora, sugiro: utilize-o antes do seu protetor solar de costume para potencializar o efeito do mesmo, não posso indicar substituições naturais aos protetores solares tradicionais num veículo de abrangência tão diversa como o blog).

Sobre os cabelos, o óleo de coco é ímpar, pois ele:

•Atua contra ressecamento, enfraquecimento e porosidade: O óleo de coco é ideal para cabelos ressecados e propensos a queda e quebra, em especial os cabelos cacheados, crespos e/ou quimicamente tratados. A estrutura linear e o baixo peso molecular desta substância fazem com que o óleo de coco possua extrema afinidade para com as proteínas do corpo. Visto que a fibra capilar é basicamente formada por filamentos de proteínas, esta substância consegue efetivamente penetrar e se aderir às cutículas dos fios propiciando cabelos mais fortes, macios e menos porosos.

• Mantém a elasticidade e a força dos fios: O ácido linoleico presente no óleo de coco atua sobre a manutenção da elasticidade e hidratação capilar. O ácido oleico também presente promove fios mais encorpados e fortes.

• Estimula o crescimento e evita a queda capilar: O ácido láurico presente no óleo de coco pode ser eficaz no estímulo do crescimento capilar, pois possui elevada afinidade para com as proteínas da fibra e bulbo. Ademais, tende a se ligar às proteínas naturais do cabelo fortalecendo-o da raiz às pontas.

• Mantém o couro cabeludo saudável: Por ter propriedades antifúngicas e antibacterianas, o óleo de coco pode ser usado como método de tratamento natural para problemas comuns ao couro cabeludo. Ele atua contra caspa e desobstrui os folículos pilosos.

• Melhora a circulação sanguínea do couro cabeludo: Massagear o couro cabeludo com óleo de coco ajuda a melhorar a circulação sanguínea, fato que aumenta a oxigenação dos folículos pilosos garantindo assim o fornecimento adequado de nutrientes ao bulbo capilar e, por consequência, estimulando o crescimento saudável dos fios.

[disclaim]O Óleo de Coco Orgânico pode ser encontrado na Loja Dermabox AQUI  com desconto ao usar o cupom ACORDABONITA.[/disclaim]

3 Ingredientes Naturais para Beleza: Argila Rhassoul

3 Ingredientes Naturais para Beleza Argila Rhassoul

A argila Rhassoul —do árabe, rhassala, que significa “lavar”— é utilizada há mais de um milênio pelas mulheres do Marrocos para cuidar da pele e lavar os cabelos. O que torna o Rhassoul singular é que o produto é extraído de uma única mina no vale de Moulouya, localizado na Cordilheira do Atlas, no Marrocos, e não existe em nenhuma outra parte do mundo. Até hoje, a família real marroquina mantém uma das muitas veias de “Djebel Rhassoul” para consumo pessoal. A Rhassoul é um produto mineral natural com inúmeros benefícios terapêuticos, que age limpando profundamente, removendo toxinas, metais pesados e oleosidade. Por isso é utilizada em alguns dos melhores spas do mundo. Por produzir uma espuma orgânica, o Rhassoul se torna um xampu natural e eficaz, com poder de regular a produção de oleosidade. Além dessas propriedades, o Rhassoul devolve nutrientes como cálcio, potássio, magnésio, sílica e outros minerais benéficos para a saúde e a beleza da pele e dos cabelos.

A pele fica purificada, pois ela ajuda no combate de cravos, espinhas e rugas. Os cabelos ficam limpos e macios, com volume e brilho incomparáveis

No Marrocos, as receitas de preparação e de utilização do Rhassoul são transmitidas de mãe para filha. Frequentemente ele é misturado com águas florais de rosa, de flor de laranjeira, com óleo de Argan ou óleos essenciais, afim de ressaltar seus perfumes e suas qualidades hidratantes.

Devo ter uns 9 vídeos apenas sobre a Argila Rhassoul no Canal. AMO esse insumo! Confira mais AQUI.
[disclaim]A Argila Rhassoul pode ser encontrada na Loja Dermabox AQUI com desconto ao usar o cupom ACORDABONITA.[/disclaim]

3 Ingredientes Naturais para Beleza: Puro Gel de Aloe Vera 

3 Ingredientes Naturais para Beleza que irão mudar sua vida Gel de Aloe Vera Babosa livealoe

Da ponta do cabelo ao dedão do pé, puro ou misturado, esse produto é tão versátil que pode ser usado para 1001 fins! Rico em mucopolissacarídeos, aminoácidos, vitaminas: A, B, C, D e E, sais minerais (cálcio, sódio, magnésio, manganês, ferro, zinco, potássio e cromo), ácidos graxos e enzimas. Apresenta ação de regenerador celular, anti-inflamatório e antioxidante, sendo verdadeiro alimento para pele e cabelo. A Aloe vera tem uma grande penetrabilidade nas células, isso permite que as composições vegetais (extrato, óleo, gel e polpa de fruta) associadas a ela tenham seus ativos altamente absorvidos.

O Puro Gel de Aloe Vera é um produto multiuso. Pode ser utilizado como base para protocolos estéticos e de aromaterapia (se você não gosta da sensação de óleos quando aplicados sobre a pele ou cabelos, o Puro Gel de Aloe é uma excelente alternativa de veículo carreador para misturinhas com óleos essenciais) ou também pode ser aplicado puro na pele e nos cabelos para hidratar, nutrir e fortalecer. Para protocolos estéticos ou aromaterapia, é uma base neutra e natural. Para utilização pura na pele ou cabelos, é um produto completo, que hidrata, protege, nutre e fortalece.

Nos cabelos a indicação é para limpar e fortalecer o bulbo capilar e também hidratar as pontas. Para a pele é um excelente hidratante, com efeito regenerador dos efeitos nocivos do sol e poluição. Pode ser utilizado inclusive na pele do rosto, tanto as secas como as oleosas e com tendência a acne.

Dicas Multifuncionais:
1 – Aplique na pele para hidratação e proteção
2 – Aplique no cabelo para fortalecer o couro cabeludo, hidratar e modelar os fios, com ou sem enxague
3 – Para elaborar sinergias de óleos essenciais, utilizar 20 ml de puro gel de Aloe para casa 4 ou 8 gotas de óleo essencial.
4 – Utilizar 10 a 20 ml de puro gel de aloe para hidratar argilas para fazer máscara facial e corporal.
A Aloe Vera utilizada pela Livealoe é cultivada de forma orgânica no mesmo local onde é processada, garantindo assim pureza para um gel fresco e enriquecido. Fórmula livre de parabenos, EDTA, BHT, Petroquímicos, triclosan, liberadores de formol, corantes e frangrâncias sintéticas e ingredientes de origem animal. 100% de ingredientes naturais, 95% de ingredientes orgânicos.
[disclaim]O Puro Gel de Aloe Vera pode ser encontrado na Loja Dermabox AQUI com desconto ao usar o cupom ACORDABONITA.[/disclaim]

3 Ingredientes Naturais para Beleza que irão mudar sua vida: como usar

3 Ingredientes Naturais para Beleza que irão mudar sua vida Argila RhassoulAcredito que as explicações acima já adiantaram um bocado sobre os métodos de uso de tais ingredientes naturais, não? Bom, com tais insumos inúmeras combinações são possíveis, tanto entre eles quanto com outros produtos que você já possui em casa. Sintetizando:

Apenas o óleo de coco pode ser usado como: óleo corporal, tratamento facial, desodorante (saiba mais AQUI), suavizante de áreas extra secas, “gel” para depilação com lâminas, “loção” pós sol, higienizador facial por meio do “Oil Cleansing Method” (saiba mais AQUI), para prevenir estrias, máscara facial, para cicatrização de tatuagens, Demaquilante natural, etc.

Óleo de coco + Argila: Máscara de tratamento facial e capilar; Esfoliante suave para couro pele do rosto, corpo e couro cabeludo, etc.

Óleo de Coco + Gel de Aloe Vera: Hidratante corporal ou facial bifásico, máscara de tratamento capilar, leave-in, umectação capilar, pre poo, etc.

Apenas a Argila pode ser usada como: Máscara facial, máscara capilar, potencializador de co-wash (basta misturar um pouco de argila ao seu condicionador para co-wash), higienizador facial (basta hidratar a argila com mais água do que usaria para compor uma máscara e então sim ir aplicando no rosto em movimentos circulares – aliás, a argila rhassoul pode substituir com maestria qualquer tipo de sabonete ou shampoo! É só se acostumar com sua ação e método de aplicação), etc.

Argila + Aloe vera: Máscara de detox facial ou capilar, etc.

Apenas o Gel de Aloe Vera pode ser usado como: Hidratante corporal e facial (especialmente benéfico para pele oleosa), tratamento anti acne, na cicatrização de feridas ou quaisquer outras mazelas que causam sensibilidade cutânea (como queimaduras e sensibilidade pós sol), como tônico capilar, como hidratante capilar, etc.

Percebam que coloquei um “etc.” ao final de cada método de uso dos ingredientes naturais mencionados. No “etc.” cabe a sua imaginação ou algo que esqueci de listar.

Óleo 100% vegetal + Argila + Aloe vera – APOSTE!

Aposto que irão mudar sua forma de encarar a rotina de beleza. Teste e me conte.

[warning]Relembrando: TODOS os insumos mencionados podem ser encontrados na Loja Dermabox AQUI com desconto ao usar o cupom ACORDABONITA (desconto válido para qualquer compra na Derma!).[/warning]

Espero que tenha gostado! Quaisquer dúvidas, basta comentar 🙂

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram @karinaviega 

[question]Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.[/question]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *