Intolerância à lactose – Quais os benefícios de um iogurte sem lactose, mas à base de leite?

Inovação eco-friendly – Sirva saúde e consciência ecológica à mesa com os novos Yogurts Danubio: iogurtes sem lactose, mas à base de leite e embalados em “vidro inteligente”. Confira em detalhes tudo sobre este lançamento pioneiro no Brasil e como ele pode beneficiar os intolerantes à lactose.

Somente quem possui algum grau de intolerância à lactose sabe o quão frustrante pode ser o simples ato de servi-se à mesa. Somente quem tem consciência ecológica sabe a tamanha frustração que uma embalagem de plástico pode acarretar ao planeta.

A fim de colaborar para sanar ambos os malogros, a Danubio trouxe ao mercado brasileiro um produto pioneiro, temperado com saúde e sustentabilidade: os iogurtes sem lactose e em potes de vidro da linha Yogurt.

Todavia, não somente de saúde e sustentabilidade é feito o Danubio Yogurt. Este potinho de vidro também é recheado de inovação tecnológica. Tecnologia que propiciou o lançamento de um iogurte 100% natural SEM lactose E à base de leite cuja embalagem, além de reciclável, preserva a integridade do alimento de maneira atóxica.

Com os Yorguts Danubio, quem possui intolerância à lactose também pode usufruir os demais benefícios inerentes ao leite sem sofrer com reações adversas.

Amores, o tema é maior do que aparenta ser! Não estamos falando aqui apenas de um “produtinho”, o assunto vai além. Estima-se que cerca de 50% da população adulta possui algum grau de intolerância à lactose. Assim sendo, qualquer iniciativa que venha a beneficiar tamanha quantidade de pessoas merece ser bem recebida e compreendida.

 

Yogurts sem lactose Danúbio em detalhes – Vamos compreender

Yogurts Danubio iogurte sem lactose à base de leite intolerância à lactose em pote de vidro

Diz a empresa:
“A Danubio apresenta ao mercado brasileiro um produto inovador: um iogurte sem lactose, mas à base de leite, que une sabor e cremosidade para inaugurar uma nova categoria de iogurtes nas prateleiras do Brasil: o primeiro disponível em embalagem de vidro.
Os Yogurts Danubio são encontrados nas versões Morango, Physalis e Integral. As frutas especialmente escolhidas dão sabor especial, enquanto o leite selecionado proporciona uma cremosidade única, que facilita a digestão devido à ausência da lactose.
Mais uma vez a Danubio traz ao mercado um lançamento que se alinha às novas tendências de consumo, sem deixar de lado o cuidado com nossos alimentos e com o consumidor.”

Ok. Assim foi dito, mas como será (e será) que isto funciona? Analisemos.

Tirando leite de pedra – Por que um iogurte sem lactose à base de leite é tão especial?

Prega a sabedoria popular: Beba leite e tenha uma saúde de ferro! Tal sabedoria não está de todo errada, o leite possui propriedades nutricionais intrínsecas fundamentais ao organismo, as quais somente podem vir a ser substituídas à altura via suplementação alimentar cuja origem, na maioria dos casos, advém de meios artificiais.

Logo, quem precisa seguir dietas com restrições de laticínios necessita de outros meios para suplementar o déficit de cálcio no organismo acarretado pela não ingestão de derivados do leite.

Não obstante possamos encontrar outros alimentos ricos em cálcio, como vegetais de cor verde-escura, somente 30% do cálcio de origem vegetal é absorvido pelo corpo ao passo em que nosso organismo consegue aproveitar praticamente todo o cálcio oriundo do leite: 97%. E estes 67% de diferença incidem diretamente sobre a saúde corporal.

Neste ponto reside o motivo do Yogurt Danubio ser tão peculiar. A Danubio desenvolveu um método para retirar a lactose do leite mantendo todas as suas propriedades nutricionais (como elevado teor de cálcio e proteínas.)

Assista ao vídeo e fique com água na boca!

Deus dá o leite, mas não o balde…
Como o Yogurt Danúbio é feito à base de leite, porém não contém lactose?
E Por que o Yogurt Danubio é “ecologicamente correto”?

Vamos por partes. Mas já posso adiantar-lhes que ambas as respostas contém como prerrogativa o desenvolvimento tecnológico.
Para entender o processo, primeiramente devemos levar em consideração o que é a lactose e como ocorre sua digestão. Por isso cabe aqui um sub-tópico:

Quem não chora, não mama – O que é lactose e o que causa a intolerância?

O que é lactose e o que causa a intolerância à lactose sintomas

A Lactose é um açúcar característico do leite, assim com a frutose é das frutas. Cerca de 5% do leite de vaca é composto por lactose. A lactose é uma molécula de açúcar complexa, a qual necessita ser quebrada em moléculas menores para que seja devidamente digerida. Tal quebra é tarefa para uma enzima produzida pelo nosso corpo chamada lactase, ela atua quebrando a lactose em duas moléculas de açucares mais simples, a glicose e galactose, propiciando assim a digestão eficaz dos laticínios.

Entretanto, a produção de lactase não tem nível estável ao longo da vida. Com exceção de quem nasce sem a capacidade de produzir esta enzima (uma parcela bem pequena da população), ela é abundante em bebês e tende a diminuir gradativamente com o decorrer dos anos. O corpo pode até parar definitivamente de produzir a enzima lactase causando assim o grau mais elevado de intolerância à lactose.

Você sempre consumiu leite e derivados, mas nos últimos tempos tem apresentado dificuldades digestivas? Cuidado, isto pode ser culpa da diminuição da produção corporal da enzima lactase.

Explicações dadas, vamos à resposta:

Como o Yogurt Danúbio é feito à base de leite, porém não contém lactose?

Como o Yogurt Danúbio é feito à base de leite, porém não contém lactose 2

Bom, todo alimento à base de leite cujo processamento envolva o processo de fermentação (como é o caso de todos os iogurtes), possui níveis menores de lactose. Todavia é um equívoco achar que este “baixo teor” é suficiente para tornar o alimento adequado ao consumo de intolerantes à lactose de qualquer grau.

Foi cientificamente comprovado que a redução da lactose em iogurtes comuns acarretada pela cultura de lactobacilos vivos (agentes responsáveis pela fermentação) gira em todo de apenas 20-30%. Contudo, a fim de que o produto em questão seja “seguro” para intolerantes à lactose, tal redução deve ser de, no mínimo, 70%. E ainda assim a segurança do consumo varia conforme o grau de intolerância de cada indivíduo.

A fim de manter as propriedades do leite e retirar por completo a lactose do iogurte, a Danúbio incluiu entre os ingredientes do produto a enzima responsável por quebrar a lactose em moléculas de açúcar mais simples. Ou seja, na própria composição dos Yogurts Danubio há a Enzima Lactase, dispensando assim a necessidade do corpo ter que produzi-la para que o alimento seja digerido. Grande sacada, não?

“Milagre” do iogurte sem lactose à base de leite desvendado. Partamos para a segunda questão:

Por que o Yogurt Danubio é “ecologicamente correto”?

Yogurts Danubio Por que um iogurte sem lactose à base de leite é tão especial

Esta inovação alimentícia é fruto de três anos de pesquisas advindo da parceria entre a Danubio, “joint venture” (união) dos grupos lácteos Vigor e Arla Foods, e a Owens-Illinois, empresa líder no segmento mundial de embalagens de vidro a qual utiliza a metodologia de fabricação Glass Smart; metodologia caracterizada por oferecer soluções personalizadas e eficientes conforme a adaptação das tendências de consumo (no caso, o eco-friendly) às necessidades dos clientes (no caso, uma embalagem que preservasse o frescor e integridade do iogurte por completo com total isenção dos riscos de contaminação potencialmente elevados em embalagens de plástico).

Ademais, todos nós já estamos fartos de saber que o vidro, ao contrário do plástico, é um material infinitamente reciclável o qual, além de preservar o alimento, também preserva a natureza a partir do momento em que seu descarte não libera substâncias químicas no ambiente.

 

Não adianta chorar pelo leite derramado – Quais malefícios o consumo do leite pode causar aos intolerantes à lactose?

Quais malefícios o consumo do leite pode causar aos intolerantes à lactose

A palavra “intolerante” logo nos trás à mente alguém que não pode, em hipótese alguma, consumir alimentos com lactose. Contudo, não é bem assim que funciona. Há níveis diferenciados de intolerância cujos sintomas também variam de intensidade.

Retomando a “questão enzimática”, a lactase, produzida pelas células que revestem o intestino delgado, decompõe o açúcar do leite (a lactose) em um formato mais simples para que o mesmo possa ser facilmente absorvido pela corrente sanguínea. Quando o corpo não consegue produzir níveis suficientes de lactase, a lactose passa para o intestino grosso onde as bactérias vão tentar quebrá-la e sintetizá-la. Este processo, chamado fermentação, gera ácidos lácticos e outros ácidos orgânicos: ácidos graxos, dióxido de carbono, gás hidrogênio e metano, os quais, conjuntamente, são os responsáveis pelos sintomas da intolerância à lactose. (as palavras intestino grosso, fermentação e gases já nos fazem entrever quais são os sintomas, não?)

Assim sendo, pessoas com intolerância à lactose de qualquer nível apresentam desconfortos abdominais dentro de 10 a 30 minutos após consumir leite e derivados. Tais desconfortos incluem gases, dores na região abdominal, náuseas, diarréia e até mesmo vômito. Segundo o Dr. Vladimir Schraibman, do Departamento de Cirurgia da Unicamp, “a produção de gases é tamanha que chega a distender o abdômen. Parando de consumir leite e seus derivados, o intolerante à lactose pode perder alguns centímetros de circunferência abdominal em apenas sete dias”.

Contudo, devemos relembrar que a interrupção da ingestão de laticínios DEVE ter o aval de um médico especialista e ser acompanhada por suplementação alimentar. Caso contrário a deficiência de cálcio no organismo será iminente.

Neste ponto, exatamente por preservar as características do leite – teor de cálcio e proteínas – os Yogurts Danúbio podem vir a ajudar!

 

Não agüenta, não beba leite – Diferença entre intolerância e alergia alimentar.

Diferença entre intolerância a lactose e alergia alimentar

Os sintomas da intolerância à lactose são largamente confundidos com alergia alimentar. Todavia, ambos os problemas são totalmente diferentes. A intolerância acarreta reações adversas sem ativar o sistema imunológico, já a alergia incide diretamente sobre tal sistema, pois o corpo reconhece o perigo de determinados alimentos e ativa sua imunidade como forma de ataque e proteção.

Este tópico merece especial atenção para compreendermos por completo o assunto de hoje. Os novos Yogurtes Danúbio são sem lactose, porém são feitos à base de leite e contém as demais características de sua matéria prima. Por isso, quem possui alergia ao leite (geralmente acarretada como uma reação contra as proteínas do leite) NÃO PODE consumir este produto.

 

Yogurtes sem Lactose Danúbio – Leveza e a saúde à mesa.

Yogurtes sem Lactose Danúbio saúde

Por serem leves, nutritivos e de fácil digestão todos que procuram uma alimentação mais saudável podem se beneficiar com a ingestão dos novos Yogurtes sem lactose Danubio. Afinal, todos nós, intolerantes ou não, merecemos nos servir de saúde e consciência ecológica!

Amores, acham que acabamos por aqui? Não! Em breve retomaremos nossa conversa lactose-free. Este assunto dá leite para baldes!

Você possui algum grau de intolerância à lactose ou conhece alguém que possua? Tem alguma dúvida, dica ou depoimento sobre o assunto? Conte-nos!

Beijos Mil.
Karina Viega.
karinaviega@acordabonita.com
facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

(Artigo dedicado ao meu amigo João-Não-Beba-Leite.)

 

*Este é um Publieditorial com conteúdo composto e pesquisado pelos editores do Acorda, Bonita!.
Nosso espaço tem preço. Nosso senso crítico não.

Follow my blog with Bloglovin

11 thoughts on “Intolerância à lactose – Quais os benefícios de um iogurte sem lactose, mas à base de leite?

  1. Adorei a matéria! Agora quero fazer receitinhas com este iogurte!!!
    Um café para amigos com intolerância à lactose, eles merecem! Sempre reclamam que não podem comer as delícias da Bete, kkk. Os produtos da danubio são muito bons, ainda não provei este mas quero logo!
    bjos

  2. Ka, adorei o post! intolerância à lactose é um problema sério…muitas vezes temos e nem sabemos…não conhecia essa marca de iogurte! vou procurar por aqui em BH!
    bjo

    • Ci, florzinha, obrigada!!!
      Pois é, amor, a inlorância à lactose é um daqueles problemas sérios e escondidos, muita gente tem e não fala sobre e/ou nem sabe que tem…
      Falarei mais sobre este assunto aqui no AB ^.~
      Procura e me diga o que achou =D
      beijos Mil!

  3. Pingback: Ganhe saúde e afine a cintura – Receitas light sem lactose | Acorda, Bonita!

  4. Pingback: O Que É Lactose - O Que Causa Intolerância e Sintomas

  5. Olá..
    Descobrir ser intolerante a pouco tempo,e ainda estou me adaptando a essa nova realidade.O iogurte é um dos alimentos que não consumi mais.Gastaria de saber onde posso encontrar esse tipo de alimentos.
    Vi o comercial pela t.v.
    desde já agradeço………………………..

  6. meu filhinho de 7 meses tem intolerância a lactose e foi maravilhoso encontrar esse iogurte ele adora ,parabéns à empresa que vcs criar mas produtos pensando nos consumidores com esse tipo de restrição alimentar.

  7. Pingback: Geração Saúde: Por que a busca por uma vida saudável virou tendência? | Acorda, Bonita! - Moda e beleza para mulheres de conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *