Porcelain print: Acompanhe a história e saiba como usar estampa de azulejo

O azulejo é geralmente associado à arquitetura ou à decoração, mas esse ano sua estampa foi inserida na moda e já faz parte do look das principais fashionistas, blogueiras e it girls. Entenda por quê é tendência para o verão 2014 e veja dicas de como usar.

Porcelain print, estampa de azulejo – Como surgiu esta tendência de moda

Na década de 50 as formas geométricas do design artístico foram introduzidas na arte da decoração dos azulejos, e a partir daí a porcelana estampada começou a aparecer isoladamente nos elementos decorativos. (Se você gosta de história, ou curiosidades, e pretende se aprofundar um pouquinho mais no estudo sobre azulejos, clique aqui).

De uns anos pra cá o azulejo apareceu na decoração com força total, o que não é de se espantar, pois se uma simples repetição tem grandes chances de resultar num padrão harmonioso facilmente, a variedade temática, então, é simplesmente incrível.

tendência estampa de azulejo porcelain print objetos

tendência estampa de azulejo porcelain print decoração

Ao estudar profundamente as estampas na sua maison, Roberto Cavalli tirou inspiração das porcelanas orientais, do trabalho artesanal das cerâmicas italianas e do azulejo português para criar sua coleção resort 2013 – e a tendência surgiu nas passarelas das grifes de luxo, começando com Just Cavalli e seguindo com Valentino, Pucci, Moschino, McQueen e Michael Kors.

tendência estampa de azulejo porcelain print como usar sapatos

 

Por que estampa de azulejo é uma tendência de moda?

A estampa com o fundo branco e desenhos azuis (existem também em outras cores, mas o azul é a que aparece com mais frequência), geralmente de flores, arabescos e grafismos já é tendência, e o azul e branco é o novo preto e branco.

Ah, mas eu achei meio ousado, Lina. Você realmente acha que essa moda pega?
PEGA!

A estampa é charmosa, elegante, leve, fresh e ainda por cima também é romântica. Além disso, a Zara, a Asos, a Renner, a Água de Coco, a Blue Man e várias outras marcas já investiram na estampa. Alguém já viu a Zara investir em algo que não vira tendência? Com certeza vai pegar!

Várias fashionistas já se anteciparam e estão desfilando a estampa por aí: Solange Knowles, Karolina Kurkova (quem, diga-se de passagem, foi modelo da campanha do Cavalli), Chiara Ferragni, Camila Coelho, Thassia Naves, Lala Rudge e mais uma galera. (eu também estou usando e adorando).

Ainda tem dúvidas de que a estampa será o hit da próxima estação?

Bom, se ainda restar qualquer pinguinho de dúvida sobre a tendência porcelain print, vou acabá-lo com o trecho de uma música grude: “Ela não anda, ela desfila. Ela é top, capa de revista…” Isso mesmo, a tendência já está começando a aparecer nas capas das principais revistas internacionais e eu dou no máximo dois meses para ser capa das revistas brasucas; querem apostar?

tendência estampa de azulejo porcelain print capas de revista

 

Porcelain print, estampa de azulejo – Como usar esta tendência?

tendência estampa de azulejo porcelain print como usar

Antes de começar as dicas, tenho que contar para vocês que aqui no Brasil a principal padronagem de porcelain print nos tecidos, será a estampa de azulejo português e nas cores branco e azul. Existem outras padronagens e outras cores disponíveis, mas aqui no solo tupiniquim, o que vai “bombar” será o azulejo português. Ok?

tendência estampa de azulejo porcelain print passarela

  •  A combinação azul + branco é um clássico independente de modismos, portanto a harmonização de cores não será nenhum bicho de sete cabeças (especialmente para as nossas leitoras super antenadas), combina com vermelho, dourado, branco, preto, pink, amarelo, tons de azul e jeans. Pra quem tem medo de errar, o ideal é usar as cores citadas em peças lisas.
  •  Para as mais ousadas, minha sugestão é combinar com o listrado, com o prateado (um luxo!), com o laranja, combinar duas peças porcelain print diferentes ou apostar num mix de estampas.

tendência estampa de azulejo porcelain print como usar inspiração

tendência estampa de azulejo porcelain print como usar 2

  •   O foco das produções, seja você mais clássica ou mais moderna, será a estampa, portanto sugiro que evitem acessórios com texturas, estampas ou muitos detalhes e também que invistam numa make mais leve.
  •  Para quem achou a estampa muito forte, aposte nos acessórios, bolsas e sapatos, transformando a tendência num detalhe da produção.

 

tendência estampa de azulejo porcelain print acessóriostendência estampa de azulejo porcelain print acessórios como usar

  •  Uma coisa que eu não poderia deixar de falar é que a estampa é daquelas que aumentam o volume do corpo na região em que é sobreposta, portanto a dica é: se você tem quadril largo e pouco seio, por exemplo, melhor usar uma saia ou calça lisa e uma camisa com a estampa. Se você tem a parte de cima mais farta, aposte em uma peça lisa e deixe a padronagem para a parte de baixo.

 

Gente, essas são sugestões de como usar, não verdades universais.

Cada uma deve se adaptar, ou não (como diria Caê), à tendência de acordo com seus gostos e seus costumes. Vale lembrar a máxima que diz que mais importante do que saber o que se passa com a moda é saber o que se passa com a gente, portanto absorva as dicas para adaptar à tendência ao seu dia a dia da maneira que se sentir mais segura, confiante e confortável, ok?

 

tendência estampa de azulejo porcelain print acessórios 2

tendência estampa de azulejo porcelain print unhas esmalte

Saiba mais sobre como usar tendências de moda em:
Girly: Conheça o estilo que inspirou a coleção verão 2014 da estilista Stella Maccartney e entenda como surgiu.
Dica de moda: O truque das três cores
– Tendências de maquiagem verão 2014: Quais serão hits e por quê?

 

Para me contar as suas dúvidas, pedir uma matéria, apontar suas peças preferidas, me indicar uma fashionista que já se adaptou à tendência, me contar quais combinações pretende usar ou me mandar uma foto com o seu look, comentem ou mandem um e-mail para lina@acordabonita.com

Beijos, bonitas!
Lina
Facebook.com/acordabonita
Instagram @acordabonita

 

Dica de moda para make up!
Saiba em detalhes (pois todos falam, mas até agora ninguém explicou):
Tendências de Maquiagem verão 2014: Quais serão hits e por quê?

Tendência de Maquiagem Quais makes irão bombar no verão 2014 e por quê 2

7 thoughts on “Porcelain print: Acompanhe a história e saiba como usar estampa de azulejo

  1. Lindas!!!
    Amei a estampa, eu adoro azul e branco, mas sempre usei como no estilo Navy, amei mais uma ideia de como usar estas duas cores!!!
    Amei também pois juntou uma ideia super clássica (que eu amo coisas clássicas), com o moderno!!!

    Super aprovado!!!

    Adorei!!!

    Beijinhus

  2. Pingback: Tendência primavera/verão 2014 - Estilo girly (girlie) | Acorda, Bonita!

  3. Pingback: Inspire-se nas estampas de azulejo « Nalva Faustino

  4. Pingback: Roupas com Estampa de Porcelana | Moda - Cultura Mix

  5. Pingback: Alerta de tendência: Estilo Gypsy – o Cigano contemporâneo | Acorda, Bonita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *