
Por volta de dois anos atrás uma grande amiga resolveu se aventurar num esporte ainda desconhecido para mim: o Roller Derby. Após conhecer e praticar, afirmo: é o esporte mais legal do mundo! Querem saber o que é? Então tratem de desenterrar os patins, pois vocês irão se apaixonar. Ou ao menos achar interessante – fato que já valerá a leitura…
Ela contava sobre o novo esporte de forma tão empolgada que me despertou uma imensa curiosidade. Afinal, além da empolgação, esta amiga não era um exemplo de esportista. Aliás, era exatamente o contrário! Pela primeira vez ela demonstrou-me preocupação para com sua saúde e condicionamento físico. Fiquei muito feliz e ao mesmo tempo curiosa, o que o roller derby teria de tão interessante para animá-la ao ponto de modificar repentinamente (para melhor) o seu comportamento?
A convite dela, fui assistir ao treino da liga Black Hearts Derby Girls. Apaixonada por tudo que vi, comecei a pesquisar sobre o esporte e agora dividirei com vocês um pouquinho do que aprendi e presenciei (sim, por um tempo fui praticante do roller! Conto-lhes tudo ao longo do post).
O que é o Roller Derby – Definição e Termos
Para não parecer que escreverei em grego, vamos começar pelo glossário de termos característicos do roller derby:
– Patins quad: Patins com rodas paralelas (aqueles tipo das patinadoras do Carrefour).
– Pivô: Lidera as bloqueadoras (ou blockers) e tem uma listra no capacete.
– Jammer: é a atacante, é ela quem marca os pontos e tem uma estrela no capacete.
– Bout: As partidas são chamadas de bout e são divididas em duas partes de meia hora.
– Jam: Rodadas de dois minutos na partida.
– Pack: Grupo de bloqueadoras.
Ok, micro-definições dadas, vamos agora para a definição macro: O que é o roller derby?
O Roller Derby é um esporte feminino de competição entre times formados por 5 meninas (três no bloqueio, uma pivô e uma jammer), praticado numa pista oval e, é claro, sobre patins do tipo quad. As partidas, chamadas de bout, são divididas em duas partes de meia hora sendo que cada uma dessas partes é subdividida em jams (jam é uma rodada de dois minutos). O time pontua toda vez que a jammer consegue ultrapassar o pack do time adversário.
Parece complicado, né? O vídeo abaixo irá descomplicar um pouco.
Eu e o Roller Derby – Aprendendo a cair e levantar
Após assistir ao treino e de fazer varias pesquisas na internet, fiquei completamente encantada com o esporte. Queria mesmo praticar, porém não sabia andar de patins e acreditava que o fato de ser magrinha em comparação com as praticantes do roller derby seria um empecilho. Assim sendo, restava-me apenas esperar que o “esporte mais legal do mundo” ficasse famoso para que eu, ao menos, pudesse acompanhá-lo pela TV…
Neste momento de desilusão a Giulia, praticante de apelido Off With Their Heads, contou-me coisas preciosas. Ela disse que também não sabia patinar ao entrar para o time; esclareceu-me que no roller derby não há um tipo físico privilegiado, tem espaço para todas de todos os tamanhos; e constatou que, basicamente, este é o esporte mais democrático do mundo! Para praticá-lo eu precisaria somente dos patins, dos equipamentos de proteção e de persistência. Além das dicas preciosas, ela indicou um filme que certamente me inspiraria (e inspirou), o Garota Fantástica – dirigido pela ruiva Drew Barrymore e estrelado pela queridíssima Ellen Page, famosa pelo filme Juno – e, ao final de nossa conversa, convidou-me para presenciar novamente o treino.
Adorei assistir ao filme (super recomendo), sei que ele inspirou muitas meninas a entrarem no esporte. Contudo, o Garota Fantástica transmitiu-me a sensação de que o esporte consistia apenas em um monte de meninas se batendo sobre patins a alta velocidade. Roller derby não é isso, bom, talvez seja isso também. Mas, apesar do contato intenso, existem muitas regras e penalidades para preservar as jogadoras. Por exemplo: não se pode bloquear com cotovelo, mãos, antebraço ou capacete, não vale chutar ou bloquear com os pés e pernas, etc. Tais regras não foram expostas no filme.
Caso tenha interesse, você pode conhecer todas as regras em Roller Rulles Center.
O Roller Derby foi criado nos Estados Unidos em 1935 e, no início, era uma apenas uma corrida com o objetivo de completar 57 mil voltas. Todavia, os tombos e colisões rapidamente se tornaram o principal atrativo. “Lutar” durante a corrida era uma forma de entretenimento nos anos 60. Por isso, o esporte passou a ser de alto impacto: mulheres sobre patins se batendo numa pista oval com roupas estilosas. Era incrível, mas era tudo encenado. O esporte foi declinando com o passar dos anos e perdeu a sua popularidade. No início dos anos 2000 o Roller Derby foi totalmente revitalizado, adotaram as novas regras citadas acima e, depois do filme Garota Fantástica, ele ganhou popularidade mundial, retornando com força à cena esportiva.
Voltando a minha experiência, quando fui assistir ao segundo treino virei uma “carninha” de prontidão. Comprei um par de patins, as meninas me receberam com muito carinho e paciência, ensinaram-me a patinar, ensinarem-me a arte de cair com segurança e mostraram-me a importância dos equipamentos de proteção.
Leia mais sobre o assunto em “A prática segura do roller derby”.
No esporte acontecem tombos, contatos mais violentos e ate mesmo lesões, mas as jogadoras são guerreiras, superam-se a cada treino, cada roxo na pele transmuta-se num trofel, e a cada trofel a nossa autoconfiança aumenta.
Assim percebi que o roller derby não se trata apenas de um esporte, mas também de um estilo de vida. As meninas que o praticam são extremamente fortes sem deixarem de ser graciosas, elas não tem medo de cair e cada dor é amenizada pelo companheirismo e pela amizade do time. Fazer parte de uma liga significa também fazer parte de uma família onde todo mundo se ajuda e se respeita.
Mas nem só de flores (e tombos) é feito o roller derby, a vida das atletas é bem complicada em termos de patrocínio. Todas as ligas sofrem com a falta de incentivo e estrutura. Contudo, mesmo com pouquíssimos recursos o Roller Derby é o esporte com o maior índice de crescimento mundial! Tal crescimento se deve tanto pelas características atraentes do esporte quanto, acima de tudo, pelo companheirismo das derby girls. Elas se ajudam dentro e fora das quadras.
Eu, infelizmente, tive que abandonar temporariamente o esporte por conta de uns probleminhas pessoais, mas não vejo a hora de voltar a praticar.
O Roller Derby, além de ser o esporte mais divertido do mundo, ajuda muito na hora de manter a boa forma. Andar de patins queima 400 calorias por hora e, ainda melhor, deixa as pernas e o bumbum bem durinhos.
Lista – Ligas Brasileiras de Roller Derby
Se você se interessou pelo esporte, confira a lista das ligas de roler derby espalhadas pelo Brasil, assista a um treino e, caso a sua cidade não possua uma liga, entre em contato com alguma equipe existente, pois que as meninas irão lhe orientar sobre como fazer para montar a sua.
The Black Hearts Derby Girls– Vila Velha, ES: Site e Fanpage
Cranium Basher Dolls– Vitoria, ES: Site e Fanpage
Ladies of Hell Town– São Paulo, SP: Site e Fanpage
Gray City Rebels- São Paulo, SP: Site e Fanpage
Red Feet Roller Derby- Piracicaba, SP: Fanpage
Beach Zombie Roller Girls- Santos, SP: Site
Jellyfish Girls Roller Derby- Santos, SP: Fanpage
Toxic Bunnies- Taubaté, SP: Fanpage
Sugar Loathe Derby Girls- Rio de Janeiro, RJ: Site e Fanpage
Blue Jay Rollers – Curitiba, PR: Site e Fanpage: Site e Fanpage
Green City Rollers – Curitiba, PR: Fanpage
Little London Derby Girls- Londrina, PR: Fanpage
Vipers of the Islands- Florianópolis, SC: Fanpage
La Gaucha Roller Derby – RS: Fanpage
Hellscandy DerbyLeague- Caxias do Sul, RS: Fanpage
Horrorcats Derby League- Caxias do Sul, RS: Site e Fanpage
Wheels of Fire Roller Derby Club– Porto Alegre, RS: Site e Fanpage
Devilish Molotovers Derby League– Santa Maria, RS: Fanpage
Chilli Queens- Três de Maio, RS: Site e Fanpage
Oxe! Bay Pirates Roller Derby- Salvador, BA: Fanpage
Roller Derby Fortaleza- Fortaleza, CE: Fanpage
Savanna Foxes- Brasilia, DF: Fanpage
Wing City Angels- Brasilia, DF: Site e Fanpage
Rodeo City Rollers- Goiânia , GO: Site e Fanpage
Runaways Roller Derby BH – Belo Horizonte, MG: Fanpage
Roller Derby Alagoas – Maceió, AL: Fanpage
Royal Victory Derby Girls- Manaus, AM: Site e Fanpage
Dicas plus:
- Se você mora em outro país e/ou deseja ver a lista mundial de todas as ligas cadastradas, clique em Roller Derby Worldwild.
- Se você se interessou e quer saber um pouco a mais sobre o esporte, além das fanpages e websites listados acima, sugiro como fonte de pesquisa o site Roller Derby BR.
Para dizer que já pratica roller derby; que adoraria praticar; que não sabe patinar; que esqueciemos de citar alguma liga; sugerir algum outro esporte supermaneiro para abordarmos aqui no AB; ou para nos contar que seu sonho de infância era trabalhar no Carrefour só por conta dos patins, não exite e comente!
Beijos,
Lina e Karina
contato@acordabonita.com
facebook.com/acordabonita
instagram @acordabonita
Gosta do AB? Siga-nos no Bloglovin!
oiii….achoo o maxiimo o roller derby,mas nem sei andar de patins,qndo eu era pequena ateh andava de roller e tal,mas agora nao faço ideia…tenho n26 anos adoraria saber c na minhya cidade dao aulas ou algo do genero…aguardo resposta….vlwwwwwwwww……(sou de caxias do sul-rs)
Debora, minha linda, é sempre tempo de aprender!
Olhe aí na lista, em caxias do sul tem 2 ligas:
Hellscandy DerbyLeague – http://on.fb.me/12h7UEa
e Horrorcats Derby League – http://bit.ly/18618W8 e http://on.fb.me/15edtFe
Beijos mil
Pingback: Como (re) começar um novo ano – Dicas que realmente funcionam para melhorar a sua vida | Acorda, Bonita!