Figurino de Game of Thrones: Da composição às passarelas da Givenchy

A série americana Game of Thrones é um grande fenômeno da televisão que, em sua média geral, alcançou uma audiência de 13,6 milhões de telespectadores por episódio e também quebrou todos os recordes de downloads ilegais. Caso você ainda não tenha ouvido falar nada desse seriado (Alô! Em que mundo você vive?), vou lhe explicar alguns dos motivos os quais fizeram a série ser um grande sucesso. Contudo, o foco principal do AB será o figurino, ok!?.

Game of Thrones – Um pouco sobre a história da sérieFigurino e moda Game of Thrones guerra

O seriado produzido pela HBO se baseia na série de livros do titio George R.R. Martin – no momento estou terminando de ler A Dança dos Dragões e super recomendo a leitura, os livros são realmente muito bons e, sem sombra de dúvidas, o AB indica – e se trata de uma irresistível mistura dos gêneros épico e de aventura/fantasia, (parece um ímã te atraindo loucamente para o livro/tv/computador/tablet) com uma fotografia fascinante, onde desenrolam-se planos mirabolantes, guerras MUITO sangrentas, um toque de ocultismo e, para completar, também tem várias cenas picantes.

Figurino e moda Game of Thrones clãs

Aqui em casa todo mundo assiste e é fã da série. Mas como eu sou a única que acompanha os livros, quando alguém começa a me aborrecer eu ameaço soltar um spoiler e a amolação cessa na hora (fica a dica, rs).

Apesar de Game of Thrones ser uma série MUITO bem produzida e elaborada, o que me motivou e a vir escrever uma matéria para o AB foi a sua indicação ao Emmy de melhor figurino. Para ver a lista completa dos indicados ao Emmy 2013 clique aqui.  Além da indicação ao Emmy, o figurino da serie também despertou grande interesse de marcas consagradas pelo mundo da moda, como por exemplo a Givenchy, a qual lançou uma coleção INTEIRA inspirada nas roupas usadas pelos personagens da serie.

Game of Thrones  Givenchy Haute Couture Outono Inverno 2012-13Foto:  Coleção Givenchy Haute Couture Outono Inverno 2012/13

 

Game of Thrones – Figurino e moda

Agora que você esta um pouco mais familiarizado com a série (ou não, como diria Caê), vamos ao assunto chave deste artigo: O figurino.

Figurino e moda Game of Sansa vestido de noiva

Apesar de passar despercebido pela maior parte do público, o vestuário dos personagens tem detalhes incríveis (de cair o c# da bu%da) e a responsável por esses pormenores essenciais é a figurinista, designer e ilustradora Michele Carragher, quem já venceu o Emmy de melhor figurino pela segunda temporada da série e também já produziu também roupas para Elizabeth I, Príncipe da Pérsia, Piratas do Caribe, além de ter sido a responsável por montar o visual de artistas como Suede, Coldplay, REM, Boy George, Garbage e George Michael.

Figurino e moda Game of Thrones Michele Carragher 2

Imagino que conceber o figurino de GOT deve ter sido uma tarefa muito complicada para Michele, uma vez que além de desenvolver do princípio, pois tiveram que adaptar trajes e acessórios para toda a civilização dos sete reinos e das cidades livres de maneira diferente ao descrito nos livros, especialmente para a produção televisiva , também tiveram que produzir peças oscilantes entre a guerra e paz e adequadas aos climas completamente diferentes, os quais vão de locações polares a desertos áridos.

Figurino e moda Game of Thrones climas diferentes

Caso você alguma vez tenha estudado historia do vestuário, tente se lembrar quando o assunto era a idade media… O figurino de Game of Thrones e recheado de indumentárias medievais e elementos fantásticos. Para conseguir criar um mundo que fosse plausível, Michele junto aos produtores e sua equipe fizeram uma pesquisa intensa através de livros, pinturas e museus. Foram estudados vestuários beduínos, mongóis, japoneses, entre outros. Todo esse mix foi aproveitado, e eles apresentaram de uma forma nova e completamente diferente do que estamos acostumados a ver

Figurino e moda Game of Thrones Michele Carragher acessórios

Atenção: apesar de um figurino riquíssimo em detalhes, Game of Thrones NÃO deve ser considerado fonte sólida para estudo de História da Moda, lembre-se de que estamos falando de uma ficção.

Figurino e moda Game of Thrones Michele Carragher bordados detalhe

Michele trabalha em Belfast, na Irlanda, onde dirige uma equipe de tecelões, bordadeiras e armeiros os quais lhe ajudam a desenvolver meticulosamente os figurinos, e eles têm o seu próprio tear em que tecem os tecidos. Além disso, as peças também passam por um departamento de avaria onde são desgastadas e puídas a fim de adquirirem o tom certo de acordo com a época. Não há um único detalhe que não tenha sido produto de muita pesquisa, criação e esforço de Michele e de sua equipe.

Figurino e moda Game of Thrones Michele Carragher bordados peixe

Figurinista e super talentosa, todos os bordados que você viram nas fotos foram feitos a mão pela própria Michele e no seu site ela conta detalhes da historia de cada criação e inclusive ensina como fazer alguns trajes. Recomendo que deem uma olhadinha, e só clicar aqui.

Figurino e moda Game of Thrones Michele Carragher detalhe vestido azul 2

A quarta temporada de Game of Thrones já começou ser gravada e tem estreia prevista para o final de março ou começo de abril de 2014. Por enquanto você pode fazer um tour pela exposição virtual onde tem peças do figurino e do cenário das três primeiras temporadas da série, divididas em espaços dedicados a cada família principal de Westeros: Stark, Lannister, Targaryen, Baratheon e Greyjoy. Eu sou fã de carteirinha do Tiito George, de Game of Thrones e da talentosíssima figurinista Michele.

 gif animado game of thrones

Espero que vocês tenham gostado do post e para me contar suas apostas do Emmy, seu personagem preferido de GOT, me indicar um seriado bacana, mandar foto fazendo cosplay de Khaleesi ou me contar um spoiler: Comentem!

Beijos
Lina
lina@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossos posts em 1ª mão em sua caixa de e-mails!!!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

2 thoughts on “Figurino de Game of Thrones: Da composição às passarelas da Givenchy

  1. Pingback: Tipos de Cachos - Novo método de identificar e como usar a combinação Deva Curl ideal | Acorda, Bonita!

  2. Pingback: Sugestões de presentes para todos os bolsos | Acorda, Bonita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *