Tiê Moda Sustentável: Moda ecológica casual e acessível

Conheça a Tiê Moda Sustentável, marca 100% brasileira de moda ecológica feminina e masculina a qual fabrica seus produtos de forma a acarretar o menor impacto possível ao meio ambiente, utilizando materiais reciclados, orgânicos ou de manejo, onde geração de resíduos é quase nula.

Tiê moda sustentável BLUSA CANOA TRICOLOR

Foto: Blusa Canoa Tricolor. Produto feito com matéria prima 100% reciclada. Esse tecido é obtido por meio do desfibramento do algodão, processo proveniente da reciclagem de tecidos e malhas dessa fibra. Além disso, o processo produtivo utiliza baixíssimo consumo de água.

 

Tiê moda sustentável VESTIDO MANACÁ

Foto: Vestido Manacá. Peça produzida no clássico linho. Uma dos poucos materiais que quase não utiliza fertilizante químico e também onde não há desperdícios, pois ele é integralmente aproveitado sem gerar resíduo algum durante o processo de produção do tecido. A palha que envolve a fibra é utilizada para serragem dos cavalos e as sementes na alimentação (linhaça), além de cosméticos ou para fins medicinais. É um produto biodegradável, ou seja, feito com substâncias que podem ser facilmente decompostas no meio ambiente evitando o acúmulo na natureza quando descartado.

 

Tiê Moda Sustentável: Moda inclusiva

Quando uma marca de roupas e acessórios é caracterizada por termos como “moda sustentável”, “eco fashion” e “slow beauty”, dois tipos de julgamentos prévios são bastante recorrentes:

  • 1 – Essa marca produz peças demasiadamente caras.
  • 2 – Essa marca produz peças demasiadamente alternativas.

Pois bem, para desmistificar tais pré-conceitos, apresento-lhes à Tiê Moda Sustentável, marca 100% brasileira de roupas e acessórios ecológicos que visa inclusão ao invés de exclusão por meio de um design clássico/casual inspirado no street style cotidiano e de peças não superfaturadas disponibilizadas à venda por preços acessíveis.

As peças da Tiê Moda Sustentável caminham com destreza entre pessoas de variados estilos. De festas underground ao mundo coorporativo, bastam pequenas mudanças nas combinações para a coleção atender a todos com democracia.

Tiê Moda Sustentável Alternativo X trabalho

Por “preços acessíveis” entenda: proporcionalmente acessível ao custo do produto.

A lógica é simples, basta pensar: se uma camiseta é vendida por 15 reais ao consumidor final e ainda assim a gera lucros, quanto será que as pessoas envolvidas no processo inicial da produção estão ganhando com isso? Sei que pode soar um tanto radical, mas não se questionar sobre remuneração é apoiar o trabalho análogo ao escravo adotado por diversas empresas do ramo. Sustentabilidade é um aspecto que abrange toda a cadeia produtiva, empresas de moda sustentável priorizam pagar preços justos aos envolvidos na confecção e comercialização de cada peça. Com a Tiê não é diferente, transparência e responsabilidade social permeiam cada setor da marca.

Tiê moda sustentável Reciclagem de garrafas PETs

Você sabia que com o poliéster advindo da reciclagem de 2 garrafas PETs há como produzir material suficiente para confeccionar 1 camiseta?

 

Ademais, matéria prima ecologicamente correta é mais cara do que a matéria prima tradicionalmente produzida pela indústria têxtil e, portanto, tal custo é refletido no preço final. Entrementes, se colocarmos na balança os benefícios socioambientais acarretados veremos que, na verdade, pagamos um preço um pouco mais caro no ato da compra para colaborarmos com a integridade do mundo em que vivemos.

- Saiba mais sobre a problemática Socioambiental da Industria Têxtil no post “Entenda a Moda Sustentável”.

Tie casaqueto
Tie casaqueto

Foto: Casaqueto e Camiseta Penacho. O Casaquinho em sarja que pode ser usado aberto, mais jogado sobre a composição, ou fechado, com um lado se sobrepondo ao outro. O fechamento dele é com uma faixa amarrada sobre a cintura. Possui uma ampla gola que é sua marca registrada. As duas peças são feitas com tecido proveniente de matéria prima 100% reciclada.

 

Tiê moda sustentável bata clean

Foto: Bata Clean. Produzida no clássico linho. Uma dos poucos materiais que quase não utiliza fertilizante químico e também onde não há desperdícios, pois ele é integralmente aproveitado sem gerar resíduo algum durante o processo de produção do tecido. A palha que envolve a fibra é utilizada para serragem dos cavalos e as sementes na alimentação (linhaça), além de cosméticos ou para fins medicinais. É um produto biodegradável, ou seja, feito com substâncias que podem ser facilmente decompostas no meio ambiente evitando o acúmulo na natureza quando descartado.

 

Tiê Moda Sustentável: Matéria Prima Ecológica, Reciclagem e Upcycling

Toda peça da Tiê é feita com algum material alternativo ao convencional cuja produção acarrete o menor impacto possível ao meio ambiente e às comunidades que dependem dele para sobreviver. Há peças feitas com poliéster advindo da reciclagem de garrafas PETs, com algodão advindo do desfibramento de retalhos que seriam dispensados pela grande indústria têxtil, e com o reaproveitamento Upcycling de materiais descartados sem valor comercial (como cápsulas de café) que se transformam em acessórios lindos. A marca também lança mão de tecidos com CO2 Control, Liocel, algodão orgânico, dentre outros.

- Saiba mais sobre matérias primas sustentáveis da indústria têxtil em “Materiais e processos sustentáveis em terras brasileiras” no Blog Tiê.
- Saiba mais sobre Reciclagem em “E Afinal, É Reciclagem Ou Upcycling?” no Blog Tiê.

Tie colar cápsulas de café

Foto: Colar Soda. Simples gestos podem ser feitos para diminuir o impacto ao meio ambiente: reutilizar significa dar um novo uso para as coisas, evitando o descarte indevido. Este produto é proveniente da reutilização de latas de alumínio e cápsulas de café.

 

Tiê moda sustentável ÓCULOS YBIRÁ

Foto: Óculos Ybirá. Produto em madeira produzido em parceria com a Ybirá. A madeira dele é certificada pelo DOF (Documento de Origem Florestal) e as lentes são fabricadas pela renomada Carl Zeiss. Beleza, sustentabilidade e qualidade certificada.

 

Tiê Moda Sustentável: Versátil e Atemporal

Não apenas de matérias primas ecologicamente corretas e cadeia de produção sustentáveis se faz a moda da Tiê, a marca é pautada no Slow Fashion, movimento de moda sustentável criado pela inglesa Kate Fletcher em oposição ao fast fashion. O Slow Fashion traduz para a moda os conceitos do pioneiro Slow Food: consumo consciente, valorização da cadeia de produção, sustentabilidade socioambiental, e diversidade.

Tie moda sustentável blusa camaleão

Foto: Camaleão. Peça multifuncional com botões e casas que permitem váridas formas de uso: de terceira peça a blusa ou saia. Produto feito com matéria prima 100% reciclada obtida dor meio do desfibramento de retalhos de algodão.

 

Em termos práticos, coleções desenvolvidas sobre os pilares do Slow Fashion trazem peças versáteis produzidas com materiais de qualidade e design atemporal, dessa forma as coleções não se tornam datadas e as peças que adquirimos podem ser usadas de diversas maneiras e por anos sem cair no démodé. “Temos duas coleções anuais – verão e inverno – , baseadas nas mudanças climáticas dessas duas estações. As roupas que “sobram” de uma coleção, são incorporadas na seguinte, sem que isso fique com cara de uma peça ultrapassada. E sabe porquê? Porque buscamos um design mais atemporal, em formas, em estampas, em detalhes diversos. Com coleções menos datadas, temos coleções menos descartáveis, com roupas que podem ser usadas sempre, independente da temporada vigente”, diz Ursula Carvalho, Estilista e Diretora de Operações da Tiê Moda Sustentável.

- Saiba mais sobre Slow Fashion em “Slow Fashion – Será que você pratica sem saber?

Tiê Moda Sustentável Throw

Foto: Throw. O Throw é uma terceira peça bem ampla, uma espécie de colete mais comprido para usar por cima de outras peças. Ele compõe e finaliza os look com muita elegância.Produzida em um tecido suave e levemente transparente de linho ecológico.

 

Tie calça pantalona baobá

Foto: Calça Pantalona Baobá. Calça pantalona de malha, cintura média. Cós largo com elástico e duas pregas frontais que geram um movimento maior ainda nas pernas. Produzida em uma malha de Liocel com elastano, sua fibra é obtida a partir da polpa da madeira proveninente de florestas renováveis. As árvores são produzidas com a finalidade exclusiva de conseguir uma polpa mais branca e de melhor qualidade, utilizando-se de menos produtos químicos para obter a fibra. Além disso, é um produto biodegradável, ou seja, feito com substâncias que podem ser facilmente decompostas no meio ambiente, evitando o acúmulo na natureza quando descartado.

 

Tiê camiseta algodao doce

Foto: Blusa Algodão Doce. Produto feito com matéria prima 100% reciclada. Esse tecido é obtido por meio do desfibramento do algodão, processo proveniente da reciclagem de tecidos e malhas dessa fibra. Além disso, o processo produtivo utiliza baixíssimo consumo de água.

 

Tiê Moda Sustentável: Ideologia

Segundo a marca:

“Temos orgulho em dizer que somos 100% brasileiros. Nossa moda retrata toda a pluralidade cultural presente no Brasil e nada melhor do que um ícone genuinamente da nossa terra para nos representar em formas e cores. O Tiê-sangue é um pássaro exclusivamente brasileiro, encontrado em florestas por boa parte do território nacional. Sua cor é forte, assim como nossos princípios, e sua natureza é ser livre para voar, assim como nossos pensamentos.

Tiê Moda Sustentável

O Pássaro Brasileiro Tiê-sangue é o símbolo da marca, ele carrega em si um forte conceito iconográfico.

 

Uma curiosa lenda diz que, tempos atrás, havia uma índia guerreira chamada Tiê. Ela sonhava em ser um pássaro para ter a liberdade de voar pelas lindas paisagens naturais do nosso país. Um dia, Tiê teve que participar de uma batalha e acabou sendo ferida pela tribo inimiga, e espalhou seu sangue pela terra em uma manhã de primavera. O seu deus Tupã resolveu atender seu pedido e transformou seu sangue em uma bela ave graciosa e faceira, dando origem ao seu nome Tiê-sangue.

Todas essas histórias e características estão traduzidas em nossa marca, que assume em seu nome a nomenclatura de “moda sustentável”. Esse é o nosso propósito maior.

Esse é o nosso DNA.”

A Tiê Moda Sustentável carrega uma forte ideologia a qual não para em sua cadeia produtiva, mas também reside em propagar o consumo consciente por meio de ações diferenciadas focadas na conscientização do consumidor final. Além das tags que acompanham suas peças nas quais constam informações sobre a matéria prima utilizada para confeccioná-las e do blog Tiê onde informações sobre sustentabilidade são publicadas, a marca também promove ações sociais.

Tags roupas ecológicas tiê moda sustentável

Foto: Tags. Tais tags são etiquetas informativas que acompanham as peças da Tiê.

 

Tiê moda sustentável AÇÃO SOCIAL

Foto: Ação social “Pet Tá na Moda” promovida pela Tiê Moda Sustentável em Petrópolis.

 

A “Pet tá na Moda” foi uma ação social realizada em fevereiro de 2016 entre os moradores do Vale do Carangola, Petrópolis-RJ, na qual garrafas vazias de PETs foram tocadas por peças da Tiê. Por meio de tal ação mais de 1000 PETs foram arrecadadas e encaminhadas às cooperativas de reciclagem.

Tie calça jogger

Foto: Calça Jogger. Calça feita no tecido piquê, que tradicionalmente é usado para pólos, mas aqui tem uma aplicação mais inusitada. Tem cintura média, elástico e cordão no cós. A barra da calça também tem elástico, o que permite ser puxada para cima e usada mais curta e franzida. Produzida em um tecido muito confortável, o fio de poliéster que está em sua composição é extraído de garrafas PETs recicladas. O processo de produção desse tecido utiliza baixo consumo de água e dispensa o uso de agentes químicos nocivos ao meio ambiente.

 

Tiê blusa aguia

Foto: Blusa Águia. Uma blusa de linho, com amarração em sobreposição e meia manga. Ela é ampla e parece mais um origami orgânico de tão sofisticada e engenhosa!

 

Tiê Moda Sustentável: Onde encontrar:

Loja Online: tie.eco.brInstagramFacebook

SÃO PAULO
Rua Harmonia, 218A – Vila Madalena
Tel: 11 3032.4345

PETRÓPOLIS
Rua Dezesseis de Março, 288 – Centro
Tel: 24 2247.7073

BELO HORIZONTE
Rua Sergipe, 1179 – Funcionários
Tel: 31 3243.2704

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Rua José Pedro de Carvalho Filho, 17 – Vila Ema
Tel: 12 3302.2663

Além das lojas próprias, a Tiê também pode ser encontrada em multimarcas Brasil à fora ;)

Tiê moda sustentável

Espero que tenham gostado. Particularmente, adorei conhecer a Tiê Moda Sustentável.

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita
Snapchat: karinaviega

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>