Como escolher roupas ecológicas para inverno sem arrependimentos

Eis que o friozinho enfim chegou ao nosso Brasil Varonil. Entretanto, como inverno é uma coisa que dá e passa (rápido) na maior parte de nosso pá tropi abençoá por Dê, venho lhes trazer dicas preciosas para não se arrepender ao adquirir alguma peça de inverno. Além disso, confira também uma seleção de peças de roupas ecológicas as quais, além de manter nosso corpo quentinho e estiloso, podem ser utilizadas ao longo de todo ano quando aquela brisa fresca de verão vier a bater.

Embora eu adore peças alternativas do gênero vovó-reprova, essa seleção de roupas ecológicas contará com itens e looks casuais e versáteis que provavelmente agradarão boa parte dos leitores. Afinal, um de meus objetivos ao abordar moda sustentável é mostrar que ela também é inclusiva ao invés de exclusiva.

Exatamente por ir pelo viés da inclusão, resolvi mostra-lhes roupas ecológicas da Tiê Moda Sustentável, uma marca 100% brasileira de roupas e acessórios ecológicos que já apareceu vária vezes aqui no blog e visa inclusão ao invés de exclusão por meio de um design clássico/casual inspirado no street style cotidiano e de peças não superfaturadas disponibilizadas à venda por preços acessíveis. A Tiê fabrica seus produtos de forma a acarretar o menor impacto possível ao meio ambiente, utilizando materiais reciclados, orgânicos ou de manejo, onde geração de resíduos é quase nula.

- Saiba mais no post “Tiê Moda Sustentável – Moda Ecológica Casual e Acessível”

Vitrine de Moda Sustentável: Melhores roupas ecológicas para Inverno

Tiê Moda Sustentável Como escolher roupas ecológicas para Inverno

Mas afinal, quais são os parâmetros para dizer que “Melhores roupas ecológicas para Inverno”? O que faz com que alguma aquisição seja tão boa ao ponto de ser enquadrada como “melhor”?

Como sempre digo, a concepção de melhor é vaga e variável. Contudo, o bom senso pode nos indicar algumas respostas. Ao adquirir uma peça de roupa para inverno, aconselho pensar nos seguintes aspectos:

Como escolher roupas ecológicas para Inverno sem arrependimentos

  • 1 – Sempre se pergunte: Eu realmente preciso?

Saber distinguir entre desejo e necessidade, perguntar-se se realmente há a necessidade de uma nova compra, olhar seu guarda-roupas com olhos racionais e imaginar novas peças e novas combinações a partir daquilo que você já possui – Tais atitudes são o reflexo de nossa mudança de postura para com a sustentabilidade aplicada à moda e influenciarão diretamente em novas aquisições.

  • 2 – Tenha em mente a condição climática anual da região onde você mora.

Mesmo que hoje esteja fazendo 5 graus na sua cidade, pense na condição climática predominante ao longo do ano. Adquirir roupas, quer sejam roupas ecológicas quer sejam tradicionais, cujo uso se dará esporadicamente não é nada inteligente caso você queira um guarda-roupas que lhe seja funcional.

Aposte em peças que possam ser usadas em sobreposição. Assim há como se manter aquecido nos 5 graus e também usar as mesmas roupas em separado quando a temperatura de sua cidade voltar ao “normal”.

  • 3 – Não se deixe levar por tendências da estação.

Falei bastante sobre esse aspecto no post “Entenda a Moda Sustentável”. Para ilustrar o tópico, deixo aqui um excerto do texto da Estilista Ursula Carvalho:

(…)“Poucas orientações de tendências” – vou explicar melhor isso.

Oras, se a Tiê se propõe a trabalhar com sustentabilidade, slow fashion, Lowsumerism, seria totalmente incoerente criarmos uma coleção inteirinha baseada nos desfiles de grandes marcas internacionais – para onde a maioria olha quando quer se inspirar. Ao invés de olhar para fora, olhamos para dentro! Para nossa essência, para quem queremos ser. A partir daí, entendemos o que está sendo proposto como tendência e pinçamos elementos que têm a ver conosco. Algumas cores, algumas formas, alguns caminhos de estilo. E só. O resto é nosso, Tiê mesmo.

Tendo em mente os três aspectos abordados acima, vamos às inspirações:

Roupas ecológicas para Inverno: Infinito

Tiê Moda Sustentável Como escolher roupas ecológicas para Inverno KARINA VIEGATiê Moda Sustentável Como escolher roupas ecológicas para Inverno INFINITO

Sabe aquele tipo de peça coringa que dá para ser guardada na bolsa e retirada sempre que precisar de algo mais quentinho? Pois bem.

O infinito é um lenço fechado que pode ser usado com uma, duas ou três voltas (mais comprido ou bem juntinho ao pescoço). É uma peça para o ano todo. No verão, ele é ótimo sobre regatas, usado com menos voltas, mais comprido. Nas épocas mais frias, ele pode ficar mais juntinho do pescoço e protegê-lo das baixas temperaturas. É uma peça complementar que você pode lançar mão para deixar o look mais bacaninha e elaborado.

Feito de quê?
Produto feito com matéria-prima 100% reciclada. Esse tecido é obtido por meio do desfibramento do algodão, processo proveniente da reciclagem de tecidos e malhas dessa fibra. Além disso, o processo produtivo utiliza baixíssimo consumo de água.

A peça Infinito encontra-se à venda na loja online da Tiê Moda Sustentável AQUI

 

Roupas ecológicas para Inverno: Casaqueto

Tiê Moda Sustentável Como escolher roupas ecológicas para Inverno

Tiê Moda Sustentável Como escolher roupas ecológicas para InvernoCasaquinho em sarja que pode ser usado aberto, mais jogado sobre a composição, ou fechado, com um lado se sobrepondo ao outro. O fechamento dele é com uma faixa amarrada sobre a cintura. Possui uma ampla gola que é sua marca registrada.

Esse casaquinho, não tão leve, é para o ano todo. No verão, tente usá-lo com uma blusa levinha, para aquelas viagens à serra ou para te proteger nos dias de chuva. A sarja bicolor dele tem o lado direito bem diferente do avesso, o que gera um efeito lindo quando se dobra a barra da manga. Pode ser usado com bermudinha, mas também combina com skinny ou pantalona. Peça que nunca sai de moda!

Feito de Quê?
Produto feito com matéria prima 100% reciclada. Esse tecido é obtido por meio do desfibramento do algodão, processo proveniente da reciclagem de tecidos e malhas dessa fibra. Além disso, o processo produtivo utiliza baixo consumo de água.

O Casaqueto encontra-se à venda na loja online da Tiê Moda Sustentável AQUI.

 

Roupas ecológicas para Inverno: Blazer Alfaiat de Moletom

Tiê Moda Sustentável Como escolher roupas ecológicas para Inverno 12-1Tiê Moda Sustentável Como escolher roupas ecológicas para Inverno
Já deu pra perceber que o grande truque reside em investir numa terceira peça a qual, embora quentinha, também possa ser usada em diferentes temperaturas dependendo apenas das sobreposições, não?

Esse é um Blazer em moletom felpado, bem quentinho, com recorte de alfaiataria que modela bem no corpo.

Blazer é, em geral, uma peça mais clássica. Mas o blazer de moletom, consegue ser clássico e informal ao mesmo tempo. Pode compor tanto looks com camiseta estampada e calça de sarja (mais moderninhos) ou aqueles clássicos mesmo, com calça de linho, por exemplo.

Feito de quê?
Produzida em um moletom felpado, o fio de poliéster que está na composição do tecido é extraído de garrafas PET recicladas. O processo de produção desye tecido utiliza baixo consumo de água e dispensa o uso de agentes químicos nocivos ao meio ambiente.

O Blazer de Moletom encontra-se à venda na loja online da Tiê Moda Sustentável AQUI.

 

Roupas ecológicas para Inverno: Petit Throw

Tiê Moda Sustentável Como escolher roupas ecológicas para InvernoTiê Moda Sustentável Como escolher roupas ecológicas para Inverno

O Petit Throw é uma mistura de colete com casaquinho, mais uma terceira peça super versátil! Essa peça é super curinga no guarda-roupa. Compõe bem os looks básicos, deixando-os mais sofisticados e fica bem desde looks com shortinho e regata, até calças legging ou flare com blusas mais bacanas. O tecido é leve e, dependendo da composição, fica bem na meia estação ou até num inverno menos rigoroso.

Feito de quê?
Produzida em uma malha de Liocel com elastano, sua fibra é obtida a partir da polpa da madeira proveninente de florestas renováveis. As árvores são produzidas com a finalidade exclusiva de conseguir uma polpa mais branca e de melhor qualidade, utilizando-se de menos produtos químicos para obter a fibra. Além disso, é um produto biodegradável, ou seja, feito com substâncias que podem ser facilmente decompostas no meio ambiente, evitando o acúmulo na natureza quando descartado.

O Petit Throw pode ser encontrado à venda na Loja Online da Tiê AQUI.

 

Roupas ecológicas para Inverno: Drop

Tiê Moda Sustentável Como escolher roupas ecológicas para InvernoTiê Moda Sustentável Como escolher roupas ecológicas para Inverno

O Drop é uma peça complementar ampla, de meia manga para usar por cima de outras peças, a qual segue o mesmo conceito do Petit Throw. Ele compõe e finaliza os looks com muita elegância e bom gosto. Essa terceira peça é incrível! Deixa qualquer look básico mais elegante e consegue também sofisticar composições mais elaboradas. Coloque sobre regata ou sobre camisas e não deixe de experimentar por cima de roupas mais sequinhas, como uma saia lápis, vestido tubinho ou legging. Como é feito de um moletom leve, é ótimo para dias mais friozinhos.

Feito de quê?
A matéria-prima desta peça conta com uma inovadora tecnologia da Textilfio que substitui o tingimento químico por produtos orgânicos. Isso diminui o consumo de madeira e 50% do consumo de energia, gerando menos CO₂ e reduzindo a quantidade de produtos químicos no tratamento de efluentes.

O Drop pode ser encontrado na Loja Online da Tiê Moda Sustentável AQUI.

 

Roupas ecológicas para Inverno: Camaleão 

Tie moda sustentável blusa camaleão

O que dizer de uma única peça que pode ser usada de múltiplas formas? Bolero, blusa, saia, etc., esse “lenço” multifuncional, com alguns botões e casas que permitem várias formas de uso. Segundo a Tiê:

O nosso lenço Camaleão é igual ao animal: mutante. Dependendo do seu humor e da situação de uso, você pode transformá-lo em uma peça diferente. Pode ser blusa, pode ser terceira peça (para usar com uma regatinha por baixo), pode ser saia ou um lenço mesmo. Quase todas as opções de uso do camaleão são mais soltinhas e amplas, então a harmonia ideal é com peças menos volumosas.

Feito de quê?
Produto feito com matéria prima 100% reciclada. Esse tecido é obtido por meio do desfibramento do algodão, processo proveniente da reciclagem de tecidos e malhas dessa fibra. Além disso, o processo produtivo utiliza baixíssimo consumo de água.

A peça Camaleão pode ser encontrada à venda na Loja Online da Tiê AQUI (está em promoção, galera!)

 

Roupas ecológicas para Inverno: Touareg

Tiê Moda Sustentável Como escolher roupas ecológicas para InvernoTiê Moda Sustentável Como escolher roupas ecológicas para Inverno

Uma da minhas peças prediletas! O Touareg é uma capa bem ampla que tem várias formas de uso. Use sua criatividade!

Pense em uma capa incrível, dessas que levantam qualquer look!! É essa! Você pode usar apenas apoiado no ombro, ou brincando com as pontas, que podem ser cruzadas, deixando o look mais protegido para dias frios.

Feito de quê?
Produzida em um tecido suave e levemente transparente de linho, seu cultivo quase não utiliza fertilizante químico e também onde não há desperdícios, pois ele é integralmente aproveitado sem gerar resíduo durante o seu processo de produção. A palha que envolve a fibra é utilizada para serragem dos cavalos e as sementes na alimentação (linhaça), além de cosméticos ou para fins medicinais. É um produto biodegradável, ou seja, feito com substâncias que podem ser facilmente decompostas no meio ambiente evitando o acúmulo na natureza quando descartado.

 

A peça Touareg pode ser encontrada à venda na Loja Online da Tiê AQUI.

 

Roupas ecológicas para Inverno: Blazer Explorer

Tiê Moda Sustentável Como escolher roupas ecológicas para InvernoTiê Moda Sustentável Como escolher roupas ecológicas para Inverno

Blazer com diversos recortes e jogo de direito e avesso, deixando o tecido ora liso, ora com uma linda textura matelassê. Possui bolso na frente e detalhe no cotovelo, gerando um efeito protetivo. Se for um dia mais frio, experimente ele com um cachecol e um bota – fica um lindo look de inverno!

Feito de quê?
O tecido matelassê dessa peça conta com uma inovadora tecnologia da Textilfio que substitui o tingimento químico por produtos orgânicos. Isso diminui o consumo de madeira e 50% do consumo de energia, gerando menos CO2 e reduzindo a quantidade de produtos químicos no tratamento de efluentes.

O Blazer Explorer pode ser encontrado na Loja Online da Tiê AQUI.

 

Roupas ecológicas para Inverno: Casaquinho Veraneio

Tiê Moda Sustentável Como escolher roupas ecológicas para InvernoTiê Moda Sustentável Como escolher roupas ecológicas para Inverno

Se você mora em regiões onde o inverno não é muito rigoroso, peças como essa serão ótima opção! É um Casaquinho assimétrico, com possibilidade de ser usado aberto, com dois botões fechados ou apenas um (gerando um caimento lindo). Como ele é básico e o tecido é bem leve, é ótimo ser usado em situações fresquinhas, sobre regatas ou vestidos com poucos detalhes. Complemente com um colar mais colorido para ficar um look mais alegre ou com um acessório em tom sobre tom para um resultado mais arrumadinho.

Feito de quê?
Produzida em um tecido suave e levemente transparente de linho, seu cultivo quase não utiliza fertilizante químico e também onde não há desperdícios, pois ele é integralmente aproveitado sem gerar resíduo durante o seu processo de produção. A palha que envolve a fibra é utilizada para serragem dos cavalos e as sementes na alimentação (linhaça), além de cosméticos ou para fins medicinais. É um produto biodegradável, ou seja, feito com substâncias que podem ser facilmente decompostas no meio ambiente evitando o acúmulo na natureza quando descartado.

O Casaquinho Veraneio pode ser encontrado à venda na Loja Online da Tiê AQUI.

 

Espero que tenham gostado! Qual peça dentre todas essas roupas ecológicas lindas é sua predileta?

 

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita
Snapchat: karinaviega

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>