Curso de Automaquiagem Lição 2: Redescubra seu kit, reconheça seus gostos.

Você realmente sabe para quê serve, como usar e o que esperar de cada item de maquiagem do seu kit? Tem plena noção de quantos produtos possui? Consegue dizer por que gosta de alguns e deixa outros de lado? Analisemos isto agora.

Observação inicial:
Meninas, deixem a preguiça de lado e leiam com atenção cada parte desta lição.
Valerá cada minuto investido, garanto-lhes!

 Comecemos com uma anedota infantil. As lembranças a seguir exemplificam com perfeição o objetivo da segunda lição do nosso curso de automaquiagem. Acreditem: ela é mais importante do que aparenta e certamente lhe será bastante proveitosa.

curso AB de automaquiagem online gratis lição 2 make up

Lembro-me com vivacidade daquela época ligeiramente anterior ao primeiro dia de aula, quando eu ia alegre e saltitante fazer a compra de material escolar (época de alegria para as crianças e desespero para os pais). Ainda melhor do que ir à loja era o momento de chegar em casa, desembrulhar os pacotes e arrumar os itens um a um nos seus respectivos lugares dentro da mochila. Eu repetia este ritual de arrumação tantas vezes que chegava a decorar cada objeto, sabia de cor cada cor de lápis de desenhar ao ponto de, caso algum se perdesse, abrir prontamente o berreiro procurando o item faltante.

Além da organização, o ritual do material escolar também continha a etapa de reconhecimento. Cada embalagem aberta era acompanhada pelo teste prévio do item em questão. Sempre havia uma folha em branco pronta para ser preenchida. Eu testava cuidadosamente cada canetinha, lápis, giz de cera, sempre com muita cautela para que a ponta novinha não fosse demasiadamente gasta antes de chegar ao derradeiro momento de utilizá-los na sala de aula.

Mesmo com o medo de “gastar” os materiais antes da hora, eu precisava saber previamente como eram suas cores, como eles funcionavam, se funcionavam e, assim fazendo, por consequência eu já saberia o que esperar dos mesmos.

É claro que na época eu não verbalizava estas atitudes como agora (será que não? Constantemente estarreço-me com a inteligência de crianças), apenas agia conforme instintos e vontades. Bom, não sei se vocês agiam de forma parecida nem se recordam deste quadro infantil com tanta veemência, mas algo além do gosto por objetos de papelaria remanesce da época mencionada: a necessidade de organizar e reconhecer os materiais de trabalho para que as tarefas possam ser executadas – Constatação que agora aplicaremos no nosso curso de auto maquiagem.

 

Curso de Automaquiagem Lição 2: Redescubra seu kit de maquiagem e reconheça seus gostos.

curso AB de auto maquiagem online gratis lição 2 kit

ATENÇÃO: Amores, digo-lhes com sinceridade, esta lição é de MUITO valor para o decorrer do curso.

Por meio da “brincadeira” abaixo você poderá redescobrir e reavaliar seu acervo de maquiagem. Fato que, por consequência, possibilitará que você mesma crie consciência acerca dos seus gostos e preferências; ajudará na hora de praticar as lições posteriores; e, de quebra, evitará gastos desnecessários com produtos repetidos.

Parece milagre, não? Então venham comigo, sigam as etapas e comprovem!

 

Antes de irmos direto ao jogo, algumas palavrinhas acerca de organização e reconhecimento são pertinentes:

A) Nesta etapa do curso a organização estará mais ligada à identificação do material do que à disposição dos mesmos. Na próxima lição, a qual será sobre como montar uma mesa de estudos de maquiagem (Lição 2.1), falaremos sobre organização strictu sensu.

B) Quanto ao reconhecimento dos materiais, a neurose é dispensável. Não é necessário saber plenamente como utilizar e para que serve cada item de maquiagem. Aliás, um único item pode servir para mais de um fim, já que há várias formas diferentes de utilizá-lo. Ter noção da função e dos resultados que ele pode nos fornecer já está de bom tamanho. O resto é prática.

Falando em prática, deixemos de deliberações e passemos para a ação de fato:

 

Passo a Passo: Como reconhecer e identificar cada item de maquiagem do seu acervo

Curso de Automaquiagem lição 2 kit de maquiagem

Agora a lição será dividida em 4 passos e 1 dever de casa com 4 partes. Leiam e sigam com carinho, é uma etapa essencial para nosso curso de automaquiagem.

Material necessário:
– Caixas ou cestos de fácil visibilidade (leia-se: abertos)
– Etiquetas coloridas em cinco cores diferentes (etiquetinhas brancas ou pedacinhos de fita crepe pintados cumprem a função) sendo que cada cor deve corresponder a:
Cor 1 – produtos que usa
Cor 2 – produtos que não usa
Cor 3 – produtos que gosta
Cor 4 – produtos de não gosta
Cor 5 – produtos que não sabe usar e/ou têm dúvidas sobre como usar.

Parece prolixo, mas acreditem, não é. Usar ou não usar algo é diferente de gostar ou não gostar. Após o passo a passo abaixo, provavelmente você perceberá não usar algo que gosta, não gostar de algo que usa, usar algo sem saber ao certo como, não gostar de algo apenas porque não sabe como usar e afins – Aprender a refletir sobre isso será parte do dever de casa passado ao final da lição.

Meninas, seus itens de maquiagem ficarão um tanto “coloridos”. Provavelmente vários itens terão mais de uma etiqueta. Isto é bom! Não se acanhe nem tenha medo de “estragar” o item em questão. Depois deste processo um pouco de álcool lhes ajudará a retirar as etiquetas caso seja necessário.

  • 1º Passo: Faça uma varredura.

Junte todos os itens de maquiagem que você possui. TODOS. Mesmo aqueles que você não usa há tempos, mesmo aqueles que você nunca usou, mesmo aqueles que você crê que nunca irá usar. Junte-os.

Colocá-los em uma caixa ou cesta já basta para esta etapa. Provavelmente você perceberá ter mais coisa do que se lembrava.

Então, juntou tudo, TUDO MESMO? Pois bem, após isso vamos para o…

  • 2º Passo: Reconhecer o acervo.

Empunhe as etiquetas coloridas e separe seus produtos em dois grupos iniciais:

– Aqueles que você efetivamente usa.

– Aqueles que você não usa, ou usa esporadicamente (quase nunca), ou não usou nos últimos 3 meses, ou que por alguma razão deixou de usar.

Por enquanto apenas marque-os com suas respectivas etiquetas. Ex.: azul para  produtos que usa e laranja para produtos que não usa.

  • 3º Passo: Agora, junte tudo novamente e faça outra divisão.

– Produtos que gosta

– Produtos que não gosta

E volte a marcá-los com etiquetas correspondentes. Ex.: verde para produtos que gosta e vermelho para produtos que não gosta.

  • 4º Passo: Marcar com a quinta cor de etiqueta os produtos que você não sabe ou tem dúvida de como usar.

Feitos os quatro passos, passemos ao dever de casa.


Curso de Auto maquiagem Lição 2: Dever de Casa – Redescobrindo seus produtos de maquiagem e descobrindo seus gostos

curso AB de automaquiagem online gratis lição 2 dever de casa

OBJETIVO:
Este dever de casa tem o objetivo de ajudar-lhes a construir senso crítico acerca dos seus gostos por meio dos produtos que você já possui. Sabendo o porquê de determinado produto lhe agradar ao passo em que outro não, automaticamente você criará seu próprio “guia” de gostos o qual lhe será super útil tanto na hora de compor o make up quanto na hora de ir comprar algum (caso queira e/ou realmente seja necessário).

Ademais, iremos ratificar NÃO ser necessário mover mundos e gastar fundos para montar um kit de maquiagem ideal a VOCÊ e, certamente, sua “lista de necessidades” irá diminuir apenas ao redescobrir os produtos do seu acervo. Então, amores, nada de sair comprando coisas de maquiagem antes de fazer os exercícios desta lição!

 

Curso de Automaquiagem Dever de Casa – Parte 1

Agora é hora de ser sincera consigo mesma, caso contrário esta lição não funcionará.

Com os produtos devidamente etiquetados, preciso que você “redescubra” cada um deles. Dependendo da quantidade do seu acervo, talvez demore um pouquinho, mas valerá o trabalho.

Pegue os produtos com rótulos de “Gosto” e “Não Gosto” e, antes de responder as perguntas abaixo, redescubra-os. Tente avaliar seus produtos como se fosse o primeiro contato, mesmo aqueles que você crer não gostar. Analise-os. Abra-os, sinta a textura, o cheiro, a coloração, faça swatches (testes de cor) e, quando julgar necessário, aplique-os no rosto. Brinque com seu acervo, faça testes, misturas, tente utilizar os produtos que você não gosta de maneira diferente. Por exemplo:

Caso você não goste da sombra X, experimente aplicá-la com o pincel levemente umedecido;
Caso você não goste do batom X, experimente misturá-lo com outro, sobreponha as cores;
Caso você não goste da base X, experiente utilizá-la com outro pincel, ou com os dedos, ou diluí-la em algum hidratante, ou até mesmo aplicá-la como corretivo.

REDESCUBRA seus produtos.

Analise aspectos como cor, pigmentação, aplicação, cobertura, acabamento, duração. Tais aspectos irão lhe dizer quais são seus gostos em termos de maquiagem. Fato que evitará gastos desnecessários com produtos que não se enquadrem em suas preferências (é claro, ousar e variar de vez em quando é sempre uma opção…).

Certamente você perceberá que vários itens etiquetados com “Não gosto” tem potencial para mudarem de etiqueta e já neste redescobrimento aposto que passará a enxergar com outros olhos vários itens.

Após isso, então sim chega a hora de responder as perguntas abaixo:
Por que não gosto do produto X?
Por que gosto do produto Y?

Obs.: “Porque sim” e “Sei lá” não são respostas válidas! Pense!

 

Curso de Automaquiagem Dever de Casa- Parte 2

Pegue os produtos etiquetados com “Uso” e “Não uso”, compare seus equivalentes (ex: um conjunto de sombras que usa e outro que não usa, uma base que usa e outra que não, etc.) e responda as perguntas abaixo com sinceridade.

Por que uso o produto X e não uso o produto Y?
O que o produto X tem para me atrair mais do que o produto Y?

Pense sobre, analise as características. O que eles possuem de diferente? Provavelmente reside na diferença a resposta para gostar ou não gostar. Saber o que te faz gostar de algo é fundamental para acertar na escolha de próximas aquisições.

Ex.: Comparando uma base que você gosta com outra que não gosta, quais efeitos diferem entre uma e outra? Cobertura? Acabamento? Textura?
Comparando uma sombra que você gosta com outra que não gosta, quais efeitos diferem entre uma e outra? Cobertura? Acabamento? Textura?

Hummm, consegue perceber? Já estamos construindo listas de preferências!

Caso algum produto esteja com as etiquetas de “Uso” e “Não Gosto” ao mesmo tempo, pergunte: Por que uso o produto X se não gosto dele? Depois inverta: Por que não gosto do produto X e o uso mesmo assim?

Agora faça o oposto. Caso algum produto esteja com as etiquetas de “Não Uso” e “Gosto” ao mesmo tempo, pergunte: Por que não uso o produto X se gosto dele? Depois inverta: Por que gosto do produto X e o não uso mesmo assim?

Por falta de opção? Por não saber como usar? Por ter custado caro? Por ter custado barato? Reflita…

 

Curso de Automaquiagem Dever de Casa – Parte 3

Pegue os produtos etiquetados com “Não sei usar”. Pergunte-se:

Você não sabe usar o produto em questão ou não sabe executar a função que lhe é inerente?

Sim, tem diferença! Por exemplo: não saber aplicar iluminador é diferente de não saber como aplicar o iluminador X.

Caso o problema esteja no produto, pesquise! Vá ao Mr. Google, procure por resenhas do mesmo, em algum momento alguém contará como utilizar. Mas tenha em mente: há várias maneiras de se utilizar um mesmo produto.

Caso o problema esteja na função do produto, teste, pesquise e conte-me qual produto você não sabe usar, provavelmente teremos uma lição específica destinada a ele ao longo do nosso curso de automaquiagem.

Amores, não darei respostas, a intenção aqui é fazer com que vocês pensem por si. Afinal, pretendemos construir aprendizados, não? Então, assim sendo, cabe a VOCÊ avaliar e responder as perguntas acima. Aliás, apenas o ato de perguntar-se já constrói aprendizados. Aposto que várias de vocês encontram respostas sem nem despender esforços.

 

Curso de Automaquiagem Dever de Casa – Parte 4

Após realizar estes deveres, agora sim é hora de ler (ou reler) as matérias abaixo. Contudo, tenha em mente: não é necessário adquirir de prontidão todos os itens de maquiagem que ainda serão mencionados ao longo do curso!

– Curso de Automaquiagem lição 1 – Para se maquiar é preciso…
– Kit básico de maquiagem facial
– Kit básico de maquiagem para olhos e lábios
– Quais pincéis de maquiagem são básicos e necessários?

 

CURSO DE AUTO MAQUIAGEM GIF ANIMADO

Então, o que acharam de 2ª lição do curso de automaquiagem? Descobriram algo novo? Redescobriram algum produto que não utilizavam? Conseguiram entrever seus gostos, habilidades, dúvidas e dificuldades? Contem-me! A opinião de vocês é essencial para a construção das demais lições!

Beijos Mil e até a próxima!
Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

P.S.: não se esqueça de sempre checar o Guia de Lições e também de se inscrever no nosso feed de notícias (ali no topo da barra lateral, abaixo de “Receba nossas novidades por e-mail”), assim você não perderá nadinha do nosso curso!

 

Dica de make up plus!
Saiba em detalhes (pois todos falam, mas até agora ninguém explicou):
Tendências de Maquiagem verão 2014: Quais serão hits e por quê?

Tendência de Maquiagem Quais makes irão bombar no verão 2014 e por quê 2

16 thoughts on “Curso de Automaquiagem Lição 2: Redescubra seu kit, reconheça seus gostos.

  1. Pingback: Curso AB Gratuito de Automaquiagem Online: Lista de Lições. | Acorda, Bonita!

  2. Amiga, acredita q eu era igualzinha vc dobre o material escolar? Amo tanto.. Ate hoje papelarias sao meus parques de diversao. E sobre essa liçao, eu ja fiz tbm rsrs nao etiquetei, mas ja testei tudo dessa forma descrita por vc. Batom vermelho nao consegui usar de forma alguma. Desisti e dei. E batons meio fluor tbm. As sombras drag da Jasmyne consegui usar as q nao gostava de forma diferente. Ja trstei tudo isso quase da mesma forma q vc disse. Entao, essa liçao ja foi feita rsrs
    :* :* :*

    • rsrsr, Aline, amor, então vc já ganhou estrelinha de ouro! rsrs

      Minha linda, esta reflexão em teste nos é essencial…
      Aposto que agora vc já sabe distinguir seus gostos bem melhor do que no início das peripécias de make ^.~

      Nossa, até hoje sou apaixonada por objetos de papelaria, tanto que tenho medo de entrar em uma! rsrs
      Era uma das épocas mais felizes do ano, aliás, acho que gostava mais até do que do natal! rs

      Beijos no coração, flor!

  3. Pingback: Curso de Automaquiagem – Lição 1: Para se Maquiar é Preciso... | Acorda, Bonita!

  4. Oi Lindona…
    Eu uso tudinho, até porque sou super controladora para comprar!!!
    Alguns uso mais, outros menos, mas uso tudinho!!!

    Mas vou te confessar que fiz uma limpeza nas makes não faz muito tempo, e ali me desfiz de muitas coisas, o que ficou… realmente uso tudo!!! Hoje em dia já sei bem meus gostos de make!!! Escrevi uma postagem mostrando as principais sombras que combinavam com meus olhos!!!

    Ahhhh sabia que tá quase certo que vou para Vitória em dezembro viu!!! Vamos nos conhecermos!!!

    Beijinhus

    • Angie, amor, AHHHHH, que feliz!!!! Amei ao cubo a notícia!!!!
      Caramba, irei amar conhecer-lhe no “mundo real”!!!
      Me avise, passo-lhe todos meus contatos e endereço, será um prazer imenso ver-lhe!

      Minha linda, tenho que confessar, agora eu mesma estou fazendo uma nova “limpeza” nas makes… rs
      Mas, além de de limpar a área, conseguir saber e entender nossos gostos é o fundamental!!!

      Vi seu post, achei lindo!!!
      Sorry, às vezes o tempo fica corrido, mas sempre leio suas postagens ^.~
      Beijos no coração, flor!

  5. adooorei o post. sou uma negação em maquiagem, e agora estou querendo saber aprender mais sobre o assunto, achei muito interessante e muito util. anciosa esperando a próxima liçao de casa.rs. ahh super indentifiquei em relação ao material escolar. era a melhor parte arrrumar os materiais aquele cheirinho de coisa nova é mara. kk
    bjs

    • rsrs, é mesmo, flor… até hoje também adoro material de papelaria!!!
      Obrigada mesmo, fico muito feliz em saber que você está gostando ^.~
      Breve breve teremos mais uma lição
      Beijossss

  6. Pingback: Os melhores gurus de maquiagem e beleza do YouTube | Acorda, Bonita!

  7. Pingback: O Melhor Primer Nacional: Primer Facial Poesia Salvatore | Acorda, Bonita!

  8. Este espaço é simplesmente maravilhoso!!!!! Há tempos vinha procurando por um curso de auto-maquiagem on line, mas tudo era tão vago, tão superficial enfim sempre havia um porem. No entanto agora encontrei esse lugar que é excelente, e espero que esse magnifico trabalho continue. De todo modo desde já grata. Josi

    • Josi, minha linda, obrigada mesmo!
      Sim, continuaremos com o curso. Sorry pela demora das lições… é que tenho tanto carinho por cada uma delas que nunca sinto que estão prontas… rs
      Beijos mil!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *