Macacão feminino e jardineiras – da 1ª Guerra ao Verão 2014

Já deu para notar que macacões femininos e jardineiras prometem virar hits no verão 2014. Todavia, você sabe como esta peça surgiu na moda? Sabe como usar? Venham comigo, aprenderemos juntas.

 

Macacões femininos e seu papel na história da moda

O macacão surgiu em 1791, feito em algodão resistente (ou de linho) e no início do século 20 começou a ser visto usado como uma roupa de proteção para mecânicos nos EUA.

Macacões de jardineiras tendência verão 2014

Já as mulheres só começaram a utilizá-lo em 1916, durante a primeira guerra mundial na Inglaterra.

Pausa para observações: A primeira guerra mudou completamente o rumo da moda – Muitas maisons fecharam suas portas, artistas como Paul Poiret e Jean Patou foram convocados e seus ateliês acabaram fechando. Houve um racionamento de materiais, as roupas ficam mais funcionais, e passam a gastar menos tecido. Pela primeira na vez história revistas de moda mostram roupas de luto em páginas inteiras, pois essas roupas na época eram usadas por longos período.

Depois surgiram novos estilistas, como por exemplo a Chanel (já ouviram falar?), com seus modelos confeccionados em tecidos mais baratos. O papel da mulher também mudou durante a guerra, com seus maridos, pais e irmãos longe as mulheres tiveram que enfrentar uma outra batalha,e o trabalho feminino foi necessário em diversos estabelecimentos. Farei um post futuramente sobre as mudanças na moda e no comportamento das mulheres depois da primeira guerra, mas voltando ao assunto: as mulheres começaram a usar o macacão para trabalhar nas fábricas inglesas durante esse período.

tendência verão 2014 macacão feminino vintage

O macacão durante a guerra civil espanhola foi utilizado por soldados e os primeiros aeronautas também o utilizaram.

Por volta de 1930 os macacões começaram a ser usados como roupa infantil, depois disso foi popular entre alguns atletas, mas só virou um ícone da moda nos anos 60, inicialmente como adaptação à prática de esqui – esporte muito popular entre os fashionistas – e depois como roupa casual e confortável.

tendência verão 2014 macacão feminino jeans e jardineiras

Entre os jovens americanos dos anos 70 as jardineiras utilitárias em jeans das marcas americanas Lee e Levis foram muito populares, e foi nessa época em que o macacão passou a ser reformulado e reinterpretado utilizando tecidos mais leves, criando versões para a noite, encurtando,  colocando uma sainha na parte de baixo… (aí que surgiram o macaquinho e as jardineiras do jeito que as concebemos atualmente).

tendência verão 2014 macacão feminino jeans

Assim sendo, desde então mais e mais estilos têm sido desenvolvidos em torno do item, transformando-o no que conhecemos hoje, com todas as especificidades,tecidos, cores, decorações, tamanhos, padronagens e feitios.

Tendência de moda para verão 2014 – Macacões e jardineiras

O macacão feminino e as jardineiras estão de volta ao mundo da moda, seguindo a vibe dos conjuntinhos e dos looks monocromáticos, prometendo ser uma das principais tendências da estação. Várias marcas internacionais importantes desfilaram seus modelos nas passarelas. Ele já está presente nos looks das celebridades de (inclusive no red carpet) e começando a aparecer em vários sites de street style.

Macacões de jardineiras estampados  tendência verão 2014

Aqui no Brasil a peça ganhou destaque no São Paulo Fashion Week e no Fashion Rio, os modelos vão desde os despojados aos mais elaborados.

Tecidos: Jeans, algodão, musseline, seda, linho, guipir e até couro.

Cores: Podem aparecer de todas as cores, mas as mais mais vistas por mim até agora foram o azul, o branco, o laranja, o denim, o off white, o bicolor e, para as fashionistas de plantão, os tecidos metálicos são uma ótima pedida.

Estampas também são muito bem vindas, especialmente as florais (característica mencionada na matéria sobre o Girly), as oncinhas, as étnicas, as de poá, as xadrezes, as geométricas e as de azulejo.

Modelagem: Tanto fluidas como estruturadas, tanto os comprimentos curtos quanto os longos e até mesmo os versão saia, mangas curtas ou sem mangas.

 

Tendência Verão 214 – Dicas sobre onde e como usar o macacão

tendência verão 2014 macacão feminino jeans e jardineiras

O macacão pode ser usado em qualquer ocasião desde uma festa super elegante até um simples happy hour com os amigos, vai depender de qual modelo e quais acessórios você pretende utilizar. Veja algumas dicas:

  • Para usar macacão e jardineiras durante o dia:

Para fazer compras no shopping, tomar um café com as amigas ou sair para almoçar com a sua sogra eu sugiro modelos mais curtos como as jardineiras em jeans, inclusive o macacão-saia, ou macaquinhos de tecidos leves e coloridos. Para quem não gosta de por as pernocas de fora a jardineira jeans e os macacões longos de malha são opções muito bacanas e confortáveis. Gosto de combiná-los com rasteirinhas e com tênis tipo keds, sapatilhas também são uma excelente opção, mas também fica muito bom com salto alto, especialmente o salto Anabela.

  • Para usar macacão e jardineiras numa festa formal :

Opte pelos modelos com pouca estampa e use acessórios discretos para dar um ar mais chique na produção, nos pés scarpins e sandálias altas são a melhor pedida. Bolsas grandes e médias dão ar informal demais – prefira pequenas e discretas, como as clutchs.

  • Para usar macacão durante um casamento:

As dicas são as mesmas que para usar em uma festa formal, mas caso você seja madrinha, sugiro que não utilize o macacão porque por mais que ele tenha bombado nos tapetes vermelhos e que existam muitos modelos divinos, essa moda de “macacão social” é passageira e você poderá se arrepender depois de um tempo (ou não. Lembre-se isso é apenas uma sugestão).

  • Para usar macacão e jardineiras na balada:

Usei um macacão de linho na cor off white cheio de botões eu fui linda pra balada, todo mundo elogiou e eu achei que tinha escolhido o look perfeito, até a hora que a as bebidas começaram a fazer efeito e eu tive que ir ao banheiro fazer pipi, deu trabalho, demorei mais do que gostaria e no banheiro feminino sempre rola uma fila básica. Então meu conselho é se você pretende usar macacão na balada, use um modelo confortável e que seja fácil de tirar.

  • Dica especial para as nossas queridas leitoras plus size:

Macacões de jardineiras plus size

O macacão é uma peça que, de certa maneira, tende a aumentar o tamanho do quadril. Uma maneira de suavizar isso é optar por modelos com as pernas mais afuniladas. Sugiro também que fique de olho nas estampas, já que algumas (especialmente as maiores e mais claras) criam a ilusão de que aumentam o volume, portanto fiquem atentas. Contudo, nada disso deve ser levado como regra. Caso seja da sua vontade, use o modelo de lhe convém. Apenas lembre-se: O essencial é sentir-se bem com a peça escolhida.

  • Dica especial para as todas nossas leitoras:

Caso você esteja com o orçamento apertado e não possa comprar vários modelos, opte por um que pode ser usado tanto de dia quanto à noite. O tradicional (longo) é uma boa opção.Ou invista numa peça atemporal, como a jardineira jeans que é independente de tendências.

  • Dica especial para quem é baixinha (eu) e quer alongar a silhueta:

Evite o modelo tomara que caia com pernas muito amplas, que achata a silhueta e prefira aqueles em uma cor só ou estampas com cor de fundo uniforme, além de investir no salto alto.

  • Faça sobreposições:

Use por exemplo, um colete, os com ponta são ótimos para alongar o tronco.

  • E para finalizar minha última dica é:

Você pode dobrar a barra do macacão, amarrar um laço na cintura, bordar ou customizar sua peça para que ela fique mais a sua cara.

Macacões de jardineiras jeans  tendência verão 2014

 E então, amores, gostaram da matéria? Gostam da tendência? Já utilizam e/ou utilizaram macacões e jardineiras em algum look? Também sentem uma certa nostalgia infantil ao olhar as peças? Contem-nos!

Beijos, Lina.
lina@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossos posts em 1ª mão em sua caixa de e-mails!!!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

Mural de Recados

comments

17 thoughts on “Macacão feminino e jardineiras – da 1ª Guerra ao Verão 2014

  1. Karina e Lina!!!
    Amo macacões, tenho dois, um de jeans que era da minha tia avó, eu herdei e uso até hoje, e adivinhem, ele é suuuuuper moderno, com a calça bem justinha, lindo!!! E outro é uma jardineira branca, mais para o verãozão mesmo!!!
    Adorei as dicas!!!

    Beijinhus

    • Angie, minha linda, também herdei um da minha mãe! rs
      E também super atual! Na verdade, a moda vem trazendo modelos TÃO inspirados nos anos 80 que parecem pastiche! rsrs

      Obrigada, flor!
      Beijosss

    • Flávia, poxa, somos do ES…
      Mas, dê uma volta por centros comerciais e/ou shoppings.
      Várias marcas estão apostando no modelito ^^
      Contudo, creio que em época de alto verão será mais fácil de achar…
      Beijosss

  2. gostaria de comprar um macacao tipo jardineira longo , tipo akele modelo c/ rasgado na perna , meu num. é 36 mais acho q tem q ser um num. maior pra ficar larguinho , acho q o 38. por favor sou do interior e aqui nao encontro de jeito nenhum , entrem em contato comigo . obrigado.

    • Ione, também gosto quando fica mais larguinho…
      Amor, o jeito é procurar pela net… Já vi alguns sites bacanas com esta peça.
      Se encontrar, nos conte!
      Beijos Mil!

  3. Pingback: O que é o FNO: A história ao redor do Vogue Fashion’s Night Out | Acorda, Bonita!

  4. Pingback: Trend Alert: Macaquinho | Soul Chic

  5. Pingback: Alto Verão 2014 - Com que roupa você vai? Na A Benedita tem! | Acorda, Bonita!

  6. Pingback: Elegância no Verão - Como vestir-se bem em dias de calor | Acorda, Bonita!

  7. Pingback: História do Macacão / Jardineira | Bee Boots

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>