Acordei bonita: como parecer que você está sem maquiagem

No makeup look, cara de bonita, cara de rica ou, como costumo chamar, maquiagem Acordei Bonita. Venham comigo, vamos aprender truques para se maquiar com tanta delicadeza ao ponto de fazer sua maquiagem parecer invisível.

No artigo “Tendências de Maquiagem verão 2014: Quais serão hits e por quê?” uma das tendências mencionadas é o look que costumo chamar de “Acordei Bonita” o qual consiste, basicamente, numa maquiagem minimalista praticamente invisível, cabível em todas as situações. Afinal, tal maquiagem tem como ponto chave a sutileza e, convenhamos, não há nada mais elegante em do que ser sutil.

Usar um batom escandaloso, um olho mega marcado, um pele tão preparada em camadas ao ponto de parecer boneca de porcelana são efeitos super válidos!

Entrementes, na minha concepção, tudo que transpassa esforço demasiado soa falso. Não que isto seja ruim, todas nós temos (e precisamos ter) nossos momentos over. Mas, quando há o exagero, consequentemente a maquiagem acaba por desviar a atenção ao seu “eu mesmo” ao invés de ressaltar a beleza natural de quem está por trás das camadas de cores. Caso esta seja sua intenção, okay, também é válido! Afinal, lembre-se sempre: Maquiagem é uma brincadeira cujo principal objetivo é divertir e agradar quem a utiliza.

Sendo assim, pegando o embalo da brincadeira, que tal brincar de fazer uma maquiagem não-maquiagem? Teste! Caso não goste, basta demaquilar.

Eis aqui algumas dicas de ouro para fazer o Acordei Bonita com maestria. São dicas básicas, algumas até mesmo óbvias demais. Todavia, como sempre costumo dizer, perceber o óbvio não é tarefa tão simples assim…

Atenção: são apenas dicas, não são regras! Há várias maneiras de fazer o look Acordei Bonita, as principais variações virão conforme o seu tipo de pele. Contudo, no geral, as dicas abaixo são cabíveis à maioria.

Acordei bonita – Truques para não parecer que você está usando maquiagem

Acordei Bonita no make up makeup maquiagem natural Karina Viega

Foto utilizada no artigo “Cabelo ruivo acobreado intenso com tintura C.Kamura 7.40 e 8.3” – Estou com preguiça de tirar outra, perdoável, não? :)

1 – Cuide da pele ANTES da maquiagem

Meninas, o look Acordei Bonita não funcionará caso seu intuito seja anular 1001 “imperfeições”. Ter uma rotina de cuidados com a pele é essencial! Não apenas para este make, mas também para todos os outros.

Sei que é um tópico piegas, mas é pertinente! Cuide da sua pele e você perceberá que todos seus produtos de maquiagem passarão a funcionar com eficácia potencializada.

Não é necessário mover mundos e gastar fundos. Aqueles produtinhos mega caros recomendados por “pseudo-gurus” não são insubstituíveis tampouco infalíveis. Eles funcionam para a pele DELAS, talvez não funcione na sua e o resultado será frustração e dinheiro jogado fora.

Somente o tempo e testes lhe dirão quais produtos serão ideais para a SUA cútis. Contudo, a fim de encontrá-los, primeiramente você deve reconhecer as necessidades e características da sua pele e, acima de tudo:

Não espere ter o kit de skincare dos sonhos para ter uma rotina de cuidados com a pele. O hábito vem antes das aquisições.

Independentemente dos produtos, sejam eles de farmácia ou de high brands, os passos essenciais são os mesmos:
- Limpar
- Esfoliar
- Hidratar
- Proteger

2 – Use um primer pré maquiagem

Conforme lhes contei na resenha do Primer Poesia da Salvatore, um bom primer fará o papel de “reboco pré maquiagem”, nivelando a textura da pele e, por consequência, facilitando a dica nº 4.

Ademais, dependendo do tipo de primer escolhido, ele também pode:
Reter a oleosidade excessiva da pele;
Manter a hidratação;
Minimizar a aparência de poros e linhas finas de expressão;
Doar um brilho sutil para peles ressecadas e opacas;
Etceteras‎ mil.

Ou seja, ao contrário do eu muitos pensam, a função do primer não é apenas prolongar a duração da maquiagem, ele pode ser utilizado até mesmo sem necessariamente termos que aplicar base por cima.

Saiba mais sobre primers em Kit básico de maquiagem: Maquiagem Facial.

Truque Plus I: Ao invés de um primer iluminador, você também pode misturar um pouco de hidratante com algum iluminador líquido e aplicar nas áreas em que a “luz beija o rosto”, enfatizando ainda mais o efeito de glow natural inerente ao Acordei Bonita.

3 – Repense sua necessidade de base

Você realmente precisa aplicar uma base ou pequenas correções em áreas estratégicas já são suficientes?

Para o look Acordei Bonita a máxima “menos é mais” deve ser levada ao extremo, tanto na quantidade de camadas quanto na quantidade de produtos.

Caso você não consiga maquiar-se sem base (e isso dependerá do seu tipo de pele), opte por alguma de cobertura leve ou até mesmo substitua por BB Creams ou Tinted Moisturizers (hidratantes com cor).

Evite bases de cobertura super seca e matte. O bonito do Acordei é exatamente deixar que a pele transpareça seu glow natural.

Para quem tem pele seca, o tal “glow natural” praticamente não existe (digo por experiência!), então aplique um hidratante bem potente e sobreponha-o, se necessário, com produtos de acabamento acetinado ou luminoso – geralmente maquiagens de preparação destinadas a este tipo de pele possuem acabamentos com as características mencionadas. Fazer uso da Dica Plus I mencionada no tópico 2 também é uma excelente opção para peles ressecadas.

Truque plus II: não é necessário gastar dinheiro a fim de obter um Tinted Moisturizer, apenas dilua sua base em algum hidratante e pronto, eis aqui a sua versão DIY do produto.

4 – Blend, blend, blend!!!

Amores, no que concerne à maquiagem, não há termo melhor para dizer o intuído do que o verbo to blend. Blend significa mesclar, misturar, difundir – e é exatamente isso que queremos (ou não) para a maquiagem Acordei Bonita: difundir os produtos aplicados a fim de que eles pareçam parte de sua cútis.

Não apenas para a etapa de preparação da pele este tópico é válido. Blend well todos os produtos utilizados, incluindo blush, batom e sombras e lápis (sim, há como usarmos os dois últimos itens neste make!)

5 – Opte por blushes opacos e, de preferência, cremosos ou líquidos

Não existe mulher saudável sem blush! Logo, tendo em vista que queremos uma cara de saúde natural, este item é impreterível. Todavia, blushes cintilantes e com tonalidades que fujam à cartela de cores de um rosto naturalmente corado irão destoar do propósito desta maquiagem. Deixe a cintilância (glow) para a preparação da pele

Digo para preferir texturas cremosas ou líquidas porque as mesmas não interferem no viço pretendido. Contudo, caso sua pele seja oleosa em demasia, blushes opacos em pó serão bem vindos.

Atente-se à escolha das cores. Ao escolher, pense em como ficariam suas bochechas caso você estivesse rubra de vergonha ou bronzeada de sol.

Para o rubro de vergonha:
Blushes em rosa queimado (também chamado de rosa chá) são excelentes alternativas para peles claras e morenas claras. Já para quem tem pele oliva e/ou amarelada, o rosado pode ser substituído por tons corais e pêssegos. Para peles negras, tons arroxeados ou vinhos são o equivalente.

Para o bronzeado de sol:
Opte por blushes ou bronzers em tons de terracota (marrom queimado/ cor de pele bronzeada) levando sempre em conta a tonalidade de sua pele. Quanto mais clara for, mais claro deverá ser o terracota em questão e vice versa.

Meninas, tomem muito cuidado com blushes nesta tonalidade, procure algum cuja cor seja no máximo dois tons acima da sua pele e cujo subtom não seja nem alaranjado nem acinzentado em demasia, caso contrário, ao invéns de Acordei Bonita, teremos como resultado um Acordei Suja.

6 – Escolha o verdadeiro nude como batom e/ou gloss

Um aspecto que poucos abordam é que o tom nude NÃO é o mesmo para todos os tipos de pele. O verdadeiro batom nude é aquele que acompanha a coloração natural dos lábios, não o “beige”. Assim sendo, tons rosados vão bem em peles claras, rosas amarronzados em morenas e marrons “tipo café com leite” em negras.

7 – Utilize pó facial com parcimônia e sabedoria

Mais uma vez entra a questão do glow natural da pele. Percebo que aqui no Brasil as mulheres têm uma tara por pós faciais. De fato, nosso clima quente e úmido tende a acarretar oleosidade na pele. Mas isso é normal, não é um defeito! Por certo existem casos específicos de pessoas com a cútis muito oleosa, porém é um equívoco pensar que o pó facial seja a solução para isso.

A combinação de óleo + suor + pó resulta numa caca lamacenta na cara (convenhamos, quem é que deseja isso?).

Meninas, finalizar o make com pó deve ser uma opção, não uma regra. Analise sua pele e pense se você realmente precisa aplicar pó. Ao logo do dia, caso a pele comece a brilhar em demasia, aí sim vem o momento do touch up. MAS nem pense em aplicar o produto de cara. Retire o excesso de óleo com um blotting paper ou guardanapo e aí sim aplique uma leve camada de pó.

Recomendo pós translúcidos, pois além de fixarem e matificarem a pele na medida certa, eles não interferem na coloração original da maquiagem e, ainda melhor, hoje em dia a maioria dos pós deste tipo também possuem a função de soft focus, ou seja, difundem a luz a fim de minimizar a aparência de irregularidades na textura da pele.

Muitas de vocês já sabem, mas indicarei novamente o meu predileto: o Microfinish Powder da Make Up For Ever – Resenha completa AQUI

8 – Sobrancelhas no lugar

Já que o Acordei Bonita realça seus traços ao invés de desviar o olhar para a maquiagem em si, tenha em mente que as sobrancelhas estarão em evidência.

Perfeição é desnecessária. Então não fique encucada nem neurótica. Apenas mantenha os pelinhos no lugar – penteando ou aplicando gel para sobrancelhas se necessário (máscaras incolores cumprem esta função) – e corrija as falhas (novamente: se necessário) com alguma sombra matte ou lápis cuja coloração combine com a cor natural dos seus pêlos.

9 – Não dê a louca com máscaras de cílios

Cílios de boneca são mega desejados. Contudo não são naturais (salvo raros casos…). Aplique máscaras de cílios apenas para ressaltar, não para modificar.

Recomendo ao máscaras transparentes ou marrons para a maquiagem Acordei Bonita; O feito é de uma naturalidade linda, como se seus cílios realmente acordassem assim.

10 – Sombras, lápis e delineadores podem?

É claro que sim! Desde que os mesmo acompanhem a tonalidade de sua pele e que o tópico “4 – Blend, blend, blend!!!” seja levado em consideração.

Assim como o blush e batom, opte por tonalidades que complementem seu tom de pele.

O marrom com fundo quente é coringa! Mas mulheres mais claras com subtom frio também ficam bem naturais com sombras em tons de rosa queimado. Particularmente, prefiro acabamentos opacos. Mas sombras neutras com leve cintilância também causam um lindo efeito de olhar iluminado.

Você é daquelas que não sai de casa sem delinear os olhos com lápis? Teste trocar seu típico preto por um marrom e esfume o delineado, seja ele na linha d’água ou rente à raiz dos cílios superiores.

Os tópicos acima são apenas dicas, não são regras! Você pode (e deve) estilizar de Acordei Bonita conforme seus gostos e habilidades. Maquiagem deve ser motivo de diversão, não de stress, okay?

 

 

Acordei bonita ou No makeup look – Vídeos tutoriais

Meninas, aqui estão alguns tutoriais com o passo a passo do Acordei Bonita (ou, como eles chamam, do No Makeup Makeup look) executados por verdadeiros gurus de maquiagem – contei sobre eles em “O Melhores Gurus de Maquiagem e Beleza do YouTube“.

Pena que todos são em inglês, gostaria muitíssimo de colocar apenas vídeos em português como exemplo. No artigo citado conto-lhes o porquê da minha preferência pelos Makeup Artists internacionais. Não é menosprezo pela nossa cultua, longe disso! É uma questão de critério, contada em detalhes AQUI. Todavia, mesmo sendo em inglês, os vídeos são tão autoexplicativos que mesmo quem não fala a língua conseguirá entender o passo a passo.

Como vocês podem perceber, cada um deles tem um jeito diferente de fazer o Acordei Bonita, porém todos os caminhos levam à Roma.

Quem leu o artigo sobre os Melhores Gurus do YouTube, já sabe que sou apaixonada pelas técnicas e métodos do Wayne Goss. Logo, caso você esteja sem tempo ou saco para ver vídeos, recomendo que assista ao menos o “Hollywood skin: 100% invisible makeup“, pois é uma técnica que realmente vale aprender e praticar (fica a dica).

 

 

Então, o que acharam? Já usam alguma das dicas mencionadas? Já fazem a maquiagem Acordei Bonita (mesmo não nomeando assim)? Tem alguma dica extra? E dúvidas? Não se acanhem, comentem!

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

Gosta do Acorda, Bonita!? Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossos novos posts em 1ª mão.

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

 

 

 

comments

11 comentários on Acordei bonita: como parecer que você está sem maquiagem

  1. Carolina Borges
    18 de outubro de 2013 at 2:27 (3815 dias atrás)

    O pó translucido pode ser usado sem base ou ele só deve ser usado no final da maquiagem?
    Adorei esse estilo de maquiagem “Acordei Bonita”!

    Responder
    • Karina Viega
      2 de novembro de 2013 at 21:56 (3799 dias atrás)

      Obrigada, Carol!
      Pode ser usado sim ^^
      Principalmente se você quiser apenas matificar a pele…
      beijos mil

      Responder
  2. monique santos da encarnação
    18 de novembro de 2013 at 14:04 (3784 dias atrás)

    Amei as ideias. Diariamente uso rimel , batom nude e lápis somente no canto dos olhos para diminuir o olhar.Tenho a pele negra e gostaria de uma indicação de base que deixe o efeito de pêra.

    Responder
  3. Anelise
    12 de dezembro de 2014 at 19:01 (3394 dias atrás)

    Ka, o blog é incrível! Estou começando o processo Low Poo e fazendo o Cronograma Capilar pra tentar desvendar os mistérios do meu cabelo, que não é curly mas é bem tricky. Seu blog é o de melhor qualidade que já encontrei, obrigada por isso!
    Amo esse tipo de maquiagem, vou casar em março e quero uma maquiagem assim, bem natural e com cara de saúde. As maquiadoras daqui não entendem muito essa ideia e acho que vou fazer tudo em casa mesmo.
    Continue sempre! Suas dicas são salvadoras! Um beijo!

    Responder
    • Karina Viega
      14 de dezembro de 2014 at 7:50 (3393 dias atrás)

      Anelise, obrigada mesmo!
      Comentários como o seu são uma delícia!

      Também adoro este tipo de maquiagem, noivas com um make natural ficam linda!!
      Parabéns pelo casamento!

      Beijos mil!

      Responder

5Pingbacks & Trackbacks on Acordei bonita: como parecer que você está sem maquiagem

  1. [...] na coloração. Bases em camadas tendem a ter seu tom ressaltado. Logo, aplique com cuidado e “blend, blend, blend” o máximo possível (voltaremos a este ponto ao longo da [...]

  2. [...] Além de excelente hidratante natural, ou melhor, “selador” da hidratação, o óleo de argan Josie Maran também pode ser utilizado antes da maquiagem, doando um glow incrível ao make à lá “Pele de Rica”. [...]

  3. [...] de Bonita gastando pouco: Farmácias de manipulação costumam já ter receitas e/ou produtos prontos à [...]

  4. [...] de Bonita gastando pouco: Farmácias de manipulação costumam já ter receitas e/ou produtos prontos à [...]

  5. [...] Lição 37: Maquiagem com cara de “acordei linda assim” [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>