Curso de automaquiagem – Guia para escolha e aplicação da Base

Tendo em vista a quantidade de perguntas sobre como escolher e aplicar a base, pularei por ora algumas lições do curso de automaquiagem a fim de dividir com vocês tudo (ou quase) que sei sobre o tema.

Quem já leu incontáveis artigos sobre base e ainda assim não entendeu completamente esta etapa da maquiagem levanta o braço! Quem tem dúvidas sobre como, qual, onde e quando levanta o outro! Já consigo enxergar uma sala repleta de mulheres com mãos ao alto…

Amores, como falei acima, agora irei dividir praticamente tudo que sei acerca de bases. Será um artigo BEM longo e repleto de informações. Em outros blogs de beleza provavelmente iriam lhes enrolar e dividir este conteúdo em 10 matérias. Mas vocês sabem que aqui a informação vem numa tacada só.

Talvez este artigo requeira mais de uma leitura, mas peço-lhes de coração: leiam! Não prometo sanar todas as dúvidas somente aqui, contudo prometo que ao menos alguma de suas perguntas estará respondida neste post.

 

Curso de automaquiagem Lição 5 – Guia de Bases

Apesar de ser um item de rodeado de tabus, conceitos equivocados e vícios (pessoais e de mercado), o tema em questão possui apenas 3 pilares:

  • Formulação
  • Tonalidade
  • Aplicação

A ordem dos fatores acima não foi impensada, esta é a maneira ideal de se pensar o ritual de escolha da base. Contudo, tenham em mente que nenhuma característica é mais importante tampouco deve suplantar as outras. Todas são de igual importância no processo e, por isso, merecem atenção equivalente.

 

Guia para escolha e aplicação da Base – Formulação

Curso de automaquiagem – Guia para escolha e aplicação da Base swatches

Meninas, a preocupação acerca do tom ideal da base provavelmente encabeça o primeiro lugar em seus pensamentos. Porém de NADA adianta ter a cor perfeita na formulação errada.

Salvo raros casos, bases com propriedades anti oleosidade irão craquelar e rachar em instantes numa pele ressecada. Bases com propriedades hidratantes irão melecar e derreter em instantes numa pele oleosa.

Ainda dentro deste tópico, temos a variedade de texturas e acabamentos. Parece algo complexo, mas não é. Eu diria que a palavra “minucioso” é mais cabível. Para facilitar o entendimento, dividirei o tópico em subtópicos.

Por favor, amores, leiam! Caso alguma Bonita vier com perguntas já respondidas ao longo do artigo, não levará estrelinha dourada! (Bom, se mesmo ao ler DE VERDADE a dúvida persistir, não se acanhe em comentar/perguntar)

 

Formulação da base: Como escolher a formulação adequada

Já escrevi, mas não custa repetir: de nada adianta a cor ideal na formulação errada.

Ao escolher a base, leve em conta seu tipo de pele. Nenhuma base que não seja destinada à sua cútis lhe trará resultados satisfatórios. Por isso, ESQUEÇA as indicações de “favoritos” das “pseudo gurus”, os favoritos delas funcionam para elas!

God bless a indústria cosmética evoluiu bastante e, por isso, basta aprendermos a ler o rótulo a fim de entrever a melhor indicação da base em questão. Talvez não esteja especificado “Para pele Oleosa” ou “Para pele seca” na embalagem. Mas o acabamento da base irá denunciar para qual tipo de pele ela é mais bem destinada. Então, neste embalo, vamos para o subtópico seguinte.

 

Formulação da Base: Acabamentos

“Acabamento” diz respeito ao efeito que a base proporciona à pele.

Embora marcas diferentes utilizem nomenclaturas diferentes para designar o mesmo efeito, o esquema abaixo servirá para 90% dos casos.

  • Base com acabamento Matte 

Mais indicada para peles oleosas. Verdadeiras bases matte são BEM secas e foscas, não deixam nenhum vestígio de brilho no rosto.
Observo que este é o tipo predileto das brasileiras. Todavia, não entendo o porquê! Bases matte são bacanas para determinadas ocasiões, mas para o dia a dia não ficam naturais na pele.

  • Base com acabamento Demi Matte

Mais indicada para peles oleosas e normais. Geralmente são foscas, porém não tanto quanto as genuínas bases de acabamento matte. Elas proporcionam toque e aspecto seco ao rosto, porém deixam transparecer alguma luminosidade.

  • Base com acabamento Natural

Dependendo da formulação são cabíveis a todos os tipos e pele (mas não para extremos). Seu acabamento “imita” a luminosidade natural da pele e, portanto, é o tipo de acabamento mais indicado para quem deseja parecer estar sem base e/ou compor a maquiagem “Acordei Bonita” (Veja como fazer o Acordei Bonita AQUI). Algumas pessoas falam que são bases com aspecto “molhadinho”.

  • Base com acabamento Luminoso

Mais indicada para peles normais a secas. Geralmente contém partículas de brilho em sua composição.

  • Base com acabamento Acetinado

Mais indicada para peles normais a secas. Diferentemente das bases de acabamento luminoso, as acetinadas refletem a luz sem necessariamente ter partículas de brilho. Para ilustrar, pensem num tecido de cetim, assim é brilho de uma base acetinada. Particularmente, é meu acabamento predileto.

Dica: Caso sua pele seja mista ao extremo, ao ponto de uma base para peles oleosas não funcionar as áreas ressecadas e vice versa, o ideal é utilizar dois tipos de bases, uma para cada área do rosto. Outra opção é ir à caça e tentar encontrar alguma que seja cabível a todos os tipos de pele. São mais difíceis de encontrar, porém existem.

 

Formulação da Base: Cobertura

Amores, a função primordial da base é igualar o tom da pele e cobrir pequenas imperfeições.

Há sim algumas bases que, dependendo da pele aplicada, podem promover cobertura total ao ponto de dispensar o uso do corretivo. Todavia, bases pesadas com “efeito máscara” não são as mais indicadas para o dia a dia. Elas podem ficar lindas em televisões, mas à luz do dia seu rosto parecerá uma máscara (se esta for sua intenção, tudo bem, em maquiagem a regra mor é a sua vontade). Caso a base não dê conta de esconder tudo aquilo que você julgue necessário, utilize corretivos.

A meu ver, o poder dos corretivos é subestimado. Eles sim têm como objetivo esconder o que a base não cobriu. Assim sendo, não force a barra. Todo o efeito daquela base linda a qual você desejou e economizou por meses irá pelo ralo se utilizada em quantidades demasiadas.

Obs: as características abaixo variam bastante conforme a marca da base escolhida.

  • Base com cobertura leve

Iguala o tom da pele em pessoas que não possuem hipo nem hiperpigmentação e rosáceas. Algumas possuem poder de construção, podendo até chegar à cobertura media conforme o número de camadas.

  • Base com cobertura média

Geramente, são as mais versáteis. Além de igualar o tom da pele, este tipo de base conseue com eficácia cobrir rosáseas, amenizar machinhas e desigualdade de pigmentação na pele. Ademais, basta aplicá-la com esponja umedecida ou misturá-la com algum hidratante facial para obter uma cobertura mais leve. Assim como é possível construir camadas a fim de chegar numa cobertura quase total (dependendo do caso, total.)

  • Base com cobetura alta

Escondem até a mãe! E isso não significa necessariamente que são “melhores”. Tudo que foge à ao “tempo e lugar” deve ser evitado. Caso você tenha uma pele com poucas imperfeições, pra quê optar por uma base de cobertura alta? Caso você não vá para uma super balada, nem desfilar no red carpet nem se casar, pra quê usar uma máscara?

 

Potencial de construção de coberturas

A maioria das bases, sejam de leve ou alta cobertura, possuem potencia de construção, ou seja, são passíveis de serem aplicadas em camadas a fim de aumentar sua cobertura. Contudo, tenham ciência de que quanto mais camadas forem aplicadas, menor será a duração e a naturalidade da preparação da pele.

Particularmente, penso que a pigmentação da base deve se resolver por si só. Afinal, para atingir a tão sonhada “flawless face” camadas finas são cruciais! Então, antes de escolher sua cobertura ideal, pense qual tipo será a mais usada por você. Caso sua rotina peça por uma base de cobertura leve, é sem sentido adquirir uma de cobertura alta e ficar diluindo-a toda vez que for utilizar. O mesmo pode ser dito no que concerne ao oposto. Caso você só utilize base para sair à noite, é sem sentido adquirir alguma que requeira camadas sem fim para conseguir a cobertura desejada.

Antes de escolher, reflita sobre suas reais necessidades.

É claro que você pode adquirir quantas bases quiser de diferentes coberturas, mas não sejamos hipócritas. Boas bases costumam ter preço salgado e não é certo adquirir mais do que podemos arcar.

Outra questão pertinente a ser falada acerca do potencial de construção das bases é: NÃO é necessário sobrepor o mesmo número de camadas no rosto inteiro. Concentre-se nas áreas que quererem mais cobertura quando for lançar mão da construção. Ex: Pra quê aplicar 3 camadas de base na testa se sua área do rosto mais “problemática” é o queixo?

Somente prestem atenção na coloração. Bases em camadas tendem a ter seu tom ressaltado. Logo, aplique com cuidado e “blend, blend, blend” o máximo possível (voltaremos a este ponto ao longo da lição.)

 

Guia para escolha e aplicação da Base – Como escolher a cor ideal

Curso de automaquiagem – Guia para escolha e aplicação da Base tom

Na matéria “Como escolher o tom da base on line” há um compêndio mega completo sobre o assunto. Contudo, apesar de todas as dicas e truques, o ideal é testar previamente.

Mas apenas testar não garante, é preciso testar com consciência. Então, a fim de ajudar-lhes nesta empreitada, aqui estão algumas dicas de base (em ambos os sentidos).

 

Em busca da cor ideal…

Antes de ir à caça, olhe-se! Vá ao espelho, de preferência enrolada numa tolha ou vestindo algo que deixe seu colo, ombros e braços a mostra. Observe o tom e o subtom da sua pele como um todo, não foque apenas no rosto.

Há pessoas que possuem a pele do rosto um pouco mais escura do que o corpo;
Há quem possua o rosto mais claro;
Há quem possua o rosto mais rosado ao passo em que o corpo é amarelado;
E ainda há quem possua dupla tonalidade na cútis.

Visto que a principal função da base é uniformizar o tom da pele, o tom escolhido deve condizer com o restante do corpo. Afinal, ninguém quer parecer ser uma cabeça num corpo estranho (ou quer?). Não é necessário neurose, a cor da base dificilmente irá ser idêntica ao restante do corpo, porém é essência que haja harmonia.

O vídeo abaixo exemplifica e traduz o que escrevi (Wayne Goss, beijos para você!). É em inglês, mas também é tão auto-explicativo que todas conseguirão entender. Assistam! Será de grande ajuda…

Como demonstrado no vídeo, além do tom, o subtom “ditador” será aquele presente em seu pescoço e colo. Mesmo se sua pele do rosto for bem rosada, escolha um subtom de base que iguale as partes do corpo caso contrário seu make parecerá uma máscara.

Dica: Você já tem alguma base em mente, pesquise obre ela! Pergunte ao Mister Google, leia resenhas, conheça opiniões sobre o produto. Isso evitará cair em falácias de vendedor.

 

Na hora da compra

Vá à loja já ciente dos tons e subtons de sua pele (não precisa saber a cor exata, basta observar os aspectos mencionado acima), formulação, acabamento e cobertura desejados. É claro que nossa ideia inicial sempre pode mudar conforme formos testando as possibilidades. Contudo, ter parâmetros é um excelente ponto de partida.

Assim como no “momento observação”, vá de cara limpa, colo e ombros à mostra.

Provavelmente o vendedor lhe empurrará um tom alegado “o seu é este aqui”. Não acredite de prontidão, teste ao menos 2 tons acima e 2 tons abaixo da cor indicada. E nem pense em testar no pulso! No pulso sentimos apenas a textura e o acabamento da base, não o tom. O lugar ideal para testar a base é na linha do maxilar. Quando você achar que encontrou seu tom ideal, aplique-o no rosto inteiro. Indico que esta primeira aplicação seja feita com os dedos, pois assim você conseguirá realmente sentir a textura da base escolhida.

Após aplicar, dê uma passeada e observe:
-como a base se mostra na luz natural (ao ar livre),
-se a cor oxida e muda com o passar dos minutos,
-como a textura e o acabamento se comportam após um tempo em contato com sua pele.
NUNCA leve uma base sem observar tais aspectos.

Dica: Aqui no Brasil as lojas não tem o costume de da samples (amostras) para que você possa testar a base escolhida na calmaria do lar. MAS, perguntar não custa nada. Leve consigo um potinho vazio e peça um pouco da base escolhida para testar em casa. Sempre há aquele vendedor camarada quem irá ajudar-lhe (baste ter a sorte de encontrá-lo…). Caso não permitam, verifique as políticas de troca da loja em questão. Você tem o DIREITO de trocar o produto mesmo após utilizá-lo caso ele não lhe satisfaça.

 

Guia para escolha e aplicação da Base – Como Aplicar

Curso de automaquiagem – Guia para escolha e aplicação da Base APLICAR

Amores, não há mistérios, mandingas tampouco regras para aplicação da maquiagem. Há dicas e técnicas que pode (ou não) facilitar a obtenção de determinado resultado.

Em suma, existem três métodos principais de aplicação da base:
1) com pincéis
2) com esponjas
3) com os dedos

Não há certo nem errado. Caso o método utilizado funcione para você, mude apenas quando e se você quiser. Entretanto, pergunte-se: realmente prefiro o método X ou não sei fazer de outra forma? Caso a resposta seja a 2ª, repense. Toda escolha advém de opções.

Antes de aplicar a base, certifique-se de ter feito as etapas de preparação pré maquiagem e, acima de tudo, certifique-se de manter uma rotina de cuidados com a pele. Como escrevi na matéria “Acordei bonita: Como parecer que você não está usando maquiagem”, não espere ter o kit de skincare dos sonhos para ter uma rotina de cuidados com a pele. O hábito vem antes das aquisições. Aliás, não serei prolixa, nas etapas 1 e 2 da matéria citada já lhes contei sobre os cuidados básicos pré maquiagem e sobre a aplicação o primer.

Cuidou da pele e aplicou o primer? Então passemos para a aplicação da base “de fato”.

Indico começar do centro do rosto em direção as laterais, pois geralmente o centro requer mais correções. Aplique aos poucos, construindo camadas onde for necessário. Ao chegar às laterais do rosto, apenas espalhe o produto já aplicado, evite sobrepor camadas nesta região porque I- não é uma área que (geralmente) requer muitas correções, II- assim evitar-se-á diferenças entre pele e a linha dos cabelos. Aliás, cuido com as áreas próximas à raiz dos cabelos. Esfume bem, esvaneça a aplicação ao ponto de não haver divisórias perceptíveis de cor.

Meninas, agora soltarei um jargão: Menos é mais!

Aplique a base aos poucos, de pouco a pouco, de área em área. Evitem colocar uma montoeira de base sobre o pincel (ou esponja, ou dedos) tacar tudo sobre a face de uma só vez. A aplicação se torna bem mais difícil de executar e o resultado não será tão bonito. Ademais, aplicar é mais fácil do que remover. Logo, temos aqui outro argumento para o “comece aos poucos”

O principal segredo para uma flawless face é fazer com que a base se difunda com a sua pele. Para tanto, além de levar em consideração a formulação e a cor, é necessário ter carinho e paciência na aplicação. O tempo nos torna mais hábeis, com treino este processo se tornará cada vez mais rápido. Mas, para quem está iniciando, paciência e atenção são cruciais!

Dicas:

1 – Você sabia que não é “obrigatório” aplicar a base no rosto inteiro? Sendo a base da sua cor, podemos aplicá-la apenas nas áreas que requerem alguma correção e difundi-la (esfumar) pelo restante do rosto usando um pincel kabuki limpo.

2 – Falando em kabukis, mesmo se sua opção for aplicar com os dedos, esponja ou outro tipo de pincel, use um kabuki limpo em movimentos circulares para polir o rosto após a aplicação. Faça e você verá a diferença que este truque proporciona.

3 – Sobrancelhas com base? Só se for fantasia! Lembre-se sempre de limpar as sobrancelhas após a aplicação. Uma escovinha ou cotonete dão conta do serviço.

 

Guia para escolha e aplicação da Base – Resumo de dicas e apontamentos

Curso de automaquiagem – Guia para escolha e aplicação da Base DICAS

  • A principal função da base é igualar a tonalidade da pele e cobrir pequenas imperfeições, não mascarar. A correção é papel do corretivo, não da base.
  • Formulação e aplicação são aspectos tão importantes quanto encontrar o tom ideal.
  • SEMPRE observe a base à luz do dia. Luzes artificiais enganam.
  • Sempre observe o comportamento da base com o decorrer do tempo em contato com a sua pele.
  • Rosto e corpo devem estar em harmonia. Não escolha o tom da base baseando-se somente no tom do seu rosto, e também não tente mudar a cor do seu rosto com a base. Encontre o meio termo caso seu rosto e corpo possuam tonalidades muito diferentes.
  • Pele boa = Base boa. Então, cuide de sua pele antes de reclamar que nenhuma base lhe é cabível.
  • Seja um consumidor consciente! Teste quantas bases quiser e quantas vezes precisar, saia da loja e observe o comportamento da base ao longo do tempo e na luz natural, leve seu potinho vazio e peça um pouco para testar em casa, verifique as políticas de troca da loja e não tenha vergonha de ir lá e trocar caso não esteja satisfeita com o produto. Seja “chato” mesmo, é você quem tem o dinheiro.
  • Aplique a base aos poucos, com atenção, paciência e carinho.

 

Não tome nada do que foi escrito como regra.
Maquiagem é uma brincadeira cujo principal objetivo é divertir que a utiliza.
Logo: divirta-se!

 

Curso de automaquiagem – Guia para escolha e aplicação da Base TRUQUES

Que tal, amores, gostaram? Sei que ficou bem longo, mas foi produtivo, não? Querem listas de indicação de bases para cada tipo de pele? Você tem alguma dúvida ou dica?

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas lições em 1ª mão.

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

15 thoughts on “Curso de automaquiagem – Guia para escolha e aplicação da Base

  1. Pingback: Curso AB Gratuito de Automaquiagem Online: Lista de Lições. | Acorda, Bonita!

  2. oi Ka, ameiiiiiiiiiiiii a materia maaaaaaaassss. eu negra como sou…. e vivendo em Portugal onde a oferta de bases para peles escuras é muito escassa, tirando a sephora e a sleek… depois só marcas muito caras mesmo que teem meu tom… normalmente as vendedoras me aconselham sempre o tom mais escuro.. aí como eu faço para ver dois tons abaixo e dois tons acima??????

    bzooooooo

    • Nadia, amor, entendo bem o quão complicado é encontrar opções de cores para peles negra…
      Marcas como Mac, Bobbi Brown, Make Up For Ever e Laura mercier possuem uma gama de cores para negras bem bacana, mas, como vc falou, não são de preços muito amigáveis…
      Amiga, uma das opções é testar os tons mais escuros de diferentes marcas.
      Temos que sair à caça mesmo!
      Vais testando, uma hora sempre encontramos 😉
      No mais, flor, foi você quem me enviou um e-mail super bacana recheado de perguntas sobre makeup para negras?

      Beijos Mil.

  3. Pingback: Maquiagem importada: As melhores edições limitadas e gift sets de 2013 | Acorda, Bonita!

  4. Pingback: Nova Naked 3 Palette Urban Decay – Análise das cores e swatches | Acorda, Bonita!

  5. Pingback: Rosto Radiante com Argan Oil Josie Maran – Óleo de Argan para a Pele | Acorda, Bonita!

  6. Pingback: Kit de maquiagem completo com produtos Mary Kay – Parte 1: Preparação da Pele | Acorda, Bonita!

  7. Pingback: Guia de bases Giorgio Armani Beauty – Como e qual escolher | Acorda, Bonita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *