Como fazer o delineado de gatinho – Passo a passo em gif animado

Explorando um pouco a mais as tendências de maquiagem para o verão 2014, hoje abordaremos algo que acarreta amor e ódio às mulheres: o delineado de gatinho.

 

Como escrevi na matéria “Tendências de Maquiagem verão 2014: Quais serão hits e por quê?”, delinear os olhos é uma técnica de maquiagem tão enraizada na psiquê feminina que, a meu ver, nem é correto chamar de “tendência”. De Cleópatra às pin ups dos anos 50; de Twiggy e Edie Sedwick ao street style contemporâneo; olhos delineados liderariam o ranking de maquiagens mais executadas caso houvesse algum (há?).

Como fazer o delineado de gatinho Twiggy e Edie Sedwick

Além de simples, o traçado sobre os olhos pode compor inúmeros efeitos dependendo apenas de variações mínimas como ângulo e espessura. Todavia, nem sempre simples é sinônimo de fácil. Inúmeros são os tutorias sobre como fazer o delineado de gatinho, e mesmo assim o número de dúvidas é ainda maior.

Abordaremos este tema com pormenores cautelosos no nosso curso de auto maquiagem. A matéria de hoje resume-se  a um passo a passo básico executado pelo makeup artist Daniel Martin para a New York Magazine. Amores, deixarei bem claro, esta matéria é uma adaptação. Caso vocês queiram olhar a versão original, basta clicar AQUI.

Pausa para apelo:
Bem que a blogosfera poderia ser mais sincera para com seus leitores. Constantemente leio artigos simplesmente traduzidos na cara dura sem menção de fontes. Inspirar-se é natural, copiar é plágio (quer seja de matérias em inglês, quer seja em português).

De fato, os gifs animados são mais interessantes do que as dicas estritas na matéria fonte. Então, irei incrementar este tutorial com truques diversos.

Antes de tudo, tenham em mente que este é apenas um dos inúmeros meios de atingir este resultado. Talvez este passo a passo venha a lhe ser útil, talvez não lhe acrescente em nada.

 

Passo a passo em gif animado – Como fazer o delineado de gatinho

Obs: Este tutorial foi executado com uma caneta delineadora. Há como seguir os mesmo passos com outros tipos de delineadores. Talvez alguns ajustes sejam bem vindos. Contudo, pensando nas habilidades individuais, sempre haverá ajustes.

 

Passo 1

Como fazer o delineado de gatinho passo a passo em gif animado 1

O Makeup Artist Daniel Martin aconselha que primeiramente apliquemos a máscara para cílios, pois a máscara formará uma “base” mais firme a qual irá conter deslizes do aplicador.

Confesso que nunca havia testado desta forma até então. Agora lhes digo por experiência que realmente facilita nosso trabalho.

Além de conter borrões, desta forma também conseguimos enxergar melhor os espaços entre os cílios e, por consequência, preenchê-los com eficiência adquirindo assim um delineado bem rente à raiz.

 

Passo 2

Como fazer o delineado de gatinho passo a passo em gif animado

Agora é hora do esboço.

Com delicadeza, puxe a pálpebra visando criar uma superfície lisa a qual facilite a aplicação. Meninas, cuido neste puxadinho, ele deve ser “inho” mesmo, caso contrário haverá deformidade no traço.

Não tente fazer um traçado único, principalmente se você ainda não tiver muita destreza na técnica, pois os riscos de erros são eminentes e iminentes (salvo raros casos).

Comece do canto externo em direção ao centro dos olhos. Depois faça o caminho oposto, do canto interno ao centro, juntando ambos os traços.

Nada de neuroses agora. Lembrem-se, este é apenas o rascunho do resultado final.

 

Passo 3

Como fazer o delineado de gatinho passo a passo em gif animado

Pegue um cotonete ou enrole um pouco de algodão num palito de dentes. Aliás, a segunda opção é melhor, afinal, quanto mais pontiaguda for a superfície, mais fácil será a execução deste passo.

Ah, lembrem-se de deixar este material preparado antes de começar o passo a passo! Ele só funcionará enquanto o delineador estiver ainda molhado.

Puxe o canto da pálpebra e carregue o pigmento já depositado para além da linha dos cílios, formando assim um traço-guia (um “puxadinho”) para o gatinho porvir.

 

Passo 4

Como fazer o delineado de gatinho passo a passo em gif animado

Agora sim é hora de “puxar o gatinho” e polir o visual.

Do canto externo para o centro, aplique o delineador sobre o traço-guia formado no passo anterior e faça o acabamento (leia-se: conserte os eventuais erros de percurso).

 

 Resultado final

Como fazer o delineado de gatinho passo a passo em gif animado

E pronto, eis aqui o resultado final.

Agora é só acender sete velas, prometer pulinhos para são longuinho e acreditar piamente ser capaz de reproduzir o delineado no outro olho. Amores, sei que vocês já devem estar cansadas de ler o seguinte jargão, mas é fato:

Delineado é uma questão de prática.

De nada adiantará os incontáveis tutorias lidos e assistidos se as dicas não forem colocadas em prática. E nem a prática nos imune de erros! Então, erre, repita, erre, acerte, erre…

Como escreveu o grande poeta Manel: “Repetir repetir – até ficar diferente. Repetir é um dom do estilo.”

Como fazer o delineado de gatinho Twiggy

Agora que já falei, é hora de vocês me contarem os causos. O que acharam deste pequeno tutorial? Alguma dica lhes foi útil? Qual é a sua maior dúvida e/ou dificuldade ao fazer o delineado de gatinho? Além do delineado, vocês gostariam de mais foto tutoriais de maquiagem? Sobre o quê? Contem-nos!

 

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas lições e matérias em 1ª mão.

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

4 thoughts on “Como fazer o delineado de gatinho – Passo a passo em gif animado

  1. Adorei o post é tudo isso mesmo! Delineado é coisa de prática eu já sofri muito e agora sai bem mais fácil.
    Passando para desejar uma ótima semana.
    Beijo grande.
    yarasousa.blogspot.com.br/
    loja do blog
    andancastore.loja2.com.br/

  2. Pingback: Para penteados modelados: Pomada Puro Luxo da Feito Brasil | Acorda, Bonita!

  3. Pingback: Curso de Automaquiagem: Como Fazer Maquiagens Artísticas – Passo a Passo com Fotos | Acorda, Bonita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *