Pomada Cicatenol: mais potente e barata do que o Bepantol

Há meses venho usando um produtinho que tem sido o responsável por não deixar minha pele do rosto (sim, rosto!) craquelar ao ponto do pó neste clima maluco do nosso Brasil varonil: a pomada dermatológica Cicatenol.

Ela consiste, basicamente, num genérico do antigo Bepantol. Porém melhor. Explicarei detalhadamente o que é, como funciona e como uso. Contudo, antes de irmos ao meu salvador, coloquemos em cheque o tópico a seguir para facilitar nosso raciocínio.

 

O antigo e o novo Bepantol – Quais são as principais diferenças?

Muitas já estão fartas de saber acerca das propriedades “milagrosas” do badaladinho Bepantol. Outra informação que também não é novidade é o fato do Bepantol ter passado por reformulações, as quais o tiraram da categoria de medicamento para ocupar as prateleiras de cosméticos nas farmácias.

Tal mudança não ocorreu apenas em termos de classificação, a composição do queridinho também sofreu alterações. Aliás, exatamente essas alterações foram responsáveis por extirpá-lo do posto de medicamento e transformá-lo em “cremezinho de mulherzinha” – assim se refere um amigo tatuador quem, pelos motivos citados, parou de indicar o Bepantol como tratamento para tatuagens recentes.

De fato, a cosmeticidade da pomada Bepentol Derma melhorou, afinal, agora ela é certificada como cosmético. A pomada se tornou mais hidratante, de melhor aplicação e absorção. Todavia, as propriedades medicinais decaíram. Ou seja, ao invés de tratamento regenerador, o Bepantol passou a ser um produto de cuidado para com a pele ressecada.

Não digo que esta mudança seja de todo “ruim”, apenas ressalto que os fins e efeitos são diferentes. Anteriormente, a pomada Bepantol era indicada para auxiliar na regeneração da pele lesionada. Agora seu melhor destino é para hidratação de áreas ressecadas.

Ademais, a concentração do principal ativo, o dexpantenol (vitamina B5), por certo diminuiu. Antes havia 50mg de dexpantenol para cada 1g de excipiente. Agora a empresa não divulga qual é o atual percentual, pois cosméticos possuem sigilo de fórmula. Mas, tendo em vista que a quantidade de ingredientes da nova fórmula Bepantol Derma é maior e levando em conta a lei da física “dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço”, logo supomos que a concentração do principal ativo é menor do que em sua época de medicamento.

Se você, assim como eu, tem saudades do antigo Bepantol, apresento-lhes o atual salvador da minha pele:

 

Pomada dermatológica Cicatenol: Regeneração para peles sensíveis e ressecadas

Cuidando da pele pomada Cicatenol mais potente e barata do que o Bepantol

Conforme lhes contei acima, o Bepantol possuía registro de medicamento e, como acontece com todo medicamento após sua fase probatória, laboratórios passaram a desenvolver versões genéricas. O Bepantol virou cosmético (versão Derma), mas seus antigos genéricos não (God Bless!). Um destes genéricos é exatamente a pomada dermatológica Cicatenol, desenvolvida pelo laboratório EMS, o qual possui o maior portfólio em medicamentos genéricos no Brasil. A composição da pomada Cicatenol é bem parecida com a da antiga pomada Bepantol, salvo variações de emulsificantes:

- 50mg de dexpantenol (vitamina B5) para cada 1g de excipiente

Excipientes Cicatenol: Álcool cetoestearílico, álcool cetoestearílico etoxilado, propilenoglicol, monoestearato de glicerina, lanolina, óleo de amêndoas, palmitato de isopropila, petrolato branco, água purificada.

Excipientes antigo Bepantol: Emulsificante protegin X, álcool cetílico, álcool estearílico, cera branca, lanolina, vaselina branca, óleo de amêndoas, óleo de parafina e água purificada.

Todavia, há uma diferença gritante em termos de textura. Inclusive tal diferença acarretou meu amor: O Cicatenol é NÃO é oleoso e pegajoso como o antigo Bepantol nem como o Bepantol Baby (o qual ainda continua com registro de medicamento). Além disso, também é menos oleoso do que o atual Bepantol Derma!!!

É claro que a “melequice” básica inerente às pomadas existe, mas no Cicatenol é bem atenuada em comparação com TODAS as versões do Bepantol. Ainda comparando, o Cicatenol é mais consciente e, portanto, mais difícil de espalhar do que o novo Bepantol Derma. Mas, na minha concepção, seus benefícios suplantam este pequeno entrave.

Quais benefícios? Esmiucemos…

 

Cuidando da pele: Cicatenol, mais potente e barato do que o Bepantol Derma

Cuidando da pele pomada Cicatenol mais potente e barata do que o Bepantol

Amores, digo “mais potente” no que concerne ao potencial de tratamento para a pele sensibilizada e lesionada – esta é a finalidade da pomada Cicatenol.

Enquanto o Bepantol perdeu em potencial regenerador para ganhar em potencial hidratante, o Cicatenol permaneceu com elevado percentual de dexpantenol (50mg para cada 1g de exipiente).

Por que o dexpantenol é tão importante? Prossiga com o tópico a seguir.

 

  • Dexpantenol – Qual é a função desta substância no tratamento da pele

O dexpantenol, substância ativa do Cicatenol e presente em menor quantidade no Bepantol Derma, forma uma camada protetora e impermeabilizante a qual protege a pele do ressecamento e de agressões externas. Entretanto, além de proteger, tal substância também tem poder de tratar, combater e regenerar, pois é um ativo rapidamente transformado em ácido pantotênico nas células da pele e das mucosas.

O ácido pantotênico é um componente da coenzima A, necessária para os processos de regeneração e cicatrização, o qual estimula a multiplicação das células basais que realizam a epitelização da epiderme e dos fibroblastos. Simplificando (ou traduzindo): este ativo atua sobre a síntese do colágeno, constituinte fundamental da derme, acelerando e propiciando a regeneração e cicatrização da pele.

Sendo o Cicatenol mais “puro” do que a nova versão do Bepantol, seus resultados são melhores quando o objetivo é regenerar. Caso seu intuito seja apenas hidratar, o Bepantol é o mais indicado. Entretanto, basta misturarmos Cicatenol com hidratante convencional para obtermos algo bem parecido com o novo Bepantol Derma.

Portanto, já que 30 gramas da pomada Cicatenol custa 8 reais e 20 gramas do Bepantol Derma custa 18, prefiro ao cubo investir no primeiro.

 

Cicatenol, mais potente e barato do que o Bepantol – Como usar

Cuidando da pele pomada Cicatenol mais potente e barata do que o Bepantol t

Meninas, gosto tanto do efeito desta pomada que a utilizo até como primer pré maquiagem naqueles dias em que minha pele grita por socorro. Tenho a pele super ressecada, ressecada ao ponto de ferir. Além de hidratantes, preciso de algo que me ajude a regenerar a pele. Por este motivo o Cicatenol virou meu fiel escudeiro.

Já estou no meu segundo tubo (o primeiro tubo durou uns 2-3 meses de uso diário). Em 99% das vezes utilizo no rosto, após higienizar a pele e após o hidratante facial convencional. Aplico-o nas áreas mais ressecadas, como ao redor dos olhos, nariz, lábios e ao redor dos lábios. Já cheguei ao ponto de aplicar no rosto inteiro, mas isso não é algo rotineiramente necessário. Quando a situação está desesperadora, o ideal é aplicar três vezes ao dia. Amores, atenção com a quantidade! Um tiquinho já basta para obter o efeito desejado.

Outro ponto importantíssimo: além de evitar o ressecamento extremo, com o uso contínuo observei melhora na textura da pele; na elasticidade; e, ainda melhor, as linhas finas de expressão reduziram perceptivelmente!

MAS, tenham em mente que estou usando a pomada há 3 meses no mínimo 2 vezes ao dia principalmente ao redor dos olhos e lábios. Logo, não esperem que todos estes benefícios venham logo na primeira aplicação, okay?

  • Super dica para maquiagem em peles ressecadas

Quem tem a pele seca, sabe o quão frustrante é ver sua maquiagem craquelando ao longo do dia. Para evitar que isso aconteça, aplico uma fina camada da pomada Cicatenol nas áreas onde o “craquelamento” costuma acontecer. No meu caso, principalmente na área ao redor dos olhos. De coração, foi a descoberta do ano! Antes eu vivia reclamando por causa de corretivo craquelado. O Cicatenol deu jeito neste problema.

 

Então, amores, gostaram da dica? Quem tem saudades do antigo Bepantol? Quem prefere o novo? Alguém aqui já testou a pomada Cicatenol? Contem-me!

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita
Gosta do Acorda, Bonita!? Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossos novos posts em 1ª mão.

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

comments

45 comentários on Pomada Cicatenol: mais potente e barata do que o Bepantol

  1. Giuliana
    13 de setembro de 2013 at 13:30 (1552 dias atrás)

    Possuo a pele oleosa e queria usar para melhorar os aspectos de manchas devido a espinhas em algumas partes do corpo. Você acha que ajudaria e que seria propício pro meu topo de pele já que o produto possui óleo na sua composição?

    Adorei o post!

    Responder
    • Karina Viega
      15 de setembro de 2013 at 1:28 (1550 dias atrás)

      Obrigada! Flor, o ideal é procurar seu dermatologista…
      O Dexpantenol não tem como função clarear a pele. Ele ajuda bastante no processo de regeneração o que, por consequência, pode ser que ajude a melhorar manchinhas, mas não é garantido…
      Beijosss

      Responder
    • Mayla
      12 de outubro de 2015 at 2:22 (793 dias atrás)

      Oi Giuliana, eu uso o Cicatenol há algum tempo e também possuo a pele oleosa, no meu caso eu realmente vi a diferença, várias manchas clarearam consideravelmente! Mas como a Karina disse, consulte um dermatologista para ter certeza. :)

      Responder
  2. Giuliana
    13 de setembro de 2013 at 14:20 (1552 dias atrás)

    Pode ser usado para regeneração de pele oleosa e acnéica?

    Responder
    • Karina Viega
      15 de setembro de 2013 at 1:26 (1550 dias atrás)

      Giuliana, o ideal é procurar um dermatologista e perguntar…
      Tenho a pele super seca, por experiência própria é difícil de dizer :/
      Beijos Mil.

      Responder
    • Karina Viega
      14 de setembro de 2013 at 12:52 (1551 dias atrás)

      Obrigada, flor!
      Concordo contigo ^^
      Beijosss

      Responder
  3. maria alice borges valle
    14 de setembro de 2013 at 1:19 (1551 dias atrás)

    adorei esta dica, bom saber que esta pomada eh mais “potente” e melhor ainda, mais barata. Vou procurar pra comprar pra mim também.

    Responder
    • Karina Viega
      14 de setembro de 2013 at 12:51 (1551 dias atrás)

      ;)

      Responder
  4. Aline
    14 de setembro de 2013 at 23:45 (1550 dias atrás)

    Comprei a pomada cicatenol sem querer pq pedi para o farmacêutico o Bepantol ai ele me deu esse ai o cicanetol, como estava na correria nem percebi coloquei na bolsa e só quando cheguei em casa foi que eu me dei conta rs mais estou testando espero obter um bom resultado!
    Mais a sua dica ajudou muito depois volto para falar sobre o resultado! Valeu!

    Responder
    • Karina Viega
      15 de setembro de 2013 at 1:20 (1550 dias atrás)

      Aline, também espero que você goste!
      Conte-nos sim ^^
      Beijosss

      Responder
  5. Tammy
    15 de setembro de 2013 at 10:24 (1550 dias atrás)

    Oi, tudo bom?
    Adorei o post, sempre quis comprar o Bepantol mas ouvi falar sobre a nova reformulação e que o preço foi aumentando cada vez mais.
    Qual o preço mais ou menos da Cicatenol? Muito bom sabermos que podemos substituir por algo melhor e de melhor custo benefício, né?

    Beijo,
    tammycezaretti.blogspot.com.br

    Responder
    • Karina Viega
      22 de setembro de 2013 at 3:08 (1543 dias atrás)

      É verdade, Tammy, o Bepantol aumentou de preço absurdamente!
      O cicatenol é baratinho, dá para encontrar entre 5 e 12 reais ^^
      Beijos mil.

      Responder
  6. Pâm
    16 de setembro de 2013 at 13:04 (1549 dias atrás)

    Gente, que babado! Não conhecia essa pomada. Já vou procurar dela por aqui! Gostei muito pelo fato dela não ser tão oleosa ;)
    Valeu a dica!

    Bjinhos ;*
    Pâm

    Responder
    • Karina Viega
      22 de setembro de 2013 at 3:07 (1543 dias atrás)

      Que isso, Pam, de nada! Nos conte se gostou quando usar ;)
      Beijosss

      Responder
    • Karina Viega
      22 de setembro de 2013 at 3:09 (1543 dias atrás)

      Obrigada, Sheila!!!
      Conte-nos depois se gostou ^^
      Beijosss

      Responder
  7. Cristine
    17 de setembro de 2013 at 14:44 (1548 dias atrás)

    Karina, sabe aquela receita de creme antirugas que leva bepantol, hipoglós e arovit? Sabe se da pra substituir o bepantol pela cicatenol nessa receitinha tbm?

    Responder
    • Karina Viega
      22 de setembro de 2013 at 3:10 (1543 dias atrás)

      Cristine, dá sim ^^
      Aliás, quando “descobri” o Cicatenol foi exatamente por estar atrás do Bepantol para fazer esta receitinha…
      Substitui e deu muito certo!
      Beijos

      Responder
  8. Esther Mara
    22 de setembro de 2013 at 10:45 (1543 dias atrás)

    Ká, eu costumo usar o Cicaplast Baume B5 exatamente do mesmo modo, mas tenho pele oleosa… Uso muito ao redor dos olhos e lábios, mas no frio extremo já passei no rosto todo… Acaba saindo mais caro (39 reais por 40g, mas de todas essas pomadinhas com 5mg de pantenol é a menos “melequenta”), mas eu amo!
    Leio sempre o Acorda, mas nunca comento,,,
    Beijos

    Responder
    • Karina Viega
      23 de setembro de 2013 at 5:14 (1542 dias atrás)

      Ester, seja bem vinda, flor! Comente sempre, fico tão feliz ao ler os comentários de vocês ^^
      Nunca testei esta que você falou, mas, pelo visto, deve ser a menos oleosa de todas!
      rs, também uso nas mesma áreas e também costumo passar no rosto inteiro quando a situação grita, rs
      Beijos Mil!

      Responder
  9. Andrea
    27 de setembro de 2013 at 11:35 (1538 dias atrás)

    Uso a Bepantriz e gosto bastante. Usei a Bepantol uma vez depois que mudou e também não gostei. Sem contar o preço absurdo. Vou ver se acho essa Cicatenol na próxima vez!

    Responder
    • Karina Viega
      28 de setembro de 2013 at 14:05 (1537 dias atrás)

      Não conheço a Bepantriz, flor… Mas vou procurar!
      Teste sim, e nos conte depois ;)
      Beijos Mil

      Responder
      • Francisco
        1 de outubro de 2014 at 17:46 (1169 dias atrás)

        Qria saber se essa pomada ajuda quando pegamos insolação?

        Responder
        • Karina Viega
          11 de outubro de 2014 at 18:41 (1158 dias atrás)

          Francisco, em tese sim. Mas para tanto lhe aconselho a procurar um dermatologista ;)

          Responder
  10. Rodolfo
    14 de fevereiro de 2014 at 12:50 (1398 dias atrás)

    Karina,
    Comprei o Cicatenol, indicado por um atendente de farmácia, em substituição ao Bepantol. Sendo que a utilização será feita em minha filhinha Valentina de apenas 2 meses, contra assaduras. Acha arriscado? Acha que pode haver algum problema? Minha esposa adorou…
    Grato pela atenção.

    Responder
    • Karina Viega
      16 de fevereiro de 2014 at 9:41 (1396 dias atrás)

      Rodolfo, tendo em vista que foi indicação do farmacêutico, provavelmente não há riscos.
      Contudo, é sempre bom consultar o pediatra a Valentina (que nome lindo!)
      Beijos mil

      Responder
  11. Rael
    5 de agosto de 2014 at 10:24 (1226 dias atrás)

    Olá. Estou a procura de um creme que elimine minha alergia na barba que começou a bastante tempo e deixou meu rosto cheio de caroços. Esse seria bom?

    Responder
    • Karina Viega
      5 de agosto de 2014 at 23:42 (1225 dias atrás)

      Rael, o ideal seria procurar um dermatologista a fim de ter uma prescrição específica para você. Pele é algo tão peculiar, cada uma reage de um jeito.
      Bom, há uma marca de cosméticos naturais orgânicos e não comedogênicos que pode ser uma boa alternativa para vocês, a Alva Naturkosmetik, principalmente as linhas Rhassoul e Sensitive, olhe: http://bit.ly/alvastore

      Beijos mil

      Responder
  12. Jessica Araujo
    12 de agosto de 2014 at 23:42 (1218 dias atrás)

    Olá, gostaria de saber se o cicatenol tbm pode ser usado nas axilas? E no meu caso tenho a pele do rosto muito oleosa, seria bom passar no rosto para dormir? Obrigada

    Responder
    • Karina Viega
      15 de agosto de 2014 at 8:06 (1216 dias atrás)

      Jessica, pode usar nas axilas sim ^^
      Bom, já que sua pele é bem oleosa, recomendo que vc pergunte ao seu dermatologista antes de aplicá-lo no rosto…
      Beijos mil!

      Responder
  13. Laís
    7 de setembro de 2014 at 13:01 (1193 dias atrás)

    Amei a dica! Você já ouviu falar em uma receita caseira de máscara facial do Ivo Pitanguy? É uma que usa Hipoglós, algumas vitaminas e o bepantol. Será que se substituir o bepantol pelo Cicatenol pode alterar o resultado ou fazer muita diferença?
    Beijoss :*

    Responder
    • Karina Viega
      11 de setembro de 2014 at 5:52 (1189 dias atrás)

      Laís, já ouvi falar e costumo fazer exatamente com a Cicatenol no lugar do Bepantol ;)
      Visto que a Cicateno é um genérico do antigo Bepantol e que, quando “criou” esta receita, o Bepantol continha a formulação antiga, de fato acredito que os resultados são até melhores!
      Beijos mil.

      Responder
  14. gustavo
    10 de novembro de 2014 at 9:15 (1129 dias atrás)

    tomo a medicaçao Roacutan e uso bepantol e gostaria de saber se a pomada Cicatenol ela faz o mesmo efeito nos labios e no rosto, se melhora o ressecamento de ambas as partes?

    Responder
  15. Dayanna
    12 de novembro de 2014 at 9:56 (1127 dias atrás)

    Oi gostei mto da sua dica …. Vou ja comprar p experimenta… Assim como o bepantol, o cicatenol pode ser misturado junto com o hipopoglos passando no rosto antd d dirmir p tirar no dia seguinte? Bjs

    Responder
  16. max Cardoso
    13 de novembro de 2014 at 3:40 (1126 dias atrás)

    Gosteu gostei das dicas, e queria saber se posso usar a pomada como clareador dde virinlha e axilas ou também para o pescoço …obrigado

    Responder
    • Karina Viega
      14 de novembro de 2014 at 6:00 (1125 dias atrás)

      Max, eu utilizo como, mas confesso que percebo maior diferença na hidratação do que no clareamento de tais áreas…

      Responder
  17. Bruna
    19 de outubro de 2015 at 18:49 (785 dias atrás)

    Olá, eu estou utilizando a versão do bepantol para labios secos. Será que este cicatenol pode ser usado nos lábios? Agradeço!

    Responder
    • Karina Viega
      24 de outubro de 2015 at 7:18 (781 dias atrás)

      Bruna, eu uso ^^
      Só não tem um gostinho bom, mas pode ser usado sem problemas! :)

      Responder
  18. Mellyssa
    21 de novembro de 2015 at 15:31 (753 dias atrás)

    PODE USAR A POMADA CICATENOL NO CABELO ??
    ALÉM DE USAR NA PELE??

    Responder
    • Karina Viega
      22 de novembro de 2015 at 6:51 (752 dias atrás)

      Mellyssa, não recomendo não… Mas vc pode testar e ver se gosta do resultado. Qualquer coisa, bastar lavar! :)

      Responder
  19. Bruna Fernanda Gomes Ferreira
    8 de março de 2017 at 16:41 (280 dias atrás)

    Comprei a Cicatenol e recomendo!!!!! muito boa para cicatrização de tatuagem ;)

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>