Como Acabar com Inchaço e Bolsas ao redor dos Olhos – Causas, Tratamentos e Prevenção

O inchaço ao redor dos olhos denuncia tudo o que você fez (ou deixou de fazer) na noite anterior? Seus olhos carregam maxi bolsas as quais sobrecarregam sua fisionomia? Não se desespere. Acooorda, Bonita!, e keep going. Com as dicas e truques abaixo diremos adeus ao inchaço. Ou talvez um “Até logo”, mas também de grande ajuda…

 

Olhos Inchados e Bolsas ao redor dos Olhos

A paixão feminina por bolsas é inegável. Desejo, necessidade, capricho de consumo. Seja qual for o motivo, a aquisição de bolsas é fator responsável por estourar diversos cartões de crédito. Contudo, há um tipo de bolsa que nenhuma mulher se apraz em carregar: Bolsa ao redor dos olhos.

Atire a primeira pedra quem aqui nunca acordou e gritou/berrou/chorou (interna ou externamente) ao encarar no espelho olhos inchados semicerrados  por bolsas gigantescas???

E agora, Ka, o que fazer???
Primeiramente, saiba que você não está sozinha nesta empreitada, mesmo as musas inspiradoras têm seus dias de olhos inchados. Então, nada de auto piedade. Levante a cabeça, abra os olhos e vá à luta! Seja à luta dos afazeres cotidianos, seja à luta contra o inchaço, (sejam ambas). Segundo, tenha em mente que bolsas e/ou inchaços ao redor dos olhos podem ser:

1) O reflexo consequente de seus atos – fato evitável e remediável.
2) O reflexo oriundo de suas raízes genéticas – fato que requer aceitação, pois neste caso apenas podemos amenizar ou maquiar (o que já é vantajoso!).
3) O reflexo do segundo caso enfatizado pelo primeiro.
4) O reflexo de alergias ou infecções – fato destinado aos tratamentos de ordem médica e, portanto, não cabíveis neste post visto que trataremos de questões estéticas.

Não é preciso discorrer muito acerca dos mesmos, basta uma leve reflexão e olhadela em seus entes queridos para descobrir qual categoria lhe cabe. Contudo, seja qual for a sua conclusão, o porvir deste artigo certamente lhe ajudará (a não ser que sua questão se encaixe no nº 4).

 

Como Acabar com Bolsas e Inchaço nos Olhos
Causas, Tratamentos e Prevenção

drenagem linfática facial

Grosso modo, o inchaço corporal está diretamente ligado à retenção de líquidos. Todavia, ao pensar em “olhos inchados”, imediatamente correlacionamos ao sono ou choro. Tal correlação não está de todo errada. Porém há alguns pontos que merecem esclarecimentos.

Por certo, dormir adequadamente é um santo remédio. Mas “dormir demais” pode ser tão ruim quanto “dormir de menos”. Aliás, o “dormir demais” é um dos principais vilões no Caso do Olho Inchado. Por que? Hum…

Bom, pensemos no seguinte: enquanto dormimos não piscamos, certo? É uma observação óbvia e também é uma das razões que acarretam o inchaço e as bolsas nos olhos. Numa analogia bem chula, piscar está para os olhos como andar está para as pernas. Caso fiquemos longos períodos sem mover nossas pernas (em viagens extensas com as típicas cadeiras apertadas ou em dias inertes sobre o sofá, por exemplo), consequentemente elas retém líquido e incham. Semelhante reação acomete as pálpebras ao dormir, principalmente ao “dormir demais”.

 

Solução matutina para o inchaço nos olhos das dorminhocas:
Drenagem Linfática Facial!

Sei que o nome assusta, mas não é necessário procurar um especialista para fazê-la. Tal drenagem não passa de mera massagem ao redor da área dos olhos. Amores, o vídeo abaixo é bem explicativo, nem precisa saber inglês para entendê-lo, assistam!

  • Drenagem Linfática do Globo Ocular Passo a Passo

Com movimentos delicados, pressione as glândulas lacrimais com os dedos indicadores e, unindo o dedo anelar com o indicador, “carregue” o excesso de líquidos dando leves batidinhas através do osso ocular até a região próxima às orelhas, onde se localizam alguns dos principais gânglios linfáticos do rosto (atrás do lóbulo da orelha).

Utilize ambas as mãos a fim de executar o procedimento em ambos os olhos simultaneamente.

Repita esta sequência de movimentos tanto na parte inferior dos olhos quanto no osso próximo à sobrancelha por cerca de 3 vezes.

Logo após, posicione o dedo indicador atrás das orelhas e o anelar rente ao lóbulo, à lá o gesto “paz e amor” com a orelha no meio, e pressione os dedos contra esta área a fim de liberar o líquido drenado.

Difícil de entender? Assista ao vídeo!
Bolsa e Inchaço nos olhos

Visto que estamos tratando de retenção de líquidos, não há como deixarmos de correlacionar o inchaço ao redor dos olhos com a ingestão demasiada de sal e álcool, principalmente antes de dormir. Isto entra no caso “evitável”, mas convenhamos, nem sempre é tão “evitável” assim… Então, passamos para a remediação.

 

Solução matutina para os olhos inchados das baladeiras: Chá!

O chá de camomila é famoso por seu efeito “calmante”. Contudo, no Caso do Olho Inchado, saquinhos de chá verde ou preto são melhores opções. A cafeína presente em ambos possui efeito vasoconstritor e, assim sendo, atua de forma a estimular os vasos sanguíneos induzindo a redução do inchaço nos olhos.

Mergulhe os saquinhos do chá escolhido em água fria/gelada e deixe-os sobre as pálpebras por cerca de 10 minutos. Com leves movimentos, pressione os saquinhos de chá contra o osso da órbita ocular, esta pressão também irá contribuir para drenar o excesso de líquido retido.

Ademais, a própria temperatura da água já atua eficientemente na vasoconstrição tanto que, caso você queira um “remédio” ainda mais rápido contra as bolsas e inchaço nos olhos, eis aqui outra receita geladinha:

Encha uma forma de gelo com chá verde (ou preto) bem forte. Depois de congelado, basta envolver os cubos de chá numa toalhinha e pressionar gentilmente contra o osso ao redor dos olhos, executando assim também um movimento de drenagem.

Problema remediado, agora é gora de falarmos sobre prevenção.

 

Como prevenir bolsas e inchaço ao redor dos Olhos

Como Acabar com Bolsas e Inchaço nos Olhos olhos inchados

Mudança de hábitos!

  • Evite a ingestão de álcool e alimentos ricos em sódio antes dormir.
  • Pela manhã, inclua bananas na sua refeição matinal. O potássio presente nas mesmas colabora para eliminar a retenção de líquidos no corpo. Chás e sucos com efeito diurético também são excelentes opções contra o inchaço corporal (Ex: Melancia, Abacaxi, Melão, Pêra, Misturebas, etc..).
  • Beba água suficientemente ao longo do dia. Caso sua rotina não inclua uma adequada ingestão de água, a tendência é que o corpo retenha todo líquido ingerido como uma “resposta, reação e prevenção”. Afinal, nosso corpo é sábio. Caso não provemos aquilo que ele precisa, o corpo fará o possível para guardar e economizar a substância que lhe é escassa.
  • Não chore antes de dormir!!! Bom, dispensa explicações… rs
  •  Adote algum cosmético como tratamento auxiliar caso você sinta necessidade. De preferência, procure um dermatologista a fim de adquirir algo realmente eficaz.

Lembre-se:  Aquilo que funciona maravilhosamente bem na “Guru de Beleza Fulana”, pode não funcionar em você.

Já que indicações são sempre bem vindas, eis aqui dois produtos supimpas cuja formulação inibe e/ou reduz o inchaço na área dos olhos, os quais EU uso, adoro e funcionam em MIM:

Its Potent Benefit Epidrat Olhos

 

> EPIDRAT Olhos “Possui fórmula inovadora capaz de clarear as olheiras e atenuar a aparência das bolsas sob os olhos. EPIDRAT Olhos possui em sua formulação as vitaminas A e E que agem melhorando a elasticidade da pele, estimulando a produção de colágeno e bloqueando a ação dos radicais livres. Reduz visivelmente os sinais da idade com o uso contínuo. Produto hipoalergênico (formulado de maneira a minimizar o possível surgimento de alergia). Não contém parabenos, propilenoglicol, essência ou emulsionantes.” (Resenha em Breve…)

> It’s Potent! Eye Cream da Benefit Apesar de ser categorizado como “antiolheiras”, este creminho é tão potente que realmente sinto uma diminuição drástica e imediata no inchaço dos olhos logo ao aplicar. Aliás, sinto efeito maior sobre o inchaço do que sobre as olheiras…. Mas gosto ao cubo! (Resenha em breve…)

Diz a Marca: “ É um tratamento para os olhos clareador e redutor de olheiras. Seus olhos não sabem guardar segredo…Eles são os primeiros a mostrar sinais de idade e stress!
Este poderoso creme para os olhos contém complexo de peptídeos, que é conhecido por ajudar a restaurar a elasticidade e a firmeza, esconder os círculos escuros e ajudar a disfarçar as linhas finas, para que os olhos fiquem mais jovens e radiantes! Sua mistura de extratos botânicos hidratantes inclui extrato de maçã, conhecido por auxiliar a impulsionar o colágeno, e extrato de nêspera, conhecido por ajudar a proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres.” - Comprei na Loja Luxobazar.

 

É claro que se as bolsas e o inchaço ao redor dos olhos ainda persistirem após todos estes truques, além de consultar um dermatologista ou endocrinologista, há como usarmosTruques de Maquiagem (aliás, estamos com um curso gratuito de automaquiagem aqui no AB, participe!) para camuflá-los. Assunto para outro artigo (ou Vídeo Tutorial, que tal?)…

Beijos no coração
Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
facebook.com/acordabonita
instagram @acordabonita

 

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

Leitura Sugerida:
- Burt’s Bees: Os melhores cosméticos naturais chegam ao Brasil!
- Rosto Radiante com Argan Oil Josie Maran – Óleo de Argan para a Pele
- Peeling Facial À Base De Vitamina A (Ácido Retinóico)
- Curso De Automaquiagem – Lição 1: Para Se Maquiar É Preciso…
- Maquiagem Duradoura Para Dias Quentes – 12 Dicas De Maquiador
– Kit Básico de Maquiagem Parte 1: Maquiagem Facial
- Quais Pincéis De Maquiagem São Necessários, Básicos E Indispensáveis?
- Ritual de Beleza para uma Pele Linda, Limpa e Saudável – Dica da Leitora
- Teste de Oleosidade – Qual é o Grau de oleosidade da sua pele?
- Como Escolher O Tom Da Base Pela Internet? – 4 Passos Infalíveis (Ou Quase)

Mural de Recados

comments

47 thoughts on “Como Acabar com Inchaço e Bolsas ao redor dos Olhos – Causas, Tratamentos e Prevenção

  1. Oi, Ka!  Marcou mais um golaço, hein!  Parabéns!

    Meus olhos são inchadérrimos e é genético. =/

    Amaria se fizesse um vídeo tutorial sim, porque não consegui entender bulhufas daquela drenagem! 

    Mais uma vez, parabéns por escrever tão perfeitamente, e sobre assuntos que sempre nos interessam! :* 

    • Duda, minha flor, obrigada mesmo…
      rsrsr, ahhh, confesso-lhe que tentei, mas só mostrando mesmo que a Drenagem fica inteligível… rs
      Pode deixar, será um dos primeiros videos que gravare neste “retorno”, rs.
      é facinha, principalmente olhando ^.~
      Beijocas

    • ahhh, eu sabia!!! rsrsr
      Erikinha, amor, obrigada…
      Ocorrendo tudo nos conformes, retomo as gravações neste fim de semana ^.~
      conto-lhe tudoooo
      Beijos Mil!

  2. Bom mesmo este post Karina. Eu sofro demais com este problema de olhos inchaços. aff.. rssrrs mas é porque eu durmo pouco. #raiva#  Mas legal as dicas e bom mesmo ter nos lembrado deste dilema. rsrs Beijos e fique com Deus. Parabéns sempre mocinha. 

    • Ju, obrigada, flor!!!
      rsrs pois é, também sou vítima dos olhos inchados. Seja dormindo pouco, seja dormindo muito… rsrs
      Ainda bem que temos os truques! ^.~
      Beijos Mil!

  3. Lindaaaaa, é pela 3ª vez que estou vindo aqui tentar deixar uma mensagem, acho que o Blog está com um complô contra mim!!! O que eu queria dizer é que eu amei a postagem de dicas para bolsas nos olhos, pois estes tempos vieram me perguntar, mas como esse é um dos poucos males que eu não sofro, não sabia muitas coisas para dizer. Agora irei sempre indicar esta postagem MARA!!!

    E amanhã linda vou te linkar lá no BS, vou escrever sobre o Sun-In e quero que tu apareça por lá, porque morro de saudades de você!!!

    Beijinhus

    • Angie, minha linda, ahhhhh, que bom!!! Enfim!! Poxa, nosso AB está em reformas, já já estes probleminha serão resolvidos…
      Amo ler seus comentários e saiba que sempre te acompanho mesmo não tendo tempo de parar para comentar ^.~
      Agora as coisas estão se normalizando…

      Amor, obrigada meeesmo! Ai, sua sortuda, eu seeempre acordo com olhinhos semi-cerrados, rsrs

      Opa, é claro que passarei pelo BS!!!
      Nossa, o sun-in foi realmente um achado! e vc já sabia há tempos, rs

      Beijos no coração, amor!

  4. Pingback: Paleta de Sombras Revlon Custom Eyes Sweet Innocence | Acorda, Bonita!

  5. Pingback: Em Busca do Platinado Perfeito, A Saga – Apontamentos e Alertas. | Acorda, Bonita!

  6. Pingback: Como Platinar os Cabelos passo a passo, Parte 1: Descoloração – Em Busca do Platinado Perfeito. | Acorda, Bonita!

  7. Pingback: Como Platinar Cabelos Cacheados Passo a Passo: 1 – Cacheadas podem ficar Platinadas? | Acorda, Bonita!

  8. Pingback: Diário De Uma Platinada: Recuperando os Cabelos da Descoloração – 2º Dia. | Acorda, Bonita!

    • Heloisa, amore, obrigada!
      Pode deixar, farei um videozinho explicando. é mega fácil de fazer, mas difícil de explicar sem mostrar… rs
      Beijos Mil.

  9. Pingback: Aconteceu na Hair Brasil 2013 – 12ª Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética: Matéria Completa. | Acorda, Bonita!

  10. Pingback: Matrix Biolage Advanced Repair Inside – Conheça os detalhes deste lançamento! | Acorda, Bonita!

  11. Pingback: Pó HD Make Up For Ever Microfinish Powder – Super Resenha! | Acorda, Bonita!

  12. Pingback: Intracauterização de Soja a Frio de Matrix Repair Inside – Passo a Passo | Acorda, Bonita!

  13. Pingback: Como Escolher o Tom da Base pela Internet? – 4 Passos Infalíveis | Acorda, Bonita!

  14. Pingback: Diário de Uma Platinada: Tratamentos Caseiros para Cabelos Descoloridos – 3º Dia | Acorda, Bonita!

  15. Pingback: Rosto Radiante com Argan Oil Josie Maran – Óleo de Argan para a Pele | Acorda, Bonita!

  16. Pingback: Ateliê Casa Aberta Moda e Arte apresenta: Domingo Rosa Choque | Acorda, Bonita!

  17. Pingback: Diário de uma Platinada: Rumo ao Cabelo Platinado Perfeito – Primeiro Dia. | Acorda, Bonita!

  18. Pingback: Como vestir-se de maneira básica e confortável sem perder o glamour? | Acorda, Bonita!

  19. Pingback: Com a bola toda! – A história da estampa de poá na moda | Acorda, Bonita!

    • Mariana, flor, não é recomendado reutilizar o saquinho, pois após o uso o chá perde suas propriedades…
      Pode fazer o quanto quiser! Faço sempre que sinto necessidade, cerca de 2-3 vezes por semana ^.~
      beijos mil,

    • Fabiana, amor, obrigada!
      Minha linda, por vezes temos estes “presentinhos” genéticos, mas não é nada que te faça ficar menos bonita, garanto! ^.~
      Ademais, podemos minimizar ou disfarçar com truques e make up…
      Também recebi de presente genético um par de olheiras marcantes, afff, rs. Cada uma de nós tem um “presente” destes, e é isto que nos torna diferentes ^.~
      Beijos Mil.

  20. Pingback: Maquiagem importada: As melhores edições limitadas e gift sets de 2013 | Acorda, Bonita!

  21. Pingback: Rosto de Bonita: Como começar a cuidar da pele – O Guia | Acorda, Bonita!

  22. Pingback: Rosto de Bonita: Como começar a cuidar da pele – O Guia | Blog Pérola Negra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>