Peeling facial à base de Vitamina A (ácido retinóico)

Oi gente! Estou estreando como colunista do “Acorda, Bonita!” e resolvi falar para vocês sobre tratamento facial. Não sou nenhuma expert nesse assunto, mas comecei a fazer um tratamento recentemente, que você pode fazer em casa mesmo. Está sendo muito bom, dando resultado e por isso vou ensinar para vocês.

Um tempo depois da minha gravidez, começaram a aparecer umas manchinhas no meu rosto. São umas manchas marrons claras. Eu nunca tive nada, mas dizem que é normal aparecer, em algumas mulheres, esse tipo de mancha facial, pós-gravidez. As minhas são pequenas, mas incomodam. E quanto mais o tempo passa, se não for tratada, pode aumentar, ainda mais se ficar exposta ao sol.

Por isso, comecei a fazer um tratamento à base de vitamina A. Quem nunca ouviu falar desse tipo de tratamento com ácido? É indicado para peles com acnes, manchas, pele áspera, estrias, vermelhidão, linhas de expressão, rugas, etc.

Muitos cremes de tratamento anti-idade possuem a chamada tretinoína (ácido retinóico), mas em baixa concentração. Por isso, somente com uso constante e por muito tempo é que se tem algum resultado com esses cremes.

Eu não consultei um dermatologista, por enquanto (pretendo ir, não se preocupem! rs). Meu marido usa já faz tempo esse medicamento, pois tem a pele oleosa e tinha algumas marcas deixadas por acne. Então, o dermatologista dele indicou um tratamento à base de ácido retinóico. Aí, pesquisei sobre o assunto e resolvi usar, pois também é indicado para o meu caso de manchas faciais.

Saiba mais sobre o assunto em: - Rosto de Bonita: Como começar a cuidar da pele – O Guia

 

Peeling facial à base de Vitamina A – Ácido Retinóico

Cuidados com a Pele peeling ácido retinóico

  • Sobre o princípio ativo:

A tretinoína faz parte da família de compostos retinóides e é um metabólito proveniente da oxidação da vitamina A. Também conhecida como ácido retinóico é comumente usada no tratamento para remoção da acne vulgar e foi o primeiro retinóide desenvolvido para este tipo de uso tópico. Além da ação eficaz contra a acne (ação comedolítica), a tretinoína é muito utilizada no tratamento do fotoenvelhecimento, sendo capaz de retardar o envelhecimento da pele e atenuar as rugas finas. É também usada para tratar e reduzir o aparecimento de estrias através do aumento da produção de colágeno, substância que é responsável pela firmeza da pele.

A marca mais conhecida desse medicamento à base de tretinoína (ácido retinóico) é a Vitanol-A. É considerado um produto eficaz, mas que não agride tanto e não possui tanto efeitos colaterais. Alguns medicamentos de outros laboratórios dão dor de cabeça, secura, entre outros, pois são muito fortes ou possuem outros princípios ativos que causam esses incômodos. Meu marido mesmo, já usou de várias marcas e constatou que esse é o menos agressivo. Ele tinha muitas dores de cabeça e mal estar com outros.

  •  Sobre o medicamento:

VITANOL-A® é indicado no tratamento das linhas de expressão, manchas e asperezas da pele facial, características do envelhecimento da pele pelo sol e também no tratamento da acne vulgar, especialmente da acne leve ou de grau I, onde predominam os cravinhos e bolinhas de pus.

Agora, o que é muito importante observar antes de começar o tratamento, é a concentração da tretinoína presente no medicamento.
O medicamento pode ser encontrado em forma de gel, indicado para peles mais oleosas e em forma de creme. E cada um possui 3 graus de concentração do princípio ativo.

Gel alcoólico a 0,01% – 0,025% – 0,05%
Creme a 0,025% – 0,05% – 0,1%

Quanto maior a concentração, mais rápida é ação, mas ao mesmo tempo, mais agressivo para a pele. O efeito é percebido logo nos primeiros dias. A pele descama muito rápido e fica sensível. A maior concentração do princípio ativo é indicada para peles bastante acnéicas, oleosas, bem ásperas, com aquelas marcas deixadas por acnes da adolescência.

Se o tratamento que se pretende é contra linhas de expressão, rugas, antienvelhecimento, umas manchinhas, como é o meu caso, e sua pele é normal, sem acne, não é oleosa, é uma pele “boa”, é aconselhável usar o de menor grau na forma de creme. Se sua pele é “boa”, mas um pouco oleosa, pode usar o de gel, que é de mais rápida absorção.

Eu não sabia disso direito e comecei usando o de maior concentração, na forma de creme a 0,1%, pois já tinha aqui em casa, mas a minha pele ficou super sensível. Aí comprei o gel alcoólico a 0,01%. Mas eu não gostei muito do gel, porque tem muito álcool e a minha pele não é oleosa, aí fica mais ressecada. Agora, vou comprar o creme, e como já estou usando há mais de um mês, vou aumentar a concentração, para 0,025%.

Considerações sobre o Tratamento Facial com Vitanol-A

Peeling-facial-com-ácido-retinóico-Vitanol-A

O que estou achando: eu estou adorando o resultado. É lento, devido à concentração baixa do que eu estou usando, mas é bem eficaz. A pele fica bem mais lisa, com aspecto saudável, mais clara, reduz mesmo as pequenas linhas de expressão, tira cravos (aqueles pontinhos pretos que costumam aparecer na área da testa, nariz e queixo). As manchas ainda não saíram, mas percebi que deram uma amenizada. Esse de baixa concentração, como eu disse, pode ser usado todos os dias, à noite, depois de cuidar da pele. Você faz todos os cuidados e por último aplica o medicamento.

Efeito Peeling: Como o produto faz a pele descamar gradativamente, eliminando a pele “morta” e renovando o tecido celular, funciona como um peeling, que você pode fazer em casa mesmo. O aspecto da pele melhora muito!

Alguns cuidados que se deve ser: para quem está fazendo tratamento com esse tipo de medicamento, alguns cuidados são muito importantes para manter a saúde da pele e para não ter efeito contrário. Como a pele fica sensível, pois vai sofrendo leves descamações é necessário utilizar diariamente um sabonete próprio para lavar o rosto para tirar os resíduos do produto e um bom protetor solar facial. Nunca esqueça desses dois itens!

Então, para remover vestígios do produto, todos os dias pela manhã lave o rosto com um sabonete facial de sua preferência (eu uso o Effaclar la Roche); tonifique (eu uso tônico facial O Boticário) e passe o protetor solar facial. Eu uso o Hidrafil gel FPS 20. É ótimo, adoro. Deixa a pele sequinha, podendo usar a maquiagem depois sem o perigo de “derreter”. É indicado para peles oleosas, mas qualquer tipo de pele cai bem, principalmente se gosta de se maquiar, para não carregar demais, o ideal é um protetor oil-free.

Não deixe de usar o protetor solar de maneira alguma, pois se for para o sol sem proteção a sua pele vai manchar, pois está desprotegida!

IMPORTANTE! Se você está grávida, pretende ficar, acha que está, está amamentando, não use de forma alguma esse medicamento. É totalmente contra-indicado nessas situações, pois pode causar deformações no feto e no bebê.

O medicamento pode ser encontrado em qualquer farmácia, a preços acessíveis.

Mas, tendo qualquer dúvida, antes de usar qualquer medicamento, não deixe de consultar o seu dermatologista.

Espero que tenham gostado!
Beijos,
Cibele Lima

Continue no A,b! Leitura Sugerida:
- Resenha: Dermocosméticos BotoSkin, “Elimine as rugas em 4 semanas” – Funciona?
- Rosto de Bonita: Como começar a cuidar da pele – O Guia

-Curso De Automaquiagem – Lição 1: Para Se Maquiar É Preciso…
-Kit Básico de Maquiagem Parte 1: Maquiagem Facial.
-Kit Básico de Maquiagem Parte 2: Olhos e Lábios
-Quais Pincéis de Maquiagem são Necessários, Básicos e Indispensáveis?

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

botoskin elimine rugas banner

comments

30 comentários on Peeling facial à base de Vitamina A (ácido retinóico)

  1. thatiane gomes
    22 de fevereiro de 2013 at 16:57 (553 dias atrás)

    Adorei texto muito bem escrito, eu uso de vez em quando, preciso usar mais esse produto :)

    Um beijao

    Responder
    • Karina Viega
      22 de fevereiro de 2013 at 17:05 (553 dias atrás)

      Thati, querida, obrigada!!!
      A Ci arrasou neste texto!!! ^.~
      beijos mil…

      Responder
    • Cibele Lima
      22 de fevereiro de 2013 at 23:57 (553 dias atrás)

      Oi Thatiane, que bom que gostou! obrigada! O produto é muito bom! estou adorando!
      Visita meu blog! Beijos

      Responder
  2. carolina
    14 de maio de 2013 at 0:24 (473 dias atrás)

    olá, ggostei mmuito do ppost, mmas ggostaria de  saber se eu qque ttenho ppele mista pposso uusar e em qqual pporcentagem? bbjos

    Responder
    • Karina Viega
      14 de maio de 2013 at 14:10 (472 dias atrás)

      Carol, apenas um dermatologista pode avaliar com retidão…
      O ideal é começar com percentuais mais baixos ^.~
      Beijos Mil.

      Responder
  3. Ivone
    15 de maio de 2013 at 14:03 (471 dias atrás)

    Adorei sua dica.
    Estava gastando sem poder com outros meios de poucos resultados.
    bjssssssss

    Responder
    • Karina Viega
      16 de maio de 2013 at 17:01 (470 dias atrás)

      Ivone, que bom!!!
      É mesmo, às vezes a gente gasta e depois descobre que produtos baratinhos dão melhores resultados… unff… mas é a vida! rs
      Beijos no coração…

      Responder
  4. Tom Gomes
    23 de maio de 2013 at 9:23 (463 dias atrás)

    Acorde bonito também,  acho muito   validas estar dicas, parabéns

    Responder
    • Karina Viega
      25 de maio de 2013 at 13:07 (461 dias atrás)

      Tom, Obrigada!!!
      Caramba, sabe que estou pensando seriamente em fazer um “Acorda, Bonito!” aqui…
      Vários amigos também já requisitaram, rs.
      Vamos amadurecendo ^.~
      Beijos.

      Responder
  5. joelma
    28 de maio de 2013 at 12:52 (458 dias atrás)

    ola boa tarde,vi o site de vocês,e gostei,gostaria de conheçer os produtos de vocês.
    porque ja trabalho com peeling a 8 anos, é ótimo o resultado e maravilhoso.
    só trabalho com outra marca ( ABC PHARMUS PANIPUALAÇÃO)
    o meu tratamento pré peeling,tomar ante viral caps de 4 em 4 horas ,usar despigmentante,e usar um bloqueador fator 30,depois de 7 dias volta em meu consultório, passo desengordurante, acido queratolitica, de 3 a 6 minutos, e passo neutralisante, depois retiro com soro,ou agua fria, e passo acido retinóico,e a paciente só lava após 12 horas com sabonete mousse e creme pós peeling para cicatrisação, e volta após o intervalo de 7 dias, e ta resolvendo.
    mas gostaria de conheçer o trabalho de vocês.
    sou JOELMA TERAPEUTA ESTETISTA.

    Responder
    • Karina Viega
      29 de maio de 2013 at 9:21 (457 dias atrás)

      Joelma, Obrigada!
      Poxa, aqui no AB apenas falamos sobre produtos, não vendemos…
      O ácido retinóico usado neste artigo é daqueles comprados em farmácia.
      Beijos Mil.

      Responder
  6. maria
    12 de julho de 2013 at 21:04 (413 dias atrás)

    eu estou usando 0,1/ que é o mais forte.No comoço meu rosto ficou muito vermelho e ardia,aí usei um dia sim outro não…agora que acostumei estou usando todos os dias e não arde mais e minha pele está clareando e ficando fininha…estou adorando.

    Responder
    • Karina Viega
      16 de julho de 2013 at 9:19 (409 dias atrás)

      Que bom, Maria!
      Mas lembre-se sempre de consultar seu dermatologista caso venha a lhe causar irritações, okay?
      Beijos Mil.

      Responder
  7. Andrelia
    19 de julho de 2013 at 12:50 (406 dias atrás)

    Estou ussando viranol a alguns dias e mas as vezes da a emprenssao q esta piorando ives de melhorar , e normal ?

    Responder
    • Karina Viega
      9 de setembro de 2013 at 7:04 (355 dias atrás)

      minha linda, consulte seu dermato ;)

      Responder
  8. Egles Nancy
    25 de outubro de 2013 at 8:48 (308 dias atrás)

    Olá! Estou usando o 0,05% em gel há uma semana. A única diferença que notei foi a pele da área dos olhos mais fina e irritada. Vou continuar usando todos os dias até descamar.

    Responder
    • Karina Viega
      25 de outubro de 2013 at 11:34 (308 dias atrás)

      Egles, amor… Fale com seu dermatologista… ;)
      Bom, 1 semana é pouco mesmo, mas o dermato vai saber lhe orientar bem melhor ^^
      Beijos Mil!

      Responder
  9. Carolina
    17 de novembro de 2013 at 16:37 (285 dias atrás)

    Eu uso o Vitanol A , já tem um tempo , mas tem que ter muito cuidado.
    No início a pele fica vermelha, arde e descama , sai mais espinhas do que a gente já tinha, depois a pele se acostuma e tudo fica bem.
    O fator de proteção solar deve ser ACIMA de 30 , eu uso 50, 60 e as vezes até o 100 (no verão)
    A quantidade do produto NA HORA DA APÇICAÇÃO deve ser mínima e o protetor solar vão garantir a segurança do seu tratamento e os resultados.
    Para rugas e marcas de expressão já é possível ver os resultados com 3 meses de uso , para as manchas com 6 meses os resultados já são excelentes.
    Vitanol custa barato em comparação com cremes e outros medicamentos que prometem esses efeitos, o único problema está em como ser usado e isso depende de quem usa pois ele foi elaborado para tratamento em casa.
    Então juízo , informação e paciência são imprecindíveis para quem se dispõe a usar.

    Comece usando a dosagem mais baixa e em dias alternados até que acabe a bisnaga (dura muito , mas é necessário que seja assim para que sua pele se adapte)
    Depois compre a dosagem média e continue usando em dias alternados e vez por outra use em dois dias consecutivos, depois três dias consecutivos, depois retorne a dias alternados, depois dois dias consecutivos … assim você evita um pouco os efeitos já esperados que são ardência e descamação.

    Eu nunca usei a dosagem mais alta porque não vi necessidade , tenho excelente renovação da pele, o peeling acontece naturalmente , a pele é clara e limpinha , sem espinhas e sem manchas , além do que tenho conseguido parar a ação do tempo pois minhas ruguinhas são muito suaves e novas não apareceram.

    Só use Vitanol a noite , com a pele limpa e bem seca e sobre ele se você não for se deitar imediatamente aplique uma camada de protetor solar, esse é um cuidado que deve ser tomado por causa das luzes da casa e até por causa da tela do computador , mas se for se deitar isso não é necessário.
    Pela manhã lave , retire todo o produto , passe seu hidratante de preferência (porque a pele resseca) e depois aplique o protetor solar que você deve reaplicar na parte da tarde.

    Se você tiver ardência basta em dias alternados passar Bepantol pomada.
    Então não suspenda o uso do Vitanol por causa da ardência e da descamação senão sua pele nunca vai se adaptar basta numa noite usar o Vitanol e na outra noite usar o Bepantol.

    É só isso, não tem segredo, tem cuidados e o principal é NUNCA , JAMAIS use qualquer ácido sem ter em mãos PROTETOR SOLAR,

    NUNCA saia de casa ou fique em casa sem proteção solar , mesmo que o tempo esteja chuvoso ou nublado.

    Boa sorte a todas e principalmente responsabilidade!

    Responder
    • Karina Viega
      5 de janeiro de 2014 at 3:27 (237 dias atrás)

      Carol, caramba, dicas de ouro!!!
      Obrigada mesmo por dividir conosco! <3
      Eu, particularmente, nunca usei o vitanol, este é um post de uma ex-colunista do AB…
      Seu comentário ajudou até mesmo com minhas dúvidas :D
      Beijos mil!

      Responder
  10. Juli
    9 de fevereiro de 2014 at 17:40 (201 dias atrás)

    Olá Cibele, quais cremes, fora o Vitanol A, que tem ácido retinóico que o seu marido usa? Só gostaria de saber os nomes… desde já agradeço muito!!

    Responder
    • Karina Viega
      28 de fevereiro de 2014 at 15:36 (182 dias atrás)

      Juli, a Ci não está mais aqui no AB :(

      Responder

9Pingbacks & Trackbacks on Peeling facial à base de Vitamina A (ácido retinóico)

  1. [...] Sugerida: – Vídeo Tutorial: Make Para Verão/Calor Com Delineado De Gatinho E BB Cream – Peeling Facial À Base De Vitamina A (Ácido Retinóico) – Curso de Automaquiagem Online – Aqui no Acorda, Bonita! – Curso De Automaquiagem – Lição 1: [...]

  2. [...] Leitura Sugerida: – Kit Básico de Maquiagem Parte 1: Maquiagem Facial – Kit Básico de Maquiagem Parte 2: Olhos e Lábios – Quais Pincéis De Maquiagem São Necessários, Básicos E Indispensáveis? – Maquiagem Duradoura Para Dias Quentes – 12 Dicas De Maquiador – Curso De Automaquiagem – Lição 1: Para Se Maquiar É Preciso… – Como Acabar Com Inchaço E Bolsas Ao Redor Dos Olhos – Causas, Tratamentos E Prevenção – Vídeo Tutorial: Make Para Verão/Calor Com Delineado De Gatinho E BB Cream - 1º Tutorial De Maquiagem Em Vídeo Do Acorda, Bonita! – Como Preparar A Pele Com Correção De Olheiras E Contorno – Ritual de Beleza para uma Pele Linda, Limpa e Saudável – Teste de Oleosidade – Qual é o Grau de oleosidade da sua pele? – Naked Basics Palette Urban Decay – Resenha e Swatches Nos Olhos – Como Escolher O Tom Da Base Pela Internet? – 4 Passos Infalíveis (Ou Quase) – Peeling Facial À Base De Vitamina A (Ácido Retinóico) [...]

  3. [...] Leitura Sugerida: – Kit Básico de Maquiagem Parte 1: Maquiagem Facial – Kit Básico de Maquiagem Parte 2: Olhos e Lábios – Quais Pincéis De Maquiagem São Necessários, Básicos E Indispensáveis? – Maquiagem Duradoura Para Dias Quentes – 12 Dicas De Maquiador – Curso De Automaquiagem – Lição 1: Para Se Maquiar É Preciso… – Pó HD Make Up For Ever Microfinish Powder – Super Resenha! – Make Up For Ever HD Complexion Starter Kit – Para Uma Pele Perfeita – Como Acabar Com Inchaço E Bolsas Ao Redor Dos Olhos – Causas, Tratamentos E Prevenção – Vídeo Tutorial: Make Para Verão/Calor Com Delineado De Gatinho E BB Cream - 1º Tutorial De Maquiagem Em Vídeo Do Acorda, Bonita! – Como Preparar A Pele Com Correção De Olheiras E Contorno – Ritual de Beleza para uma Pele Linda, Limpa e Saudável – Teste de Oleosidade – Qual é o Grau de oleosidade da sua pele? – Naked Basics Palette Urban Decay – Resenha e Swatches Nos Olhos – Peeling Facial À Base De Vitamina A (Ácido Retinóico) [...]

  4. [...] Nos Olhos – Como Escolher O Tom Da Base Pela Internet? – 4 Passos Infalíveis (Ou Quase) – Peeling Facial À Base De Vitamina A (Ácido Retinóico) – Kit Básico de Maquiagem Parte 1: Maquiagem Facial – Kit Básico de Maquiagem Parte 2: Olhos e [...]

  5. [...] Leitura Sugerida: – Kit Básico de Maquiagem Parte 1: Maquiagem Facial – Kit Básico de Maquiagem Parte 2: Olhos e Lábios – Quais Pincéis De Maquiagem São Necessários, Básicos E Indispensáveis? – Maquiagem Duradoura Para Dias Quentes – 12 Dicas De Maquiador – Pó HD Make Up For Ever Microfinish Powder – Super Resenha! – Curso De Automaquiagem – Lição 1: Para Se Maquiar É Preciso… – Como Acabar Com Inchaço E Bolsas Ao Redor Dos Olhos – Causas, Tratamentos E Prevenção – Vídeo Tutorial: Make Para Verão/Calor Com Delineado De Gatinho E BB Cream – Ritual de Beleza para uma Pele Linda, Limpa e Saudável – Teste de Oleosidade – Qual é o Grau de oleosidade da sua pele? – Naked Basics Palette Urban Decay – Resenha e Swatches Nos Olhos – Como Escolher O Tom Da Base Pela Internet? – 4 Passos Infalíveis (Ou Quase) – Peeling Facial À Base De Vitamina A (Ácido Retinóico) [...]

  6. [...] se torne “translúcido” de óleo em todos os pedaços pressionados, sua pele tem tendência à oleosidade. Caso os pedaços de papel saiam praticamente “íntegros”, sem vestígios de oleosidade, é [...]

  7. [...] a leitura sobre Cuidados com a Pele com: – Como Acabar com Inchaço e Bolsas ao redor dos Olhos – Causas, Tratamentos e Prevenção – Peeling facial à base de Vitamina A (ácido retinóico) – Rosto Radiante com Argan [...]

  8. [...] tanto, há cremes, peelings, máscaras faciais, ácidos, lasers e uma infinidade de procedimentos estéticos [...]

  9. [...] tanto, há cremes, peelings, máscaras faciais, ácidos, lasers e uma infinidade de procedimentos estéticos específicos. Mas, [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>