Rosto de Bonita: Como começar a cuidar da pele – O Guia

Está insatisfeita com a sua cútis? Acooorda, Bonita! Pare de reclamar e comece já uma rotina de cuidados faciais! Não sabe como? Tem dúvidas? Venha conosco, este artigo está repleto de informações de ouro. Muito além de meras dicas, vamos aprender um novo meio de ver e pensar em termos de cuidados para com a pele do rosto.
Obs: Lição de nº3 do nosso Curso de Automaquiagem

Pele é igual mãe: não se escolhe, lhe acompanha pelo resto da vida, passa por várias fases e requer que aprendamos a conviver com todos seus humores, qualidades e defeitos independentemente dos meios usados para tanto.

Assim sendo assim, caso você já esteja na casa dos 20 anos e ainda não tem uma rotina de cuidados faciais, reveja seus hábitos.

Vovó já me dizia que prevenir é mais fácil do que remediar. Então, se o posto de maracujá de gaveta não lhe soa como boa perspectiva de futuro, comece agora a atentar-se para com sua cútis!

 

Como começar a cuidar da pele sem desculpas

Rosto de Bonita Como começar a cuidar da pele – O Guia tratamentos

Vários são os fatores utilizados como desculpas para fugir dos cuidados com a pele, entre eles estão: falta de tempo; falta de dinheiro; falta de conhecimento; preguiça. Vamos desmistificar um pouquinho cada um deles?

Atualização Outubro de 2018 – Canal no Youtube: Quer saber mais sobre cuidados com a pele? Galera, faz 3 anos que mantenho uma rotina NATURAL & VEGANA de cuidados com a pele. As dicas ao longo desse post continuam válidas, porém minha maneira de cuidar da pele, os produtos escolhidos e a rotina diária mudaram um bocado. Seguem abaixo dois vídeos atuais sobre o assunto: (inscreva-se no canal AQUI)

- Quer saber mais sobre cuidados naturais com a pele? Acompanhe a Playlist “Slow Beauty” no Canal AQUI!

Cuidados faciais versus falta de tempo

Beleza é um hábito.

E tudo que se torna um hábito passa a fazer parte íntegra dos nossos dias ao ponto de nem percebermos o tempo levado para concretizá-lo.

Ademais, quem disse que cuidar da pele querer tempo demasiado? A não ser nos casos ocasionais em que há a aplicação de alguma máscara facial ou rodelas de legumes nos olhos, os passos relatados neste artigo podem integrar sua rotina de higiene pessoal sem agregação de tempo.

Logo, pergunte-se: realmente não tenho tempo de cuidar da pele ou, na verdade, tenho é preguiça?

Cuidados faciais versus falta de dinheiro

Há como cuidar da pele sem necessariamente ter que vender a alma para comprar aqueles famosos creminhos que as pseudo-gurus indicam como algo essencialmente vital.

Confesso-lhes, tenho sim vontade de testar produtos de cuidados faciais das high brands, suas promessas são bem apelativas. Porém até hoje não juntei coragem ($$$) para gastar meio salário mínimo em um único produtinho sem ao menos saber se ele irá efetivamente funcionar.

Além disso, mais vale ir ao dermatologista e solicitar uma receita de algo especialmente formulado para sua pele e mandar manipular.

Dica de Bonita gastando pouco: Farmácias de manipulação costumam já ter receitas e/ou produtos prontos à venda por um preço bem camarada. Por vezes é até mais barato do que vários produtos de farmácias convencionais. Quando tiver um tempinho, visite algumas! Ficou na dúvida quanto ao produto? Pergunte ao seu dermatologista ou ao farmacêutico! Não resolveu? Anote suas especificações e pesquise a respeito! Comprar produtos de cuidados faciais em farmácias de manipulação é uma ótima alternativa de bonita gastando pouco.

Cuidados faciais versus falta de conhecimento

Em tempos de revolução digital, falta de conhecimento não deve ser desculpa para nada. Não sabe? Google it! Tem dúvidas? Continue lendo a matéria e/ou pergunte aqui no AB (gosto ao cubo dos comentários de vocês!).

Contudo, por mais que o Mister Google possa nos ajudar, somente um dermatologista poderá sanar suas maiores dúvidas.

Há dermatologistas. Há o Mister Google. Há o Acorda, Bonita!. Mesmo assim “falta de conhecimento” continua sendo sua desculpa? Repense, creio que o próximo item é sua real razão: preguiça.

Cuidados faciais versus preguiça

Não condeno a preguiça. Doses de preguiça são até saudáveis. Entretanto, caso a preguiça lhe impeça de fazer algo necessário, desculpe-me ao falar, isto já entra no campo das patologias.

 

O guia dos cuidados faciais – ATENÇÃO, LEIA!

Antes de passarmos para o próximo tópico, leia com carinho o conteúdo a seguir.

A utilização de produtos específicos ao seu tipo de pele é impreterível! De nada adiantará executar os passos abaixo caso os produtos utilizados não sejam condizentes com as reais necessidades de sua pele.

Ainda pior: utilizar produtos inadequados provavelmente piorará as “mazelas” que você pretende cuidar.

Não sabe qual é seu tipo de pele?

Consulte um dermatologista.

Tendemos a pensar que só existem os opostos, ou a pele é oleosa ou é seca. Contudo, como falei acima, pele é que nem mãe, ela é composta por um misto de características. Pode haver peles oleosas e ressecadas ao mesmo tempo; ressecadas e com tendência a espinhas, oleosa em algumas partes e extremamente seca em outras, oleosa e sensível, seca e sensível, sensível e alérgica, e por aí vai…

Posso escrever um artigo sobre o assunto, porém lhes servirá apenas como base. NÃO queiram cuidar da pele baseando-se em indicações. Sugestões são sempre bem vindas, mas somente um profissional tem culhões para lhe dizer com veemência o que SUA pele precisa.

Apenas tendo ciência das reais necessidades da SUA pele você poderá avaliar se o produto X recomendado pela fulana Y irá resultar em Z para você.

 

Como começar a cuidar – Passos básicos e essenciais rumo ao rosto de Bonita

Rosto de Bonita Como começar a cuidar da pele cuidados faciais

As etapas abaixo devem constar em TODAS as rotinas de cuidados faciais. Isto é, caso você queira uma rotina que realmente funciona.

1 – Higienização da pele

Este passo precisa de delongas?
Meninas, tenham em mente o conteúdo do “ATENÇÃO” e lavem esta cara! Nenhum tratamento funcionará caso a sua cútis esteja entupida de sujeira.

Também em higienização entra o processo de remover a maquiagem após o uso. Maquiagem não estraga a pele, o que estraga é a falta de devida remoção.

Sei que muitas vezes chegamos da balada em cacos, cheia da katcha e não querendo nada além de uma cama e um Engov. Nestes dias, tente já deixar ao lado da cama lenços demaquilantes. Eles não são suficientes para o dia a dia, mas para estes dias quebram o galho.

2 – Esfoliação

Se todos soubessem as maravilhas que uma bela esfoliação acarreta à pele, este passo não seria tão esquecido.

Amores, esfoliar é vida!

Assim como nenhum tratamento funcionará caso o rosto esteja entupido de sujeira, todos os tratamentos funcionarão com eficiência multiplicada sobre um rosto previamente esfoliado.

A esfoliação remove as células mortas, abrindo caminho para a entrada dos tratamentos e também, por conseqüência, acelera o processo de renovação celular.

Além disso, em médio/longo prazo, esfoliações sucessivas acarretam uniformização na textura e também no tom da pele!

Esfolie!

Ah, de nada adianta aplicar o produto e massagear por 30 segundos. Assim não se obtém resultados! O ideal é prolongar o processo de esfoliação por 3-5 minutos, isso sim é uma esfoliação “real”.

Ah II: Esfoliar é diferente de esfolar! Vá com calma e não faça todos os dias.

Dica de Bonita gastando pouco: Mel e açúcar refinado compõem um dos melhores esfoliantes faciais que já usei! E já usei muitos… Provavelmente vocês já ouviram falar, provavelmente poucas fizeram. Testem!

3 -Tonificação

A higienização da pele, principalmente quando acompanhada de esfoliação, tende a abrir os poros. A função master de um tônico facial é fechar os poros que foram abertos pelas etapas anteriores evitando assim que ocorra acúmulo de sujeira (ou maquiagem) nos delicados buraquinhos e, por consequência, doando viço à cútis.

É claro que, dependendo do tônico utilizado, ele também trará outros benefícios como: limpeza profunda, combate à oleosidade, combate ao ressecamento etc. Como saber? Leias as indicações do rótulo (para pele seca/ para pele oleosa/ para pele sensível/ etc.).

4 – Hidratação

Primeiramente, pense em hidratação de dentro para fora. Parece clichê dizer, mas é fato: A quantidade de água ingerida ao longo do dia incide diretamente sobre o aspecto da pele.

Beber água na quantidade ideal é um santo remédio. Porém não imiscui da hidratação de fora para dentro, ou seja, cremes ou loções ou géis hidratantes.

Uma pele desidratada perde o viço, a elasticidade e, por isso, tende a formar rugas precoces.

É um mito pensar que peles oleosas não precisam de hidratantes. MITO. ERRADO.

Oleosidade é uma coisa, hidratação é outra. Não confundam.

Ademais, saiba que o excesso de oleosidade pode ser uma reação natural da pele contra a falta de hidratação. Quando a pele tem tendência à oleosidade e encontra-se desidratada, o corpo produz ainda mais sebo como forma de compensar a falta d’água.

Você tem problemas de oleosidade excessiva e não costuma hidratar a pele? Exatamente aí pode ser que resida a causa (e também a solução!).

5 – Proteção/ prevenção

Dermatologistas (e o Pedro Bial) são unânimes ao dizer, o melhor tratamento anti-idade é a proteção solar.

É claro que, a partir de certo momento, creminhos anti rugas são bem vindos na sua rotina (Qual momento? Quando VOCÊ julgar necessário, oras!). Todavia, vários deles não passam de uma “maquiagem” cutânea; vários promovem o “efeito Cinderela” – aquele no qual a pele fica linda enquanto utilizamos o dito cujo, mas seus resultados acabam a partir do momento em que interrompemos o uso.

Bom, caso você não faça as etapas acima e/ou não as faça com a devida eficácia, provavelmente precisará de um 6º passo a mais:

6 – Combate

Prevenir é mais fácil do que remediar. Contudo, por vezes o remédio é necessário. Caso você queira tratar problemas de pele sejam eles decorrentes de maus cuidados (manchas de sol, de espinhas cutucadas, etc.), de patologias crônicas (oleosidade demasiada, acne, melasma, rosácea, etc.) ou mesmo do avanço temporal (rugas, flacidez e marcas de expressão), deve-se lançar mão de meios de “redução de danos”

Para tanto, há cremes, peelings, máscaras faciais, ácidos, lasers e uma infinidade de procedimentos estéticos específicos.

Tenham muito cuidado com esta etapa, NÃO saiam usando tudo que o Google nos diz. Novamente lhes digo (principalmente neste caso) procure um dermatologista!

 

Conversa entre amigas – O que você faz para ter uma pele tão bonita?

Rosto de Bonita Como começar a cuidar da pele – O Guia Karina Viega

Amores, primeiramente, obrigada ao cubo pelo carinho e elogio. Acreditem, sou tão paranoica com minha pele do rosto (e corpo!) que pensei ser sarcasmo quando comecei a receber as primeiras perguntas do tipo… (as fotos acima são obra da Nay, beijos pra você!)

Por causa das fotos da matéria Cabelos cacheados: Como esperar crescer sem entrar em crise nos últimos dias o “Kah, o que você faz para ter uma pele tão bonita?” chegou em quantidade ainda maior. Assim sendo, além de fazer com que cuidados com a pele seja um tópico mais frequente aqui no AB, vamos esclarecer algum pontos:

1º- De perto, ninguém é perfeito.

Amores, com sinceridade, não tenho uma “pele perfeita”, estou longe de ter e nem penso que um dia terei. Aliás, acredito que o termo “pele perfeita” é tão utópico quanto platônico.

Tenho a pele super ressecada, daquelas que chegam a escamar e rachar em dias frios e/ou secos. Imaginem só o quão difícil é ter no rosto o ressecamento que a maioria das pessoas possui nos cotovelos? Okay, isto já é exagero. Mas sim, sou seca! Devido a tal característica, agradeço por viver em meio ao clima úmido-grudento de Vitória-ES. Já passei períodos de intenso sofrimento cutâneo na época em que passei em São Paulo. Brasília para mim foi um suplício.

Há quem ache que cuidar de pele seca é mais fácil do que de pele oleosa. Não digo que sim, nem que não. Apenas quero deixar claro que cada tipo de pele possui pontos positivos e negativos, que cada um sabe a dor e a delícia… Exatamente por ter uma pele tão mal humorada, não vivo sem uma rotina de cuidados. Exatamente por ter uma rotina de cuidados, observo resultados. Logo, aqui entra a deixa para um aviso óbvio: Reclamação sem ação não promove resultados.

2º- O gramado do vizinho é sempre mais verde.

Certamente várias de vocês não tem tantos “defeitos” na pele quanto pensam ter.

3º- Fotos enganam!

Não acreditem que aquela pele maravilhosa observada pelas fotografias, sejam de modelos ou de pessoas “normais”, são retratos fieis da realidade. Maquiagem, iluminação e recursos digitais sempre estão associados. Ademais, as pessoas publicam suas melhores fotos! Ninguém põe na internet algo que não queira mostrar.

Então, meninas, NUNCA se sintam “menores” por que fulana de tal supostamente tem a pele assim assado e você não.

Voltando ao início do artigo: Pele é igual mãe – não se escolhe, lhe acompanha pelo resto da vida, passa por várias fases e requer que aprendamos a conviver com todos seus humores, qualidades e defeitos independentemente dos meios usados para tanto.

Cuide com carinho da sua pele, isso já será suficiente!

Qual é o seu maior problema/dúvida para com cuidados com a pele? Você já tem uma rotina de cuidados faciais? Não? Por quê? Sim? Como? Este artigo lhe inspirou a começar? Vamos lá, contem-me!

banner_blogueira_karina_250x300_v3

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

comments

34 comentários on Rosto de Bonita: Como começar a cuidar da pele – O Guia

  1. Diva Santos
    12 de novembro de 2013 at 23:09 (3790 dias atrás)

    Oi ! Tudo bem ?
    Recebo seus artigos sempre em primeira mão! Estão sempre no meu e-mail !
    Não é novidade o quanto gosto do seu jeito de escrever e se expressar! E sempre tem uma dica valiosa, mesmo um lembrete de como você diz: “sabemos e não fazemos”…
    Tenho 49 anos e entrei nesta “rotina” de cuidar da pele quando fiz 40. Comecei usando estes produtos mais caros e não via muito efeito… Trocava e também a melhora era momentânea…Li um artigo, certa vez, que enfatizava a limpeza, a esfoliação e a “massagem facial” que se faz ao utilizar os cremes hidratantes…Nem deram tanta importância ao creme, e sim à massagem.
    Passei a ter na rotina (diária): Remover maquiagem, lavar com sabonete neutro ( próprio para rosto, já que a concentração de ativos é diferente e o “poder cáustico é menor), creme hidratante noite ou dia, conforme o caso.
    Usei alguns tônicos, mas como não me adaptei a nenhum, deixei de usar. Entretanto, lendo hoje seu artigo, vou dar uma “caçada” aos tônicos outra vez.Foi importante sua colocação e eu não sabia o motivo dele…( Rsrsrs…)
    Talvez você possa dar umas dicas…
    A esfoliação com o açúcar é mel é maravilhosa ( e super em conta!)
    Bom, é isso !
    Saiba que você é como aquela propaganda: “Me Inspira ” !!!!
    ( desculpe a brincadeirinha! ) Você e sua equipe são bastante profissionais, abordam temas do nosso cotidiano mostrando aspectos diferentes e sempre, sempre incentivando, colocando todas nós para cima, para frente! Aqui é um lugar de otimismo e informações. Desejo sempre tudo de bom à você!
    Abreijos e até a próxima!
    Diva

    Responder
    • Karina Viega
      13 de novembro de 2013 at 4:20 (3789 dias atrás)

      Diva, como sempre, receber seus comentários é uma alegria só!
      Quando carinho e elogios sinceros… Obrigada de coração! Todo este feedback é o que nos ajuda a continuar e melhorar!

      rs, no “sabemos e não fazemos” é exatamente onde reside o Acooorda, Bonita! rsrs
      Sabia que ao escrever me dou conta dos meus pequenos desleixos???
      Assim vamos, aprendendo juntas!

      Adorei saber do seu “causo” ^^ De fato, minha linda, o método de aplicação incide MUITO sobre os resultados. Como falei na etapa de esfoliação, de nada adiantará comprar o esfoliante mais badalado do mercado e passar 30 segundos massageando, será perde de money (e de 30 segundos! rs).
      Boa ideia, flor!
      Irei pesquisar mais um pouco sobre tônicos e escrever um artigo ;)

      Diva, mais uma vez, obrigada mesmo! Você não tem ideia de quão gratificante é acordar e ler comentários assim…
      Vamos fazer de tudo para melhorar cada vez mais, pois vocês merecem!

      Beijos mil

      Responder
  2. Cibele
    15 de novembro de 2013 at 9:30 (3787 dias atrás)

    Adorei o post, bem completo e com super dicas! bjo

    Responder
    • Karina Viega
      17 de novembro de 2013 at 5:48 (3785 dias atrás)

      Obriga, Ci!!! ^^

      Responder
  3. paula
    28 de novembro de 2013 at 15:11 (3774 dias atrás)

    Eu não tinha o hábito de cuidar da pele, mas comecei a fazer aos poucos e hoje tenho o maior cuidado com meu rosto!!

    Responder
    • Karina Viega
      2 de dezembro de 2013 at 7:35 (3770 dias atrás)

      Que bom, amore! :D
      aos poucos vamos pegando hábitos ^^

      Responder
  4. Malu
    23 de dezembro de 2013 at 17:04 (3749 dias atrás)

    Nossa Karina descobrir seu site ontem e sinceramente estou amando suas dicas.vlw linda

    Responder
    • Karina Viega
      26 de dezembro de 2013 at 0:40 (3746 dias atrás)

      Obrigada mesmo, Malu!
      E seja bem vinda!

      Responder
  5. Eloisa
    10 de fevereiro de 2014 at 11:17 (3700 dias atrás)

    Muito legal a matéria, amei.

    Responder
    • Karina Viega
      10 de fevereiro de 2014 at 11:48 (3700 dias atrás)

      Obrigada, Eloisa! :)

      Responder
  6. ingrid
    8 de dezembro de 2014 at 16:31 (3399 dias atrás)

    Muito bom!
    Adorei as dicas. Estou super animada agora. Você escreve muito bem, parabéns! Obrigada pelas dicas

    Responder
    • Karina Viega
      14 de dezembro de 2014 at 7:54 (3393 dias atrás)

      Obrigada, Ingrid!
      Sucesso para você :*

      Responder
  7. Raquel A.
    30 de janeiro de 2015 at 22:16 (3346 dias atrás)

    Oi Kah,
    descobri o seu site ontem e estaria mentindo se não dissesse que vc ganhou uma leitora assídua. Adorei os seus artigos sobre cabelo e agora estou viajando nos sobre a pele, comecei a ficar mais vaidosa quando percebi q meu estava clamando por ajuda e as coisas rotineiras já não estavam dando certo e decidi que era hora de pesquisa e entender mais sobre ele e suas reais necessidades os seus artigos estão me ajudando muito, até a minha mãe gostou do artigo sobre o Cicatenol(ela usa Bepantol Derma). Enfim, gostaria muito que vc fizesse um artigo sobre esfoliantes e tonalizantes(eu nem sabia q existia tonalizante) para q eu pudesse sanar as minhas dúvidas. Obrigada.

    Responder
  8. Jéssica Farias
    21 de fevereiro de 2015 at 17:23 (3324 dias atrás)

    Amei conhecer esse site… dicas valiosíssimas… estou super animada pra começar cuidar de mim mesmo. Parabéns Kah

    Responder
    • Karina Viega
      25 de fevereiro de 2015 at 8:38 (3320 dias atrás)

      Jéssica, obrigada mesmo. Fico tão feliz com comentários como os seu…
      Beijos mil!

      Responder
  9. Leticia M.
    4 de julho de 2015 at 15:31 (3191 dias atrás)

    Oi! Gostei muito das suas dicas, mas ainda assim, me ficou na cabeça algumas perguntas… Qual seria a idade ideal para começar a cuidar da pele? Me considero muito nova e até acho que minha pele possa estar passando por uma “última fase” para ser finalizada. Eu tenho apenas 16 anos, também gostaria de saber como eu poderia conversar com a minha mãe sobre irmos a um dermatologista, tenho medo que ela entenda errado e de forma maliciosa… Obrigada pela atenção e o seu blog é uma preciosidade de tanta informação inédita que encontramos. Beijos! ♥

    Responder
  10. Debora oliveira
    29 de setembro de 2015 at 12:18 (3104 dias atrás)

    Gostei muito da sua ajuda e queria saber se você tbm faz produtos caseiros como eu e como faz ?…bjs.

    Responder
  11. Greciele OLiveira
    12 de dezembro de 2015 at 1:32 (3030 dias atrás)

    Olá, to iniciando neste mundo devido a preocupações, chegando aos trinta! rs
    De repente minha testa encheu de uns carocinhos que não chegam a ser cravinhos ou são, mas beeem pequenos e vários!
    Resolvi correr atras de melhorar!

    Responder
    • Karina Viega
      13 de dezembro de 2015 at 23:57 (3029 dias atrás)

      Greciele, espero que consiga! <3 Já foi num dermatologista?
      Pode ser alguma irritação, reação a algum produto ou até mesmo uma questão hormonal. Um especialista irá lhe ajudar muito ;)
      Beijos mil!

      Responder
  12. Mary
    2 de janeiro de 2016 at 21:34 (3009 dias atrás)

    Karina, amei as dicas!! Hora de colocar em prática ;)

    Responder
    • Karina Viega
      6 de janeiro de 2016 at 4:34 (3005 dias atrás)

      Mary, que bom que gostou! Conte-me depois os resultados ;)

      Responder
  13. Jessica Lara
    16 de junho de 2016 at 0:26 (2843 dias atrás)

    Adorei o site as dicas que você passou são muito preciosas.

    Responder

6Pingbacks & Trackbacks on Rosto de Bonita: Como começar a cuidar da pele – O Guia

  1. [...] a devida preparação pré maquiagem a qual inclui as etapas de cuidados com a pele descritas em “Rosto de Bonita: Como começar a cuidar da pele – O Guia” e é finalizada com a aplicação de um primer facial o qual funcionará, grosso modo, como um [...]

  2. [...] 3 itens em tamanho integral/original, 3 em miniaturas e alguns samples (amostras) de produtos para cuidados com a pele, cabelos e maquiagem, além de cupons de desconto, freebies, [...]

  3. [...] artigos de moda, maquiagem, cuidados com a pele, livros, cabelos, decoração e cool stuff. A ordem dos produtos está mais-ou-menos em ordem [...]

  4. [...] Curvaceous (estou absolutamente encantada com o shampoo e condicionador da linha!) e o kit de cuidados com a pele Thermae SPA (1 kg de argila branca potencializada = [...]

  5. [...] Saiba mais sobre o assunto em “Rosto de Bonita: Como começar a cuidar da pele – O Guia” [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>