Como maquiar olheiras escuras e arroxeadas – Passo a passo em foto tutorial

A coloração azul-arroxeada de suas olheiras torna a maquiagem difícil de executar? Você já leu incontáveis artigos sobre como maquiar olheiras e ainda possui dúvidas? As dicas e o passo a passo deste artigo podem lhe ajudar! – Lição 7.1 do Curso A,b Gratuito de Automaquiagem.

Aproveitarei o estado deplorável de minhas olheiras advindo de quatro dias insones a fim de mostrar-lhes como faço para maquiá-las. Detalhe: mesmo com noites adequadas de sono (algo escasso em minha atual rotina), tenho olheiras azul-arroxeadas as quais possuem o fator agravante da tendência a hiperpigmentação característica às peles morenas. Como se já não fosse suficiente, sou portadora de “olheiras genéticas” – aquelas originadas quando a pele ao redor dos olhos é tão fina e translúcida que a coloração dos capilares sanguíneos transparece escurecendo a região periorbitária. Para quem, assim como eu, sempre teve e sempre terá olheiras, e o máximo que podemos fazer visando esconder ou amenizar é:
– Maquiar;
– E/ou atenuar com a adoção de um estilo de vida saudável (algo também escasso em minha rotina desde que descobri as delícias – e dores – de uma vida de junkie nos meus teen years);
– E/ou lançar mão de tratamentos e intervenções estéticas como preenchimento de olheiras com ácido hialurônico via microcânulas (a técnica mais recomendada para esta área do rosto);
– E/ou utilizar de artifícios como óculos escuros nos dias em que o tamanho da preguiça suplanta o tamanho das olheiras (funciona!).

Como esconder olheiras com maquiagem

Como maquiar olheiras passo a passo corretivo colorido

Olheiras NÃO são meras manchas escuras ao redor dos olhos, cada tipo de olheira possui coloração específica. Portando, apenas aplicar algum corretivo cujo tom seja mais claro do que seu tom de pele NÃO funciona. Assim sendo, antes de irmos ao passo a passo, eis aqui alguns esclarecimentos prévios bastante úteis

Acima de tudo: Desencane!

Você tem olheiras, eu tenho olheiras, o mundo inteiro tem olheiras! Bom, salvo raros espécimes da raça humana…

Ter olheiras não é uma anomalia. Anomalia é achar que sua vida seria melhor caso você não as tivesse.

Ademais, a “cobertura perfeita” é algo praticamente platônico! Ao maquiar olheiras todas nós tendemos a achar que o resultado nunca estará bom o suficiente.

Anule o subtom das olheiras antes de corrigir

O subtom das olheiras é diferente do subtom da pele. Logo, visando adquirir uniformidade na cor, primeiramente recomendo anular tal subtom com correctors antes de corrigir com corretivos (em português não temos palavra equivalente a “corrector” aplicada para designar itens de maquiagem, muitos chamam tais produtos de “corretivos coloridos” ou “corretivos camufladores”).

A coloração não anulada das olheiras tende a transparecer através do corretivo interferindo no resultado final da maquiagem. Portanto, de nada adiantará utilizar um corretivo equivalente ao seu tom de pele a não ser que as suas olheiras sejam suaves e/ou que o corretivo em questão tenha uma cobertura tão alta que somente a sua pigmentação dê conta de cobri-las. É claro que esta ultima afirmativa dependerá da relação: pigmentação do corretivo versus intensidade das olheiras. Já testei vários corretivos da categoria “Alta Cobertura”, porém o fato deles requererem diversas camadas a fim de maquiar olheiras com uniformidade me faz optar pela a anulação primária da cor, pois a sobreposição de camadas de maquiagem sob os olhos acentua ruguinhas e linhas finas de expressão, acarretando um efeito-reboco nada natural tampouco bonito.

Qual cor ideal de corrector e/ou corretivo colorido devo escolher para anular as olheiras?

Poderia escrever-lhes um compêndio gigantesco sobre colorimetria aqui. Todavia, além de ser tópico cabível para outro artigo, tal compêndio tende a confundir mais do que esclarecer. Sendo assim, darei os seguintes truques os quais geralmente funcionam para a maioria das pessoas (GERALMENTE é diferente de sempre).

Pessoas com as “olheiras genéticas”, as originadas quando a pele ao redor dos olhos é tão fina e translúcida que a coloração dos vasos capilares sanguíneos transparece, geralmente possuem uma das seguintes variações de tonalidades de olheiras: azul-arroxeadas ou verde-acinzentadas sendo que:

Olheiras azul-arroxeadas são mais bem anuladas com correctors de coloração alaranjada cuja intensidade deverá variar conforme a tonalidade da pele.

Olheiras verde-acinzentadas são mais bem anuladas com correctors de coloração rosada cuja intensidade deverá variar conforme a tonalidade da pele.

Além das olheiras genéticas, também há as causadas por hiperpigmentação. Tal tipo de olheira tende a ter uma tonalidade amarronzada a qual é mais bem anulada por correctors de coloração amarelada cuja intensidade deverá variar conforme a tonalidade da pele.

Kah, não sei identificar a cor da minha olheira, e agora?

Não entre em pânico, caso você não consiga identificar a cor de sua olheira, três coisas podem resolver:
1- procurar algum profissional da área e pedir auxílio;
2- testar as três tonalidades de correctors descritas acima e observar qual delas anulará suas olheiras de maneira mais natural (sem clarear demais nem escurecer demais a região)
3- Optar por variações de correctors alaranjados, as quais podem ir de um tom pêssego claro até o laranja intenso conforme a tonalidade da sua pele. Ex: peles branquinhas requerem tons apessegados claros ao passo em que peles negras requerem tons alaranjados intensos. – Digo isto pois, conforme minha experiência como maquiadora, a maioria das mulheres brasileiras se dá bem com correctors alaranjados (OBS: “a maioria” não possui o mesmo significado de “a totalidade”).

Utilize a menor quantidade possível de produtos ao maquiar olheiras

Conforme escrevi ao final de “Anule a cor antes de corrigir”, a sobreposição de camadas de maquiagem sob os olhos acentua ruguinhas e linhas finas de expressão. Logo, para evitar ficar com uma massa corrida sob os olhos, atente-se à pigmentação dos produtos escolhidos. Produtos de maquiagem com elevada pigmentação dispensarão sobreposição de camadas e/ou camadas grossas na hora de esconder as olheiras.

Atualização 04/2016: Maquiagem Minimalista 

Confira no vídeo acima o tutorial de uma maquiagem minimalista super fácil e natural com maquiagem orgânica (bom, 90%, rs) para vídeos, fotos, dia a dia, etc. Percebam como consegui esconder olheiras genéticas agravadas por noites mal dormidas com apenas 1 produto! Além disso, vamos também bater um papo sobre autoestima, padrões e consumo consciente.

Aproveite e inscreva-se no canal AQUI para receber todas as novidades  😉

Passo a Passo: Como maquiar olheiras escuras e arroxeadas

Como maquiar olheiras escuras e arroxeadas passo a passo Foto tutorial

Passo 1 – Preparar a pele
Higienizar e hidratar a pele dando especial atenção à área dos olhos com produtos específicos. Depois de esperar a devida absorção dos hidratantes, sempre aplico um primer facial pré maquiagem (usei o Anti-olheiras It’s Potent Eye Cream da Benefit e o Pré-Maquiagem HD Microperfecting Primer da Make Up For Ever).

Passo 2 – Aplicar a Base
Opto por aplicar a base antes de começar a corrigir as olheiras pois, como vocês podem observar na fotografia 2, a base já anula boa parte da coloração das olheiras fazendo com que menos produto seja necessário no processo (usei a Base HD Invisible Cover Foundation Make Up For Ever).

Passo 3 – Anular o subtom das olheiras
Utilizando o dedo anelar, o melhor instrumento para aplicação de produtos em olheiras, aplico um corrector de cor alaranjada (neste caso, o Corrector Bobbi Brown na cor Dark Peach) apenas nas áreas azul arroxeadas. Dependendo do intuito, do produto e da olheira em questão, apenas o corrector já é o suficiente.

Passo 4 – Uniformizar e clarear as olheiras com um corretivo
Após o passo anterior, espero uns 2-3 minutos para que o corrector aplicado se assente bem sobre a pele e, por cima dele, aplico um corretivo do meu tom de pele ou, no máximo, um tom abaixo quando quero obter como resultado uma região mais iluminada (utilizei o corretivo Full Cover da Make Up For Ever). Efetuo tal aplicação como se estivesse preenchendo um “V tortinho” o qual desce em linha reta do canto interno dos olhos até a aba do nariz e sobe em direção ao canto externo dos olhos. Desta forma o resultado final é bem mais natural do que quando concentramos o corretivo apenas na região das olheiras.

Opcional – Selar com pó
Este passo pode ser dispensado conforme o tipo de pele e de produto aplicado. Eu aplico apenas uma fina camada após certificar de que não há produto acumulado nas dobrinhas sob os olhos (apliquei o Microfinish Powder da MUFE, resenha AQUI.).

Como maquiar olheiras escuras e arroxeadas – Produtos Utilizados

Como maquiar olheiras passo a passo PRODUTOS

– Anti-olheiras It’s Potent Eye Cream da Benefit, à venda aqui.
– Loção Pré-Maquiagem HD Microperfecting Primer Make Up For Ever, à venda aqui.
– Base HD Invisible Cover Foundation Make Up For Ever na cor 153, à venda aqui.
– Corrector Bobbi Brown na cor Dark Peach, à venda aqui.
– Corretivo Make Up For Ever Full Cover na cor 10, à venda aqui.
– Pó HD Microfinish Powder Make Up, à venda aqui.

Maquiagem para Olheiras – Observações finais

Este é o passo a passo que EU uso a fim de maquiar olheiras. NÃO tomem isso como meio único e universal. Cada pessoa pode e deve adaptar tanto o processo quanto os produtos utilizados conforme suas necessidades e disponibilidades. O que se mostra eficiente para mim, pode não ser para você e vice versa. Em termos de maquiagem não há certo ou errado, há apenas métodos diferentes. Encontre o SEU melhor método.

Saiba mais sobre o assunto em:
“Para se maquiar é preciso…”
Maquiagem importada: em quais itens investir? – Sugestões Inteligentes
Kit básico de maquiagem Facial: Como montar
Kit básico de maquiagem para olhos e lábios: Como montar
Curso AB Gratuito de Automaquiagem Online: Guia de lições

Espero que este artigo tenha ajudado. Caso tenham dúvidas ou sugestões, basta comentar!

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita 

 

[question] Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão. [/question]

 

22 thoughts on “Como maquiar olheiras escuras e arroxeadas – Passo a passo em foto tutorial

    • Barbára, obrigada!!
      Pois é, usei a foto da minha somente como ilustração das cores, tanto que no passo a passo até usei outros produtos como vc pôde ver…
      Também acho esta paleta complicada de usar, tem alguns truques e misturas que fazem com que ela funcione melhor, mas aquela paleta de corretivos coloridos da Make Up Forever é mais eficiente (e quase o mesmo preço 😉 olha: http://oferta.vc/3rZg )
      Beijos mil!

  1. Ei Ka! Como sempre, mais um post esclarecedor e muito bem redigido! Parabéns! Adorei as dicas e percebi que, empiricamente fui descobrindo um passo a passo que dá certo para mim e é bem parecido com o seu! Rsss. Mas minha grande questão é a seguinte: não gosto de usar maquiagem todo dia, morro de preguiça e gosto muito da minha pele ao natural, mas as danadinhas das olheiras roxas estampam minha face diariamente! E olha que sou da geração saúde! Alimentação, sono e atividade física regradinhos! Mas a genética pesa feio! Meu sonho era um método para esconder as olheiras sem precisar fazer o resto!! Aí é pedir demais né???? Hehehehe
    Ah! E uma dica que acho válida para previnir é usar protetor solar também nas olheiras, pois o sol ajuda a fixar a pigmentação!!
    Bjoka

    • Luana, ótima dica!
      Irei até reiterar: Meninas, não se esqueçam de usar protetor solar na área dos olhos a fim de evitar olheiras acarretadas por hiperpigmentação!!!

      Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado!
      Rs, você está certa! E é assim mesmo que a maquiagem se desenvolve, de maneira empírica 😉

      Lu, como falei no artigo, relaxe e saia sem maquiagem quando bem entender! O mundo inteiro tem olheiras, isso é tão natural que de fato acho até bonito! Um pouco de olheiras doa um ar misterioso ao rosto ^^

      (ps: mesmo trabalhando com makeup, morro de preguiça de usar. Uso apenas 1 ou 2 vezes por semana, acredita? rs)

      Beijos mil.

  2. primeira vez no blog e adorei o post! muito bem explicadinho e esclarecedor, post pra não ter dúvida nenhuma! Eu tenho muita olheira, de parecer que levou um soco na cara hahaha e sempre usei o corretivo amarelo da Vult mas ele não dá uma super disfarçada, vou começar a aplicar do jeito que vocÊ explicou, depois da base, porque sempre aplico antes, vamos ver se o resultado é melhor! Ah e não sabia que existia tantos tons pra cobrir olheiras só conhecia o amarelo, roxo e verde.

    • Grazi, aposto que suas olheiras nem são tão escuras quanto você pensa 😉
      Todas nós tendemos a achar que é pior do que realmente é… rs
      Te recomendo de coração usar algum coretivo alaranjado ou salmão no lugar do amarelo, aposto que você irá gostar! ^^

      Teste deste jeito sim e me conte!

      Beijos mil.

  3. Ola.sou a eliana.tenho 22 anos desde os 15 que tenho olheiras.cada vez tao mais profundas.negras mesmo.nao sei porque apareceu e como.tento disfarçar com maquilhagem mas nao consigo.consegue me dizer que marca de maquilhagem em portugal seria melhor e indicada pra colocar?eu tenho usado base liquida e base em pó mais escura q a liquida mas nao resulta. :(.obrigado

  4. Oi, meu nome é Tiago. Adorei seu blog, parabéns!
    Você segue uma linha editorial que nem todos os blogs conseguem.
    Posso te oferecer um Convite especial para participar do Ella Trend?
    É um evento inédito no Brasil, só para mulheres. Tem tudo a ver com seu blog!
    Gostaria de contar com sua presença no Preview Day e quem sabe, se tiver interesse, ser uma de
    nossas Parceiras Afiliadas? (Vagas Limitadas): http://bit.ly/EllaTrend-2015

  5. Olá Karina, tudo bem?
    Achei demais o seu blog e essas dicas sobre os corretivos são maravilhosas!
    Há 8 anos uso o Studio Finish da MAC, pois minhas olheiras são bem amarronzadas. Na minha opinião, foi o melhor corretivo que já testei em termos de cobertura até hoje. Porém,o que me incomoda é a marcação nas linhas finas, com o passar das horas.
    Decidi, então, experimentar o famoso Radiant Creamy Concelar da Nars. Você conhece esse corretivo? Se sim, o que acha dele?

    Ah, só mais uma perguntinha: você já percebeu que em fotos, alguns pós faciais que colocamos para selar o corretivo abaixo dos olhos, explodem deixando a região super esbranquiçada ao redor dos olhos?
    Saberias me dizer se este microfinish HD Powder da MUFE provoca esse efeito??

    Agradeço desde já se puderes responder e parabéns pela Blog!
    Acompanho suas postagens sobre cabelos também!!

    • Ari, obrigada!

      Olha, o Radiant Creamy da Nars é ÓTIMO, tenho, gosto bastante da cobertura e luminosidade, mas se você quer algo que cubra MUITO sem marcar, indico o Full Cover da MUFE. Nos vídeos do canal https://www.youtube.com/KarinaViegaAB nem uso base, uso apenas ele nas olheiras + blush + gloss e partiu pro abraço! haha
      Nem sinto a necessidade do pó por cima do Full Cover 😉

      Sim, já percebi isso… O Microfinish HD Powder nunca me causou isso, mas acredito que o pincél utilizado e a quantidade influenciam bastante…

      Beijos mil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *