O que é o FNO: A história ao redor do Vogue Fashion’s Night Out

Vamos entender de vez a real história do FNO – O que é; por que começou; o que acontece durante a ação; e como o Vogue Fashion’s Night Out se transmutou no “maior evento de moda do mundo”.

 

Vogue Fashion’s Night Out – O que é o FNO mascote owlie coruja

 

Talvez você não saiba exatamente o que é o “tal do FNO”, porém por certo já se deparou com imagens da mascote do evento estampando vitrines, objetos e roupas de fashionistas. A coruja batizada de Owlie virou objeto de desejo até mesmo para quem desconhece o significado da sigla. Todavia, não obstante soe absurdo, o despertar de desejos é um dos princípios básicos do Vogue Fashion’s Night Out (FNO).

Muito sobre o FNO há além da Owlie, mascote oficial do FNO Brasil. E uma parte deste muito será exatamente o tema de hoje.

 

Vogue Fashion’s Night Out – O que é o FNO Blusas modelos

 

 

Vogue Fashion’s Night Out – O que é e como acontece o FNO

O Fashion’s Night Out é uma ação global promovida pela Vogue – fashion magazine criada em 1892, atualmente publicada pela famosa editora Condé Nast em mais de 16 países e na América Latina; em conjunto com a CFDA – Council of Fashion Designers of America, associação constituída em 1962 com o objetivo de ratificar o design de moda como uma vertente reconhecida da arte e cultura americanas. Hoje em dia, a CFDA conta com mais de 400 renomados designers em sua lista de associados.

 

 

Durante o evento, lojas e marcas participantes fomentam variadas ações visando promover as novidades da estação: pocket shows, palestras, coquetéis, serviços e mimos gratuitos, etc. Tudo isto à disposição dos transeuntes do shopping e/ou lugar no dia da ação. No FNO Brasil 2013, uma peculiaridade é o fato do evento ocorrer apenas em shoppings, diferentemente dos anos antecessores.

Aqui no Brasil uma equipe de stylists da Vogue percorreu as araras selecionando suas peças favoritas, as quais ganharam a tag “Vogue Indica”, uma etiqueta identificadora que pressupõe “orientar o consumidor a montar o seu guarda-roupa de verão a partir do olhar de experts da equipe Vogue*”.

 

Vogue Fashion’s Night Out – O que é o FNO

 

Visando angariar mais olhares e, por consequência, mais vendas, várias marcas elaboram edições limitadas de peças estampadas com o símbolo do evento. Em terras tupiniquins o símbolo é a corujinha Owlie, eleita mascote oficial do FNO Brasil. Muitas destas peças transformam-se em verdadeiros objetos de desejo entre os fashionistas.

 

 

Vogue Fashion’s Night Out – O que é o FNO Brasil corujinha edição especial

 

 

 

 

A história do Vogue Fashion’s Night Out – Por que o FNO foi criado e como se tornou o “maior evento de moda do mundo”

Vogue Fashion’s Night Out – O que é o que acontece no FNO ny 2009

Advindo de uma iniciativa de Anna Wintour, editora-chefe da edição americana da revista Vogue, e Jonathan Newhouse, chairman da Condé Nast International, editora responsável pela publicação, o FNO reúne os maiores players da moda mundial, endossando estilistas, lojistas, jornalistas e empresários do ramo.

A primeira edição do evento foi lançada em Nova York no auge da recessão econômica de 2009. O FNO veio com o propósito de celebrar a indústria da moda e fomentar o consumo numa época em que era desesperadamente necessário impulsionar a economia da cidade, a qual se encontrava afundada no turbilhão de incertezas e retração monetária.

Michael R. Bloomberg, fundador da empresa de comunicações Bloomberg e chefe do governo municipal da cidade de Nova York, alegou: “O Vogue Fashion’s Night Out trouxe grande energia, otimismo e entusiasmo para os varejistas da cidade. Eles compõem uma parte próspera da nossa economia. Nós sempre podemos contar com a criatividade e habilidade dos líderes da indústria da moda para beneficiar New York City – quer seja nos ajudando a recuperar de uma recessão nacional, de um desastre natural, ou qualquer que seja o próximo desafio porvir”.

A resposta do consumidor (e do prefeito) foi tão positiva que o Fashion’s Night Out repetiu-se, expandiu-se e tornou-se um evento global. Em 2013 chegou à sua 4ª edição internacional com a posição de “maior evento de moda do mundo”, realizado em mais de 500 cidades nos EUA e em 30 cidades ao redor do globo.

Muito foi e ainda é discutido sobre a questão: “o FNO realmente promove vendas adicionais para os varejistas participantes ou simplesmente enquadra a categoria de ‘grande festa/ festival’”? Bom, podemos dizer que o evento agrega ambos os quadros. Executivos consultados disseram já esperar que as festividades ao longo do evento desviassem a atenção dos clientes. Porém, após a realização, estes mesmos clientes voltaram às lojas a fim de adquirir peças que haviam chamado suas atenções.

Steven Kolb, diretor executivo do CFDA, Council of Fashion Designers of America, explicou que após cada FNO há uma pausa para reflexões acerca dos prós e contras observados e, com as conclusões obtidas, tomam uma decisão coletiva sobre do desejo de continuar a promover tal ação. “É um grande evento. Tem um monte de tentáculos (…). Você olha para o caso de muitos ângulos diferentes, e nós sempre preconizamos voltar ao que era a nossa missão e propósito originais: revigorar a experiência de compra e o engajamento dos consumidores nas lojas. Após este último (FNO 2013, EUA), sentimos que tínhamos realmente colaborado para tal renovação, fato que agregou valor e diversão ao ato de comprar.”

Vogue Fashion’s Night Out – O que é o FNO compras internacionais

Kolb reitera que o FNO começou em um momento de retração econômica o qual, desde então, tem melhorado (mais por causa da conjuntura internacional do que pelo evento em si, é fato). Ele disse que o evento cresceu além imaginado pelos organizadores, tanto nos EUA e quanto internacionalmente. Em nome da iniciativa, alega: “Estamos imensamente orgulhosos do programa e somos gratos a todos os nossos parceiros em moda e varejo. Além de dar um impulso positivo para os varejistas, o Fashion’s Night Out também serviu para destacar o impacto econômico incrível e os milhões de empregos que a indústria da moda suporta

Para quem não trabalha na área, provavelmente o Vogue o Fashion’s Night Out parece uma grande ode ao consumo. De fato, incentivar o consumo é um dos principais objetivos da ação.

Quando indagado se o FNO foi um grande money maker, Steven Kolb respondeu: “Eu não acho que o sucesso dele foi medido apenas por números ou dinheiro, mas sim com e sobre engajamento (…). Todos os participantes concordam que tivemos quatro anos excelentes. O evento trouxe muita atenção para o varejo, aliás, para o lugar importante da moda no varejo. Todos se sentem muito orgulhosos do que realizamos e também animados para perpetuar essas lições e ações, continuando-as ao longo do ano”.

Não apenas de lucros é feita a ação, nos últimos quatro anos o FNO arrecadou mais de US $ 1 milhão para a o Fundo NYC AIDS (ok, relevemos o fato de filantropia ser um meio de dedução no imposto de renda…).

 

 

Vogue Fashion’s Night Out – FNO no Brasil

Vogue Fashion’s Night Out – FNO 2013 no Brasil

O Fashion’s Night Out acontece pelo quarto ano consecutivo aqui no Brasil. Contudo, a edição de 2013 tem uma peculiaridade especial: finalmente perceberam haver vida inteligente além do eixo Rio-São Paulo!

Neste ano o evento percorreu, ou melhor, está percorrendo (ainda faltam duas cidades sedes) cinco estados tupiniquins. A princípio seriam quatro: Curitiba em 5/9, Rio de Janeiro em 17/9, São Paulo em 19/9, e Vitória em 8/10 (a Equipe AB estará por lá!). Todavia, o schedule mudou a fim de abarcar outra grande cidade brasileira, Belo Horizonte em 24/10.

No vídeo abaixo Daniela Falcão, jornalista e diretora de redação da Vogue Brasil, discorre acerca de sua visão para com o Fashion’s Night Out no país.

 

 

Confira a programação completa no site oficial do evento: Programação FNO Brasil 2013.

Vogue Fashion’s Night Out – FNO 2013 celebridades

 

Aqui no Brasil os organizadores objetivam alcançar os números obtidos em 2012, quando o FNO configurou um “novo dia das Mães” para os lojistas, marcas e empresas participantes. Assim sendo, a fim de atingir a meta, várias empresas não mediram esforços e investiram largamente em diferenciados métodos de promoção para seus produtos. Investimentos realizados tanto antes, quanto durante e quiçá após a realização do evento.

 

Vogue Fashion’s Night Out – O que é o que acontece no FNO evento brasil

 

Convenhamos, parece até uma competição ferrenha para ver quem (ou o quê) angaria mais atenções! São shows, palestras, mimos, desfiles, celebridades, regalias, sorteios, edições especiais limitadas com a estampa da Owlie, e todos os etceteras cuja verba disponível para tais ações possa arcar.

 

Vogue Fashion’s Night Out – O que é o que acontece no FNO produtos brasil

 

Veja os melhores momentos de cada cidade sede nos seguintes mini-vídeos (atualizarei conforme forem acontecendo nas duas cidades agendadas).

 

  • FNO 2013 – Curitiba

 

  • FNO 2013 – Rio de Janeiro

 

  • FNO 2013 – São Paulo

  • FNO 2013 – Vitória

 

 

Vogue Fashion’s Night Out – FNO 2013 em Vitória, ES

Vogue Fashion’s Night Out – FNO 2013 em Vitória ES

No dia 8 de outubro acontecerá a 1ª edição capixaba do Vogue Fashion’s Night Out (enfim!) e, por certo, a Equipe AB estará presente a fim de cobrir e mostrar para vocês os melhores momentos.

Aqui no ES o FNO será realizado no Shoppig Vitória, localizado na capital do estado. Várias marcas e lojas já anteciparam seus releases, contando-nos uma prévia de suas ações.

Querem saber previamente o que acontecerá em Vitória durante o evento?
Acessem a programação local AQUI
.

Vogue Fashion’s Night Out – FNO 2013 Isabelli fontana

Que tal, amores? Gostaram de saber a real história do Vogue Fashion’s Night Out? Alguém presenciou alguma edição do evento? O que achou? Quem estará presente no FNO 2013 aqui em Vitória? Contem-nos!

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

2 thoughts on “O que é o FNO: A história ao redor do Vogue Fashion’s Night Out

  1. Pingback: Penteados exóticos e maquiagem artística no festival de beleza de São Petersburgo | Acorda, Bonita!

  2. Pingback: Vogue Fashion’s Night Out Vitória – Cobertura e apostas de moda | Acorda, Bonita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *