Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba para Cabelos Cacheados e Ondulados

Confira a resenha do Shampoo e do Condicionador Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba para Cabelos Cacheados e Ondulados, produtos de formulação natural certificadamente orgânica pelos mais elevados padrões internacionais. Dupla ideal para combater a porosidade, ressecamento e embaraço dos fios. Não contém sulfatos, óleo mineral, silicones e parabenos, fato que torna estes itens liberados para quem segue a rotina Low Poo e No Poo (neste caso, apenas o condicionador).

Por vezes estamos tão acostumadas com um determinado padrão de resultados que, quando nos deparamos com algo diferente, estranhamos. O mais curioso deste tipo de reação é que tal estranhamento não está diretamente ligado com “bom” ou “ruim”, o diferente assusta mesmo se a diferença vier a ocupar um sentido positivo. Assim aconteceu com a dupla Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba, eles são tão diferentes (principalmente o condicionador) que somente após algumas aplicações fui entender o real benefício da linha. Entendi, apaixonei-me e agora venho tentar traduzir tamanha diferença para vocês.
Antes de discorremos sobre os resultados nos fios, vamos entender do que se trata a linha Surya Brasil Amazônia Preciosa? Aposto que vocês irão gostar…

Surya Brasil Amazônia Preciosa – O que é?

Surya Amazônia Brasil Preciosa Ucuuba para cabelos cacheados e ondulados resenha

A Amazônia Preciosa é uma linha Premium da Surya Brasil cuja formulação se dá exclusivamente à base de óleos e manteigas advindas de plantas da floresta amazônica ricas em bioativos que ajudam na recuperação dos cabelos. As substâncias são extraídas diretamente de matérias-primas vegetais coletadas de florestas nativas ou cultivadas sem agrotóxicos. Esta linha foi desenvolvida para o mercado internacional e lançada em 2005. Atualmente possui bastante aceitação nos EUA, Europa e Ásia.

Toda a linha Surya Brasil Amazônia Preciosa NÃO CONTÉM: lauril sulfato de sódio, laureth sulfato de sódio, diazolidinyl urea, propylene glycol, falatos, solventes, óleos minerais, fragrância sintética, corantes artificiais, ingredientes geneticamente modificados, parabenos e outros derivados de petróleo. Tal característica torna todos os produtos Amazônia Preciosa menos agressivos ao nosso corpo e meio ambiente, ideais a quem possui tendência a desenvolver reações alérgicas, e também liberados para quem segue as rotinas Low Poo e No Poo (com exceção dos shampoos no caso do no poo, é claro).

Inspirada na árvore Preciosa (Aniba canelilla, também chamada de casca-preciosa, não encontrei estudos sobre o benefício desta planta originária da floresta amazônica sobre os cabelos, porém há vários relatos de seu benefício à saúde, alto poder antioxidante, ação bactericída e antiséptica), a linha Surya Brasil Amazônia Preciosa é formada por Shampoos, Condicionadores e Máscaras Capilares divididos em cinco categorias: Castanha do Brasil & Proteína Vegetal – para cabelos secos; Cupuaçu & Proteína Vegetal – para cabelos normais; Buriti & Proteína Vegetal – para cabelos tingidos e danificados; Murumuru & Proteína Vegetal – para cabelos oleosos ou mistos; e Ucuuba & Proteína Vegetal – para cabelos cacheados e encaracolados.

Na resenha da Máscara de Argila Dourada Bioart (aqui) escrevi que, devido à falta de legislação (tanto nacional e quanto internacional) que regulamente a produção de cosméticos naturais e orgânicos, agências regulamentadoras privadas são as responsáveis por certificar ao mercado se determinado cosmético é realmente natural; ou orgânico; ou composto por ingredientes orgânicos. Pois bem, selos de agências regulamentadoras não faltam aos produtos Surya Amazônia Preciosa. Olhem só:

Surya Brasil Amazônia Preciosa selos e certificações

A Surya é uma empresa pela qual tenho muito respeito, sua preocupação socioambiental é uma característica louvável. Além dos produtos serem naturais, a Surya é a única marca brasileira a possuir o certificado da Vegan Action, o que significa que todos os produtos têm a garantia de não serem testados em animais nem possuírem ingredientes de origem animal. Além disso, a Surya Brasil Amazônia Preciosa possui o selo Cruelty-Free do PETA, certificação FSC de reflorestamento do material usado na confecção das embalagens, o selo Cosmebio de especificações de orgânicos, e também o famoso EcoCert de produtos orgânicos. A empresa é associada à Abrapan (Associação Brasileira de Produtos Artesanais, Naturais & Bem Estar) e outras associações internacionais de empresas comprometidas com a produção de cosméticos naturais e responsabilidade ambiental: Safe Cosmetics Campaign, International Association of Natural Product Producers (IANNP) e People for the Ethical Treatment of Animals (PETA).

Que “currículo” fantástico, não?

Como se não bastasse, a Surya agrega aos seus produtos conceitos de slow beauty e slow life apoiados na Ayurveda (Tradicional Medicina Indiana) os quais não apenas apresentam benefícios cosméticos, mas também valores relacionados à preservação do meio ambiente e a um estilo de vida em harmonia com a natureza.

Pois é, meninas, por isso lhes digo que a Surya é uma empresa encantadora. Adoraria que mais empresas nacionais apresentassem tamanha preocupação socioambiental, afinal, bem além de modismos e coisas do gênero, nossa atual conjuntura urge um tratamento mais carinhoso para com o ambiente que nos circunda.

Resenha: Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba para Cabelos Cacheados e Ondulados – Ideal no combate à porosidade capilar.

Surya Brasil Amazônia Preciosa cabelo cacheado ruivo Karina Viega

Meus cabelos com Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba.

Conforme já escrevi em diversos artigos aqui do A,b! sobre cabelos cacheados, uma das características mais notórias em nosso tipo de cabelo é a elevada porosidade da fibra capilar. Tal porosidade ocorre porque o formato espiralado dos cachos (ou ondas) impede que os óleos produzidos pelo couro cabeludo se espalhem ao longo do fio configurando assim uma película protetora natural contra danos às cutículas da fibra. E a danificação da camada de cutículas é diretamente proporcional à porosidade capilar. Ou seja, quanto mais danificada estiver a camada de cutículas, mais poroso será o cabelo. E quanto mais poroso for o cabelo, menos água será retida nos fios. E quanto menor for a quantidade de água nos fios, maiores e mais fortes serão as mazelas inerentes aos cabelos cacheados: ressecamento, enfraquecimento, quebra, frizz, etc.

Deu para entender a tamanha importância do silogismo do parágrafo anterior? A porosidade de nossas madeixas está extremamente ligada aos probleminhas capilares sobre os quais tanto falamos e tentamos resolver. Logo, se tivermos como alvo o tratamento da porosidade capilar, por consequência os demais problemas oriundos dela serão amenizados, pois de nada adianta tratar constantemente os cabelos se a hidratação e demais nutrientes ou proteínas fornecidos pelo tratamento em questão não conseguirem se fixar nos fios devido aos desníveis e “buracos” da fibra capilar de um cabelo poroso.

Saiba mais sobre porosidade capilar e como tratá-la em “Como selar a hidratação nos fios”.

É exatamente sobre a porosidade capilar a maior atuação da linha Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba para Cabelos Cacheados e Ondulados. Desde a suavidade do shampoo ao potencial de “selagem” das cutículas do condicionador, tudo nesta dupla atua de forma a prevenir o aumento e tratar a porosidade capilar.

De fato, após o uso do condicionador Ucuuba percebemos de imediato que a fibra capilar fica com a textura mais lisa/alinhada (textura é diferente de formato, ein!) e mais fácil de desembaraçar. Aliás, após 2-3 usos eu comecei a sentir como se o condicionador magicamente desembaraçasse os fios logo ao aplicar (não, mentira, logo após aplicar e pausá-lo por 1-2 minutos no cabelo).

Por que a linha Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba para Cabelos Cacheados e Ondulados atua contra a porosidade capilar?

Bom, posso ressaltar dois fatores:

  • I) O shampoo contém somente surfactantes (agentes de limpeza) bem leves os quais não agridem os fios nem extirpam a oleosidade natural dos fios. Assim os cabelos ficam limpos, porém protegidos contra agressões que tendem a aumentar a porosidade capilar;
  • II) No condicionador Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba encontramos uma combinação peculiar de ativos emolientes, óleos e manteigas vegetais bem leves de extrema afinidade para com os cabelos. Desta forma, ao utilizá-lo, ao passo em que a hidratação é doada aos fios, os óleos e manteigas atuam selando/ fechando as cutículas da fibra capilar, pois seu baixo peso molecular permite que tais óleos e manteigas efetivamente se fixem entre as áreas defasadas da camada de cutículas dos fios diminuindo assim a porosidade da fibra.

Shampoo Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba para Cabelos Cacheados e Ondulados

Surya Amazônia brasil Preciosa Ucuuba SHAMPOO SEM SULFATOS

Segundo a marca:

[pullquote width=”600″ float=”left”]Balanço e corpo para os frágeis cabelos cacheados e ondulados.
Este shampoo vegano 100% natural e certificadamente orgânico pela EcoCert é formulado com óleo essencial de Preciosa (casca-preciosa) da Floresta Amazônica. Tem propriedades emolientes que proporcionam cabelos macios e modelam os cachos. Este shampoo desembaraça e amacia os cabelos, tornando-os leves e fáceis de pentear. Controla o volume, dá brilho extra e fortalece os cabelos, com ação anti-frizz. Ideal quando usado com o Condicionador Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuúba e/ou com a máscara capilar da linha.[/pullquote]

Os produtos Surya Brasil nunca são testados em animais e NÃO contêm lauril sulfato de sódio, parabenos, corantes artificiais, fragrâncias artificiais, solventes, óleo mineral ou GMO’s (Organismos Geneticamente Modificados). Todos são hipoalergênico e dermatologicamente testados.

Composição do Shampoo Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba

[disclaim]Ingredientes: Water, Disodium Cocoyl Glutamate, Aloe Barbadensis Leaf Juice*, Cocoamidopropyl Betaine, Sucrose Cocoate*, Decyl Glucoside, Dehydroacetic Acid and Benzyl Alcohol, Xanthan Gum, Dipterix Odorata (Cumaru) Extract, Dehydroxanthan Gum, Glycerin, Citric Acid, Virola Sebífera (Ucuuba) Butter*, Aniba Canelilla (Preciosa) Essential Oil.

*Ingredientes provenientes da Agricultura Orgânica.
98,81% do total de ingredientes são de origem natural;
22, 88% do total de ingredientes são provenientes de agricultura orgânica.[/disclaim]

Este é um shampoo bastante delicado, limpa com gentil eficácia sem desidratar nem embolar os cabelos. Sua fórmula praticamente não promove espuma (lembrando que espuma não é sinônimo de limpeza). Utilizo cerca de 1 pump para lavar meus cabelos, como 2 pumps o produto já começa a fazer um pouquinho de espuma.

Caso você não esteja acostumada com shampoos sem sulfatos, provavelmente irá achar que o produto não promoveu uma higienização adequada dos fios, mas isso é apenas questão de costume.

Caso você seja adepta ao Low Poo, provavelmente irá amar o Shampoo Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba.

[warning]O Shampoo Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba para Cabelos Cacheados e Ondulados encontra-se à venda na e-Cosmetique AQUI, e com um cupom “ACORDABONITA” há desconto.[/warning]

Condicionador Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba para Cabelos Cacheados e Ondulados

Surya Amazônia brasil Preciosa Ucuuba CONDICIONADOR

Segundo a Marca:
[pullquote width=”600″ float=”left”]Simplesmente o melhor para cabelos cacheados e ondulados.
Este condicionador vegano 100% natural e certificadamente orgânico pela EcoCert é formulado com óleo essencial de Preciosa (casca-preciosa) da Floresta Amazônica. O Condicionador Ucuuba proporciona intensa hidratação, deixa o cabelo mais forte, sedoso, leve e fácil de escovar. Desembaraça e amacia o cabelo, dá mais brilho, controla o volume e modela os cachos com ação anti-frizz.[/pullquote]

Os condicionadores da linha Surya Brasil Amazônia Preciosa Possuem uma fórmula suave e inovadora que não contém substâncias agressivas, por isso não prejudicam sua saúde nem o meio ambiente.

E, reiterando: os produtos Surya Brasil nunca são testados em animais e NÃO contêm lauril sulfato de sódio, parabenos, corantes artificiais, fragrâncias artificiais, solventes, óleo mineral ou GMO’s (Organismos Geneticamente Modificados). Todos são hipoalergênico e dermatologicamente testados.

Composição do Condicionador Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba

[disclaim]Ingredientes: Water, Aloe Barbadensis Leaf Juice*, Virola Sebífera (Ucuuba) Butter*, Cetearyl Olivate, Sorbitan Olivate, Glyceryl Stearate, Orbignya Oleifera (Babaçu) Seed Oil*, Dehydroacetic Acid and Benzyl Alcohol, Dipterix Odorata (Cumaru) Extract, Glycerin, Citric Acid, Aniba Canelilla (Preciosa) Essential Oil.

*Ingredientes provenientes da Agricultura Orgânica.
98,99% do total de ingredientes são de origem natural;
13.90% do total de ingredientes são provenientes de agricultura orgânica.[/disclaim]

Utilizo de 3-4 pumps do condicionador Surya Brasil Amazônia Preciosa sobre os cabelos molhados mecha a mecha, espero cerca de 2 minutos e desembaraço os fios com os dedos antes de retirar pela técnica do banho de batismo (AQUI).

Este condicionador é imediatamente absorvido pelo cabelo, funciona como se ele entrasse nos fios expulsando o excesso de água, os cabelos ficam até menos molhados ao aplicá-lo. A afinidade deste produto para com a fibra capilar é tamanha que temos a impressão de que ele desaparece assim que entra em contato com as madeixas. Ele não “derrete” os fios, porém doa uma sensação absurda de fios desembaraçados e fibra capilar mais alinhada.

O Condicionador Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba é um excelente opção para selagem dos fios após aplicação de máscaras de tratamento capilar.

[warning]O Condicionador Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba para Cabelos Cacheados e Ondulados encontra-se à venda na e-Cosmetique AQUI, e com um cupom “ACORDABONITA” há desconto.[/warning]

Curiosidade: Surya e a Manteiga de Ucuuba

Surya Amazônia Preciosa Ucuuba para cabelos cacheados UCUUBA

A Surya Brasil foi pioneira no uso da manteiga do fruto amazônico Ucuuba em produtos de beleza. Já fazem 10 anos desde que a empresa utilizou pela primeira vez esta preciosidade natural na formulação de produtos para cuidados capilares.

Conforme já escrevi em “Natura Ekos Ucuuba”: A ucuuba é fruto de uma árvore, chamada ucuubeira, presente em áreas alagadas da região amazônica. O nome vem do tupi e significa “árvore da manteiga”. Sua semente avermelhada dá origem a uma manteiga com elevado poder de hidratação e reparação. Porém, diferentemente da maior parte das manteigas vegetais, a manteiga de Ucuuba possui textura levíssima de elevada afinidade para com a pele e cabelos. Além do alto potencial hidratante e da rápida absorção, os fitoativos presentes na Manteiga de Ucuuba ajudam no processo de renovação celular propiciando ação reparadora com efeito cicatrizante e antisséptico. Tais características tornam este ativo natural um agente versátil o qual é extremamente indicado para manter e/ou recuperar a saúde do couro cabeludo (e um couro cabeludo saudável é essencial para estimular o crescimento capilar).

Meninas, eis abaixo a foto de meus cabelos com o uso do Shampoo e Condicionador Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba para Cabelos Cacheados e Ondulados. Tem como não amar?

Surya Brasil Amazônia Preciosa cabelo cacheado ruivo Karina Viega resultado

São produtos um bocado diferentes dos que estamos acostumadas a encontrar, porém super indico aos que estejam à procura de uma linha vegana e orgânica para tratar dos cachos e ondas e também a quem sofre com porosidade capilar.

[warning]A linha Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba para Cabelos Cacheados e Ondulados encontra-se à venda na e-Cosmetique AQUI, e com um cupom “ACORDABONITA” há desconto.[/warning]

E você, já usou algo da linha Surya Brasil Amazônia Preciosa? Gostou? Tem alguma dúvida? Comente!

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

[question]Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.[/question]

Loja Dermabox

Vídeo mais recente (07/10/15) – Inscreva-se no canal AQUI para não perder nenhuma das novidades!

10 thoughts on “Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba para Cabelos Cacheados e Ondulados

    • Cris, você diz Higienizadores em creme como o No Poo Deva Curl?
      Ué, claro que pode!
      Mas aí não se enquadraria nas técnicas restritas da rotina No Poo, mas sim Low.
      Bom, eu uso os dois tipos e não vejo problema nenhum 😉
      Beijos mil!

  1. Olá,
    Gostei muito da resenha, não usei ainda os produtos mas estou ansiosa para usa-los.
    Mas uma duvida, não é necessário a finalização?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *