Truque rápido para Cabelos Cacheados: Técnica do Banho de Batismo

Ao lavar cabelos cacheados, como devemos proceder para enxaguar corretamente o condicionador?

Bom, o termo “corretamente”, além de abstrato, possui um conceito aberto. No que concerne aos cabelos, algo se torna correto quando funciona para VOCÊ e ponto.

Fulana diz para não usar produtos com silicones na composição, mas você adora o resultado de um que contém? Então use! Sicrana alega que não se deve usar pentes para desembaraçar cabelos cacheados, mas você já tentou utilizar apenas os dedos e não conseguiu? Faça da sua maneira! O que quero dizer com isto (e como sempre acabo dando voltas ao redor do assunto principal) é: não acredite em tudo que lê! – Observe que tal afirmativa também coloca o A,b na roda, pois o que eu escrevo não deve ser tomado como verdade universal.

Okay, retomando o fio da meada, várias leitoras me perguntam qual é a maneira correta de enxaguar o condicionador das madeixas. As dúvidas incluem questões como: devo retirar por completo? Devo deixar por completo? Devo tirar parcialmente? Etcéteras reticentes. Tendo em vista o que escrevi nos parágrafos anteriores, não tenho como alegar veementemente que a maneira X é a correta, apenas posso passar-lhes aquilo que funciona para mim, para algumas e que, assim sendo, também espero que funcione para vocês.

Como enxaguar o condicionador de cabelos cacheados? Aprenda a técnica do Banho de Batismo!

Truque  Cabelos Cacheados Banho de Batismo Karina Viega

Provavelmente muitas de vocês já usam esta técnica sem necessariamente saber que a mesma se trata de uma técnica. De fato, nem sei se eu estou inventando o termo ou se o li em algum site gringo há tempos atrás e assimilei como meu.

Em poucas palavras o Banho de Batismo consiste em jogar um pouco de água sobre os fios depois de ter aplicado o condicionador e deixar a água escorrer livremente carregando embora apenas o excesso do produto. Dessa forma boa parte do condicionador remanescerá nos cabelos protegendo-os nos processos posteriores de secagem e modelagem, e também favorecendo a aplicação do creme para pentear. Afinal, ao manter parte do condicionador nos fios, um montante menor de leave in já será o suficiente.

Como fazer o Banho de Batismo em cabelos cacheados

A fim de explicar-lhes melhor, vamos às origens.

O termo “Banho de Batismo” é uma analogia para com o método adotado pela Igreja Católica ao batizar bebês ou crianças (nem vem torcendo o nariz caso você for de outra religião, 1- Crenças religiosas não entram em cheque aqui; 2- Torcer o nariz para religiões diferentes da sua é feio! Não façam isso, cada um tem o direito de crer no que bem entender e definitivamente a não-aceitação do outro sempre foi um dos maiores problemas da humanidade. Enfim…). Em tal método apenas uma porção de água é lançada com delicadeza sobre a cabeça da pessoa. E é more or less like this que a nossa técnica do Banho de Batismo será executada.

Após aplicar o condicionador ao seu bel prazer, jogue uma porção de água sobre a raiz dos cabelos e deixe que ela escorra livremente. Quanto de água será necessário? Não sei. Depende. Varia de pessoa para pessoa, de cabelo para cabelo. Cabe a você ir testando e assim concluirá por si próprio a SUA quantidade ideal.

Para executar a técnica, um recipiente onde a água a ser utilizada possa ser colocada ajuda; fazer uma conchinha com as mãos e ir lançando a água aos poucos também é válido, ligar a mangueirinha do chuveiro em potencia baixa e direcioná-la para raiz dos fios é outra opção. As maneiras são muitas! Use sua criatividade à lá vonté.

Reiterando, com esta técnica apenas o excesso de condicionador será carregado ralo abaixo e o restante permanecerá nos fios. Assim o produto remanescente forma uma película de proteção ao redor da fibra a qual reduzirá os impactos da manipulação mecânica posterior (secagem e modelagem), fará com que menos leave in seja necessário, e também atuará como mantenedor da hidratação e emoliencia/maciez dos cabelos.

Sei que isso pode soar como baboseira para algumas pessoas. Sei que algumas irão se perguntar “por que tanto cuidado? É apenas cabelo”. Sim, é apenas cabelo e tudo isso que escrevi aqui e ao longo do Acorda, Bonita! inteiro pode ser completamente dispensado. Contudo, estar insatisfeita com os cabelos (ou com outros aspectos estéticos) pode acarretar sérios problemas e auto-estima os quais se desdobram em vários empecilhos de vida. Vendo por tal ângulo, este truque é completamente válido às meninas cacheadas que procuram melhores meios de cuidar e, por conseqüência, aceitar suas lindas madeixas.

Para quem a técnica do Banho de Batismo é indicada

A técnica do Banho de Batismo é indicada para quem possui cabelos cacheados, crespos e/ou afros, os quais devido ao seu formado espiralado naturalmente são mais ressecados e frágeis, pois o óleo natural do couro cabeludo não consegue se espalhar ao longo do fio e assim configurar a proteção natural que os cabelos lisos possuem.

Indico especialmente para aquelas que apresentam ressecamento extremo nas madeixas e, geralmente, tentam maquiar com o uso de bastante creme para pentear.

Para quem a técnica do Bando de Batismo não e indicada

Não é uma técnica indicada para quem possui tendência a ter caspa, para quem possui raiz oleosa e para quem passa longos períodos sem lavar os cabelos (mais de 3 dias).

Atenção! O Banho de Batismo tende a diminuir o volume dos cabelos cacheados devido ao peso extra acarretado pelo condicionador remanescente. Caso esta seja sua intenção, ok, se joga. Caso você prefira cabelos com mais volume (adoro!) faça a técnica aplicando menos condicionador e menos leave in do que de costume.

 

Quais tipos de condicionadores podem ser usados nesta técnica

Em tese, os melhores tipos de condicionadores para serem utilizados com esta técnica são aqueles liberados para No Poo, ou seja, aqueles cuja composição não contenha substâncias quimicamente modificadas como silicones, petroquímicos e parafina/óleo mineral. Por quê? Porque produtos de formulação orgânica (em tese) não acumulam nos fios ao ponto de originarem problemas como caspa e mofo.

MAS a minha experiência alega que condicionadores não liberados também podem ser usados no Banho de Batismo sem mazelas. Para tanto, basta nos certificarmos de higienizar corretamente as madeixas e, acima de tudo, testar! Teste o condicionador em questão com a técnica, se o resultado for fios demasiadamente pesados e oleosos, troque o condicionador (ou não use a técnica).

Para saber como seguir as rotinas No Poo ou Low Poo e utilizar produtos com silicones ao mesmo tempo – sim, é possível! – leia o artigo: Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo – Entenda a Relação

Segue abaixo a lista dos MEUS condicionadores prediletos para a Técnica do Banho de Batismo:

ruque rápido para Cabelos Cacheados Banho de Batismo Condicionadores No Poo

1) Deva Curl One Condition – Resenha AQUI e AQUI e à venda AQUI com desconto ao usar o cupom “ACORDABONITA”
2) Deva Care One Condition – Resenha AQUI e AQUI e à venda AQUI
3) Condicionador Redken Curvaceous – Resenha AQUI e à venda AQUI
4) Lola Creoula Condicionador Cachos Perfeitos – à venda AQUI com desconto ao usar o cupom “ACORDABONITA”
5) Condicionador Matrix Repair Inside– Resenha AQUI e à venda AQUI com desconto ao usar o cupom “ACORDABONITA”
6) Condicionador Hydrating Natural Wave L’Officer – Querem resenha? À venda AQUI.

Alguém  já fez ou faz a técnica do banho de batismo (mesmo sem saber este nome, o qual nem eu mesma sei se criei ou assimilei como meu)? Gostou? Pretende tentar? Contem-me!

Ah, aproveito para reiterar um pedido que fiz no artigo “Tratamentos capilares: Descubra qual tipo seu cabelo precisa”: sempre que possível, comentem pelo método normal, ou seja, sem ser pelo plugin de comentários via facebook. Pois os comentários da “comentação normal” vem parar no painel de administrador do site para aprovação, assim tenho como ler e responder a todos. Já os comentários vindos via facebook não me acarretam nenhuma notificação, e poucas coisas me deixam tão triste quanto ver um comentário lindo feito via facebook apenas meses depois (todavia, caso você prefira, sinta-se à vontade para comentar via facebook mesmo!).

Espero que tenham gostado desta nova dica de cuidados para cabelos cacheados!

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

comments

22 comentários on Truque rápido para Cabelos Cacheados: Técnica do Banho de Batismo

  1. Luciana
    20 de julho de 2014 at 14:00 (1098 dias atrás)

    Oi Ka! Tudo bem? Bom, eu vim aqui te dizer que seu blog é o meu cantinho de autoajuda para cuidar dos meu cachinhos! Depois que descobrir seu blog aprendi muita coisa bacana, dicas, truques, cuidados e isso fez com que eu aprendesse a amar ainda mais o meu cabelo! Continue sempre neste caminho pois você ajuda muita gente. Obrigada =D

    Responder
    • Karina Viega
      20 de julho de 2014 at 21:44 (1098 dias atrás)

      Luciana, que comentário gosto de ler! Fico muito feliz que o Ab tenha lhe ajudado ^^
      Obrigada a você pelo carinho e venha sempre que puder!
      Beijos mil.

      Responder
  2. Kizzi
    20 de julho de 2014 at 18:28 (1098 dias atrás)

    Oi Karina Tudo bom?
    Eu venho acompanhando o blog à algum tempo mas nunca me manifestei. Eu tenho cabelo afro ou tipo 4 (what ever) e já usei essa técnica (que eu sabia que era técnica mas não sabia o nome) alguma vezes. Meu cabelo dura dia hidratado mesmo que eu não tenho utilizado nenhuma máscara ou algo do tipo pra hidratar. Já fiz um o concionador liberado e não liberado e adorei com o dois. Só acho que o meu cabelo demora quase o dobro do tempo pra secar quando faço isso mas compensa. Parabéns pelo trabalho. Super beijo e sucesso

    Responder
    • Karina Viega
      20 de julho de 2014 at 21:52 (1098 dias atrás)

      Kizzi, obrigada pelo carinho!
      Apareça sempre :)

      Que bom saber que você faz e gosta!
      Bom, como escrevi no post, nem sei se criei o termo “banho de batismo” para nomear a técnica pu se vi num site gringo há tempos atrás rs
      É verdade! Boa nota, o cabelo demora um pouco mais para secar, mas também acho que vale muito a e espera!

      Beijos mil!

      Responder
  3. Karina
    20 de julho de 2014 at 21:59 (1098 dias atrás)

    Olá!!
    Quando eu era criança eu tinha o hábito de deixar um pouco de condicionador nos cabelos, mas abandonei esse hábito de tanto ouvir minha mãe dizer que isso provocava quebra dos fios…
    Quando comprei o One Condition da Deva eu vi vídeos no Youtube onde próprio fabricante indicava essa forma de uso. Fiquei um pouco confusa, mas imaginei que fosse um produto diferenciado, produzido para ser usado assim, então não faria mal aos cabelos.
    Mas estes dias li isso:
    http://www.belezaextraordinaria.com.br/noticia/deixar-um-pouco-de-condicionador-no-cabelo-e-saudavel-saiba-porque-enxaguar-bem-os-fios-e-tao-importante_a1925/1
    e pensei que somente se o fabricante indicar que é permitido deixar resíduo de condicionador que devemos deixar, pois caso contrário poderia causar a quebra dos fios…

    Responder
    • Karina Viega
      21 de julho de 2014 at 3:00 (1098 dias atrás)

      Karina (que nome bonito, ein! ^^ rs), faço isso desde nova, antes mesmo de me dar conta de que era uma “técnica”.
      Conforme falei no artigo: “o termo “corretamente”, além de abstrato, possui um conceito aberto. No que concerne aos cabelos, algo se torna correto quando funciona para VOCÊ e ponto”, e é assim mesmo que quase tudo na vida procede rs.
      Amor, já que os produtos Deva são destinados para este fim, os demais com formulação orgânica parecida com os da Deva também não seriam a mesma coisa? ;)
      Bom, eu uso até produtos não liberados para No Poo nesta técnica, e nunca tive problemas, pelo contrário!
      Ademais, várias cacheadas também fazem há tempos e adoram.
      Tendo isso em vista, não acredito que cause quebra não.
      MAAAS, devemos testar o efeito do condicionador em questão e também nos certificarmos de higienizar corretamente os cabelos, ok?

      Beijos mil!

      Responder
  4. Nayara
    20 de julho de 2014 at 23:41 (1098 dias atrás)

    Amei suas dicas Ka! Tenho uma admiração muito grande pelo seu blogspot e desde então tenho passado minha transição cuidando bem melhor dos meus cachos!
    Como sou universitária e não estou trabalhando agora não posso comprar muito dos produtos citados como melhores mas absorvo suas dicas e aplico nos produto mais baratos.
    Continue com esse blog maravilhoso!

    Responder
    • Karina Viega
      21 de julho de 2014 at 2:53 (1098 dias atrás)

      Nayara, obrigada pelo carinho!
      Fico tão feliz com seu comentário ^^
      Entendo-lhe em absoluto, Nay… Também sou universitária e, se não fosse pelo fato de enviarem estes produtos ao site, eu também iria fazer substituição mais econômicas ;)
      De fato, eu queria mesmo conhecer produtos mais baratos para cabelos cacheados a fim de poder recomendá-los…
      Bom, está no projeto!

      Beijos mil!

      Responder
  5. ana julia
    21 de julho de 2014 at 9:55 (1097 dias atrás)

    Oi Kah muito bom seu post, e sobre a técnica do batismo sim ela já existe!
    Esta escrito no Segundo Livro da Lorraine Massey o Curly Girl.. que vem com o Dvd mostrando..
    O blog ta lindo viu?
    Ah só uma coisa os subtitulos que estão em rosa clarinho não está dando pra enxergar direito..pelo menos pra mim que uso o Chrome
    bjs

    Responder
    • Karina Viega
      21 de julho de 2014 at 12:06 (1097 dias atrás)

      Ana Julia, você é um anjo!
      1º) verdade! Tenho este livro, foi de lá que tirei o nome. Obrigada por me lembrar, aliás, vou até relê-lo…
      2º) pedido atendido! Também achava que estava bem claro, meu querido sócio já deu um jeito nisso!
      Obrigada ^^
      Beijos mil

      Responder
      • ana julia
        25 de julho de 2014 at 20:33 (1093 dias atrás)

        Aee ficou ótimo agora!!adorei!!
        Obrigada por responder!! :)
        beijão

        Responder
  6. Lorena Germano
    12 de setembro de 2014 at 11:13 (1044 dias atrás)

    oiee…adoro suas dicas, estou passando pela transição, mas sem cortar o cabelo curtinho…graças a Deus minhas pontas são cacheadas…hahaha..bjocas

    Responder
    • Karina Viega
      18 de setembro de 2014 at 13:57 (1038 dias atrás)

      Que bacana, Lorena! Deve ajudar muito ;)

      Responder
  7. Leticia Nunes
    5 de janeiro de 2015 at 9:54 (929 dias atrás)

    eu faco a tecnica do banho de batismo a muito tempo ja ouvi de pessoas que nao faz bem pro cabelo mas o resultado q tenho é otimo porque quando enxaguava comletamente o cabelo dava uma aparencia muito ressecada…pra finalizar o cabelo uso um pouco de creme modelador leave-in e vou modelando mechas bem fininhas com os dedos depois amasso os cachos e viro a cabeca pra baixo pra dar volume assim da um resultado de cahceado natural hidratado e com volume

    Responder
    • Karina Viega
      8 de janeiro de 2015 at 9:25 (927 dias atrás)

      Que bom, Letícia!
      Faço bem parecido…
      Beijoss

      Responder
  8. Lara Varela
    17 de janeiro de 2015 at 13:38 (917 dias atrás)

    Adorei essas suas dicas :) Parabéns por seu blog tem ai muita matéria de valor.

    Responder
  9. Flávia Silva
    1 de fevereiro de 2015 at 9:57 (902 dias atrás)

    Ai por que nao encontrei seu Blog antes?? rs. Amei todos os posts que pude ler até agora e este, sem dúvida, foi sensacional para mim, pois sempre ouvi de cabeleireiros que não podia deixar condicionador nas madeixas, mas estes pelo jeito não entendem nada de cacheadas. Meus cachos estão uma lástima e você me devolveu a esperança. Agora vou testar todas as dicas, depois te envio uma foto com o resultado. Parabéns pelo Blog, utilidade pública para as cacheadas ou nossos simpatizantes ;) Bjs

    Responder
    • Karina Viega
      5 de fevereiro de 2015 at 7:12 (899 dias atrás)

      Flávia, obrigada mesmo!
      Sim, mostre-me como ficou…
      Volte sempre,
      beijos mil

      Responder
  10. Lidia
    13 de fevereiro de 2015 at 16:45 (890 dias atrás)

    Você enrola demais para falar, tempo é um bem precioso, vá direto ao ponto.

    Responder
    • Karina Viega
      29 de março de 2015 at 8:11 (847 dias atrás)

      Ok, respeito seu ponto de vista.
      No meu, não enrolo, introduzo o assunto ;)

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>