Os melhores óleos corporais para hidratar e perfumar peles ressecadas

Confira a resenha de quatro óleos corporais os quais, na minha atual concepção de melhor, se encaixam no que chamo de “Os melhores óleos corporais” na categoria Preço Justo. Além disso, verifique ao longo do artigo quais os benefícios causados por este tipo de produto no tratamento de peles ressecadas e também dicas de como usar.

Seja por fatores climáticos, emocionais ou hormonais, toda mulher passa (ou passou, ou passará) por certas fases em que a pele do corpo encontra-se tão ressecada e sensível que nem mesmo os potentes hidratantes de linha dermocosmética parecem dar conta de suprir a hidratação requisitada.

Para aquelas que se encaixam na descrição acima, lançar mão de óleos corporais pode ser a solução! Digo por experiência. Por mais de 20 anos de experiência…

Conforme lhes contei em “Dermocosméticos antirrugas Botoskin – Resenha”, possuo a pele do rosto bastante ressecada, e tal ressecamento é ainda mais evidente ao longo do corpo. No meu caso, não há fases de ressecamento, minha pele sempre foi extremamente seca desde a infância. E não é um ressecamento “normal”, é algo crônico. Tão crônico que quando passei um tempo entre Brasília e SP algumas áreas do corpo chegaram a rachar e sangrar devido ao clima seco. Tão crônico que nenhum dos 1001 dermatologistas pelos quais passei e quase nenhum dos 1001 hidratantes corporais prescritos deram conta de reter-me a hidratação.

Assim sendo assim, logo na meninice aprendi a usar óleos corporais como alternativas eficazes e econômicas contra a pele extra seca. Outro fator que contribuiu para o aprendizado foi a minha mãe, tenho lembranças vívidas de vê-la aplicando óleos corporais desde quando eu nem me entendia por gente ainda (se é que hoje posso dizer que me entendo…). Aliás, um dos óleos listados abaixo é meu predileto exatamente pela lembrança sensorial que ele me acarreta. Qual? Contarei ao longo da lista.

Os benefícios de óleos corporais no tratamento de peles secas, extra secas e ressecadas

“Secas, extra secas e ressecadas”, soa com a repetição tripla da mesma coisa, não? Pois bem, não é. Uma pele pode ser seca (como a minha) e/ou encontrar-se ressecada devido a alterações climáticas e desequilíbrios hormonais ou emocionais, como o estresse.

Para os três casos, o uso de óleos corporais promove benefícios incomensuráveis! Principalmente se os óleos em questão forem naturais. Infelizmente ainda não tive muito contato com óleos corporais 100% orgânicos, por isso este tipo de óleo (por ora) não está na lista abaixo. Contudo, ao passo em que eu for testando, também atualizarei este artigo com aqueles que me agradarem.

Como os óleos corporais atuam na pele

Grosso modo, os óleos corporais atuam de forma a configurar uma barreira protetora sobre a pele impedindo a perda precoce de água. Por isso que tais produtos devem ser aplicados sobre a pele úmida e/ou recém saída do banho.

Quando algum óleo agrega em sua formulação substâncias que atuam tratando a pele (como óleos essenciais orgânicos, os quais possuem diversas propriedades antioxidantes, estimulantes e emolientes), além de evitar a perda de água ele também irá promover benefícios diversos, os quais variam conforme a atuação característica da substância contida.

Como usar óleos corporais – dicas

  • A fim de melhorar a absorção do óleo, faça uma esfoliação na pele com o auxílio de bucha vegetal ou de algum esfoliante. Assim a camada de células mortas será removida abrindo espaço para a real atuação do óleo corporal aplicado.
  • Caso você possua ou tenha tendência a possuir poros obstruídos e foliculites, evite aplicar óleos corporais em áreas como costas e colo, regiões do corpo tendencialmente mais oleosas.
  • Visto que os óleos atuam formando uma barreira contra a desidratação precoce da pele, o ideal é aplicá-los sobre a pele úmida ou recém saída do banho (esta é minha opção favorita).

Melhores óleos corporais para pele ressecada 

*Atenção: os produtos listados abaixo são meus atuais prediletos nos quesitos hidratação, fragrância e preço justo. Atualizarei esta lista conforme eu for testando e aprovando outros.

melhores óleos corporais Óleo Sève de Amêndoas Doces Intensa da Natura

Óleo Sève de Amêndoas Doces Intensa da Natura

Este óleo entrou em 1º na lista não por ser o meu predileto, e sim por me acarretar a nostalgia infantil mencionada no início do artigo. Lembro-me com vivacidade do cheiro de amêndoas espalhando-se pela casa quando mamãe abria a porta do quarto logo após ter tomado banho, lembro-me do cheiro de amêndoas que chegava até a mim antes da imagem e assim eu já sabia que minha mãe estava por perto. Há 20 anos o óleo Sève da Natura está presente na minha vida, por certo não começou com esta versão mostrada na fotografia, mas minha lembrança sensorial alega que a fragrância levemente adocicada, quente e aconchegante das amêndoas permanece igual (ou ao menos bem parecida).

Como todos os óleos da Natura, não é 100% orgânico, porém contém alta concentração de:

  • Óleo de Palma (INCI: Elaeis Guineensis Oil, conhecido também como dendê):

Possui alto teor de vitamina A e vitamina E que atuam como uma poderosa fonte de antioxidantes os quais combatem os radicais livres reparando e prevenindo danos à pele. O óleo de palma também apresenta potencial de amenizar as cicatrizes antigas como acne e até mesmo estrias, deixando a pele com um aspecto fresco e jovem. Ao longo do tempo, se usando regularmente, pessoas que sofrem de doenças da pele tais como psoríase e eczema podem se beneficiar com este ativo.

De fato, minha mãe atribui ao óleo Óleo Sève de Amêndoas o fato de não ter estrias mesmo após duas gestações.

  • Óleo de Amêndoas Doces (INCI: Prunus Amygdalus Dulcis):

Rico em nutrientes, como a vitamina A, B1, B2, B6 e E. Excelente hidratante para todos os tipos de pele, pois possui alta afinidade com a derme, fato que o torna de fácil absorção. O óleo a amêndoas é especialmente benéfico às peles secas e rachadas, promovendo maciez, luminosidade e evitando a descamação. Quando usado em sua versão pura (100% vegetal), pode ser aplicado no rosto, especialmente na região dos olhos, pois suas propriedades o tornam um ótimo tratamento natural antirrugas, anti-olheiras, e anti rachaduras nos lábios.

 

 

melhores óleos corporais Óleo Iluminador Lolita Empório Body Store

Óleo Iluminador Lolita Empório Body Store

Lolita, luz da minha vida, fogo da minha virilidade. Meu pecado, minha alma. Lo-li-ta: a ponta da língua faz uma viagem de três passos pelo céu-da-boca abaixo e, no terceiro, bate nos dentes. Lo. Li. Ta.”– Assim começa o livro de Vladimir Nabokov, arrebatando-nos logo no 1º parágrafo.

E assim também acontece com a linha Lolita da Empório Body Store, arrebata-nos logo na primeira aplicada! A fragrância e a textura aveludada que os produtos da linha promovem à pele são pontos notórios. Com o óleo não poderia ser diferente.

Diz a marca:

A linha Lolita Serum tem uma fragrância inconfundível e marcante com notas de côco, baunilha e damasco, aliado a um toque extremamente acetinado através dos silicones nobres ideal para aquela mulher que gosta de ser notada.

O Óleo Iluminador que possui, além da fragrância marcante da linha Lolita, partículas iluminadoras que realçam a cor da pele, deixando-a radiante e pronta para brilhar. É feito com óleo de argan, que hidrata e dá maciez à pele.

Este óleo foi formulado para ser aplicado no corpo sem enxágüe posterior e contém os seguintes ativos dentre seus ingredientes:

  • Óleo de Semente de Uva (INCI: Vitis Vinifera (Grape) Seed Oil):

O óleo de semente de uva é rico em ácido linoléico, facilmente absorvido pela pele, e, portanto, muito útil e eficaz como um hidratante da pele. É também rico em antioxidantes que atuam no combate os radicais livres e reconhecido por suas propriedades nutritivas. Este óleo promove a regeneração dos tecidos, tonifica e aumenta a elasticidade da pele devido a sua capacidade única de reter a umidade cutânea.

  • Óleo de Argan (INCI: Argania Spinosa Kernel Oil):

Originado das sementes da árvore de Argan, endêmica do sudoeste de Marrocos, este óleo é mundialmente reconhecido por seus benefícios cosméticos, promove intenso tratamento de hidratação, regeneração e ação anti-inflamatória.

Saiba mais em “Rosto Radiante com Argan Oil Josie Maran – Óleo de Argan para a pele”.

O óleo iluminador Lolita da Body Store doa um aspecto lindo à pele, ideal para fotografias ou para saídas noturnas. Devido ao brilho, não indico tanto para uso ao dia. Mas esta decisão cabe a você.

Só há um “porém” entre os benefícios: as partículas de brilho são, na verdade, partículas bem finas de purpurina as quais vão se soltando da pele fazendo-nos purpurinar a tudo que nos toca. A roupa fica com de purpurina, os amigos abraçados ficam com purpurina, etc. Se você usar este óleo para sair com o namorado, marido, peguete ou afins, já saia sabendo que ele também ficará purpurinado! Mas, calma, isso não significa que o mundo ao seu redor ficará que nem uma alegoria de carnaval, apenas algumas partículas que se soltam.

Purpurinas à parte, sou apaixonada por este óleo! Ele deixa o corpo absurdamente hidratado, sedoso e perfumado!

Agora estou desejando o Óleo Corporal com partículas de Ouro 24k da linha Lolita, o qual nem é tão mais caro e por certo não nos deixará purpurinando o mundo como esta versão iluminadora. Se bem que purpurinar o mundo não é má idéia…

O Óleo Iluminador Lolita custa R$:79,90 (sei que não parece tão barato, mas acredite, há óleos bem mais caros no mercado!), vem com 50ml e encontra-se à vendas nas lojas Empório Body Store – online AQUI.

 

 

Óleo de Banho Peach Skin Bombom de Baunilha, Produtinhos da Beauty

Óleo de Banho Peach Skin Bombom de Baunilha, Produtinhos da Beauty

Realmente não consigo entender o que torna este óleo tão bom! Olhando a composição, não encontro nenhum ativo que costuma me atrair (como extratos vegetais), pelo contrário, a 1ª substância da lista é exatamente algo que não gosto: parafina líquida.

Maaas, o Óleo de Banho Peach Skin Bombom de Baunilha é maravilhoso!

Além da fragrância encantadora de baunilha que nos deixa perfumada o dia inteiro, este óleo possui uma afinidade absurda com a pele. Tanto que quem possui pele ressecada pode aplicá-lo diretamente sobre o corpo sem que ele esteja úmido e também sem a necessidade de enxágüe posterior, pois este óleo não deixa o aspecto de pele melecada. Após alguns instantes é facilmente absorvido, deixando uma sensação de maciez absurda e um cheiro… Ah, o cheiro!

Querem uma resenha completa à lá Acorda, Bonita!?

Diz a marca:

Quem resiste a uma pele de pêssego? Peach Skin Bombom de Baunilha é o óleo corporal da The Beauty Box que deixa seu corpo macio, perfumado e com efeito aveludado. Além disso, tem emolientes que fecham os poros, evitando a desidratação. E, se usado no corpo seco, ainda previne as estrias.

- Um banho de maciez
– Óleo corporal que hidrata e perfuma
– Hidratação 30 horas
– Fragrância aveludada e confortável com notas de grapefruit, pêssego e baunilha
– Fica a dica: PEACH SKIN se fala /´píti iskin/, e significa pele de pêssego

 

 

Óleo de Cenoura Pré-Bronzeado Empório Body Store melhores óleos corporais

Óleo de Cenoura Pré-Bronzeado Empório Body Store

Embora o nome diga “pré-bronzeado”, garanto-lhes que mesmo no inverno o Óleo de Cenoura da Body Store irá promover benefícios mil à sua pele (vejam bem, estou me referindo à peles secas e/ou ressecadas).

Assim como o Óleo Iluminador Lolita, este aqui foi formulado para ser usado sem enxágüe. Sua afinidade com a pele é algo peculiar, o produto parece ser completamente absorvido minutos após a aplicação.

Diferentemente dos demais óleos acima, o de Cenoura não possui fragrância tão acentuada – ponto positivo para quem gosta de usar perfumes e/ou não gosta de fragrâncias marcantes, seu cheiro é leve e adocicado, não sei como descrevê-lo sem comparar com bolo de cenoura. Um cheirinho delicioso e especialmente bom para dias calorentos.

Também diferentemente dos óleos acima, este é o único bifásico, ou seja, ele combina duas fases: uma oleosa e outra aquosa as quais, quando misturadas, promovem hidratação ainda maior ao passo em que formam uma película protetora contra o ressecamento da pele.

Diz a marca:

O Óleo de Cenoura Pré-Bronzeado é rico em carotenos e possui bio-tanning, que ativam a produção de melanina, preparando a sua pele para o sol e acelerando o bronzeado.
Modo de Uso: Agite antes de usar e aplique em todo o corpo, exceto no rosto, durante ou após o banho. O Óleo de Cenoura não deve ser aplicado para exposição da pele ao sol.

O Óleo de Cenoura Empório Body Store possui uma composição bem rica, a qual contém:
Óleo de cenoura, óleo de semente de trigo, silicones nobres, glicerina (umectante natural) e proteínas vegetais como proteína de soja, de trigo e de milho. Todos estes ativos trabalham em conjunto visando restaurar, hidratar e ativar a produção de melanina na pele.

 

 

Deu para perceber que gosto de fragrâncias “comestíveis”, não? Além de alto potencial de hidratação, todos os óleos corporais acima possuem fragrâncias adocicadas e quentes, a exceção é o óleo bronzeador de cenoura (o único com cheiro bem leve em comparação ao outros 3 óleos corporais citados).

E você, usa óleos corporais? Gosta? Já usou algum destes da lista? Comente!

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

comments

2 comentários on Os melhores óleos corporais para hidratar e perfumar peles ressecadas

  1. Fernanda
    30 de julho de 2014 at 23:20 (1231 dias atrás)

    Adoro óleos!
    Estou alternando entre o Nuxe – Huile Prodigieuse, um da est. de lima que todo vegetal e orgânico e um da jequiti, costumo hidratar e passar o óleo, parece que segura a hidratação sabe, quanto ao aroma de bombom de baunilha comprei o big waves com esse aroma, o resultado nos cachos é ótimo!

    Responder
    • Karina Viega
      31 de julho de 2014 at 7:08 (1231 dias atrás)

      Fernanda, todos me alam tão bem deste Nuxe que PRECISO testar!
      Também faço assim, hidratação + óleo, concordo contigo, o efeito dura bem mais ^^

      Beijos mil!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>