Óleo de Macadâmia 100% Puro Empório Body Store para cabelos e corpo – Benefícios e Receitas

Você sabia que o óleo de macadâmia é considerado um dos melhores óleos vegetais para tratamento capilar e corporal? Por quê? Como usar? Continue lendo, explicarei em detalhes.

Há milênios a humanidade utiliza óleos vegetais como artifícios de proteção, nutrição e embelezamento corporal. O óleo de macadâmia em específico sempre foi consagrado pelo seu alto valor nutricional. Contudo, hoje em dia a macadâmia deixou de ser somente ingrediente chave dos chocolates havaianos trazidos como souvenir pelos amigos em férias, seus benefícios estéticos estão sendo cada vez mais explorados pela indústria cosmética a qual sabe das maravilhas que este óleo promove aos cabelos e pele.

Está ressecado? Macadâmia nele! – O que torna o óleo de macadâmia tão benéfico aos cabelos e corpo

benefícios do óleo de macadâmia

Também conhecido como Macadamia Ternifolia Seed Oil, este óleo rico advém da semente da macadâmia, planta originalmente encontrada na Austrália e agora também cultivada no Havaí.

De textura leve e de fácil absorção, o óleo de macadâmia possui extrema afinidade para com a pele e os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo. Isso significa que, ao contrário da maioria dos óleos vegetais, o de macadâmia consegue penetrar e aderir-se com eficácia nas áreas aplicadas acarretando potente nutrição, reparação e manutenção da hidratação dos cabelos e corpo. Por que isso acontece? Pois contém vitaminas do complexo B, vitamina E, proteínas, fósforo, ferro, cálcio e é composto por 80% de gordura monoinsaturada com os seguintes ácidos graxos e esteróis:

  • Ácido palmitoleico: O óleo de macadâmia contém uma das maiores fontes de ácido palmitoléico, entre 16 a 23%. Este ácido graxo é vital para a saúde da pele, pois retarda o envelhecimento celular. Conforme nossa pele envelhece, naturalmente torna-se deficiente na assimilação dessa substância. É por isso que o óleo de macadâmia é perfeito para fórmulas antiidade, sejam cosméticas ou nutritivas.
  • Ácido oléico: Doa propriedades regeneradoras e hidratantes ao óleo de macadâmia.
  • Ácido linoléico: Ajuda a prevenir a perda precoce de água do tecido epitelial.
  • Elevado nível de fitoesteróis: grupo de esteróis (classe de lipídeos) naturalmente presente nas plantas os quais possuem real afinidade com a pele. Tais esteróis funcionam de forma semelhante ao colesterol (principal esterol de nossas células, presente na maioria das membranas celulares), fato que torna o óleo de macadâmia altamente capaz de penetrar na pele. Ademais, os fitoesteróis possuem propriedades calmantes e curativas, fazendo com que o óleo de macadâmia seja um coringa no reparo das funções da barreira protetora da pele.

 

Benefícios do óleo de macadâmia para a pele

Por ter uma composição química tão semelhante ao sebo humano, o óleo de macadâmia atua direta e eficazmente sobre as áreas mais ressecadas e sensibilizadas da pele, promovendo reparação da barreira protetora cutânea, suavidade ao toque, e também benefício antienvelhecimento devido ao ácido graxo palmitoleico presente em grande concentração em sua estrutura molecular. Além disso, seus fitoesteróis atuam como cortisona sobre a pele, ajudando a reduzir coceiras e inflamações.

Benefícios do óleo de macadâmia para os cabelos

A alta concentração de gordura monoinsaturada presente no óleo de macadâmia ajuda a proteger o cabelo e o couro cabeludo de danos externos naturais (radiação UV, vento, poluição, etc), mecânicos (escovas, chapinhas, manuseio inadequado, etc.) ou químicos (colorações, descolorações, etc.). Sua afinidade para com a fibra capilar o torna um óleo de fácil absorção o qual penetra profundamente entre as cutículas dos fios suavizando a porosidade capilar e, por conseqüência, mantendo a hidratação das madeixas. Além disso, o óleo de macadâmia promove diminuição do frizz, desembaraço, brilho, manutenção e reparo da elasticidade natural da fibra capilar – fatores que evitam a quebra dos fios e a formação de pontas duplas. Sendo assim, este óleo se mostra especialmente benéfico aos cabelos quimicamente tratados. Leia mais sobre em “Cabelos ressecados? Saiba como selar e manter a hidratação nos fios“.

 

Óleo de Macadâmia 100% Puro Empório Body Store – Benefícios, resenha e receitas para cabelos e corpo

Óleo de Macadâmia 100% Puro Empório Body Store – Benefícios, resenha e receitas para cabelos e corpoÓleo de Macadâmia 100% Puro Empório Body Store – Benefícios, resenha e receitas para cabelos e corpo

Encontrar um produto que seja versátil e, ao mesmo tempo, impecável ma maioria de seus usos soa um tanto utópico, não? O Óleo de Macadâmia 100% Puro da Empório Body Store é agraciado com este status.

A afirmativa acima não é um apelo sensacionalista sem fundamento, venho usando o produto diariamente por volta de 1 mês e ao longo deste artigo tento explicar-lhes todos os porquê e comos os quais me levaram a tal constatação.

Obs: até então nunca usei outro óleo de macadâmia 100% vegetal além deste, logo não tenho como comparar. Todavia, já que macadâmia é macadâmia, é provável que o mesmo óleo de outras marcas acarrete resultados bem semelhantes SE também forem “puros”, ou seja, sem substâncias químicas em sua composição.

Diz o release da marca:

“A Body Store sabe que logo após o verão a pele tende a ficar mais ressecada, necessitando de cuidados especiais para restaurar a hidratação, brilho e vitalidade. Por isso nesse período o destaque é para o Óleo de Macadâmia, que tem poder nutritivo e antioxidante, proporcionando um tratamento eficiente que resgata a pele dos danos causados no verão.

Nosso Óleo de Macadâmia é 100% vegetal, praticamente inodoro e, mesmo sendo um óleo não deixa a pele com textura oleosa, o que permite que seja usado em diversas partes do corpo, por todos os tipos de pele e cabelos.

Além de todos os benefícios, o Óleo de Macadâmia pode ser misturado a outros ingredientes criando novos usos para o mesmo produto. E, por isso, preparamos com carinho algumas novas receitas.”

Óleo de Macadâmia 100% Puro Empório Body Store – Benefícios, resenha e receitas para cabelos e corpoÓleo de Macadâmia 100% Puro Empório Body Store – Benefícios, resenha e receitas para cabelos e corpo

O Óleo de Macadâmia pode ser adquirido (AQUI) sozinho ou no Kit com uma cumbuca, uma colher e um livrinho de receitas. Mas a diferença de preço é tão pequena que realmente indico a aquisição do Kit.

Aliás, eu mesma adoraria ter a cumbuca, porém no press kit que a assessoria de imprensa da marca me enviou veio um potinho de Algas Marinhas Secas no lugar. Não estou reclamando, pelo contrário, adorei! A combinação de óleo de macadâmia + algas secas – as quais possuem propriedades tonificantes, estimulantes e rejuvenescedoras – resulta em receitas maravilhosas sobre as quais falarei a seguir.

Óleo de Macadâmia Puro Empório Body Store para cabelos e corpo composição

Bom, a primeira ressalva que devo fazer é acerca da informação no rótulo. A embalagem estampa “100% Puro”. Todavia, tendo em vista a composição, aqui encontramos margem para dupla interpretação. Caso o “100% Puro” signifique “100% Vegetal”, okay, a informação está correta. Porém, ao olhar a embalagem, logo nos vem à mente que este produto é composto apenas por óleo de macadâmia, o que não é verdade. O Óleo de Macadâmia da Empório Body Store contém a seguinte composição:

- Macadamia Ternifolia Seed Oil: Nomenclatura do INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredient) para o óleo de macadâmia sobre o qual discorremos no tópico anterior.

- Tocopheryl Acetate: Acetato de tocoferol, uma forma de vitamina E solúvel em gordura a qual pode ser isolada a partir de óleos vegetais (será que nesta composição o acetato de tocoferol veio exatamente do óleo de macadâmia? Se sim, então estou cometendo um julgamento errôneo e os dizeres do rótulo não possuem dupla interpretação). Aqui esta substância, caracteristicamente antioxidante, é utilizada para conservar o frescor do óleo além de todos os benefícios inerentes à vitamina E: antiidade, hidratante, anti-inflamatório, reduz a formação de radicais livres advindos da exposição aos raios UV, protege o balanço lipídico da barreira da pele e reduz a perda de água transepidérmica.

A inclusão do Tocopheryl Acetate na fórmula até que é bom negócio, não?

A segunda ressalva vem para com a afirmativa de o óleo poder ser usado “por todos os tipos de pele e cabelos”. Gente, convenhamos, quem possui pele e/ou cabelos oleosos deve tomar cuidado com a introdução desnecessária de óleos.

 

Como usar o Óleo de Macadâmia

Óleo de Macadâmia Puro Empório Body Store para cabelos e corpo

Este bonitinho é TÃO versátil que pode ser usado de múltiplas formas e com variadas misturas. Citarei algumas, porém por certo alguém encontrará outros meios (me avise!).

  • Receitas: Como usar o óleo de macadâmia para tratamento capilar

- Umectação Capilar: Aplicar nos cabelos antes de dormir e/ou 4-8 horas antes de lavar.
- Sublimação pré Shampoo: Aplicar nas pontas dos cabelos a fim de proteger os fios no processo de lavagem.
- Estimulação do couro cabeludo: Massagear o óleo levemente aquecido no couro cabeludo
- Potencialização de máscaras de tratamento: Misturar uns 5 ml (1 colher de chá).
- Reparador e/ou finalizador: Aplicar uma PEQUENA quantidade sobre os cabelos secos a fim de eliminar o frizz e proteger os fios (caso você tenha cabelos oleosos, fuja!)

  • Receitas: Como usar o óleo de macadâmia para tratamento de pele

- Como óleo corporal: Dispensa explicações…
- Para acalmar irritações e coceiras na pele: Basta aplicar sobre a área problemática.
- Para hidratar cutículas.
- Para suavizar áreas ásperas como calcanhares, joelhos e cotovelos.
- Como esfoliante: Receita abaixo.
- Para manutenção de bronzeado: Receita abaixo.
- Para nutrição tonificação facial: Receita abaixo.

 

Óleo de Macadâmia Receita Body Store de esfoliação leve para uniformizar e hidratar a pele

  • Receita Body Store de esfoliação leve para uniformizar e hidratar a pele

Modo de preparo e aplicação: Misture em um recipiente cinco colheres de sopa de Óleo de Macadâmia e duas colheres de sopa de algas secas. No banho, com o corpo úmido, aplique a mistura fazendo movimentos circulares leves. Enxágue com água fria ou morna.
Dica: A esfoliação deve ser pouco abrasiva e repetida uma vez por semana.
Dica AB: Você pode substituir as algas secas por açúcar refinado ou mascavo ou por grânulos de aveia.

 

Óleo de Macadâmia Receita Body Store para hidratação e nutrição da pele do rosto

  • Receita Body Store para hidratação e nutrição da pele do rosto

Modo de preparo e aplicação: Adicione em um recipiente cinco gotas do Óleo de Macadâmia, uma colher de sopa de algas secas e duas colheres de sopa de iogurte natural bem gelado. Misture até ficar homogêneo. Aplique no rosto e deixe agir por cinco minutos. Retire a máscara com água fria.
Dica: Sugere-se que a receita seja aplicada a cada 15 dias.
Dica AB: Não tem algas? Faça a receita sem elas. O resultado também será ótimo!

 

Óleo de Macadâmia Receita Body Store para nutrição e manutenção do bronzeado

  • Receita Body Store para nutrição e manutenção do bronzeado

Modo de preparo e aplicação: Coloque em um recipiente uma colher de sopa da Loção Prolongadora do Bronzeado e cinco gotas do Óleo de Macadâmia. Misture até ficar homogêneo. Aplique na pele do corpo logo após o banho. Não é necessário enxaguar.
Dica: Sugere-se que a receita, de uso único, seja realizada uma vez por semana, e que a Loção Prolongadora do Bronzeado seja aplicada diariamente.
Pergunta AB: Alguém sabe que algum produto e/ou substância que poderia entrar no lugar da Loção Prolongadora do Bronzeado??

 

Óleo de Macadâmia Receita Body Store para restauração do cabelo pós verão

  • Receita Body Store para restauração do cabelo pós-verão

Modo de preparo e aplicação: Misture em um recipiente uma colher de sopa da Máscara Capilar de Geleia Real e duas gotas do Óleo de Macadâmia. Aplique nos cabelos durante o banho e deixe agir por cinco minutos. Enxágue com água fria.
Dica: Para manter a hidratação, o ideal é repetir a aplicação a cada 15 dias.
Dica AB: Misture com a máscara de tratamento que lhe der na telha.

Que saber mais sobre as receitas? Vá ao Blog da Body Store AQUI.
Quer testar? Vá à alguma loja física da Empório Body Store ou na loja online AQUI.

 

Por todos os motivos apresentados, o óleo de macadâmia definitivamente entrou na minha lista de “Não Vivo Sem”. Por todos os motivos apresentados, indico piamente para quem quer alternativas naturais (e liberadas para no poo) de tratamento para pele e cabelos ressecados.
E você, já testou algum óleo de macadâmia? Gostou dos benefícios? Conte-me!

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

 

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

*Este produto foi enviado ao Acorda, Bonita! pela assessoria de imprensa da marca. Todas as opiniões aqui contidas são formuladas conformes critérios pessoais. Abordamos pontos positivos e negativos sem influência da empresa nem intuitos de venda.

comments

11 comentários on Óleo de Macadâmia 100% Puro Empório Body Store para cabelos e corpo – Benefícios e Receitas

  1. Diva Santos
    12 de abril de 2014 at 14:15 (3629 dias atrás)

    Adorei ! Karina, sabe dizer quantos mL vem no frasco ? Fui ao site mas isso não estava discriminado… E mais uma coisinha : e o aroma ? É um cheirinho confortável???
    E para terminar, Parabéns! Como sempre é um prazer ler seus escritos ! Muito bem colocado, muita pesquisa e termos corretos , e a simplicidade e leveza do seu jeito de escrever ! Adoro ! Sucesso sempre ! Abreijos,

    Diva

    Responder
    • Karina Viega
      13 de abril de 2014 at 7:23 (3628 dias atrás)

      Diva, seus comentários me enchem de alegria :) Obrigada pelo carinho de sempre!
      Bom, vem 120ml, é bastante…
      Quanto ao cheiro, na verdade quase não há. É um cheiro suave de algo oleoso, mas de fato está mais para “inodoro”…
      Beijos mil!

      Responder
  2. Mi
    10 de junho de 2014 at 22:52 (3569 dias atrás)

    Bacana seu site. Parabéns.
    Agora me diz, a embalagem é plástica? Parece. Sou paranoica com isso. Desconfio de todo óleo que vem em embalagem plástica….rs
    Bjos

    Responder
    • Karina Viega
      17 de junho de 2014 at 8:10 (3563 dias atrás)

      rsrs, Mi, lhe entendo…
      Bom, é plástica sim. Mas não creio que afete o produto, se não a empresa colocaria em outro tipo de frasco (espero rsrs)
      Beijos mil!

      Responder
  3. Deborah
    5 de agosto de 2015 at 21:07 (3148 dias atrás)

    oi queria sabar quanto custa

    Responder
    • Karina Viega
      7 de agosto de 2015 at 8:15 (3147 dias atrás)

      Deborah, vá ao site da EBS que por lá tem o preço (o link esta no post ^^), não sei de cabeça :/

      Responder
  4. SONIA M B SLAVUTZKY
    5 de março de 2017 at 10:58 (2571 dias atrás)

    Adorei saber que vendem aqui em Porto Alegre o oleo de macadãmia. Vi numa notícia que além de seu uso para pele e cabelos se usa para cozinhar. Ja gostaria de comprar na forma que voces tem e saber onde se encontra para uso como substituto da manteiga. Se possível gostaria de saber valores também
    Desde já agradeço
    Sonia

    Responder

2Pingbacks & Trackbacks on Óleo de Macadâmia 100% Puro Empório Body Store para cabelos e corpo – Benefícios e Receitas

  1. [...] Ao chegar a hora de dormir, faça umectação capilar com algum óleo vegetal, utilizei o óleo de Macadâmia da Body Store (Resenha AQUI). [...]

  2. [...] antes de tudo), não encontrei nenhuma das substâncias que geralmente me atraem – como óleos, extratos, e manteigas vegetais ou proteínas e aminoácidos – e, portanto, pré-concluí a não [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>