Linha Natura SOU Cachos Modelados: Resenha e Análise de Ingredientes

Que tal tornar a rotina diária de cuidados para com os cabelos cacheados mais barata sem perder em qualidade? Com a linha Natura SOU Cachos Modelados isto é possível! Confira os detalhes.

Natura SOU cachos modelados resenha linha completa

Ao receber estes produtos da assessoria de imprensa da Natura, dois pensamentos paradoxais me acometeram: “Oba!” e “Bléh”. Traduzindo: veio-me o “Oba!” porque há tempos eu estava curiosa para testar a linha e, quando ela chegou-me às mãos (há meses atrás), estava tão lindamente embalada numa sacola em formato de redinha que minha mulherzisse aflorou; veio-me o “Bléh” pois, ao ler os ingredientes das composições (sou dessas que lêem a lista de ingredientes antes de tudo), não encontrei nenhuma das substâncias que geralmente me atraem – como óleos, extratos, e manteigas vegetais ou proteínas e aminoácidos – e, portanto, pré-concluí a não eficiência antes mesmo de aplicar.

Alguns dias se passaram até que eu finalmente decidi dar uma chance aos produtos. Logo na primeira aplicada o “Bléh” perdeu completamente seu sentido dando lugar a outro pensamento: “Como uma linha de produtos para cabelos cacheados pode ser tão barata e tão boa ao mesmo tempo???”

Visto que há zilhões de resenhas elogiando esta linha pela web, mas nenhuma delas explicou o PORQUÊ que a Natura SOU Cachos é tão boa, tentarei ir por esta lacuna visando promover algum tipo de informação diferente das demais. Vamos lá…

 

Por que a Linha Natura SOU Cachos Modelados é tão boa? – Análise de Ingredientes

Natura SOU cachos resenha linha completa ingredientes

Ainda não consegui decifrar os rótulos por completo, afinal, não sou cosmetologista formada nem nada do gênero, apenas tenho uma curiosidade insaciável sobre os porquês de tudo.

Assim sendo, após várias pesquisas, posso dizer-lhes que a combinação de ingredientes dos produtos Natura SOU Cachos Modelados acarreta efeito hidratante, modelador, anti-estático e “selador” da hidratação, ou seja, atua sobre quatro das maiores mazelas características dos cabelos cacheados: o ressecamento, a modelagem, o frizz e a porosidade dos fios.

Dentre os variados ingredientes da composição, selecionei os mais relevantes a meu ver, neles encontraremos a explicação para a pergunta inicial “Por que a Linha Completa Natura SOU Cachos Modelados é tão boa?”:

  • Dimethiconol (presente em todos os produtos da linha Natura Sou Cachos) – Polímero à base de silicone o qual, além de formar uma película protetora ao redor dos fios, possui propriedades anti-estáticas, reduz a tendência de formação de espuma nos produtos quando chacoalhados e também ajuda a modelar os cachos ao passo em que atua como “fixador” do formato dos fios.
  • Glycerin (presente em todos os produtos da linha Natura Sou Cachos) – Agente condicionante e umectante natural. Atua de forma a “roubar” a umidade do ar e transferi-la aos fios.
  • Citric Acid (presente em todos os produtos da linha Natura Sou Cachos) – Substância adicionada aos cosméticos para regular o pH, fato que colabora para o tratamento da porosidade capilar (saiba mais sobre porosidade AQUI)
  • Cetrimonium Chloride e Behentrimonium Chloride (presente no condicionador, na máscara e no creme para pentear Natura Sou Cachos) – Agentes anti-estáticos (atuam contra o frizz) e purificantes, possuem carga positiva, fato que os torna extremamente aderentes à fibra capilar visto que ela possui carga negativa principalmente após o uso do shampoo.
  • Cetearyl Alcohol (presente no condicionador, na máscara e no creme para pentear Natura Sou Cachos) – Combinação de Cetyl e Stearyl Alcohols, álcool “gordo”, agente emulsificante responsável pela textura (assim como o Magnesium Nitrate e o Magnesium Chloride presentes no condicionador e na máscara) do produto o qual estabiliza a fórmula e permite que a água e os polímeros insolúveis (ou óleos) presentes na composição se misturem, e também possui propriedades emolientes.
  • Isopropyl Palmitate (presente no condicionador, na máscara e no creme para pentear Natura Sou Cachos) – Os ingredientes da “família palmitate” atuam como lubrificantes, fato que doa a sensação de suavidade e maciez aos cabelos
  • TEA-Dodecylbenzenesulfonate (presente no condicionador, na máscara e no creme para pentear Natura Sou Cachos) – Surfactante que aumenta a capacidade da água efetivamente molhar o cabelo, pois propicia a mistura da água com os óleos naturais e a sujeira dos fios a fim de que os mesmos sejam devidamente removidos. Por que ele está presente no creme para pentear? Oras, para auxiliar a eficiência da próxima lavagem! – Por isso que noto os cabelos bem limpos mesmo que eu lave com técnica No Poo após usar esta linha.

(Os demais ingredientes não mencionados (em maioria) ou são estabilizantes, ou emulsificantes, ou preservativos, ou doadores de cor e/ou fragrância.)

Aqui encontro a deixa para outra pergunta que por certo surgirá:

A Linha Natura SOU Cachos é liberada para No Poo ou Low Poo?

Bom, o shampoo definitivamente não é, pois contém SLES ou Sodium Laureth Sulfate (saiba mais sobre o assunto em “O Guia do Shampoo sem Sulfato – Perguntas Frequentes”).

Os outros produtos da linha em tese não são devido à presença do Dimethiconol. MAS, tendo em vista o que escrevi na matéria “Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo: Entenda a relação”, há como usar a linha Natura Sou Cachos Modelados e seguir as rotinas No/Low ao mesmo tempo DESDE QUE o higienizador em questão contenha o “tensoativo-X”. Qual é? Dê uma lida no artigo linkado, tenho certeza de que lhe será bastante informativo.

Porquês dados, vamos ao lero lero.

 

Linha Completa Natura SOU Cachos Modelados – Resenha

Natura SOU cachos modelados resenha linha completa

Natura Sou Cachos Modelados Shampoo

Embora contenha Sodium Laureth Sulfate (SLES) em sua composição, este é um shampoo bastante suave, limpa delicadamente os fios preservando parte dos óleos essenciais tão necessários aos cabelos cacheados. De fato, o Shampoo Natura Sou Cachos Modelados é tão leve que algumas vezes sinto a necessidade de repetir a operação (algo bem raro para mim). Ele possui uma textura fluída cuja coloração está entre o perolado e o translúcido, como se fosse um “branco turvo”, acarreta bastante espuma quando aplicado e após enxaguá-lo não sinto os fios ressecados nem embolados como grande parte dos shampoos de composição semelhante.

Uma característica bem curiosa é que este shampoo rende menos do que os demais integrantes da linha. Isto é curioso MESMO visto que shampoos sempre são os últimos a acabarem entre meus itens de cuidados para com os cabelos.

Natura Sou Cachos Modelados Condicionador

Algumas pessoas reclamam que este condicionador não é tão hidratante quando a máscara e o creme para pentear da linha. Mas a função dele não é promover maior hidratação, é mantê-la. O condicionador Natura Sou Cachos Modelados regula o pH e sela as cutículas dos fios a fim de tratar a porosidade e manter a hidratação fornecida pela máscara. Após aplicá-lo, realmente sinto como se a fibra capilar estivesse um tanto mais “lisa”, ou seja, menos porosa. EU não o enxáguo completamente, sempre deixo resquícios de condicionador nos fios, percebo que assim o resultado é melhor com qualquer condicionador (bom, com qualquer condicionador BOM).

Natura SOU cachos modelados resenha linha completa

Natura Sou Cachos Modelados Máscara de Tratamento

Uma delícia! Esta máscara é plenamente hidratante, enquadrando assim a 1ª etapa do cronograma capilar (saiba mais sobre o assunto em “Cronograma Capilar Resumo Plus”). Ela não é daquelas que imediatamente derretem os fios, mas após o tempo de pausa os cabelos desmaiam de tão macios! Sua textura é a mais densa/concentrada dentre todos os produtos da linha Natura Sou Cachos Modelados.

Confesso-lhes que nunca pauso apenas por 3 minutos conforme manda a instrução do rótulo. Aplico sobre os cabelos enxutos com uma toalha após o shampoo e deixo por volta de 10-15 min com uma toquinha de alumínio (adoro toucas!). Percebo melhores resultados quando a utilizo assim.

A Máscara de Tratamento Natura SOU Cachos Modelados parece bastante com a Natura SOU Hidratação Protetora para Cabelos Secos ou Ressecados, até mesmo os ingredientes mudam pouquíssimo entre ambas. A única diferença é que a versão Cachos Modelados promove um desembaraço melhor e mais rápido.

Natura Sou Cachos Modelados Creme para Pentear

Este bonitinho me surpreendeu em diversos aspectos! A princípio olhei para a embalagem e pensei: “Isso não vai durar nem uma semana…” – Ledo engano! O Creme para Pentear Natura Sou Cachos Modelados rende bastante, pois uma pequena quantidade já dá conta do serviço (é claro que isso irá varia de cabelo para cabelo). Ao aplicá-lo os fios desmaiam de tão macios! Sua textura é densa na medida certa e ele promove uma suavidade incrível aos cachos!

Resultado: Cachos macios, com volume bonito, bem leves, soltos e maleáveis.

Observem a foto abaixo, ela foi publicada há alguns dias no instagram @acordabonita. Neste dia eu havia utilizado apenas a linha Natura Sou Cachos Modelados. Agora comparem com as fotos do meu cabelo na matéria “Guia do Cabelo Ruivo Parte II”. É notório como os cachos ficam bem mais soltos, não?

Sem preferências, gosto de ambos os resultados. Aliás, uma das características dos cabelos cacheados que mais admiro é exatamente isso: poder ter um look diferente conforme os produtos utilizados e/ou com o “humor” do cabelo.

Natura SOU cachos modelados resenha cabelo cacheado karina viega

Observações:

- Os produtos da linha Natura Sou Cachos Modelados funcionam melhor em conjunto, como se um fosse o complemento do outro.
- A quantidade vinda não é muita, caso você possua bastante cabelo e/ou cabelos longos e/ou lave todos os dias, provavelmente a maioria dos produtos durará menos de 1 mês.
- Esta é uma excelente linha para cuidados diários. Contudo, será necessário complementar sua rotina com outras máscaras de tratamento a fim de suprir todas as necessidades dos fios, principalmente se o cabelo em questão for quimicamente modificado por colorações e/ou danificado. Vide: Cronograma Capilar Resumo Plus.
- Caso você possua cabelos ondulados e queira acentuar as ondas, aconselho aplicar algum gel ou mousse após o creme para pentear. Vide: Método Curly Girl para Cabelos Ondulados.

 

Para saber preços e onde encontrar, acessem o site da Natura AQUI.

 

Linha Natura Sou Cachos Modelados: testei, aprovei e recomendo!
E vocês, já usaram a linha? Gostam dos resultados? Gostaram de ler a análise dos ingredientes? Contem-me!

 

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

 

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

*Este produto foi enviado ao Acorda, Bonita! pela assessoria de imprensa da marca. Todas as opiniões aqui contidas são formuladas conformes critérios pessoais. Abordamos pontos positivos e negativos sem influência da empresa nem intuitos de venda.

comments

16 comentários on Linha Natura SOU Cachos Modelados: Resenha e Análise de Ingredientes

  1. Larissa Marcelha
    25 de junho de 2014 at 14:25 (1267 dias atrás)

    A resenha ficou incrível, Kah! Adorei!
    Mil beijos!

    Responder
    • Karina Viega
      26 de junho de 2014 at 8:12 (1266 dias atrás)

      Obrigada Lari!
      Fico feliz que vc tenha gostado ^^

      Responder
  2. Allanis
    25 de junho de 2014 at 23:24 (1266 dias atrás)

    Assim que foi lançado eu já comecei a usar… Meu cabelo reajiu super bem,e os produtos tem um cheirinho tão bom ^^
    Agora ganhei motivos para não parar de usar

    Responder
    • Karina Viega
      26 de junho de 2014 at 8:13 (1266 dias atrás)

      Que bom, Allanis!
      Também adorei a linha, e já vou providenciar uma segunda rodada dos produto ;) rs
      Beijos mil.

      Responder
  3. estefane
    18 de agosto de 2014 at 9:54 (1213 dias atrás)

    COMPREI ESSA LINHA NATURA SOU VAMOS VER SE VOU GOSTA SEUS CACHOS SÃO PERFEITOS PARABÉNS ;) <3

    Responder
    • Karina Viega
      22 de agosto de 2014 at 10:15 (1209 dias atrás)

      Estefane, Obrigada!!
      Conte-me depois o que achou ;)
      Beijos mil

      Responder
  4. Luciana Saldanha
    19 de agosto de 2014 at 20:55 (1211 dias atrás)

    Bem detalhada as suas informações. Também uso a linha, até porque sou uma Consultora Natura. Se não tiver uma consultora…

    Responder
    • Karina Viega
      22 de agosto de 2014 at 10:14 (1209 dias atrás)

      Obrigada, Lu!
      Verdade, sem uma boa consultora fica difícil de saber ^^
      Beijos mil!

      Responder
  5. Daiane Cardoso
    12 de março de 2015 at 16:53 (1007 dias atrás)

    Olá li a resenha e fiquei bem curiosa, pois bem, comprei e ADOREI, já estou recomendando prasamiga!!!, valeu pela dica.

    Responder
  6. Júlia
    15 de abril de 2015 at 20:18 (972 dias atrás)

    Oi Karina!
    Poderia fazer uma resenha sobre a linha Natura Plant Cachos Marcantes e a Terapia Cosmética Capilar Regenerativa Natura Intensa?!
    Muito obrigada!

    Responder
    • Karina Viega
      25 de abril de 2015 at 14:37 (963 dias atrás)

      Julia, dica anotada!
      Acabei de receber da Natura a linha Hidratação Regeneradora, mas estou de olho nestas que você falou ^^

      Responder
  7. Noele
    5 de julho de 2015 at 9:58 (892 dias atrás)

    Usei a linha Natura Plant e agora a linha Sou, preferi o cheiro e o resultado da Sou, a única coisa ruim é que o creme de pentear não funcionou mto bem para fitagem. Fica lindo mas o day after não fica “firminho” como o blog falou: fica soltinho os cachos e mto macios!

    Responder
    • Karina Viega
      7 de julho de 2015 at 9:17 (890 dias atrás)

      Noele, teste aplicar um pouco de gel sobre o creme de pentear!
      Funciona muito bem e compensa o “firminho” ;)
      Mostrei como faço neste vídeo aqui: https://youtu.be/DJetglAISTY
      beijos mil!

      Responder
  8. Edyane Ayres
    20 de abril de 2016 at 11:52 (602 dias atrás)

    Gostaria de saber quantos produtos vem em um linha completa da eu sou, gostei e gostaria de usa lo ,

    Responder
    • Karina Viega
      23 de abril de 2016 at 22:05 (598 dias atrás)

      Depende da linha… Mas no geral acredito que são shampoo + condicionador + máscara + creme de pentear ;)

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>