Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo: Entenda a relação

“Ka, quero começar a rotina no poo e/ou low poo, quero usar shampoos sem sulfatos, porém todos meus produtos contém silicones. O que eu faço? Como faço? Para seguir o no-low tenho que abolir de vez o uso silicones?”

Amores, recebo perguntas como as mencionadas com tanta frequência que resolvi reescrever este artigo. Ou melhor: reelaborá-lo. Originalmente ele foi publicado em novembro de 2012, porém o título anterior “Shampoos sem sulfatos conseguem limpar os silicones dos cabelos?” não fazia justiça ao conteúdo, e o conteúdo também não condizia com meu intuito inicial. Por isso julguei necessário recompor este texto, mas de forma melhorada.

Bom, quando indagada, sempre respondo: não é preciso abolir produtos cuja composição contenha silicones para adotar o uso de shampoos sem sulfatos em seu regime capilar. Shampoos sem sulfatos conseguem sim limpar os resíduos de silicones dos fios desde que contenha o “tensoativo-x” – protagonista mor deste artigo.

Isto mesmo, meninas. Podem sorrir de alívio e voltar a usar sem peso na consciência aquele produto querido que ficou escondido na gaveta, não há necessidade de doar nem de jogar fora seus produtos com silicones. Agora comprovaremos ser possível usar silicones e seguir o no poo ou low poo ao mesmo tempo!

Aliás, re-comprovaremos, pois venho contando este babado desde 2012… Então tratem de escutar, ein!

 

Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo – Vamos entender esta relação

Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo deva curl cabelos cacheados antes depois

Talvez o mito acerca da incapacidade de limpeza dos shampoos sem sulfatos no que concerne aos silicones tenha se originado com a associação entre o uso dos mesmos e as regras primárias das rotinas no poo e low poo. Todavia, “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”. Os temas são correlacionados, não são codependentes. Seguir as rotinas tricto sensu (em sentido estrito) implica em abolir ou reduzir drasticamente o uso de sulfatos e silicones, mas adotar shampoos sem sulfatos não implica em abolir silicones.

Ademais, ao longo do artigo vocês perceberão que determinados higienizadores em creme também possuem potencial de limpeza equivalente aos shampoos sulfate free e, por isso, notaremos que também há como seguir o no poo sem banir os silicones da nossa vida capilar!

Fato especialmente interessante, pois só quem segue o no poo sabe o quão difícil é encontrar produtos cuja formulação seja isenta de silicones.

Produtos para cabelos sem parafinas, óleos minerais e parabenos (substâncias também proibidas para o no/low) até que conseguimos encontrar com certa facilidade. Mas os silicones são tão periguetes que acompanham (quase) tudo.

Exatamente por isso, ao invés de questionar a presença dos silicones, comecei a questionar o porquê de evitá-los. Afinal, a indústria cosmética não é “burra”. Se os silicones fossem realmente “prejudiciais” à saúde dos nossos fios eles certamente já teriam sido banidos de várias composições.

Outro motivo que incitou minha curiosidade e conseqüente pesquisa sobre o tema foi o fato de várias marcas possuírem linhas cujos shampoos não contém sulfatos, porém os demais produtos da mesma linha apresentam silicones em suas composições. Por isso, veio a questão: por que fabricariam uma linha de produtos cujo shampoo não consegue “limpar” os ativos depositados nos fios pelos seus outros integrantes?

Curioso, não? Então, algum equívoco deve haver na corriqueira associação entre sulfatos e silicones. Qual? Venham comigo, continuemos nossa linha de raciocínio…

 

No poo, low poo, sulfatos e silicones – Como começaram as associações?

Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo como começar cachos

A princípio, Lorraine Massey (a moça loira na 1º imagem deste artigo) pregou em seu best seller Curly Girl a não utilização de silicones, pois a maioria deles se fixa sobre a superfície dos fios criando uma película insolúvel a qual não pode ser removida com higienização pelo método co-wash – lavagem com condicionador, conditioner wash, método relacionado em seu livro com as técnicas de no poo e low poo.

Podemos compreender a “proibição” dos silicones pregada por Larraine tendo em mente dois fatores:

I) O princípio básico do no poo é a não utilização de shampoos convencionais (leia-se: shampoos com sulfatos) posto que eles, segundo o curly girl, acarretam ressecamento demasiado aos cabelos cacheados.
II) Há alguns anos atrás não era possível encontrar higienizadores em creme nem shampoos sem sulfatos no mercado (Lorraine só veio a criar a marca Deva Curl anos após o lançamento do livro CG).

Então, havendo somente o co-wash como alternativa aos shampoos convencionais, é claro que as substâncias não passíveis de remoção pelo método deveriam ser “proibidas”.

Mas a indústria cosmética evoluiu bastante desde então. Hoje em dia possuímos diversas alternativas aos shampoos com sulfatos que realmente possuem potencial higienizador. Até mesmo alguns higienizadores em creme possuem o “tensoativo-X”, sobre o qual falaremos abaixo, cujo potencial de limpeza remove tanto os silicones solúveis, quanto os insolúveis. Assim sendo, reutero:

Hoje em dia podemos seguir a rotina no poo e utilizar produtos com silicones ao mesmo tempo desde que escolhamos o produto correto para higienizar os cabelos! Curiosos??? Vamos prosseguir…

Obs.: o Co-Wash com condicionadores comuns ainda NÃO consegue quebrar a película formada pelos silicones

 

 “Mas, Ka, e os Silicones….?”

Amores, aqui não colocarei em cheque a questão os benefícios e malefícios dos silicones, tampouco é hora de discutirmos sobre o que são os silicones. Apenas digo-lhes que eles NÃO são substâncias “do mal”, porém também não promovem muitos benefícios além do seu potencial “selador” e protetor.

A película formada pelos silicones configura uma barreira protetora sobre os fios, mantendo os ativos repostos dentro da fibra e protegendo a mesma de agressões externa e do calor.

Contudo, ao passo em que não permite a saída dos ativos, tal barreira também não permite a entrada dos mesmos. Por isso a necessidade de remover os silicones do cabelo a fim de receber os benefícios dos tratamentos capilares.

Aviso: “Ensebar” o cabelo com silicones não é tratamento, é maquiagem capilar. O toque sedoso proporcionado pelos silicones, não tem haver com cabelos saudáveis. Quando usados com critério e moderação, os silicones desempenham ótimo papel. Quando usados em demasia, apenas “enganam” as reais necessidades dos cabelos.

 

Como os shampoos sem sulfatos conseguem remover os silicones do cabelo?

Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo

Agora iremos discutir o que é que qual é a capacidade de limpeza do “Tensoativo-X” presente na maioria dos shampoos sem sulfatos e em alguns higienizadores em creme. No artigo “O Guia dos Shampoos Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes” há uma abordagem mais ampla sobre o assunto.

Comecemos pelo postulado: TODO shampoo, , seja com ou sem sulfatos, tem como principal função higienizar os fios e o couro cabeludo. Para tanto, é necessário a presença de tensoativos surfactantes com ação detergente em suas composições, pois os tensoativos atuam de forma a diminuir a tensão superficial dos líquidos e interagem tanto com substâncias não solúveis em água (óleos e silicones) quanto com a água em si. Contudo, há a seguinte variedade:

Tensioativos Aniônicos

Ex: SLS (sodium lauryl sulfate), SLES (sodium lauryl ether sulfate), ALS (ammonium lauryl sulfate) e or ALES (ammonium lauryl ether sulfate)

Possuem carga negativa; característicos nos shampoos com sulfatos. Este tipo de tensoativo geralmente é mais eficiente nos que concerne à “limpeza pesada” dos cabelos, pois sua carga é naturalmente repelida pela superfície dos fios, a qual possui uma carga ligeiramente negativa (voltando às aulas de química, cargas elétricas iguais se repelem)

Apesar de serem eficientes em termos de limpeza, os tensoativos que tendem a acarretar alguma reação adversa são exatamente estes. Em partes por que sua carga adiciona negatividade excessiva ao couro cabeludo, mas principalmente porque são altamente eficientes na remoção dos óleos essenciais para a saúde dos fios e da pele.

Tensioativos Catiônicos

Ex: Cetrimonium Clorídrico (cetrimonium chloride)

Possuem carga positiva. Também utilizados como emulsificantes e, por possuírem carga oposta à carga natural dos cabelos (cargas opostas se atraem), são mais eficazes para condicionar do que para higienizar os fios.

Tensioativos não Iônicos

Ex: Ethylene Glycol e Sorbitol Esters
Tensoativo cuja carga total é “neutra” e, por conseguinte, não tendem a provocar irritações na pele nem a sensibilizar ou ressecar os cabelos. No entanto, estes surfactantes não iônicos tendem a não limpar tão bem os fios quanto os negativamente carregados. Fato que requer a necessidade de abolir da rotina de cuidados capilares substâncias mais difíceis de serem removidas, como silicones e óleos minerais.

E, agora entra o “tensoativo-X”

Além dos mencionados, há também o tensoativo “híbrido” (zwitterionic ou “íon dipolar”), presente na maioria dos shampoos sem sulfatos e com potencial para limpar os fios com a mesma eficácia dos shampoos tradicionais, porém de maneira gentil e não prejudicial à saúde dos cabelos e pele.

O Tensoativo Zwitterionic, ou Tensoativo Anfótero, consiste num “composto químico eletricamente neutro, mas que possui cargas opostas em diferentes átomos”. Ele possui a carga negativa inerente dos sulfatos e, ao mesmo tempo, possui a carga positiva que o torna menos “agressor” aos fios e ao couro cabeludo.

Qual anfótero é o nosso “tensoativo-X”? O anfótero betaínico!

Ou, segundo a nomenclatura do INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredients, aquela que utilizam para escrever as composições na embalagem dos produtos): Cocamidopropylbetaine, Cocamidopropyl Betaine, Cocobetaine, Cocabetaine – abrasileirando: Cocoamidopropilbetaina, e derivados como cocoamphopropionate.

Flores, eu não conheço nenhum shampoo sem sulfatos que não contenha Cocamidopropyl Betaine ou derivados em sua composição. Ademais, vários higienizadores em creme também o contêm!

Ou seja, mesmo a higienização conforme a rotina no poo – a qual requer evitar qualquer tipo de shampoo, seja ele com sulfatos ou sem sulfatos, pode sim remover os silicones caso você utilize algum higienizador em creme que contenha nosso “tensoativo-X”

Exemplos de higienizadores em creme com anfótero betaínico:
- No Poo Deva Care (resenha AQUI)
- No Poo Deva Curl internacional (somente o a versão gringa do No Poo Deva possui o anfótero cocamidopropyl betaine, infelizmente a versão nacional não contém tal ingrediente)
- L’Oreal Cleansing Balm Absolut Repair (linha em sorteio aqui no AB, participem!)
- Jessicurl Hair Cleansing Cream

Dica I: Você pode “transformar” o No Poo Deva Nacional em No Poo Deva Internacional ao misturar um pouco do Low Poo Deva na quantidade que será utilizada (a mistura também funciona com outros shampoos sulfate free). Ao passo em que o Low Poo Deva Curl possui alta concentração do “tensoativo-X”, o No Poo Deva internacional possui baixa concentração do mesmo. ATUALIZAÇÃO 21/09/2015: NÃO FAÇA ISSO! Confira o post “Como potencializar o Co-Wash de forma natural + Os perigos do anfótero“.

Dica II: Há quem faça um “No Poo Caseiro” utilizando o Anfótero Betaínico comprado separadamente em lojas de matéria-prima para cosméticos ou em farmácias de manipulação misturado à condicionadores liberados para no-low. Contudo, gente, cuidado com isso! Excesso de surfactante, seja ele anfótero ou não, tornará a suposta tentativa de criar um shampoo leve em fiasco capilar! ATUALIZAÇÃO 21/09/2015: NÃO FAÇA ISSO! Confira o post “Como potencializar o Co-Wash de forma natural + Os perigos do anfótero“.

 

Veja abaixo a tabela com alguns tipos de silicones e seus respectivos agentes de limpeza, segundo o Naturally Curly:

Shampoos Sem Sulfatos e Silicones tabela

E então, amores, o que acharam?  Creio que está na hora de revisarmos nossos conceitos! Você é adepta do no poo ou low poo? Este artigo lhe ajudou? Conte-me tudo!

Complemente seu conhecimento com:
- O Guia dos shampoos sem sulfatos – Perguntas frequentes (Ótimo artigo! Falta reconfigurar, com a migração de plataformas do AB ele ficou bagunçadinho, mas dá para ler…)
- Os 10 Melhores shampoos sem sulfatos (preciso atualizá-lo, agora possuo outros prediletos)

gif animado cabelos cacheados

Continue por aqui no AB com a leitura:

- Onde está a dificuldade em cuidar dos cabelos cacheados?
– Os maiores erros ao cuidar de cabelos cacheados
- Ritual Deva Curl Passo a Passo – Para Cachos Perfeitos: Liberdade, Tratamento e Definição.
- Para Cachos Definidos – Dicas, Vídeos E Técnicas Para Modelar Cabelos Cacheados
- Cronograma Capilar No Poo/ Low Poo para Cabelos Cacheados – Como Montar
- Produtos Baratos para No Poo e Low Poo, Testando + Dicas para Cabelos Cacheados.
- Deva Gloves – Luvas Para Secar Cabelos Cacheados
- One Condition E No Poo Deva Care – Versão Mais “Potente” De Deva Curl
- Teste: Seu Cabelo Cacheado Precisa de Ajuda? – Curly Girl Quiz

 

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita 

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

Loja Dermabox

comments

42 comentários on Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo: Entenda a relação

  1. Sabrina Saturnino Rodrigues
    10 de agosto de 2013 at 10:52 (1442 dias atrás)

    Ka, agora falta um post com bastante informação sobre os silicones, com alguns produtos que não tenham eles na fórmula, seria legal…
    Tô aprendendo muito contigo (:

    Responder
    • Karina Viega
      10 de agosto de 2013 at 11:28 (1442 dias atrás)

      Sabrina, amor, dica anotada!
      Vou pesquisar mais sobre o assunto e escrever algo bem bacana ^^
      Beijos Mil, flor…

      Responder
  2. Angie
    10 de agosto de 2013 at 23:53 (1441 dias atrás)

    Oi Linda!!!
    Tu sabes que to fazendo faculdade de Estética e Cosmética, e tenho duas colegas com os cabelinhos bem crespinhos!!! Já super indiquei seu blog para elas!!! Pra mim você é a Diva dos Cachos né!!!

    Eu tinha parado de fazer tratamentos low poo, mas agora estou super pensando em voltar a fazer, pois sei que os cabelos coloridos como está o meu, também super funciona shampoos sem sulfatos!!!

    Super post Ká!!!

    PS: Já estamos vendo as coisas para passar o ano novo ai em ES!!! Espero que tudo de certo até lá!!!

    Beijinhus

    Responder
    • Karina Viega
      11 de agosto de 2013 at 18:08 (1440 dias atrás)

      Ahhh, “diva dos cachos”, ai, assim fico me achando!!! rsrs
      Muito obrigada pelo carinho imenso, amor! Aliás, só irei lhe agradecer quando vc chegar aqui no ES!!!

      Também dei uma parada com o No/Low, mas espero voltar em breve ^^
      Com esta vida de “testadora de produtos” fica difícil manter a rotina… rsrs

      Beijos Miiiil

      Responder
  3. Carla M Bandeira
    11 de agosto de 2013 at 19:38 (1440 dias atrás)

    Oi Karina,
    Tenho o No poo e Low poo nacionais e gostaria de saber em qual proporção posso misturá-los para usar no meu cabelo, pois o low sozinho dá uma ressecadinha… E adorei essa dica da mistura! Bjos

    Responder
    • Karina Viega
      11 de agosto de 2013 at 20:22 (1440 dias atrás)

      Carla, amor… só testando para saber… geralmente uso 2 partes de no para 1 de low ^.~
      Beijos Mil!
      Ah, conte-me se funcionar contigo ^^

      Responder
      • Carla M Bandeira
        14 de agosto de 2013 at 13:38 (1437 dias atrás)

        Oi, Karina!
        Olha, lavei o cabelo ontem e com sua receita e gostei muito! Vou continuar usando e recomendar para as colegas… Quando os dois acabarem vou investir na linha care importada.
        Obrigadão!!! Bjos.

        Responder
        • Karina Viega
          14 de agosto de 2013 at 17:49 (1437 dias atrás)

          Que bom, amiga!!!!
          Este truquezinho é o máximo ^^
          E a linha Deva Care é apaixonante…
          Beijos Mil!

          Responder
  4. Kelly
    14 de agosto de 2013 at 21:28 (1437 dias atrás)

    Adorei seu post, muito bem explicado, eu, antes de comprar a linda Deva, tinha todas essas dúvidas também, mas vou te confessar, não uso silicone no cabelo há um tempo já, desde que comecei a ler sobre essas coisas e meu cabelo ultimamente está perfeito, como nunca esteve antes.Meus cachinhos agradeceram e muuuuuito, rsrsrsrs! =) Mas devo dizer também, que tenho ainda um shampoo de limpeza profunda sim, que utilizo uma vês ao mês, lavo com ele, aí lavo com o No Poo (essa maravilha, rsrsrsrs) e passo o One Condition (outra maravilha, rsrsrrss) e prontinho, tudo lindo e hidratado de novo!! Shampoos sem sulfato realmente fazem a diferença, principalmente pros cachos.Beijosss!!

    Responder
    • Karina Viega
      16 de agosto de 2013 at 18:31 (1435 dias atrás)

      Kelly, minha linda, obrigada!!
      Shampoos sem sulfatos fazem diferença mesmo!!!
      às vezes tenho que sair do No Poo para testar os produtos que chegam, mas os cachinhos sempre ficam mais bonitos quando estou na rotina…
      É incrível!!!
      ;***

      Responder
  5. Barbara
    21 de agosto de 2013 at 14:37 (1430 dias atrás)

    Sempre que bate aquela duvida passo aqui. Os melhores posts, muito bem explicado como sempre, parabéns Ka! Bjs!

    Responder
    • Karina Viega
      21 de agosto de 2013 at 16:00 (1430 dias atrás)

      Barbara, amor, obrigada!!!!
      ^^

      Responder
  6. Natália
    22 de agosto de 2013 at 11:16 (1430 dias atrás)

    olá eu leio todas as reportagem e depoimentos e gostaria de receber algumas dicas pois eu hidrato meu cabelo para estar bonito na hora e depois resseca novamente, eu utilizo muito éle no meu cabelo de oliva bambu, azeite e produtos a base de silicone manteiga e sulfate poi o meu cabeleireiro diz que é muito bom.
    Eu utilizo estes produtos Novex Abacate ,Bio Extratos, Ecoo Terrappyt ,Haskell mandioca afro ,hoje não utilizo mas química cortei curtinho e fico a base de hidratação

    Responder
  7. Vânia Luz
    24 de novembro de 2013 at 12:56 (1335 dias atrás)

    Ótimo o testo muito bem explicado, gostei.

    Responder
    • Karina Viega
      25 de novembro de 2013 at 10:29 (1335 dias atrás)

      Obrigada, flor! ^^

      Responder
  8. Vânia
    27 de novembro de 2013 at 23:58 (1332 dias atrás)

    Karina, adorei seu blog e a seriedade com que vc aborda o assunto. Estou iniciando o low poo e, além da dificuldade em encontrar os produtos indicados na famosa lista, também não suporto ter que “encostar” os produtos que já usava (e gostava), mas que têm os temidos silicones insolúveis …
    Fiquei tão aliviada com esse artigo que preciso confirmar para acreditar: como uso o Cleasing Balm Absolut Repair Cellular da L’Oreal, posso continuar usando os produtos com silicones insolúveis? Inclusive nas máscaras do Cronograma Capilar?
    Obrigada pela atenção e cuidado.
    Super beijo

    Responder
    • Karina Viega
      2 de dezembro de 2013 at 7:47 (1328 dias atrás)

      Vânia, obrigada mesmo!
      Claro que pode, flor!
      A questão é, tudo em excesso faz mal…
      é claro que nosso “tesoativo-x” não tem um potencial de limpeza tão elevado quanto dos sulfatos, mas é bem eficaz!
      Uso máscaras com silicones e lavo os cabelos com shampoos sem sulfatos há tempos sem ver problemas.
      Mas, uma coisa, chega uma hora em que todo cabelo “pede” uma limpeza mais potente, seja de mês em mês, de 15 em 15 dias – fato que ocorre até mesmo para quem não segue o no/low ;)
      beijos mil.

      Responder
  9. Letícia Araujo
    4 de dezembro de 2013 at 10:05 (1326 dias atrás)

    Oi Ka!

    Então eu NÃO posso usar o No Poo Nacional juntamente com produtos “não liberados”, mas posso usar produtos não liberados e fazer higienização com o No Poo Internacional?

    Responder
    • Karina Viega
      6 de dezembro de 2013 at 6:50 (1324 dias atrás)

      sim sim, Letícia!
      Infelizmente o No Poo nacional não contém o “tensoativo x” na composição, mas o inter tem…
      Beijos

      Responder
  10. Aline Gomes de Oliveira
    31 de maio de 2014 at 14:15 (1147 dias atrás)

    Olá,fiquei muito feliz de saber que os qualquer tipo de shampoos limpas todos os tipos de silicone,queria saber então se tanto os shampoos comuns com sulfato(sem ser antirresiduos) e se os sem sulfatos também limpas petrolatos,tenho uns produtos com parafina liquida e petrolatum que comprei antes de me informar sobre essas coisas e queria poder utilizalos sem ter que usar um shampoo muito forte,e também queria começar a usar shampoos sem sulfatos.
    Obrigada!

    Responder
    • Karina Viega
      17 de junho de 2014 at 8:14 (1131 dias atrás)

      Aline, em tese limpam sim. Pois o “funcionamento” químico é bem parecido com o dos silicones ^^
      Beijos mil

      Responder
  11. Kamila
    28 de abril de 2015 at 18:42 (815 dias atrás)

    Oi, moça! O que você sabe dizer sobre os shampoos que contêm tanto o sodium laureth sulfate quanto o cocamidopropyl betaine? (:

    Responder
    • Karina Viega
      2 de maio de 2015 at 7:28 (812 dias atrás)

      Ka, bom, geralmente os shampoos são compostos por uma combinação de diferentes tipos de “agentes de limpeza”, quando um shampoo com Lauril contém também o cocamidopropyl betaine, geralmente ele é um pouco mais suave. Vale olhar a composição, se na lista de ingredientes o cocamidopropyl betaine vem antes do sodium laureth sulfate, isso é um ponto positivo, pois indica que tal agente está presente em maior quantidade tornando assim o produto mais gentil ^^
      Beijosss

      Responder
  12. Clara
    3 de agosto de 2015 at 16:14 (718 dias atrás)

    Olá Karina, adorei o post, estava querendo abolir o sulfato da minha rotina, mas não queria restringir tanto os produtos a ponto de não comprar produtos que contenham silicones(pois a maioria contém). Então só pra confirmar mesmo, posso deixar de usar o sulfato pra não ressecar tanto meu cabelo e continuar usando produtos que contenham silicone (desde que nos meus shampoos contenham o “tensoativo x”?

    Responder
    • Karina Viega
      9 de agosto de 2015 at 20:57 (712 dias atrás)

      Isso mesmo, Clara!
      Mas a questão é a seguinte, é bom dar uma reduzida na quantidade de silicones, pois embora limpe bem, o “tensoativo x” não é tão pesado quanto o lauryl…
      Beijos mil.

      Responder
  13. Viviam Santos
    7 de outubro de 2015 at 11:06 (654 dias atrás)

    Conheci seu blog agora e estou apaixonada por tanta informação! Tenho cabelos cacheados e, embora eu sempre tenha me informado sobre os bons produtos para eles, só agora com seus posts entendi direito como a química deles funciona. Agoooora sim entendi! Obrigada. :)

    Responder
    • Karina Viega
      14 de outubro de 2015 at 12:13 (646 dias atrás)

      Viviam, obrigada mesmo! Fico feliz que tenha ajudado ^^

      Responder

14Pingbacks & Trackbacks on Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo: Entenda a relação

  1. [...] “Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo: Entenda a relação“ [...]

  2. [...] Sorteio e resenha Kit Absolut Repair L’Oréal com 4 itens (PARTICIPEM!!!) – Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo: Entenda a relação – Os maiores erros ao cuidar de cabelos cacheados – Manutenção e Tratamentos para [...]

  3. [...] é bem atraente as três manteigas citadas são os primeiros listados na fórmula, antes mesmo dos surfactantes inerentes ao higienizadores, fato que, conforme o INCI (International Nomenclature of Cosmetic [...]

  4. [...] sei que vocês adoram uma bela lista e, após tantos porquês e comos, nada melhor do que uma seleção supimpa de shampoos sem sulfatos para findarmos (por [...]

  5. [...] e Definição. – One Condition E No Poo Deva Care – Versão Mais “Potente” De Deva Curl – Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo: Entenda a relação – Como lavar cabelos embaraçados sem quebrar os fios? – Como Escolher um Bom Cabeleireiro? – [...]

  6. [...] e Definição. – One Condition E No Poo Deva Care – Versão Mais “Potente” De Deva Curl - Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo: Entenda a relação - Como lavar cabelos embaraçados sem quebrar os fios? – Como Escolher um Bom Cabeleireiro? – [...]

  7. [...] Cacheadíssimas Clube do Cabelo e Cia Acorda Bonita [...]

  8. [...] “gelatinosa” o qual produz pouca espuma e possui potencial de silicones (pois contém nosso “tensoativo X” explicado na matéria Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo: Entenda a relação) e [...]

  9. [...] a matéria “Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo: Entenda a relação” explodiram perguntas acerca dos Shampoos Sulfate Free nos comentários dos grupos e na caixa de [...]

  10. [...] Para quem não é acostumada com shampoos do gênero, talvez o estranhe. Afinal, muita gente ainda pensa que espuma é sinônimo de limpeza. Não serei prolixa, para entender melhor o funcionamento dos shampoos sulfate free (sem sulfatos e/ou sem sulfatos “pesados”), leia os seguintes artigos: – O Guia do Shampoo sem Sulfatos – Perguntas Frequentes – Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo: Entenda a relação [...]

  11. [...] e Definição. – One Condition E No Poo Deva Care – Versão Mais “Potente” De Deva Curl – Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo: Entenda a relação – Como lavar cabelos embaraçados sem quebrar os fios? – Como Escolher um Bom Cabeleireiro? – [...]

  12. [...] o método Curly Girl, por ora basta saber que, para funcionar, ele requer basicamente: – Limpeza com higienizadores em creme sem sulfatos e/ou com condicionadores de base botânica (o COndicioner-WASH, ou somente co-wash); – [...]

  13. [...] não são devido à presença do Dimethiconol. MAS, tendo em vista o que escrevi na matéria “Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo: Entenda a relação”, há como usar a linha Natura Sou Cachos Modelados e seguir as rotinas No/Low ao mesmo tempo [...]

  14. [...] Karina Viega do Acorda Bonita fala sobre a relação dos silicones com o shampoo sem sulfato, pois apenas alguns tipos de [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>