O Guia do Shampoo sem Sulfatos – Perguntas Frequentes

Dúvidas sobre shampoos sem sulfatos? Está complicado para entender o que são, para quais tipos de cabelos servem, como identificar e quais os benefícios dos sulfate free? Venham conosco, tentaremos esclarecer agora!

Após a matéria “Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo: Entenda a relação” explodiram perguntas acerca dos Shampoos Sulfate Free nos comentários dos grupos e na caixa de mensagens do da fanpage Acorda Bonita.

Então, nada melhor do que mais um dos nossos artigos gigantes para tentarmos entender um pouquinho a mais sobre o assunto.

 

Shampoo sem Sulfatos versus Shampoo com Sulfatos O Guia do Shampoo sem Sulfatos – Perguntas Frequentes

Infelizmente não posso afirmar-lhes irredutivelmente que shampoos sem sulfatos são “melhores” dos que os shampoos convencionais. A concepção do termo “melhor” é vaga e varia conforme cada cabeça (literalmente). Ademais, sempre encontraremos variações dentro de cada categoria. Há excelentes shampoos com sulfatos, assim como há péssimos shampoos sulfate free.

Contudo, experiências próprias constataram-me que o uso de shampoo sem sulfatos promoveram melhora incomensurável no que concerne ao tratamento do MEU cabelo. Não somente os tratamentos passaram a durar bem mais nos fios, como também o aspecto dos cachos melhorou notavelmente. Meus cachinhos estão mais largos, modelados, resistentes e sem frizz!!!

Para meu Super Pai chegar a reparar ao ponto de dizer “Karina, seu cabelo está diferente… mais bonito”, a melhora foi gigantesca MESMO.

 

O Guia do Shampoo sem Sulfatos – Perguntas Frequentes

Sou tão partidária dos sulfate free que fica difícil ser imparcial ao abordar este tema. Tentarei expor os fatos de maneira bem clara. Inicialmente este artigo continha várias explicações químicas altamente teóricas, porém optei por enxugar o máximo possível a fim de não deixar as ideias mais enroladas do que meus cabelos. Conforme forem surgindo dúvidas, avisem-me! Assim poderemos fazer outro artigo como complemento.

Aqui está um índice prévio dos tópicos que serão abordados nesta matéria:

1- Como saber se Determinado Shampoo é realmente sem sulfatos?
2- O que torna os Shampoos Sem Sulfatos mais delicados e suaves?
3- Todo Shampoo sem Sulfato é mais Suave do que Shampoos com Sulfatos?
4- Todo Shampoo com Sulfato é mais Agressivo do que Shampoos sem Sulfatos?
5- Shampoos Sem Sulfatos são Indicados para quais tipos de cabelos?

Tendo em vista tudo que está escrito no artigo, criar um tópico como “Quais são os benefícios dos Shampoos Sem Sulfatos?” seria prolixo.
Os benefícios dos mesmos já estão explicitados ao longo dos tópicos abordados. Para complementar:
Os 10 Melhores shampoos sem sulfatos (preciso atualizá-lo, agora -27/01/14, possuo outros prediletos)
- Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo: Entenda a relação
(Leiam! As informações ali contidas vão além do título)

 

  • 1- Como saber se Determinado Shampoo é realmente sem sulfatos?

Inúmeras marcas estampam rótulos com a frase “SEM SAL” em seus produtos. Mas NUNCA leve tal afirmação como prerrogativa para determinar se o shampoo em questão é genuinamente sem sulfatos. O “SEM SAL” da maioria das marcas significa “SEM CLORETO DE SÓDIO (sal de cozinha)”, por isso há tantos shampoos cujos ingredientes compõem-se por uma miscelânea de sulfatos mesmo quando alegam serem “Sem Sal”.

Para não levarmos gato por lebre, a única saída é observar os ingredientes discriminados na embalagem. Caso o produto contenha algumas das substâncias citadas abaixo, ele NÃO pode ser classificado como Shampoo Sem Sulfatos.

Sodium Lauryl Sulfate / SLS (o mais comum e mais “barato” de todos)

Sodium lauryl ether sulfate/ SLES ou Sodium Laureth Sulfate

Sodium Myreth Sulfate

Sodium myristyl sulfate

Ammonium lauryl sulfate/ ALS

Ammonium lauryl ether sulfate/ ALES

Sodium Coco/Cocoyl Sulfate (mais “suave”, derivado da combinação de óleo de coco com sodium lauryl sulfate, geralmente 50%, e sodium myristyl e/ou palmityl sulfate.)

Obs:
- Os Sulfosuccinates (Ex: Sodium Lauril Sulfoacetate e Dissodium Laureth Sulfoccinate) são detergentes ligados à família dos sulfos, porém sua arquitetura molecular difere bastante dos sulfatos listados acima, tornando-os tensoativos bem “suaves”. Por isso é possível encontrá-los em shampoos categorizados como “Sulfate Free”.
- O Magnesium Sulfate, o qual pode ser encontrado em alguns ativadores de cachos, é um sulfato, mas NÃO é surfactante (tensoativo detergente, falei sobre eles AQUI).
- O Sodium Lauroyl Sarcosinate NÃO é sulfato.

Mais informações neste Doc AQUI

Atenção: Existem vários outros tipos de sulfatos. Entretanto, os citados acima são os mais comuns em formulações. E, com exceção do Sodium Coco/Cocoyl Sulfate e os Sulfosuccinates, os sulfatos citados também são considerados os mais “agressivos”. Então, caso seu shampoo NÃO contenha algum deles, tranquilize-se. Você provavelmente está em posse de algum shampoo sulfate free ou de, no mínimo, algum shampoo BEM suave.

 

  • 2- O que torna os Shampoos Sem Sulfatos mais delicados e suaves?

Na matéria “Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo: Entenda a relação” uma leitora comentou acerca do pH ligeiramente mais elevado dos shampoos sem sulfatos. Optei por responder neste artigo visto este assunto é bem pertinente.

O pH em si NÃO determina a suavidade do shampoo. Há shampoos destinados à limpeza pesada (anti resíduos) cujo pH gira em torno de 4,5-5 (próximo ao pH natural dos fios) e há shampoos sem sulfatos bem suaves cujo pH gira em torno de 6-6,5 (Ex: Low Poo Deva Curl).

Acima do pH, o que determina se o shampoo será “pesado” ou ”suave” é a capacidade de remoção de óleos apresentada por ele (convenhamos, o objetivo sumário dos shampoos é dissolver os óleos a fim de removê-los dos fios. Fato impossível de acontecer somente com a água da lavagem, afinal, água e óleo não se mistura). Quanto mais óleo for removido pelos tensoativos presentes em determinado shampoo, mais “pesado/ severo” ele será e vice versa.

Os tensoativos que apresentam maior poder de remoção de óleos são os de carga negativa (aniônicos), característicos dos Shampoos com Sulfatos.
(Saiba mais sobre Tensoativos aniônicos, Catiônicos e Anfóteros AQUI.) Todavia, tamanha “limpeza” pode vir a ser prejudicial para a saúde dos cabelos e do couro cabeludo, acarretando ressecamento e sensibilidade em demasia até mesmo para quem possui cabelos oleosos (explicarei melhor abaixo).

Ademais, enquanto a função básica dos shampoos é remover óleos, a função básica das máscaras de tratamento e condicionadores é repor o óleo removido. Logo, caso permaneçamos retirando na lavagem todo o óleo reposto, entraremos num ciclo vicioso onde nenhum tratamento capilar perdurará por muito tempo nos cabelos. A fim de cortar este ciclo, uma bela saída é optar por Shampoos cujos tensoativos NÃO executem uma limpeza tão brusca dos fios. Quais? Adivinhem… Exatamente os tensoativos presentes nos shampoos sem sulfatos!!!

Além de melhorar a saúde dos cabelos quanto ao aspecto, estudos comprovam que shampoos sem sulfatos tendem a manter a hidratação natural do couro cabeludo e, por consequência, não causam irritações e reduzem a queda capilar.

 

  • 3- Todo Shampoo sem Sulfato é mais Suave do que Shampoos com Sulfatos?

Não.

Há um Tensoativo chamado Olefin Sulfonate, o qual pode ser encontrado em alguns shampoos sulfate free, cujo potencial de irritação é comparável ao SLS. Ou seja, o Olefin Sulfonate é TÃO “PESADO” quanto o Sodium Lauryl Sulfate. Caso você esteja procurando algum shampoo sem sulfatos exatamente pela suposta delicadeza, evite o Olefin Sulfonate.

A questão do pH pode não ser determinante, mas incide sim sobre a suavidade dos shampoos sem sulfatos. O ideal é que o pH dos Sulfate Free gire em torno de 4-7, com pHs acima de 7 (neutro) o ressecamento será eminente mesmo não contendo sulfatos em sua composição.

Infelizmente não são todas as empresa que discriminam o pH nos rótulos de seus produtos. Porém,tranquilizem-se. Em 99% dos casos os shampoos sulfate free não ultrapassam o pH 6,5.

Apenas os higienizadores em formato de sabão em barra (mais comuns no exterior) possuem pH em torno de 8-9.5. E, ainda assim, há quem use este tipo de higienizador e prefira seus resultados em comparação aos shampoos com sulfatos.

Detalhe: Achar que espuma é sinônimo de limpeza é démodé!!!

Shampoos sem sulfatos promovem limpeza eficiente com pouquíssima ou nenhuma espuma. Não nos deixemos levar pelas modelos “espumadas” dos comerciais de shampoos.

O Guia do Shampoo sem Sulfatos – Perguntas Frequentes 3

 

  • 4- Todo Shampoo com Sulfato é mais Agressivo do que Shampoos sem Sulfatos?

Não.

Alguns shampoos com sulfatos tendem a ser mais serveros na limpeza causando sensibilidade e ressecamento, especialmente aqueles que contêm tensoativos como SLS (sodium lauryl sulfate /lauril sulfato de sódio) e ALS (Ammonium lauryl sulfate /lauril sulfato de amonio). Todavia, há shampoos com sulfatos cujo tensoativo é considerado bem suave não obstante seja aniônico, como o Sodium Coco/Cocoyl Sulfate e os Sulfosuccinates.

 

  • 5- Shampoos Sem Sulfatos são Indicados para quais tipos de cabelos?

Os Shampoos sem Sulfatos são benéficos para TODOS os tipos de cabelos. Sim, meninas, para todos! Principalmente para os cabelos cacheados e para os quimicamente tratados. Afinal, já estamos carecas de saber que o óleo configura uma proteção aos fios contra o ressecamento, porosidade e atrito excessivo. Portanto, manter certa oleosidade é vital para a saúde dos cabelos.

Até mesmo quem possui cabelos oleosos pode se beneficiar dos Sulfate Free. Sério! Por quê? Bom, a oleosidade é produzida pelo couro cabeludo como uma forma de proteção. Caso “arranquemos” subitamente tal proteção, adivinhem só o que acontecerá? O corpo entenderá isso como uma agressão e, por consequência, tenderá a produzir ainda mais óleo a fim de repor a proteção arrancada. Consequência: o couro cabeludo volta a ficar tão ou mais oleoso do que estava antes da lavagem.

Além disso, caso você sofra com sensibilidade excessiva no couro cabeludo, a adoção de shampoos sem sulfatos lhe será uma peripécia capilar supimpa! Pois um dos agentes que mais causam irritações na pele são exatamente os tensoativos aniônicos presentes nos shampoos com sulfatos.

O Guia do Shampoo sem Sulfatos – Perguntas Frequentes

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, basta perguntar!

Aqui estão algumas leituras complementares excelentes:
-Como acabar com o frizz dos cabelos – Explicação definitiva e dicas infalíveis
-Cronograma Capilar Resumo Plus
-Cabelos Cacheados – Como esperar crescer sem entrar em crise
-Os maiores erros ao cuidar de cabelos cacheados
-CurlChemist: What Makes a Cleansing Ingredient More Harsh or More Gentle?
Artigo MARAVILHOSO do Naturally Curly (Em Inglês. Posso traduzi-lo aqui no AB caso vocês prefiram, que tal???)

 

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

Loja Dermabox

comments

73 comentários on O Guia do Shampoo sem Sulfatos – Perguntas Frequentes

  1. Angie
    20 de novembro de 2012 at 11:39 (1676 dias atrás)

    Minha Linda,
    Não sabe a honra que eu tenho de estar sendo citada no seu artigo!!! Que bom que gostou dos meus resultados, e como sempre você tira todas as nossas dúvidas explicando tim-tim por tim-tim!!! Devo entrar aqui no seu blog umas 10 vezes ao dia!!! rsrsrsrs

    Beijinhus

    Responder
    • Karina Viega
      21 de novembro de 2012 at 14:48 (1675 dias atrás)

      Angie, amor…
      Honra é poder participar (de alguma forma) do seu dia a dia ^.~

      Estou tãaao orgulhosa, você está seguindo os passo super direitinho e obtendo resultados lindos!!!

      Conte comigo.
      (Às vezes demoro, mas respondo! rsrsr)

      Beijos no coração

      Responder
  2. Micaelly Paixão
    20 de novembro de 2012 at 12:19 (1676 dias atrás)

    Sério a parte que você falou sobre espuma ser sinônimo de limpeza eu ri.

    Antes de saber cuidar de verdade do meu cabelo, eu passava shampoo até fazer aquela suuuuuuuper espuma sabe?

    Depois não entendia o porquê de ficar com cachos sem forma e cabelo ressecado.
    Se eu soubesse disso antes jamais teria alisado meu cabelinho.

    Responder
    • Karina Viega
      21 de novembro de 2012 at 14:52 (1675 dias atrás)

      mica, amore, a cada dia aprendemos um pouquinho a mais…
      Também penso que, se eu soubesse o tanto que aprendi hoje em dia, talvez ainda estaria com os cachos platinados e compridos… snifff rs
      Mas, bola pra frente!
      Ao menos aprendemos o errado, agora é só fazer o certo ^.~

      Esta questão da espuma é bem engraçada.
      Até VÁRIAS pessoas assossiam espuma e limpeza…
      Aqui em casa mesmo é assim! rs
      Certa vez dei o Low Poo Deva para minha mãe testar.
      O cabelo chegava a “cantar” de tão limpo, mas ela insistia que precisava de mais outra mão de shampoo só porque não via a espuma! rsrsr

      Beijos no coração, flor!

      Responder
    • Micaelly Paixão
      21 de novembro de 2012 at 22:23 (1674 dias atrás)

      Pois é Ka, isso é passado de mãe para filha, fazer o quê?

      Mas olha, tem um post bem legal lá no blog, acredito que você vai gostar. Bjus…

      Responder
  3. prizimz
    20 de novembro de 2012 at 12:31 (1676 dias atrás)

    Eu tenho cabelo oleoso e vou começar a utilizar shampoos sem sulfato para ver se resolve meu problema de queda – meu cabelo tem caído muito da raiz. Uma guria comentou justamente que os shampoos com sulfato tiram a oleosidade e o couro cabeludo entende que tem que produzir mais. Com shampoos sem sulfatos seria possível chegar a um equilíbrio… Tomara que funcione :)

    Responder
    • Karina Viega
      21 de novembro de 2012 at 14:55 (1675 dias atrás)

      Flor, teste!
      Muita gente consegue sair do ciclo de oleosidade apenas mudando o tipo de shampoo…

      Esta questão do couro cabeludo acabar produzindo mais oleosidade exatamente por causa da “limpeza extrema” doa shampoos com sulfatos é bem corriqueira.

      Teste e me conte ^.~
      Beijos Mil

      Responder
  4. Ana Raquel
    20 de novembro de 2012 at 12:34 (1676 dias atrás)

    Oi, Ka!!

    Seus posts são super bem explicados!!! Tô beje!! ;)
    Obrigada por ter citado o meu shampoo caseiro! *-*

    Bjs

    Responder
    • Karina Viega
      21 de novembro de 2012 at 14:56 (1675 dias atrás)

      De nada, aninha…
      AMEI² a sua receita!!!
      Ainda testarei ^.~
      Beijos Mil!!!

      Responder
  5. Carolina Barbosa
    20 de novembro de 2012 at 13:36 (1676 dias atrás)

    Karina, v não vai acreditar, fiz um post sobre sulfatos nesse feriado, mas meu post foi mais abrangente eu ainda pensei assim: “no futuro vou qter que fazer um post só sobre os shampoos”….Mas ai vc criou esse post maravilhoso! que inclusive eu vou indicar no post sobre sulfatos que vai ar na quarta! Parabens de verdade, amei o post e concordo com vc em vários pontos! Existem ótimos shampoos com sulfato e no entanto já vi várias amigas reclamando que alguns shampoos sem sulfato, ressecam…Enfim, muito bom! Beijos!

    Responder
    • Karina Viega
      21 de novembro de 2012 at 14:59 (1675 dias atrás)

      Carolzinha, amor, obrigada mesmo!!!
      Olha, que bacana, nos completamos! rsrsr
      Também pensei em fazer um só sobre sulfatos, mas agora esperarei o seu ^.~
      Assim que sua matéria estiver pronta, atualizo esta aqui colocando seu link.
      Tenho certeza de que será um atigo supimpa como todos você sempre faz.
      Beijos no coração, flor.

      Responder
  6. Flavia
    20 de novembro de 2012 at 13:50 (1676 dias atrás)

    Olá, tudo bem? Minha experiência já foi contrária… tenho um shampoo sem sulfato que resseca um pouco, e uso somente no couro cabeludo…
    Eu uso shampoos matrix, que mesmo tendo sulfatos, pelo que pesquisei, são um pouco mais suaves, e meus cabelos tiveram uma melhora enorme…
    Agora em relação a espuma, realmente eu notei uma grande diferença… estes meus quase não espumam… e a pouca que faz, não é aquela espuma abundante, chega a ser cremosa…
    Meus cabelos são afros, e hoje não troco estes shampoos matrix por nada.
    O importante é procurar por shampoos que sejam bastante hidratantes, e se possível evitar silicones e derivados de petróleos, assim vc pode usar shampoos mais suaves.

    Responder
    • Karina Viega
      22 de novembro de 2012 at 8:48 (1674 dias atrás)

      Flavia, flor, vc está certíssima!
      Quem manda são nossas madeixas.
      Há shampoos com sulfatos que são excelentes!
      E, caso seu cabelo goste de algo, não há porque deixar de usar ^.~

      Gosto ao cubo dos produtos da Matrix, sempre cito por aqui…
      Qual shampoo deles vc usa???
      Há o Delicate Care Color que é sulfate free, sou apixonada por ele!
      Também já usei o Relaxima e o Hydrathérapie, são com sulfatos e são ótimos!

      Beijos Mil

      Responder
  7. Erika Nasch
    20 de novembro de 2012 at 14:16 (1676 dias atrás)

    Stupendo! Merveilleux! Maravilloso! Fantastic! Amiga, vc merece elogios em todas a línguas!!
    Um post melhor que o outro!! Tudo o que eu queria saber sobre sulfatefree está aqui no blog…pra quê google, se tem o AB??? hehe
    Já falei…vc devia escrever um livro sobre No poo!! Best Seller na certa!!
    E obrigada pela indicação!
    Amo seus posts!
    BJs no coração!
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br/

    Responder
    • Matheus
      21 de novembro de 2012 at 15:54 (1674 dias atrás)

      Sobre no poo, sobre low poo, sobre cabelos loiros, sobre tudo que envolve cabelo. Manja demais!!!

      Responder
    • Karina Viega
      22 de novembro de 2012 at 8:44 (1674 dias atrás)

      rsrs, que isso, xuxu… Apenas tento ^.~
      Obrigada!!!

      Responder
    • Karina Viega
      22 de novembro de 2012 at 8:52 (1674 dias atrás)

      Erikinha, você é uma fofa!!!
      Obrigada, amor…

      Ahhh, só lanço o livro se você for minha co-autora, que tal??? rsrs

      Fico suer feliz por você ter gostado!!!
      Indicar-lhe era até obrigação!
      Sua matéria sobre pH está excelente!
      Pra quê o Google se temos o clube do cabelo??? ^.~

      Beijos no coração e sucesso!!!

      Responder
  8. PRODUTINHOS NO CABELO AND MAKEUPS
    20 de novembro de 2012 at 14:36 (1676 dias atrás)

    Ja começa com essa primeira frase: ” Infelizmente não posso afirmar-lhes irredutivelmente que shampoos sem sulfatos são “melhores” dos que os shampoos convencionais.” Valeu por tudo! Imparcialidade!

    Também acredito que sem sulfatos agressivos são melhores as encaracoladas pelo próprio tipo de cabelo!

    Outra: O pH em si NÃO determina a suavidade do shampoo. VERDADE! É o tipo de cabelo e o tipo de produto… relação de sucesso e não pH!

    Aqui é não: “Convenhamos, o objetivo sumário dos shampoos é dissolver os óleos a fim de removê-los dos fios…”

    Depois que fui ao evento da Schwarzkopf descobri que melhores shampoos são aqueles que tem óleos e com isso limpam e deixam o que foi retirado e de que o cabelo precisa… Basicamente o ensinamento deles é bem amplo e não basta só nessa minha frase… Vamos ter que conversar muito pelo face! hahahahaha

    Eu voto pela imparcialidade, testem todos!

    As encaracoladas sim… merecem tratamento especifico e especial e por isso você Ka, sabe definir bem o que é bom para seu cabelo…

    Obrigada pela indicação. Você é muito simpática sempre!

    Beijos

    Responder
    • Karina Viega
      22 de novembro de 2012 at 8:21 (1674 dias atrás)

      Lu, amore, Obrigada!!!
      Amei ao cubo suas colocações!!!

      Que isso, minha linda, indicar-lhe é um prazer!!!

      ô, Flor, vivendo e aprendendo…
      Sempre estudei, pricipalmente em sites gringos de cosmetoliga, que o “objetivo sumário” dos shampoos seria a tal remoção de óleos.
      Bom, gostei muito do conceito do pessoal da Schwarzkopf sobre o qual vc falou..
      Realmente, temos muito para conversar!!! ^.~

      Beijos Mil

      Responder
  9. Nara Carvalho
    20 de novembro de 2012 at 19:08 (1675 dias atrás)

    Minha querido, ah grandes posts, calma vou ler todos e comentar. Acho que são uns 4 na fila rsrsrs.

    Só agradecendo seu carinho comigo nesses últimos dias, como você disse , nossos santos bateram kkkk de primeira.

    Muito obrigada iluminada

    Eu volto kkkkkkkkkk, prometo!

    Responder
    • Karina Viega
      22 de novembro de 2012 at 8:24 (1674 dias atrás)

      Nara, minha linda, guardo-lhe com muito carinho!!!
      Nossos santos bateram e já viraram amigos ^.~
      mando-lhe um abraço mega apertado (mesmo que virtual)

      Conte comigo…
      Beijos no coração.

      Responder
  10. Emanoela Ferro
    21 de novembro de 2012 at 9:58 (1675 dias atrás)

    incrível como ao longo de nossas vidas mudamos nossos conceitos. a própria ciência já se contradisse várias vezes. eu realmente tenho q aprender muito sobre cabelos, e seus posts iluminam a quem os lê. obrigada amiga!

    Responder
    • Karina Viega
      22 de novembro de 2012 at 8:27 (1674 dias atrás)

      Manu, obrigada mesmo, flor!!!
      Pois é, nossos conceitos mudam a cada dia.
      Tanto que fica díficl para nós mesmos assimilarmos…
      Flor, de uns tempos pra cá aprendi tandos pontos de vista que, quando lembro da antigas peripécias capilares, chego a dizer “Nossa, como fui burra!” rsrs

      Bom… Vamos aprendendo! ^.~
      Beijos no coração!

      Responder
  11. Caroline Evelyn
    21 de novembro de 2012 at 15:57 (1674 dias atrás)

    Oi,

    Eu tenho um cabelo ondulado que eu tratei como liso a vida toda, resultado: armado!
    Conheci o Low poo e estou deixando minhas ondas e provaveis cachos nascerem. Já decidi até cortar pra tirar o pedo e ajudar a enrolar.
    Enfim o blog tem me ajudado muito com dicas de rotinas e listas de produtos, mas eu queria uma dica.
    Eu quero ficar ruiva. Meu cabelo é castanho escuro e eu vou ter que descolorir no salão e tal. O profissional é ótimo, faz colormetria pela keune e quando eu disse que quero deixar o cabelo enrolar ele disse que faria meu corte seco e tal.
    O problema é que para o cuidado pós coloração é complicado, porque o cabelo vai precisar ser super cuidado pra reconstruir da descoloração, e vermelho desbota muito e precisa de produtos especificos. Ele me recomendou usar pelo menos o xampu e a máscara hidratante da Keune collor brilliance. Mas por tudo que eu vi nenhum dos dois é indicado para low poo.
    Enfim, eu queria muito uma dica de produtos low poo pra rotina de cabelo tingido ruivo (manutenção de cor). Especialmente o shampoo (meu cabelo é de raiz oleosa, mesmo tendo pontas secas) e eu não posso ficar sem, e mascara de hidratação/reconstrução/nutrição (ainda não aprendi bem a diferenciar o que é mais importante para o pós descoloração). Se tiver uma dica de produto para co-wash também para tingidos eu agradeço. Vou tentar intercalar com as lavagens com shampoo pra ver como o meu cabelo reage.
    Obrigada e parabéns pelo blog. Ainda estou lendo pra acompanhar todos os posts low-poo e aprender mais, mas é incrível a quantidade de informação, o blog que mais ajudou até agora ^^
    Beijos

    Responder
    • Karina Viega
      22 de novembro de 2012 at 8:43 (1674 dias atrás)

      Carol, Obrigada mesmo!!!

      Que fantástico! Adoro quando as mulheres “se descobrem” cacheadas.
      A linda da Angie que citei na matéria pensava como vc.
      Sempre achou que o cabelo era liso e, após o Low, descobriu lindas ondas.

      Flor entendo-lhe perfeitamente!
      Também tive dificuldades de assossiar a rotina Low/No com o meu ex-cabelo platinado.
      Você começou muito bem, ir a um profissional faz toda diferença!
      Bom, já que ele é formado pela Keune, é bem justificável que ele indique produtos dessa marca…
      Mas, isto não que dizer que sejam os melhores para você ^.~
      Talvez sejam realmente excelente, mas vc pode sim optar por outros.

      Um dos grandes pontos positivos dos shampoos sem sulfatos é exatamente o fato deles prolongarem a duração das colorações.
      Pode usá-los no seu tratamento sem medo de ser feliz! rs

      Amore, talvez no início vc precise manter os silicones na sua rotina até que o cabelo se recupere.
      Contudo, eu mesma sigo o No/Low e não fujo mais dos silicones, o métodos de higienização No/Low consegue sim limpá-los dos fios.
      Pois é, está na hora de revermos os conceitos, rs
      Ou seja, HÁ COMO SEGUIR O NO POO/ LOW E USAR PROSUTOS COM SILICONES AO MESMO TEMPO!!! ^.~
      Expliquei direitinho aqui: http://acorda-bonita.blogspot.com.br/2012/11/shampoos-sem-sulfatos-conseguem-limpar.html

      Só aconselho a manter o não uso de óleos minerais e parafinas, pois alteram a foramção dos cachos.

      Carol, os cuidados que vc deverá ter para com seu cabelo ruivo são praticamente os mesmos relados nos seguintes posta sobre cabelos platinados (leia com carinho, informações de ouro! ^.~):

      Aqui: http://acorda-bonita.blogspot.com/2012/11/manutencao-e-tratamentos-para-cabelos.html
      e
      aqui: http://acorda-bonita.blogspot.com/2012/10/como-comecar-platinar-cabelos-cacheados.html

      Quanto Às dicas de produtos, o próximo post será sobre sugestões de shampoos Sulfate Free e lá colocarei alguns sumpimpas para cabelos descoloridos/tingidos.

      Você me du uma bela idéia, seria bacana fazer um artigo só para Cabelos Tingidos/Descoloridos e No/ Low Poo.
      dedicarei para você ^.~

      No mais, peço-lhe para enviar-me uma mensagem na fanpage do Acorda Bonita no Facebook (http://www.facebook.com/acordabonita) com suas demais dúvida, então poderei responder-lhe por completo…

      Espero ter ajudado,
      Beijos Mil.

      Responder
    • Caroline Evelyn
      22 de novembro de 2012 at 13:28 (1674 dias atrás)

      Muito muito muito obrigada pela resposta.
      Vou ler todos os posts indicados com carinho, e ficar aguardando ansiosamente o próximo. Como a Angie é de Curitiba (também sou) li os posts dela também pra ter uma ideia de como é começar uma rotina.
      Estava pensando e acho que vou primeiro cortar a parte do cabelo que está mais estragada/com quimica (vai dar um palmo, mas como ele está na bunda ainda vai ser longo, apesar de que vou sentir saudade dele mega longo, vou querer voltar nesse comprimento ainda) e começar a hidratação e as dicas low poo (as para cabelos cachados já comecei a seguir e ele está fazendo cachinhos nas pontas *.*. Só preciso me acostumar a não ficar querendo desembaraçar). Assim vou pra quimica com o cabelo bem preparado =D
      Vou dar um oi lá no FB pra me identificar, mas você já foi tão atenciosa com as minhas questões que vou ler os posts com carinho e aguardar os próximos antes de te lotar com mais perguntas ^^
      Beijos e obrigada novamente

      Responder
  12. Isabele
    30 de novembro de 2012 at 11:14 (1666 dias atrás)

    Gostaria de saber com que frequencia eu posso usar shampo sem sulfato?
    eu lavo os cabelo dia sia dia não. Utilizo o do beleza natural que não sei se é bom ou ruim!
    mas ultimamente tenho fica dois dias sem lavar… só passa água e vou pro trabalho.
    Posso usar esse shampo no dia da hidratação e nos dias normais posso ultilizar o do beleza natural?
    me ajudem!

    Responder
  13. Bruno Bahia
    20 de janeiro de 2013 at 12:49 (1615 dias atrás)

    Bom dia!!!
    pelo que eu entendi nao só por esse post como por tudo o que eu tenho lido a respeito, o problema não é o sulfato mas o enxofre em si (Há um Tensoativo chamado Olefin Sulfonate, o qual pode ser encontrado em alguns shampoos sulfate free, cujo potencial de irritação é comparável ao  SLS.) certo?
    obrigado, otimo post!

    Responder
    • Karina Viega
      20 de janeiro de 2013 at 22:39 (1614 dias atrás)

      Bruno, querido, obrigada!
      Não sei lhe dizer com extrema assertividade sobre isso, o Olefin Sulfonate é sim comparável ao SLS, logo, devemos também evitá-lo caso queiramos lavagens suaves…
      Bom, por certo o sulfato não é o “problema”, o “problema” está na capacidade de remoção de óleos do produto em questão.
      Os sulfatos são super eficientes em remover óleos, por isso são conciderados “pesados”, afinal, tais óleos também são importantes para manuntenção da saúde das madeixas…
      Com relação ao enxofre em si, não sei lhe dizer ^.~
      Beijocas

      Responder
  14. Luanne
    23 de janeiro de 2013 at 15:06 (1612 dias atrás)

    Olá, gostaria de te parabenizar pelo site! Seus posts são realmente COMPLETOS e não nos deixam em dúvida em nenhum momento.. pelo contrário, são SUPER ESCLARECEDORES! Estou em fase de transição para voltar ao meu cabelo ondulado e tenho pesquisado muito, sorte que nessa busca achei esse site aqui! De todos os que eu já vi nessa intensa procura, esse realmente foi o melhor! Muito obrigada e continue fazendo posts desta qualidade! Adorei!

    Responder
    • Karina Viega
      23 de janeiro de 2013 at 15:29 (1612 dias atrás)

      Luanne, amor!!!
      Caramba, obrigada MESMO!
      É TÃO gratificante ler comentários como o seu… de verdade, ganho meu dia! ^.~
      Amore, esta faze de transição é complicadinha, mas valerá MUITO a pena!!!
      Para qualque coisa que precisar, basta perguntar!
      Beijos no coração.

      Responder
  15. Sarah
    12 de fevereiro de 2013 at 12:03 (1592 dias atrás)

    o shampoo mamãe e bebê com passiflora da natura, é um shampoo, sem sulfato?

    Responder
    • Karina Viega
      13 de fevereiro de 2013 at 15:34 (1591 dias atrás)

      Sarah, amor… Vc teria a composição dele???
      Só olhando para ter certeza.. ^.~
      Smacksss

      Responder
  16. Flor
    15 de fevereiro de 2013 at 12:49 (1589 dias atrás)

    Oi Karina,

    super explicadinho seu post..amei!!

    Eu comecei a usar shapoo sem sulfato e tô amando o resultado, experimentei da marca Marie Solti e gostei muito! O low poo deles tbém usei e gostei.

    Acho que shampoo sem sulfato, assim como os condiionadores sem silicones e parabenos dão melhores resultados, pque ao menos o meu cabelo ficou muito mais bem tratado!

    bjus!

    Responder
    • Karina Viega
      17 de fevereiro de 2013 at 2:01 (1587 dias atrás)

      Flor, obrigada mesmo!!!
      Minha linda, usar shampoos sulfate free foi uma das minhas melhores peripécias capilares!!!
      e concordo contigo, meus cabelo também respondem bem melhor aos tratamento quando uso produtos livres destas substâncias ^.~
      Beijos no coração

      Responder
  17. Fabiana Lima
    22 de fevereiro de 2013 at 18:37 (1581 dias atrás)

    Karina Diva!!!

    Me diz uma coisa….o low poo deva nacional tem o anfótero? Se não tiver eu não posso usar nenhum silicone? Qual é o agente limpante q ele tem???  Eu to querendo comprá-lo, mas minha máscaras tem Amodimethicone e Dimethicone….será q vai acumular silicone nos fios??? 

    Obrigada!!!!!

    Responder
    • Karina Viega
      22 de fevereiro de 2013 at 18:46 (1581 dias atrás)

      Fabi, amor!!!
      O Low Poo Deva nacional tem sim ^.~
      Amor, você pode usá-lo sem problemas que ele irá limpar bem os silicones dos fios.
      Mas, devemos lembrar que, é inevitável, chega um hora que o nosso cabelo irá “pedir” uma limpeza mais pesada, então deveremos utilizar algum shampoo com sulfatos, dificilmente sinto esta necessidade, todavia, cerca de 1 vez ao mês uso algum shampoo som sulfatos ^.~
      Flor, este “acúmulo de silicones” não é algo que acontece de um dia para o outro..
      Eu uso produtos com silicones na composição e intercalo as lavagens com o No Poo nacional (sem anfótero) ou Co-wash mesmo, e mesmo assim não sinto os cabelos “pesados” ^.~
      Beijos Mil.

      Responder
  18. Melissa
    21 de junho de 2013 at 23:02 (1462 dias atrás)

    Linda, obrigada! Acabei de descobrir o motivo de taaaanta oleosidade! É exatamente esse o neu problema… eu uso um shampoo pra diminuir a oleosidade e na hora fica perfeito, mas depois ele fica muuuito oleoso ele acha q ta em falta e produz mais! Obrigada, vou testar um desse sulfato free! E volto pra comentar! Bjs!

    Responder
    • Karina Viega
      22 de junho de 2013 at 2:21 (1462 dias atrás)

      Melissa, minha linda, esta pode ser mesmo a causa!
      teste sim e me conte!!!
      Beijos no coração

      Responder
  19. Isa
    9 de julho de 2013 at 22:47 (1444 dias atrás)

    Gostaria de saber se o shampoo johnson’s baby Sulfate Free.

    Responder
    • Karina Viega
      10 de julho de 2013 at 9:33 (1444 dias atrás)

      Isa, flor, não conheço a composição deste shampoo…
      Mas, caso você tenha e queira enviar, dá para sabermos se é sulfate free ou não ^.~
      Beijos

      Responder
  20. Débora
    10 de dezembro de 2013 at 15:11 (1291 dias atrás)

    Olá Karina será que vc poderia me tirar uma dúvida? Fui pesquisar produtos para cabelos cacheados, e TODOS os shampoos tinham em sua fórmula sodium laureth sulfate. E alguns também tinham: sodium chloride, sodium benzoate e sodium hydroxide. Gostaria de saber se esses tipos de sodium’s principalmente o sodium laureth sulfate fazem mal para o cabelo.

    Responder
    • Karina Viega
      13 de dezembro de 2013 at 13:29 (1288 dias atrás)

      Débora, ao longo deste post há as respostas para a sua pergunta ^^
      Dá uma lida, qualquer coisa, basta perguntar
      Beijosss

      Responder
  21. kelly
    18 de fevereiro de 2014 at 21:38 (1220 dias atrás)

    Boas, gostaria de fazer uma pergunta em relação ao artigo sobre o shampoo com sulfato, o disodium peg 12 dimethicone sulfosuccinate, disodium edta, é um champoo com sal?
    obrigada

    Responder
    • Karina Viega
      23 de fevereiro de 2014 at 11:34 (1216 dias atrás)

      Infelizmente nao sei lhe responder acerca do disodium edta, mas os sulfos da família sulfosuccinate nao sao considerados sulfatos nao ;)

      Responder
  22. Rita
    22 de setembro de 2015 at 8:01 (640 dias atrás)

    Ótimo seu artigo amiga. Mas confesso que não tetenho paciência pra ler esses componentes nas nas prateleiras. Vc tem uma lista de quais shampoos são mais indicados?

    Responder

25Pingbacks & Trackbacks on O Guia do Shampoo sem Sulfatos – Perguntas Frequentes

  1. [...] 1: Corte com Hair Stylist Kaka Domingues. – Deva Gloves – Luvas Para Secar Cabelos Cacheados – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes – Shampoos Sem Sulfatos Conseguem Limpar Os Silicones Dos Cabelos? – Os 10 Melhores Shampoos sem [...]

  2. [...] 1: Corte com Hair Stylist Kaka Domingues. – Deva Gloves – Luvas Para Secar Cabelos Cacheados – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes – Shampoos Sem Sulfatos Conseguem Limpar Os Silicones Dos Cabelos? – Os 10 Melhores Shampoos sem [...]

  3. [...] Resumo Plus - A Transformação Capilar da Ká, Parte 1: Corte com Hair Stylist Kaka Domingues. – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes – Os 10 Melhores Shampoos sem Sulfatos - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos - Máscara de [...]

  4. [...] sei que vocês adoram uma bela lista e, após tantos porquês e comos, nada melhor do que uma bela seleção de shampoos sem sulfatos para findarmos (por hora) [...]

  5. [...] 1: Corte com Hair Stylist Kaka Domingues. – Deva Gloves – Luvas Para Secar Cabelos Cacheados – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes – Shampoos Sem Sulfatos Conseguem Limpar Os Silicones Dos Cabelos? – Os 10 Melhores Shampoos sem [...]

  6. [...] 1: Corte com Hair Stylist Kaka Domingues. – Deva Gloves – Luvas Para Secar Cabelos Cacheados – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes – Shampoos Sem Sulfatos Conseguem Limpar Os Silicones Dos Cabelos? – Os 10 Melhores Shampoos sem [...]

  7. [...] Poo para Cabelos Cacheados – Como Montar – Deva Gloves – Luvas Para Secar Cabelos Cacheados – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes -Progressiva Salvatore Blue Gold Em Foco – Análise Completa. -A Salvatore Responde – Dúvidas [...]

  8. [...] Cabelos Cacheados - Cronograma Capilar No Poo/ Low Poo para Cabelos Cacheados – Como Montar – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos - Ritual Deva Curl Passo a Passo – Para Cachos [...]

  9. [...] Cabelos Cacheados - Cronograma Capilar No Poo/ Low Poo para Cabelos Cacheados – Como Montar – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos - Ritual Deva Curl Passo a Passo – Para Cachos [...]

  10. [...] Cabelos Cacheados - Cronograma Capilar No Poo/ Low Poo para Cabelos Cacheados – Como Montar – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos - Ritual Deva Curl Passo a Passo – Para Cachos [...]

  11. [...] Cabelos Cacheados - Cronograma Capilar No Poo/ Low Poo para Cabelos Cacheados – Como Montar – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos - Ritual Deva Curl Passo a Passo – Para Cachos [...]

  12. [...] – Vlogando: Vinheta Moda E Arte – Intervenção Fashion No Panorama Das Artes Cênicas – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes – Curso De Automaquiagem – Lição 1: Para Se Maquiar É Preciso… – Como Acabar [...]

  13. [...] presente na maioria dos shampoos sem sulfatos e em alguns higienizadores em creme.No artigo “O Guia dos Shampoos Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes“ há uma abortagem mais ampla sobre o assunto. [...]

  14. [...] – Vlogando: Vinheta Moda E Arte – Intervenção Fashion No Panorama Das Artes Cênicas – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes – Curso De Automaquiagem – Lição 1: Para Se Maquiar É Preciso… – Como Acabar [...]

  15. [...] – Ritual Deva Curl Passo a Passo – Para Cachos Perfeitos: Liberdade, Tratamento e Definição. – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Curso De Automaquiagem – Lição 1: Para Se Maquiar É Preciso… – Como Acabar [...]

  16. [...] Cabelos Cacheados - Cronograma Capilar No Poo/ Low Poo para Cabelos Cacheados – Como Montar – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos - Ritual Deva Curl Passo a Passo – Para Cachos [...]

  17. [...] + Eu e meu Platinado, Relato. – Em Busca do Platinado Perfeito – Apontamentos e Alertas – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Curso De Automaquiagem – Lição 1: Para Se Maquiar É Preciso… – Como Acabar [...]

  18. [...] características dos shampoos é o seu potencial de remoção de óleos (lei mais sobre isto em: “O Guia do Shampoo sem Sulfatos – Perguntas Frequentes” ), uma das principais características de cabelos embolados é a falta de [...]

  19. [...] Pesquise, teste, pergunte. Para ajudar-lhe nesta tarefa, recomendo a leitura dos seguintes artigos: – O Guia Dos Shampoos sem Sulfatos – Perguntas Frequentes – Shampoo sem Sulfatos Conseguem Limpar os Silicones dos Cabelos? (conteúdo além do [...]

  20. [...] presente na maioria dos shampoos sem sulfatos e em alguns higienizadores em creme. No artigo “O Guia dos Shampoos Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes” há uma abordagem mais ampla sobre o [...]

  21. [...] um Bom Cabeleireiro? – Dicas e Truques – Deva Gloves – Luvas Para Secar Cabelos Cacheados – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes – Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos – Teste: Seu Cabelo Cacheado Precisa de Ajuda? – Curly [...]

  22. [...] um Bom Cabeleireiro? – Dicas e Truques - Deva Gloves – Luvas Para Secar Cabelos Cacheados - O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos - Aprenda a Amar seus Cachos - Teste: Seu Cabelo [...]

  23. [...] um Bom Cabeleireiro? – Dicas e Truques – Deva Gloves – Luvas Para Secar Cabelos Cacheados – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes – Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos – Aprenda a Amar seus Cachos – Teste: Seu Cabelo Cacheado [...]

  24. [...] e Benefícios”, este é um shampoo em creme isento de surfactantes pesados (saiba mais em “O Guia do Shampoo sem Sulfatos – Perguntas Frequentes”), o qual limpa com eficiência os cabelos produzindo pouquíssima espuma, e possui uma [...]

  25. [...] Bom, o shampoo definitivamente não é, pois contém SLES ou Sodium Laureth Sulfate (saiba mais sobre o assunto em “O Guia do Shampoo sem Sulfato – Perguntas Frequentes”). [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>