Como acabar com o frizz dos cabelos – Explicação definitiva e dicas infalíveis

Eis que num derradeiro dia acordamos e, ao encarar o espelho, alguns fiozinhos despretensiosamente arrepiados chamam nosso olhar com mais veemência do que aquela espinha que brotou anteontem no meio da testa.

A partir desde momento, a cada olhadela o espelho nos mostra mais e mais fiozinhos como se os mesmo estivem em fase de procriação sendo que, na verdade, a única mudança ocorrida foi na atenção que passamos a doar aos mesmos.

Então começamos a nos queixar da vida, a buscar os culpados para tal mazela, a googlear incessantemente acerca de “como ter cabelos sem frizz” e a testar inúmeras receitas e produtos milagrosos cujas promessas se mostram falhas.

E agora Kah?
A receita falhou,
O dinheiro acabou,
E o frizz não sumiu…

Como acabar com o frizz dos cabelos – Explicação definitiva e dicas infalíveis

Como acabar com o frizz dos cabelos – Explicação definitiva e dicas infalíveis loiros

Meninas, o que direi agora é triste, mas é fato:

Não há como acabar com o frizz, pode-se apenas mascarar ou prevenir sua formação.

O frizz nada mais é do que do reflexo de fios de cabelo quebrado e/ou nascendo, os quais se arrepiam devido à eletricidade estática e/ou variações climáticas.

Já que não temos como impedir o nascimento de novos fios tampouco colar de volta a fibra capilar rompida, não há solução definitiva para acabar com o frizz já existente. Apenas podemos usar produtos e técnicas que mascarem e, em paralelo, agir de forma a evitar e/ou tratar a quebra e a conseqüente formação de novos fiozinhos arrepiados.

 

Como acabar com o frizz dos cabelos – O mito de produtos anti frizz

Como acabar com o frizz dos cabelos – dicas infalíveis produtos anti frizz

Tendo em mente o escrito acima, parem se deixar enganar por produtos ou mandingas cujos rótulos aleguem “reduzir/diminuir/acabar com o frizz”.

Okay, tomando uma segunda via de análise, talvez tais produtos realmente façam o que prometem. Porém, o resultado promovido é SEMPRE visual, nunca fatídico.

Produtos anti frizz podem atuar em três linhas de ataque, sejam em conjunto ou em separado:
1) Prevenção da quebra
2) Fortalecimento dos fios
3) Dissimilação visual/ Maquiagem capilar.

Ou seja, stricto sensu, não existe o “acabar com o frizz”, existe prevenir, tratar e esconder, os quais podem ser efetuados com produtos e técnicas que não possuam necessariamente o “anti frizz” no rótulo.

 

Como acabar com o frizz dos cabelos – Conversa definitiva

Como acabar com o frizz dos cabelos – Kate Middleton Até a princesa tem frizz

Kate Middleton – Até a princesa tem frizz!!!

De coração, não consigo enxergar o que há de tão errado com os fiozinhos arrepiados. Frizz é tão natural aos cabelos quanto o instinto de sobrevivência é aos seres vivos. O que não é natural é exatamente a preocupação demasiada e/ou o aparecimento frizz fora do “normal” ao SEU cotidiano.

O frizz não deve ser tratado como causa, e sim como consequência. Assim sendo, para combatê-lo, devemos tocar em sua origem, não tê-lo como fim.

Reiterando: O frizz nada mais é do que do reflexo de fios de cabelo quebrado e/ou nascendo, os quais se arrepiam devido à eletricidade estática e/ou variações climáticas. Logo, devemos ter como foco os fatores que originaram esse reflexo, tais como:
– Enfraquecimento dos fios
– Danos químicos como tinturas, descolorações, relaxamentos, progressivas, etc
– Danos mecânicos como manuseamento e atrito indevido, excesso de escovas, chapinhas, etc.

Seus cabelos estão com mais frizz do que de costume? Reflita e atue contra sobre as possíveis causas!

Não consegue esperar até que as causas sejam solucionadas? Utilize produtos que mascarem! Tais como séruns, óleos, leave ins ricos em manteigas e óleos vegetais, silicones, produtos de styling (modelagem) e afins.

 

Como acabar com o frizz dos cabelos – Verdadeiras dicas “anti frizz”

  • Nutra as madeixas!

Tratamentos voltados à nutrição capilar atuam tanto na prevenção quando na dissimulação visual do frizz, pois ao passo em que doam peso os fios também protegem a camada externa da fibra capilar. Saiba mais sobre o assunto em Cronograma Capilar – Resumo Plus.

  • Atente-se para com a secagem dos fios

A superfície nada delicada das toalhas felpudas tende a sugar os tratamentos repostos e tracionar a fibra capilar e, tendo em vista que o atrito excessivo é um dos responsáveis por acarretar eletricidade estática e também ruptura dos fios, experimente trocar sua toalha de banho convencional por uma toalhinha de microfibra ou até mesmo uma camiseta de algodão a fim de evitá-los.

Sim, meninas, sei que soa como frescurite feminina, mas funciona! Não acredita? Teste! Esta simples troca acarretará grandes mudanças.

Falei mais sobre o assunto em “Deva Gloves – Luvas de microfibra para secar cabelos cacheados

  • Atente-se para com a lavagem dos fios

Fios molhados já se encontram em seu potencial máximo de elasticidade, ou seja, qualquer tipo de tensão um pouco mais elevada tende a acarretar quebra. Manuseie com delicadeza os cabelos na hora da lavagem e, caso suas madeixas estejam muito emboladas, teste o truque ensinado em “Como lavar cabelos embaraçados sem quebrar os fios”.

  • Atente-se para com o fortalecimento dos fios

Precisamos de muitas delongas neste tópico? É fato, cabelos fortalecidos quebram menos. Aplique tratamentos reconstrutores com regularidade, mas atente-se ao escrito no artigo sobre Cronograma Capilar.

  • Atente-se para com a proteção dos fios

Proteger é a chave do sucesso na luta contra a formação do frizz.

Contudo, muitos ignoram que tal proteção também deve ser efetuada ao longo da noite. De nada adiantará utilizar o leave in mais balado do mercado se, ao dormir, submetermos nossos frágeis fios à 8h de atrito contra fronhas convencionais de travesseiros.

Este tópico é análogo ao tópico das toalhas felpudas: fronhas tradicionais também tendem a ocasionar tração demasiada e a sugar a tão requerida hidratação das madeixas. Substitua sua fronha tradicional por alguma de cetim ou seda a fim de evitar a formação de frizz ao longo de seu sonho de beleza.

Digo novamente: soa como frescurite feminina, mas funciona! Não acredita? Teste! Esta simples troca acarretará grandes mudanças.

Há quem use lenços ou toucas de seda ao redor dos cabelos na hora de dormir, isso também funciona. Todavia, convenhamos, trocar a fronha é bem mais prático do que se lembrar de por algo na cabeça antes de dormir.

  • Dê uma chance ao óleo de coco extra virgem

Amores, o óleo de coco já salvou minha vida capilar diversas vezes!

Entre os muitos óleos naturais em modice, o óleo de coco (PURO!) é um dos únicos cuja estrutura molecular tem real afinidade com as fibra capilar, fato que o torna realmente eficaz em penetrar e preencher as lacunas das cutículas dos fios ao invés de somente assentar-se sobre a superfície como a maioria dos demais óleos.

Contudo, atenção: o óleo de coco leva de 8 a 14 hrs para saturar devidamente os fios e promover todos os benefícios. Então, aplique-o antes de dormir e/ou passe o dia com ele nos cabelos. Não é necessário aplicar ao ponto de melecar, basta um pouco e com frequência regular (de 2 a 3 vezes por semana).

Amores, sei que a ideia de dormir ou passar o dia com óleo nos cabelos não é muito atrativa. Mas, ao contrário de muitos óleos, o de coco não lambreca (tanto) nem fede, é algo completamente suportável e será ainda mais caso seus cabelos forem cacheados ou ressecados ou danificados – tipos que tendem a “sugar” ainda mais o óleo de coco.

Houve épocas em que eu aplicava um pouco de óleo de coco nos cabelos todo santo dia antes de dormir. De coração, após 1 mês meu cabelo parecia outro de tão saudável, maleável e macio (nota mental: preciso voltar a fazer isso…);

  • Pare de se preocupar demasiadamente!

Como acabar com o frizz dos cabelos – dicas infalíveis cabelos cacheados

Por natureza, cabelos cacheados possuem frizz e são lindos!!!

O frizz é algo NATURAL.

Principalmente quando tratamos de cabelos cacheados.

Caso você seja uma das bonitas cacheadas que julguem o frizz como um dos principais problemas do seu cabelo, por favor, leia o artigo “Onde está a dificuldade em tratar de cabelos cacheados“, ele lhe será muito útil!.

Amores, não há cabelo sem frizz fora de comerciais de shampoo.
Cuidem de seus fiozinhos com carinho, mas nada de neuroses.

Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida ou sugestões, não hesitem em comentar!

[warning]Encontre ótimos produtos para tratamento capilar AQUI.[/warning]

 

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

Vídeo mais recente do nosso novo canal no YouTube (Inscreva-se AQUI e fique por dentro de todas as novidades!):

[question]Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão. [/question]
Loja Dermabox

23 thoughts on “Como acabar com o frizz dos cabelos – Explicação definitiva e dicas infalíveis

  1. Karina você disse “natural”?!?Na terra das chapeadas não ter aquele cabelo esticado/lambido é crime!!!Rssss.Meu cabelo está em transição(um ano e três meses sem nada de progressiva) e meus cachos ressuscitam e influenciei as pessoas ao redor:duas cortaram o cabelo e deixaram ao ‘natural’ também.As outras,rssssss,é passando a mão no cabelo direto para abaixar os “alienzinhos”,da dó de ver e não entendem que enquanto não pararem com as pranchas eles irão continuar!!!E tem duas que só lavam o cabelo quando a “escova acaba”,entende?Nojonojonojo!rssss.Isto do pessoal do trabalho….

    • rsrsrs, entendi, Eliana!
      É mesmo… tenho amiga com o cabelo alisado que surtam quando veem um fiozinho fora do lugar… rs
      Bom… é… cada um sabe a dor e a delícia… rs
      Beijosss

  2. Dê uma chance e veja o poder da linha Precisous Oil Tradition Anti Frizz, uma grande novidade no mercado cosmético. O sistema disciplinante à base de Óleo de Figo da Índia (que possui propriedades antioxidantes, reconstrutoras e hidratantes) e Óleo de Pequi ( Rico em ácidos graxos, vitamina A e proteínas, tem
    propriedades nutritivas e protetoras) garante uma ação anti crespo e anti-umidade para ocabelo liso, ondulado e encaracolado, para um look sempre perfeito e sob controle.

  3. Pingback: Glam Guru Israel: Beauty Box Internacional inédita no Brasil | Acorda, Bonita!

  4. Pingback: Tipos de Cachos - Novo método de identificar e como usar a combinação Deva Curl ideal | Acorda, Bonita!

  5. Pingback: Sugestões de presentes para todos os bolsos | Acorda, Bonita!

  6. Pingback: O Guia do Shampoo sem Sulfatos – Perguntas Frequentes | Acorda, Bonita!

    • Ana, pode ser de ambas as formas 😉
      Gosto de aplicar à noite e/ou tarde, passar o máximo de tempo com ele nos fios, e só lavar no dia seguinte…
      Beijos mil.

  7. Pingback: Cabelos ressecados? Saiba como selar e manter a hidratação nos fios | Acorda, Bonita!

  8. Tenho frizz em determinadas partes principalmente próximo a nuca e meu cabelo é muito fino e pouco não quero diminuir volume!!! Poderiam me indicar um produto que me deixe com as madeixa com mais volume e cabe com o frizz!!

    • Penélope, seu cabelo é cacheado?
      Se for, há o B’Leave-in Deva Curl e o Set it Free também da Deva.
      No mais, há um sérum da L’anza da linha Healing Moisture (embalagem azul) que é super leve e ajuda a controlar o frizz 😉

  9. Tô adorando os artigos de vocês!!!! Mas me tira uma dúvida?! O óleo de coco tem q ser usado de que forma? Líquido mesmo e tipo um reparador de pontas? Aplicar na extensão toda do cabelo? Aplico no cabelo seco mesmo? E precisa ser lavado pela manhã?
    Parabéns pelo blog.

    • Aline, obrigada pelo carinho!
      Minha linda, o óleo de coco pode ser usado de todas estas formas que você mencionou ^^ (desde que seja o extra virgem, o mesmo que usam para cozinhar).
      O método que eu mais gosto é aplicá-lo à noite nos fios secos e lavar apenas no dia seguinte.
      Beijos mil,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *