Cabelos ressecados? Saiba como selar e manter a hidratação nos fios

Hoje iremos conversar acerca de um dos tópicos mais pertinentes da matéria “Os maiores erros ao hidratar os cabelos”: a selagem dos fios ao longo do tratamento (caso você ainda não tenham lido a matéria citada, dê uma passadinha por lá e depois volte aqui, ein!).

Talvez tenha sido uma questão de nomenclatura (muitos alisamentos são batizados de “selagem”, mas aqui esta palavra definitivamente não possui tal significação), talvez seja apenas nosso desespero capilar na busca pelo leave-in ideal e/ou em busca do estado utópico de hidratação perene dos cabelos. Aproveito a deixa para dizer: NÃO há hidratação definitiva, isso é coisa que dá e passa.

Bom, seja lá qual for o motivo, o fato irredutível é que o 3º tópico da matéria citada vem gerando dúvidas mil desde sua publicação.

Ao escrever que um dos maiores erros ao hidratar os cabelos é “hidratar sem selar”, atuei sobre duas vertentes: a selagem como vedação no ato da hidratação e a selagem como proteção dos fios após a hidratação. Agora, além de esmiuçar um pouco a mais de ambos os aspectos, também abordarei um terceiro: o tratamento da porosidade capilar em prol de manter a hidratação nos fios.

 

Por que selar os fios é importante para manter os cabelos hidratados?

Meninas, conforme escrevi acima, “selar” NÃO tem a ver com alisar. Bom, vamos ao Viterbo:
Significado de selar: v.t. Pôr selo em. / Estampilhar. / Aplicar um sinete em. / Concluir, pôr fim a: selar com a morte os próprios sofrimentos. / Confirmar, validar, tornar efetivo (por um sinal qualquer): selar a paz, selar a aliança. / Cerrar, fechar hermeticamente.

Pois bem, vocês viram algo sobre alisamento no verbete? Nem eu.

O sentido empregado aqui é “Cerrar, fechar hermeticamente” (“Confirmar, validar, tornar efetivo” também é cabível neste contexto). Como assim? Oras, pensemos juntas…

Hidratar significa repor água e a tendência da água é evaporar, certo? Pois bem, mesmo que utilizemos a melhor máscara de hidratação do mercado, de nada adiantará sua aplicação se logo em seguida toda água reposta literalmente for para o céu. Caso os cabelos sejam porosos, características dos cabelos cacheados e dos quimicamente tratados, a perda precoce de água será ainda mais evidente.

A fim de evitar tal tendência, o mínimo necessário é “selar” os fios com algum produto que os proteja e retarde esse processo como processo paliativo/atenuante ao passo em que tratemos da porosidade capilar visando remediar a situação. Como? Simples, leia os pontos 2 e 3 abaixo.

 

Como manter os cabelos hidratados por mais tempo

Saiba como selar e manter a hidratação nos fios cabelos cacheados

Seguir os três pontos abaixo é uma mão na roda na eterna luta contra o ressecamento dos fios. Não posso afirmar-lhes que a vitória impreterivelmente virá caso os mesmo sejam seguidos, porém garanto que algumas batalhas serão vitoriosas. Leiam com carinho, pratiquem e contem-me acerca de seus resultados!

  • 1) Selar os fios como vedação no ato da hidratação

Este primeiro aspecto incide mais sobre a potencialização da hidratação capilar do que sobre a manutenção da mesma após o processo, pois uma das principais substâncias das máscaras plenamente hidratantes é a glicerina – umectante natural que atua de forma a “roubar” a umidade ao seu redor e transferi-la para os cabelos. Ao abafar os fios (com toucas, filme plástico, etc.) enquanto esperamos a máscara de hidratação agir, o calor gerado no abafamento agita as moléculas do produto e abre as cutículas da fibra capilar facilitando a devida absorção das substâncias aplicadas pelos fios.

Por outro lado, caso o clima da região onde você more for seco, a glicerina não abafada tende a acarretar efeito oposto, ou seja, retirar a umidade dos fios e transferir ao ambiente. Assim sendo, mesmo que o rótulo da máscara em questão alegue não haver necessidade de abafamento, o uso de toucas e/ou qualquer um artifício semelhante potencializará o resultado.

  • 2) Selar os fios como proteção após a hidratação

Aqui reside o pomo da discórdia. Nunca pensei que esta afirmativa poderia causar tantas dúvidas e divergências, afinal, seu intuito e significado são bem mais simples do que parecem. Por “selar os fios” quero dizer apenas: aplicar algum leave in (creme para pentear, sérum, pomada, etc) ao final do processo a fim de formar uma película protetora a qual atenuará a porosidade e, por conseqüência, retardará a perda da hidratação fornecida.

Creio que a dificuldade vem quando a palavra “Leave in” é tomada em stricto sensu. QUALQUER produto destinado a ser deixado no cabelo sem lavar é um leave in, mesmo que não esteja escrito no rótulo. Qualquer produto deixado sobre os fios formará uma película protetora, seja ele liberado para no poo (sem silicones, óleo mineral etc) ou não.

É claro que há diversos graus de “selagem”. Há alguns leave ins que parecem sumir minutos após sua aplicação, há outros que pesam e ensebam os fios durante dias. Pesquisas e leitura de resenhas sempre ajudam, porém somente após testar e ouvir a resposta do SEU cabelo é possível obter conclusões. Então, pergunte ao Mister Google, leia o Acorda, Bonita!, peça dicas aí nos comentários e/ou em nossa fanpage e, acima de tudo, teste!

  • 3) Selar os fios como combate à porosidade capilar

Quem costuma pesquisar sobre o assunto já está careca de ler artigos cujo tema é porosidade capilar. Contudo as dúvidas à seu respeito não param de surgir. Primeiramente, façamos uma definição básica acerca disso.

 

O que é porosidade capilar

Cabelos ressecados Saiba como selar e manter a hidratação nos fios

Grosso modo, a porosidade capilar nada mais é do que a capacidade de absorção de água pelas cutículas dos fios. Até este ponto a frase parece positiva, não? Pois bem, apenas parece. Ao passo em que um cabelo poroso consegue absorver água com facilidade, a mesma também é perdida com facilidade igual ou superior. Logo, de nada adianta ter uma fibra capilar capaz de absorver água e incapaz de mantê-la.

A porosidade capilar surge quando a camada de cutículas dos fios encontra-se fragilizada ou danificada, seja por danos químicos seja por danos mecânicos, podendo variar entre graus moderados até irreversíveis (meu caso após manter o cabelo platinado branco por quase 1 ano). Ela é caracterizada pelo desalinhamento, abertura excessiva e/ou rupturas (buracos) entre as cutículas da fibra capilar.

Okay, agora sabemos o que é porosidade capilar. Mas aposto que as seguintes dúvidas ainda remanescem:

 

Como saber se seu cabelo é poroso?

Caso você tenha cabelos quimicamente modificados (coloridos, descoloridos, alisados, etc.), caso tenha cabelos cacheados e/ou afros e, principalmente, caso nenhum tratamento pareça durar em suas madeixas, por certo a porosidade capilar demasiada lhe acomete.

Além dos indícios mencionados acima, há dois pequenos testes os quais denunciam o grau de porosidade.

I – O teste da bacia
Pegue alguns fios do seu cabelo (não precisa sair arrancando, aqueles remanescentes na escova já bastam) e mergulhe-os numa bacia com água. Espere por alguns minutos e observe. Os fios afundaram? Se a resposta for “sim”, seu nível de porosidade capilar é bastante elevado.

II- O teste do toque
Segure um fio do seu cabelo (não precisa arrancar!) na posição vertical e deslize o dedo na direção oposta ao crescimento (sentido ponta > raiz). Sentiu alguns “solavancos”, aspereza e/ou desregularidade no meio do caminho? Se a resposta for “sim”, você sofre de porosidade capilar.

 

Como tratar a porosidade capilar?

Gente, serei bastante sincera agora. Por favor, não chorem. Porosidade capilar NÃO tem “cura” (ok, podem chorar por alguns segundos, mas terminem a leitura primeiro).

Conforme escrevi em “Como acabar com o frizz dos cabelos – Solução definitiva”, cabelo é tecido morto, ele não se regenera. Uma vez danificada, há como mascararmos os danos da fibra capilar de forma temporária, porém a “cura” somente vem com crescimento saudável dos fios e/ou após aplicarmos tesouradas.

Bom, parece que chegamos num impasse: Como manter a hidratação nos fios se a porosidade não tem cura? Resposta: mascarando constantemente! Como? Simples: com substâncias e tratamentos que consigam penetrar e preencher, mesmo que temporariamente, as fissuras entre as cutículas dos fios. Quais? Segue a lista a qual dividirei em “Instantâneas” e “Duradouras” (OBS.: durador é diferente de perene! Um tratamento durador também precisa ser repetido constantemente em cabelos porosos, afinal, estamos falando de uma maquiagem capilar a qual tende a sair com as lavagens).

Soluções instantâneas contra porosidade – leave ins! Sem delongas neste quesito, já escrevi sobre isso acima.

Soluções “duradouras” contra porosidade capilar – Umectações semanais com óleos vegetais, tratamentos ricos em ceramidas, arginina e proteína do trigo. Estas três ultimas substâncias são atraídas para as áreas mais danificadas as cutículas, fixando-se e alinhando-as por determinado período de tempo. Quanto tempo? Depende. Depende do seu grau de porosidade, depende da sua rotina de cuidados capilares.

 

Como selar e manter a hidratação nos fios?

Recapitulando e resumindo, a fim de manter os cabelos hidratados é necessário combinar os seguintes fatores: Potencialização no ato da hidratação, proteção (“selagem”) dos fios com leave ins, e tratamentos contra porosidade capilar.

Teste e confira!
Qualquer dúvida, basta perguntar.

 

Para finalizar, aqui estão alguns leave ins (séruns, modeladores, ativadores de cachos, cremes para pentear, óleos, etc – sim , tudo isso se enquadra na categoria de “leave in”) que EU gosto e venho usando bastante nos últimos tempos a fim de selar a hidratação nos fios.

Caso vocês queiram a resenha de algum em específico, deixem nos comentários!

Como manter os cabelos hidratados creme para pentearComo manter os cabelos hidratados creme para pentear leave in

Por ora, falei sobre a linha Deva Curl AQUI e AQUI, sobre a Redken Curvaceous AQUI, e sobre a Matrix Repair Inside AQUI.

PS.: Estou simplesmente apaixonada pelo Óleo de Macadâmia da Empório Body Store e pelo Havana Curls Leave in Conditioner da Dr. Lüderitz, resenhas a caminho…

 

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão. 

 

Loja Dermabox

comments

16 comentários on Cabelos ressecados? Saiba como selar e manter a hidratação nos fios

  1. Nicole
    3 de abril de 2014 at 20:09 (1349 dias atrás)

    Nossa já virei fã!! Adorei o post, de muita qualidade o conteúdo, muito informativo e CLARO! Amei… meus cachinhos agradecem!! Anotando as dicas e correndo colocar em prática! bjs

    Responder
    • Karina Viega
      3 de abril de 2014 at 22:21 (1349 dias atrás)

      Nicole, obrigada!!!
      Fico tão feliz por você ter gostado…
      Seja sempre bem vida e, sempre que precisar, basta chamar ;)
      Beijos Mil.

      Responder
  2. aline
    6 de abril de 2014 at 14:20 (1347 dias atrás)

    Gostei das suas dicas, mas muitas coisas eu não entendi, a escrita ficou confusa e a organização das idéias. Por favor, não me entenda mal, você tem muitas informações valiosas e eu sou caçadora e admiradora de todas…
    Abraços

    Responder
    • Karina Viega
      8 de abril de 2014 at 5:02 (1345 dias atrás)

      sério, aline?
      Em quais aspectos a escrita ficou confusa? Conte-me que assim posso melhorar! ;)
      Obrigada e beijos mil.

      Responder
  3. Keylla
    12 de agosto de 2014 at 19:54 (1218 dias atrás)

    Queria te perguntar uma a coisa. Eu usei uma hidratação com queratina como creme de pentear e os cachos ficaram bem definidos porém com a raiz ressecada. Contudo, quando usei um mousse depois da hidratação( ainda como leave-in) o cabelo ficou magnífico. O que será qhe aconteceu? Já que os produtos em separados deixavam o cabelo feio será que foi selagem?

    Responder
    • Karina Viega
      15 de agosto de 2014 at 8:07 (1216 dias atrás)

      Keylla, o mesmo acontece também comigo com alguns produtos ^^
      Também não sei ao certo o porquê, mas algumas combinações parecem funcionar melhor…
      Acredito sim que a selagem dos fios acarretada pelo mousse possa ter ajudado ;)
      Beijos mil!

      Responder
  4. Adriana dos Santos
    19 de agosto de 2014 at 14:24 (1212 dias atrás)

    Onde você compra o HAVANA CURLS?

    Responder
    • Karina Viega
      22 de agosto de 2014 at 10:14 (1209 dias atrás)

      Adri, me enviaram :/
      Mas irei perguntar à marca onde tem para comprar.
      Beijoss

      Responder
  5. Heliana
    1 de novembro de 2014 at 13:47 (1138 dias atrás)

    Amei as dicas para cabelos; muito claras, objetivas e com certeza vão me ajudar bastante.
    Obrigada pelas dicas!

    Responder
  6. Lilian
    25 de maio de 2015 at 16:28 (933 dias atrás)

    Muito, MUITO obrigada pelas dicas, nunca tinha lido uma explicação tão clara. Parabéns. Virei fã rs…
    Só tenho Uma dúvida, no cronograma quem tem cabelo poroso pode usar queratina na reconstrução? Bjos milllll

    Responder
    • Karina Viega
      29 de maio de 2015 at 21:10 (928 dias atrás)

      Lilian, em tese sim ^^
      Mas vá com calma e testando a fim de ver o limite de seu cabelo, se ele ficar muito enrijecido, teste usar menos quantidade e/ou pausar por menos tempo :)
      Beijos mil

      Responder

4Pingbacks & Trackbacks on Cabelos ressecados? Saiba como selar e manter a hidratação nos fios

  1. [...] A alta concentração de gordura monoinsaturada presente no óleo de macadâmia ajuda a proteger o cabelo e o couro cabeludo de danos externos naturais (radiação UV, vento, poluição, etc), mecânicos (escovas, chapinhas, manuseio inadequado, etc.) ou químicos (colorações, descolorações, etc.). Sua afinidade para com a fibra capilar o torna um óleo de fácil absorção o qual penetra profundamente entre as cutículas dos fios suavizando a porosidade capilar e, por conseqüência, mantendo a hidratação das madeixas. Além disso, o óleo de macadâmia promove diminuição do frizz, desembaraço, brilho, e manutenção e reparo da elasticidade natural da fibra capilar – fatores que evitam a quebra dos fios e a formação de pontas duplas. Sendo assim, este óleo se mostra especialmente benéfico aos cabelos quimicamente tratados. Leia mais sobre em “Cabelos ressecados? Saiba como selar e manter a hidratação nos fios“. [...]

  2. [...] Devido a essa ação sobre as cutículas da fibra capilar, o cabelo fica poroso após tais processos – Leia mais sobre porosidade capilar em: Cabelos ressecados? Saiba como selar e manter a hidratação nos fios. [...]

  3. [...] coloração da Yellow tem um desempenho bastante interessante, ela não resseca nem danifica tanto os fios como a maioria, de fato, eu sinto até certo “encorpamento” nos fios ao invés da corriqueira [...]

  4. [...] dos produtos Natura SOU Cachos Modelados acarreta efeito hidratante, modelador, anti-estático e “selador” da hidratação, ou seja, atua sobre quatro das maiores mazelas características dos cabelos cacheados: o [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>