Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos

Hidratação é TUDO para manter e/ou recuperar a saúde dos cabelos, mas será que estamos hidratando os cabelos corretamente? Qual é o jeito correto de hidratar as madeixas?

É fato: lutamos constantemente contra o Vilão do Ressecamento. Por vezes Hidratamos, Hidratamos, Hidratamos e… NADA! Parece até que o cabelo é um caso perdido.

O que dizer então das Cacheadas? Cabelos cacheados travam uma guerra sem tréguas contra o ressecamento! Manter os caracóis devidamente hidratados pode ser mais complicado do que manter o amarelado longe do loiro. Por experiência (já fui platinada e tenho o cabelo cacheado), digo-lhes isso com convicção!

Muitos dos nossos probleminha capilares decorrem da hidratação inadequada e/ou insuficiente de nossas madeixas. Quem nunca aplicou Aquela máscara Reconstrutora Super-Uber potente pensando ser a solução derradeira e, pelo contrário, se deparou com o temido “efeito rebote”?

Não é à toa que o processo de Hidratação é a primeira etapa do cronograma capilar. Ela é a responsável por “preparar” os fios a fim de que eles recebam os demais tratamentos. Afinal, Conforme contei-lhes em “Cronograma Capilar Resumão Plus“, a fibra capilar possui apenas 8% de água e lipídeos. Imaginem o quão baixo fica este percentual se nos esquecermos de hidratar as madeixas?

Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos

Antes de levantar bandeira branca e render-se ao Vilão do Ressecamento, que tal pensar: Será que estamos hidratando da maneira correta?

Hidratação em Cabelos sujos e/ou com Acúmulo de Produtos.

erros ao hidratar os cabelos hidratalão cabelos cacheados sujos

O objetivo da hidratação é levar água para o interior do fio. Para tanto, o produto deve conseguir penetrar pela camada de cutículas. Se houver muita sujeira ou produto acumulado na superfície do cabelo, há pouca chance de qualquer substância hidratante chegar ao córtex capilar. Logo, a higienização prévia das madeixas é essencial para o sucesso de sua hidratação, seja ela feita por métodos No/Low Poo, Co-Wash, ou Shampoos convencionais.

Aplicar Manteigas ou Óleos como Hidratantes

erros ao hidratar os cabelos óleos e manteigas

Hidratar significa repor ÁGUA.

Com exceção de alguns óleos, como óleo de coco, jojoba e argan, os quais conseguem penetrar devidamente nos fios, óleos e manteigas vegetais se assentam do lado de fora das cutículas. Afinal, elas são substancias nutritivas VEDANTES (seladoras), e não hidratantes. Sua finalidade é manter a hidratação; não introduzi-la.

Caso seu cabelo esteja ressecado e você aplique óleos ou manteigas, o efeito será apenas de uma “maquiagem capilar”. Ainda pior: tais substâncias pesarão nos cabelos desidratados, tornando-os mais frágeis e suscetíveis à quebra.

Hidratar sem Selar

erros ao hidratar os cabelos cabelos selar hidratação

Produtos e substâncias hidratantes NÃO promovem os resultados esperados a menos que sejam selados (vedados) nos cabelos.

É necessário SELAR a hidratação nos fios, tanto na hora da aplicação quanto após hidratar. Caso contrário sua reposição hídrica literalmente “irá para o céu”. Afinal, a tendência da água é evaporar do cortéx, principalmente nos cabelos porosos.

 

Ao aplicar alguma máscara de hidratação, utilize métodos de abafamento como toucas e toalhas umedecidas. Mesmo que as instruções não aleguem necessidade, experimente! O resultado será potencializado. Por quê?

Bom, o principal ativo das máscaras hidratantes é a glicerina e, como já escrevi em Cronograma Capilar No Poo, ela é um umectante natural, o qual “rouba” a umidade do ar a fim de “transferí-la” para o fio. Portanto, o próprio calor produzido ao abafar os fios potencilizará o efeito da máscara. Ademais, caso o clima de sua região esteja muito seco, a glicerina não abafada pode até causar um efeito oposto.

  • “Kah, por que meu leave-in tem glicerina se isso acontece???”

Meninas, a glicerina é amplamente utilizada na indústria cosmética. Podemos encontrá-la em condicionadores, leave-ins e até em shampoos! Entretanto, em tais composições ela é combinada com substâncias seladoras (óleos, manteigas, silicones, parafinas, etc), além de estar presente em menor quantidade do que nas máscaras de hidratação (Bom, em tese… rs).

  • “Kah, minha máscara de hidratação também contém óleos/manteigas/silicones/parafinas/etc. Por que então preciso abafar?”

As máscaras possuem composições balanceadas. Os ativos misturam-se e complementam-se (Bom, em tese…). Geralmente máscaras profissionais apresentam substancias tão processadas ao ponto de serem eficazes mesmo sem a necessidade de toquinha ou afins. (Já com os cremes de potão a história é oposta – Bom, em tese…).

Não é necessário abafar caso o fabricante não indique. Contudo, reitero: Experimente! No “abafamento” a glicerina é potencializada.

Por exemplo; provavelmente vocês já ouviram que fazer hidratações na sauna é excelente. Então, o efeito de abafar os fios é parecido! O calor, além de abrir as cutículas do fio, gera vapor d’água, o qual é “sugado” pela glicerina presente na máscara.

Ao enxaguar os cabelos, certifique-se de utilizar algum produto com propriedades “seladoras”, como leave-ins ricos em óleos e manteiga ou até mesmo silicones. Particularmente, prefiro produtos de origem vegetal aos silicones. Isso NÃO significa que os silicones sejam “ruins”, pelo contrário, eles formam uma película protetora sobre os fios e conferem sensação de sedosidade.

Isso também NÃO significa que tais produtos devam ser totalmente isentos de silicones em suas composições. Todavia, mesmo antes de adotar o No-Poo, sempre gostei de produtos cuja composição fosse além de uma combinação de silicones. Afinal, apesar do potencial selador, os silicones NÃO possuem poder de TRATAMENTO. Muitos “reparadores de pontas” são apenas “maquiadores de pontas”. Outros combinam silicones E ativos realmente reparadores, como óleos vegetais, vitaminas, extratos botânicos e até mesmo proteínas.

Hidratação Tardia e/ou Esporádica

Hidratação cabelo cacheado 2

Uma bela maneira de explicar este tópico é fazendo uma analogia com o nosso corpo. Quando chegamos ao ponto de sentir sede é porque a ausência de água já foi detectada pelo nosso organismo ANTES disso acontecer. Nossas madeixas também funcionam dessa forma. A falta de hidratação não é algo que ocorre num átimo. Ela vem acontecendo paulatinamente antes mesmo de notarmos seus sinais. Entretanto, diferentemente do nosso organismo, a hidratação dos cabelos não é algo cuja recuperação ocorre de imediato. Por isso DEVEMOS hidratar os cabelo ANTES que ele comece a apresentar sinais de ressecamento.

Dica¹: Caso seu cabelo esteja muito ressecado, experimente fazer diariamente algum processo de hidratação. Para tanto, não é necessário aplicar máscaras hidratantes todos os dias. Optar por condicionadores ricos em substâncias hidratantes (falei sobre as mesmas AQUI) e evitar utilizar shampoos sulfactantes diariamente são meios excelentes de manter as madeixas hidratadas. Nunca esquecendo, é claro, de finalizar o processo com leave-in seladores (ricos em óleos e manteigas vegetais) e/ou silicones (para que usa).

Dica²: Caso seus cabelos sejam porosos, experimente aplicar um “selante” após umidificá-lo. Dessa forma a hidratação será mantida no fio por mais tempo.

Condicionar Insuficientemente os Cabelos após o Shampoo

Condicionar cabelos hidratação

Hoje em dia falar de higienização com shampoo provoca até discussões. Mas é fato, o percentual de quem gosta ou adota métodos como o Co-Wash e o Low-Poo é mínimo. Seja porque nuca testou, seja porque testou e não se adaptou.

Acho engraçado, chega a ser paradoxal falar sobre a atuação dos shampoos. Você está com os cabelos cheios d’agua, porém também está simultâneamente removendo tanto a sujeira quanto os óleos naturais que ajudam a manter a hidratação.

Digressão: Morro de rir quando alguém fala em “shampoo hidratante”! Oras, a finalidade dos mesmos suplanta a hidratação. Há aqueles cujo potencial de limpeza é maior e há aqueles cujo o potencial de limpeza é menor. Logo, quanto menos oleosidade natural certo shampoo for capaz de remover algum shampoo, menos ele ressecará as madeixas. Entretanto, isso NÃO significa que ele esteja hidratando-as. “Shampoo Hidratante”, há-há-há.

Certifique-se de condicionar profundamente os cabelos depois higienizá-los com shampoos. E não esqueça dos “seladores”.

Utilizar Produtos de Styling como Hidratantes

erros ao hidratar os cabelos aplicar produtos de styling

Assim como o objetivo principal de produtos hidratantes NÃO é esculpir/moldar o formato de suas madeixas, o objetivo principal de produtos de styling (sprays, modeladores, ceras, géis, mousses, pomadas, etc.) NÃO é melhorar a saúde do cabelo. Eles podem “selar” a hidratação nos fios, porém NÃO acarretam hidratação.

Existem sim alguns produtos destinado à modelagem que contribuem para hidratação, mas a maioria não.

Produtos de styling líquidos, como os famosos “Leites de Pentear”, podem parecer um “fill-in” tentador quando você precisa de algo hidratante. Todavia, tais produtos geralmente contém álcool e óleo mineral, fato que desencadeará ressecamento dos cabelos a longo prazo.

Focar na Raíz ao invés das Extremidades

hidratar corretamente cabelos

Creio que este tópico é auto-explicativo. Afinal, somos “carecas” de saber que as pontas do cabelo são mais secas e, portanto, mais suscetíveis à quebra.

A oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo não “viaja” o suficiente para cobrir todo o comprimento dos cabelo. Logo, a hidratação das extremidades é facilmente perdida, pois não há a mesma “barreira de oleosidade seladora” presente na áreas próximas à raiz dos cabelos.

É um erro pesar que isso só ocorre com cabelos cacheados.Certamente os caracóis sofrem BEM mais com a falta de oleosidade natural do que os cabelos lisos. Porém isso não significa que as madeixas “escorridas” sejam imunes ao fato. Principalmente se o cabelo for comprido.

Muitas mulheres reclamam de possuir raiz oleosa e pontas secas. Bom, está explicado o porquê.

Trabalhe o produto hidratante em seu cabelo dando ênfase ao comprimento e pontas. E, repetindo, NUNCA se esqueça de “selar” a hidratação após efetuá-la.

Esquecer do Mundo enquanto Hidrata o Cabelo

erros ao hidratar os cabelos hidratação por muito tempo

Quando estamos com uma toquinha na cabeça e afazeres múltiplos na agenda, é comum esquecermos de que há um produto agindo nos cabelos.

Embora existam máscaras de tratamento que indiquem longa permanência, como os tratamentos noturnos, os tratamentos de hidratação profunda necessitam de 30 minutos ou menos. Mais do que isso será prejudicial. O ideal é seguir as instruções. Os fabricantes determinam o tempo de pausa segundo o resultado de testes e pesquisas.

Confesso-lhes que ADOOORO permanecer com toquinha na cabeça por meia hora.Já notei que algumas máscaras oferecem melhores resultados no MEU cabelo quando prolongo o tempo de pausa especificado no rótulo. Contudo, isso não é uma regra.

Então, meninas? Será que sua máscara de hidratação realmente não funciona contigo ou será que você não a utiliza corretamente?

Ps: este artigo foi adaptado de uma publicação em inglês. Modifiquei BASTANTE, inclui informações e apontamentos (pois é, ficou 4 vezes maior! rs). Eis AQUI minha fonte de inspiração.

Atualização 08/08/2015 – Vídeo super especial: Como passar pela transição capilar, como tratar alergia no couro cabeludo, detox capilar natural, cosméticos orgânicos, reações à petroderivados, autoestima e muito mais neste bate papo com a especialista em cabelos cacheados Paula Breder! Inscreva-se no canal AQUI para não perder nenhuma das novidades, ein!

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

 

Leitura Sugerida: 
- Tratamentos capilares: Descubra qual tipo seu cabelo precisa
- Truque rápido para Cabelos Cacheados: Técnica do Banho de Batismo
- O Guia do Cabelo Ruivo
- Cabelos Cacheados – Como esperar crescer sem entrar em crise
Máscara de Hidratação Super Barata, Excelente e Liberada para No Poo – Achado do Ano!
Aprenda a Amar seus Cachos
Ritual Deva Curl Passo a Passo – Para Cachos Perfeitos: Liberdade, Tratamento e Definição.
Teste: Seu Cabelo Cacheado Precisa de Ajuda? – Curly Girl Quiz

Loja Dermabox

comments

76 comentários on Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos

  1. Nana Maria
    3 de setembro de 2012 at 9:47 (1969 dias atrás)

    Ka, mais um dos seus posts incríveis.
    Valeu messssmo pelas dicas
    descobri que faço um monte de coisa errada, hahaha
    bjooooo

    Responder
    • Karina Viega
      3 de setembro de 2012 at 18:09 (1968 dias atrás)

      Nanaaaa
      que isso, todas nós quebramos a cabeça antes de descobrir os “como faz”…
      Nesse sentido, o Mr. Google é uma grande aliado! rs
      Beijos no coração, flor!

      Responder
  2. Fátima Telles
    3 de setembro de 2012 at 10:34 (1968 dias atrás)

    Perfeitoooo
    agora eu sei porque faço hidrato e´nada!
    vou prestar mais atenção nos seladores
    as veses hidrato, o cabelo fica tão macio que nem uso leave in
    mas logo depois fica ressecado denovo
    então é por isso!!!!
    gostei das dicas.
    Beijão

    Responder
    • Karina Viega
      3 de setembro de 2012 at 18:11 (1968 dias atrás)

      Valeu, Fátima! ^.~
      Pois é, florzinha, há várias pessoas que se esquecem do leave-in.
      Principalmente se tiver cabelo liso e utilizar alguma máscara boa, rs.
      Mas ele é nosso “selante” essecial!!!

      Beijos mil.

      Responder
    • Karina Viega
      3 de setembro de 2012 at 18:07 (1968 dias atrás)

      Ana, Obrigada a você, flor!
      ^.~

      Responder
  3. morena jambo
    3 de setembro de 2012 at 12:12 (1968 dias atrás)

    Ka, amei o post, Completíssimo!!!!Dicas gold!!!!Bjos!!!Josy

    Responder
    • Karina Viega
      3 de setembro de 2012 at 18:06 (1968 dias atrás)

      Obrigada, Josy!
      Espero ter ajudado ^.~
      Beijosss

      Responder
  4. carolina barbosa
    3 de setembro de 2012 at 15:01 (1968 dias atrás)

    Oi Karina, bom post, muitas meninas dizem “meu cabelo odeia H” mas na verdade podem estar fazendo isso errado. Obrigada por ter citado meu post, quando ao “shampoo hidratante” eu uso esse termo, mas não quer dizer que o shampoo vá hidratar o cabelo, quer dizer que ele vai agredir menos, que contém agente condicionantes e blá blá blá, e não que ele vá de fato hidratar o cabelo. Beijos!!!!

    Responder
    • Karina Viega
      3 de setembro de 2012 at 18:03 (1968 dias atrás)

      Obrigada a voê, flor!
      Sim sim, apesar de tudo, não temos como fugir do termo “shampoo hidratante”, rsrs
      Bom, dizer “shampoo de inferior potencial agressor” seria complicado… rsrsr

      Seu blog é ótimo, citá-lo é um prazer ^.~

      Beijos no coração

      Responder
  5. Aline Azevedo
    4 de setembro de 2012 at 22:15 (1967 dias atrás)

    Ka, q saudades da sua atençao. Blogueira de verdade é aquela q responde as duvidas das seguidoras! ;)
    Olha, o q seria shampoo sulfactante?
    Adorei seu post, sempre perfeito.
    :*

    Responder
    • Karina Viega
      5 de setembro de 2012 at 20:56 (1966 dias atrás)

      Aline, que bom ver você por aqui, flor!!!
      Obrigada pelo carinho. Já sabe, né: é só perguntar! rsrs

      Flor, digo “sulfactantes” para shampoos que conténham algum ingrediente da família dos sulfos (shampoos com sulfatos)

      Já ví também a expressão “surfactantes”. Mas surfactantes diz respeito aos ativos que “espumam”, e nem todos os “espulmantes” são sulfatos…

      Bom, nem todos os sulfos são “agressivos”.
      Para quem faz No/Low poo ou para quem prefere shampoos sem sulfatos os ativos a sere evitados são:

      “Proibidos
      Sodium laureth sulfate (sodium lauryl ether sulfate – SLES)
      Sodium laurilsulfate (sodium lauryl sulfate – SLS)
      Ammonium Lauryl Ether Sulfate(ALES)
      Ammonium lauryl sulfate (ALS)

      Parcialmente liberados
      - SODIUM LAURYL SULFOACETATE – Detergente ligado a familia dos sulfos
      - DISODIUM LAURETH SULFOCCINATE – Detergente ligado a familia dos sulfos

      Liberados
      - SODIUM LAUROYL SARCOSINATE – Não é sulfato”

      Beijos no coração

      Responder
    • Fefa
      6 de setembro de 2012 at 23:00 (1965 dias atrás)

      excelente! agora entendi a diferença com r!!! =D

      Responder
    • Karina Viega
      7 de setembro de 2012 at 9:52 (1965 dias atrás)

      rs
      Fefa, com sinceridade, já ví o pessoal usando ambos os termos para os dois significados! Tanto que nem sei qual é certo ou errado… rsrsrs

      Adotei a distinção acima, pois, “linguísticamente”, parece bem plausível. ^.~

      Se estivesse escrevendo algo beeem formal, acho que o termo SURfactante seria mais correto. Porém, como escrevi acima, ele TAMBÉM trata de subatâncias espulmantes que não são sulfatos…

      Enfim, nossa língua é linda e confusa! rsrsrs

      beijos no coração.

      Responder
    • Aline Azevedo
      14 de setembro de 2012 at 6:25 (1958 dias atrás)

      Obrigada pela explicaçao Ka. Pode deixar q eu pergunto mesmo, pq vc sempre responde muito bem! Rrsrs
      Bjkssss amore.

      Responder
  6. Viviane
    5 de setembro de 2012 at 11:24 (1966 dias atrás)

    Post espetacular! Sem palavras para dizer o quanto vc arrasou!!!
    Vou indicar seu blog para minhas clientes…
    Já estou te seguindo…
    Venha conhecer meu blog tb:
    http://www.israelcompras.com
    Bjks
    Vivi

    Responder
    • Karina Viega
      5 de setembro de 2012 at 21:02 (1966 dias atrás)

      Vivi, Obrigada mesmo!

      Minha linda, acabei de abrir seu blog e…
      O QUE É ISSOOO???!!!! Tem TANTA coisa legal!!!!
      Socorro!
      Assim você acaba com o bolso desta Cosmétic Junkie! rsrs

      Beijos no coração

      Responder
  7. Fefa
    6 de setembro de 2012 at 22:47 (1965 dias atrás)

    Muito legal!!! Uma boa hidratação faz muita diferença. Não ligo para silicones, mas prefiro intercalar as máscaras que contém parafina com as sem parafina, apenas pq sinto que com o tempo pesa no cabelo. Tbm intercalo xampu com sulfato e sulfate-free, pelo mesmo motivo, a resposta nos cabelos! Fazendo isso e o crono, o cabelo está com uma outra realidade!

    Ka, obrigada pelas dicas, adorei e anotei alguma coisa aqui! bjs

    Responder
    • Karina Viega
      7 de setembro de 2012 at 9:55 (1965 dias atrás)

      Obrigada a você, florzinha!

      Fefa, você está certissíma!!!!
      Ouvir as respostas do seu cabelo é bem melhor do que seguir Regras e Rotinas! ^.~
      O Cronograma Capilar realmente salva a “vida cabelística” de muita gente! rsrs

      Beijos Mil.

      Responder
  8. Carla Alonso
    9 de setembro de 2012 at 1:13 (1963 dias atrás)

    Ka, ainda bem que encontrei vocÊ!!!
    meu cabelo agradece
    amei
    bjo

    Responder
  9. socorro
    11 de setembro de 2012 at 1:10 (1961 dias atrás)

    depois da mascara de hidratação pode usar o condicionador?

    Responder
    • Karina Viega
      16 de setembro de 2012 at 12:11 (1955 dias atrás)

      Florzinha, sempre aconcelho utilizar sim algum condicionado após máscaras de tratamento. Pois ele regula o ph dos fios e sela as escamas.
      Tem genmte que não sente necessidade de usar.
      Todavia, particularmente, eu recomendo! ^.~
      Beijos Mil.

      Responder
  10. Patthylenne
    7 de novembro de 2012 at 11:32 (1903 dias atrás)

    Isso se aplica a cabelos virgens tbm??
    Minha filha é loira e seu cabelo está hiper ressecado,sem vida.
    Qndo o cabelo dela era cacheado,era mais hidratado do q agora.Será q é pq não uso mais os produtos infantis??
    Ela já vai fazer 9 anos,e tem mt cabelooo,não tem como continuar com os msms produtos,pq não dá vazão.
    O cabelo dela é super natural,nunca rolou nenhuma quimica,oq vc me aconselha a fazer p dar uma boa hidratada??
    Adorei seu post. Parabéns pela clareza dos detalhes.
    Bjs

    Responder
  11. Erika Nasch
    7 de novembro de 2012 at 13:51 (1903 dias atrás)

    Ka, amo hidratação! Meus cabelos adoram!! Parabéns pelo post,amiga! Completíssimo, pra variar! Já te disse que seu blog é um manual pra mim, né? Aliás, quero pegar 1 dia inteiro (ou um fim de semana..rs)pra ler TODOS os seus posts! Adoro sua explicação detalhada. Olha, se seu blog virasse um livro, ia fazer muito sucesso! Pense nisso! “Acorda Bonita – O Manual para a beleza dos seus cabelos” uiiiaaa… já dei até o título…kkkkkkkkk
    bjão amore!
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br/

    Responder
  12. Anonymous
    23 de novembro de 2012 at 19:29 (1887 dias atrás)

    Karina, guria de Deus,
    Sou sua fã.
    Escreves de forma inteligente e acessível. Até parece trabalho de faculdade.
    Te acompanho no face.
    Parabéns
    Bjs

    Responder
  13. Felipe Ursini
    10 de junho de 2013 at 10:31 (1688 dias atrás)

    Oi Ka!
    Como sempre, textos excelentes e gostosos de se ler!
    Amo sua saga sobre “Ser Platinada”… É uma vida não é mesmo? aahaha’ :D

    Abraços.
    F.

    Responder
    • Karina Viega
      10 de junho de 2013 at 12:15 (1688 dias atrás)

      Felipe, amigo, obrigada!!!!
      Pois pois, não é à toa que chamamos de “SAGA”, êeee peripécia capilar mais ferrenha, sô! rs
      Beijos Mil.

      Responder
  14. Camila
    22 de junho de 2013 at 22:49 (1676 dias atrás)

    Estou lendo e lendo os artigos do AB e estou encantada com tanta informação. Sou “ruiva de farmácia” e luto constantemente contra o ressecamento causado pela tintura. Estou anotando todas as dicas.

    Obrigada

    Responder
    • Karina Viega
      24 de junho de 2013 at 2:41 (1675 dias atrás)

      Camila, minha linda, obrigada mesmo!!!
      Fico tão feliz em saber que os posts do AB ajudam… feliz mesmo ^.~
      Caaa, fica atenta, estamos preparando uma série de matérias sobre cabelos ruivos!!!
      Beijos Mil!

      Responder
  15. Jonas
    7 de março de 2014 at 17:11 (1418 dias atrás)

    Ei Karina, que produto posso usar pra selar o meu cabelo depois de lavar com condicionador? Gostaria de algum óleo sem silicone ou álcool.. obrigado

    Responder
    • Karina Viega
      26 de março de 2014 at 7:10 (1400 dias atrás)

      Jonas, um bom leave in e/ou creme para pentear já cumpre a função ;)

      Responder
  16. Tania
    26 de junho de 2014 at 18:59 (1307 dias atrás)

    Muito bom os seus esclarecimentos.Quanto mais informada,menos erramos.

    Responder
    • Karina Viega
      26 de junho de 2014 at 20:32 (1307 dias atrás)

      Tania, Obrigada!
      Que bom que você gostou ^^

      Responder
  17. Andreia
    3 de setembro de 2014 at 15:08 (1238 dias atrás)

    Porque será que a Salon Opus escreveu na embalagem de seu shampoo Argan Marroco Oil, “shampoo hidratante”?

    Responder
    • Karina Viega
      4 de setembro de 2014 at 1:01 (1238 dias atrás)

      Andreia… Bom, várias empresas adotam este tipo de nomenclatura. Não que seja ao todo “errado”, na verdade quando um shampoo é dito “hidratante” ele apenas possui potencial menor de remoção de óleos e/ou equilíbrio na fórmula o qual repõe substâncias hidratantes ao mesmo tempo em que as tira ^^

      Responder
    • Karina Viega
      14 de novembro de 2014 at 6:02 (1167 dias atrás)

      Natasha, obrigada pelo carinho!
      Seu blog é uma graça <3

      Responder
  18. Rafaela
    2 de dezembro de 2014 at 9:40 (1149 dias atrás)

    Esse post é otimo vai me ajudarrr muito!!!

    achei um site que esta vendendo produtos para hidratação muito barata nesse site aqui
    http://www.icosmeticosbrasil.com.br/

    Responder
  19. Priscilla
    17 de janeiro de 2015 at 15:36 (1102 dias atrás)

    Olá! Devo passar condicionador antes de fazer a hidratação no cabelo? Ou a hidratação é depois do shampoo? Qual a ordem? Obrigada… bjos!!!

    Responder
    • Karina Viega
      24 de janeiro de 2015 at 16:51 (1095 dias atrás)

      Pri, a ordem é:
      1- shampoo
      2- máscara
      3- condicionador
      4- seu leave in de costume ;)

      Responder
      • Letícia Ingrid
        30 de junho de 2015 at 7:15 (939 dias atrás)

        Ka, após o condicionador, tem problema se eu aplicar como selante óleo de coco mecha a mecha e depois enxaguar só com água para tirar o excesso?

        Responder
  20. Bia
    16 de abril de 2015 at 16:34 (1013 dias atrás)

    Muito bom, excelente post. Adorei a dica! :)

    Responder

28Pingbacks & Trackbacks on Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos

  1. [...] Sem Sulfatos Conseguem Limpar Os Silicones Dos Cabelos? – Os 10 Melhores Shampoos sem Sulfatos - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos - Máscara de Hidratação Super Barata, Excelente e Liberada para No Poo – Achado do Ano! [...]

  2. [...] senti os fios ressecados após usá-lo. Contudo, tomei precauções prévias e posteriores. Hidratei os cabelos duas vezes no dia em que apliquei o Sun In (antes e após). É claro que senti um leve [...]

  3. [...] Cacheados. A Transformação Capilar da Ká, Parte 1: Corte com Hair Stylist Kaka Domingues. Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos Máscara de Hidratação Super Barata, Excelente e Liberada para No Poo – Achado do Ano! Como [...]

  4. [...] Frequentes – Antes X Depois Com Sun In “Original” – Spray Clareador De Cabelos (Testei!!!) - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos - Máscara de Hidratação Super Barata, Excelente e Liberada para No Poo – Achado do Ano! [...]

  5. [...] Sem Sulfatos Conseguem Limpar Os Silicones Dos Cabelos? – Os 10 Melhores Shampoos sem Sulfatos - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos - Máscara de Hidratação Super Barata, Excelente e Liberada para No Poo – Achado do Ano! [...]

  6. [...] Sem Sulfatos Conseguem Limpar Os Silicones Dos Cabelos? – Os 10 Melhores Shampoos sem Sulfatos - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos - Máscara de Hidratação Super Barata, Excelente e Liberada para No Poo – Achado do Ano! [...]

  7. [...] Sem Sulfatos Conseguem Limpar Os Silicones Dos Cabelos? – Os 10 Melhores Shampoos sem Sulfatos - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos - Máscara de Hidratação Super Barata, Excelente e Liberada para No Poo – Achado do Ano! [...]

  8. [...] Em Foco – Análise Completa. -A Salvatore Responde – Dúvidas Sobre A Progressiva Blue Gold - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos - Como Começar a Platinar Cabelos Cacheados + Eu e meu Platinado, Trajetória - Ritual Deva Curl [...]

  9. [...] Sem Sulfatos Conseguem Limpar Os Silicones Dos Cabelos? – Os 10 Melhores Shampoos sem Sulfatos - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos - Máscara de Hidratação Super Barata, Excelente e Liberada para No Poo – Achado do Ano! [...]

  10. [...] para Cabelos Cacheados – Como Montar – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos - Ritual Deva Curl Passo a Passo – Para Cachos Perfeitos: Liberdade, Tratamento e Definição. [...]

  11. [...] para Cabelos Cacheados – Como Montar – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos - Ritual Deva Curl Passo a Passo – Para Cachos Perfeitos: Liberdade, Tratamento e Definição. [...]

  12. [...] para Cabelos Cacheados – Como Montar – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos - Ritual Deva Curl Passo a Passo – Para Cachos Perfeitos: Liberdade, Tratamento e Definição. [...]

  13. [...] 1: Corte com Hair Stylist Kaka Domingues. – Deva Gloves – Luvas Para Secar Cabelos Cacheados - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos - Máscara de Hidratação Super Barata, Excelente e Liberada para No Poo – Achado do Ano! [...]

  14. [...] 1: Corte com Hair Stylist Kaka Domingues. – Deva Gloves – Luvas Para Secar Cabelos Cacheados - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos – One Condition E No Poo Deva Care – Versão Mais “Potente” De Deva Curl - Máscara de [...]

  15. [...] Cacheados. A Transformação Capilar da Ká, Parte 1: Corte com Hair Stylist Kaka Domingues. Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos Máscara de Hidratação Super Barata, Excelente e Liberada para No Poo – Achado do Ano! Como [...]

  16. [...] para Cabelos Cacheados – Como Montar – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos - Ritual Deva Curl Passo a Passo – Para Cachos Perfeitos: Liberdade, Tratamento e Definição. [...]

  17. [...] Capilares: Tricorrexis Nodosa – Matrix Biolage Advanced Repair Inside: Não corte, Reconstrua! – Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos – O Guia do Shampoo sem Sulfatos – Perguntas Frequentes – Para Cachos Definidos – Dicas, [...]

  18. [...] com: – Para Cachos Definidos – Dicas, Vídeos E Técnicas Para Modelar Cabelos Cacheados – Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos – Ritual Deva Curl Passo a Passo – Para Cachos Perfeitos: Liberdade, Tratamento e [...]

  19. [...] Como hidratar corretamente os cabelos? Leia: Os maiores Erros ao Hidratar os Cabelos [...]

  20. [...] Saiba como hidratar corretamente os cabelos em “Os Maiores erros ao Hidratar os Cabelos” [...]

  21. [...] Exemplificando: Arrumar cabelos cacheados será difícil caso a pessoa encare o volume da madeixas como um problema a ser sanado; Modelar cabelos cacheados será difícil caso o intuito seja atingir cachos perfeitamente simétricos ao longo de toda cabeça; Hidratar cabelos cacheados será difícil caso o intuito seja encontrar algum tratamento que acabe de vez com o ressecamento dos cachos; [...]

  22. [...] o brilho, há também porosidade demasiada. Fato que, por consequência, acarreta enfraquecimento e desidratação dos cabelos, pois nenhum tratamento consegue se fixar devidamente em cabelos [...]

  23. [...] em vista que é um produto de styling e não de tratamento capilar (falamos sobre isso em “Os maiores erros ao hidratar os cabelos“), não julgo necessário fazer uma análise da composição. Lembrem-se: produtos de styling [...]

  24. [...] – Luvas Para Secar Cabelos Cacheados – O Guia Do Shampoo Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes – Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos – Aprenda a Amar seus Cachos – Teste: Seu Cabelo Cacheado Precisa de Ajuda? – Curly Girl Quiz – [...]

  25. [...] Luvas Para Secar Cabelos Cacheados - O Guia Do champô Sem Sulfatos – Perguntas Frequentes - Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos - Aprenda a Amar seus Cachos - Teste: Seu Cabelo Cacheado Precisa de Ajuda? – Curly Girl Quiz [...]

  26. [...] iremos deliberar acerca de um dos tópicos mais pertinentes da matéria “Os maiores erros ao hidratar os cabelos”: a selagem dos fios ao longo do tratamento (caso você ainda não tenham lido a matéria citada, [...]

  27. [...] – Cabelos Cacheados – Como esperar crescer sem entrar em crise – Onde está a dificuldade em cuidar dos cabelos cacheados? – Melhor shampoo e condicionador para cabelos cacheados do ano: Redken Curvaceous – Os maiores erros ao cuidar de cabelos cacheados – Como acabar com o frizz dos cabelos – Explicação definitiva e dicas infalíveis – Cronograma Capilar – Resumo Plus – Ritual Deva Curl Passo a Passo – Para Cachos Perfeitos: Liberdade, Tratamento e Definição. – One Condition E No Poo Deva Care – Versão Mais “Potente” De Deva Curl – Shampoos sem sulfatos, silicones, no poo e low poo: Entenda a relação – Como lavar cabelos embaraçados sem quebrar os fios? – Como Escolher um Bom Cabeleireiro? – Dicas e Truques – Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>