Cabelos Longos X Cor do Cabelo – Tem relação?

É possível manter Cabelos longos e coloridos (ou descoloridos) concomitantemente?
Há alguma relação entre a cor dos cabelos e o comprimento que o mesmo pode atingir ou manter?
Analisemos.

 

Desde a “Saga em Busca do Cabelo Platinado Perfeito” surgem-me várias perguntas do gênero, uma em específico é campeã neste quesito: “Posso ter cabelos platinados e longos ao mesmo tempo?” Entrementes, visto que o platinado não é a única tonalidade capilar existente na face da terra, pensemos além. Conduzirei o assunto a outro patamar:

Qual é a relação entre Comprimento e Cor dos Cabelos?

Em tese, não há relação alguma entre o comprimento em si e a cor das madeixas. Todavia, há relação entre o estado de danos dos fios e a manutenção do comprimento principalmente se o tamanho em cheque for dos cabelos longos, seja por necessidade de corte como “remédio”, seja por consequente quebra dos fios.

Logo, quando a cor reflete sobre e/ou acarreta danos aos cabelos, então podemos entrever sim a relação mencionada no título deste artigo.

  • Comprimento dos Cabelos X Coloração Natural

A relação entre cabelos longos e cor não ocorre apenas em cabelos coloridos artificialmente, a coloração natural das madeixas também entra e influi nesta relação. Retomando o que foi escrito em “Cabelos Claros X Cabelos Escuros – O que Determina a Cor Natural dos Cabelos?”, o fio de cabelo é composto por dois tipos de melanina:
Eumelanina – pigmentos de coloração marrom à preta, os quais apresentam maior resistência aos raios UVA.
Feomelanina – Pigmentos de coloração amarela à vermelha.

O percentual da melanina do tipo feomelanina presente no cabelo é inversamente proporcional à resistência dos fios aos danos externos naturais, neste caso, danos acarretados pela exposição descomedida e desprotegia à incidência da radiação ultravioleta. Assim sendo, caso seu cabelo apresente maior concentração de feomelanina, urge a necessidade de protegê-lo com produtos que contenham filtro solar a fim de propiciar o crescimento saudável dos fios e, por conseqüência, manter o comprimento do cabelo.

Ao preservar a integridade dos fios, menor será a probabilidade de precisar recorrer à vitamina T(esoura) como solução aos danos.

  • Comprimento do Cabelo X Coloração Artificial

Aqui podemos até fazer um silogismo aristotélico:

Para manter cabelos longos é necessário não precisar cortá-los. Para não precisar cortá-los é necessário manter a integridade dos fios. Para manter a integridade dos fios é necessário evitar danos. Sendo assim, se colorações e descolorações danificam os fios, logo a manutenção do comprimento será dificultada.

Não digo que é impossível manter cabelos longos e artificialmente coloridos ao mesmo tempo. Apenas tenham em mente que os processos químicos de tingimento danificam a fibra capilar e exigem manutenção constante de tratamentos. Afinal, como sempre digo, cabelo é tecido morto, ele não se regenera.

Os tratamentos atuam preenchendo as fissuras e “mascarando” os danos por certo tempo. Uma vez interrompidos, os danos voltam a assolar os cabelos. Há tratamentos que perduram por mais tempo nos fios, outros que duram apenas algumas lavagens. Mas NÃO existe tratamento “permanente”, todos eles promovem benefícios temporários e, portanto, requerem reaplicações periódicas.

Agora, vamos à pergunta que nunca cala:

Posso ter Cabelos Platinados e Longos ao mesmo tempo?

Posso ter cabelos platinados e longos como

Resposta: Depende.
Depende da cor natural do cabelo. Depende da estrutura e estado dos fios. Depende do método utilizado para chegar ao platinado. Depende da rotina de manutenção da cor. Depende da rotina de tratamentos. Depende de quanto tempo permanecerá com o platinado. Depende de quanto dinheiro dispõe-se a gastar para tratar dos cabelos. E, mesmo que tudo isto seja feito da “melhor maneira possível”, nada garante que o cabelo aguentará as sucessivas descolorações e tonalizações que o tom platinado requer.

Reiterando o escrito em “Como Platinar Cabelos Cacheados – Parte 1”, a química descolorante precisa atuar diretamente no córtex do fio (“corpo” real da fibra capilar, o qual é formado por células queratinizadas e representa 90% da massa do cabelo) para clarear os cabelos, pois é no córtex onde se encontram os grãos de melanina que dão cor aos cabelos. Porém a descoloração não remove apenas a melanina. Substâncias vitais para saúde dos fios como proteínas e lipídios também são lesados na descoloração. Por isso o cabelo descolorido perde massa capilar e torna-se mais frágil e fino do que normalmente é. Fato que tende a sensibilizar e enfraquecer o cabelo ao ponto da quebra.

Ademais, o descolorante precisa “abrir” a camada protetora de cutículas a fim de atingir os grânulos de melanina, acarretando a famosa e odiada “porosidade capilar”, a qual caracteriza-se exatamente por quão danificadas/abertas as cutículas estão. Com a aplicação sucessiva de químicas descolorantes a porosidade pode ser afetada ao ponto de nenhum tratamento conseguir efetivamente “grudar” nos fios.
Caso o cabelo chegue a tal ponto, a solução consequente será cortar as madeixas.
Ou gastar horrores com tratamentos semi-diários.
Ou simplesmente deixar os cabelos quebrarem ao léu.

 

Cabelos Longos versus Cor do Cabelo, tem relação? – Conclusão

Em suma, a relação entre comprimento dos cabelos e cor/coloração somente existe a partir do momento em que há danos acarretados por processos naturais (exposição sem proteção ao sol) ou químicos (tinturas e descolorações sem a devida manutenção de tratamentos.) cujo grau seja tão elevado ao ponto de acarretar quebra ou de ter no corte a única solução.

Eu mesma já precisei cortar o cabelo à lá Joãozinho como conseqüência dos danos causados por manter o tom platinado por 1 ano. Contei-lhes tudo sobre em “Eu e meu Platinado, Relato“.

E você, já precisou cortar as madeixas por causa de colorações e/ou descolorações?
Divida sua experiência conosco!

Espero que tenha gostado.
Qualquer coisa, comente, pergunte, sugira.
A sua dúvida pode virar pauta, assim como ocorreu com a dúvida de um leitor querido quem me inspirou a escrever este artigo.

Beijos Mil,
Karina Viega
karinaviega@gmail.com
Facebook.com/acordabonita
Instagram @acordabonita

11 thoughts on “Cabelos Longos X Cor do Cabelo – Tem relação?

  1. Oi linda!!!!
    Eu e você nesta antiga busca pelo platinado… kkkkkk você sabe né que foi minha musa inspiradora, mas por falta de Paciência (que será minha postagem de sexta feira) não consegui manter o platinado, nem muito menos o comprimento!!!! O meu foi um corte channel de bico bem cortadinho atrás que era a parte mais danificada, e hoje abri mão de colorações e descolorações para voltar a ter cabelos compridos!!!

    Linquei você no meu post de hoje!!!

    Beijinhus

    • Angie, flor, é verdade… temos uma relação de amor e ódio com o platinado! rsrs
      Estou contigo! Voltemos ao natural! (se bem a a alma loira grita! rsrs)
      Ahhh, obrigada, irei ler seu post agooora!
      Linda ^.~

  2. Oi Karina!!!

    Sempre escrevendo coisas interessantes para a agregar na nossa vida!! 😉
    Eu quero agradecer pela sua visita no Caracóis ! Estive ausente este mês, pois precisava finalizar um trabalho importante. Agora voltei!!! 🙂

    Não precisei cortar muito o meu cabelo por conta da descoloração, mas creio que estou em um momento no qual a hidratação não fixa muito mais e será bom ter um corte….. aí é praticar o “desapego” e ir ao salão com toda a coragem que se pode ter para aparar as pontinhas… hehehehe…

    Mas dar uma renovada no look também faz muito bem, não é mesmo ?! 😉

    Bjim e Parabéns pelo seu site! Ele é liiiiinnnnddddoooooo…. adoro vir aqui quando estou de “cuca quente, e fritando os caracóis”! É como um bálsamo que cura e reanima!!!

    Débora

    • Débora, minha linda, sabe o que me anima? Comentários assim como o seu!!! <3
      Flor, praticar o despego e dar uma mudança no visual são coisas maravilhosas!!!
      Vamos que vamos, já que não tem jeito, o jeito é pegar o limão e fazer limonada! rsrsrs

      Seu espaço é uma graça... Voltei ao Caracóis sempre ^.~

      Beijos no coração.

  3. Pingback: Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos | Acorda, Bonita!

  4. meu cabelo era lindo! era pois acabei com todo o cabelo, era loiro claro mais sempre queria mais claro! sempre usando varios tipos de tinturas,todos os meses pintava, coloquei platino,pra sorte minha ficou lindo! não satisfeita,coloquei um mega, ai veio a desgraça toda.meu cabelo estava muito fino não suportou, o peso do mega,era ate os quadris. quebrou todo meu cabelo! gastei uma nota so durou 4 meses, tirei o mega, estou com cabelo curto e feio ate a cor esta estragada,uma cor misturada mechas loiras com vermelho bufento. estou me sentindo péssima,feia,arrasada.já cortei o cabelo, não sei mais o que fazer.

    • Rosy, flor, tenho uma amiga que passou por um episódio bem parecido com o seu…
      Logo após retirar o mega a auto estima dela foi lá no chão…
      Mas, minha linda, o tempo é sábio! ^.~
      Com cuidados, paciência e carinho seus cabelos voltarão a ficar lindos!
      O importante é tentar não deixar isso abalar tanto a sua vida, seguir em frente e tomar como mais um aprendizado!
      Enquanto isso, tente valorizar seus outros pontos fortes, investir no makeup, em roupas que te valorizem…
      Fica tranquila e, sempre que precisar de ajuda, basta falar! ^.~
      Beijos Mil.

  5. Querida, que matéria fantástica!
    Juro que mesmo tendo pedido com uma super curiosidade, não esperava que ia ficar nem 1% de todo o carinho e detalhe com que falou do assunto.
    Tinha que pedir para você mesmo falar sobre *-*
    Muito obrigado Ka, você como sempre foi um amoooor.
    Vou salvar a matéria no computador também.
    ACOOOOORDA BONITA ;D

    • Rafael, amigo, de verdade, sinto-me lisonjeada com o seu comentário!
      Obrigada pelos elogios e obrigada por ter me dado a ideia para compor o post! Este foi especialmente dedicado a você!
      Pois é, nem eu mesma imaginava que o assunto renderia tanto! rs Ao escrever que as coisas foram fluindo…
      Qualquer dúvida e/ou sugestão, fique à vontade para enviar!!!
      Beijos mil!

  6. Oi Ka! Olha eu aqui outra vez! Adorei a matéria! Realmente depois que comecei a fazer luzes, meu cabelo estacionou, praticamente não corto e ele “não cresce”! Fazer o que, né. Sigo o cronograma e o resto é ter paciência. :/ saudade! E o site mais lindo do que nunca, parabéns! Big beijo!

    • Vanessa, que saudades de lhe ver por aqui ^^
      Obrigada mesmo!
      Minha linda, esperar e tratar são chaves! Mas, caso seu cabelo não esteja crescendo mesmo assim, corte as pontas danificadas! Pois elas tendem a acarretar uma “quebra em cadeia” do comprimento dos fios, por isso a sensação de que o cabelo não cresce.
      Beijosss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *