Cabelos Claros X Cabelos Escuros – O que Determina a Cor Natural dos Cabelos?

Cabelo Claro X Cabelo Escuro

Entender as diferenças básicas entre os diversos tipos de cabelo é essencial para compreendermos quais são os cuidados específicos que nossas madeixas requerem “de nascença” e, por conseqüência, tal compreensão permitirá que cuidemos adequadamente dos cabelos a fim de mantê-los sempre lindos e saudáveis.
Antes do descolorante e tinturas, nosso fio de cabelo naturalmente carrega variáveis que determinam sua aparência. Neste caso em específico, falaremos sobre aquelas variáveis cuja quantidade presente determina a coloração (NATURAL) dos cabelos.

 

O que Torna um Cabelo Claro ou Escuro??

Assim como cada tipo de pele necessita de cuidados específicos, cada tipo de cabelo requer cuidados diferenciados. Para além de características como ressecados ou oleosos, o fato do nosso cabelo ser naturalmente Claro ou Escuro também traz consigo diferentes necessidades.

A aparência (fenótipo) dos nossos cabelos traduz visualmente nossas características genéticas (genótipo). Embora este processo de tradução não seja ainda completamente conhecido, uma das principais variáveis que determinam nossos cabelos é a pigmentação.
Muito é falado acerca da melanina (pigmento natural) presente nos fios, porém existem DOIS tipos diferentes de melanina: a Eumelanina e a Feomelanina.
TODOS os cabelos possuem ambos os tipos, a quantidade/proporção de cada um é o que irá determinar a coloração dos cabelos.

  • A Eumelanina é um pigmento de coloração marrom à preta.
  • A Feomelanina é um pigmento de coloração amarela à vermelha.

Não obstante a tamanha miscigenação de raças seja eminente, podemos dividir os cabelos em três grandes grupos étnicos para fins de investigação:
Afros, Caucasianos e Asiaticos.
Cada um deles apresenta fios cujas características naturais diferem bastante e, por isso, requerem cuidados específicos (assunto para outro artigo).
No que concerne à pigmentação, GERALMENTE podemos dizer:

Cabelos Afros e Asiáticos – tentem a ser bastante escuros pela maior quantidade de eumelanina presente nos fios em relação à feomelanina. Fato que os torna mais resistentes à incidência de raios UV, ou seja, a Eumelanina é o pigmento mais eficaz em proteger os fios da radiação ultravioleta.

Cabelos Caucasianos – Este grupo é bastante diversificado em termos de pigmentação.
Embora haja predominância de cabelos claros (com alta concentração de Feomelanina), também é possível encontrar dentro do grupo cabelos bem escuros.
Como foi citado acima, sabidamente a eumelanina protege os fios dos raios UV com maior eficácia do que a feomelanina. Logo, já que os cabelos deste grupo tende a apresentar menores concentrações de eumelanina, eles necessitam de produtos que contenham filtro solar a fim de sanar este “déficit” em termos de proteção solar.

Obs: Ao contrário do que parece, os Cabelos Loiros NÃO são o tipo que apresenta menor concentração de eumelanina, os Cabelos Ruivos é que são os mais susceptíveis à danos solares tendo em vista que sua composição pode chegar a ter 50% de pigmentação por feomelanina (sim, mesmo cabelos loiros claríssimos contém menos de 50% do pigmento claro feomelanina).

Atenção: TODOS os tipos de cabelo, sejam claros ou escuros, DEVEM receber proteção contra raios UV. Afinal, os fios são compostos por uma mistura dos dois tipos de pigmentos.
Quanto mais claro for o cabelo maior será a necessidade de tal proteção, porém ter cabelos escuros NÃO anula esta necessidade.

E a sua melanina, está mais para “eu” ou “feo”???

 

Leitura sugerida:
A Transformação Capilar da Ká, Parte 1: Corte com Hair Stylist Kaka Domingues.
Formol, seu uso e suas implicações para os cabelos
Os Maiores Erros ao Hidratar os Cabelos
Shampoos Sem Sulfatos Conseguem Limpar os Silicones dos Cabelos?
Os 10 Melhores Shampoos Sem Sulfatos
Cronograma Capilar No Poo/ Low Poo para Cabelos Cacheados – Como Montar
Cronograma Capilar – Resumo Plus
Como Começar a Platinar Cabelos Cacheados + Eu e meu Platinado, Trajetória
Como Platinar Cabelos Cacheados Passo a Passo: 1 – Cacheadas podem ficar Platinadas?

Beijos no coração
Karina Viega.
karinaviega@acordabonita.com
facebook.com/acordabonita
youtube.com/acordabonita

15 thoughts on “Cabelos Claros X Cabelos Escuros – O que Determina a Cor Natural dos Cabelos?

  1. Ka eu devo ter um pé ai no “feo”kkkkk!!!!! Um dia fiz aquele teste com camerazinha no cabelo, não sei o nome, e vi meu couro cabeludo e fios na tv, é bemmmm puxado p vermelho apesar de ser castanho…bjo! E Tô precisada de um FPS!

    • rsrs, Sol, amor!!!
      Também tenho um pezinho no Feo apesar de ter cabelos enquadrados no grupo afro… (Vivas à nossa linda miscigenação!!!)
      Pois pois, FPS na cabeça! ^.~
      Beijos mil!

  2. Oi Ká!!!

    Muito legal a postagem! O meu é Eu com com certeza um pouquinho de Feo (puxado pro ruivo)!!! Sou praticamente uma ruiva de cabelos castanhos!!! Pele mega clara com sardas, olhos claros e o cabelo quando descoloro fica laranja!!! kkkkkkkk

    Beijinhus

  3. O meu é uma bela de uma miscelanea rsrs mas qdo eu tinha 17 anos e meus belos cabelos na cintura , eu  usava sempre meu cabelo solto ( não sei como eu aguentava) e isso fazia com q o sol o queimasse/oxidasse e ficava  uma partes loiras e outras castanho claro avermelhado… assim como minha pele ficou indefinida no subtom, eu cabelo acho q segue a mesma linha… #pessoaesquisita rsrsrs

  4. Pingback: Antes X Depois com Sun In: Spray Clareador de Cabelos (Testei!) | Acorda, Bonita!

  5. Pingback: Em Busca do Platinado Perfeito, A Saga – Apontamentos e Alertas. | Acorda, Bonita!

  6. Pingback: Cabelos Longos X Cor do Cabelo – Tem relação? | Acorda, Bonita!

  7. oi meu cabelo ta muito ressecado ja fiz de tudo pra q ele volte ao normal faz um1 q n faço nda neli e nao adianta nda ja cortei q quero ver se vai melhorar….

  8. Pingback: O Guia do Cabelo Ruivo - 10 coisas que toda ruiva precisa saber e colorimetria básica | Acorda, Bonita! - Moda e beleza para mulheres de conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *