O Guia do Cabelo Ruivo – 10 coisas que toda ruiva precisa saber e colorimetria básica

Como chegar ao tom de ruivo dos sonhos? Como pintar o cabelo de ruivo? Como manter a cor? O que é preciso saber para ser ruiva? Como escolher a cor ideal? Como entender os números das caixas de tintas? Como tonalizar reflexos indesejados? Como escolher o volume ideal da água oxigenada?

 

O Guia do Cabelo Ruivo - 10 coisas que toda ruiva saber e colorimetria básica

Há cerca de 10 anos atrás eu pintei o meu cabelo pela primeira vez – e minha escolha foi exatamente o ruivo.

Foi um momento inesquecível o qual começou com a pesquisa de tinta, cores e salão. Economizei todo o dinheiro da minha mesada, comprei a melhor tinta, fui para o melhor salão do bairro escondida do meu pai e…

… e tudo simplesmente deu errado. Foi um sonho se transformando em pesadelo (aquelas adolescentes dramáticas).

Com uma primeira vez tão traumática, eu aprendi a primeira e preciosa lição: para se chegar ao ruivo desejado de forma saudável são necessários paciência, planejamento e disposição.

Sendo assim, esse guia será dividido em tópicos e os primeiros tópicos serão: falhas e apontamentos, colorimetria básica e um pouco de lero lero (minha estória). Nas próximas publicações falaremos sobre: os tipos e tons de ruivo, misturas de colorações, resenhas de tintas ruivas, tonalização e banho de brilho, como utilizar a anilina, como tingir o cabelo com henna, como desistir do ruivo e umas coisinhas a mais…

Rumo ao ruivo perfeito – Senta que lá vem história

O Guia do Cabelo Ruivo natural

Era verão de 2003, eu tinha 12 anos e antes disso só havia pintado o cabelo com papel crepom e suco em pó (NÃO FAÇAM ISSO), mas no momento da pintura meu cabelo estava virgem e a cor base era aproximadamente um 7.3 com as pontas bem queimadas de sol. Como o meu cabelo era comprido comprei 3 caixinhas da tinta – 8.4 da Wella – tomei um banho, lavei o cabelo e saí com minha cúmplice (Débora, minha prima que na época tinha uns 7 anos) para o salão. Chegando lá a colorista que me atendeu passou a tinta em todo o meu cabelo começando pela raíz e descendo para as pontas sem sequer fazer um teste de mecha ou de alergia e sem me perguntar se eu tinha autorização para pintá-lo. HAHAHA foi nesse dia que eu aprendi o significado de karma, veja bem eu era uma aborrescente de 12 anos que estava disposta a quase tudo para conseguir o ruivo dos sonhos – inclusive quebrar um elo de confiança muito forte que eu tinha com o meu pai – e eu saí do salão com a raíz vermelha e as pontas loiras.

Mas não foi a raíz vermelha e as pontas loiras numa vibe ombré hair ou californianas, não, se fosse nesa vibe eu nem teria ficado tão triste, ficou uma coisa simplesmente medonha e eu paguei caro por isso, meus primeiros 80 reais jogados fora junto com minhas expectativas. Como eu era criança nem reclamei muito não, só fiz uma propaganda negativa para a mãe das minhas coleguinhas que não fez nem cosquinha, o salão está funcionando até hoje (e foi processado algumas vezes, nenhuma por mim)

Para tentar consertar aquela loucura capilar (meu cabelos tinham manchas laranja, vermelhas e louras) num breve momento de desespero comprei uma tintura na farmárcia e decidi que a Débora, devido ao fato de ser a criança de 7 anos mais senil que eu já ví em minha vida, seria a pessoa mais adequada para me ajudar a aplicá-la.

Pois é, essa loucura por sorte deu super certo, a Débinha começou a aplicação pelas pontas e foi subindo. Mas como diz o ditado “passa boi, passa boiada” eu tive a ingênua sensação que que eu ainda não havia feito burrada suficiente por um dia… Peguei um pouco da tinta que sobrou e decidi que pintaria a minha sobrancelha… Fiquei aproximadamente uma semana com a testa toda manchada de vermelho, pelo menos estava felizona com o cabelo…

Pedi abrigo na casa da Tia Luciani, meio com medo da reação do meu pai e meio com vergonha da minha testa vermelha, ela com toda a sabedoria que só as tias tem me aconselhou a ligar para o meu pai e contar tudo o que havia acontecido. Ele ficou chateado com o fato de eu ter feito tudo isso escondido e também com o fato de eu não estar muito satisfeita com a cor natural dos meus cabelos (ele achava linda), mas ele curtiu muito ficar rindo da minha cara com a testa vermelha, até me chamava carinhosamente de pica-pau…

Essa estória imensa foi só para contar o que eu não vejo os outros blogs falando: A verdade é que quando vamos pintar o cabelo de ruivo existe uma possibilidade muito grande de dar errado, e uma hora ou outra as coisas não saem como gostaríamos. Essa sem sobra de dúvidas foi a primeira vez que deu errado, mas não foi a única. Por isso falo com propriedade sobre o assunto: antes de pintar os cabelos tem umas coisinhas que você deve saber e que o AB vai te contar.

Atualização 20/10/2015: Vídeo “Como pintar o cabelo com HENNA pela 1ª vez: Ruivo alaranjado”

Que tal aprender uma forma de colorir os cabelos de uma forma mais natural e que não desbota? Saiba como pintar o cabelo com henna pela primeira vez e conseguir um tom de ruivo acobreado alaranjado. É mais simples do que parece, confira o passo a passo. Estou simplesmente amando o ruivo acobreado com henna!

Como muita gente me perguntou onde comprar Hennas naturais, aqui:

  1. Tem Henna 100% natural Weleda e Surya à venda na E-Cosmetique AQUI (o cupom ACORDABONITA dá desconto por lá).
  2. E a Henna que eu usei é da Zeena, 100% orgânica e marroquina, AQUI (o cupom “acordazeena” dá desconto por lá). Meus amores, por enquanto a Zeena não pretende trazer a henna ao BR, mas se vocês pedirem, aposto que irão repensar!).

O Guia do Cabelo Ruivo – 10 Coisas que você deve saber antes de pintar o cabelo
(ou antes de pintar novamente)

O Guia do Cabelo Ruivo acobreado'

Algumas coisas que eu julgo importante são muito óbvias, outras parecem obvias, outras nem tanto e mais algumas você só verá aqui no AB… Por isso, peço que leiam com muita atenção, pois esse manual está sendo feito a base de muitos testes, pesquisas, carinho e dedicação:

  • 1- Cada cabelo uma história

Cada cabelo irá reagir de uma forma diferente e existem vários fatores que vão muito além da genética que influenciam nos resultados como, por exemplo, o fato de você já ter outra química no cabelo ou até mesmo se ele for vigem e estiver ressecado.

Enfim, o estado dos fios e a cor base do seu cabelo são, possivelmente, diferentes dos cabelos das outras pessoas. Por conta disso por mais que você use a mesma tinta que a Julia Petit, ou outra blogueira, ou a vá ao mesmo salão com sua amiga e utilize a mesma mistura o resultado nem sempre será semelhante.

Tem mocinhas que tem cabelo castanho que abrem muito bem outras que tem cabelo loiro escuro e que tem mais dificuldade de abrir.

Portanto não espere que seu cabelo fique igual o da modelo da caixinha.

  • 2- Um passo de cada vez – Clareamento progressivo

Escureça ou clareie 2 tons de cada vez, sem pressa.

Numa das vezes em que resolvi voltar a pintar meu cabelo de ruivo eu estava com a base muito clara e a colorista quis escurecer meu cabelo primeiro para a tinta não desbotar, a chamada pré-pigmentação. O resultado foi um ruivo muito mais escuro que o desejado e várias tentativas de clareamento depois que só detonaram meu cabelo e que poderiam ser evitadas. Aconselho começar a saga ruiva com os tons mais claros e ir escurecendo aos poucos caso não goste da cor que atingir de primeira, é muito mais fácil escurecer o cabelo do que clareá-lo.

Já a quem possui os cabelos escuros, também aconselho ir clareando aos poucos ao invés de já começar descolorindo (como muitos salões fazem), assim seus fios ficarão mais seguros. Experimente uma água oxigenada mais forte no começo, muitas vezes já é o suficiente.

  • 3-Tinta não clareia tinta – Como clarear os cabelos antes de colorir

Muitas de vocês já estão carecas de ouvir isso, mas algumas ainda continuam repetindo o erro.

Dependendo da cor de base do cabelo, é quase impossível abrir o tom só com tintura, o que não significa que você terá que descolorir (até pode se seu fio estiver saudável, apesar de não ser a minha solução preferida) você pode usar o Dekap Color ou Soap Cap, os quais, em certa medida, também são derivações de descoloração, porém num grau menor do que a descoloração stricto sensu.

O DekapColor é um produto da Yamá que remove a coloração dos cabelos e danifica os fios muito menos do que a descoloração, mas ele não clareia cabelos virgens, só serve para tirar a tinta mesmo. Quando você o comprar, irá reparar que na caixinha vem dois tubos e um medidor, basta misturar o conteúdo dos tubos na mesma proporção até ficar uma mistura homogênea, aplicar nos cabelos secos, esperar o tempo de pausa (máximo 30 minutos), lavar e, se o resultado for satisfatório acabou, se não for você poderá repetir o processo mais uma vez no mesmo dia. Normalmente no mesmo dia já funciona, caso contrário, dê uma semaninha de pausa (aproveite para hidratar e nutrir o cabelo enquanto isso – saiba como em “Cronograma Capilar – Resumo Plus”) e repita o processo.

O Soap Cap é outra opção que também serve para tirar a coloração dos cabelos, é como se fosse um Decap Color caseiro cujo conteúdo é preparado da seguinte forma:

- Receita de Soap Cap
Você irá precisar de: Shampoo anti-resíduo, água oxigenada vol.30 e pó descolorante.
A proporção será de: 1 parte de pó descolorante x 2 de água oxigenada x 2 de shampoo anti-resíduo.
Misture o pó descolorante, água oxigenada, e o shampoo anti-resíduo até ficar homogêneo. É muito importante que você misture muito direitinho para não manchar o cabelo. Aplique a mistura no cabelo seco deixando agir por aproximadamente 20 minutos. Depois é só lavar e, assim como o Decap Color, se o resultado não for satisfatório repita o procedimento.

O Soap Cap costuma ser mais eficiente que o Dekap, pelo menos nos meus cabelos.

Escrevi sobre isso em “Guia do Cabelo Ruivo II – Como retocar e corrigir raiz mais clara do que as pontas

  • 4- Um bom resultado depende do estado dos fios – Esteja ciente das condições prévias dos seus cabelos!

Diagnosticar o estado dos seus fios é essencial antes de pintá-lo, nem todos os cabelos agüentam a coloração, algumas químicas não são compatíveis com a tintura, fato que pode resultar num corte químico (batendo 3 vezes na madeira).

O cabelo é uma haste fibrosa, formada por células MORTAS (por isso que não dói, ao menos não literalmente, cortar o cabelo). Isso significa que uma vez danificado, ele não se regenera. A melhor maneira de ter um cabelo saudável é com uma alimentação balanceada e cuidados diários, mas depois que ele já está danificado o que podemos (devemos) fazer é tratá-lo devidamente com reposições hídrica, protéica e lipídica constantes.

Antes de pintar, o ideal é que você cuide de suas madeixas para não correr nenhum risco desagradável.

O Guia do Cabelo cacheado ruivo

  • 5-A cor mais adequada para o seu tom de pele é a que você decidir.

Poxa que saco essas pessoas (cabeleireiros, blogueiras, e muitas vezes até amigos) que falam que cabelo mais acobreado é para peles mais claras e os num tom mais intenso (vermelho, ameixa) é para as mais morenas, alguns ainda tem a cara de pau de falar que meninas negras não ficam bem de cabelo ruivo. MENTIRA, TUDO MENTIRA.

Observem meu cabelo nas fotos publicadas no instagram @acordabonita, está num cobre bem claro e sou morena (NC 40 da MAC)!

Ademais, existem meninas negras que nascem com cabelos ruivos e são lindas. Mesmo as que não nascem assim são lindas também.

O mesmo vale para as meninas de pele clarinha, quem disse que só pode usar acobreado? Se quiser um vermelho fantasia, se joga colega.

Pelo amor, né? Tem gente que parece ter vindo da idade média querendo tacar todo mundo numa fogueira, nossa que saco esse pessoal. O cabelo é seu, a decisão é sua… Simples assim.

  • 6-Cabelos ruivos desbotam.

E desbotam muito.

Talvez você não goste imediatamente da cor recém pintada e na primeira lavagem já perceba que a cor se modificou. O contrário também acontece, você sai linda e super satisfeita com uma cor que não dura nem uma semana.

É triste, mas é verdade. É claro que não dá pra pintar o cabelo toda semana, então a solução é tonalizar freqüentemente. Nas próximas matérias teremos resenhas de vários métodos tonalizantes, não se preocupem.

  • 7- Cabelos ruivos exigem manutenção constante.

Novamente repito que a lógica do ruivo é bem semelhante com a que a Kah escreveu sobre cabelos platinados em “Em busca do platinado perfeito – Apontamentos e Alertas“.

A sobreposição de tinturas danifica as fibras de queratina presentes nos fios, provocando ressecamento, falta de brilho e alterações na tonalidade da cor. Lembram que no item 4 eu falei que cabelo é formado por células mortas? Então, após colorir, o cabelo será danificado e, portanto, precisará de hidratação, nutrição e reconstrução (leia sobre tais tratamentos AQUI).

Contudo, os efeitos desses tratamentos são temporários, logo não adianta fazer uma hidratação no salão e achar que seu já está saudável, o ideal é seguir um cronograma capilar – Saiba como neste link.

Para cabelos tingidos, recomendo:
-Keune (Amo! Excelente para ruivas) - À venda AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom ACORDABONITA
-
 Cosméticos Capilares Orgânicos  (tendem a evitar desbotamento) – À venda AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom ACORDABONITA.
- Linha Morte Súbita e Argan Oil da Lola (tramentos soberbos para reposição de massa e ação contra porosidade capilar) - À venda AQUI com 5% de desconto ao usar o cupom ACORDABONITA. 

 

 

  • 8- Sempre façam um teste de mechas e alergia.

Quer seja colorindo em casa quer seja no salão, tanto faz, apenas realizem o teste.

Muitas pessoas têm preguiça ou não julgam necessário, mas depois que a coloração dá errado se arrependem.

Evitem aborrecimentos e façam o teste numa mechinha de cabelo para evitar um estrago que pode ser fatal.

  • 9- Existe um fenômeno chamado de cegueira ruiva.

Constantemente me enviam fotos e perguntam que tinta utilizar para atingir um certo tom de ruivo que é IGUAL ao do cabelo da pessoa que me mandou. Estranho, mas acontece com freqüência.

O cabelo ruivo no escuro pode parecer meio castanho, quando desbota pode parecer loiro (os dourado-acobrados) ou rosa (os avermelhados) e dependendo da luz pode parecer laranjão. Aí as pessoas às vezes observam uma foto cheia de tratamentos, numa luz bacana e desejam um tom o qual pode ser aquele que essa pessoa já possui.

Logo, é necessário se observar de diferentes pontos de vista e curtir mais o seu tom ao invés de achar que a grama do vizinho é sempre mais verde (ou que o cabelo da fulaninha é mais vivo).

  • 10- Existe uma carência de tintas ruivas à venda.

As de farmácia geralmente são menos eficientes (nem sempre), e as profissionais são mais difíceis de encontrar. Na maioria das vezes é necessário ser um tanto alquimista e realizar várias misturas com os mais variados tipos de proporção de tinta para alcançar o tom desejado. Para isso dar certo, requer-se um conhecimento básico de colorimetria capilar.

Nas próximas matérias teremos resenhas de tintas e misturas utilizadas pela equipe AB.

Noções básicas de colorimetria capilar para ruivas

O Guia do Cabelo cacheado ruivo cobre

O que é colorimetria capilar?

Se colorimetria é o estudo das cores, colorimetria capilar é basicamente o é o estudo das cores naturais dos cabelos e das modificações que podem ser feitas a partir do uso dos variados tipos de cosméticos.

  • As cores

As cores podem ser primárias, que são as cores puras (amarelo, azul e vermelho), ou secundárias, que se formam pela mistura de duas cores primárias.

  • Tons de cor de cabelo e numeração

Sei que a numeração encontrada nas caixinhas de tintas de cabelo para muitas de vocês é uma incógnita, sei também que a maioria das pessoas escolhe a cor baseando-se na foto da modelo da embalagem ou nas amostrinhas de tonalidade. No entanto, entender o que os números significam é fundamental para quem pretende ficar ruiva sem ser enganada (especialmente para as que optarem fazer a transformação em casa).

Os números antes do ponto correspondem às cores naturais de cabelos (tons de base), e tais tons são organizados numa escala numérica crescente em que os mais escuros são os primeiros e os mais claros os últimos. Assim:

O Guia do Cabelo Ruivo - colorimetria básica tons de base

1- Preto Profundo
2- Preto Natural
3- Castanho Escuro
4- Castanho Médio
5- Castanho Claro
6- Loiro Escuro
7- Loiro Médio
8- Loiro Claro
9- Loiro Muito Claro
10- Loiro Claríssimo

  • Numeração das nuances ou reflexos

As nuances (ou reflexos) são o número que vem depois do ponto e correspondem aos pigmentos que, combinados com a cor de base, intensificam e/ou diferenciam o aspecto visual da coloração. Atenção: Os reflexos não alteram a cor de base, apenas adicionam características diferentes.

Para as nuances também existe uma tabela, padronizada, confira:

O Guia do Cabelo Ruivo - colorimetria básica reflexos

.0 Natural
.1 Acinzentado
.2 Violeta/Azulado
.3 Dourado
.4 Acobreado
.5 Acaju
.6 Vermelho
.7 marrom

Observação: A tintura Igora Royal da Schwarzkopf tem uma tabela de nuances diferenciada, não segue o padrão. Por exemplo, as colorações da Igora terminadas em .7 ou .77 são cobres ao invés de marrom. Eis o aqui a correspondência de nuances da tabela da Igora Royal: 0.2 – Fumê; 0.3 – Mate; 0.4 – Bege; 0.5 – Dourado; 0.6 – Marrom; 0.7 – Cobre; 0.8 – Vermelho; 0.9 – Irise.

  • Como ler o numero da caixinha de tinta

O primeiro número (antes do ponto ou vírgula) indica a altura do tom, o chamado tom de base;
O segundo número (depois do ponto ou vírgula) indica o reflexo principal – aquele que irá sobressair-se mais;
O terceiro número indica o reflexo secundário – aquele que secundário reforça, intensifica ou modifica o reflexo principal.

8.3 – Louro claro dourado
8.4 – Louro claro acobreado
8.34 – Louro claro dourado acobreado
8.43 – Louro claro acobreado dourado
8.45 – Louro claro cobre acaju
8.46 – Louro claro cobre avermelhado
7.64 – Louro vermelho acobreado
6.66 – Louro escuro vermelho intenso

  • E se existir dois ou mais números antes do ponto?

Significa que a cor base não é pura e que possui outros tons, proporcionando por isso, efeitos variados. Por exemplo: Se uma tinta tiver o número 47.5, o castanho alourado é a base e os reflexos são acaju.

  • Reforçador de clareamento – 000

Também chamado de Super Clareador, este produto aumenta pelo menos um tom em qualquer altura desejada. Ideal para criar novas colorações, para aplicar em cabelos brancos e para atingir um clareamento alto. É Uma ferramenta que facilita o clareamento em cabelos escuros.

É também utilizado para render as tonalidades ruivas mais brilhantes.

Obs: Há alguns cabelos que não “aceitam”  reforçadores, ou seja, que não obtém resultado nenhum ao aplicá-lo.

  • Intensificador de coloração

Como o próprio nome sugere, é um “mix” de pigmentos os quais intensificam o reflexo/nuance desejado. Para as ruivas, há intensificadores cobres (4, 0.4 ou 0.44 ou etc.), para as laranjinhas há os intensificadores dourados e para as com cabelo vermelho-fantasia há os intensificadores vermelhos, acajus, magentas, rosas etc.

Dependendo do método de aplicação, o intensificador também pode atuar como corretor.

  • Corretor

Foram formulados especificamente para acentuar, variar ou atenuar o resultado de uma coloração. Para descobrir qual corretor você deve utilizar para eliminar o tom indesejado ou atenuar o reflexo desejado é necessário que você compreenda a estrela de Oswald, ela é a base de toda colorimetria capilar.

  • Entenda a estrela de Oswald

O Guia do Cabelo Ruivo - colorimetria básica

Na escolha do corretor para anular um reflexo, precisamos levar em consideração o princípio da colorimetria: Cores opostas se anulam.

A Estrela de Oswald é uma das principais ferramentas usadas para entender as regras e conceitos utilizados pelos coloristas. Ela funciona como uma tabela utilizada para trabalhar o processo de coloração e neutralização de tons indesejáveis, ela apresenta seis pontas com cores primárias e secundárias dispostas de forma que uma determinada nuance tem a sua oposta. Observem:

Para ressaltar um reflexo, utiliza-se o corretor correspondente. Exemplo: Se eu estiver à procura de um ruivo “natural” os reflexos ideais serão o dourado (amarelo) .3 e o acobreado (laranja) .4 e se eu quiser um ruivo mais avermelhado posso usar o cobre .4 ou o acaju .5 junto com o vermelho .6.

As cores frias (verde, roxo, azul) anulam as cores quentes (vermelho, amarelo e laranja), portanto se sua intenção é ficar ruiva passe longe das nuances que terminam com .1, .2 e .7.

Saiba mais sobre colorimetria capilar em “Como Platinar os Cabelos Passo a Passo: Tonalização

  • Escolha da água oxigenada

O peróxido de hidrogênio (que a gente conhece como água oxigenada) é produzido industrialmente a partir do equilíbrio entre antraquinol e antraquinona na presença de oxigênio e hidrogênio, e é utilizado na preparação da coloração.

A emulsão oxidante (outro nome para a água oxigenada) abre as cutículas da fibra capilar permitindo que a coloração realize ações corantes e descolorantes.

Na ação corante as substâncias corantes em contato com o oxigênio se oxidam e criam as cores.

Na ação descolorante o hidróxido de amônio (amoníaco) contido na tinta exerce a função de catalisador da água oxigenada que, em contato com o amoníaco, libera seus átomos de oxigênio os quais agirão sobre a melanina natural do cabelo, removendo-a e, por consequência, clareando os fios.

Devido a essa ação sobre as cutículas da fibra capilar, o cabelo fica poroso após tais processos – Leia mais sobre porosidade capilar em: Cabelos ressecados? Saiba como selar e manter a hidratação nos fios.

Na hora de pintar o cabelo você deve preparar a mistura da tinta + oxigenada assim que for usar, porque ela tende a oxidar e perder o efeito quando demoramos a aplicar.

Se você preparar a mistura com mais oxigenada do que o recomendado pelo fabricante, o resultado será uma cobertura menor, durabilidade de cor menor e o cabelo possivelmente ficará mais claro que o desejado. Já se você preparar com menos água oxigenada que o necessário, o resultado será um tom menos intenso, com reflexos opacos e menos luminosidade. Portanto fiquem atentas para fazer uma diluição correta.

  • Qual marca e volume de oxigenada utilizar?

Com relação às marcas sugiro passar longe das de farmácia e investir um pouquinho mais nas profissionais, eu particularmente gosto muito da Igora, da Wella e da Alfaparf.

Com relação ao volume vai variar de acordo com a sua necessidade:
A ox de 10 volumes é a ideal para escurecer 1 tom ou para pintar cabelos descoloridos;
A ox de 20 volumes é utilizada para cobertura de brancos, colorir tom sobre tom e clarear de 1 a 2 tons;
A de 30 volumes tem capacidade para clarear de 2 a 3 tons;
A ox de 40 volumes pode clarear de 3 a 4 tons.

Obs: tal grau de claremento da ox+tintura é medido sobre cabelos virgens, afinal (lá vem o jargão), tintura não clareia tintura (em tese…).

 

O Guia do Cabelo Ruivo acobreado

Aqui ficamos com o 1º artigo do Guia dos Cabelos Ruivos, esperamos que tenham gostado e que, de alguma forma, as informações e dicas lhes ajudem. Caso tenham dúvidas, sugestões de pauta, elogios, correções etc. e afins, comentem aí embaixo!

Beijos Mil, Lina e Karina Viega.
contato@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

 

Guia do cabelo ruivo acobreado Karina Viega

Gosta do Acorda, Bonita!?

Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

Loja Dermabox

comments

42 comentários on O Guia do Cabelo Ruivo – 10 coisas que toda ruiva precisa saber e colorimetria básica

  1. Jack
    13 de julho de 2014 at 13:58 (1224 dias atrás)

    Lá estava eu, morrendo de vontade de ser ruiva. Achava que eu já tinha tudo que era necessário: Rotina low poo seguindo um cronograma capilar com uso de cosméticos orgânicos e naturais. Previa até o uso de um tonalizante a cada 4 ou 7 dias e semi-colorante a cada um mes… mas quer saber? Depois de ler tudo isso dai eu não quero não, muito difícil o0 Acho que vou pra turma dos cabelo preto azulado. Não vejo nenhuma Branca de Neve por ai com cabelos bem cuidados rsrsrsrs
    Obrigada pelo post!!

    Responder
    • Karina Viega
      15 de julho de 2014 at 13:10 (1222 dias atrás)

      RSRSRSRSRSR, Jack, o ruivo é lindo, mas dá muito trabalho!
      Boto fé na branca de neve, ein ;)
      Beijos mil

      Responder
      • Jack
        17 de julho de 2014 at 12:40 (1220 dias atrás)

        Sim, é lindo. Estou eu aqui de novo namorando a cor. Porém é uma cor que ou você investe uma boa grana ou é melhor você desencanar mesmo. É uma pena Y.Y
        Você tem ideia de quanto se gasta em um mês para ter cabelo ruivo?

        Responder
        • Karina Viega
          17 de julho de 2014 at 12:57 (1220 dias atrás)

          Jack, o gasto mensal “de fato” seria apenas com o retoque, o qual eu mesma opto até por fazer de 45 em 45 dias…
          mas vc precisará de bons produtos para tratamento e também de tonalizantes como Keraton, C.Kamura etc, os quais duram um bom tempo ;)

          Responder
  2. Bia
    11 de setembro de 2014 at 17:39 (1164 dias atrás)

    E quanto aos cabelos cacheados? Tenho vontade de pintar meu cabelo de ruivo, não por agora mas depois de passar no vestibular, e morro de medo de perder toda a definição que me custaram anos de espera para crescer cabelo natural pós definitiva – um impulso adolescente – e mais um bom tempo para crescer a um bom comprimento e, é claro, hidratado. Se eu pintar, corro o risco de ficar com uma espiga de milho homogênea no lugar dos cachinhos? :/

    Responder
    • Karina Viega
      11 de setembro de 2014 at 23:11 (1164 dias atrás)

      Bia, eu tenho os cabelos cacheados e há meses estou ruiva sem mazelas ^^
      MAS a questão é o seguinte, temos que ir com calma e carinho, verificando sempre as condições de nossos cabelos.
      Um dos meus “truques” para não danificar tanto é esperar o máximo de tempo que consigo antes de retocar a raiz novamente, assim há tempo do cabelo se recuperar bem desde que tratemos…
      Aqui um artigo com fotos do meu cabelo cacheado ruivo atual:
      http://www.acordabonita.com/2014/08/cabelo-ruivo-acobreado-intenso-com-tintura-c-kamura-7-4-e-8-3-guia-cabelo-ruivo/
      Nota mental: escrever um post sobre Cabelos Cacheados Ruivos ^^

      Responder
      • Bia
        14 de setembro de 2014 at 15:58 (1161 dias atrás)

        E vc descolore seus cabelos? :0
        Ah, eles são lindos, por falar nisso.

        Responder
        • Karina Viega
          18 de setembro de 2014 at 14:02 (1157 dias atrás)

          Bia, obrigada!
          Não precisei descolorir não… mas se eu quisesse um ruivo mais claro, talvez seria necessário….

          Responder
  3. Jéssica
    6 de janeiro de 2015 at 9:16 (1048 dias atrás)

    Minha raiz estava virgem (Castanho) e do comprimento até as pontas uma cor próxima a 7.4 (devido uma outra coloração).
    Enfim, tomei coragem e decidi ficar ruiva acobreada, passei Dekapcolor e tingi com 2 tubos de Majirel 7.4 + 2 tubos de ox 40.
    Depois de 10 dias tonalizei com o C kamura Conhaque, não havia necessidade, pois a cor ainda estava do jeito q eu queria, mas resolvi testar o tonalizante, pois estava ansiosa para ver como ficava.
    MINHA DÚVIDA: Ao retocar muitas meninas falam para tingir apenas a raiz e tonalizar o comprimento,porém eu não gosto dessa técnica e prefiro tingir todo o cabelo mesmo. Pretendo tingir a cada 2 meses e enquanto isso vou segurando a ruivisse com tonalizante mesmo.
    NA HORA DE RETOCAR COMO FAÇO?
    - Uso Majirel 7.4 + ox 40?? (como na 1ª vez q tingi) Vai clarear demais o tom ou irá manter a cor?
    - Ou Uso a tinta + ox 30? Será que vai escurecer o cabelo?
    - Passo primeiro no comprimento ou na raiz MINHA RAIZ ESTÁ MAIS CLARA…Me ajuda!!

    Responder
    • Karina Viega
      8 de janeiro de 2015 at 9:23 (1046 dias atrás)

      Jéssica, já que sua raiz está mais clara, teste uma ox menor. Somente um teste de mecha pode dizer o que seria ideal para seu cabelo. Eu restaria ox de 30 com a mistura aplicando no sentido raiz>>pontas sem pausa na raiz ;)

      Responder
  4. vanessa
    4 de março de 2015 at 14:31 (990 dias atrás)

    Oi, eu quero tingir o meu cabelo em um ruivo mais para o natural. Gostaria de saber quanto custa uma manutençao mensal do ruivo. se os produtos acabam rapido. Meu cabelo tem um comprimento médio Levando em consideraçao todoos os produtos que sao essenciais para manter o ruivo sempre bonito e o cabelo saudavel! Fiz um lista com diversos produtos. Desde já agradeço. Amei o post!

    Responder
    • Karina Viega
      29 de março de 2015 at 8:00 (966 dias atrás)

      Vanessa, obrigada!

      Nossa, que pergunta difícil!
      Depende muito, amore…
      Há quem mantenha gastando bem pouco, há quem precise gastar mais. Tudo dependerá de fatores como grau de danos, produtos escolhidos, e retocar em casa ou no salão

      Beijos

      Responder
  5. suzy
    8 de março de 2015 at 9:17 (987 dias atrás)

    meu cabelo estava loiro porem mais de 5 dedos da raiz estava castanho que é sua cor natural,então joguei um 10.0 nele todo e depois passei o keraton cobre,ficou lindooooooooooo.Porem,na primeira lavagem ja fiquei loira de novo :( minha duvida é: devo ir comprando um monte de keraton e tonalizar pelo menos uma vez por semana e só retocar a raiz com aquele 10.0 mesmo? ou devo tingir com majirel 7.4 e então poderia ir mantendo a cor com tonalizante tbm,porem iria passar mais tempo para tonalizar,né? e tingir de 3 em tres meses pelo o menos.ah sei la, e agora o que faço?

    Responder
    • Karina Viega
      29 de março de 2015 at 7:57 (966 dias atrás)

      Suzy, tingir fará com que a cor dure mais… Procure alguma tinta como 8.4 ou 9.4 ;)

      Responder
  6. Geisla Rigotti
    9 de março de 2015 at 21:07 (985 dias atrás)

    oi, eu tenho muita vontade de ficar ruiva eu tenho a raiz que já está grandinha castanha e o resto loiro que foi descolorido é feito luzes, se eu for pintar preciso descolorir o cabelo todo ? Tenho muitas dúvidas em que mistura fazer meu objetivo é um ruivo tipo o da Sophia Abrao o seu tbm gostei me ajuda

    Responder
    • Karina Viega
      29 de março de 2015 at 7:48 (966 dias atrás)

      Geisa, de o comprimento está descolorido, não há a necessidade de descolori novamente não.
      Teste uma ox maior na raiz…
      Beijos mil

      Responder
  7. Aline
    23 de abril de 2015 at 10:42 (941 dias atrás)

    Karina, estou pesquisando tudo antes de ir pro ruivo acobreado (6.4). Meu cabelo é virgem, castanho médio, longo, cacheado 2c e fino. Você acha que preciso descolorir totalmente ou apenas com a tintura eu consigo a cor?

    Responder
    • Karina Viega
      25 de abril de 2015 at 14:35 (938 dias atrás)

      Aline, acho sim :)
      Mas aconselho ir à algum profissional antes ou, no mínimo, fazer um teste de mecha…
      Beijos mil!

      Responder
  8. suzanna
    6 de maio de 2015 at 13:04 (927 dias atrás)

    oi comecou minha saga ruiva *_* quero ficar ruiva. mas to com receio kk. enfi. tenho uma duvida. tenho mechas loiras. meu cabelo natural eh castanho. preciso descolorir? ou usar dekap color? ou so jogar a tinta por cima? beijps

    Responder
    • Karina Viega
      7 de maio de 2015 at 7:52 (927 dias atrás)

      Suzana, apenas um profissional pode lhe dizer com propriedade…
      Mas aconselho o seguinte: faça um teste de mecha apenas com a tinta, provavelmente seu cabelo pegará bem a cor ^^

      Responder
  9. samara
    13 de maio de 2015 at 23:30 (920 dias atrás)

    Olá ! Esta é a primeira vez que visito o blog, e ameeeei!!!
    Bom, preciso da tua ajuda! :-C
    Em novembro do ano passado resolvir ficar ruivo, fui no salão e ficou liiiindo !Quando começou a desbotar usei o tonalidade c kamura conhaque, até aí beleza!
    A minha raiz já estava com quase 3 dedos (castanho médio) e o resto quase loiro, então resolvi pintar em casa, usei 2 tubos puro da Alta Moda 7.4 retoquei primeiro a raiz, depois o comprimento. Só que meu cabelo (longo meio.anulado e cacheado kk) ficou castanho com um reflexo na luz do sol, dourado!!!o_O. Fiquei louca!
    Enfim, agora que estar um ruivo escuro ( desbotado) e a raiz uns 4 dedos, virgem! Vou pintar em casa novamente, e gostaria de saber se devo retomar a raiz primeiro e qual.volume da ox? Ou pintor logo todo de uma vez e qual a Ox?? Quero voltar a ter o tom de antes!(que é bem parecido.com o teu)
    por favor me ajuuuudaaa!!
    Bjs

    Responder
    • Karina Viega
      18 de maio de 2015 at 11:15 (916 dias atrás)

      Samara, obrigada!
      Seja sempre bem vinda ^^

      Amore, indico-lhe um processo de remoção da cor antes de pintar novamente, pois a coloração anterior irá afetar no resultado mesmo que esteja desbotada :/

      No instagram @acordabonita dei uma dica de um produto ótimo para remover coloração, o Kit para Californianas Imédia Excellence da loreal paris, aqui: https://instagram.com/p/2TrwiBzJS4/

      Depois disso hidrate bem os fios, espere alguns dias e parta para sua nova coloração ^^

      Responder
  10. Michelli
    26 de junho de 2015 at 16:22 (876 dias atrás)

    Pintei o meu de ruivo, mas acabei gostando muito mais do tom quando esta desbotando fica um loiro médio puxado para o ruivo natural, o que deixa mais natural ainda.Mas o problema é que minha cabeleireira não consegue chegar nesse tom que eu quero, Será que consigo alguma dica de qual tom usar?

    Responder
  11. Cassia
    16 de julho de 2015 at 22:51 (856 dias atrás)

    Oi amore! Amei o seu artigo… Sou apaixonada pelo ruivo, assim como vc. Pinto meu cabelo no salão já faz mais 2 de anos, meu cabelo se aproxima do ruivo natural,mas sua cor mesmo é castanho claro. Estou querendo pintar ele em casa,pq sai mais em conta… A questão é: Qual cor usar, Marca de tinta, essas coisas. Pois lá no salão eu não sabia a numeração utilizada e nem a marca.
    Me ajuda??
    Gosto dele beem laranjinha rsrs’
    Beijos

    Responder
    • Karina Viega
      18 de julho de 2015 at 10:35 (855 dias atrás)

      Cassia, olha, o ideal é ir ao salão e perguntar o que usavam no seu cabelo ;)
      Apenas assim você terá uma base para sair procurando outras marcas…
      Para um ruivo natural laranjinha as cores vão entre 8 e 10 com final .43 ou .34
      Mas dependerá muito da cor prévia dos seus fios, por isso é bom perguntar no salão…
      Beijos mil

      Responder
  12. Juliana
    23 de agosto de 2015 at 13:02 (818 dias atrás)

    Parabéns pela matéria, completíssima!

    Responder
  13. daniela
    2 de outubro de 2015 at 13:27 (778 dias atrás)

    ” cabelo mais acobreado é para peles mais claras e os num tom mais intenso (vermelho, ameixa) é para as mais morenas, alguns ainda tem a cara de pau de falar que meninas negras não ficam bem de cabelo ruivo. MENTIRA, TUDO MENTIRA.” – Super concordo. Acho um saco os outros ficarem dizendo o que pode ou não pode. O cabelo estando bem tratado ele pode ser de qualquer cor, vermelho, rosa, azul, acobreado.
    Sou mega branca – nasci arruivada, fiquei loura, meu cabelo foi escurecendo até ou louro cinza quase castanho, já pintei de azul, chocolate, vermelho e agora estou usando um louro acobreado que fica bem perto do nuance avermelhado que meu cabelo – quando era virgem – pegava quando eu lavava com alguns tipos de shampoos.
    O que manda é o gosto e a personalidade da pessoa – foda-se para o preconceito.
    Adorei o post completo.

    Responder
    • Karina Viega
      6 de outubro de 2015 at 21:52 (774 dias atrás)

      Dani, exatamente!
      haha, também já fiz um arco íris de colorações :)
      Cabelo é para divertir, e há algo mais divertido do que cor? ^^
      Beijos mil!

      Responder
  14. Paula Gomes
    10 de janeiro de 2016 at 23:20 (678 dias atrás)

    Olá. Gostaria de saber se a ox tira o formato dos cachos ?

    Responder
    • Karina Viega
      12 de janeiro de 2016 at 12:09 (676 dias atrás)

      Paula, depende… Tem que fazer com calma, fazer o teste de mechas, não usar uma volumagem maior do que a que você precisa, não deixar agir por muito tempo, etc. Cuidando direitinho e dando tempo para o cabelo se recuperar não dá nada não ;)

      Responder
  15. Hellô
    28 de fevereiro de 2016 at 21:46 (629 dias atrás)

    Oi, boa noite!!
    To morrendo de vontade de ficar ruiva, mas ainda tenho um pouquinho de medos e dúvidas! rs Meu cabelo natural é loiro escuro, mas estou com hobre loiro, dipo dourado e na raiz passei biondina, conhece? Então minha riaz também está mais clara… será qur só a tintura pegará no meu cabelo? Ou terei que usar ox?
    Bjo, excelente matéria!!

    Responder
    • Karina Viega
      3 de março de 2016 at 8:39 (626 dias atrás)

      Hellô, dependendo da cor que você deseja como resultado final, não precisa descolorir ;)
      Faça o teste de mecha para saber!
      Beijos mil!

      Responder
  16. Letícia
    27 de julho de 2016 at 23:46 (479 dias atrás)

    Adorei o seu pos, flor… Então eu tenho uma dúvida, eu pinto o meu cabelo desde do ano passado e agora eu estava querendo pintar em casa, só que a minha raiz está com uns 10 dedos… Então eu gostaria de saber se eu pinto a raiz primeiro ou o comprovante. Obrigada

    Responder
    • Karina Viega
      28 de julho de 2016 at 5:03 (479 dias atrás)

      Letícia, o ideal é tentar igualar o cabelo por completo antes de aplicar o ruivo ;)

      Responder
  17. Elen
    5 de outubro de 2016 at 17:57 (409 dias atrás)

    Ameei o post! Super completo. Quero ficar ruiva mas queria saber que cor vc me indica a usar primeiro, meu cabelo é castanho um pouco escuro e tem Químia…oq vc acha que eu devo fazer primeiro?

    Responder
    • Karina Viega
      5 de outubro de 2016 at 19:50 (409 dias atrás)

      Elen, que bom que gostou!
      Nossa, amore, que pergunta difícil… Primeiramente você deve perguntar ao seu cabeleireiro se a química que usa é compatível com tinturas. Depois decidir qual tom de ruivo vc quer. Depois ir pensando nos passos, pois se for um ruivo muito claro provavelmente terá que clarear o cabelo antes de colorir ;)
      Beijos mil

      Responder
  18. mary
    24 de fevereiro de 2017 at 21:24 (267 dias atrás)

    Pintei meu cabelo de vermelho intenso, e meu cabelo estava com óleo e pegou mais na raiz e o resto ficou claro o que eu faço?

    Responder
  19. mary
    24 de fevereiro de 2017 at 21:31 (267 dias atrás)

    Pintei meu cabelo de vermelho intenso e meu cabelo estava com reparador de pontas e pegou mais na raiz e ficou clara e o resto ficou escuro o que eu faço??

    Responder

2Pingbacks & Trackbacks on O Guia do Cabelo Ruivo – 10 coisas que toda ruiva precisa saber e colorimetria básica

  1. [...] o quanto o Lalina nos ajuda a encontrar cosméticos baratos por meio de duas pesquisas, O óleo de tratamento capilar Moroccanoil e o Perfume Lady Million Paco Rabanne. Observem nos prints abaixo diferença de preços [...]

  2. [...] Para mais detalhes sobre coloração, leia também: O Guia do Cabelo Ruivo – 10 coisas que toda ruiva precisa saber e colorimetria básica. [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>