Ruivas Cacheadas – Como cuidar de cabelo cacheado ruivo tingido

Confira dicas sobre como cuidar de cabelo cacheado ruivo: como retocar a raiz, como clarear o ruivo, manutenção e tratamentos.

Visto que cabelos cacheados naturalmente possuem certas características que se evidenciam quando submetidos a processos químicos como coloração e/ou descoloração, julgo válido criar um tópico aqui no nosso Guia do Cabelo Ruivo especialmente dedicado a retoques, tratamentos e manutenção de cabelo cacheado ruivo (obs.: ruivos tingindos! Este artigo não é destinado às lindas ruivas naturais…).

Caso você tenha madeixas pitadas de ruivo, porém não possua cabelos cacheados, continue neste artigo, certamente muitas das dicas e alertas lhe serão bem vindos.

 

 

Como cuidar de cabelo cacheado ruivo

Ruivas Cacheadas Como cuidar de cabelo cacheado ruivo acobreado Karina Viega

Antes de sabermos como cuidar de cabelo cacheado ruivo, é necessário termos em mente as características inatas de um cabelo cacheado.

Conforme escrevi em “Onde está a dificuldade em cuidar dos cabelos cacheados.” : Cabelos cacheados SÃO volumosos, assimétricos, ressecados e delicados. Tais fatores SÃO características, NÃO são defeitos. A dificuldade em cuidar dos cachos existirá a partir do momento em que se desvirtua a equação e passa-se a encarar algo que caracteriza como algo que problematiza. Dessa forma origina-se a não aceitação e a busca incessante por corrigir o que não requer correção e sim cuidados adicionais.

Dentre todos os fatores que caracterizam os cabelos cacheados, um em específico é o responsável por tornar os fios cacheados como são. Exatamente este fator será o protagonista na questão cuidados para com cabelo cacheado ruivo: a porosidade capilar.

Por que a porosidade capilar afeta os cuidados de um cabelo cacheado ruivo tingido?

Devido ao formato espiralado dos cachos, os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo não conseguem se espalhar ao longo dos fios. Tais óleos configuram uma proteção natural à camada de cutículas da fibra capilar. Tal proteção atua em, no mínimo, três vias:
I) ajudando a manter na fibra capilar as substâncias essenciais para a saúde dos cabelos (água, lipídeos, pentoses, glicogênio, ácido glutâmico, aminoácidos, etc);
II) protegendo os fios contra agressões externas (vento, poeira, sol, poluição, etc.) e também contra danos mecânicos (manuseio indevido, presilhas, pentes, etc.);
III) lubrificando a fibra capilar, fato que reduz os danos acarretados pela fricção entre os próprios fios e entre os fios e demais superfícies (fronhas de travesseiro, toalhas, etc.).

Em suma, a camada de óleo produzida pelo couro cabeludo previne a porosidade da fibra capilar. E o grau de porosidade dos fios determina como o cabelo irá reagir aos processos químicos e também aos tratamentos capilares.

Grosso modo, porosidade capilar diz respeito à capacidade de absorção e retenção de água dos fios, ela surge quando a camada externa da fibra encontra-se fragilizada ou danificada e é caracterizada pelo desalinhamento, abertura excessiva e/ou rupturas (buracos) entre as cutículas que formam essa camada. Assim sendo, quanto mais poroso for o cabelo:
- maiores serão os danos acarretados pela coloração;
- menores/menos duradouros serão os efeitos dos tratamentos;
- maior será o grau de desbotamento da cor, pois os pigmentos não conseguem se manter fixados por muito tempo entre cutículas escancaradas.

Já que a fibra capilar de um cabelo cacheado por natureza possui mais cutículas do que a de cabelos lisos e, devido ao seu formato espiralado, não possui a proteção do óleos produzidos pelo couro cabeludo, os fios encaracolados são naturalmente mais porosos e, por consequência, mais ressecados, frágeis e suscetíveis às consequências listadas acima.

Tenha o nível natural de porosidade capilar dos cabelos cacheados em mente, retomaremos a este assunto diversas vezes ao longo do artigo.

Atualização: TUDO sobre Ruivo Acobreado “Laranjinha”

Que tal conferir em vídeo todas as dicas passadas ao longo deste artigo?

Assista na prática altas dicas sobre cabelo ruivo acobreado no novo vídeo acima. Confira informações sobre mistura de tintas, qual tonalizante escolher, como tonalizar, como retocar a raiz sem danificar os fios, truque para pintar o cabelo sozinha, dicas para pintar a sobrancelha e curar possíveis irritações na pele e muito mais!

O canal do blog no YouTube também novinho, inscreva-se AQUI :)

Como cuidar de cabelo cacheado ruivo antes de retocar a raiz

cabelo cacheado ruivo acobreado como cuidar vintage

Devido ao aumento da porosidade natural dos cabelos cacheados após processos químicos, cabe a nós cacheadas fazermos o possível para evitar que tal aumento se dê em graus elevados, pois isso pode acarretar danos irreversíveis à saúde e formato dos cachos.

Uma dica bacana a se seguir antes de retocar a raiz de cabelo cacheado ruivo é fazer umectação nas madeixas com algum óleo 100% natural. Indico que esta umectação seja feita de um dia para outro, ou seja, caso seu intuito seja retocar a raiz amanhã, aplique o óleo ao logo dos fios antes de dormir evitando a área da raiz a ser tingida e NÃO ENXÁGUE antes do retoque.

O óleo vegetal atuará como uma barreira de prevenção aos danos consequentes de uma coloração, pois mesmo se o retoque da cor for aplicado apenas na raiz (dica de darei no tópico posterior com seus devidos “porquês”), a química que toca o comprimento dos cabelos no ato do enxágue já basta para sensibilizar a fibra capilar.

Uso e indico:
- Óleo de coco extra virgem – à venda em supermercados.
- Umectação de Oliva da Lola Cosmetics – à venda AQUI.
- Óleo de Macadâmia Empório Body Store – Resenha AQUI e à venda AQUI.

Entretanto, lembre-se de que, acima de qualquer dica, um cabelo cacheado ruivo precisa estar saudável antes do retoque! Seu cabelo está ressecado, quebradiço, etc.? Jogue-se nos tratamentos capilares antes de pensar em retocar a cor (saiba mais em “Tratamentos Capilares – Como saber qual seu cabelo precisa”). Afinal, cabelo ruivo bonito é cabelo saudável e, reiterando o que escrevi no parágrafo anterior, mesmo se o retoque da cor for aplicado apenas na raiz a química que toca o comprimento dos cabelos no ato do enxágue já basta para sensibilizar a fibra capilar.

Dica: O bichinho da ruivisse mordeu-lhe e você não aguenta esperar o resultado dos tratamentos para retocar? Tonalize os fios com algumas das máscaras tonalizantes que indicarei logo abaixo, ver a cor do cabelo cacheado ruivo realçada disfarça a vontade de retocar a raiz.

Como cuidar de cabelo cacheado ruivo quando for retocar a raiz – Manutenção da cor

como cuidar de cabelo cacheado ruivo avermelhado

A coloração é um processo químico que atua removendo os grânulos naturais de melanina dos fios ao passo em que deposita pigmentos artificiais.

Os grânulos de melanina encontram-se no córtex dos fios, protegidos por uma fina (porém vital) camada de sebo e cutícula. A fim de retirar a melanina dos fios para que novos pigmentos sejam depositados, o processo de coloração tem que romper e abrir tal camada. Resultado: cabelos cacheados, os quais já são deficientes em oleosidade natural, perdem o pouco óleo que naturalmente lhes resta ficando sem a proteção, sem a elasticidade e sem o “selamento” proporcionados pelo sebo essencial dos cabelos. E o que acontece quando se alia falta de óleos e defasagem de cutículas? Aumenta-se o grau de porosidade da fibra.

Embora os pigmentos artificiais consigam preencher temporariamente os “buracos” da fibra capilar doando o falso aspecto de um cabelo brilhoso e saudável, quanto maior for o grau de porosidade, maior será o nível de desbotamento da cor, principalmente se o pigmento em questão for avermelhado ou acobreado, pois as partículas de pigmentos que dão o efeito das nuances são maiores do que os pigmentos da cor base. Exemplo: numa tintura 8.4 os pigmentos relativos ao reflexo/nuance “4” são maiores e consequentemente mais difíceis de fixarem entre as cutículas dos fios, principalmente em fios porosos. Por isso cabelos ruivos desbotam rápido. Por isso cabelos ruivos cacheados desbotam ainda mais rápido.

Portanto, todo o processo de retoque e manutenção da cor de cabelos cacheados ruivos requer atenção extra para evitar um aumento no grau de porosidade capilar. Visando evitar este aumento, as seguintes medidas podem ser adotadas:

  • Demorar o máximo possível para retocar a raiz – Quando o bichinho da ruivisse morde, um milímetro crescido de raiz transforma-se em quilômetros aos olhos. Mas segurem-se o máximo possível, cabelo ruivo bonito é cabelo ruivo saudável. Os fios cacheados demandam maior tempo de pausa e cuidados para se recuperarem da coloração. Ademais, a raiz crescida das ruivas cacheadas demora até realmente sobressair-se, afinal, o volume e formato dos cachos escondem a raiz. O ideal é que o retoque de cabelo cacheado ruivo seja feito de dois em dois meses. Contudo, caso você não consiga se segurar, tente ao menos pausar 45 dias entre os retoques.
  • Retocar APENAS a raiz – Aqui entra um típico caso de “façam o que eu digo, não façam o que faço”. Sei que nos dois artigos onde lhes mostrei meu retoque do ruivo (com o 8.4 da Yellow AQUI e com a mistura C.Kamura 7.40 + 8.3 AQUI – Obs: já retoquei umas 8 vezes desde que fui mordida pelo bicho da ruivisse e só agora atingi o ruivo dos sonhos, tem foto AQUI e breve publicarei o como-fiz) apliquei a tintura no cabelo todo. Mas isso é errado! Galera, cabelo para mim é instrumento de trabalho, gasto muito tempo para cuidar dos meus cabelos e gastaria muita grana se produtos não me fossem enviados por assessorias de imprensa. Isso não é real! No corre-corre cotidiano 99% das mulheres não podem dispor de tanto tempo para cuidar das madeixas. Logo, o ideal é prevenir danos, não remediá-los. Visando a prevenção, o retoque de cabelo cacheado ruivo deve ser executado de forma a não interferir ainda mais na porosidade capilar, fato que tende a causar enfraquecimento e ressecamento extremo dos fios. Aplique a tintura apenas na raiz, não puxe-a pelo comprimento dos fios, isso danifica a fibra mesmo quando o tempo de pausa for de apenas 10-15 minutinhos.

“Ka, mas quando aplico a tinta apenas na raiz a cor fica desigual…”

Sim, meninas, provavelmente a cor da raiz retocada ficará bem mais intensa do que a cor do comprimento. Para resolver esta situação basta aplicar algum tonalizante sem amônia em creme (como Keraton, C.Kamura, Henna em creme, etc.) no cabelo inteiro logo após retocar a raiz, o tonalizante dará conta de uniformizar a cor dos cabelos desde que o tom escolhido seja condizente com a tintura. Ex: para ruivos avermelhados, escolha tonalizantes vermelhos; para ruivos acobreados, escolha tonalizantes cobres; para ruivos alaranjados, escolha tonalizantes laranjas (como tintas fantasia, diluídas com creme branco ou não dependendo de sua intenção); para loiros acobreados, dilua o tonalizante cobre com algum creme branco, ou misture o cobre com dourado, ou utilize máscaras tonalizantes acobreadas (ou “laranjinhas”, como a máscara tonalizante Garota Veneno da Lola Cosmétics).

“Ka, mas fazendo assim a cor irá desbotar mais rápido…”

Depende. Depende do grau de porosidade do seu cabelo, depende do tempo pausado com o tonalizante na cabeça, depende de sua rotina de cuidados capilares. Cabelos cacheados ruivos são mais porosos, isso significa que qualquer tipo de pigmento irá desbotar mais rápido. Em contrapartida, também significa que os fios ficarão mais saturados de pigmentos do que em cabelos com baixa porosidade.

Ademais, tonalizantes em creme, hena em creme e máscaras tonalizantes são excelentes tratamentos para as madeixas. Portanto, você pode aplicar este tipo de produto sempre que achar necessário reavivar o tom do ruivo.

tonalizantes em creme para ruivas ruivo acobreado

Super indico:
– Máscara tonalizante Garota Veneno da Lola Cosmetics para ruivos acobreados – à venda AQUI.
– Máscara tonalizante Moulin Rouge da Lola Cosmetics para ruivos avermelhados – à venda AQUI.
– Máscara Tonalizante Semi Permanente Lola Colors (esta não testei, mas dizem que é boa) da Lola Cosmetics para ruivos com tons fantasia como vermelho e laranja – à venda AQUI.
– Keraton Banho de Brilho da Kert. Veja as tonalidades e onde comprar AQUI.
– C.Kamura Color Intense Tonalizante sem Amônia nas cores Conhaque (cobre avermelhado) e Cobre (ruivo) – onde há à venda, alguém sabe?
– Henna em Creme Surya na cor Cobre – à venda AQUI.
Obs: Estou indicando apenas lojas onde já comprei e confio.

 

 

Como cuidar de cabelo cacheado ruivo quando for clarear o tom de ruivo

Ruivas Cacheadas – Como cuidar de cabelo cacheado ruivo acobreadoTodas nós já estamos carecas de saber que tintura não clareia tintura. Logo, caso você queira clarear seu tom de ruivo, será necessário descolorir e/ou aplicar algum processo de remoção da cor como Soap Cap ou Decap Color, tais processos são basicamente uma “descoloração leve”, mas não deixam de ser descoloração. Conforme escrevi em “Como platinar cabelos cacheados”:

Para clarear as madeixas, a química descolorante precisa atuar diretamente no córtex do fio (“corpo” real da fibra capilar, o qual é formado por células queratinizadas e representa 90% da massa do cabelo), pois é no córtex onde se encontram os grãos de melanina que dão cor aos cabelos. Seria excelente se a descoloração retirasse apenas a melanina dos fios. Mas o descolorante não é um camarada inteligente, ele sai carregando ralo abaixo muito além das partículas de cor. As proteínas vitais para saúde dos fios também são lesadas na descoloração, por isso o cabelo descolorido perde massa capilar e torna-se mais frágil e fino do que normalmente é. A tendência natural do cabelo cacheado é de ser relativamente mais fino e, por conseguinte, mais frágil. Logo, imaginem o tamanho enfraquecimento dos fios cacheados após a descoloração. Atentem-se a isso! O enfraquecimento pode sensibilizar seus caracóis ao ponto do medo. Medo de lavar, medo de prender, medo de pentear, medo/medo/pânico de escovar, etc e tal. Por vezes achei que meu cabelo quebraria ao vento.

Escrevi o parágrafo acima há tempos e ele ainda continua válido. Lembram-se de que para cuidar de um cabelo cacheado ruivo é necessário evitar qualquer procedimento que possa aumentar o grau de porosidade da fibra? Então, a descoloração é o vilão da porosidade.

Sendo assim, para clarear o tom de cabelos ruivos cacheados a forma menos danosa é por meio de clareamento progressivo via mechas. Ademais, ao lavar o descolorante dos cabelos, apenas a porção que toca nos fios não mechados já dá conta de remover parte dos pigmentos cobres ou avermelhados que ali estão.Ruivas Cacheadas – Como cuidar de cabelo cacheado ruivo acobreado

Dica: Mechas bem fininhas executadas com um pente de mechas são ótima alternativa para clarear o ruivo de cabelos cacheados. Para cabelos lisos o ideal são mechas no papel, pois o pente pode “manchar” o cabelo (efeito que não aparece em cabelos cacheados).

Logo após a descoloração, ao invés de tingir novamente os cabelos com uma tintura ruiva de base mais clara, recomendo tonalizar com algum dos tonalizantes em creme listados no tópico anterior. Devido à porosidade dos cabelos cacheados, os fios possuem potencial de saturação apenas com tonalizantes em creme. E assim menos um processo químico entrará para seu histórico capilar.

Como cuidar de cabelo cacheado ruivo – Tratamentos

Ruivas Cacheadas – Como cuidar de cabelo cacheado ruivo acobreado

Muito já foi falado sobre tratamentos para cabelos cacheados aqui no A,b!, deixarei uma guia de leitura com artigos que podem ajudar a cuidar dos cabelos cacheados ruivos e apenas irei ressaltar o seguinte ponto:

Tenha cuidado extra no processo de lavagem dos fios!

Se você não é adepta do No Poo ou Low Poo, ao menos adote um shampoo sem sulfatos e intercale lavagens com shampoo e co-wash (técnica de higienização capilar na qual um condicionador livre de silicones e petrolatos é utilizado no lugar do shampoo). É exatamente a escolha do método de higienização que determinará o desbotamento da cor e o controle de porosidade do fio, fato que, conforme conversamos no início deste artigo, incide diretamente sobre a intensidade e permanência dos tratamentos capilares aplicados.

Para manter a saúde dos fios e, de quebra, tratar a porosidade das pontas, manter a cor e ter mais Days Atfer, assista ao vídeo abaixo!

A meu ver, toda ruiva cacheada deve ter ao menos um dos itens abaixo ou equivalentes:
- No Poo Deva Curl – à venda AQUI e AQUI
- Yamasterol – à venda em farmácias
- Creoula Creme de Pentear e Co-wash Cachos Perfeitos Super 1kg da Lola Cosmetics – à venda AQUI
-Condicionador Curl Co-Wash da Ouidad – à venda AQUI

Agora, vá aos seguintes artigos linkados para saber:

 

E você, como faz para cuidar de cabelo cacheado ruivo?

Espero que tenham gostado do artigo! Qualquer dúvida, sugestões de cuidados, sugestões de temas para matérias, etc., basta comentar.

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

Loja Dermabox

comments

14 comentários on Ruivas Cacheadas – Como cuidar de cabelo cacheado ruivo tingido

  1. eva medeiros
    9 de março de 2015 at 15:16 (776 dias atrás)

    Sou louca para ter cabelos acobreados, exataente da cor de sua ultima foto, que segundo vc foi C.Kamura, 7.4 + 8.4, tenhos cabelos castanhos, como usei dekapcolor eles estão no tom 6, mais raiz totalmente branca, vc acha que esta mistura daria para cobrir os brancos=?

    Responder
    • Karina Viega
      29 de março de 2015 at 7:49 (756 dias atrás)

      Eva, depende da marca da tintura. Geralmente tinturas profissionais dão conta de cobrir brancos sim ^^
      Faça o teste de mecha!
      beijoss

      Responder
  2. Isabela
    9 de março de 2015 at 23:22 (775 dias atrás)

    Oi, queria saber um tom de tinta que mais se parece com o cabelo da Lily Collins no filme Os Instrumentos Mortais, é um castanho com pigmentos ruivo (ou cobre), queria muito conseguir esse tom. Tenho o cabelo castanho médio-claro, mas queria só passar em duas mechas brancas que tenho, que haviam cores fantasia. Obrigada.

    Responder
    • Karina Viega
      29 de março de 2015 at 7:47 (756 dias atrás)

      Isa, o ideal é procurar um profissional para avaliar sua cor e poder indicar o tom correto a ser usado ;)

      Responder
  3. Cléo Santiago
    15 de março de 2015 at 10:56 (770 dias atrás)

    Ká, adorei o post! Tenho o cabelo naturalmente ondulado e, desde que me tornei ruiva, conheci rotinas de low poo e fiquei mais a vontade para largar a progressiva e deixar minhas ondas se soltarem. É trabalhoso, mas vale a pena :)
    Beijos

    http://www.entreespelhosecabides.com

    Responder
    • Karina Viega
      16 de março de 2015 at 10:25 (769 dias atrás)

      Obrigada, Cléo!
      Verdade, embora dê trabalho no início, o resultado é maravilhoso ^^
      Beijoss

      Responder
  4. Carolina
    2 de maio de 2015 at 11:08 (722 dias atrás)

    Olá…. Gostaria de saber se essa Henna creme Surya,não é aquela que se a gente passar , não pode passar mais tinta e fica escrava dela por causa da Química incompatível com as outras???

    Responder
    • Karina Viega
      4 de maio de 2015 at 6:32 (720 dias atrás)

      Carol, não, pelo contrário! A Henna Surya em creme é uma solução beeem levinha de henna + óleos + corantes naturais, assim ela acaba sendo um excelente tratamento para os cabelos e é compatível com qualquer química ^^
      Mas certifique-se de que seja a Henna em creme, pois a em pós pode causar isso que você comentou…
      Beijos mil

      Responder
  5. Clarissa
    1 de julho de 2015 at 12:02 (662 dias atrás)

    AMO seu cabelo e é meu sonho pintar dessa cor, só que meus cachos são mt diferentes dos seus, são mt ressecados e pouco definidos. Tenho medo de quando passar a tinta eles abram todos e fiquem aquela coisa feia esticada e mais definida só na raiz :(

    Responder
    • Karina Viega
      7 de julho de 2015 at 9:32 (656 dias atrás)

      Clarissa, obrigada!
      Amore, você precisa ir num profissional para ele avaliar seu cabelo e fazer o teste de mecha, é o único meio de saber sem correr riscos ^^
      Beijos mil!

      Responder
  6. Bia
    23 de julho de 2015 at 15:50 (640 dias atrás)

    amei a cor, cabelo lindo ;)

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>