O que é e como tratar ressecamento localizado e Scab Hair: O Guia

Certas partes do seu cabelo são mais ressecadas do que as outras? Suas madeixas possuem áreas bem rebeldes? Você não consegue definir os cachos de forma satisfatória ao redor de toda a cabeça? Relaxe, pois seus problemas acabaram! Ou não, mas por certo as dicas abaixo lhe ajudarão a amenizar o ressecamento localizado e/ou o Scab Hair.

Hoje iremos cutucar (e, quem sabe, tratar) uma ferida aberta na cabeça de muitas mulheres: ressecamento localizado e scab hair.

Além de explicar o que são tais mazelas capilares, também irei dividir com vocês dicas e truques para tratar, amenizar, mascarar e modelar essas partes difíceis de lidar.

OBSERVAÇÃO: Meninas, tendo em vista que este artigo foi composto para ser um “Guia do Ressecamento Localizado” (ou seja, uma espécie de “Manual” sobre o assunto), e que o tema possui diversas variáveis e particularidades, não há como deixar de compor um post longo. Ademais, como já lhes falei, gosto de concentrar o máximo possível de dados num único lugar para que vocês não precisem abrir dezenas de blogs a fim de reunir um montante considerável de informações. Não sei vocês, mas eu acho muito chato ter que sair catando milho pela web a fim de aprender sobre um único assunto. Enfim, artigo longo, porém bem rico!

Pretendo fazer um resumo deste post em vídeo no canal no YouTube, o que vocês acham?

 

Comecemos com as definições:

Ressecamento localizado e Scab Hair como tratar e causas

O que é ressecamento localizado e como é causado?

O termo já é bastante autoexplicativo, não? Ressecamento localizado consiste exatamente em determinadas áreas do cabelo as quais são ou estão mais ressecadas do que as demais. Tal característica pode ser causada por inúmeros fatores que destroem a integridade do fio, ou a saúde do couro cabeludo, ou ambos. Entre eles:

- Submissão a ações mecânicas como manuseio indevido dos fios, atrito entre o cabelo e outras superfícies de textura não delicada (fronhas de travesseiro e toalhas felpudas), penteados constantes, adereços de cabelo como elásticos e presilhas (meninas, nossa aparentemente inofensiva xuxinha é um lobo em pele de cordeiro, ela é uma assassina em série de cabelos, cuidado!), desembaraçar os fios sem o devido carinho, e coisas do gênero;

- Incidência constante e desprotegida de objetos e procedimentos modeladores como babyliss, chapinha, escovação e até mesmo nosso tão querido difusor pode acarretar danos à fibra capilar e ao couro cabeludo quando usado com constância em temperaturas elevadas;

- Procedimentos químicos como colorações e descolorações e também de modificação estrutural como alisamentos, permanentes e relaxamentos;

- Uso prolongado de extensões capilares (apliques, mega hair e até mesmo perucas – Ok, aqui no Brasil as mulheres não tem tanto o costume de utilizar perucas quanto percebemos no exterior) e de acessórios que ficam em contato direto com o couro cabeludo (chapéus, bonés, turbantes apertados, etc.);

- Ação de fatores ambientais como exposição não precavida a raios solares, poluição, variações climáticas, mudança de umidade no ar etc. Por isso é tão comum que pessoas desenvolvam ressecamento localizado ao viajar ou mudar para lugares cujo clima seja diferente de sua terra natal;

- Fatores psicossomáticos (variações hormonais e períodos de stress, ansiedade ou depressão) ou maus hábitos alimentares;

- Ou, simplesmente, configuração natural do cacho. Naturalmente possuímos fios de diferentes texturas na mesma cabeça, por isso pode ser tão complicado para grande parte das meninas de cabelos cacheados categorizar seus cabelos em tipos pré-estipulados como a divisão em 2, 3 ou 4 com subtipos a, b,c, d, e, f, z, eticeteras do Naturally Curly.

O que é Scab Hair e como é causado?

O site Natural Hair Care News nos dá a definição mais famosa e comumente aceita de Scab Hair: “Scab Hair (nota: a meu ver, a tradução de “scab hair” que mais se encaixaria em nossa língua de forma denotativamente inteligível é “Cabelo em Cicatrização”, pois o verbo “to scab” significa cicatrizar, formar ou criar crosta, e também burlar/furar uma greve) é o cabelo natural – novo, em crescimento – que se encontra danificado devido ao uso de relaxantes químicos os quais tenham acarretado danos ao couro cabeludo. Com base nas alterações de nossos folículos pilosos oriundas do uso regular de produtos químicos relaxantes e/ou alisantes, o cabelo que cresce pós a interrupção de tais produtos estará malformado ou danificado, desta forma o fio em crescimento nesta fase será mais delicado, fino e ressecado. Pode demorar um pouco para que a parte não danificada do cabelo comece a crescer de um couro cabeludo submetido a anos de danos químicos.” – Livre tradução, texto original AQUI.

Contudo, “Scab Hair” não é um termo cientificamente comprovado, mas sim algo em comum experienciado por várias cacheadas em processo de transição.

Segundo o artigo “Finally, the truth about scab hair” do Naturally Curly (AQUI), cacheadas em transição têm especulado sobre a possibilidade de que tratamentos químicos poderiam de alguma forma prejudicar abaixo da superfície do couro cabeludo. Com nenhum dado comprovado para apoiar tais especulações, os especialistas têm desmascarado esta teoria.

Ao discutir a verdade sobre o Scab Hair com a Tricologista Dr. Linda Amerson, ela afirma “Não há tal coisa.”. No entanto ela explica o que poderia estar acontecendo com aquilo que chamam de Scab Hair, e, aparentemente, tem tudo a ver com a condição do couro cabeludo: “O cabelo cresce de dentro para fora e a melhor maneira de alimentar o couro cabeludo para obter um cabelo saudável é através de uma dieta saudável. Contudo, o couro cabeludo pode ser danificado conforme suas escolhas acerca do tipo de tratamento para com os cabelos e, em alguns casos, por causa de produtos químicos quando aplicados com frequência demasiada e/ou de forma indevida, resultando assim em distúrbios do couro cabeludo os quais podem afetar a textura do ‘cabelo de entrada’”.

Em outras palavras, não é simplesmente o uso de produtos químicos relaxantes ou alisantes que acarretam a alteração da textura da fibra capilar, mas sim os possíveis danos ocasionados ao couro cabeludo em variados tipos de processos como penteados apertados, extensões, colorações, etc.

Ou seja, não existe uma “parte boa” do fio esperando para sair de um folículo capilar danificado, pois o fio se forma em tal folículo. O que existe é exatamente um couro cabeulo que precisa de mais carinho e tratamentos a fim de que os folículos pilosos possam se renovar naturalmente de forma saudável. E então sim haverá o crescimento de fios menos danificados.

Kah-Noa, produtos para No e Low Poo

Como tratar ressecamento localizado e “scab hair” – O Guia

Ressecamento localizado e Scab Hair como tratar e causas

Juntando ambas as definições acima, irei falar “ressecamento localizado” ao logo do artigo intuindo também englobar no termo o Scab Hair, pois todo “scab hair” se enquadra na categoria de ressecamento localizado, mas nem todo ressecamento localizado é scab hair. Há pessoas que nunca efetuaram nenhum tipo de química de modificação estrutural, nem mudanças drásticas de coloração, nem possuem o couro cabeludo danificado (fatores que caracterizam o scab hair) e mesmo assim possuem ressecamento localizado afinal, conforme já mencionei, a causa de ressecamento localizado pode ser a configuração natural do SEU tipo de cacho, a incidência indevida de ações mecânicas e/ou de fatores externos ambientais que danificam a integridade da estrutura da fibra ou do couro cabeludo – fato que consequentemente alterará a estrutura do fio.

Tendo em vista as similaridades de tratamentos (embora as causas possam ser distintas), ao falar “ressecamento localizado”, automaticamente iremos também abordar o tão polêmico “Scab Hair”.

Quais áreas do cabelo geralmente sofrem com ressecamento localizado?

Meninas, isso é bem particular e varia bastante de cabeça a cabeça. Entretanto posso citar as áreas do cabelo que comumente são mais propensas ao ressecamento localizado: Topo da cabeça, nuca e áreas ao redor da testa.

Há como curar ressecamento localizado e scab hair?

Bom, meninas, aqui entra a questão: cabelo é tecido morto, ele não se regenera, o que se regeneram são os folículos pilosos (por isso perdemos tantos fios de cabelo por dia e não ficamos carecas, afinal, fios novos estão em constante crescimento). Caso ocorram danos à fibra, apenas podemos tratar e amenizar o aspecto do comprimento já danificado por meio da constância dos tratamentos, assim também evitamos futuro danos tanto em novos fios quanto no couro cabeludo. Mas há algumas variações:

1 – Caso o ressecamento localizado se dê por interferência externa (manuseio indevido, penteados, fatores ambientais e processos químicos que não tenham danificado o couro cabeludo): Há como amenizar e tratar a parte do cabelo já alterada e prevenir que a parte do fio que vier a crescer também sofra com ressecamento localizado.

2 – Caso o ressecamento localizado seja um retrato do sua variação natural no padrão dos cachos: há como amenizar e tratar o aspecto, mas não há como mudar o padrão do fio apenas com tratamento, o fio apenas mudará seu padrão de forma natural por mudanças que vierem de dentro para fora como variações hormonais.

3- Caso o ressecamento localizado seja consequência de um couro cabeludo danificado: há como tratar do couro cabeludo, amenizar o aspecto do fio já crescido e esperar até os folículos se renovarem naturalmente;

4 – Caso o ressecamento localizado seja acarretado por alterações hormonais: há como amenizar o aspecto do fio já afetado e o real tratamento se dará com acompanhamento médico.

Agora, aposto que muitas estão fazendo a grande pergunta:

“Kah, como saber se o ressecamento localizado de meu cabelo tem como causa um couro cabeludo danificado, ou alteração hormonal, ou diferença no padrão de cacho, ou apenas danos advindos de maus tratos capilares?”

Gente, tal tarefa parece difícil. E realmente é complicadinha. Porém com devidas doses de dicas e percepção pessoal há como encontrarmos esta resposta. Caso não encontremos sozinhas, sempre podemos recorrer à ajuda de profissionais em tricologia, dermatologia ou, em casos menos comuns, endocrinologia. Vamos às dicas:

A – Você nunca realizou nenhum tipo de química capilar (nem coloração, descoloração, tampouco relaxamento), tem uma rotina de cuidados capilares e mesmo assim apresenta ressecamento localizado? Então provavelmente o ressecamento localizado de seu cabelo advém da variação natural do seu padrão de cacho e/ou da junção da variação do padrão com manuseio excessivo, atrito com superfícies e exposição a agentes ambientais externos como sol, poluição, umidade, etc.

B – Você nunca teve ressecamento localizado e começou a ter após fazer procedimentos como colorações ou descolorações? Bom, provavelmente a causa advém exatamente de tais procedimentos.

C – Você nunca teve ressecamento localizado, não alterou sua rotina de cuidados capilares, não mudou para uma cidade cujo clima diverge do clima de sua terra natal, nem submeteu as madeixas a nenhum tipo de químicas? Provavelmente o ressecamento localizado de seu cabelo pode ser oriundo de alterações hormonais, má alimentação ou fatores psicossomáticos como stress e depressão. Neste caso, somente um médico poderá lhe orientar com total eficiência e as dicas ao longo deste artigo apenas irão lhe ajudar a amenizar o aspecto do fio já afetado.

D – Você está em processo de transição capilar (o momento entre deixar de usar químicas relaxantes ou alisantes e obter o cabelo completamente natural ), e/ou realizou o Big Chop (corte radical para retirar a parte dos fios com química)? Então provavelmente seu couro cabeludo foi danificado e por isso os novos fios estão crescendo com alteração em sua estrutura, fenômeno chamado de Scab Hair . Neste caso, as dicas ao logo deste artigo irão lhe ajudar a amenizar o aspecto das áreas com ressecamento localizado e a tratar do couro cabeludo para que os folículos pilosos possam se renovar gerando assim fios novos e saudáveis.

Técnicas para amenizar e tratar o Ressecamento Localizado (e também o Scab Hair) a partir do couro cabeludo

Para ter um crescimento saudável dos cabelos, é necessário que a raiz esteja saudável. Independentemente de seu couro cabeludo estar ou não danificado, prevenir é sempre melhor do que remediar. Em suma, há duas maneiras de tratar o couro cabeludo: com aplicações de tratamentos tópicos (externos) e de “dentro para fora”.

  • 1 – Tratamentos externos para o couro cabeludo: massagens com óleos vegetais!

A massagem por si só já ajuda a melhorar a circulação sanguínea do couro cabeludo, porém certos óleos possuem propriedades que atuam sobre a manutenção ou tratamento do couro cabeludo (indicações abaixo). Massgear o couro cabeludo no mínimo duas vezes por semana irá induzir a renovação dos folículos pilosos, fato extremamente benéfico para quem está passando pelo chamado “scab hair” e também para quem deseja evitar que o ressecamento localizado se perpetue pelo crescimento dos fios.

Dica: Caso seu couro cabeludo seja oleoso e com tendência à caspa, misture algumas gotas de óleo de Tea Tree (óleo de melaleuca) ao outro óleo escolhido. Não indico o uso do óleo de Tea Tree puro no couro cabeludo, pois ele é altamente adstringente e antisséptico, característica que pode acarretar ressecamento demasiado do couro cabeludo.

Atualização Fev/2016: Quer aprender a fundo como usar óleos vegetais graxos e óleos essenciais na sua rotina diária de beleza e bem-estar? Acompanhe a série “Aromaterapia para Iniciantes”! Novo vídeo da série toda sexta-feira no canal – Inscreva-se AQUI.

Óleos para tratamentos do couro cabeludo que uso (ou já usei) e indico:

Ressecamento localizado e Scab Hair como tratar óleos para couro cabeludo

-Óleo de coco palmiste Dr. Laszlo 100% vegetal (Resenha MEGA completa AQUI) – Em suma, mantém o couro cabeludo saudável por ter propriedades antifúngicas e antibacterianas, atua contra caspa e desobstrui os folículos pilosos, melhora a circulação sanguínea do couro cabeludo, estimula o crescimento e evita a queda capilar devido a presença do ácido láurico e sua elevada afinidade para com as proteínas do cabelo e do bulbo, fortalecendo assim os fios da raiz às pontas. À venda AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom “ACORDABONITA”. 

-Óleo de Coco Orgânico Finococo – Praticamente idêntico ao óleo de coco palmiste (porém o palmiste advém da semente da palma e é sem cheiro, eis aí a única diferença). À venda AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom “ACORDABONITA”. 

- Óleo de Tea Tree Laszlo, à venda AQUI e receitas de como usar AQUI.

-Óleo Essencial de Tea Tree By Samia, à venda AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom “ACORDABONITA”. 

-Óleo Essencial de Tea Tree Herbia, à venda AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom “ACORDABONITA”. 

- Óleo de Hortelã Pimenta Laszlo (EXCELENTE tônico capilar! – receita AQUI), à venda AQUI.

-Água Floral de Tea Tree da Herbia – Ideal para quem possui cabelo e couro cabeludo bastante oleoso, a água floral de Tea Tree possui todas as propriedades do óleo, porém em textura aguosa bem leve. Basta borrifar apenas no couro cabeludo antes de dormir. Resenha AQUI e à venda AQUI com 10% de desconto ao utilizar o cupom “ACORDABONITA”.

  • 2 – Tratamentos orais para o couro cabeludo:

Boa alimentação. Simples assim e sem segredos. Uma alimentação equilibrada irá refletir diretamente sobre a saúde de sua pele e couro cabeludo. Caso você ache necessário, há suplementos alimentares direcionados à manutenção da saúde de cabelos, pele e unhas. Não irei indicar, pois isso é algo bem delicado. Vá à algum endocrinologista, nutrólogo ou dermatologista, eles poderão lhe orientar sobre suplementação alimentar.

Como tratar ressecamento localizado ao longo do comprimento dos fios – 10 passos de ouro!

A palavra em cheque aqui será “óleo vegetal”; e a ação suprema será atenção localizada. Observem:

  • 1 – Antes de dormir: sempre aplique algum óleo vegetal exatamente na área onde se encontra o ressecamento localizado e/ou o scab hair. Não precisa ser uma quantidade muito grande nos dias que não antecedem dias de lavagem, mas teste fazer assim todos os dias até que o ressecamento seja amenizado. Certos óleos possuem extrema afinidade para com os fios, fato que os faz ser “sugados” praticamente por completo nas áreas mais ressecadas/danificadas da fibra.

SUPER DICA: Visto que óleos irão atuar sobre a porosidade da fibra capilar, porém não irão repor água dos fios, borrife um pouco de bepantol líquido ou água termal na área do cabelo onde o óleo será aplicado ANTES da aplicação. Borrife, espere uns 10 minutos e então sim aplique o óleo vegetal escolhido. Desta forma você terá atuação em duplo sentido: contra ressecamente + contra porosidade.

Óleos para umectação capilar que uso (ou já usei) e indico:

Ressecamento localizado e Scab Hair como tratar óleos para tratamento capilar

- Óleo de coco palmiste Dr. Laszlo 100% vegetal (Resenha MEGA completa AQUI) – Sim, meninas, ele é tão versátil que além de tratar o couro cabeludo, também trata o comprimento dos fios com extrema eficiência! O Óleo palmiste atua contra ressecamento, enfraquecimento e porosidade, sua estrutura linear e baixo peso molecular faz com que o óleo de coco palmiste (assim como o óleo de coco comum) possua extrema afinidade para com as proteínas do da fibra, conseguindo efetivamente penetrar e se aderir às cutículas dos fios propiciando cabelos mais fortes, macios e menos porosos. Ademais, o ácido linoleico presente no óleo de coco palmiste atua sobre a manutenção da elasticidade e hidratação capilar. O ácido oleico também presente neste óleo promove fios mais encorpados e fortes. À venda AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom “ACORDABONITA”. 

- Óleo Vegetal de Castanha do Brasil Laszlo – 100% puro e natural. Auxilia na recuperação de cabelos danificados. Intensifica a cor de cabelos escuros e traz luminosidade. Dá resistência e força aos fios. À venda AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom “ACORDABONITA”. 

- Óleo Vegetal de Gergelim Laszlo – 100% puro e natural. Evita a queda capilar. Hidrata e doa maciez aos cabelos. Auxilia a regredir o processo de esbranquecimento. À venda AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom “ACORDABONITA”. 

- Óleo Vegetal de Coco Orgânico Finococo – Benefícios e composição de ácidos praticamente idênticos ao Óleo de Palmiste (saiba TUDO sobre AQUI). À venda AQUI.

  • 2 – Antes de lavar: proteja a área com ressecamento localizado com algum óleo vegetal.
  • 3 – Ao lavar: Opte por shampoos bem leves, de preferência sem sulfatos, ou algum higienizador em creme. Co-wash (lavagem com condicionador) também é uma excelente opção. Caso você não consiga lavar o cabelo apenas por meio de Co-Wash, intercale! Faça uma higienização com shampoo, na próxima utilize a técnica de co-wash, depois volte ao shampoo e por aí vai.

Shampoos sem sulfatos que uso e indico para o tratamento de ressecamento localizado:

Ressecamento localizado e Scab Hair como tratar shampoos sem sulfatos orgânicos

- Shampoo Orgânico Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba (PERFEITO!) – Resenha AQUI e à venda AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom “ACORDABONITA”. 

- Shampoo Orgânico de Andiroba Arte dos Aromas (PERFEITO!) – Resenha AQUI e à venda AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom “ACORDABONITA”. 

- Shampoo Orgânico Surya Brasil Sapien Women (PERFEITO!) – Resenha em breve e à venda AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom “ACORDABONITA”. 

- Shampoo Cachos Perfeitos Lola Creoula – Resenha AQUI e à venda AQUI (5% de desconto ao utilizar o cupom “ACORDABONITA”).

- No Poo Deva Curl – Meu querido, já falei bastante sobre ele na tag Deva Curl AQUI e à venda AQUI (5% de desconto ao utilizar o cupom “ACORDABONITA”).

- No Poo Deva Care – É a versão de embalagem branca da Deva, infelizmente não tem no Brasil, mas dá para importar com segurança AQUI. Ele é maravilhoso! A diferença é que ele contém mais ativos emolientes do que o No Poo “verde” e também o anfótero cocoamidopropil betaína, o qual consegue remover silicones dos fios. Leia o artigo “No Poo Deva Care: Versão Mais potente de Deva Curl”.

- Shampoo Oro Argam Monoi da Bioderm – Resenha AQUI e à venda AQUI.

  • 4 – Ao aplicar máscaras de tratamento: comece a aplicação pelas áreas mais danificadas do cabelo com o processo de enluvamento, massageie bastante tal área por cerca de 2 minutos. Digo para começar por ela porque o enluvamento querer movimentos repetitivos os quais tendem a cansar nossos braços. Logo, ao começar exatamente pelas áreas mais afetadas com o ressecamento localizado, certificamos que elas terão a devida atenção.

SUPER DICA: indico-lhes que leiam o artigo “Método de hidratação emergencial para cabelos ressecados”, ele se mostra excelente tanto para ressecamento localizado quanto para tratamento dos cabelos por completo!

  • 5 – Após aplicar máscaras de tratamento: assim como falei em no “Método de Hidratação Emergencial”, após enxaguar a máscara de tratamento, retire o excesso de água com as mãos mesmo e aplique algum óleo vegetal exatamente nas partes do cabelo que apresentam ressecamento localizado. Logo após aplique seu condicionador como de costume. Tal ação irá inibir a perda de água e nutrientes das áreas afetadas.
  • 7 – Toalha de algodão ou microfibra: NUNCA utilize uma toalha convencional para secar seus cabelos, pois elas acarretam atrito demasiado e também sugam a hidratação que os cabelos com ressecamento localizado tanto precisam! Opte por toalhas de tecido mais delicado como algodão (camiseta antiga ou flanelas) ou toalhas de microfibra.
  • 8 – Ao modelar/ finalizar os cabelos: As áreas com ressecamento localizado precisarão de maior atenção e, provavelmente, técnicas diferentes de modelagem a fim de que os cachos se definam com maior facilidade e os fios não percam a hidratação ao longo do dia.

Teste a técnica LOC (Liquid, Oil, Cream) nas áreas do cabelo onde se encontram o ressecamento localizado. Esta técnica tende a pesar bastante nos fios, por isso indico a aplicação localizada, mas caso você queira, pode utilizar por todo cabelo sem problemas! Esta técnica consiste em aplicar um óleo vegetal nos fios ANTES do seu leave in ou creme de pentear. Simples assim. Separe a área do cabelo com ressecamento localizado e aplique uma pequena quantidade de óleo sobre os fios ainda úmidos, depois prossiga com sua finalização de costume. Mostrei o passo a passo deste método de finalização no vídeo abaixo, “Como acabar com pontas espigadas + Finalização passo a passo“, só relevem a vergonha e o amadorismo, foi um dos primeiros vídeos do canal

Caso você não se dê com a LOC, separe a área em questão e aplique mais produto de finalização do que de costume.

Caso você tenha testado as dicas acima e seus cachos ainda apresentem dificuldade de definição nas áreas com ressecamento localizado, aplique algum produto de styling (gel, mousse, pomada…) que segure o formato conjuntamente com alguma técnica de modelagem que doe tal formato. Por exemplo, use algum gel mais potente e modele separadamente tais áreas com “dedoliss”

  • 9 – Ao colorir ou descolorir cabelos com ressecamento localizado: Antes de tudo tenha em mente que qualquer coloração irá agravar ainda mais o problema. Contudo, sei que muitas não aguentam ficar sem colorir as madeixas (sou dessas…). Então faça um teste de mecha na parte com ressecamento para ver se seu cabelo irá aguentar. Caso a resposta dos fios seja positiva, aplique a coloração na área com ressecamento localizado por último. Tais partes tendem a ser mais finas e porosas, fato que faz a coloração agir mais rápido do que em partes mais “saudáveis” do cabelo.
  • 10 – Proteção: evite atrito e manuseio excessivo dos cabelos com ressecamento localizado. Para tanto, evite secar os fios com métodos artificiais como difusor, evite pentear demasiada e indevidamente tais áreas, evite prender os cabelos com presilhas apertadas e utilize uma fronha ou touca de cetim ou seda para dormir sem machucar tanto os fios.

E, por fim, tenha paciência e carinho. Ressecamento localizado não é um “problema” tão grande assim. Uma das maiores belezas de cabelos cacheados é exatamente a sua não uniformidade. Quem disse que é preciso ter cachos simétricos ao redor de toda cabeça para que seu cabelo seja bonito? Assuma e descubra!

Espero que este artigo lhes ajude…

Agora, conte-me tudo! Você tem ressecamento localizado ou scab hair? Tem outras dicas para dividir? Tem dúvidas? Testou as dicas deste post? Gostou?

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita
Youtube.com/KarinaViegaAB

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

Loja Dermabox

comments

17 comentários on O que é e como tratar ressecamento localizado e Scab Hair: O Guia

  1. Pri Ribeiro
    18 de junho de 2015 at 12:01 (3197 dias atrás)

    Oi Kah tudo bem? Vi que comentou da água thermal e me surgiu a dúvida se eu posso usar água desmineralizada no borrifador, saberia me dizer? obrigada!

    artigo perfeito e já pintei várias partes dele pra me ajudar no scab hair :*

    Responder
    • Karina Viega
      18 de junho de 2015 at 12:04 (3197 dias atrás)

      Pri, obrigada mesmo!
      Amore, nunca usei, mas acredito que funcionaria tão bem quanto! Conte-me depois se funcionou ^^
      Beijos mil

      Responder
  2. Mary C
    18 de junho de 2015 at 22:59 (3196 dias atrás)

    Oi, Kah! Surgiu-me uma dúvida sobre o Deva Air 360: ele pode danificar/ressecar os cabelos como um secador de mão com difusor? Beijinhos!

    Responder
    • Karina Viega
      23 de junho de 2015 at 14:05 (3191 dias atrás)

      Mary, bom, em tese não, pois não haverá tanto manuseio nem calor direto :)
      Sou louca por um deste!

      Responder
  3. jessica
    25 de junho de 2015 at 0:25 (3190 dias atrás)

    Oi Kah, tudo bem? fiz o BC há pouco tempo e acho q tenho scab hair na nuca e na parte da frente, meus cachos nessas partes são ásperos e não definem por nada!! vou tentar fazer mais umectações, muito obrigada pelas dicas! adoro o blog!
    um beijão

    Responder
    • Karina Viega
      29 de junho de 2015 at 10:56 (3186 dias atrás)

      Jess, obrigada!
      Espero que ajude ^^

      Responder
  4. Daniele
    1 de julho de 2015 at 19:48 (3183 dias atrás)

    Flor, adoro os seus vídeos e a forma como você explica. Mas em todos eles a luz é muito forte e não consigo ver os produtos :/

    Responder
    • Karina Viega
      1 de julho de 2015 at 20:15 (3183 dias atrás)

      Dani, obrigada!
      Eu sei, amor… isso também me incomoda muito!
      Acredita que nem tem lâmpadas? Uso somente a iluminação da janela…
      A maioria das câmeras com foco automático escurece automaticamente ao focar o produto, mas a minha não :/
      Vou testar fazer takes separados dos produtos para depois juntar ^^
      Beijos mil!

      Responder
  5. Ge Dutra
    29 de julho de 2015 at 22:29 (3155 dias atrás)

    Excelente post!
    Tenho ressecamento localizado na região da nuca. Tento amenizar apenas aplicando uma quantidade maior de leave-in mas não obtenho um resultado satisfatório :/
    Vou testar suas dicas!!!

    Obrigada
    Estou adorando o blog!
    Bjs.

    Responder
    • Karina Viega
      27 de fevereiro de 2016 at 13:44 (2942 dias atrás)

      Ge, obrigada!
      Teste e conte-me como foi!
      Beijos mil.

      Responder
  6. Thais
    21 de agosto de 2015 at 20:02 (3132 dias atrás)

    Adoro suas postagens, super completas esclarece todas as minhas duvidas sobre o assunto. Costumo imprimir para ler com calma e tirar duvidas quando não estiver na internet.

    Beijinhos

    Responder
    • Karina Viega
      27 de fevereiro de 2016 at 13:43 (2942 dias atrás)

      Thais, que lindo!
      Obrigada <3

      Responder
  7. Tatiane
    18 de abril de 2016 at 8:36 (2892 dias atrás)

    Que post legal! Super completo
    Estou passando pela transição, já cortei bastante parte da química, resta acho que uns dois dedos. Porém, meu maior problema é com a franja e o topo do cabelo que são muito ressecados e não definem. Não sei o que faço, estou perdida na finalização. Vou usar suas dicas para ver se melhora a situação do ressecamento.
    Bjs

    Responder
    • Karina Viega
      23 de abril de 2016 at 22:14 (2886 dias atrás)

      Que bom que gostou!
      Teste e me conte se funcionou.
      Tenha paciência e carinho, uma hora seu cabelo ficará do jeitinho que vc quer ;)
      Beijos mil!

      Responder
  8. Camila
    14 de março de 2017 at 1:31 (2562 dias atrás)

    Nossa!!!que maravilha de informação,estou com a parte da frente exatamente assim e esse post vai me ajudar e muitoooo,estou em transição e essa parte da frente do meu cabelo está horrivel de ressecado,procurei saber oq era uma menina me falou sobre o scab hair,googlei e achei esse post maravilhoso,muitoo obrigada,vou fazer tudo direitinho bjinhos :*

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>