No Poo: Como Cuidar de Cabelos Ondulados com o Método Curly Girl

Aprenda a lavar, secar e modelar cabelos ondulados segundo o método Curly Girl de Lorraine Massey, criadora das rotinas No Poo, Low Poo e co-fundadora da marca Deva Curl.

O intuito inicial desta matéria era escrever de maneira geral acerca do método Curly Girl – o qual já foi (e ainda é) bastante falado pela blogosfera, porém nem sempre com o critério, veracidade e propriedade que este assunto merece. Todavia, visto que há um déficit de informações no que concerne aos cuidados para com cabelos ondulados (convenhamos, pouco é encontrado além de falácias do gênero “como ondular os cabelos à lá Gisele Bündchen”), veio-me o impulso de escrever primeiramente sobre este tipo de cacho – sim, uma onda é um cacho!

Quem nos acompanha no Instagram @acordabonita sabe que, graças ao presente lindo que a Cari (minha xará proprietária da loja Luxo) deu-me quando veio ao Brasil, o próprio livro Curly Girl de Lorraine Massey e Michele Bender(o livro foi um presente de amiga, ele não tem à venda na loja), venho redescobrindo os pormenores da técnica muitas vezes confundida plenamente com as rotinas No Poo e Low Poo.

Já que muitos cometem a confusão mencionada acima, para deixar bem claro logo no início, diferencio: Praticar o método curly girl implica SIM em seguir o as normas da rotina No Poo. Porém seguir o No Poo NÃO significa que a pessoa tenha que praticar o método curly girl.

Voltando às ondas, acredito que os cabelos ondulados são os mais incompreendidos e, muitas vezes, desconhecidos por suas próprias portadoras as quais comumente pensam ter um “cabelo liso rebelde” e, como consequência de tal desconhecimento, acabam recorrendo aos alisamentos/selagens/progressivas como método de “controle” das madeixas.

Sabem um fato curioso? Várias meninas de cabelos ondulados alisados buscam técnicas e tutoriais sobre “como ondular os cabelos” sendo que naturalmente já possuem as desejadas ondas! O que explica este fenômeno? Exatamente a falta de reconhecimento dos próprios fios aliada à falta de conhecimento sobre os métodos de modelagem e tratamento. Sendo assim, espero que este artigo ajude ao menos um quinhão na tarefa de reconhecer e cuidar dos cabelos ondulados. Vamos lá?

 

O que é e como reconhecer um cabelo ondulado?

No Poo Como cuidar de Cabelos Ondulados com o Método Curly Girl

Cabelos ondulados, diferentemente dos “cacheados plenos” ou afros, crescem num ângulo paralelo e/ou bem próximo ao couro cabeludo. Seus cachos possuem o formato de um “S”. Alguns “S”s podem ser bem soltos, outros mais definidos. Alguns têm o famoso “fator de encolhimento” (ou coeficiente molar, como costumo brincar) mais proeminente, outros são tão “preguiçosos” que quase não enrolam/encolhem ao secar. Não raramente, alguns precisam crescer e passar da linha dos ombros para começar a espiralar e apresentar o formato “S”. As Wavy Girls que, por engano, pensam ter cabelos lisos provavelmente tenham que parar com hábitos como cortes e escovas frequentes, pois agindo assim elas atacam as ondas antes que as mesmas tenham a chance de se formarem. Ademais, caso o cabelo seja muito curto, a onda pode nem ser notada.

 

Método Curly Girl – Como Cuidar de Cabelos Ondulados

Método Curly Girl – cabelos ondulados curtos

Embora os cabelos ondulados não possuam tanta tendência ao ressecamento quanto os cacheados, o método Curly Girl de cuidados ainda será bem parecido, variando apenas a intensidade e quantidade de produto aplicado.

Ainda escreverei com maior profundidade sobre o método Curly Girl, por ora basta saber que, para funcionar, ele requer basicamente:
– Limpeza com higienizadores em creme sem sulfatos e/ou com condicionadores de base botânica (o COndicioner-WASH, ou somente co-wash);
– Interrupção de ações mecânicas como escovas e chapinhas;
– Nunca utilizar um pente para desembaraçar os fios, no método Curly Girl as madeixas são penteadas apenas com os dedos.
– Usar apenas produtos capilares de base vegetal/botânica (os liberados para No Poo)

Caso você tenha o costume de lavar os cabelos todos os dias, sugiro que pare, respire e repense. Geralmente os cabelos ondulados ganham mais corpo e movimento após o segundo ou terceiro dia sem lavar. Então, nada de neuroses nem imposições de hábitos. Se seu cabelo está lindo mesmo não tendo o lavado, deixe-o estar! Muitas vezes a sensação de cabelo sujo é somente fruto do hábito de lavá-lo com constância. Logo, pondere acerca disso.

No que tange aos cuidados para com cabelos ondulados, mais vem daquilo que você NÃO faz do que daquilo que é feito. Trate de suas madeixas com carinho e paciência, tente seguir a o passo a passo descrito no tópico a seguir o qual tem como foco encorajar a formação das ondas. Após três semanas você pode vir a descobrir que possui o glamoroso cabelo ondulado tão desejado pela maioria das mulheres!

Bom, é claro, devemos lembrar que “Cada cabelo, uma sentença” e, portanto, caso você tenha tentado seguir o método Curly Girl por algum tempo e mesmo assim não gostou dos resultados, vire a página! Ninguém merece dar murro em ponta de faca. Contudo, certifique-se de que suas tentativas foram corretamente efetuadas.

 

Método Curly Girl – Passo a Passo para higienizar e condicionar os cabelos ondulados

Método Curly Girl – Passo a Passo para higienizar e condicionar os cabelos ondulados

Fotos: Livro Curly Girl, Lorraine Massey

– Tempo médio do processo: de 8 a 12 minutos dependendo do comprimento dos cabelos.

Passo 1 – Debaixo do chuveiro, incline a cabeça levemente para trás, segure as pontas do cabelo contra a nuca com as mãos em formato de concha e deixe a água correr. Sei que soa complicado, mas pense que isso serve para que a pressão da água sobre os fios não interfira no padrão das ondas.

Passo 2 – Aplique um higienizador em creme na ponta dos dedos e distribua em movimentos circulares apenas no couro cabeludo. Comece com uma massagem gentil pelas têmporas, depois suba para o topo da cabeça e, por ultimo, desça as mãos até a parte de trás terminando na nuca. Não é necessário aplicar o higienizador no comprimento do cabelo, pois no enxágue o produto já aplicado dará conta de remover as impurezas que por ventura estiverem ao longo dos fios.

Passo 3 – Na hora de enxaguar, torne a segurar as madeixas na mesma posição do passo 1 e simplesmente deixe a água correr pelos fios. Enquanto isso faça movimentos para cima com as mãos amassando os cabelos, tal movimento será uma forma delicada de “espremer” o excesso de higienizador.

Passo 4 – Apliquei uma quantidade bastante generosa de condicionador botânico (leia-se: liberado para No Poo) e aplique apenas do meio para as pontas do cabelo. A fim de conseguir o efeito ondulado, é completamente desnecessário e contra-indiciado aplicar condicionador na raiz dos cabelos, pois isso acarretará um peso desnecessário aos fios impedindo a formação das ondas.

Obs: Meninas de cabelos ondulados bem finos e/ou curtos talvez precisem pular esta etapa, pois o condicionador pode fazer com que o cabelo fique tão macio ao ponto de perder a textura necessária para induzir a ondulação. Então, caso seu cabelo já esteja hidratado e macio o suficiente após a higienização (passos 1,2 e 3), vá direto para a parte de modelagem.

Método Curly Girl – Passo a Passo para higienizar e condicionar os cabelos ondulados 3

Fotos: Livro Curly Girl, Lorraine Massey

Passo 5 – Ainda com o condicionador nos fios, agora é a vez de desembarcar as madeixas. Mas nada de pentes nesta hora, seu único instrumento será os dedos. Deslize as mãos com os dedos abertos por todo o cabelo em movimentos de cima para baixo. Após terminar de “pentear”, amasse os fios com movimentos contrários. Isso irá encorajar o padrão das ondas.

Passo 6 – Novamente segure as madeixas com as mãos na direção da nuca em formato de concha como nos passos 1 e 3, permita que a água escorra através dos cabelos. Enquanto alguns tipos de cachos precisam que resquícios do condicionador (ou até mesmo o montante todo) permaneçam nos fios, cabelos ondulados necessitam do enxágüe completo a fim de que o produto não pese no comprimento e impeça a ondulação adequada dos fios.

 

Método Curly Girl – Como secar e modelar os cabelos ondulados

Método Curly Girl – Como secar e modelar os cabelos ondulados

Fotos: Livro Curly Girl, Lorraine Massey

Após efetuar os passos acima, é hora de ativar as ondas.

1 – Incline a cabeça para frente jogando os cabelos. Com uma toalha de microfibra (ou Deva Gloves – resenha aqui, ou camiseta de algodão ou papel toalha), amasse delicadamente os fios a fim de retirar a maior quantidade de água possível.

2 – Na mesma posição, distribua uma porção generosa de gel botânico pelo cabelo também utilizando a “técnica do amasso”.

3 – (Opcional) Visando elevar a raiz dos cabelos, coloque clipes antes de usar o difusor ou de esperar secar naturalmente. Os clipes aliviam o peso acarretado pelo próprio cabelo contra o couro cabeludo evitando o temido efeito “Cabeça de Abajur” (ou “Cabana”), aquele em que os fios ficam com volume bonito nas pontas, porém grudados no couro cabeludo.
(Compro os clips Deva aqui)

4 – Agora você tem duas opções para modelar as ondas. Talvez o ideal seja testar todos os métodos seguintes a fim de averiguar qual será mais bem aceito pelo seu cabelo e/ou de observar os efeitos diferentes que cada método proporciona aos fios ondulados.

a) Opção 1 – Apenas chacoalhe os cabelos e eleve a cabeça deixando com que os fios caiam em sua posição natural e espere secar sem fontes de calor. Este é o melhor método para quem prefere ondas mais definidas ao invés de soltas.

Obs: NUNCA mexa nos cabelos enquanto eles estiverem molhados, isso interfere na formação e padrão dos cachos. Deixe os fios secarem em paz!!!

b) Opção 2 – Utilize um difusor para secar ao passo em que define as ondas. Não é necessário ser um Deva Sun Dryer (o secador de “mãozinha” Deva Curl), um difusor cujo bocal seja grande já basta. Amores, não posso falar muito acerca de “como secar com difusor”, apenas posso garantir-lhes que, assim como ocorre com o delineado de gatinho, secar os cabelos com difusor é questão de prática. Cada pessoa encontrará seu melhor método com o tempo e o uso.

6 – Quebre a película formada pelo gel quando os cabelos estiverem completamente secos, para tanto basta amassar os fios com movimentos no sentido pontas>>>raiz por todo cabelo.

Método Curly Girl – Como secar e modelar os cabelos ondulados

Fotos: Livro Curly Girl, Lorraine Massey

Observem a fotografia acima.

Do lado esquerdo da tela os cabelos da modelo ainda estão com a película de gel (o gel cast), do lado direito tal película já foi quebrada com a “técnica do amasso”. Por que isso acontece? O seguinte: quando o gel de styling (modelagem) seca, ele cristaliza e assenta o formato dos cachos. Este é um dos motivos pelo qual não devemos mexer nos fios enquanto estiverem secando, caso contrário a cristalização não será concluída.

Dica: Se você tiver algum grande evento programado para a noite, deixe a película de gel intacta até o momento de se arrumar para sair, isso irá certificar que suas ondas fiquem maravilhosas. Ademais, a película de gel também ajuda a preservar o formato do cabelo caso o dia esteja úmido e/ou chuvoso.

 

Rotina No Poo para Cabelos Ondulados – Produtos Indicados

No Poo Como cuidar de Cabelos Ondulados ruivos com o Método Curly Girl

Wavy Girls, god bless a indústria cosmética evoluiu e, diferentemente da época em que o livro Curly Girl foi lançado, hoje em dica conseguimos encontrar com maior facilidade produtos de base botânica (ou “liberados para No Poo”) de diversas marcas. Todavia, irei mencionar apenas aqueles que realmente conheço e comprovo a eficácia. Desculpem-me se a maioria deles é importada, mas tentarei facilitar indicando lugares seguros para adquirir sem mazelas como taxas e desvios.

Caso vocês tenham outras indicações, deixem aí nos comentários. Será de grande ajuda para todos!

  • Linha Deva Care

Esta é uma linha da marca Deva que, infelizmente, ainda não veio para o Brasil. Ela possui uma composição mais rica e nutritiva, seus ativos são voltados para recuperação de cabelos cacheados quimicamente tratados. O Arc Angéll Deva Care é o gel de styling mais indicado para modelar cabelos ondulados, pois sua fixação é maior do que o clássico Angéll da linha Deva Curl. A linha Deva Care pode ser encontrada na Luxo AQUI (compro, confio e indico cegamente).

  • Linha Deva Curl

Já escrevi bastante sobre esta linha em “Tipos de Cachos – Novo método de identificar e como usar a combinação Deva Curl ideal”. A versão importada pode ser encontrada em AQUI

Já para a versão nacional, encontramos com desconto na Loja Dermabox AQUI ao usar o cupom ACORDABONITA.

  • ECO Styler Gel

Bastante famoso entre as cacheadas, disponível em várias versões. À venda em AQUI

  • Shea Moiusture

Marca completamente orgânica, recheada de ótimos produtos liberados para No/Low. À venda AQUI.

 

No Poo Como cuidar de Cabelos Ondulados loiros com o Método Curly Girl

Bom, este é o método Curly Girl para higienização, hidratação e modelagem de cabelos ondulados, espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, sugestão, basta deixar aí nos comentários.

E você, tem cabelos ondulados, mas não sabe como lidar? Tem e adora? Já testou o método relatado no artigo? Gostou? Quer o passo a passo para outros tipos de cabelos cacheados? Conte-me tudo!

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

[question]Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.[/question]

Loja Dermabox

48 thoughts on “No Poo: Como Cuidar de Cabelos Ondulados com o Método Curly Girl

  1. Karina, obrigada pelas dicas. Tenho o cabelo cacheado, mas nunca tinha experimentado os produtos da Deva e o tal no poo. Sempre usei os produtos da kerastase e um leave in da lanza. E também sempre fiz um relaxamento na raiz da franja, porque gosto da minha franja um pouco lisa do que o restante da cabeleira. Li vários artigos no seu site (ótimo! ) e fiquei com uma vontade louca de parar o relaxamento e experimentar os produtos deva. Corri na luxo ontem e comprei meu kit. Nas fiquei com uma dúvida: como vc faz pra acordar linda de manhã, menina? Quando eu acordo meu cabelo está de tal forma que bruxa é pouco!! Por isso lavo (ou pelo menos molho) todos os dias! Da a dica pra nós! Bjos, Ana

    • rsrs Ana, antes de tudo, obrigada!!! Mas não posso deixar de rir por causa da ultima pergunta…
      Minha linda, sabia que somente a gente mesmo acha que acorda um caco? Geralmente nossos companheiros, ao verem os cabelos bagunçados e a carinha sonolenta, pensam que é a hora mais sexy da mulher. Sério!
      Mas, assim, também tenho problemas em achar que o cabelo acorda muito bagunçado. Um dica que funciona é trocar a fronha de algodão por uma de seda ou cetim, pois este tipo de tecido diminui o atrito entre o travesseiro e os fios. Fazer um coque ou trança beeem largo também ajuda 😉

      Conte-me depois o que achou da linha! Você encomendou a Deva Care ou Deva Curl??
      Beijo mil e seja sempre bem vinda <3

  2. Karina,
    muito obrigada por esse post!!!!!!!
    Já estava a algum tempo lendo artigos e testando técnicas para manter os cachos bonitos e bem definidos, mas esse jeitinho de lavar e secar os cabelos realmente faz milagre! Meus cachos estão lindos (pelo menos na minha opinião… rs)!
    Beijos

  3. Pingback: Os 10 Melhores Shampoos Sem Sulfatos | Acorda, Bonita! - Moda e beleza para mulheres de conteúdo

  4. Oi Karina, é verdade que os produtos da DevaCurl aumentam o volume dos cabelos? Fiquei interessada nos produtos, mas estou com receio do aumento de volume. Procuro um produto que defina os cachos mas não queria que o volume aumentasse tanto, pq meus cabelos já são um pouco volumosos, porém ondulados, sem definição, tipo 2A…vc poderia me ajudar? Desde já agradeço!

  5. Pingback: Linha Natura SOU Cachos Modelados: Resenha e Análise de Ingredientes | Acorda, Bonita! - Moda e beleza para mulheres de conteúdo

  6. Ka eu amei seu blog e essa matéria! Me convenceu a conhecer melhor o método e estou decidida a começar hahaha li muitas coisas, mas ainda estou meio perdida… meu cabelo é um ondulado 2c, bem volumoso e a raiz não é tão seca quanto as pontas, então fico um pouco apreensiva com a co-wash… maaaas ninguém morre de tentar!!
    Enfim, nunca usei esse gel botânico; somente finalizadores, pomadas e etcs, o resultado é muito melhor? Fui tentar dar uma pesquisada e não encontrei muitas coisas além de uma receita super interessante de gel de linhaça! Você já testou? Vale a pena?
    Ah, e aproveitando que estou aqui: sobre o bepantol… qual sua opinião?
    beijos!

    • Sarah, obrigada pelo carinho!
      Olha, tente sim. Caso não dê certo, teste o Low poo ao invés do No Poo 😉
      O “gél botânico” nada mais é do que um gél liberado para no/low como o Angéll Deva Curl e o Gel de Babosa da multivegetal.
      Bom, para mim o gel traz melhores resultados, mas varia de cabelo para cabelo.
      Já testei o gel de linhaça sim!
      Ele é enjoadinho de aprender a usar, mas depois que pegamos o jeito o resultado é bem bacana ^^

      Bepantol na hidratação capilar?
      Olha, de coração, já testei várias vezes e não vi diferença em nenhuma :/

      Beijos mil

  7. Adorei o seu blog. Estou usando os produtos da Surya, a linha de frutas e Amazonia Preciosa. Sabe me dizer se são liberados para No Poo?
    Gratidão.

  8. Kah, adorei o seu artigo! Nunca tinha escutado falar sobre isso, e sempre me achei desprivilegiada por não ter cabelo nem cacheadão e nem liso. Só tenho uma dúvida, quero comprar a Deva, mas nos sites está escrito “shampoo”, ele tem a mesma função que o higienizador? Obrigada! Bjsss

  9. Nossa. Vc me descreveu nesse post. Obrigada 🙂
    Existe a possibilidade de vc Fazer um post dedicado a esse mesmo tipo de cabelo com dicas de cronograma capilar no método no poo?

  10. karina

    meu cabelo sabe eu não sei o que fazer pois ele tá metade cacheado e metade ondulado eu tomo mais cuidado com a parte cacheada e a parte ondulada eu acabo não cuidado muito ai eu não sei o que fazer mais eu gostei muito das suas dicas!!

    • Lorena, não se desespere ^^
      Muitas meninas de cabelos cacheados tem texturas diferentes de cachos na mesma cabeça…
      Na hora da finalização, adore métodos diferentes para cada parte 😉

      E obrigada!! <33

  11. Cara, Obrigada! Fiz os passos com o que tinha em casa e deu muito certo! Imagina testando tudo com os produtos apropriados (:
    Meu cabelo tá tipo Merida agora, lindinho!

    • Ana, que notícia boa!
      Fico mega feliz que o post tenha lhe ajudado ^^
      Posso lhe confessar algo? Nem precisa ter os “produtos apropriados” se você já consegue bons resultados com aqueles que já possui 😉
      Beijos mil!

  12. Meu Deus! Karina vc é minha luz no fim do tunel!
    Vou tentar este seu passo a passo pq simplesmente não sei o que fazer da minha juba!
    Até 1 mês atras tinha cabelão até na cintura e restinho de progressiva nas pontas. Nao aguentava mais ver metade de um jeito e outra de outro fui la e cortei curtissimo e doei para confecção de pirucas. Aí pensei agora este cabelo vai pra frente, engano meu to uma juruna meu cabelo é grosso e tenho muuuuito cabelo e só ondula o meio dele e a parte de cima fica lisa. Não quero voltar pra progressiva mas tbm to odiando essa indecisao dele. Moro em Londres e já fui em alguns sallões e comprei uns produtos mas nada ainda. Vou tentar suas dicas . Bjoo

    • Aline, rs, obrigada!
      Que ato lindo! Parabéns pela coragem de ter cortado e parabéns pela doação!
      Teste o método, talvez demore algumas vezes até você perceber o melhor jeito para você, mas sempre chega a hora em que aprendemos o que funciona para nós 😉
      Teste e me conte!
      Beijos mil!

  13. Oi Kah,quero agradecer muitíssimo por este post e queria perguntar, eu acabei comprando um gel que não é de origem botânica é melhor que eu não o utilize? Estou muito em duvida.

  14. OI Kah, já tem um ano que eu arrumo meu cabelo com muito creme, só que ele é oleoso, o resultado para mim é bem bonito, fico com vários cachinhos, só que isto não esta fazendo muito bem para o meu cabelo, minha dermatologista disse que meu cabelo estava muito oleoso. Eu lavo meu cabelo e faço a fitagem, mas no dia seguinte ele já esta super oleoso. Oque que eu faço?

  15. Karina, descobri o site há pouco tempo e tô adorando suas dicas e matérias.
    Meu cabelo é ondulado e por isso adorei encontrar esse post, as vezes a gente lê tanta informação que fica meio perdida e aqui ta tudo explicadinho…
    Quais produtos da Lola você indicaria pra cabelos ondulados?

    • Carol, obrigada mesmo!
      Olha, eu indicaria o Mousse Creoula para ativar as ondas (ele entraria no lugar do gel neste passo a passo do post), O Low Poo Curly Wurly, o Milagre Clássico como leave in e como máscara de hidratação ^^
      Beijos mil!

  16. Oi! Queria agradecer por esse post! Passei muito tempo procurando algo pra cabelos ondulados, que são realmente incompreendidos. Estou em fase de aceitação do meu, né livrando de progressivas e chapinhas. Cortei bem curto recentemente e estou meio sem saber o que fazer pra finalizar, porque nesse comprimento não ondula muito ainda mas também não é totalmente liso (apesar de todo mundo achar que é liso, o que faz passar muita raiva em cabelereiros). Seu post me ajudou bastante, vou tentar essa técnica. Você acha que funciona em cabelo curto?

  17. Ola, li sua matéria ontem e resolvi testar o novo método de lavar e pentear durante o banho e CARACA não é que funciona?! Fez uma diferença incrível só usando Método Curly Girl – Passo a Passo para higienizar e condicionar os cabelos ondulados. Amei as dicas!!
    Bjos

  18. Karina será q a lista de produtos não cresceu? Queria mais opções de higienizadores em creme…
    Obrigada adorei o post! Vou começar hj mesmo!

  19. Olá querida!
    Bom, acredito que meu cabelo seja ondulado, mas o que acontece é o contrário do que você descreveu!
    Quando o cabelo está mais curto os cachos (bem soltos) ficam mais definidos, e quando crescem começam a ficar mais soltos a ponto de quase não aparecerem!
    O que você acha?

  20. Olá! Adorei o post!! Qual gel botânico você indica para finalizar? Não gosto de gel que deixa o cabelo duro e sem movimento.. Obrigada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *