Desodorante comprimido: Menos impacto ambiental, o MESMO resultado para você. Entenda!

Enfim chega ao Brasil a tecnologia que permite comprimir os frascos de antitranspirantes! Parece bobeira? Confira o tamanho beneficio ao meio ambiente que optar por um simples frasco de desodorante aerossol comprimido pode fazer (sem nenhuma mudança para você!) e entenda o que é esse tal de “Desodorante Comprimido”.

Antitranspirantes comprimidos: Menos impacto ambiental, o MESMO resultado para você

novos antitraspirantes comprimidos UNILEVER Dove e Rexona

[pullquote width=”600″ float=”left”]Fruto de 10 anos de pesquisas, os produtos oferecem o mesmo rendimento, benefício, eficácia e duração dos antitranspirantes em aerossol regulares, porém, em embalagem menor. Produtos utilizam 30% menos de alumínio e 50% menos de gás propelente[/pullquote]

Sempre que uma grande empresa atua em prol da redução do impacto ambiental, eu saúdo com uma salva de palmas. Por quê? Pensem comigo: mesmo sabendo que a força motriz de tal mudança provavelmente tenha surgido para ser um novo argumento de marketing (afinal, no final das contas – literalmente – o objetivo de toda empresa é lucrar), toda vez que uma multinacional se move em direção à preservação ambiental por consequência milhares de consumidores que utilizam seus produtos no dia-a-dia são afetados num bom aspecto, pois estes milhares de consumidores automaticamente passam a exercitar (ao menos um pouquinho) o consumo consciente mesmo não fazendo ideia do que isso seja.

desodorante comprimido rexona e dove resenha

Por isso fiquei tão alegre ao receber o press kit da Unilever contendo os novos antitranspirantes comprimidos Rexona e Dove, por isso não hesitei em vir correndo contar esta novidade para vocês de livre e espontânea vontade.

Não é jabá, gente, é informação de utilidade pública! Observem:

Antitranspirantes comprimidos: Benefícios Ambientais

desodorante rexona comprimido versus normal

Embalagem regular X embalagem do antitranspirante comprimido

Ao comprimir as embalagens as embalagens dos antitranspirantes aerossóis estima-se que há os seguintes benefícios: redução de 30% na quantidade de alumínio utilizada para fabricar as embalagens; redução de 30% na pegada de carbono; 50% de redução de gás de propelente (responsável pela saída do produto de dentro da lata); 65% mais produtos por pallet; 39% de redução no número de pallets; 39% menos caminhões nas ruas.

Meus amores, isto é um ganho ambiental gigante! Segundo os cálculos do Instituto Akatu a redução referente ao desodorante comprimido é uma economia equivalente a:

  • Em CO2: Um carro dando quase 6.000 voltas ao redor da Terra;
  • Em CO2: Retirar de circulação mais de 18.700 carros de passeio do trânsito durante um ano;
  • Em Alumínio: uma economia de energia suficiente para iluminar quase 40mil salas de aula durante um ano letivo, para 1.601.739 alunos;
  • Em Alumínio: Economia suficiente para a produção de 1.216.000 bicicletas;
  • Em Alumínio: A energia poupada anualmente pela redução do uso do alumínio nas embalagens comprimidas é suficiente para iluminar 3.663 km de ciclovias durante um ano;
  • Em Mobilidade Urbana: A economia de alumínio gerada, a cada ano, pela adoção dos antitranspirantes comprimidos possibilita a construção de 1.878 ônibus com capacidade de transportar 152.084 passageiros.

[warning]ALERTA: A salva de palmas aqui vai para a “Redução de Danos”. Afinal, já que a composição dos produtos permanece a mesma, a problemática ao redor dos malefícios de desodorantes aerossóis à saúde permanece igual, quer seja no desodorante comprimido, quer seja no desodorante de tamanho regular. Irei abordar melhor este assunto no artigo sobre desodorantes naturais que estou compondo.[/warning]

Entenderam agora o porquê que a chegada ao Brasil do desodorante comprimido causou-me pulinhos de alegria?

Mas afinal, o que é esse tal de desodorante comprimido?

Desodorante comprimido – O que é?

desodorante comprimido rexona e dove beneficios ambientais

Gente, antes de tudo, cabe um alerta:

Desodorante comprimido NÃO É desodorante em comprimido.

Há muita diferença entre as funções adjetivas e substantivas tomadas pela mesma palavra. Este artigo não é acerca de uma fórmula mirabolante que transforma seu desodorante numa pastilha medicamentosa a ser ingerida. A palavra “comprimido” empregada aqui possui o sentido adjetivo (achatado em todos os sentidos; ar comprimido; ar cujo volume foi reduzido por compressão para aumentar a pressão), NÃO o sentido substantivo equivalente à forma de apresentação farmacológica de medicamentos no estado sólido.

Verborragias à parte, em suma, estamos falando de frascos de desodorantes aerossóis comprimidos/achatados cujo novo formato não interfere na quantidade nem no método de uso quando comparados aos desodorantes aerossóis em formato original, tal compressão acarreta todos os benefícios ambientais mencionados acima e, de quebra, torna o produto mais portátil.

Segundo a Unilever:

“Sucesso na Europa, onde foi lançada em 2013, no Reino Unido, a exclusiva tecnologia dos antitranspirantes comprimidos se tornou possível graças às mudanças no sistema de pulverização, que diminui a quantidade de gás necessária para entregar a mesma quantidade de componentes antitranspirantes por aplicação. O resultado é um produto que não altera a forma de uso, oferece a mesma eficácia, design diferenciado, e maior portabilidade para ser levado na bolsa, nécessaire ou mochila em diferentes ocasiões do dia-a-dia.”

Para completar a bossa do desodorante comprimido, a tecnologia desenvolvida será aberta para outras empresas interessadas em produzir os antitranspirantes comprimidos no Brasil. “É uma forma de mostrar que podemos fazer escolhas sustentáveis todos os dias”, conta Andréa Salgueiro, vice-presidente de cuidados pessoais da Unilever.

Quer saber mais? Assista ao vídeo institucional:

Bom, jogada de marketing ou não, esta mudança representa sim um benefício enorme ao meio ambiente e um passo em prol do consumo consciente. Afinal, aposto que na sua casa há ao menos 1 frasco de desodorante Dove ou Rexona, se não houver, por certo em algum momento já houve. Logo, imagine o tamanho impacto ambiental quando todos os frascos de antitranspirantes presentes nos lares brasileiros forem substituídos por frascos de antitranspirantes comprimidos?

[disclaim]Os novos antitranspirantes comprimidos da Unilever estão disponíveis em três variantes de Dove e cinco variantes de Rexona pelo mesmo valor das versões regulares.[/disclaim]

Reiterando:

  • 1 – Estamos falando apenas em termos de redução de danos, não de solução.
  • 2 – Este post não é publieditorial, é informação espontânea (mas mesmo se fosse um publi, a única diferença seria que eu estaria recebendo para trabalhar, não trabalhando de graça, algo que eu acho muito justo, não? Por isso aproveito a deixa e lhes peço encarecidamente para pararem de achar que blogueira que recebe para trabalhar está sendo desonesta – há sim quem seja, mas isso é exceção e falta de profissionalismo. Quando um blogger é blogger por profissão, todas as informações transpassadas são sérias e transparentes. seja num publieditorial seja num artigo espontâneo #ficaadica).
desodorante comprimido rexona e dove beneficios ambientais antiranspirante comprimido

Frasco regular versus frasco comprimido

Agora me conte tudo, o que você achou da novidade? Já está usando um desodorante comprimido? Sabia de todo o impacto ambiental desta simples mudança?

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

[question]Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.[/question]

 

Vídeo mais recente do nosso novo canal no YouTube em 11/08/2015 (Inscreva-se AQUI e fique por dentro de todas as novidades!):

Loja Dermabox

8 thoughts on “Desodorante comprimido: Menos impacto ambiental, o MESMO resultado para você. Entenda!

  1. Adorei seus comentários e acho muito conveniente já que de certa você influencia as pessoas que acompanham seu trabalho e falar de cuidados com o meio ambiente deveria ser assunto mais presente em nossas vidas, aliás mais vivido né…
    Estou ansiosa quanto ao assunto dos desodorantes naturais!!!
    Super beijo.

  2. Kah… eu como engenheira química já sabia dos beneficios ambientais… e vim ler o que vc tinah escrito só por puro hobby, até pq, gosto muito da forma q vc escreve…

    Mas, ao ler, vi uma coisinha que deve ser corrigida, e como vc passa um tantão de conhecimento pra gente, acho justo ter uma troca… e olha que não é nada técnico sobre o impacto ambiental não.. é sobre um conceito que muita gente tem, mas que deve ser mudado:

    “Pensem comigo: mesmo sabendo que a força motriz de tal mudança provavelmente tenha surgido para ser um novo argumento de marketing (afinal, no final das contas – literalmente – o objetivo de toda empresa é lucrar)” – Não Ka… não é TODA empresa que visa lucrar. Tem um novo movimento no mercado, chamado negócios sociais, cujo objetivo principal não é lucrar, é solucionar um problema social, e sendo assim, após pagar suas contas (inclusive o salário dos funcionários, pq é uma empresa e não uma ONG!) ela reinveste o lucro na expansão e melhoria do negócio para ampliar o impacto social.

    Enfim, é só uma troca, e espero que vc aprecie e a informação.. e caso tenha mais interesse, podemos trocar mais figurinhas =]

    Um beijo!

    • Carol, simplesmente amei a sua colaboração! Mesmo mesmo <3
      Por favor, vamos trocar muitas figurinhas ^^
      Sim, amore, concordo que foi uma afirmativa um tanto brusca, mas assim, é aquilo, olhe só a empresa em questão, não é lá uma referência em negócios sociais... rs
      Mas mesmo assim, é uma multi e por isso acho tão expressivo quando adota medidas de redução de danos, parabéns para ela! rs ^^
      Beijos mil!

  3. Ah! Uma coisa… a Unilever não se encaixa no conceito, e esse caso pode ter sim nascido do marketing… mas, o que eu tentei explicar é em relação a umas novas empresas que estão surgindo nos ultimos anos… é sempre bom despirmos o nosso pré conceito sobre algumas coisas. =]

    • Gabriela, caramba, que post rico! Obrigada por dividir <3
      Poxa, sinto-me zonza... Algumas empresas e pesquisas alegam algo, pelo seu post (o qual é muito bem embasado), descobri coisas completamente diferentes...
      Bom, que fique aqui como um alerta! ^^
      Beijos mil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *