Melhores Cosméticos Naturais e Orgânicos: Cabelos, Maquiagem e Pele (Agosto/2015)

Vídeo + Post: Saiba qual é a diferença entre cosméticos naturais, cosméticos orgânicos e cosméticos veganos e confira uma seleção criteriosa com 15 cosméticos orgânicos certificados para cabelos, maquiagem e cuidados com a pele, cada um com sua respectiva “mini” resenha.

Para quem prefere ler, segue abaixo uma versão escrita do que abordei ao longo do vídeo “Melhores Cosméticos Naturais e Orgânicos”.

Cosméticos Naturais e Orgânicos: Cabelos, Maquiagem e Pele

Quem acompanha o A,b! sabe que minha preferência por cosméticos naturais vem crescendo abruptamente. Mas não apenas de cosméticos naturais tal preferência é composta, meus olhos sempre recaem sobre cosméticos naturais que também sejam certificados como orgânicos e veganos – sim, meus amores, há diferenças entre cosméticos naturais, orgânicos e veganos (explico-lhes melhor logo abaixo). E, já que nossos gostos possuem uma força de atração gigantesca, por consequência venho recebendo diversos produtos orgânicos aqui no “QG” do blog (leia-se: aqui em casa).

Porém, embora seja uma demanda em ascendente crescimento mundo afora, ainda há bem pouca informação acerca de cosméticos naturais orgânicos pela blogosfera nacional. Sendo assim proponho-me a abordar com uma frequência ainda maior este tema e, para começar a periodicidade, resolvi criar no nosso baby channel no YouTube (inscreva-se AQUI) a série “Os melhores cosméticos naturais e orgânicos do mês” na qual lhes mostrarei uma seleção criteriosa dos melhores cosméticos naturais e orgânicos que apareceram por aqui.

Vídeo: Melhores Cosméticos Orgânicos do Mês: Cabelos, Maquiagem e Pele | Karina Viega

Sabe aquele tipo de vídeo que gravamos com tanta empolgação e carinho que o resultado final nos faz pensar “Nossa, este aqui é o melhor que já gravei até hoje!”? Espero que gostem tanto quanto eu. É o vídeo mais rico em informações do canal!

Clique em “gostei” se tiver gostado do vídeo, assim fico sabendo se vocês querem mais vídeos com o tema “cosméticos naturais e orgânicos” e inscreva-se AQUI para não perder nenhuma das novidades 🙂

Qual é a diferença entre cosméticos naturais, cosméticos orgânicos e cosméticos veganos

Para que a seleção dos produtos se torne melhor justificada, julgo válido escrever de uma forma bem breve acerca da distinção entre cosméticos naturais, cosméticos orgânicos e cosméticos veganos. Afinal, nem todo cosmético natural é um cosmético orgânicos e nem todo cosmético natural e/ou orgânico é um cosmético vegano.

Obs: aqui está uma distinção bem breve de um assunto bem vasto. Então, caso vocês queiram saber melhor do que se tratam cosméticos naturais, cosméticos orgânicos e cosméticos veganos, deixem registrado nos comentários aqui do post ou do vídeo, pois assim saberei se vocês querem ou não um vídeo ou post exclusivamente dedicado à diferenciação entre cosméticos naturais, cosméticos orgânicos e cosméticos veganos.

Tendo em vista que não há legislação que regulamente a produção de cosméticos naturais e orgânicos, dependemos que agências regulamentadoras privadas nos digam se o produto X realmente possui as características necessárias para ser categorizado como “natural”. Caso o produto X seja inspecionado e aprovado por tal agência, ele recebe o selo certificador (geralmente estampado no rótulo) .

Então, para caracterizar cada tipo de cosmético, utilizarei como base o Referencial de Cosméticos Naturais e Orgânicos da Ecocert, uma das maiores e mais prestigiadas certificadoras de cosméticos naturais e orgânicos no mundo. A Ecocert possui parâmetros bem rígidos e os produtos que levam seu selo devem seguir à risca todas suas normas, as quais monitoram deste a extração dos insumos até o processo de escolha e composição das embalagens em prol do meio ambiente e de nossa saúde.

O que é um cosmético orgânico:

Segundo o Referencial de Cosméticos Naturais e Orgânicos da Ecocert, para que um produto receba o selo da Ecocert de Cosmético Natural & Orgânico ele deve conter 95% de ingredientes vegetais e de origem vegetal oriundos de produção orgânica sendo que no mínimo 10% de tais ingredientes devem ser certificadamente orgânicos, ou seja, monitorados desde seu cultivo a fim de certificar que eles não tiveram contato com nenhum tipo de agrotóxico. Além dos percentuais exigidos, o método de extração também é monitorado e não deve prejudicar o meio ambiente, nem a preservação da espécie, nem as comunidades que dependem de tais insumos em termos socioeconômicos.

O que é um cosmético natural:

Segundo o Referencial de Cosméticos Naturais e Orgânicos da Ecocert, para que um produto receba o selo da Ecocert de Cosmético Natural ele deve conter 50% de ingredientes vegetais e de origem vegetal sendo que no mínimo 5% de tais ingredientes devem ser certificadamente orgânicos.

O que é um cosmético vegano:

A Ecocert não certifica cosméticos veganos, porém ela monitora o uso de ingredientes advindos de origem animal e, segundo seu referencial, a Ecocert aprova a utilização de produtos de origem animal DESDE QUE: “d) Ingrediente animal ou de origem animal: Estão autorizados e sujeitos a restrições de acordo com as listas nacionais e internacionais de espécies protegidas ou perigosas. Assim, certos produtos animais que não sejam oriundos de espécies em risco (bovinos, suínos ou ovelhas …), cuja obtenção não prejudica o equilíbrio ecológico e não apresentam alternativas idênticas no mundo vegetal, podem ser utilizados. Os mesmos não podem ser partes constitutivas do animal, nem causar seu sofrimento, stress ou morte e devem ser naturalmente produzidos por eles. Seu processo de obtenção deve respeitar a lista de processos físicos ou químicos autorizados .”

Ou seja, nem todo cosmético natural ou cosmético orgânico certificado pela Ecocert é vegano. Há outras agencias que monitoram isso e incluem nos cosméticos selos como o Cruelty-Free do PETA e o Certified Vegan do vegan.org.

Para que um cosmético seja vegano ele não pode conter nenhum ingrediente de origem animal (quer seja uma parte constitutiva do animal quer seja algo naturalmente produzido por ele) nem ser testado em animais.

Tendo em vista o descrito acima, por isso encontramos cosméticos veganos que não são naturais assim como também encontramos cosméticos naturais e/ou orgânicos que não são veganos.

OBSERVAÇÃO I: TODOS os produtos selecionados como “Melhores Cosméticos Naturais e Orgânicos” deste mês também são veganos!

OBSERVAÇÃO 2: Há empresas de cosméticos naturais que produzem conforme “manda o figurino”, porém não possuem selo de agências regulamentadoras. Isso não que dizer que o produto de tais empresas seja “inferior” ou “agressivo”, isso apenas quer dizer que devemos confiar nas alegações da marca já que não há um terceiro para testemunhar e certificar a veracidade de suas informações (há várias marcas de cosméticos orgânicos em que confio e gosto mesmo não possuindo selos).

Melhores Cosméticos Naturais e Orgânicos: Cabelos, Maquiagem e Pele

melhores cosméticos naturais orgânicos e veganos do mês

Confira a lista dos melhores cosméticos naturais, orgânicos e veganos (mês de Agosto/2015) resenhados no vídeo:

I) Melhores cosméticos naturais e orgânicos para cuidados com a pele:

  • Esfoliante Facial de Tea Tree e Arroz da Cativa Natureza (à venda na Sublime AQUI)
  • Tônico Facial de Açaí da Ikove (à venda na Sublime AQUI)
  • Água Floral Orgânica (Hidrolato) de Tea Tree da Herbia (à venda com 10% de desconto na e-Cosmetique AQUI)
  • Sérum Drops of Youth (gotas da juventude) da The Body Shop (à venda AQUI)
  • Máscara Facial Iluminadora Orgânica de Argila Dourada da Bioart (à venda com 10% de desconto na e-Cosmetique AQUI e resenha AQUI)
  • Removedor de Maquiagem (Demaquilante) de Açaí e Chocolate Orgânico com Lavanda e Camomila da Ikove (à venda com 10% de desconto na e-Cosmetique AQUI)

II) Melhores cosméticos naturais e orgânicos para maquiagem:

  • Blush Mineral Terracota da Bioart (à venda com 10% de desconto na e-Cosmetique AQUI)
  • Blush Brilhante Rosê Escuro da Alva (à venda com 10% de desconto na e-Cosmetique AQUI)
  • Máscara para cílios vegana da Alva (à venda com 10% de desconto na e-Cosmetique AQUI)
  • BB Cream Sensitive da Alva cor medium (à venda com 10% de desconto na e-Cosmetique AQUI)

DICA: Leia o post “Como montar um kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos”.

III) Melhores cosméticos naturais e orgânicos para Cabelos Cacheados (para lisos também serve!):

Sobre cupons de desconto para os cosméticos orgânicos:

– Quase todos os produtos podem ser encontrados na loja e-Cosmetique AQUI com 10% DE DESCONTO ao usar o cupom “ACORDABONITA”.

– Aqueles que não tiverem na e-Cosmetique podem ser encontrados na loja da Sublime Rituais de Bem Estar AQUI. Mas o desconto com o cupom “ACORDABONITA” na sublime só vale para as assinaturas dos produtos.

SUPER DICA: A Ritual Box “Ritual Detox” da Sublime contém vários produtos mencionados como favoritos por um preço MUITO bacana! Confira no post “Ritual Detox: Desintoxicação facial com produtos orgânicos passo a passo”.
Aliás, várias Ritual Box da Sublime contém alguns do itens mencionados, confira AQUI.

Ah, quer ganhar o Kit abaixo de cosméticos orgânicos? Está rolando um sorteio no Instagram @acordabonita! Saiba como participar AQUI.

Kit de cosméticos naturais e orgânicos

 

Espero de coração que tenham gostado…

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

[question]Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.[/question]

Loja Dermabox

4 thoughts on “Melhores Cosméticos Naturais e Orgânicos: Cabelos, Maquiagem e Pele (Agosto/2015)

  1. Boa tarde Karina!! Sei que seu cabelo é cacheado, mas estou entrando na saga de troca de produtos convencionais por orgânicos e estou tendo uma grande dificuldade…Meu cabelo é liso, no entanto com tendência a criar volume e frizz e tô com muita dificuldade de encontrar uma máscara de hidratação, óleo e leave-in. Será que você pode me ajudar? Desde já grata! =D

    • Nathalia, a área de cosméticos naturais e orgânicos para cabelos ainda é bem restrita, tanto que não consigo usar apenas os 100% naturais. Uso marcas para cabelos que não usam derivados do petróleo, nem derivados de animais, mas ainda assim não são 100% naturebas….
      Você já testou a linha Color Fixation da Surya? É muito boa, com bom preço e possui uma máscara e um leave in maravilhosos! 😉
      Beijos mil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *