Kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos – Como montar e Benefícios

Saiba uma tacada só: como montar um kit completo de maquiagem apenas com produtos naturais orgânicos e veganos fáceis de encontrar aqui no Brasil, quais são os benefícios de utilizar cosméticos orgânicos, e como identificar um cosmético orgânico. Artigo bem rico, confira!

Quais os benefícios de optar por cosméticos orgânicos e veganos

Kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos

Poderia resumir este tópico em dois pontos:
I) Cosméticos orgânicos fazem bem à sua saúde – não apenas cutânea, mas também do seu organismo como um todo;
II) Cosméticos orgânicos acarretam menos danos e resíduos ao meio ambiente.

Os pontos acima já seriam excelentes argumentos a favor da escolha de cosméticos orgânicos, não? Para certificar-lhes ainda mais sobre os benéficos de cuidados com a pele e maquiagem com cosméticos orgânicos, continuemos com os argumentos (argumentos válidos para quaisquer tipos de cosméticos, não apenas de maquiagem e skincare):

Nossa pele é um excelente veículo carreador (condutor) de substâncias externas para nosso organismo. Estudos estimam que cerca de 60% das substâncias que entram em contato com a pele são absorvidas e conduzidas à nossa corrente sanguínea. Como resultado, o uso extensivo de produtos cosméticos tradicionais conduz a uma acumulação de produtos químicos no nosso corpo. Isso pode, eventualmente, causar inúmeros problemas de saúde. A fim de evitar tal mazela, precisamos nos mover em direção a uma fonte mais segura para as nossas necessidades estéticas, tais como cosméticos orgânicos.

Diversos componentes dos produtos tradicionais de maquiagem são comprovadamente danosos à nossa saúde, principalmente quando pensamos em longo prazo. Substâncias como as listadas abaixo tendem a se acumular em nosso organismo ao ponto de nos trazer doenças respiratórias, problemas de sensibilidade ao redor dos olhos, alergias, irritações na pele, dores de cabeça, produção exagerada de óleo ou o oposto – ressecamento extremo, e até mesmo predisposição a cânceres.

Alguns dos ingredientes nocivos frequentemente usados na composição de cosméticos não-orgânicos de maquiagem e cuidados com a pele que são:
Mercúrio
Dioxano
Nitrosaminas
DEA
Cyclomethicone
Ammonium Laureth Sulfate
Alcohol, Isopropyl (SD-40)
Polyethylene Glycol
Polyethylene eth-
A maioria destes compostos é facilmente absorvida através da pele, no entanto o corpo não tem qualquer maneira de libertar-se deles. As toxinas permanecem em nosso intestino e podem eventualmente se espalhar através do corpo, danificando órgãos e tecidos.

Kah, se tais substâncias fazem tanto mal ao nosso organismo, por que a industria cosmética continua a utilizá-los?

A resposta é simples: Por que o custo de produção é mais barato do que seria se a formulação fosse composta com substâncias equivalentes de origem natural. Além do preço, tais substâncias também tendem a promover resultados visíveis imediatos ao passo em que as substâncias orgânicas demoram um pouco mais para promoverem os mesmos efeitos. Assim sendo, abre-se margem aos apelos de marketing sem os quais a indústria cosmética não sabe existir.

Kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos benefícios

Além de evitarmos o acúmulo de substâncias tóxicas em nosso organismo, outros benefícios vindos ao optarmos por cosméticos e/ou maquiagem orgânica são:

I) Cosméticos orgânicos são mais seguros: Uma vez que os produtos orgânicos são compostos por ingredientes naturais, sendo que boa parte deles é cultivada organicamente, eles não são tão propensos a causar efeitos colaterais negativos comumente associados aos cosméticos convencionais. Tais como:
• Ressecamento excessivo e descamação da pele;
• Agravamento de problemas respiratórios, sinusite e asma;
• Reações alérgicas como erupções cutâneas;
• Danos à pele, cabelo e olhos devido à exposição excessiva a produtos químicos;
• Aumento do risco de câncer, problemas de fígado, e outros prejuízos no sistema imunológico;

II) Cosméticos orgânicos podem ser mais eficazes: Alimentos orgânicos possuem maiores níveis de nutrientes, incluindo vitaminas essenciais, minerais e metabólitos secundários, tais como fitonutrientes, flavonóides e polifenóis. Um grupo de cientistas da Universidade de Newcastle constatou que frutas e legumes orgânicos têm 12% a mais de nutrientes do que alimentos semelhantes convencionais. Logo podemos presumir que cosméticos naturais orgânicos são mais eficazes porque são derivados de fontes ricas em nutrientes e, portanto, trazem consigo toda essa carga visto que o processo de confecção de cosméticos orgânicos evita procedimentos e reações químicas cuja reação final possa interferir na integridade natural de seus componentes. Ademais, diferentemente dos cosméticos tradicionais, ao adquirirmos cosméticos orgânicos temos a certeza de estarmos colocando sobre nossa pele algo que não irá apenas maquiar temporariamente nossos problemas com substâncias sintéticas (o chamado “efeito cinderela”), mas efetivamente tratar principalmente se levarmos em consideração o uso contínuo.

III) Beleza sem crueldade:  Fazer com que um coelho morra para que possamos ter uma máscara de cílios é crueldade irracional! Cosméticos orgânicos veganos não executam testes em animais a fim de averiguar sua eficiência nem possuem ingredientes advindos de origem animal.

[warning]ATENÇÃO: Nem todos os cosméticos veganos são orgânicos e nem todos os cosméticos orgânicos são veganos. Há certos tipos de fórmulas orgânicas que possuem derivados animais obtidos sem crueldade, como mel, leite e cera de abelha. Então, caso você seja completamente restrita para com derivados de animais, fique de olho na composição.[/warning]

Os pontos abordados acima são apenas a ponta do iceberg; produtos cosméticos têm muitas substâncias químicas nocivas. Ao optarmos por cosméticos orgânicos, podemos ter certeza que não estamos sendo expostos a produtos químicos tóxicos e também que estamos fazendo parte de um movimento a favor da preservação ambiental e contra a crueldade para com animais.

O que é e como identificar um cosmético orgânico e vegano?

Tendo em vista que não há legislação que regulamente a produção de cosméticos naturais e orgânicos, dependemos que agências regulamentadoras privadas nos digam se o produto X realmente possui as características necessárias para ser categorizado como “natural”. Tomando como base os parâmetros da Ecocert (uma das maiores e mais prestigiadas certificadoras de cosméticos naturais e orgânicos no mundo), para que um produto receba o selo de Cosmético Natural & Orgânico ele deve conter 95% de ingredientes vegetais e de origem vegetal oriundos de produção orgânica sendo que no mínimo 10% de tais ingredientes devem ser certificadamente orgânicos, ou seja, monitorados desde seu cultivo a fim de certificar que eles não tiveram contato com nenhum tipo de agrotóxico. Além dos percentuais exigidos, o método de extração também é monitorado e não deve prejudicar o meio ambiente, nem a preservação da espécie, nem as comunidades que dependem de tais insumos em termos socioeconômicos, e os insumos orgânicos devem ser submetidos à processamento mínimo.

No geral, cosméticos orgânicos evitam o uso de produtos químicos sintéticos, conservantes artificiais, irradiação, organismos geneticamente modificados e experimentação animal.

Agora que já sabemos o que é um cosmético orgânico, aqui estão algumas dicas para identificá-los:

A) Selos de agências certificadoras: Caso um cosmético possua o selo de agências certificadoras como IBD, Ecocert, Cruelty-Free do PETA e Certified Vegan do vegan.org, podemos ficar tranquilas sobre a procedência do mesmo, pois tais agências possuem parâmetros bem rigorosos.

B) Fique de olho no rótulo: Além do selo, caso o rótulo diga “cosmético orgânico”, provavelmente ele é, pois dizer que um “cosmético orgânico” é mais restrito e menos comum do que dizer “cosmético natural” (múltiplas empresas utilizam a nomenclatura de “cosmético natural” como apelo de marketing mesmo não seguindo as normas corriqueiras de agências certificadoras). Observe também a composição do produto, ele não deve conter nenhuma das substâncias listadas no tópico “Quais os benefícios de um kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos” e sua lista de ingredientes possui predominantemente insumos naturais com denominação como butter, extract, oil, e derivados.

Saiba mais sobre cosméticos orgânicos no vídeo abaixo (e não esqueça de se inscrever no canal AQUI  🙂 )

Agora irei colocar aqui a mesma observação já escrita no artigo “Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba para Cabelos Cacheados e Ondulados: há empresas de cosméticos naturais que produzem conforme “manda o figurino”, porém não possuem selo de agências regulamentadoras. Isso não que dizer que o produto de tais empresas seja “inferior” ou “agressivo”, isso apenas quer dizer que devemos confiar nas alegações da marca já que não há um terceiro para testemunhar e certificar a veracidade de suas informações (há várias marcas de cosméticos orgânicos em que confio e gosto mesmo não possuindo selos).

Como montar um kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos

Kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos

Pronto, agora sabemos os benefícios e como identificar um cosmético orgânico. Vamos então à como montar um kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos.

Meninas, adianto-lhes que não haverá uma diversidade imensa de marcas citadas neste artigo, pois além de possuirmos uma lacuna no mercado para com a produção de maquiagem com atributos orgânicos e veganos, pretendo apenas mencionar itens relativamente fáceis de encontrar em nosso solo tupiniquim. Portanto, nossa gama de opções fica bastante restrita.

Ademais, 90% dos itens de maquiagem orgânica mencionados eu utilizo no meu dia a dia e, portanto, posso indicar com seriedade. Os outros 10% advém de marcas que confio.

Entretanto, embora restrita, aqui constam itens de qualidade fantástica cuja performance não deixa à desejar se compararmos com cosméticos “normais”, pelo contrário! Além de podermos compor belos looks, os itens abaixo trazem em suas composições as propriedades de seus insumos naturais, as quais não apenas maquiam a pele, mas também tratam e protegem.

Tomarei como base três artigos já publicados aqui no blog, porém agora convertidos para a categoria “Kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos”:
Como montar um kit básico de maquiagem – Parte I: Maquiagem Facial
Como montar um kit básico de maquiagem – Parte II: Olhos e Lábios
Quais pincéis de maquiagem são realmente necessários?

[warning]OBS: TODOS os produtos listados abaixo possuem certificação orgânica e vegana![/warning]

Vamos lá:

Kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos: Face

Kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos base e bb cream

1) Primer Facial orgânico e vegano

– Primer Mineral Multifuncional da Bioart: Item desnecessário para alguns, porém essencial na minha concepção! Um bom primer pode fazer extrema diferença no resultado final de sua maquiagem. O que dizer então de um primer que além de disfarçar opticamente a aparência de poros e linhas finas de expressão, contém propriedades de ativos naturais que hidratam, protegem e nutrem a pele? Estou AMANDO este primer da Bioart o qual me chegou na Ritual Box by Bioart da Sublime, resenha em breve.
À venda na loja da Sublime AQUI ou pode ser adquirido com desconto na Ritual Box By Bioart tanto na versão Premium AQUI quanto na Basic AQUI.

2) Base e BB cream orgânicos e veganos

– BB Cream Sensitive da Alva Naturkosmetik: MARAVILHOSO! Pena que até a cor mais escura fica bem clara em mim. Tirando a questão “cor”, deixa um aspecto lindo na pele e promete ser “um produto perfeito multiuso que reúne várias características: Poderoso hidratante, com efeito matificante, fator de proteção solar física confiável com FPS 20, firmador da pele, corrige as imperfeições da pele, coloração de base e fortalece o sistema imunológico.”
À venda da E-cosmétique AQUI.

– Base Líquida da Alva Naturkosmetik: Essa eu ainda não testei. Diz a marca: “A Base da Alva proporciona um acabamento seco à pele, suaviza marcas e vermelhidão deixando uma sensação aveludada. Contém polissacarídeo, vitamina E natural, extrato de videira vermelha e óleo de prímula, rico em ômega 6, mantendo a pele saudável, hidratada, prevenindo o ressecamento e consequentemente o envelhecimento. Produto Orgânico, certificado pelo Ecocert e vegano”.
À venda na E-cosmétique AQUI.

– Base em pó mineral Bioart: Composto de argilas minerais puras, ricas em oligoelementos, com cores naturais (sem pigmentos artificiais).Conforme testes clínicos, os ingredientes deste produto promovem aumento da elasticidade da pele. Doa efeito mate e aveludado. Dica: Faça um BB cream/Base ao misturar este pó mineral junto ao Primer da marca, além de aumentar a cobertura, esta mistura irá atuar como uma “mini-máscara de tratamento (máscara de argila)” que trata ao passo que embeleza.
À venda na loja da Sublime AQUI ou pode ser adquirido com desconto na Ritual Box By Bioart tanto na versão Premium AQUI quanto na Basic AQUI.

3) Corretivos orgânicos e veganos

– Corretivo em bastão Alva Naturkosmetik: Cobertura de leve à média e formulação bem hidratante. Indico aplicar apenas uma fina camada a fim de não acumular nas linhas de expressão. Contêm polissacarídeos, extrato de calêndula, óleos de semente de damasco, linhaça e de prímula.
À venda na E-cosmétique AQUI.

– Corretivo mineral Bioart: Este eu ainda não testei. Diz a marca “O Corretivo é elaborado com argila mineral, ativos da oliva e vitamina E. Corrige e cobre as imperfeições da pele, ilumina o olhar, disfarçando as olheiras. Devido aos ingredientes multifuncionais de sua fórmula, ajuda a combater o envelhecimento da pele. O Corretivo Universal Unissex se adapta a qualquer tom de pele por ter em sua composição grande concentração de argila, que imita a composição da pele. Peles claras e morenas podem usar o corretivo.”
À venda na E-cosmétique AQUI.

4) Pó facial orgânico e vegano

Meninas, tendo em vista que minha pele é bem ressecada, não gosto de finalizar a maquiagem com pó. Então, dos listados abaixo, apenas tenho o da Bioart o qual misturo com o primer da marca e utilizo como base.

– Pó Facial Natural Alva Naturkosmetik: Diz a marca, “O Pó compacto Alva garante uma finalização à sua maquiagem deixando a sensação de pele seca com textura leve e sedosa. Consistência, cores suaves e efeito mate num só produto. Nutre a pele com óleo de macadâmia, polissacarídeo, óleo de prímula e extrato de videira vermelha. Para melhor higiene do produto, a esponja está num compartimento separado. Produto Orgânico, Certificado pelo Ecocert, Vegano, Não testado em animais”
À venda na E-cosmétique AQUI.

– Pó Facial Matte Alva Naturkosmetik: Recentemente a Alva lançou a linha Matte com sombras e batons seguindo tal acabamento. O Pó Matte Alva possui as mesmas características do pó natural, porém com acabamento opaco.
À venda na E-cosmétique AQUI.

– Base em pó mineral Bioart: sobre o qual já escrevi na parte de “base e BB cream”. Este produto pode atuar também como um pó facial “de fato”. Basta utilizar uma fina camada na pele.
À venda na loja da Sublime AQUI ou pode ser adquirido com desconto na Ritual Box By Bioart tanto na versão Premium AQUI quanto na Basic AQUI.

5) Blush e/ou Bronzer orgânicos e veganos

Os blushes citados abaixo são meus xodós! Lindos e mega pigmentados. Os da Alva possuem acabamento acetinado, os da Bioart possuem acabamento opaco (matte).

– Blush Alva Naturkosmetik: O blush Alva têm consistência sedosa.Em tons de rosê e marrom “garante elegência e uma parência saudável” com efeito pearl glitter. Contém polissacarídeo responsável por aumentar o sistema imunológico, esqualeno de azeite de oliva a que se atribui o efeito da redução de câncer, óleo de macadâmia e óleo de prímula para hidratar a pele.
À venda na E-cosmétique AQUI.

– Blush Mineral Bioart: O Blush Mineral da Bioart é elaborado com argilas minerais puras e certificadas, ricas em oligoelementos (zinco, cobre, magnésio, potássio e hematitas), que promovem o aumento da elasticidade da pele. Possui pigmentos 100% naturais e não causa irritabilidade na pele. O blush proporciona efeito mate e deixa a sensação de pele aveludada. As duas tonalidades de blush (rosa e terracota) se adaptam naturalmente a pele, e promovem uma maquiagem leve e sofisticada.
À venda na loja da Sublime AQUI ou pode ser adquirido com desconto na Ritual Box By Bioart tanto na versão Premium AQUI quanto na Basic AQUI.

– Bronzer Alva Naturkosmetik: Lindo! Porém indico que tenham cuidado na escolha da cor, pois a cor mais escura (Canela) se mostrou apenas 2 tons acima do meu tom de pele, o que é ideal para um bronzer, mas atente-se se você for bem bronzeada ou negra. “Proporciona um bronzeado natural, deixando você com uma aparência saudável e atraente, por causa do seu efeito perolizado. Contém polissacarídeo, óleo de macadâmia, óleo de prímula e extrato de videira vermelha.”
À venda na e-Cosmetique AQUI.

– Bronzer Mineral Bioart: A cor terracota do Blush Bioart dá um excelente brozer!

6) Demaquilante orgânico e vegano

Kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos Demaquilante Ikove

Não é porque a maquiagem é orgânica que não precisamos de bons meios de retirá-la! Todo produto aplicado no rosto (até mesmo protetor solar!) deve ser devidamente removido na lavagem a fim de não acarretar entupimento de poros e saturação da pele. Para tanto, indico:

– Removedor de Maquiagem Açaí e Chocolate Orgânico com Lavanda e Camomila da Ikove: Maravilhoso! Super hidratante e suave para com a pele. Não é oleoso, remove a maquiagem com eficiência, porém precisa ser trabalhado com maior paciência nos movimentos.

“O demaquilante de Açaí e Chocolate da Ikove é um produto especial e bastante elogiado pelas consumidoras. É 99% orgânico certificado no padrão ultra-exigente USDA, além de ser 100% natural e 100% vegano, raridade na categoria de demaquilantes.
Essa gentil loção de limpeza facial remove as impurezas e/ou maquiagem sem agredir a pele, atuando como demaquilante. A ação dos ingredientes naturais promove uma limpeza profunda, deixando a pele macia e protegida contra os radicais livres. É indicada para todos os tipos de pele.

Elaborado com Açaí e Cacau, duas substâncias bastante ricas em antioxidantes. Só para se ter uma ideia, o óleo de açaí é 15 vezes mais antioxidante do que o óleo de semente de uva e é bastante rico em ômega 3 e 6. Já o cacau possui um efeito ativador da circulação, além de contribuir com efeito equilibrador e revitalizador celular.
O cheiro, não é enjoativo e nem muito doce. O produto também não arde os olhos e dá uma leve refrescância na pele.

Modo de Usar:
Massageie suavemente, até que a maquiagem se dissolva e remova com lenço de papel.”

À venda na E-cosmétique AQUI.

Kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos: Olhos 

Kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos para olhos

 

Você possui tendência a desenvolver irritações na área dos olhos? Então os cosméticos orgânicos listados abaixo serão exelentes opções para você!

– Lápis Kajal Alva Alva Naturkosmetik: O Kajal Alva acentua o olhar, é flexível e pode ser aplicado na pálpebra pela sua grande aderência, dando efeito de delineador. Também recomendado para usuários de lentes de contato. Nutre a pele com cera de carnaúba, vitamina E natural e candelilla e os polissacarídeos fortalecem a delicada área dos olhos. Sem uso do corante carmim, tornando-o perfeito para veganos. Produto Orgânico, Certificado pelo Ecocert, Vegano, Não testado em animais.
À venda na E-cosmétique AQUI.

– Máscara para cílios Alva Naturkosmetik: Mais volume dos cílios, uma aparência especial aos seus olhos. Mantém o olhar mais expressivo, não escorre graças ao extrato de Acacia Senegal, uma planta africana da família das leguminosas, com efeito anti-inflamatório. A nutrição fica por conta dos polissacarídeos, óleo de rosa orgânico, vitamina E natural e cêra de candelilla, planta mexicana. Produto Orgânico, Certificado pelo Ecocert, Vegano, Não testado em animais.
À venda na E-cosmétique AQUI.

– Duo de sombra Alva Naturkosmetik: Duo de cores tom sobre tom para realçar a beleza dos seus olhos. O polissacarídeo hidrata a parte sensível das pálpebras e o óleo de extrato de videira vermelha protege contra a exposição aos raios UV. Produto Orgânico, Certificado pelo Ecocert, Vegano, Não testado em animais.
À venda na E-cosmétique AQUI.

– Sombra em pó mineral Bioart: Recebi a cor Cobre na Ritual Box By Bioart, é linda e mega versátil! Dica: misture com o blush terracota para obter um bronzer de acabamento luminoso. “A Sombra Mineral da Bioart, é elaborada com ingredientes naturais e sem corantes artificiais. É rica em cristais micronizados da casca da castanha. Contém fitonutrientes e oligoelementos, que promovem o aumento da elasticidade da pálpebra, evitando o envelhecimento precoce.”
À venda na loja da Sublime AQUI ou pode ser adquirido com desconto na Ritual Box By Bioart tanto na versão Premium AQUI quanto na Basic AQUI.

Pigmentos Green Equinox Alva Naturkosmetik

– Pigmentos Multiuso Green Equinox Alva Naturkosmetik (estes da fotografia acima): MARAVILHOSOS! Vá à resenha “Maquiagem Orgânica: Pigmentos Multiuso Alva Green Equinox” e confira!

Kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos: Lábios

Kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos Batons Alva Naturkosmetik

– Batons Alva Naturkosmetik (nas versões Matte e Cremosa): O Batom Alva tem longa duração e reforça a beleza dos seus lábios em seis cores vibrantes. A presença de polissacarídeo garante a nutrição dos lábios e o óleo de rícino deixa uma sensação de lábios de seda. Contém óleo de semente de damasco, vitamina E natural e manteiga de cacau que ajudam a manter a hidratação. A Alva utiliza no batom vermelho o extrato de beterraba e não o corante carmim (extraído do inseto cochonilha) comumente utilizado pela indústria cosméticas.
À venda na e-Cosmetique AQUI.

– Lip Balm LipX Labot Green (NÃO SÃO VEGANOS! Contém cera de abelha): Estou preparando uma resenha sobre estas belezuras. Por ora, vá ao site da marca AQUI, há bastante informação por lá e também uma loja online.

Kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos: Pincéis

Kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos pincéis ecotools

Não me irei demorar aqui, leia o artigo “Quais pinceis de maquiagem são realmente necessários”. Há versões da Ecotools para todos os mencionados no artigo. A Ecotools somente utiliza fibra sintética e material reciclável. Estes da foto são da linha Complexion Collection, o lançamento mais recente da Ecotools.
Todos os pinceis Ecotools encontram-se à venda na E-cosmétique AQUI.

Super Dica: Ritual Box by Bioart da Sublime Rituais de Bem Estar

Kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos Ritual Box by Bioart 2

Recentemente a Sublime Rituais de Bem Estar, empresa que oferece assinatura de beauty boxes compostas apenas por cosméticos naturais e veganos a qual já bate carteira aqui no AB (confira todos os artigos e resenhas sobre as Ritual Boxes da Sublime AQUI), lançou a edição especial Ritual Box by Bioart a qual contém variados itens de cosméticos orgânicos da empresa Bioart, a primeira empresa brasileira a lançar no mercado uma linha de maquiagem “do bem” certificada como orgânica pela Ecocert.

A Ritual Box by Bioart contém variados itens de maquiagem da marca e é uma excelente opção para quem quer ingressar no mundo da maquiagem orgânica sem gastar muito, pois o preço da caixa é BEM inferior ao preço original de todos os produtos quando comprados separadamente.

Não é preciso assinar o serviço da Sublime (embora eu indique de coração) para adquirir a Ritual Box by Bioart. Basta acessar o site da Sublime AQUI e escolher qual versão da Ritual Box by Bioart (há as versões “Basic” e “Premium”) e quais cores você quer 🙂

Espero que tenham gostado! Quaisquer dúvidas, basta comentar! E você, usa ou pretende adotar cosméticos orgânicos e veganos em sua rotina?

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita
Youtube.com/KarinaViegaAB

[question]Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.[/question]

Loja Dermabox

8 thoughts on “Kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos – Como montar e Benefícios

  1. Olha complicado, hein…
    “Ingerir alimentos de origem animal é uma coisa, é algo natural na cadeia alimentar”
    “Há certos tipos de fórmulas orgânicas que possuem derivados animais obtidos sem crueldade, como mel, leite e cera de abelha.”
    Eu sugiro fortemente que você comece a conhecer um pouco mais sobre o veganismo, sobre no que realmente implica o consumo de produtos de origem animal. Sobretudo, te convido a conhecer um pouco mais sobre a produção de carne, mel, leite e ovos.
    Porque com esse tipo de afirmação, eu realmente acho que você não conhece a exploração e crueldade envolvida em todas as etapas de produção de qualquer coisa de origem animal.
    Abraço.

    • Grazi, obrigada pelo convite e digo-lhe que sim, estou conhecendo e pesquisando bastante sobre o assunto.
      Mas neste post não tenho intuito de pregar dogmatismos e, para tanto, usei como base o Referencial de Cosméticos Naturais e Orgânicos da ECOCERT.
      Aqui o link: http://www.brazil.ecocert.com/system/files/Referencial-Cosmeticos-Naturais-e-Organicos-Ecocert.pdf
      O qual aprova a utilização de produtos de origem animal DESDE QUE:
      “d) Ingrediente animal ou de origem animal:
      Estão autorizados e sujeitos a restrições de acordo com as listas nacionais e internacionais de espécies protegidas ou perigosas. Assim, certos produtos animais que não sejam oriundos de espécies em risco (bovinos, suínos ou ovelhas …), cuja obtenção não prejudica o equilíbrio ecológico e não apresentam alternativas idênticas no mundo vegetal, podem ser utilizados. Os mesmos não podem ser partes constitutivas do animal, nem causar seu sofrimento, stress ou morte e devem ser naturalmente produzidos por eles. Seu processo de obtenção deve respeitar a lista de processos físicos ou químicos autorizados (ver ficha explicativa TS033).” (pág. 18)

      De qualquer forma, nenhum dos itens mencionados no artigo contém derivados nem são testados em animais e respeito muito sua opinião 😉

  2. Me choco cada vez que entro aqui! Estou sinceramente tentada a entrar no mundo da maquiagem orgânica! Saúde é o nosso bem mais precioso e se podemos evitar riscos de doenças inclusive nos poupando nos cosméticos, por que não? Total aprovo! Minha única ressalva é: será que eles funcionam bem pra peles demasiadamente oleosas também? Porque minha maior dificuldade com maquiagem é isso… Beeijo, Kah.

    • Sissi, que bom que gostou!
      Amore, as maquiagens à base de argila funcionam muito bem para peles oleosas, mesmo mesmo!
      Então lhe aconselharia estas da Bioart, mas o ideal seria testar antes. Entre em contato com a marca e pergunte se há ponto de revenda perto de você 😉
      Beijos mil!

  3. Oi Kah,

    Seu trabalho é incrível! Parabéns!!!
    Amada, será Q vc pode me dar mais uma dica? To nessa transição pra make natural e orgânica, mas não acho lápis ou sombra pra sobrancelha.
    Conhece algum Tranqueira-free?
    Gratidão!

    Bjokaaa

    • Ana, obrigada mesmo!
      Humm, há um duo de sombras marrom da Alva que pode ser usado na sobrancelhas, o lápis marrom da marca também 🙂
      Eu preencho raramente. Quando preencho, uso o rímel da Bioart na cor “Marrom Ruivas”. Pego um pouco com um pincel chanfrado e funciona que nem aquelas pastas para sobrancelhas 😉
      Beijos mil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *