Receitas de repelentes naturais com Óleo Essencial de Citronela

Confira (em post + vídeo) três receitas de repelentes 100% naturais com eficácia cientificamente comprovada e conheça os benefícios e propriedades do óleo essencial de citronela.

Eis que o verão desponta, o calor vai aumentando com o passar dos dias, férias se aproximam (bom, para alguns), e junto com tudo isso vem o que? Mosquitos! Quem dera o “problema” residisse apenas nos mosquitos em si, com mosquitos vem também diversas doenças. Em 2015 o número de casos registrados e de mortes por causa da dengue bateu recordes alarmantes [*Jornal Estadão].

Mediante tamanho problema, todos nós podemos – e devemos – fazer a nossa parte para evitar a proliferação de doenças. Dentre tudo que me cabe, usar o blog e o youtube como veículo de informação é um dever. Então hoje venho lhes trazer receitinhas de repelentes 100% naturais cuja eficácia foi comprovada por diversas pesquisas científicas ao redor do mundo.

O protagonista de tais receitas será o óleo essencial de citronela, o qual é altamente reconhecido pelo seu poder repelente, antisséptico, anti-inflamatório e antimicótico. Como um plus adicional aos que estão querendo perder uns quilinhos por meio dos projetos-verão-não-sei-das-quantas, a inalação do aroma do óleo essencial de citronela também colabora para reduzir o apetite.

Há no mercado vários repelentes industrializados à base de citronela, aliás, há no mercado inúmeros repelentes com ativos controversos. Então, por que não lançar mão de uma opção 100% natural e segura para se auto proteger e proteger às pessoas que amamos?

O Óleo essencial de Citronela e sua ação repelente

3 Receitas de repelentes naturais com óleo essencial de Citronela

Primeiramente, vamos à definição básica do óleo essencial de citronela que publiquei no “Dicionário de Óleos essenciais” (aqui):

Citronela (Cymbopogon winternalus)
Aspectos farmacológicos e cosméticos: Repelente de insetos, principalmente moscas e mosquitos (inclusive o da dengue). Reduz a coprofagia em cães e a tendência a latir excessivamente. É antisséptico, anti-inflamatório (artrite) e antimicótico (muito útil em micoses de pele). Reduz a fome (inalação).
Aspectos emocionais e vibracionais: Para aqueles que ao se confrontar com situações desagradáveis, manifestam agressividade e raiva, tendo dificuldade em dissolver sentimentos ruins dentro de si. Para pessoas invasivas e pegajosas.

A Citronela é um capim originário da Ásia e hoje cultivado mundialmente devido ao interesse global pela ação repelente de seu óleo essencial. Existem duas espécies principais das quais se obtém o óleo essencial de Citronela, a Citronela de Java (Cymbopogon winterianus, espécie mais encontrada no brasil) e a Citronela do Ceilão (Cymbopogon nardus, mais empregada em perfumaria). A citronela gera um óleo essencial de ação repelente bastante eficaz contra variados tipos de insetos, incluindo o Aedes Aegypti – Mosquito da Dengue para os íntimos, o qual também anda espalhando Zika Vírus por aí – carrapatos, pulgas e até mesmo baratas.

Há mais de 50 anos o óleo essencial de citronela vem sendo usado em produtos de cuidados pessoais, sendo o ingrediente principal de diversos repelentes de insetos industrializados. O poder repelente do óleo essencial de citronela deve-se a sua composição química molecular. Os terpenos presentes no óleo essencial de citronela (principalmente o citronelal, 38-45%, e geraniol, 18-20%, os quais possuem baixíssimo nível de toxidade em seres humanos) bloqueiam as vias neurais dos insetos interferindo em seus movimentos e metabolismo sem mata-los. Dá para perceber tal atuação com um simples teste: coloque um difusor com óleo essencial de citronela em algum local onde costumeiramente aparecem muitos mosquitos, percebemos que os insetos não se aproximarão do cheiro como se houvesse um campo de força invisível no caminho.

Óleos essenciais versus essências

A essência é um composto quimicamente sintetizado para imitar o cheiro dos óleos essenciais, mas apenas ter o cheiro igual não basta, a rica composição de moléculas dos óleos essências é exatamente a característica responsável por acarretar todas as suas propriedades cosméticas, farmacêuticas, terapêuticas, vibracionais e emocionais do óleo em questão. Por isso as essências de citronela não acarretam o mesmo efeito do óleo essencial, por isso alerto-lhes contra enganações. Um óleo essencial contém apenas um único componente em sua lista de ingrediente, a planta em si. Ademais, óleos essenciais são mais caros do que as essências porque o custo de produção é bem mais elevado. Preste atenção aos detalhes e adquira óleos essenciais de empresas e lojas confiáveis (não se deixe enganar!)

Para marcas de óleos essenciais indico e uso os da Laszlo, site AQUI, e os da Herbia, site AQUI. Dizem que os da by Sâmia também são ótimos, porém ainda não testei os óleos essenciais dessa marca.

Para comprar óleos essenciais com segurança indico a Loja e-Cosmetique AQUI (loja de cosméticos naturais com grande variedade de óleos essenciais e frete grátis – revenda autorizada da Laszlo, o cupom ACORDABONITA dá 10% de desconto em todas as compras na e-Cosmetique), a Lohas Store AQUI e a loja online da Laszlo AQUI

 

Contraindicações ao uso do óleo essencial de citronela e teste de alergia

Como sempre, nem tudo são flores…

  • O óleo essencial de citronela é vasoconstritor, portanto não é indicado para hipertensos já que a inalação pode aumentar os batimentos cardíacos. Então, se você tiver e/ou houver alguém na sua casa com problemas de coração, procure outros tipos de repelentes, ok?
  • NUNCA aplique o óleo essencial puro sobre a pele!
  • Grávidas e crianças em tese podem usar, mas é aconselhado consultar-se com um médico antes.
  • Faça o teste de alergia antes de utilizar qualquer óleo essencial! Um produto 100% natural possui menor probabilidade de acarretar alergias do que produtos industrializados sintéticos. Contudo, menor probabilidade não é sinônimo de nenhuma probabilidade. Qualquer pessoa pode ter alergia a qualquer coisa. Para o teste de alergia basta aplicar uma gotinha do óleo e/ou da receita que leva o óleo essencial no antebraço (local do corpo onde a pele é bem fina) e aguardar por alguns instantes. Caso comece a coçar, é sinal de alergia. Lave o local imediatamente.
  • Evite exposição ao sol quando aplicar receitas com óleo essencial de citronela sobre a pele.

3 Receitas de repelentes naturais com óleo essencial de Citronela

As receitas abaixo listadas e mostradas em passo a passo no vídeo acima são bem simples e “puras” no sentido de não requerem misturas megalômanas. Alguns dos itens que mencionei no vídeo como alternativas para as misturas podem parecer difíceis de encontrar, mas tranquilizem-se, deixarei links por aqui e a lista de todos dos produtos mencionados no vídeo e seus respectivos locais de venda encontram-se no box de informações próprio vídeo no youtube.

Vídeo bastante informativo, aconselho assistir! E não se esqueça de inscrever-se no canal AQUI para receber todas as novidades em primeira mão.

Repelente natural com óleo essencial de citronela – Receita 1: Difusor

3 Receitas de repelentes naturais com óleo essencial de Citronela DIFUSOR ELÉTRICO10 gotinhas de óleo essencial de citronela num difusor elétrico (proteção de 2 horas). Reabasteça sempre que precisar e/ou acrescente mais gotas para prolongar a proteção.

Simples assim.

Caso seu difusor seja um difusor de vela (aqueles em que há uma espécie de cuia de cerâmica sobre um porta-velas), acrescente água antes de pingar o óleo essencial, pois o calor da vela tende a aquecer demais o óleo fazendo com que ele evapore com mais rapidez. Em difusores elétricos o calor é monitorado pelos watts do produto, então a evaporação é mais lenta (encontre difusor elétrico AQUI). Dicas:

  • - Posicione seu difusor próximo ao chão para obter maior área de proteção. NUNCA coloque seu difusor (seja ele elétrico, de vela ou de varetas) num local alto, pois o óleo irá evaporar, subir, e deixar de proteger as áreas rasteiras.
  • - Algumas gotinhas de óleo essencial de Cravo da Índia (esse AQUI) irá potencializar o poder repelente e doar um aroma delicioso ao ambiente. Você pode adicionar óleo essencial de cravo às demais receitas também.

Repelente natural com óleo essencial de citronela – Receita 2: Spray

3 Receitas de repelentes naturais com óleo essencial de Citronela SPRAY20 gotas de óleo essencial de citronela num borrifador com 50 ml de colônia neutra (assim pode ser aplicado no corpo) ou numa mistura de ½ de água para ½ de álcool (preferencialmente álcool de cereais, nesse caso borrife apenas no ambiente, exemplo: cortinas, tapetes, carpetes e móveis permeáveis).

Nesta receita o responsável por difundir o óleo essencial será o álcool o qual, ao evaporar, levará consigo o óleo essencial. Aconselho borrifar de hora em hora.

Repelente natural com óleo essencial de citronela – Receita 3: Solução para pele

óleo de coco palmiste Dr laszlo resenhaSolução de 2% de óleo essencial de citronela misturado ao óleo vegetal graxo 100% natural escolhido.

Em suma, 1 gota de óleo essencial (0,025ml) para cada mililitro de óleo vegetal graxo. Exemplo: 5 gotas de óleo essencial de citronela para 5ml de óleo vegetal graxo. Basta aplicar sobre a pele. Além de atuar exatamente como um repelente industrializado, irá doar emoliência e ácidos graxos essências à pele evitando a desidratação.

Óleos essenciais necessitam de veículos carreadores para se fixarem ao manto hidrolipídico da pele. Óleos vegetais graxos (ricos em gorduras) são excelentes carreadores de óleos essenciais, meus prediletos para essa mistura são o Óleo de Coco Palmiste (esse AQUI) e o Óleo de semente de Girassol (esse AQUI) porque, além de extrema afinidade para com a pele, tais óleos são praticamente inodoros.

Para quem não gosta da sensação oleosa, basta substituir o óleo vegetal graxo por um gel de massagem específico para uso com óleos essenciais, como o gel de Aloe Vera da By Sâmia (esse AQUI).

3 Receitas de repelentes naturais com óleo essencial de Citronela laszlo

Espero que tenham gostado de saber mais sobre o óleo essencial de citronela e repelentes naturais! Qualquer dúvida, comentem!

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita
Snapchat: karinaviega

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

Loja Dermabox

comments

6 comentários on Receitas de repelentes naturais com Óleo Essencial de Citronela

  1. Carolina Ribeiro
    29 de dezembro de 2015 at 12:40 (715 dias atrás)

    Adorei a dica. Vou testar em breve. Dá uma dica para nós do repelente de cravo, se realmente funciona e como pode ser feito. Feliz ano novo!! Bjos

    Responder
    • Karina Viega
      4 de janeiro de 2016 at 14:55 (709 dias atrás)

      Carolina, segundo o Fabian Laszlo pesquisas recentes comprovaram que o óleo de cravo tem poder repelente maior do que o de citronela, ele disse-me que ainda está para escrever um artigo sobre isso ;)
      Pode ser feito da mesma forma ;)
      Feliz 2016 para você também, amore!

      Responder
  2. Debora
    3 de janeiro de 2016 at 14:08 (710 dias atrás)

    Olá, Karina, adorei o post, no entanto o cheiro do óleo de citronela me dá um enjoo tremendo. Há algum substituto nestas receitas? Também gostaria de ver outras receitas com óleos essenciais por aqui, aproveitando o gancho do dicionário que você publicou. Beijocas

    Responder
    • Karina Viega
      4 de janeiro de 2016 at 15:02 (709 dias atrás)

      Debora, o de cravo e o de palmarosa também tem potencial repelente ;)
      Ah, publiquei uma no canal recentemente, um DIY de sérum facial regenerados, aqui:
      https://www.youtube.com/watch?v=JrpP0NxFvZE
      Espero que goste e pode deixar que teremos muuuitos posts e vídeos de aromaterapia em 2016.
      Beijos mil

      Responder
      • Debora
        4 de janeiro de 2016 at 16:46 (709 dias atrás)

        Acabei de ver o sérum e fiquei encantada! A cada dia fico mais apaixonada pelos óleos essenciais e suas dicas e receitas são maravilhosas, obrigada!

        Responder
        • Karina Viega
          6 de janeiro de 2016 at 4:34 (707 dias atrás)

          Debora, obrigada!!!
          Fico mega feliz que você tenha gostado <3

          Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>