Qual a diferença entre AROMATOLOGIA e AROMATERAPIA? + O que são óleos essenciais e óleos graxos

É comum encontrar quem pense que Aromaterapia e Aromatologia são sinônimos. Entretanto, embora sejam conceitos coligados, cada termo possui determinada definição. Para esclarecer de forma acessível e sucinta a diferença entre Aromatologia e Aromaterapia, eis aqui um texto fornecido ao Acorda, Bonita! pelo Fabian Laszlo, Cientista Aromatólogo e proprietário fundador da empresa Laszlo. Além da distinção entre Aromatologia e Aromaterapia, confira também uma breve, porém eficiente, explicação sobre o que são óleo essenciais e óleos vegetais graxos.

Óleos Essenciais e Óleos Graxos: O que são e qual é a diferença 

Qual a diferença AROMATOLOGIA e AROMATERAPIA O que são óleos essenciais e óleos graxos

Antes de irmos direto ao tema central, seguem abaixo alguns conceitos básicos (basicamente abordados) para que ninguém se sinta boiando nesse universo de informações. Sei que lhes devo vídeos e posts específicos sobre estes temas, porém, já que nos dias 23 e 30 de janeiro irei ministrar o Workshop de Slow Beauty em São Paulo/SP, resolvi guardar alguns dos temas que serão abordados no workshop (esse mês, corra, ainda há algumas vagas!) para apresenta-los de forma “inédita” aos participantes. Espero que entendam…

Quer saber mais sobre o workshop e como se inscrever? Segue abaixo o convite em vídeo - aproveite e inscreva-se no canal AQUI, sempre abordo aromaterapia e cosméticos naturais por lá!.

Aos que preferem ler, vá ao post “Vamos nos encontrar? Workshop de Slow Beauty – Cosméticos Naturais e Consumo Consciente”. Estou ansiosa para ver o rostinho de vocês por lá!

O que são Óleos Essenciais

Não à toa esses presentes naturais carregam o termo “essenciais” em seu nome. “Essenciais” remeta ao conceito de Quinta Essência, uma alusão à Aristóteles, quem considerava que o universo era composto de quatro elementos principais – terra, água, ar e fogo – mais um quinto elemento, uma substância etérea que permeava tudo e impedia os corpos celestes de caírem sobre a Terra. O quinto elemento é a energia pura emanada do centro criador, presente em todos os compostos. Os sábios o consideram a causa ou origem dos outros quatro elementos. É o poder espiritual presente em todos os mistos. Grosso modo, os Óleos Essenciais são exatamente a essência, a alma da planta. Corrijam-me se por ventura eu estiver escrevendo besteira, mas a meu ver ambos conceitos são altamente ligados.

Diferentemente dos óleos graxos, óleos essenciais (OEs) são , segundo o Fabian, “compostos aromáticos voláteis – ou seja, substâncias hidrofóbicas que evaporam – extraídos de plantas aromáticas por processos de destilação, compressão de frutos ou extração com o uso de solventes. Geralmente são altamente complexos, compostos às vezes de mais de uma centena de componentes químicos.

São encontrados em pequenas bolsas (glândulas secretoras) existentes na superfície de folhas, flores ou no interior de talos, cascas e raízes.

Erroneamente podem ser confundidos com óleos graxos, ricos em gorduras. Óleos essenciais não possuem ácidos graxos e se volatilizam com extrema facilidade na sua grande maioria.

Na atualidade são produtos empregados como flavorizantes de alimentos, na confecção de perfumes nobres, na indústria para síntese de compostos aromáticos e remédios, como recurso terapêutico na aromaterapia e aromatologia.

Dada à sua complexidade química, os óleos essenciais desenvolvem vasta amplidão de ação terapêutica.”

- Saiba mais no site da Laszlo AQUI.
- Confira o Dicionário de Óleos Essenciais AQUI.

O que são Óleos Graxos

Óleos Graxos (OGs), como o próprio nome já diz, são substâncias gordurosas ricas em ácidos graxos de compatibilidade fisiológica (auxiliam na manutenção das funções mecânicas, físicas e bioquímicas de nosso organismo) e/ou homeostática (auxiliam nos processos de auto-regulação necessários para combater as modificações do organismo na sua interação com o meio visando restaurar o equilíbrio) para com o manto hidrolipídico de nossa pele. Eles estão presentes nas plantas em maior abundância do que os óleos essenciais e, por não serem voláteis, seus odores característicos não são tão intensos quando dos OEs.

Dentre várias funções, os Óleos Graxos (ou Fixos) são largamente utilizados como veículos carreadores (condutores) dos Óleos Essenciais uma vez que OEs não devem ser aplicados puros sobre a pele.

Qual a diferença entre AROMATOLOGIA e AROMATERAPIA? – por Fabian Laszlo

Óleos essenciais para fins estéticos Aromatologia ou Aromaterapia

AROMATERAPIA é um termo que surgiu na França na década de 30 para representar o uso terapêutico dos óleos essenciais. Quando a aromaterapia foi levada para a Inglaterra, ela passou a ser empregada com um maior enfoque no bem-estar e com uma concepção mais holística em sua prática e menos médica. Isso fez com o tempo que surgisse uma divisão deste conceito, onde temos atualmente uma ‘‘aromaterapia inglesa’’, voltada mais ao bem-estar e focada apenas no uso externo e uma ‘‘aromaterapia francesa’’, mais voltada ao tratamento de saúde e que abrange, além do uso externo, também o uso interno dos OEs (N.A.: “OE”, sigla para óleos essenciais).

O termo AROMATOLOGIA surge então neste cenário na década de 70 também na França e tinha a intenção de designar a prática mais científica que a aromaterapia tinha neste país com o estudo mais técnico e farmacológico dos óleos essenciais. Com o tempo, este conceito ampliou-se e adquiriu a concepção de ‘‘ciência’’, uma vez que o uso dos óleos essenciais vai muito além de apenas sua prática terapêutica.

Consideramos assim que AROMATOLOGIA é o ramo da ciência que estuda os óleos essenciais e matérias aromáticas dentro de suas mais variadas práticas, englobando seu uso terapêutico através da aromaterapia, como também seu uso na gastronomia, psicologia, marketing, cosmética, perfumaria, veterinária, agronomia e outros segmentos.

Entendido isto, vemos que a aromaterapia é apenas um dos ramos da aromatologia e por esta razão, quando fomentamos a ocorrência do primeiro Congresso de Aromatologia no país (N.A.: O II Congresso de Aromatologia já tem data, confira AQUI), nossa intenção foi fazer com que esta nova ciência ganhasse credibilidade e adquirisse consistência e reconhecimento pelos meios acadêmicos e públicos. E, para fazer isso, em cada congresso são convidados palestrantes das mais diversas áreas, e com os mais diferentes conceitos, para ilustrar a amplitude que esta ciência possui. Temos de um lado cientistas e pesquisadores com uma base muito sólida participando sempre dos congressos e do outro, aromaterapeutas e profissionais da saúde com visões que permeiam desde aspectos científicos, holísticos e alguns até místicos. A intenção com isso é mostrar que este conhecimento possui várias formas de ser entendido, absorvido e praticado na vida das pessoas.

Não devemos confundir o termo AROMACOLOGIA® com AROMATOLOGIA, pois a aromacologia com letra ‘‘C’’ é uma palavra criada e patenteada em 1989 em Nova Iorque, pelo Sense of Smell Institute, formalmente conhecido como Fundação para Pesquisa do Olfato, sendo um termo criado para descrever o conceito desenvolvido para o estudo das interrelações entre psicologia e tecnologia de fragrâncias. Podemos considerar também que a Aromacologia seja um ramo da ciência mais abrangente denominada Aromatologia.

Óleos essenciais para fins estéticos: Aromatologia ou Aromaterapia?

Óleos essenciais para fins estéticos Aromatologia ou Aromaterapia

Numa conversa com o Fabian, perguntei-lhe qual seria o termo ideal – Aromatologia ou Aromaterapia – para referir-se ao emprego de óleos essenciais em cosméticos e tratamentos estéticos. A resposta foi tão objetiva e clara que irei dividir com vocês:

“Oi Karina,
A aromaterapia inglesa que surgiu com Marguerite maury envolve bem-estar e estética. Consideram o uso dos OEs na estética como aromaterapia, no sentido de terapia de beleza.E este ramo está dentro da aromatogia que é a ciência por detrás disso tudo, aquela que estuda.
Aromatologista é o cientista que vai pesquisar meios de uso dos OEs.
O aromaterapeuta usa este conhecimento para tratar do outro, seja na saúde ou na beleza.
Mas, neste caso, como os OEs tem mais aplicações do que só uso em doenças, temos quem aplique a aromatologia em outros ramos também, como marketing, perfumes, psicologia, gastronomia etc….”

 

Bom, acredito que agora ficou bem claro qual é a diferença entre Aromatologia e Aromaterapia, não? Caso você tenha dúvidas, não hesite, pergunte aí nos comentários! Caso queira saber mais sobre o tema, acesse à sétima edição do Jornal de Aromatologia AQUI.

Aproveitando o ensejo, faço-lhes um convite:

II Congresso Internacional de Aromatologia

II Congresso Internacional de Aromatologia

Versão Online + Versão Presencial – 18 a 20 de Março de 2016 – Belo Horizonte / MG

O II Congresso Internacional de Aromatologia já tem data marcada e agenda estipulada!

O CIA é o maior evento especializado em aromatologia e óleos essenciais da América Latina. Tem como principal enfoque difundir o conhecimento acadêmico-científico, aliado também às experiências práticas de profissionais do ramo. Unifica as bases da aromaterapia inglesa e francesa, buscando apresentar o que há de melhor em cada linha.

Não é necessário ser profissional da área para participar e, caso você não possa comparecer presencialmente, saiba que as palestras também ocorrerão online! Aliás, eu serei uma das palestrantes abordando um tema sobre o qual muito me perguntam: “Óleos Vegetais Graxos e Essenciais na Rotina Diária de Beleza”.

Indico de coração a inscrição no II Congresso Internacional de Aromatologia a todos que se interessam e/ou queiram se aprofundar no assunto.
Confira AQUI a programação do II Congresso Internacional de Aromatologia
Confira AQUI a lista de Palestras Online
Saiba como fazer sua inscrição AQUI 

Segue abaixo o cartaz com várias informações sobre o II Congresso Internacional de Aromatologia (clique nele para ampliar!)

II Congresso Internacional de Aromatologia Cartaz

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita
Snapchat: karinaviega

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

Loja Dermabox

comments

2 comentários on Qual a diferença entre AROMATOLOGIA e AROMATERAPIA? + O que são óleos essenciais e óleos graxos

  1. Mônica Brandão
    21 de janeiro de 2016 at 16:41 (2990 dias atrás)

    Qual é o preço do ingresso?
    (Ps: estou ansiosa pelo evento! *-*)

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>