Como montar um Nécessaire Minimalista – Cabelos, pele, higiene pessoal

Beleza Minimalista: Saiba como montar um Nécessaire Minimalista de viagem, passeio, academia ou bolsa diária com itens coringas para cuidados capilares, cuidados com a pele e higiene pessoal. Torne seu dia a dia muito mais leve com pequenas mudanças sem perder em eficiência e funcionalidade!

Como montar uma Nécessaire Minimalista – Cabelos, pele, higiene pessoal

Vem cá, quem é que carrega o banheiro inteiro na bolsa? Vamos acabar com isso agora! Aprenda dicas e truques para minimizar os cosméticos e torne sua viagem (ou passeio, ou bolsa diária) muito mais leve com pequenas mudanças sem perder em eficiência e funcionalidade! Qual é o segredo? Versatilidade e bom senso! Assista ao vídeo:

Caso não o vídeo acima não abra, vá ao link direto no youtube AQUI. Aproveite e inscreva-se no canal AQUI. Muita coisa que abordo no youtube não é abordada aqui no blog e vice-versa.

Embora no vídeo eu tenha focado em “nécessaire minimalista para viagens”, saiba que as dicas também servem para o dia a dia. Há quem passe muito tempo fora de casa e precise carregar coisas com as funções mencionadas diariamente, há quem precise levar tais itens para academia, casa do(a) namorado(a), casa de amigos, etc. Ou seja, uma nécessaire minimalista pode lhe acompanhar em diversos momentos cotidianos, não apenas numa viagem.

Nécessaire Minimalista – Em termos de cosméticos, o que é essencial?

Palavras como “essencial”, “melhor” e “indispensável” não possuem conceitos estáticos. Cada pessoa guarda em si suas próprias definições as quais também estão em constante mudança conforme o momento de nossas vidas. Portanto, o meu nécessaire minimalista (ou “a minha nécessaire minimalista”, sei que “nécessaire” é substantivo masculino, porém a boca do povo diz tanto “a nécessaire” que nem sei se há mais uma linha entre certo/errado) provavelmente será diferente da sua. Tentei mostrar-lhes itens bem básicos e cabíveis na maioria das rotinas, porém não se sinta “culpado” por precisar e/ou querer colocar mais coisas. A necessidade é sua, a escolha final sempre será sua!

Nécessaire Minimalista – Como montar

necessaire minimalista como montar

Montar uma Nécessaire Minimalista é simples, basta pensar nas seguintes perguntas:

O que costumo levar? – Todos nós temos certas “manias de bolsa” e, portanto, todos nós sabemos quais itens efetivamente usamos e quais estão ali apenas por uma suposta precaução para uma suposta eventualidade que nunca chegou a acontecer. Dizem que prevenir é melhor do que remediar, mas o remédio pode estar em um dos itens que você efetivamente usa, basta utilizá-lo de uma maneira diferente. Por isso a palavra chave de um Nécessaire Minimalista é VERSATILIDADE, exatamente por tal característica minha/meu Nécessaire Minimalista contém predominantemente cosméticos naturais, pois um dos melhores pontos desse tipo de cosmético são as funcionalidades múltiplas. Por exemplo: um sabonete em barra 100% natural feito por processo de saponificação de óleos vegetais pode ser usado como sabonete facial, corporal e até mesmo como shampoo sólido!

Para onde vou? – Cada lugar ou ocasião requer certas especificidades, leva-las em consideração é de extrema importância para se certificar de que não faltará itens essenciais nem haverá itens desnecessários.

O que quero levar? – Querer tem poder tão forte quanto precisar. Mas é necessário ponderar, o que você quer levar lhe será útil ou apenas ocupará espaço na bolsa?

O que realmente preciso levar? – Observe tudo que você quer levar, ponha na equação as especificidades do local/ocasião, as SUAS reais necessidades específicas, suas experiências e a sensação maravilhosa de leveza que sua mala ou bolsa terão se dentro dela conter apenas aquilo que você de fato irá usar.

Aproveito o ensejo para convidar-lhes a participar do Grupo Projeto Beleza Minimalista – Consumo Consciente e Sustentabilidade no Facebook AQUI.

Nécessaire Minimalista – Produtos indicados

Conforme mostrado detalhadamente no vídeo, meu Nécessaire Minimalista contém apenas 8 produtos os quais, devido a versatilidade de cada um, cumprem a função de, no mínimo, 20 cosméticos diferentes. Não serei prolixa, apenas escreverei breves descrições dos produtos e dicas extras. Ao longo do vídeo expliquei os porquês das escolhas e também deixarei linkado aqui os posts sobre os itens escolhidos.

Detalhe especial: o meu Nécessaire (este AQUI – mostrado no vídeo) pertence a marca Re-Roupa da estilista carioca Gabriela Mazepa, quem inova em seus produtos seguindo o estilo up-cycling. Isto significa que esta nécessaire é de um tecido que seria descartado pela indústria da moda e cada peça é tão única que recebe uma numeração. A recebi na Ritual Box de Dezembro da Sublime Rituais e de Bem-Estar e você pode encontra-la à venda AQUI.

Produtos para montar o Nécessaire Minimalista:

Beleza Nécessaire Minimalista como montar óleo de coco

I) Para o Nécessaire Minimalista: Óleo de coco orgânico

Óleo de coco é o coringa do Nécessaire Minimalista. Um único pote de óleo de coco 100% vegetal (pode ser o de coco palmiste também, são irmãos gêmeos!) substitui, no mínimo, 5 itens comuns nécessaires:

1 – Demaquilante
2 – Hidratante Corporal
3 – Calmante para pele irritada pós praia
4 – Potencializador de tratamentos capilares
5 – Serum reparador de pontas

Saiba mais sobre todos os mais variados métodos de uso do óleo de coco em “O Guia do Óleo de Coco”.

Uso e indico:

Beleza Nécessaire Minimalista como montar Sabonete vegetal Saboaria BOA

II) Para o Nécessaire Minimalista: Sabonete em barra 100% vegetal

Conforme escrevi no exemplo acima, um BOM sabonete vegetal 100% natural feito por meio do processo de saponificação de óleos vegetais puros pode atuar tanto como sabonete corporal, sabonete facial e também como shampoo em barra (aliás, um shampoo em barra 100% natural pode também cumprir com todos esses papeis). Para tanto, basta seguir as dicas:

a) Escolha um sabonete cuja composição seja isenta de Lauryl Sulfato de Sódio e rica em hidratantes, pois se o sabonete vegetal escolhido for do gênero glicerinado (daqueles translúcidos) pode vir a ressecar seu rosto e cabelos.
b) Caso sua intenção seja um sabonete que também atue como esfoliante, opte por um cuja composição contenha argila.
b) Parta seu sabonete vegetal em 2 pedaços caso você siga o No Poo (um pedaço para o rosto e outro para o corpo), ou em 3 pedaços caso você pretenda utilizá-los nos cabelos também.
c) Dica de armazenagem: Saboneteira de bucha vegetal! É só levar ou comprar uma bucha vegetal e parti-la em rodelas. A bucha irá sugar a umidade de do seu sabonete fazendo-o durar mais tempo e evitando lambanças. Basta colocar seus pedaços de sabonete sobre ela após tomar banho e pronto, eis que seu sabonete vegetal ficará sempre sequinho.

Uso e indico:

Beleza Nécessaire Minimalista como montar comigo ninguém pode lola

IV) Para o Nécessaire Minimalista: Produto de cabelo multifuncional

Um produto multifuncional o qual atue, no mínimo, como condicionador e como leave-in. Esse mesmo produto poderá ser usado para co-wash (higienizador em creme/ lavagem com condicionador) aos adeptos do No Poo e como máscara de tratamento quando misturado ao óleo de coco.

Uso e indico:

V) Para o Nécessaire Minimalista: Produto multifuncional de cuidados com a pele

Todos nós possuímos um produto coringa o qual consegue promover bons resultados em termos de cuidados com a pele, não? Pois bem, para quê levar um produto diferente para cada região do rosto se há o coringa? Meu atual coringa vem algum blend de óleo vegetal com óleos essenciais. Óleos vegetais suprem todas as necessidades de minha pele pós higienização. Caso você tenha a pele oleosa, indico de coração que teste algum tratamento à base de óleos vegetais 100% puros porque eles atuam como sebo reguladores (o óleo de jojoba com algumas gotinhas de óleo essencial de melaleuca – tea tree – se mostra um EXCELENTE tratamento para peles oleosas e acneicas).

Uso e Indico:

Beleza Nécessaire Minimalista sérum facial

VI) Para o Nécessaire Minimalista: Óleo essencial

A fim de doar algum potencial específico e fragrância ao óleo de coco quando usado como hidratante corporal, gosto de incluir no Nécessaire Minimalista algum óleo essencial condizente com as peculiaridades do local e com as necessidades da pele. Por exemplo, caso você vá para um ambiente praiano e sua pele costuma ficar bastante sensível pós sol, o óleo essencial de Lavanda será um grande aliado, pois ele atuará acalmando e regenerando a pele queimada.

Uso e indico:

Saiba mais sobre no Dicionário de Óleos essenciais AQUI. 

VII) Essenciais: Protetor solar, desodorante e pasta de dentes. Minha opções foram:

BANNER CONGRESSO AROMATOLOGIA

Espero que tenha gostado! E você, o que levaria em seu nécessaire minimalista? Quer uma versão de Nécessaire Minimalista de Maquiagem?

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita
Snapchat: karinaviega

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

comments

2 comentários on Como montar um Nécessaire Minimalista – Cabelos, pele, higiene pessoal

  1. Alessandra
    27 de janeiro de 2016 at 15:02 (629 dias atrás)

    Olá Karina, tudo bem? Estou adorando seu blog e gostaria de agradecer pelo tempo que tens dedicado a passar todas as dicas e informações para um consumo sustentável, fiz minha primeira compra do kit kah- noah após ler sobre eles no seu blog e assistir seus vídeos. Estou amando! Espero que o consumo sustentável seja uma realidade cada vez mais forte no dia a dia das pessoas, na minha já começou muito bem! Abraço. :)

    Responder
    • Karina Viega
      28 de janeiro de 2016 at 7:05 (629 dias atrás)

      Alessandra, eu que agradeço por começar o dia com um comentário tão lindo <3
      Obrigada de coração!
      Também espero, vamos torcer e fazer nossa parte :)
      Beijos mil!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>