Estilo e Personalidade – A Mulher Retrô e a Mulher Criativa

O que a mulher que adota um estilo retrô (ou vintage) transpassa aos seus observadores? E a mulher com um estilo criativo e moderno? Além de meras tendências de moda, hoje traçaremos um paralelo entre estilo e personalidade visando mostrar que a maneira de vestir-se também configura uma das formas mais invasivas de comunicação e, principalmente, de auto expressão.

Olá, sou Marianna Pedrini, e aceitei o convite da Kah para fazer parte da Equipe A,b! com colaborações esporádicas. Caso alguma semelhança de escrita e abordagem venha a insurgir dos textos, saibam que isso não é reles coincidência. Eu e a Karina somos grandes amigas há 18 anos, crescemos juntas dividindo (e aprendendo) as mesmas referências, gostos e ciclo social. Logo, nossa linha de raciocínio é bastante parecida. Espero que gostem deste artigo e saibam que quaisquer tipos de críticas, elogios e afins serão recebidos de bom grado.

Moda e Comportamento: Estilo Retrô e Estilo Criativo

Estilo e Personalidade A Mulher Retro e a Mulher Criativa Zooey DeschanelOptei por começar minha incursão na blogosfera realizando uma série de postagens sobre seis diferentes estilos da indumentária feminina atual – criativo, retrô, romântico (AQUI), clássico, casual e sensual. Ainda não sei se os quatro estilos restantes serão publicados aqui no Acorda, Bonita! ou no blog pretendo lançar, o Mulher de Botas (assim que estiver pronto, atualizarei este post com seus respectivos links). Tais descrições, entretanto, se nortearão, antes, pela “personalidade” atribuída à mulher que opta por determinado estilo e porque este lhe cai bem.

Mas, inicialmente, devo lembrar que o meu intento não é inserir a aparência ou personalidade feminina dentro de categorias extremamente sintéticas e pueris, e sim propor um jeito diferente de compor “artigos de estilo”, pois, na atual conjuntura, o que encontramos pelos blogs de moda são artigos que sempre tendem a se esgueirar pela materialidade das peças, tratando as pessoas que as vestem como itens secundários da composição final. Conforme o anunciado logo no 1º parágrafo, não é esta vertente que pretendo seguir. Aliás, abordagens óbvias nem são cabíveis aqui no A,b!.

O primeiro que veremos é o estilo Retrô (ou vintage).

Estilo Retrô: Características e personalidade

Estilo e Personalidade A Mulher Retro e a Mulher Criativa Zooey Deschanel

As garotas estilo retrô são as que geralmente se inspiram não só na indumentária feminina que vai das primeiras décadas do século XX até os anos 60 e 70, como também em suas referências na estética, arte, comportamento e tecnologia. Vêem no passado um mundo excitante cujo repertório, em sua opinião, se ajusta perfeitamente a seus presentes anseios, opiniões e necessidades. Algumas são garimpadoras assumidas de brechós ou do guarda-roupa da avó, enquanto outras não economizam emoção e recursos quando encontram releituras “modísticas” emblemáticas das décadas passadas. O fato é que sendo elas retrô ou vintage, sofrem ambas daquilo que poderíamos chamar de “nostalgia fashionística”.

Seu guarda-roupa é composto por uma miscelânea de peças/cortes/estampas fortemente datados: passeiam pelas franjas, jóias art déco e vestidos fluídos de cintura solta dos anos 20 e 30; pelas calças curtas de silhuetas justa, sapatilhas, boinas e gola rolê dos anos 50; pela cintura marcada e saia rodada derivadas do new-look; pela mini saia, vestido trapézio e botas de cano longo dos anos 60; assim como pelas calças pantalona, peças com franjas de camurça e roupas artesanais dos anos 70.

Estilo retrô – Inspiração: Zooey Deschanel

Para ilustrar o post de hoje, escolhi a atriz e cantora Zooey Deschanel, quem muitas vezes traz algumas composições com peças inspiradas em décadas passadas, ajustando-as a seu jeito mais juvenil e bonequinha.

Estilo e Personalidade A Mulher Retro e a Mulher Criativa Zooey Deschanel look Tommy Hifilger

Estilo e Personalidade A Mulher Retro e a Mulher Criativa Zooey Deschanel look Tommy Hifilger estilista

1) Na primeira fotografia (do início de 2014, no lançamento de sua linha de roupas em parceria com Tommy Hifilger) o vestidinho trás um conceito completamente diferente: se assemelha aos modelos mini e geométricos dos anos 60 usados, principalmente, pelos jovens do movimento Mod, na Inglaterra. A estampa também é simples e geometrizada, a cintura baixa, a saia transpassada, a blusa sem mangas e a gola peter pan. As influências sessentistas passam pelo crivo da marca, que suaviza os modelos trapézio muito retos e curtos, dando uma suave cintura à modelagem e optando também por deixá-lo mais alongado. O bolsinho com apenas um botão dá uma graça final à peça.

Estilo e Personalidade A Mulher Retro e a Mulher Criativa Zooey Deschanel look All-Star FOX

2) Na segunda (de 2013, na festa All-Star da FOX), a moça usa um vestido florido de cintura natural marcada com a ajuda de um cinto de verniz com detalhe de laço, saia rodada e corpete com decote jóia sem manga. Aqui inspiração no new look e anos 50 é evidente. O sapato preto de bico redondo reforça a influência da moda feminina da época no look.

Estilo e Personalidade A Mulher Retro e a Mulher Criativa Zooey Deschanel look Golden Globes cabelo

Estilo e Personalidade A Mulher Retro e a Mulher Criativa Zooey Deschanel look Golden Globes

3) Na terceira foto (na premiação do Golden Globes desse ano), por fim, encontramos referências de uma terceira década: os anos 30. De novo vemos a peça ajustada na cintura natural, marcada com mais suavidade, enquanto o comprimento desce até um pouco acima dos tornozelos a frente, deixando aparecer o peito dos pés. Atrás, desce além, cobrindo também os sapatos. A saia trás o corte em evasê e é confeccionada em um tule cheio de pedrarias, que lembram muito o glamour da década de 30. Já a blusa do vestido, também em pedrarias, parece ser uma releitura dos boleros, também muito ornamentados, da época. Para finalizar, ela prende os cabelos num coque de lado, juntos a uma flor de tecido, e usa sapatos e bolsa em cores similares à peça.

Estilo e Personalidade A Mulher Retro e a Mulher Criativa Zooey Deschanel CABELO E MAQUIAGEM

Quanto à maquiagem, Zooey parte para um estilo mais romantizado e bonequinha e preza por pele bem trabalhada e blush rosa marcado. Os olhos estão sempre com cílios postiços e delineador, mas nada que chegue perto da força dos delineados dos anos 60. Na primeira foto, ela usa uma tiara com lacinho, o que a deixa ainda mais juvenil; na segunda, opta pelo cabelo preso de lado, se assemelhando um pouco ao penteado inspirado nos anos 30 do Golden Globes; na terceira, imagem de uma ocasião mais casual, ela aparece com a cabeleira natural, que, aliás, trás um corte muito parecido com as atrizes francesas dos anos 60; e na quarta, ela reforça essa ideia usando o bump it, o volume no cocuruto que me lembra os penteados da icônica Brigitte Bardot.

Eu, particularmente, amo as peças de roupa com influências da moda de outras épocas. Parte disso consigo encontrar no site Mod Cloth, e vocês tem alguma dica?

Observação: os sites que foram usados como referência para fazer esse artigo foram o História da Moda e o Fashionatto.

Estilo Criativo: Características e personalidade

Estilo e Personalidade A Mulher Retro e a Mulher Criativa Betty Autier

Sabe aquela mulher linda que sorri e cumprimenta a todos por onde passa, possui várias habilidades (fala 4 idiomas, cozinha, desenha bem, toca violão etc.) e frequenta lugares – maravilhosos – que você nem cogitava existir? Assim são as mulheres do estilo criativo: interessantes, divertidas, confiantes, extremamente populares e que, além disso, inspiram a todos com suas combinações certeiras, porém inusitadas.

Sua imaginação parece não ter limites: calça legging metalizada com bota de cowboy, vestido de oncinha e oxford fluorescente, itens artesanais multicoloridos e peças sóbrias de alfaiataria. Em suma: optam pelas sobreposições, mistura de padronagens, shapes e texturas… Vestir-se parece ser nada mais que mais uma forma de criar, experimentar e gozar a vida, e, para isso, elas tem bom-humor e disposição de sobra.

Estilo Criativo – Inspiração: Betty Autier

Acho sinceramente, que não há ninguém melhor que a Betty Autier (do blog Le blog de Betty) para ilustrar esse jeito divertido e excêntrico que quase toda a mulher que incorpora o estilo criativo parece ter.

Estilo e Personalidade A Mulher Retro e a Mulher Criativa Betty Autier look 1 maquiagem

Estilo e Personalidade A Mulher Retro e a Mulher Criativa Betty Autier look 1

Estilo e Personalidade A Mulher Retro e a Mulher Criativa Betty Autier look 1

1) Já na primeira imagem acima, a moça vai além de todas as minhas composições hipotéticas e mistura um colete de paetês rosa, uma blusa ampla cropped, um short de couro com cós de elástico e, para arrematar, uma bota de salto agulha. Alguém mais aí arrisca sair de casa assim?

Estilo e Personalidade A Mulher Retro e a Mulher Criativa Betty Autier look total jeans penteado

Estilo e Personalidade A Mulher Retro e a Mulher Criativa Betty Autier look total jeans

Estilo e Personalidade A Mulher Retro e a Mulher Criativa Betty Autier look total jeans

2) O look da segunda fotografia parece ser simples e fácil de usar aos olhos de uma “leiga”, mas peço que observem bem. A roupa da moça não marca nenhuma curva ou parte magra do corpo, é composta basicamente por uma calça jeans com rasgos no joelho de silhueta solta e e lavagem clara e uma jaqueta também de lavagem clara e ampla. O cabelo preso e o dobradinho na barra da calça ajudam a deixar a combinação mais “enxuta” e elegante, enquanto o sapato rasteiro e a mochila, ambos de cor escura, ficam responsáveis por criar um contraste e ajudar no equilíbrio da composição.

Estilo e Personalidade A Mulher Retro e a Mulher Criativa Betty Autier look macacão rosto

Estilo e Personalidade A Mulher Retro e a Mulher Criativa Betty Autier look macacão

Estilo e Personalidade A Mulher Retro e a Mulher Criativa Betty Autier look macacão detalhe

3) Já na terceira fotografia, Betty combina com naturalidade uma peça de roupa que você dificilmente verá em brasileiras com mais de 12 anos de idade: o macacão jeans! Digo com naturalidade, porque a peça ficou adorável e perfeitamente apropriada para o corpo, idade e ocasião em que foi usada. No look, Betty também investe numa camiseta de clássica inspiração navy, bolsa azul marinho, óculos espelhados e alpargata rosa.

Estilo e Personalidade A Mulher Retro e a Mulher Criativa Betty Autier 4

Por fim, as quatro imagens acima mostram alguns detalhes, como os penteados e acessórios que a moça usa para completar seus looks. Na primeira fotografia, ela usa um coque rosquinha feito bem no cocuruto, mas cujo ar austero ou formal é suavizado pela franja solta e fios que escapam.

Na segunda, ela completa o visual com óculos de lentes em formato de coração, enquanto na terceira usa uma espécie de chapéu de pele russo e, na quarta, brincos artesanais de metal e miçanga. Tudo parece ser escolhido e usado com muito critério e a maquiagem permanece incrivelmente natural – com muita raridade ela aparece de contornos muito marcados ou batons vibrantes e/ou escuros.

Concluindo, um visual lindo e que certamente diz muito sobre a personalidade ousada da moça.

Espero que tenham gostado!

marianna pedrini

[disclaim] Marianna, 28 anos, pesquisadora de arte contemporânea e apaixonada pelas artes visuais, música, cinema, literatura e seu gatinho siamês Elvis. Colaboradora colunista do Acorda, Bonita! e criadora do Mulher de Botas (no ar em breve).[/disclaim]

contato@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita

[question]Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.[/question]

 

7 thoughts on “Estilo e Personalidade – A Mulher Retrô e a Mulher Criativa

  1. Adorei a estréia da Mari no AB.

    Me defino como sem estilo nenhum, porque depende mto do dia (do luxo ao lixo), mas se fosse escolher escolheria o estilo retrô. É muito fofo, Zooey Deschanel é um ótimo exemplo mesmo, parabéns pela seleção de referência.

    E para gordinhas como eu? Posso pedir uma sugestão de matéria de roupas e cabelos? Não gosto da ideia de “proibir” listras horizontais, estampas porque engordam. Sigo muito a linha de pensamento da linda plus size Fluvia Lacerda,que diz que: “Visto o que eu gosto”.

    Parabéns pelo trabalho.

    Beijos,
    Dani.

  2. Mari, o estilo da Zoey é único, gosto muito desse estilo romântico. Gostei muito do 3o look da Betty, a qual eu não conhecia, amo jardineira (eu usava esse termo em vez de macacão, haha). Parabéns a vc e a Kah, acho muito legal ter um blog! ;* Lívia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *