Benefícios do Co-Wash natural e orgânico + Melhores condicionadores para Co-Wash

Saiba o que é e por que optar pelo Co-Wash natural e orgânico: uma pequena mudança com grandes benefícios em termos de saúde, estética e preservação sócio ambiental. Além disso, confira (em vídeo e lista) uma seleção com os melhores condicionadores naturais e orgânicos para Co-Wash.

Alguns leitores relatam-me o aparecimento de alergias e coceiras no couro cabeludo após aderir ao No Poo. Muitos culpam a técnica. Não recrimino, esse pensamento é o caminho de lógica mais fácil. Entretanto a causa do problema pode estar nos produtos escolhidos para a realização da técnica, não na técnica em si. É claro que lidar com quaisquer tipos de problemas cutâneos é algo delicado, as raízes são variadas e apenas um especialista pode avaliar e conduzir o tratamento com destreza. Portanto, leve esse texto apenas como uma opção ou alternativa, pode ser que seu quadro seja beneficiado com as dicas aqui contidas, mas também pode ser que seus sintomas sejam acarretados por causas completamente distintas.

Vídeo Co-Wash: Melhores condicionadores naturais e orgânicos + dicas

Como sei que muito adoram uma lista e outros preferem assistir um vídeo a ler, confira no vídeo acima quais são os melhores condicionadores naturais e orgânicos para Co-Wash com direito a resenhas de cada condicionador selecionado + dicas sobre o que é, para quem é indicado, e como fazer o Co-Wash. Aproveite e inscreva-se no canal (AQUI) para receber tudo em primeira mão  ;)

Caso queira informações BEM completas acerca dos benefícios do co-wash natural e orgânico, continue a leitura!

TOP 3 – Melhores condicionadores 100% naturais para Co-Wash

Benfícios co-wash natural e orgânico condicionador de andiroba ECOCERT arte dos aromas

Já que no vídeo há uma resenha bem completa sobre cada condicionador para co-wash selecionado, não serei prolixa, eis abaixo apenas a lista dos 3 melhores:

  • Medalha de Bronze: Condicionador Andiroba e Copaíba – Riquezas da Terra. À venda em AQUI (sem cupom).
  • Medalha de Prata: Condicionador Orgânico Lippia Alba Herbia. À venda em AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom “ACORDABONITA
  • Medalha de Ouro: Condicionador Orgânico de Andiroba Ecocert Arte dos Aromas. À venda em AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom “ACORDABONITA” e resenha escrita AQUI.

Co-Wash natural e orgânico: O que é?

Benefícios do Co-Wash e Melhores condicionadores naturais e organicos para Co-Wash

Há diversas alternativas naturais aos shampoos convencionais para higienizar os cabelos, exemplificando:

- Máscaras capilares de argila (mostrei como faz AQUI);
- Soluções com bicabornato de sódio;
- Vinagre puro ou diluído;
- E até mesmo shampoos em barra feitos por processo de saponificação de óleos 100% vegetais (como esses AQUI, maravilhosos!).

Contudo, tendo em mente que o termo Co-Wash é uma abreviação para Conditioner Wash(ing), termo em inglês que significa “lavagem com condicionador”, o “Co-Wash natural e orgânico” consiste em, basicamente, escolher condicionadores de formulação natural para realizar o procedimento. Simples assim e benéfico além da estética.

Segundo o Naturally Curly: “Co-Wash é um método que pode ser adotado se você estiver interessado na retenção máxima de hidratação nos fios e não sofra com acúmulos intensos de caspa. Condicionadores possuem surfactantes suaves os quais irão remover a sujeira, óleos, e resíduos leves de caspa. Assim evita-se o ressecamento extremo do cabelo resultando numa fibra capilar gentilmente limpa, suave e hidratada.” (livre tradução).

Co-Wash natural e orgânico: Benefícios

Benefícios do Co-Wash natural e orgânico e Melhores condicionadores para Co-Wash

Ao optar por produtos naturais e orgânicos, além de apoiar uma cadeia produtiva com foco em eco sustentabilidade (saiba mais em “Cosméticos orgânicos – Benefícios além da estética”), você também pode evitar – e até mesmo sanar – diversos problemas de saúde. Do couro cabeludo às vias respiratórias, essa simples mudança vem com grandes benefícios.

A natureza é cheia de elementos valiosos que estão em harmonia com a constituição da nossa pele. De fato, a epiderme é composta por ácidos graxos, vitaminas e sais minerais semelhantes à composição de ingredientes presentes em cosméticos orgânicos e/ou naturais. É por isso que a interação dinâmica entre os dois facilita a assimilação da substância: o corpo absorve ingredientes naturais em vez de tratá-los como produtos químicos estrangeiros passíveis de rejeição os quais, por vezes, resultam em reações alérgicas. Além disso, há o seguinte agravante: ingredientes sintéticos são muitas vezes criados para imitar o que é natural a um custo menor, dessa forma a indústria gera macromoléculas cuja degradação natural é tão difícil que se torna um problema ambiental.

Uma vez que os produtos orgânicos são compostos por ingredientes naturais, sendo que boa parte deles é cultivada organicamente, eles não são tão propensos a causar efeitos colaterais negativos comumente associados aos cosméticos convencionais. Tais como:

• Ressecamento excessivo e descamação da pele;
• Agravamento de problemas respiratórios, sinusite e asma;
• Reações alérgicas como erupções cutâneas;
• Danos à pele, cabelo e olhos devido à exposição excessiva a produtos químicos;
• Aumento do risco de câncer, problemas de fígado, e outros prejuízos no sistema imunológico;

Ademais, insumos advindos da agricultura orgânica são cultivados sem pesticidas e OGM (organismos geneticamente modificados). A principal vantagem proporcionada por este tipo de agricultura é deixar a natureza fazer sua seleção natural, permitindo que as plantas mais vigorosas sejam as sobreviventes. Isso resulta em cosméticos que são reforçadas pelos ingredientes ativos provenientes de forças da natureza.

No que concerna ao meio ambiente, dentre diversos fatores, ressalto que ao optar por produtos cujos ingredientes sejam mais próximos ao ciclo primário de produção permitindo que o corpo humano participe da sintetização e degradação deste produto por meio das sub-reações internas é uma atitude menos agressora em prol do ecossistema e, simultaneamente, igualmente eficiente em termos de resultados estéticos pretendidos, basta um pouco de paciência e frequência na utilização.

ATENÇÃO: adotar cosméticos orgânicos e/ou naturais não é garantia de evitar qualquer reação alérgica, cada pessoa possui uma propensão diferente e tudo no mundo pode acarretar alergias, porém a probabilidade de incidência de reações adversas para com substâncias naturais é bem menor do que para com substâncias sintéticas.

Malefícios dos conservantes sintéticos para o couro cabeludo

Benefícios do Co-Wash natural e orgânico + Melhores condicionadores para Co-Wash

A pele é o maior órgão de nosso corpo. Além de excretar impurezas, o sistema tegumentar (vulgo: pele) também possui elevado poder de absorver substâncias. Estima-se que cerca de 60% daquilo que colocamos sobre a pele é absorvido e conduzido à corrente sanguínea. Algo ainda mais intenso ocorre quando focamos no comportamento do couro cabeludo, pois áreas com maior concentração de pelos tendem a ser mais permeáveis do que as áreas com menos pelos. Há tempos a medicina reconhece tal poder de penetração de substâncias pelos folículos pilosos, porém parece que a indústria cosmética ignora esse fato ao rechear seus produtos capilares com substâncias químicas de perigoso potencial alergênico e cancerígeno.

Com a popularização das rotinas No e Low Poo os próprios consumidores passaram a procurar por produtos cujas composições sejam isentas de sulfatos e petroquímicos como silicones e óleo mineral, aqui vemos um enorme quadro favorável rumo ao tratamento adequado da delicada pele do couro cabeludo. Porém vários componentes de finalidade conservante passam desapercebidos. Sendo assim, sem a devida atenção leva-se para casa um produto “liberado”, porém recheado de conservantes sintéticos como parabenos, Methylisothiazolinone (ou MIT, ou MI) e liberadores de formaldeído, os quais podem acarretar alergias, dermatites, coceiras, caspa, seborreia e até mesmo queda capilar e desenvolvimento de câncer.

Algo curioso é que na origem da técnica, a autora do Curly Girl (livro que deu origem ao termo “no-poo”) Lorraine Massey condenava o uso de produtos com parabenos. Porém parece que com o tempo as pessoas passaram a dar mais atenção às substâncias que não são removidas sem shampoos com sulfatos (silicones/parafina/óleo mineral) e se esqueceram dessas que, embora sejam removidas, podem acarretar danos acumulativos à saúde.

Vou exemplificar com algo prático, vamos analisar a composição de dois itens BASTANTE utilizados como produtos de Co-Wash:

Yamasterol com Babosa e D-Pantenol Amarelo, ingredientes: Aqua, Centrimonium Cloride, Cetyl Alcohol, Stearyl Alcohol, Methylparaben, Methycloroisothiasolinone/ Methylisothiasolinone, Propylparaben, CI 19140, Aloe Barbarensis Extract, Panthenol, Parfum.

Yamasterol CoWash, ingredientes: Aqua, Cetyl Alcohol, Stearyl Alcohol, Centrimonium Cloride, Isopropyl Myristate, Parfum, DMDM Hydantoin, Cocamidopropyl Betaine, Hydrolyzed Keratin, Gossypium Herbaceum (Cotton) Seed Oil, Butyrospermum Parkii (Shea) Butter, Macademia Ternifolia Seed Oil, Cocos Nucifera (Coconut) Fruit Extract, Chamomilla Recutita (Matriarca) Flower Extract, Aloe Barbadensis Leaf Extract, Camellia Sinensis Leaf Extract, Cinnamoum Zeylanicum Bark Extract, Acorus Calamus Root Extract, Commiphora Myrrha Resin Extract, Olea Europaea (Olive) Fruit Oil, Argania Spinosa Kernel Oil, Lethicin, Polyglyceryl-3 Diisostearate, Glycerin, Glyceryl Stearate, Methycloroisothiasolinone/ Methylisothiasolinone, Panthenol. 

 

Observem as substâncias em negrito na lista de composição dos produtos acima, neles encontramos:

Parabenos (exemplos Methyl-, Propyl-, Isopropyl-, Butyl-, e Isobutyl): Parabenos são perigosos conservantes amplamente utilizados em cosméticos. O CDC detectou parabenos em praticamente todos os organismos americanos. De acordo com o European Commission’s Scientific Committee on Consumer Products (Comitê Científico da Comissão Europeia dos Produtos de Consumo), parabenos de cadeia longa imitam o estrogênio e podem agir como potenciais desreguladores do sistema hormonal (endócrino) e até mesmo perturbar o desenvolvimento cognitivo.

Methylisothiazolinone, methylchloroisothiazolinone (o Benzisothiazolinone também entra nessa “família”, mas não está presente nas versões do Yamasterol): Conservantes comumente usados em conjunto em produtos de cuidados pessoais. Estão entre os mais comuns, sensibilizadores e as causas da alergia de contato. Estudos de laboratório sobre as células do cérebro de mamíferos sugerem que o Methylisothiazolinone pode ser neurotóxico.

Liberadores de formaldeído (Bronopol, DMDM hydantoin, Diazolidinyl urea, Imidzaolidinyl urea e Quaternium-15): Cosméticos conservantes que liberam formaldeídos de forma lenta e fraca para matar as bactérias que tendem a proliferar nos produtos. O formaldeído é um conhecido cancerígeno humano. Os conservantes liberadores de formaldeído podem desencadear reações alérgicas na pele. Liberadores de formaldeído são amplamente utilizados em produtos dos EUA. Não surpreendentemente, mais americanos desenvolvem alergias de contato para com tais ingredientes do que os europeus.

Fonte: EWG.

Pois bem, acredito que o explicitado acima já basta como argumento para tentarmos manter tais substâncias o a mais longe possível de uma área tão permeável como o couro cabeludo.

Neste ponto é preciso desmistificar alguns equívocos: substâncias quimicamente sintetizadas nem sempre são ruins, assim como nem tudo que é natural necessariamente possui uma garantia de qualidade e desempenho. Por isso a tamanha importância de termos em mente os benefícios de optarmos por cadeias produtivas mais sustentáveis, creio que aí resida o benefício certeiro no que concerne aos cosméticos naturais e orgânicos.

Sem Radicalismos!


Consumo consciente não é sobre restrição, mas sim sobre conhecimento e decisão.

 

SER RADICAL NÃO É A SAÍDA! “Poder acarretar dano” é diferente de “inevitavelmente acarretar dano”. O percentual pessoas que utilizam produtos com conservantes sintéticos e não desenvolve nenhum tipo de reação é imenso, aqui a questão incide sobre prevenção e/ou tratamento aos que perceberam alguns dos distúrbios mencionados ao longo do post. Nosso corpo tem a excepcional habilidade de lidar com substâncias “inimigas”, o perigo mora na quantidade, pois vilões em demasia abalam qualquer super-herói. Usar diariamente um ou dois produtos de composição “discutível” é uma coisa, usar uma dúzia é exigir demais do poder excretor de nosso organismo.

“E agora, Kah, o que eu faço? Adoro o produto X, mas ele possui alguma dessas substâncias… Paro de usar? Jogo fora?”

Claro que não! A não ser que você esteja sofrendo com problemas no couro cabeludo e alergias cuja origem não consegue identificar, então sim aconselho pausar o uso e observar os resultados.

Não há nada de ecologicamente correto em jogar produtos no lixo, e parar de usar algo que você realmente gosta é afrontar seu poder de escolha. Não há problemas em continuar usando o que lhe apraz DESDE QUE você saiba as implicações desta escolha. Consumo consciente não é sobre restrição, mas sim sobre conhecimento e decisão. Optar por usar algo com ingredientes “controversos” não é “ruim” quando sabemos da existência de tais ingredientes e mesmo assim assumimos o “risco”. A meu ver o problema reside em desconhecer o conteúdo que nosso dinheiro está bancando. O resto é livre arbítrio.

Certa vez estávamos conversando no grupo Projeto Beleza Minimalista (participe! Criei o espaço com muito carinho exatamente para dividirmos conhecimento e dúvidas acerca de consumo consciente e sustentabilidade) sobre a presença do DMDM Hydantoin e da Ureia em alguns produtos Deva Curl, aqui está minha resposta:

Resposta Deva Curl

Bom, minha opinião: há 4 anos uso Deva, adoro mesmo os resultados, nunca tive nenhuma reação, já pesquisei em fóruns sobre isso, pouquíssimas pessoas relataram algo por causa do uso da linha, e continuo recomendando aos que desejam algo eficiente para cabelos cacheados. Não gosto desses conservantes e nem todos os itens Deva os contém (o SuperCream, um de meus prediletos da marca, não contém tais substâncias). Hoje em dia opto por não comprar nem resenhar produtos que contenham principalmente o DMDM Hydantoin e a Ureia.

Acho que saber dosar no “pode-não-pode” respeitando aquilo que gostamos é o segredo para uma vida saudável física e mentalmente. Consumo consciente reside exatamente em conhecer os riscos e optar por comprar ou não tendo em mente tais riscos.

Eu substituí a maioria dos meus cosméticos por produtos naturais, cancelei parcerias no Acorda, Bonita! porque os parceiros em questão não condiziam mais com o que quero passar para vocês, mas não sou nem nunca quero ser radical. Acima de tudo:

1 – Consciência: Saiba o que contém no que te faz feliz;
2 – Liberdade: Use o que te faz feliz se não tiver encontrado alternativas melhores para você.

Ainda há certas coisas cujo resultado não encontrei igual em produtos naturais, deixar de usá-los seria ir contra meus próprios desejos (aqui não falo de Deva, embora goste muito, meus cabelos já se acostumaram com produtos naturais, hoje em dia protetores solares e itens de maquiagem como corretivos e bases ainda não consegui substituir por completo).

É isso.”

Onde comprar cosméticos naturais e orgânicos com segurança? Indico e confio:
- Na e-Cosmetique (ganhe 10% de desconto com o cupom ACORDABONITA)
- Na Capym Store (ganhe 5% de desconto com o cupom ABONITA)
- Na Lohas Store (sem cupom, mas muito boa!)
Escolham! Todas lojas são excelentes :)

 

Espero que tenham gostado de saber mais sobre os benefícios do Co-Wash natural e orgânico! O que você pensa sobre este tema? Comente aí!

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita
Snapchat: karinaviega

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

BANNER CONGRESSO AROMATOLOGIA

comments

11 comentários on Benefícios do Co-Wash natural e orgânico + Melhores condicionadores para Co-Wash

  1. Ana Amélia Falcão
    23 de fevereiro de 2016 at 17:16 (2946 dias atrás)

    Oi Karina, interessante essa matéria!Quando eu comecei a fazer Noo Poo foi usando o Co-Wash novo da Yamá, e eu notei que meu cabelo esta caindo MUITO, mas é MUUUUUUUUITO, fico assustada, e eu pensava que era a técnica, agora sei que é o produto. Nossa to triste pq ele é tão baratinho. Mas fiquei com uma dúvida, esses condicionadores que você citou, COMO eles limpam o cabelo de alguém se eles não tem o Cocamidopropyl betaine? E outra coisa, quem faz co-wash precisa usar OUTRO condicionador do modo que agente normalmente usa o condicionador? Obrigada! Beijos!

    Responder
    • Karina Viega
      23 de fevereiro de 2016 at 20:37 (2946 dias atrás)

      Ana, obrigada!

      Amore, é complicado dizer que é culpa apenas do produto, é uma das possibilidades… Quando vc parou de usá-lo a queda diminuiu?

      No vídeo https://www.youtube.com/watch?v=yaPGegFeDQk eu conto como funciona o poder de limpeza de cada um ;)
      O meu predileto contém o “primo” do coco-betaine, porém não é preciso ter esse ativo no produto de co-wash a não ser que você use produtos com silicone, se sua rotina for silicone-free, os tensoativos catiônicos dos condicionadores + a ação mecânica das mãos com água darão conta de limpar os fios.

      Quanto a precisar de outro condicionador, depende… Eu gosto de usar. Há condicionadores que funcionam bem para condicionar e para co-wash, então uso o mesmo das duas formas (primeiro fazendo o co-wash e depois aplicando e pausando como condicionador).

      Beijos mil!

      Responder
  2. Cyci
    1 de março de 2016 at 2:23 (2940 dias atrás)

    Karina, adorei esse top 3, cheguei a conclusão que muitas de nós, adeptas do No/Lo Poo, sabemos bem pouco!
    No meu caso faço Low já há algum tempo e ultimamente estou bem descontente com os shampoos sem sulfato que tenho testado. Cabelos ressecados, xiiii…
    Faço Co Wash quando aplico alguma umectação com óleo ou manteiga vegetal (e aí entra a sua dica super útil).
    Como vc já esclareceu sobre os condicionadores para Co Wash, eu preciso te pedir um help: por favor, faça um vídeo indicando bons condicionadores para finalizar, aquele que sela as cutículas, que seja “liberado” e tudo mais.
    Aguardo ansiosa, já que procuro e não acho quem fale sobre o assunto e a maioria das embalagens não informam o PH do condicionador ou máscara. Muito obrigada, adorei o vídeo e as explicações! Beijos! :)

    Responder
    • Karina Viega
      3 de março de 2016 at 8:37 (2938 dias atrás)

      Cyci, todos nós no geral sabemos de muito pouco, por isso temos que dividir conhecimento ;)

      Quais shampoos você costuma usar?

      Posso fazer sim! Mas saiba que o que irá selar a cutícula não é apenas o pH, mas também a composição do produto. Condicionadores ricos em óleos e manteigas atuam muito bem para isso…

      Beijos mil!

      Responder
  3. Mari
    1 de março de 2016 at 16:22 (2939 dias atrás)

    Olá Karina, parabéns pela sua seriedade ao tratar dessas questões que dizem respeito não só à beleza, mas também a nossa saúde. Tenho optado por hábitos de vida como um todo mais naturais e em termos de cosméticos o seu blog tem sido de grande ajuda. Mas as opções mais “seguras” (digo seguras porque não entendo nada de fórmulas e não consigo tirar minhas próprias conclusões a partir disso) acabam sendo as mais caras.

    Sobre o post, então, achei interessante vc ter falado desses produtos mais baratinhos. Adorei a explicação dos conservantes, eu tinha mesmo muitas dúvidas quanto aos produtos yamasterol. E isso me fez lembrar os produtos formulados para crianças, que são muito indicados para co-wash pela internet, como o lorys baby e o kanechom kids. Será que vc pode comentar sobre esses dois? Gostaria de entender se essas fórmulas são indicadas para cowash e se são livres de componentes agressivos. Pergunto isso até mesmo por conta da indicação para crianças.

    Muito obrigada pela sua atenção.
    Um grande beijo

    Responder
    • Karina Viega
      3 de março de 2016 at 8:35 (2938 dias atrás)

      Mari, obrigada mesmo!

      Sim, amore, geralmente os substitutos naturais aos agentes sintéticos são mais caros. Ademais, como empresas de cosméticos orgânicos prezam por uma cadeia produtiva mais justa na qual todos saem ganhando, o preço final acaba sendo mais caro…
      Para compensar, gosto de pensar no seguinte: se o produto final custa 10 reais, imagine o quão explorado está sendo aquele produtor responsável pelo insumo inicial do produto? ;)

      Posso falar sobre isso sim! Apenas não conheço tais produtos, precisaria ver a formulação…
      Beijos mil!

      Responder
  4. Debora
    6 de março de 2016 at 9:57 (2935 dias atrás)

    Karina, você conhece alguma receita caseira natural de condicionador que serviria para co-wash? Vejo aí uma solução barata e saudável… Tenho pensado em fazer algo com gel de linhaça pela constencia, tea tree para limpar e algum óleo para hidratar e talvez glicerina… O que você acha? Tens alguma inspiração ou sugestão de um higienizador co wash caseiro bem natural? Beijos e muito grata por trazer tanta consciência!

    Responder
    • Karina Viega
      10 de março de 2016 at 7:17 (2931 dias atrás)

      Debora, estou pesquisando, mas ainda não encontrei um método de fazer :/
      O que você sugeriu pode ser que funcione! Só que ao invés do gel de linhaça eu iria no gel de babosa ;)
      Beijos mil!

      Responder
  5. Nayara
    8 de março de 2016 at 13:37 (2932 dias atrás)

    Karina, peguei a versão nova do Yamasterol Co wash pra checar a fórmula, ele contém, sim, : DMDM HYDANTOIN (acho que você já tinha mencionado esse) e METHYLCHLOROISOTHIAZOLINONE/ METHYLISOTHIAZOLINONE. Tenho um inteiro aqui, e tenho alergias facilmente. Vou comprar um orgânico.

    Responder
    • Karina Viega
      10 de março de 2016 at 7:12 (2931 dias atrás)

      Nayara, calma, amore! rs
      Teste primeiro antes de partir para outra ;)
      Pode ser que não lhe der nada. A propensão é uma probabilidade…
      Beijos mil!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>