Por que optar por cosméticos orgânicos: Benefícios além da estética

Ao optar por cosméticos orgânicos angariamos benefícios que vão além de resultados estéticos, o “buraco” reside bem abaixo daquilo que vemos e, já que cosméticos orgânicos vêm se tornando cada vez mais presentes aqui no blog, julgo válido conversar com vocês – ao menos brevemente – sobre os tamanhos benefícios dessa simples escolha.

Quando falamos de um produto orgânico, quer seja alimento ou cosmético, os benefícios não residem apenas no resultado final que ele pode nos acarretar, mas também são refletidos em toda a sua cadeia de produção. Como assim? Simples:

Por que usar cosméticos orgânicos Benefícios slow beauty

Optar por cosméticos orgânicos é sinônimo de menor impacto socioambiental

Para que algo seja categorizado como produto orgânico, além dos padrões estabelecidos pela ANVISA, ele também deve seguir os parâmetros da agência regulamentadora em questão (IBD, Ecocert, USDN…) a qual visa certificar que todo o processo de produção se deu de uma forma sustentável tanto para com o meio ambiente quanto para com as comunidades que dependem daquele insumo para viver. Ademais, há fabricantes de cosméticos orgânicos e/ou naturais os quais não possuem selos de agências regulamentadoras em seus produtos, pois o processo de certificação é árduo e caro, porém não por isso deixam de produzir conforme os pilares básicos desta vertente.

Nas minhas andanças pelo nicho de cosméticos orgânicos percebi que há um denominador comum em todas as empresas que conheci (sejam elas certificadas ou não): cosméticos orgânicos e ética andam de mãos dadas. É claro que toda regra tem exceção, é claro que o objetivo de toda empresa é lucrar, contudo há no mundo quem acredita que o lucro não deve vir a qualquer custo. Certa ideologia é privilegiada e reforçada por empresas de cosméticos naturais e orgânicos, tal ideologia vai além do produto disponível no mercado. Todas as empresas ou produtores artesanais que conheci parecem dividir o desejo de estar envolvidos na causa ambiental (fomentando a agricultura orgânica e a utilização de recipientes recicláveis, por exemplo), e também privilegiando a escolha de matérias primas advindas de comunidades de comércio justo predominantemente locais a fim de oferecerem um produto de qualidade ao passo em que maximizam o desenvolvimento sustentável.

Ou seja, optar por um produto orgânico e/ou natural é apoiar o consumo consciente, é dizer para o mercado que não é preciso por em cheque a qualidade de vida do produtor para obter um produto de qualidade, é gritar para nosso modelo econômico que você não quer apoiar condutas ímprobas ao adquirir algo produzido por meio de atitudes questionáveis.

Sei que o parágrafo acima pode soar como um exagero reacionário para alguns. Para mim ele já basta para justificar uma escolha. Gosto de saber que meu dinheiro foi gasto com algo de qualidade e, além disso, fico feliz em saber que tal qualidade diz respeito a um quadro maior do que meu bem estar estético.

Por que optar por cosméticos orgânicos Benefícios além da estética

Infelizmente as opções orgânicas para produtos utilizados em nosso dia a dia são escassas e/ou difíceis de encontrar e/ou caras em comparação com a média tradicional de preços, este tópico em específico é plenamente justificado com uma simples razão/proporção: se você paga 5 reais pelo produto final, imagine o valor ínfimo que o produtor da matéria prima inicial está ganhando? Entretanto, mesmo que não possamos sustentar uma vida completamente natural (por falta de praticidade, por falta de acesso, por falta de grana), sempre aparece um momento em que podemos optar. E quando me aparece uma opção viável, eu não titubeio: opto pelo orgânico, opto por ser parte de uma ação sustentável cuja origem se deu várias etapas antes do produto ir parar em minhas mãos e não terminará por aí, pois produtos orgânicos também precisam ter o cuidado de utilizarem embalagens retornáveis, ou biodegradáveis, ou produzidas em conformidade com normas que acarretem redução e/ou compensação de danos.

Kah, e quanto aos benefícios estéticos de cosméticos orgânicos e/ou naturais?

Por que optar por cosméticos orgânicos Benefícios slow life

Meus amores, este artigo em específico não tem o objetivo de explicitar os benefícios estéticos de optar por cosméticos orgânicos e/ou naturais (sim, tem diferença! Saiba qual é a diferença entre cosméticos orgânicos, naturais e veganos neste post AQUI). Irei deixar ao final os links de outras publicações aqui do blog onde escrevo sobre os benefícios estéticos de cosméticos orgânicos. Por ora, segue abaixo uma suma.

Antes de tudo, acredito que precisamos desmistificar alguns equívocos: substâncias quimicamente sintetizadas nem sempre são ruins, assim como nem tudo que é natural necessariamente possui uma garantia de qualidade e desempenho. Por isso a tamanha importância de termos em mente os benefícios de optarmos por cadeias produtivas mais sustentáveis, creio que aí resida o benefício certeiro no que concerne aos cosméticos orgânicos. Quanto aos benefícios estéticos, eis aqui alguns de maior probabilidade:

  • I) Nossa pele e cabelos reconhecem e possuem afinidade para com substâncias naturais

A pele é o maior órgão de nosso corpo, estima-se que cerca de 60% do que colocamos sobre ela seja absorvido e levado para nossa corrente sanguínea. A natureza é cheia de elementos valiosos que estão em harmonia com a constituição da nossa pele. De fato, a epiderme é composta por vitaminas e sais minerais semelhantes à composição de ingredientes presentes em cosméticos orgânicos e/ou naturais. É por isso que a interação dinâmica entre os dois facilita a assimilação da substância: o corpo absorve ingredientes naturais em vez de tratá-los como produtos químicos estrangeiros passíveis de rejeição os quais, por vezes, resultam em reações alérgicas. Além disso, há o seguinte agravante: ingredientes sintéticos são muitas vezes criados para imitar o que é natural a um custo menor.

Uma vez que os produtos orgânicos são compostos por ingredientes naturais, sendo que boa parte deles é cultivada organicamente, eles não são tão propensos a causar efeitos colaterais negativos comumente associados aos cosméticos convencionais. Tais como:
• Ressecamento excessivo e descamação da pele;
• Agravamento de problemas respiratórios, sinusite e asma;
• Reações alérgicas como erupções cutâneas;
• Danos à pele, cabelo e olhos devido à exposição excessiva a produtos químicos;
• Aumento do risco de câncer, problemas de fígado, e outros prejuízos no sistema imunológico;

ATENÇÃO: adotar cosméticos orgânicos e/ou naturais não é garantia de evitar qualquer reação alérgica, cada pessoa possui uma propensão diferente e tudo no mundo pode acarretar alergias, porém a incidência de reações adversas para com substâncias naturais é bem menor do que para com substâncias sintéticas.

 
  • II) Ingredientes orgânicos têm propriedades superiores e podem ser mais eficazes

Insumos advindos da agricultura orgânica são cultivados sem pesticidas e OGM (organismos geneticamente modificados). A principal vantagem proporcionada por este tipo de agricultura é deixar a natureza fazer sua seleção natural, permitindo que as plantas mais vigorosas sejam as sobreviventes. Isso resulta em cosméticos que são reforçadas pelos ingredientes ativos provenientes de forças da natureza.

Um grupo de cientistas da Universidade de Newcastle constatou que frutas e legumes orgânicos têm 12% a mais de nutrientes – incluindo vitaminas essenciais, minerais e metabólitos secundários, tais como fitonutrientes, flavonóides e polifenóis – do que alimentos semelhantes convencionais. Logo podemos presumir que cosméticos naturais orgânicos são mais eficazes porque são derivados de fontes ricas em nutrientes e, portanto, trazem consigo toda essa carga visto que o processo de confecção de cosméticos orgânicos evita procedimentos e reações químicas cuja reação final possa interferir na integridade natural de seus componentes.

Ademais, diferentemente dos cosméticos tradicionais, ao adquirirmos cosméticos orgânicos temos a certeza de estarmos colocando sobre nossa pele algo que não irá apenas maquiar temporariamente nossos problemas com substâncias sintéticas (o chamado “efeito cinderela”), mas efetivamente tratar principalmente se levarmos em consideração o uso contínuo e os fatores explicitados no tópico anterior
.

  • III) Não sabemos os efeitos acumulativos de ingredientes cosméticos classificados como “seguros”

Embora a ANVISA proteja os consumidores através da avaliação dos ingredientes dos produtos disponíveis no mercado, os seus efeitos cumulativos pode ser imprevisíveis. De fato, certos ingredientes sintéticos considerados “seguros” em pequenas doses são aplicados na composição de inúmeros produtos que utilizamos diariamente. Por isso, é legítimo questionar a segurança da dose utilizada. Como podemos ter certeza de que, para além de qualquer dúvida razoável, tais ingredientes sintéticos são é 100% seguros?

Kah, onde encontro à venda cosméticos orgânicos e como saber se eles realmente são orgânicos?

Por que usar cosméticos orgânicos Benefícios

Já escrevi AQUI e AQUI como identificar um cosmético orgânico, mas para quem não tem tempo de pesquisar e decorar todas as suas características, há no mercado lojas confiáveis que já nos dizem com idoneidade se o cosmético X é orgânico ou não.

Para quem gosta de variedade e desconto: e-Cosmetique

Na e-Cosmetique, loja de cosméticos naturais com uma variedade incrível de marcas, tipos e preços, há a seção de cosméticos orgânicos onde todos os produtos ali contidos certificação orgânica. Para melhorar: leitores do AB ganham 10% de desconto nas compras na e-Cosmetique, eba!!! Basta utilizar o cupom “ACORDABONITA”. Clique AQUI para dar uma bisbilhotada na seção de cosméticos orgânicos da e-Cosmetique.

Para quem procura facilidade em encontrar cosméticos veganos: Capym Store

A Capym Store é outra loja online que também nos diz todas as classificações dos seus produtos, e por lá há apenas cosméticos veganos (ser orgânico e ser vegano não é a mesma coisa, escrevi sobre isso AQUI). Saiba mais sobre a Capym Store em “Onde comprar apenas cosméticos veganos naturais” e clique AQUI para ir direto à seção de cosméticos orgânicos da Capym Store.

Para quem quer começar a conhecer cosméticos orgânicos e/ou naturais: Sublime Rituais

Para quem quer começar a conhecer cosméticos orgânicos e/ou naturais, indico de coração a Sublime Rituais de Bem Estar, uma empresa de assinatura de beauty Box completamente diferente de todas que conheço. Nela, além de recebermos uma caixa recheada de cosméticos naturais sendo que boa parte deles também possui certificação orgânica, nunca recebemos itens randômicos e desconexos. Todo mês nos chega uma Ritual Box cujos produtos são criteriosamente selecionados a fim de montar um ritual condizente com o tema do mês em questão e o preço final do conjunto contida na caixa é sempre menor do que seria se comprasse-mos cada item em separado. Confira todas as resenhas das Ritual Boxes AQUI e clique AQUI para ir direto ao site da Sublime Rituais.

Leitura e vídeos sugeridos sobre cosméticos orgânicos 

Por que optar por cosméticos orgânicos Benefícios

Artigos sugeridos sobre cosméticos orgânicos:

- Onde comprar apenas cosméticos veganos naturais
Os melhores cosméticos orgânicos até 30 reais
Kit de maquiagem com cosméticos orgânicos e veganos – Como montar e benefícios
- Como potencializar o Co Wash com óleos essenciais
Entrevista com Paula Breder: Transição capilar, cosméticos orgânicos, alergia a petroquímicos e autoestima
Receita: Detox capilar orgânico – Desintoxique seu cabelo sem substâncias químicas
- Melhores cosméticos naturais e orgânicos do mês: Cabelos, Maquiagem e pele
- Resenhas de cosméticos orgânicos AQUI
Resenhas de cosméticos naturais AQUI

Vídeos sobre cosméticos orgânicos:

- Os Melhores Cosméticos Naturais e Orgânicos do mês #2

- Óleos Perfumados Bioart + Os perigos de Fragrâncias Sintéticas



- Maquiagem orgânica e vegana + BB Cream Alva (Resenha)

- Transição capilar, cosméticos orgânicos, alergia no couro cabeludo e autoestima

- Melhores cosméticos naturais e orgânicos do mês: Cabelos, Maquiagem e Pele

- Recebidos: Cosméticos Naturais e Orgânicos – Confira as novidades em cosméticos orgânicos e/ou naturais!

- Como Potencializar o Co Wash + Os Perigos do Anfótero

Bom, espero que este artigo tenha ajudado aos que estão flertando ou ingressando no mundo dos cosméticos orgânicos!

Beijos mil,
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita
Youtube.com/KarinaViegaAB
Snapchat: karinaviega

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

e-Cosmetique

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>