Grafite, Aquarela e Óleos Essenciais – A arte de Juliana Duclós

“O Devir é a verdadeira expressão do resultado de ser e nada, como unidade destes: não é só a unidade do ser e do nada, mas é a inquietação em si.”
HEGEL (ABBAGNANO 1998, p. 268)

Conheça o trabalho da Juliana Duclós, Artista Plástica que une com delicada maestria o poder holístico dos óleos essenciais ao efeito transcendental da Arte por meio de desenhos “in progress” compostos em grafite e aquarela (diluída com óleos essenciais).

Suas obras são serenamente inquietas. Sem emoções estáticas e pré-moldadas, elas transpassam a construção das experiências subjetivas, o próprio absoluto como processo. Não há como observar os desenhos da Juliana Duclós sem conectá-los à dialética de Heráclito, o devir eterno que incomoda a nossa alma, o vir-a-ser em constante mutação, a transformação incessante e permanente pela qual as coisas se constroem e se dissolvem noutras coisas.

Grafite, aquarela e óleos essenciais – A arte de Juliana Duclós

recorte Sempre VIVA JULIANASempre que abro a caixa de mensagens do Acorda, Bonita! deparo-me com algo que alegra meu dia. Mensagens carinhosas, depoimentos, histórias de sucesso e motivação as quais, para minha surpresa, encontraram o pontapé inicial em posts ou vídeo que publiquei despretensiosamente.

Certo dia, ao abrir a caixa, deparei-me com uma mensagem da Juliana contando sobre sua relação com óleos essenciais e como eles ajudaram a canalizar a energia e inquietação de sua filha Maria em arte, “ano passado então misturei os óleos com aquarela e fiz um projeto com minha pequena filha. Ficou tão bonito que fiz uma expo para ela”, disse-me Juliana.

– Conheça mais sobre a exposição “Sorrir é Essencial”, desenhos produzidos conjuntamente por mãe e filha, em “Juliana e Maria Duclós transformam óleos essenciais em arte e em terapia em exposição”.

Isso já seria o suficiente para me cativar. Mas Juliana não parou por aí, “Aí fechou esta fase e comecei a fazer retratos, sem modelo, apenas retratos sobrepondo o que sinto ao entrar em contato com algum óleo essencial. (…) Gosto do youtube, dos blogs e do Instagram. Acho que sim, é uma linguagem nova. Mas, a questão é, comecei a acompanhar seu trabalho por causa da Laszlo, e acho que você coloca muito de si e é incrível, e aí pensei, posso fazer um retrato em cima de uma foto sua e publicá-lo?”.

Desabei! Há como não se sentir lisonjeada com este retrato?

Grafite, Aquarela e Óleos Essenciais Juliana Duclós Blend Retrato Karina Viega
[disclaim]Hora do Chá Blend
Tam 24×21 Papel Fabriano 300g
Grafite e aquarela Winsor e Newton (e Óleo Essencial de Lavanda)
Juliana Duclós[/disclaim]

Ao conhecer melhor o trabalho da Juliana Duclós fiquei encantada pelo conceito, pelos traços delicados e intensos, pela junção da Aromaterapia com Artes Plásticas, duas áreas que fazem parte integrante de minha vida.

Sendo assim, a convidei para escrever sobre sua obra a fim de dividir com vocês tamanha beleza.

Aquarela também é alquimia – Hora do Chá, por Juliana Duclós

#horadochá é o nome do conjunto de desenhos “in progress” em grafite e aquarela feitos por mim. Resultado do momento do dia tirado para pensar. Ou ficar sem pensar em nada. Nesta pausa, um conhecimento – que existiu desde sempre – pode ser adquirido. Estar atenta é estar em silêncio. Quando um óleo essencial entra em contato com um ambiente, o transforma. Seu efeito é percebido de maneira diversa por cada um.recorte

É dentro desta percepção que os desenhos são estruturados. Primeiro faço um esboço a lápis grafite que não recebe finalização, porque para mim está sempre em movimento, representa um instante contínuo. A cor interage como um segundo plano, quando a água com óleo essencial se misturam e mancham o papel. A aquarela acha seu caminho próprio. O registro deixado por esta ação também tem algo a revelar.

A arte, assim como os óleos essenciais, pode ser usada como terapia, porém há um ponto em que a prática transcende. Comecei a juntar a técnica com os óleos essenciais como um exercício proposto, junto com minha filha Maria Clara, na época com 10 anos. Enquanto ela transformava essência em imagem eu registrava seu imaginário. Apresentamos o resultado na exposição “Sorrir é essencial”, em Florianópolis, 2015.

Vivenciar os óleos essenciais me fez refletir sobre a quantidade de produtos/remédios/comida/coisas que consumimos sem questionar suas origens e razões. A minha volta existem pessoas que também fazem uso em sua rotina diária dos óleos essenciais para saúde e estética, e buscam alternativas menos tóxicas para a vida. São elas que me inspiram e me incentivam. Agradeço a Karina pelo espaço e sinergia. O processo e resultados das pinturas compartilho no Instagram, segue lá @julianaduclosart.

Grafite, Aquarela e Óleos Essenciais Juliana Duclós geranio
[disclaim]Hora do Chá Gerânio
23cm x 23 cm
Papel Fabriano 300g
Grafite e aquarela Winsor e Newton (e Óleo Essencial de Gerânio)
Juliana Duclós[/disclaim]

Grafite, Aquarela e Óleos Essenciais Juliana Duclós vetiver
[disclaim]Hora do Chá Vetiver
23cm x 23 cm
Papel Fabriano 300g
Grafite e aquarela Winsor e Newton (e Óleo Essencial de Vetiver)
Juliana Duclós[/disclaim]

Grafite, Aquarela e Óleos Essenciais Juliana Duclós Sempre viva
[disclaim]Hora do Chá Sempre Viva
23cm x 23 cm
Papel Fabriano 300g
Grafite e aquarela Winsor e Newton (e Óleo Essencial de Sempre Viva)
Juliana Duclós[/disclaim]

Grafite, Aquarela e Óleos Essenciais Juliana Duclós Cedro
[disclaim]Hora do Chá Cedro
23cm x 23 cm
Papel Fabriano 300g
Grafite e aquarela Winsor e Newton (e Óleo Essencial de Cedro)
Juliana Duclós[/disclaim]

Grafite, Aquarela e Óleos Essenciais Juliana Duclós Sorrir é Essencial
[disclaim]Sorrir é Essencial
Papel Fabriano 300g
Grafite e aquarela Winsor e Newton
Maria e Juliana Duclós[/disclaim]

Grafite, Aquarela e Óleos Essenciais Juliana Duclós Sorrir é Essencial abstrato maria
[disclaim]Sorrir é Essencial Abstrato Maria
Papel Fabriano 300g
Grafite e aquarela Winsor e Newton
Maria e Juliana Duclós[/disclaim]

Grafite, Aquarela e Óleos Essenciais Juliana Duclós Sorrir é Essencial manual maria
[disclaim]Sorrir é Essencial Manual Maria
Papel Fabriano 300g
Grafite e aquarela Winsor e Newton
Maria e Juliana Duclós[/disclaim]

[warning]Juliana Duclós BioJuliana Duclós
É formada em Gravura pela Belas Artes SP, Artista plástica radicada em Florianópolis, atua também como designer gráfico.
Contato:
Julianaduclos@gmail.com
Instagram @julianaduclosart.[/warning]

 

Juliana, gratidão resume. Obrigada por dividir conosco seu trabalho e inspiração.
E sim, acredito que já está na hora da #horadochá virar exposição!
Muita luz para você e Maria.

 

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita
Snapchat: karinaviega

[question]Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.[/question]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *