1001 Formas de Usar: Calça Pantalona – Guarda-roupas Multifuncional

Sua pantalona está pegando poeira no guarda-roupas? Vem comigo! Confira variadas dicas e formas diferentes de usar calça pantalona. Perceba quão versátil, clássica e estilosa essa peça pode ser para qualquer mulher!

Todos nós possuímos alguma peça – ou estilo de peça – que se repete tanto em nossos looks ao ponto de virar um “básico” dentro do nosso estilo. Incontestavelmente, calças pantalonas (conjuntamente com saias e vestidos longos) ocupam um espaço tão especial dentro de meu dia a dia ao ponto de amigos olharem tais e peças e falarem “A cara da Kah!”. E, de fato, tenho mais pantalonas do que calças jeans no guarda-roupas.

Exatamente por isso a calça pantalona foi a escolhida para iniciarmos essa série “1001 formas” na qual eu e a Tiê Moda Sustentável pretendemos lhes mostrar a multifuncionalidade de várias peças de roupa. Dessa forma, além de abrir a cabeça para novas combinações, também iremos conjuntamente perceber na prática não ser necessário entupir o guarda-roupas a fim de montar looks cabíveis em qualquer situação.

Guarda-roupas Multifuncional: Calça Pantalona

como usar calça pantalona look hippie anos 70 franjas
Embora a calça pantalona seja uma peça clássica e versátil, sei que há vários pré-conceitos no que concerne à tal peça. Muitos pensam que a pantalona só veste bem em mulheres altas e magras – mentira! Pelo contrário, poucas peças são tão democráticas em termos de valorização corporal quanto a calça pantalona, pois ela alonga e afina um pouco a perna, dando a ideia de que você é mais alta e magra (não que seguir tal biótipo seja “obrigatório”, apenas quero ressaltar aqui que peso e altura não limitam a escolha). E, dependendo da combinação feita com a calça pantalona, então sim conseguimos uma série de efeitos visuais os quais perpassam por equilíbrio nas proporções corporais e caminham entre uma série de ocasiões.

Ademais, cabe também ressaltar a carga histórica presente nessa peça. A calça pantalona está diretamente ligada à emancipação do guarda-roupas feminino assim como aos movimentos de resistência política da década de 70. A meu ver, usar calça pantalona não é apenas uma questão estética, é também relembrar movimentos de luta, liberdade e quebra de padrões.

Uma pequena história da Calça Pantalona

omo usar calça pantalona look coco chanel anos 30

Até meados de 1934, as mulheres não usavam calças. E foi nessa época que a inclusão foi feita no armário feminino. Funcionou também como um grande passo para a luta da igualdade dos sexos. Coco Chanel foi uma das primeiras mulheres a usar uma calça comprida. Ela elaborou na época uma calça com uma modelagem diferente, mais ampla, com muita sofisticação, prezando o conforto e estilo.

Em 1939, Elza Schiaparelli lançou um conjunto de abrigo com uma calça mais larga. Algumas mulheres, como as feministas, adotaram esta peça que acabou acompanhando o processo de emancipação feminina.

Nos anos 40 tal modelagem ficou popular entre as operárias como uniforme de trabalho no pós-guerra, pois ofereciam maior mobilidade e conforto para as mulheres que começaram a trabalhar nas fábricas para sustentar as famílias, afinal, os maridos estavam em campo de batalha.

Antes acostumadas a usar vestidos, as mulheres passaram a vestir a calça pantalona.

Décadas se passaram e a calça pantalona teve seu auge nos anos 70 como tendência de moda com o movimento hippie e assim de se popularizando de vez entre as mulheres. Hoje em dia diversas coleções desfilam variações da calça pantalona em todas as temporadas de moda.

Sinônimo de elegância e empoderamento feminino, a pantalona vai bem além de um reles modismo.

Como usar calça pantalona: Truques de Styling

Assista no vídeo acima um pequeno drops com os looks sobre os quais comentaremos hoje. É meu primeiro vídeo de moda, relevem a vergonhazinha. Espero que gostem e inscrevam-se no canal AQUI ;)

A Calça Pantalona é uma peça tão versátil que, basicamente, não há “regras” para utilizá-la. Porém há truques de styling os quais farão com que a peça ganhe diferentes ares e se harmonize com variados tipos de corpo.

- Calça pantalona X Biótipo

Desde a publicação do vídeo “Como usar: Calça Pantalona” o qual acompanha este post, várias leitoras lindas comentaram coisas como “Sou baixinha, não funciona em mim”, “Sou gordinha, calça pantalona não orna”. Ahhh, gente, que isso! Deem uma chance! A peça é larga sim, mas exatamente por causa da modelagem a pantalona favorece diversos tipos de corpo.

A peça ampla com caimento até o chão acarreta uma ilusão de ótica bem favorável aos que desejam esconder quadril largo e alongar as pernas. Ademais, basta escolher um modelo cujo cós seja formado por uma faixa larga (como a Pantalona Baobá da Tiê que usei nos looks) que tal faixa irá disfarçar a barriguinha.

Além disso, aliar calça pantalona de cintura alta com um sapato de salto é um dos melhores truques que conheço para obter uma silhueta mais alongada e esguia. Quer outro truque? Opte por blusas mais sequinhas, assim haverá ainda mais equilíbrio no look.

- Escolha do calçado

Dependendo apenas da escolha do calçado o mesmo look caminhará com rapidez entre o despojado e corporativo. Ao passo em que sapatos de salto doam ares clássicos, sapatos baixos doarão ares de casualidade. É claro que, conforme já escrevi, não há regras. Você pode usar pantalonas com rasteiras, tênis ou alpargatas para trabalhar e com salto para encontrar amigos num happy hour. Tudo dependerá da sua vontade e estilo pessoal.
como usar calça pantalona sapatos
Há apenas uma dica que, a meu ver, ajuda a equilibrar as proporções de corpo quando seguida (porém também não é regra): sapatos de salto grosso e/ou plataformas são coringas aos que se preocupam com proporções corporais ao usar pantalonas. Não digo apenas acerca do equilíbrio do formato do corpo, mas também para com a amplitude e a largura do corte da peça.

- Escolha da bolsa

A bolsa possui efeitos bem semelhantes à escolha do calçado. Escolha alguma cujo aspecto seja condizente com seu estilo e ocasião. Quer seja bolsa de mão, quer seja mochila, todos os tipos caem bem com calça pantalona.

- Altura do cós

Quanto mais alto for o cós da calça pantalona, mais longas as pernas aparentarão ser. Caso você esteja preocupada com o fato da largura da calça “achatar” o corpo, saiba que basta optar por uma cujo cós vá acima da linha do quadril costumeiramente usada em suas demais peças.
como usar calça pantalona look boho 3

- Blusa estruturada X Blusa Larga

Lançar mão de blusas estruturadas e mais sequinhas também é um truque ótimo para quem deseja equilíbrio e um ar classudo no look com calça pantalona. Já as blusas mais largas acarretam um efeito gypsy/boho mais casual, o qual também é bem bonito.

- Sobreposições

Coletes, blazers, casacos, cachecóis, golas falsas… A terceira peça é um coringa em qualquer look. Quando falamos de pantalonas, além de modificar o look, a terceira peça também pode ser usada a fim de atingir equilíbrio entre tronco e pernas.
como usar calça pantalona look anos 70

Como usar calça pantalona: 1 Pantalona, 4 Looks.

Para ilustrar o post, escolhi uma calça pantalona bem neutra, a Pantalona Baobá da Tiê Moda Sustentável. Vocês verão que pequenas mudanças na combinação resultam em drásticas mudanças no visual.

Drops de Moda Sustentável: A Calça Pantalona Baobá que usei ao longo de todos os looks abaixo é feita de em uma malha de Liocel com elastano, sua fibra é obtida a partir da polpa da madeira proveninente de florestas renováveis. As árvores são produzidas com a finalidade exclusiva de conseguir uma polpa mais branca e de melhor qualidade, utilizando-se de menos produtos químicos para obter a fibra. Além disso, é um produto biodegradável, ou seja, feito com substâncias que podem ser facilmente decompostas no meio ambiente, evitando o acúmulo na natureza quando descartado. Ela Pode ser encontrada na Tiê AQUI.

 

Look Calça Pantalona #1: Hippie Baby Boomer

como usar calça pantalona look hippie anos 70 como usar calça pantalona look hippie anos 70 1

Drops de Moda Sustentável: As Alpargatas que usei no look, além de mega confortáveis, são feitas com matéria prima 100% reciclada. Esse tecido é obtido por meio do desfibramento do algodão, processo proveniente da reciclagem de tecidos e malhas dessa fibra. Além disso, o processo produtivo utiliza baixíssimo consumo de água. Somado ao algodão, temos também o poliéster, vindo da reciclagem de garrafas PET. Pode ser encontrada na Tiê AQUI.

 

Claramente inspirado na década de 70, este é um dos estilos de combinação que mais uso no dia a dia. Calça Pantalona de cintura alta combina bastante com blusas curtas como tops e croppeds. Para arrematar, um colete como terceira peça. O colete, além de deixar o look com mais personalidade, também ajuda a alongar a silhueta e a não deixar a barriga tão exposta (bom, caso isso seja uma preocupação…).

- Calça Pantalona Baobá Tiê Moda Sustentável
- Top Iódice
- Colete de Franjas Renner
- Bolsa de oncinha Carol Maria
- Óculos redondos Chilli Beans
- Alpargatas Tiê Moda Sustentável

Look Calça Pantalona #2: Boho

omo usar calça pantalona look boho 2como usar calça pantalona look boho

Drops de Moda Sustentável: o Throw Vermelho Bordô que usei no look é produzido em um tecido suave e levemente transparente de linho, seu cultivo quase não utiliza fertilizante químico e também onde não há desperdícios, pois ele é integralmente aproveitado sem gerar resíduo durante o seu processo de produção. A palha que envolve a fibra é utilizada para serragem dos cavalos e as sementes na alimentação (linhaça), além de cosméticos ou para fins medicinais. É um produto biodegradável, ou seja, feito com substâncias que podem ser facilmente decompostas no meio ambiente evitando o acúmulo na natureza quando descartado. Pode ser encontrado na Tiê AQUI.

 

Além da pantalona, o Throw Bordô da Tiê Moda Sustentável definitivamente é o chame dessa combinação. É um look versátil, com uma pegada boêmia e chique, o qual caminha entre diversas ocasiões. O Body branco justinho é o ponto de equilíbrio entre as duas peças de corte amplo que compõem esse look.

- Calça Pantalona Baobá da Tiê Moda Sustentável:
- Body Branco da costureira do Bairro de minha mãe
- Throw Bordo Tiê Moda Sustentável
- Sapato Scarpin Bico Quadrado Constance

Look Calça Pantalona #3: Boho Chique

como usar calça pantalona look boho chic 2como usar calça pantalona look boho chic

Drops de Moda Sustentável: A “gola falsa” que usei no look, peça batizada de “Universo”, foi produzida em um tecido muito confortável, o fio de poliéster que está em sua composição é extraído de garrafas PETs recicladas. O processo de produção desse tecido utiliza baixo consumo de água e dispensa o uso de agentes químicos nocivos ao meio ambiente. Pode ser encontrada na Tiê AQUI.

 

Observem como a mesma estrutura do look anterior adquire um tom diferente apenas ao variar os acessórios. Aqui a terceira peça é uma “gola falsa”, o Universo Verde da Tiê Moda Sustentável, que, conjuntamente com a bolsa estruturada, doa um ar mais sóbrio ao look.

- Calça Pantalona Baobá Tiê Moda Sustentável
- Body Branco da costureira do Bairro de minha mãe
- Gola Falsa Universo Verde Tiê Moda Sustentável
- Bolsa Branca Calvin Klein
- Sapato Scarpin Bico Quadrado Constance

Look Calça Pantalona #4: No trabalho com estilo

como usar calça pantalona look trabalho como usar calça pantalona look trabalho 2

Aqui vemos uma combinação com ar mais clássico e sóbrio do que as demais. Observem como uma camisa estruturada de alfaiataria combina e, ao mesmo tempo, forma um contraponto ao despojamento da pantalona.

- Calça Pantalona Baobá Tiê Moda Sustentável
- Camiseta estampada de Brechó
- Gola Falsa Universo Verde Tiê Moda Sustentável
- Bolsa Branca Calvin Klein
- Sapato Scarpin Bico Quadrado Constance

 

Espero que tenham gostado! Qual outra peça você gostaria de ver na série “1001 Formas de usar”?

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita
Snapchat: karinaviega

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

comments

2 comentários on 1001 Formas de Usar: Calça Pantalona – Guarda-roupas Multifuncional

  1. Izis
    26 de abril de 2016 at 10:02 (2884 dias atrás)

    Muito legal Kah, super curtir! É ótimo ter peças versáteis e melhor ainda ter alguém para nos dar dicas de como utilizá-las da melhor forma!

    Responder
    • Karina Viega
      26 de abril de 2016 at 10:21 (2884 dias atrás)

      Izis, que bom que gostou!!!
      Teremos mais posts do gênero por aqui :)
      Beijos mil!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>