Melhores cosméticos naturais, orgânicos e veganos para cabelos

Diariamente recebo inúmeras perguntas sobre quais são meus cosméticos naturais, prioritariamente também orgânicos e veganos, prediletos para tratamento capilar. Bom, eis aqui um post super completo em resposta. Mas, antes de tudo, deixarei bem claro alguns aspectos (por favor, LEIAM!):

Melhores cosméticos naturais, orgânicos e veganos para cabelos

  • 1 – Essa lista abarca cosméticos prontos, não receitas caseiras. Deixaremos as receitas para outro momento;
  • 2 – Os produtos mencionados podem servir para qualquer tipo de cabelo!!! Não é porque eu tenho cabelos cacheados que as dicas de tratamento capilar publicadas por mim servirão apenas para cabelos cacheados. Lisas, lisos, onduladas, ondulados, se joguem!
  • 2 – Como não há legislação que regulamente a produção de cosméticos naturais e orgânicos, utilizarei como base as regras de agências certificadoras como Ecocert e IBD a fim de selecionar os produtos (saiba mais sobre como diferenciar em “Como começar a usar cosméticos naturais e orgânicos – O Guia”);
  • 3 – Visto que o processo de certificação é bem caro, muitas empresas pequenas ainda não possuem selos de agências certificadoras. Por isso alguns dos cosméticos mencionados não são certificados, porém advém de produtores nos quais confio e suas composições seguem os parâmetros exigidos;
  • 4 – Ainda há uma lacuna bem grande no que concerne à cosméticos naturais para tratamentos capilares. Embora as opções de shampoos e condicionadores sejam volumosas, ainda há poucas máscaras de tratamento de composição natural, e as poucas que encontramos no mercado possuem preços bem elevados;
  • 5 – Tendo em vista o tópico anterior, colocarei ao final uma lista de tratamentos capilares NÃO NATURAIS, porém veganos e de composição sem muitas “tranqueiras”. Os produtos que mencionarei são, a meu ver, boas opção “intermediárias” para quem possui cabelos bem danificados e precisa de um SOS ainda não encontrado em linhas Naturais e/ou Orgânicas de tratamento capilar.
  • 6 – Apenas mencionarei produtos que testei e gostei. Caso eu venha a testar novos itens, atualizo a lista.
  • 7 – Como sempre digo, o conceito de “melhor” é vago e altamente variável. Aqui está uma lista dos “Melhores cosméticos naturais, orgânicos e veganos para cabelos” criada conforme os MEUS critérios. Bom, sou bem chata para gostar de algo. Espero de coração que os meus melhores também se tornem os seus.

Tiê moda sustentável

Melhores Shampoos Naturais, Orgânicos e Veganos

Melhores cosméticos naturais, orgânicos e veganos para cabelos Shampoo Ucuuba Surya Amazônia Preciosa

1 – Shampoo Orgânico Ucuuba Surya Brasil Amazônia Preciosa

Definitivamente, meu predileto! (bom, até agora…)

Este é um shampoo bastante delicado, tão delicado que pode vir a estranhar àqueles que não estão acostumados com esse tipo de produto. O Shampoo Orgânico Ucuuba Surya Brasil Amazônia Preciosa limpa com gentil eficácia sem desidratar nem embolar os cabelos. Sua fórmula praticamente não promove espuma (lembrando que espuma não é sinônimo de limpeza). Utilizo cerca de 1 pump para lavar meus cabelos, como 2 pumps o produto já começa a fazer um pouquinho de espuma.

Caso você não esteja acostumada com shampoos sem sulfatos, provavelmente irá achar que o produto não promoveu uma higienização adequada dos fios, mas isso é apenas questão de costume. Caso você seja adepta ao Low Poo, provavelmente irá amar o Shampoo Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba.

- Leia a resenha completa AQUI.

Segundo a marca:

Balanço e corpo para os frágeis cabelos cacheados e ondulados.
Este shampoo vegano 100% natural e certificadamente orgânico pela EcoCert é formulado com óleo essencial de Preciosa (casca-preciosa) da Floresta Amazônica. Tem propriedades emolientes que proporcionam cabelos macios e modelam os cachos. Este shampoo desembaraça e amacia os cabelos, tornando-os leves e fáceis de pentear. Controla o volume, dá brilho extra e fortalece os cabelos, com ação anti-frizz. Ideal quando usado com o Condicionador Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuúba e/ou com a máscara capilar da linha.

Os produtos Surya Brasil nunca são testados em animais e NÃO contêm lauril sulfato de sódio, parabenos, corantes artificiais, fragrâncias artificiais, solventes, óleo mineral ou GMO’s (Organismos Geneticamente Modificados). Todos são hipoalergênico e dermatologicamente testados.

Ingredientes/ Composição do Shampoo Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba: Water, Disodium Cocoyl Glutamate, Aloe Barbadensis Leaf Juice*, Cocoamidopropyl Betaine, Sucrose Cocoate*, Decyl Glucoside, Dehydroacetic Acid and Benzyl Alcohol, Xanthan Gum, Dipterix Odorata (Cumaru) Extract, Dehydroxanthan Gum, Glycerin, Citric Acid, Virola Sebífera (Ucuuba) Butter*, Aniba Canelilla (Preciosa) Essential Oil.
*Ingredientes provenientes da Agricultura Orgânica.
98,81% do total de ingredientes são de origem natural;
22, 88% do total de ingredientes são provenientes de agricultura orgânica.

 
 

Melhores cosméticos naturais, orgânicos e veganos para cabelos shampoo lippia alba herbia

2 – Shampoo Orgânico Lippia Alba Herbia 100% natural

Quem acompanha o canal sabe que sou absolutamente apaixonada pela Linha Lippia Alba da Herbia. Já falei sobre ela em TANTOS vídeos que nem sei se uma resenha viria a acrescentar em algo (vocês querem?).

Imaginem tornar seu banho numa experiência sensorial incrível com uma explosão de fragrâncias naturais advindas de uma combinação de 11 óleos essenciais? Pois é, quem testa atesta que é impossível resistir ao cheio delicioso desta linha – Hebia, lance um perfume ou um óleo perfumado Lippia Alba, por favor!

Mas não apenas de fragrância essa linha é feita, os resultados também são maravilhosos! O Shampoo Lippia Alba da Herbia limpa com delicadeza, não embaraça os fios e, diferentemente do Ucuuba da Surya, promove uma espuma consistente e delicada. Por isso não acarretará tanto estranhamento aos que não estão acostumados com shampoos sem espuma.

Embora seja destinado a cabelos Oleosos e Mistos, a linha Lippia Alba também se mostra bastante eficiente em cabelos secos (digo por experiência!).

O Shampoo Lippia Alba da Herbia contém extrato natural de Castanha do Pará e Açaí que são ricos em vitaminas A e E, Ômega 3, 6 e 9, que em conjunto com a formulação especial de óleos essenciais, promovem uma eficiente higienização, fortalecimento dos cabelos, proteção da cutícula e diminuição da oleosidade do couro cabeludo, mantendo os cabelos macios e perfumados por mais tempo. Indicado para cabelos oleosos, mistos e normais.

Diz a marca:

A linha Lippia Alba é desenvolvida com o óleo essencial orgânico de Verbena Brasileira, planta aromática cultiva com exclusividade pela Herbia. Possui uma fragrância muito particular e exótica. Esta linha contém uma combinação de onze óleos essenciais puros que proporcionam mais saúde e beleza para a pele e os cabelos. Devido esta composição, a fragrância prolonga-se por mais tempo pelo alto poder de fixação dos óleos essenciais. O aroma penetrante da linha Lippia Alba apresenta também propriedades terapêuticas calmantes e relaxantes proporcionando maior bem-estar e equilíbrio.

Ingredientes / Composição do Shampoo Lippia Alba da Herbia: Water, Xanthan gum, (Dehydroaceti acid and Benzoic acid and Benzyl alcohol), Decyl glucoside, Lauryl glucoside, Sodium cocoil glutamate, Citric acid, (Glycerin (and) Euterpe oleracea pulp powder (Açaí em Pó) (and) water), Chamomilla recutita extract (Extrato de Camomila), Bertholletia excelsa seed oil (Óleo de Castanha do Pará), (Glyecrin, Water, Artemísia umbelliformis extract (Extrato de Artemísia), sodium), Sorbitol, Citrus medica limonum (lemon) peel oil (Óleo Essencial de Limão Siciliano), Lavandula intermedia, Cymbopogon schoenanthus oil (Óleo Essencial de Capim Limão), Cymbopogon nardus (Citronela) oil (Óleo Essencial de Citronela), Citrus aurantium dulcis (Orange) oil (Óleo Essencial de Laranja), Mentha arvensis leaf oil (Óleo Essencial de Menta / Hortelã), Aniba rosaeodora oil (Óleo Essencial de Pau Rosa), Pogostemon cablin (Patchouli) oil (Óleo Essencial de Patchouli), Rosmarinus officinalis leaf oil (Óleo Essencial de Alecrim), Cymbopogon citratus (Lemongrass) oil (Óleo Essencial de Lemongrass) and Lippia Alba leaf oil (Hydrolate or Floral Waters) (Hidrolato de Verbena Brasileira).

Produto com certificado IBD de ingredientes naturais.
Shampoo livre de sal, sulfatos, parabenos, silicones, formaldeídos, óleo mineral, corantes artificiais, fragrâncias sintéticas, derivados de petróleo, substâncias geneticamente modificadas e substâncias irradiadas. Não testado em animais e sem ingredientes de origem animal.

 

O Shampoo Lippia Alba Herbia é liberado para Low Poo, encontra-se à venda na e-Cosmetique AQUI, e com um cupom “ACORDABONITA” há 10% de desconto.

 

Melhores cosméticos naturais, orgânicos e veganos para cabelos shampoo revitalizante alquimia por Paula Franco

3 – Shampoo Revitalizante Plantas e Flores Alquimia por Paula Franco

Recebi esse bonito há pouco tempo, mas gostei tanto que já encabeçou meu Top 3 de Melhores Shampoos Naturais, Orgânicos e Veganos. Entretanto, cabe um adendo: como não há certificação de agências, não posso afirmar que ele seja orgânico, porém é natural e vegano. Ademais, conheço a linha Paula Franco e sei que ela adquire seus insumos de empresas confiáveis as quais trabalham com matérias primas certificadas.

O Shampoo Revitalizante Plantas e Flores da Alquimia por Paula Franco, assim como todos os produtos da marca, é composto ao redor dos conceitos de aromaterapia cosmética. Logo, além dos benefícios visíveis, obtemos também os efeitos terapêuticos dos óleos essenciais utilizados: revitalizante, melhora o humor, a memória, a TPM; Estimula o sistema imunológicos, calmante do sistema nervoso, ajuda a combater a depressão e aliviar a tensão ou o medo. Ativa as células do cérebro, proporcionando diversos estímulos para a memória.

É um shampoo suave na medida indicado para cabelos finos, fracos, com queda e ou escamação. Promove limpeza delicada e bastante satisfatória mesmo para quem possui cabelos oleosos. Porém não resseca nem embaraça os fios. Sua consistência é bem líquida, não se enganem pela quantidade do pote, apenas um pouquinho dá conta de lavar com delicada maestria os fios.

Diz a marca:

O Shampoo vegetal Alquimia por Paula Franco foi desenvolvido com puros óleos vegetais de jojoba, palmiste e copaíba e óleos essenciais de plantas e flores, como alecrim, sálvia, ylang ylang entre outros. Limpa, removendo a oleosidade da raiz, estimulando o couro cabeludo, mantendo seu equilíbrio ideal para que novos folículos capilares possam crescer no passo mais saudável possível.
Diminui a queda, restaura, fortalece e protege contra o frizz, dando vida e brilho ao corpo dos cabelos, com um aroma delicioso e natural de plantas e flores.

Não contém químicos nocivos, só vegetais, não contém parabenos, sulfato,corantes,óleos minerais, fragrâncias artificiais. Produto artesanal (assim como ocorre com diversos produtos artesanais, não há a composição listada segundo as normas do INCI na embalagem. Perguntei à Paula e transcrevo abaixo)

Ingredientes/ Composição do Shampoo Revitalizante Plantas e Flores Alquimia por Paula Franco: Decil Poliglicosideo, Lauril Poliglicosídeo, Anfótero Betaínico, EDTA, Ácido Cítrico, Água destilada, D Pantenol quartenizado, Óleos vegetais de copaíba e jojoba, Óleos essenciais de alecrim, sálvia, cedro, tomilho, tea tree, ylang ylang.

 
 

Melhores Condicionadores Naturais, Orgânicos e Veganos para Co-Wash

Inscreva-se no canal AQUI para não perder nenhuma novidade! Muito do que é publicado por lá não vem para o blog e vice-versa  :)

Já há um vídeo e um post sobre este tópico aqui no AB. No vídeo acima faço mini resenhas dos meus condicionadores Naturais, Orgânicos e Veganos prediletos para Co-Wash. No post “Benefícios do Co-Wash Natural e Orgânico + Melhores condicionadores para Co-Wash” há uma explicação bem detalhada, aconselho a leitura.

Segue a lista (acesse o post e/ou assista ao vídeo para saber os porquês da escolha):

  • Medalha de Bronze: Condicionador Andiroba e Copaíba – Riquezas da Terra. À venda em AQUI (sem cupom).
  • Medalha de Prata: Condicionador Orgânico Lippia Alba Herbia. À venda em AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom “ACORDABONITA
  • Medalha de Ouro: Condicionador Orgânico de Andiroba Ecocert Arte dos Aromas. À venda em AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom “ACORDABONITA” e resenha escrita AQUI.

Melhores Condicionadores Naturais, Orgânicos e Veganos

Melhores cosméticos naturais, orgânicos e veganos para cabelos Keune so pure condicionador

1 – Condicionador Keune So Pure Moisturizing Conditioner Cabelos Secos

Meus amores, esse produto NÃO É completamente natural, porém se aproxima bastante. E, tendo em vista que é um dos produtos que mais gosto dentre todo meu acervo, preciso colocá-lo na lista.

Imaginem um condicionador TÃO POTENTE que se equipara às melhores máscaras de tratamento que você possui. Pois bem, assim é o condicionador Keune So Pure Moisturizing. Imediatamente ao aplicar os fios “desmaiam” e o banheiro se enche de um aroma luxuoso de Ylang-ylang e Palmarosa advindo dos óleos essenciais contidos em sua composição. É o único condicionador que possuo cujo resultado se assemelha bastante à uma máscara de tratamento capilar das boas, e bastam apenas 3 minutos para a “mágica’ acontecer!

Aliás, a linha inteira Keune So Pure Moisturizing é maravilhosa, um banho de luxo aos cabelos! Apenas não coloquei os demais produtos aqui porque suas composições não são tão naturais quanto a do condicionador. Estou criando coragem para fazer a resenha, pois sinto-me culpada por indicar-lhes produtos tão caros. Contudo, caso esteja no seu orçamento, aposte na Keune So Pure, os resultados são incríveis!

Sobre a Keune So Pure:

A linha So Pure foi desenvolvida após muitos anos de intensa pesquisa. O conhecimento da fitoterapia, aromaterapia e homeopatia, respaldam o conceito da So Pure, que tem como filosofia o bem estar.
A filosofia da linha é proporcionar cabelos saudáveis e equilibrar as funções do couro cabeludo, por meio de extratos de plantas presentes nos produtos da So Pure. A sensação de descanso, relaxamento e bem estar, cria o equilíbrio ideal entre o cuidado com o interior e exterior.
Com conceito EcoFriendly, a So Pure foi desenvolvida com a mais alta tecnologia Keune, para consumidores que buscam mudanças em seus hábitos, como forma de criar a consciência ambiental nas ações do dia a dia.

Os produtos de tratamento são livres de parabenos e sulfatos, não possuem fragrâncias ou corantes artificiais, nem materiais de origem animal.

Ingredientes / Composição do Condicionador Keune So Pure Moisturizing: Water, Cetearyl Alcohol, Glycerin, Cetrimonium Chloride, Behentrimonium Chloride, Lactic Acid, Panthenol, Argania Spinosa (Kernel) Oil, Butyrospermum Parkii (Shea) Butter, Sodium Benzoate, Isopropyl Alcohol, Tocopheryl Acetate, Vanillin, Cananga Odorate (Flower) Oil, Citrus Aurantium Dulcis (Orange Fruit) Extract, Hydrolyzed Wheat Protein, Hydrolyzed Soy Protein, Hydrolyzed Corn Protein, Amyris Balsamifera (Bark) Oil, Citrus Aurantium Bergamia (Bergamot Fruit) Oil, Salvia Sclarea (Clary) Oil, Mentha Viridis (Spearmint Leaf) Oil, Juniperus Mexicana Oil, Cymbopogon Martini Oil, Ricinus Communis (Castor Seed) Oil, Geranyl Acetate, Anisaldehyde, Citrus Aurantium Dulcis (Orange Peel) Oil, Maltol, Eugenia Caryophyllus (Clove Flower) Oil, Pogostemon Cablin Oil, Artemisia Pallens Flower Oil, Dimethylhydroxy Furanone, Betula Alba Oil, Linalool, Limonene BCC12-Base.

 

O Condicionador Keune So Pure Moisturizing é liberado para No Poo e Low Poo, encontra-se à venda na e-Cosmetique AQUI, e com um cupom “ACORDABONITA” há 10% de desconto.

 

Melhores cosméticos naturais, orgânicos e veganos para cabelos condicionador lippia alba herbia

2 – Condicionador Orgânico Lippia Alba Herbia

Sim, novamente essa linha aparece na lista. Simplesmente adoro esse condicionador! Além de todas as características mencionadas no Shampoo Lippia Alba Herbia, o condicionador é tão versátil que atua de forma exímia como co-wash, como condicionador-de-fato e também como creme de pentear! Amo amo amo.

O Condicionador Orgânico Lippia Alba Herbia é 100% natural com certificação de cosmético orgânico pela IBD. Ele é bem emoliente, de textura densa, desembaraça os fios com maestria e deixa um aroma inigualável nos cabelos. Assim como o shampoo, embora seja destinado a cabelos oleosos, ele também atua com perfeitamente sobre cabelos secos.

Diz a marca:

O Condicionador Lippia Alba da Herbia, foi desenvolvido para ser usado no cuidado diário dos cabelos oleosos, mistos e normais. A exclusão de substâncias sintéticas aliadas a uma formulação 100% natural, com óleos vegetais e essenciais, assim como manteigas e extratos naturais, resulta em um Condicionador que nutre, condiciona, hidrata e perfuma sem acúmulo de resíduos, deixando os fios sedosos, leves e soltos.
Produto com certificado IBD de ingredientes naturais.
Condicionador livre de parabenos, silicones, formaldeídos, óleo mineral, corantes artificiais, fragrâncias sintéticas, derivados de petróleo, substâncias geneticamente modificadas e substâncias irradiadas. Não testado em animais e sem ingredientes de origem animal.

Composição / Ingredientes do Condicionador Lippia Alba da Herbia: (Water) Aqua, Xanthan gum, Cetyl alcohol, Glyceryl stearate, Stearic acid, (Cetearyl olivate and Sorbitan olivate), Orbignya oleifera seed oil (Óleo de Babaçu), Pentaclethra macroloba seed oil (Óleo de Pracaxi), Tocopheryl acetate, Theobroma grandiflorum seed butter (Manteiga de Cupuaçu), Theobroma Cacao (cocoa) seed butter (Manteiga de Cacau), Glycerin, Sodium hydroxide, (Dehydro acetic acid and Benzoic acid and Benzyl alcohol), Citrus medica limonum (lemon) peel oil (Óleo Essencial de Limão Siciliano), Lavandula intermedia, Cymbopogon schoenanthus oil (Óleo Essencial de Capim Limão), Cymbopogon nardus (Citronela) oil (Óleo Essencial de Citronela), Citrus aurantium dulcis (Orange) oil (Óleo Essencial de Laranja), Mentha arvensis leaf oil (Óleo Essencial de Menta / Hortelã), Aniba rosaeodora oil (Óleo Essencial de Pau Rosa), Pogostemon cablin (Patchouli) oil (Óleo Essencial de Patchouli), Rosmarinus officinalis leaf oil (Óleo Essencial de Alecrim), Cymbopogon citratus (Lemonsgrass) oil, Matricaria chamomilla extract (Extrato de Camomila), Euterpe oleracea fruit extract (Extrato de Açaí), Panthenol, Lactic acid and Lippia alba leaf oil (Hydrolat or Floral Waters) (Hidrolato de Verbena Brasileira).

 

O Condicionador Lippia Alba Herbia é liberado para No Poo e Low Poo, encontra-se à venda na e-Cosmetique AQUI, e com um cupom “ACORDABONITA” há 10% de desconto.

 

Melhores cosméticos naturais, orgânicos e veganos para cabelos Shampoo Condicionador Surya Amazônia Preciosa

3 – Condicionador Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba

O Condicionador Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba é diferente dos demais condicionadores que comumente encontramos no mercado. Porém ser diferente nunca foi sinônimo de ser ruim. A partir do momento em que entendemos a proposta dele, o que esperar e como usar, é só alegria.

Esse condicionador é imediatamente absorvido pelo cabelo, funciona como se ele entrasse nos fios expulsando o excesso de água, os cabelos ficam até menos molhados ao aplicá-lo. A afinidade deste produto para com a fibra capilar é tamanha que temos a impressão de que ele desaparece assim que entra em contato com as madeixas. Ele não “derrete” os fios, porém doa uma sensação absurda de fios desembaraçados e fibra capilar mais alinhada.

O Condicionador Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba é um excelente opção para selagem dos fios após aplicação de máscaras de tratamento capilar.

- Confira a resenha completa AQUI.

Segundo a Marca:

Simplesmente o melhor para cabelos cacheados e ondulados.
Este condicionador vegano 100% natural e certificadamente orgânico pela EcoCert é formulado com óleo essencial de Preciosa (casca-preciosa) da Floresta Amazônica. O Condicionador Ucuuba proporciona intensa hidratação, deixa o cabelo mais forte, sedoso, leve e fácil de escovar. Desembaraça e amacia o cabelo, dá mais brilho, controla o volume e modela os cachos com ação anti-frizz.
Os condicionadores da linha Surya Brasil Amazônia Preciosa Possuem uma fórmula suave e inovadora que não contém substâncias agressivas, por isso não prejudicam sua saúde nem o meio ambiente.

Ingredientes/ Composição do Condicionador Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba: Water, Aloe Barbadensis Leaf Juice*, Virola Sebífera (Ucuuba) Butter*, Cetearyl Olivate, Sorbitan Olivate, Glyceryl Stearate, Orbignya Oleifera (Babaçu) Seed Oil*, Dehydroacetic Acid and Benzyl Alcohol, Dipterix Odorata (Cumaru) Extract, Glycerin, Citric Acid, Aniba Canelilla (Preciosa) Essential Oil.
*Ingredientes provenientes da Agricultura Orgânica.
98,99% do total de ingredientes são de origem natural;
13.90% do total de ingredientes são provenientes de agricultura orgânica.

 

O Condicionador Ucuuba Amazônia Preciosa Surya é liberado para No Poo e Low Poo, encontra-se à venda na e-Cosmetique AQUI, e com um cupom “ACORDABONITA”

 

Melhores Máscaras de Tratamento Capilar Naturais, Orgânicas e Veganas

Este é um tópico bastante difícil de preencher. Há poucas opções de máscaras de tratamento na vertente “Natural, Orgânico e Vegano”. Como alternativas recorro às máscaras da Lola Cosmetics e da Keune So Pure as quais, embora não seja 100% naturais, se aproximam bastante, principalmente a Keune So Pure.

Há uma manteiga capilar da Cativa Natureza a qual parece ser ótima, porém ainda não tive a oportunidade de testar.

Bom, seguem os eleitos:

Melhores cosméticos naturais, orgânicos e veganos para cabelos máscara nutritiva alquimia por Paula Franco

1 – Máscara Capilar Nutritiva de Madeira e Flores Alquimias de Paula Franco

Maravilhosa! É o tipo de máscara de “derrete” os fios logo ao aplicar, seus resultados são duradouros, uma pequena quantidade dá conta do trabalho, e venho percebendo que com o uso contínuo os fios ficam mais sedosos, brilhantes, “nutridos” e maleáveis.

Tenho apenas uma reclamação: Paula, faça um pote maior dessa belezura, please!!!

Diz a marca:

Restaura a saúde dos cabelos desidratados e danificados
Uma fórmula única e nutritiva de óleos vegetais de argan, girassol e óleos essenciais de madeira e flores que revitaliza os cabelos danificados, desidratados e opacos. Age como um suavizante capilar. Restaura o brilho e a vida dos cabelos, protegendo os fios e devolvendo o aspecto saudável, deixando um aroma natural de madeira e flores.
Não contém químicos nocivos, só vegetais, não contém parabenos, sulfato,coramtes, fragrâncias artificiais.

Além de todos esses beneficios, por ser aromaterapia ( tratamento com óleos essenciais 100% puros) ,reduz o estresse e acalma a mente, indicado em estados de ansiedade, tensão. Afrodisíaco, antidepressivo, antisséptico, combate a insônia promovendo um sono relaxante e é considerado um excelente estimulante com propriedades afrodisíacas para aumentar sua libido

Reiterando, assim como ocorre com diversos produtos artesanais, não há a composição listada segundo as normas do INCI na embalagem. Peguntei à Paula e transcrevo aqui:

Ingredientes/ Composição da Máscara Capilar Nutritiva de Madeira e Flores Alquimias de Paula Franco: Álcool Cetoestearílico, Manteiga de Cupuaçú, Glicerina Vegetal, Água Destilada, Cloreto de Behetrimônio, Óleo de Pracaxi, Vitamina E, Ácido Cítrico, Óleo de Argan, Óleo de Girassol, Óleos Essenciais de sândalo, gerânio, lavanda, patchouli, ylang ylang, salvia.

 

ATENÇÃO: A foto da embalagem nas lojas é antiga, nela consta “condicionador”, porém se refere a este produto.
A Máscara Capilar Nutritiva de Madeira e Flores Alquimias de Paula Franco é liberada para Low Poo, encontra-se à venda na e-Cosmetique AQUI (com um cupom “ACORDABONITA” há 10% de desconto) ou na Loja Online Alquimia por Paula Franco AQUI.

 

Melhores cosméticos naturais, orgânicos e veganos para cabelos Máscara Ucuuba Surya Amazônia Preciosa

2 – Máscara Capilar Nutritiva Ucuuba Amazônia Preciosa Surya – Cabelos Cacheados e Encaracolados

Essa máscara é como se fosse a versão potencializada do condicionador Ucuuba. Ela não é do tipo que “derrete” os fios ao aplicar, porém, após o tempo de pausa, ao enxaguar os cabelos ficam notoriamente menos porosos, com cutículas bem alinhadas, soltos e sedosos. É uma máscara leve em termos de peso doado aos fios, os cabelos ficam bem soltos, volumosos e brilhantes.

Diz a marca:

Mascara indicada para cabelos cacheados e encaracolados, tem propriedades emolientes e hidratantes que proporcionam cabelos macios e modelagem ideal para os cachinhos. Também desembaraça e amacia os cabelos, tornando-os leves e fáceis de pentear. Controla o volume, dá brilho extra, fortalece o cabelo e promove ação anti-frizz.

A linha Amazônia Preciosa é LIVRE de lauril sulfato de sódio, laureth sulfato de sódio, diazolidinyl urea, propylene glycol, falatos, solventes, óleos minerais (prejudicial porque forma um filme de óleo que interfere na capacidade da pele de eliminar toxinas, podendo provocar acne e outros problemas dermatológicos), fragrância sintética, corantes artificiais, ingredientes geneticamente modificados, parabenos (uma classe de conservantes considerada agressiva para a pele) e outros derivados de petróleo.

Ingredientes/ Composição da Máscara Capilar Nutritiva Ucuuba Amazônia Preciosa Surya: Water, *Aloe Barbadensis Leaf Juice (Suco de Folha de Babosa / Aloe Vera), Cetearyl Olivate, Sorbitan Olivate, *Virola Sebífera Butter (Manteiga de Ucuuba), *Orbignya Oleifera Seed Oil (Óleo de Babaçu), Glyceryl Stearate, Dehydroacetic Acid Benzyl Alcohol, Glycerin, Dipterix Odorata Bean Extract (Extrato de Cumaru), Citric Acid, Tocopherol, Aniba Canelilla Essential Oil (Óleo Essencial de Preciosa).
* Ingredientes provenientes de agricultura orgânica (cultivados sem agrotóxicos).
98,99% do total dos ingredientes são de origem natural.
15,40% do total dos ingredientes são provenientes de agricultura orgânica.
Cosmético natural e orgânico certificado pela ECOCERT

 

A Máscara Capilar Nutritiva Ucuuba Amazônia Preciosa Surya é liberada para Low Poo e encontra-se à venda na e-Cosmetique AQUI (com um cupom “ACORDABONITA” há 10% de desconto).

 

Não tenho outras máscaras naturais, orgânicas e veganas a indicar. Espero ter a oportunidade de testar outras nos próximos meses. Espero que as marcas lancem mais opções. Caso você tenha alguma a indicar, comente!

Melhores Cremes de Pentear Naturais, Orgânicos e Veganos

Aqui a gama de opções é ainda mais restrita do que para máscaras de tratamento. Até hoje testei apenas uma linha de leave-ins naturais, orgânicos e veganos que me agradou.

Bom, de qualquer forma, produtos 100% naturais são multifuncionais. O Condicionador Lippia Alba da Herbia, o Condicionador Keune So Pure, e a Máscara Capilar Alquimias de Paula Franco funcionam muito bem como cremes de pentear/ leave-ins.

Mesmo assim, destaco três riquezas:

Sérum Capilar Riquezas da Terra

Melhores cosméticos naturais, orgânicos e veganos para cabelos serum capilar riquezas da terra

Melhores cosméticos naturais, orgânicos e veganos para cabelos serum capilar riquezas da terra resenha

Logo no início ressalto: embora tenham o nome de “sérum”, esses produtos possuem consistência cremosa e atuam, na verdade, como excelentes cremes de pentear/ leave-ins naturais. Só tenha cuidado com a quantidade! Todas as variações deste produto são ricas em óleos e manteigas vegetais, por isso pode vir a pesar e “ensebar” o cabelo caso sejam aplicados em demasia. Caso você possua um cabelo crespo do tipo 4, aposto que irá amar perdidamente esses produtos!

Todos eles são liberados para No Poo e Low Poo, possuem conservantes naturais aprovados pela ECOCERT e são livres de:

  • Matéria-prima de origem animal
  • Derivados de Transgênicos
  • Derivados de Petróleo
  • PABA, EDTA, LSS
  • Conservantes derivados de formol e parabenos
  • Óleo mineral, silicones que derivam do petróleo
  • Não contém Glúten nem Lactose
  • E outros 400 ingredientes potencialmente prejudiciais para pessoas e o meio ambiente

Gosto demais dos leave-ins da Riquezas da Terra! Atualmente meu predileto é o de Argan e Ojon, o mais leve dentre os três.

 

Melhores óleos vegetais naturais, orgânicos e veganos para cabelos

Não sabe ao certo como usar nem porquê óleos vegetais são TÃO benéficos aos cabelos? Assista ao vídeo “Aromaterapia para Iniciantes IV: Tratamento Capilar com Óleos Essenciais e Graxos”. Garanto que todas as suas dúvidas (ou quase) serão sanadas!

óleo de coco palmiste Dr laszlo resenha cabelo cacheado ruivo karina viega

1 – Óleo de Coco Palmiste Laszlo

Falo TANTO sobre esse óleo que julgo desnecessário me prolongar. É meu predileto ever para tratamento capilar e, para a minha alegria, também se tornou o predileto de diversos leitores do blog. Sou viciada e neurótica com o óleo de coco palmiste da Laszlo.

- Confira a resenha completa em “Óleo de Coco Palmiste Laszlo – Melhor do que o óleo de coco comum?”

 

Melhores cosméticos naturais, orgânicos e veganos para cabelos Óleo de coco orgânico Finococo

2 – Óleo de Coco Orgânico Finococo

Após testar este produto cheguei à conclusão que óleo de coco não é tudo igual. O óleo de coco orgânico da Finococo é realmente diferente, não apenas no conceito, mas também na textura e no desempenho.

Nunca usei um óleo de coco tão denso, cremoso, cheiroso e rico quanto este.

Para dar-lhes uma pequena noção do grau de pureza do óleo de coco orgânico Finococo, observem: este óleo é considerado “extra virgem”, todo pote da Finococo é preenchido com óleo vegetal de coco-da-baía (cocos nucifera L.) orgânico, extraído em PRIMEIRA PRENSAGEM mecânica a frio por processo orgânico certificado por instituições renomadas como USDA Organic e Instituto Biodinâmico (IBD).

Tenho aqui outro óleo de coco também “100% vegetal e prensado à frio” o qual comprei no supermercado, ao comparar os dois a diferença na qualidade é notória! É como comparar a lasanha da mamãe com uma congelada, uma blusa de seda com uma de poliéster, Entrevista com o Vampiro e Crepúsculo.

O óleo de coco 100% natural e orgânico da Finococo é certificado pelo IBD e advém de coqueirais nativos ou cultivados por pequenos produtores rurais mediante técnicas de agricultura orgânica certificada de acordo com os estritos padrões definidos pelo IBD para os mercados brasileiro, europeu e norte-americano. Desde a retirada da polpa do coco até a obtenção final do óleo o processo é natural e integral, sem o emprego de autoclaves, fermentações, ou qualquer outro procedimento que submeta a amêndoa fresca do coco a temperaturas elevadas. Todo processo de extração do óleo é genuinamente realizado à frio em temperaturas que não excedem 20°C acima da temperatura ambiente (há no mercado óleos de coco sujo rótulo diz “prensado à frio”, porém antes da prensa o coco passa por autoclaves, uma espécie de “panela de pressão”, as quais facilitam a extração da polpa por meio de temperaturas maiores que 200°C).

Além de todos os benefícios estéticos, ao optar pela versão orgânica de algo estamos apoiando uma série de questões socioambientais as quais se iniciam no cultivo sustentável do insumo, perpassam pela adoção de procedimentos mais honrosos em toda sua cadeia de produção e refletem até mesmo sobre o método de descarte e reciclagem da embalagem em questão. Novamente indico-lhes o post: “Por que optar por cosméticos orgânicos – Benefícios além da estética”.

- Confira a resenha em “Como usar óleo de coco – O Guia”.

 

Melhores cosméticos naturais, orgânicos e veganos para cabelos Reparador de pontas Surya Sapien Woman

3 – Reparador de Pontas Orgânico Sapien Women com Óleos de Argan e Pracaxi Surya Brasil

Um produtinho viciante!

O Reparador de Pontas Sapien Women Surya Brasil, além de ser 100% natural com certificação orgânica e vegano, possui textura tão fina e leve que, diferentemente dos óleos acima, não pesa nos fios. Os cabelos ficam super brilhosos, com o frizz controlado, sem aspecto ensebado, e com um cheiro… ah, o cheiro… O cheiro dos produtos da Sapien Women é inconfundível, uma fragrância natural composta por coco e manga com toque de framboesa e baunilha. Adoro. Viciante.

- Confira a resenha completa AQUI

 

Não é natural, mas chega perto

Seguem alguns produtos de tratamento capilar os quais, embora não sejam naturais, possuem composição vegana e livre de “tranqueiras” como petroquímicos e conservantes pesados.

Linha Keune So Pure – Possui um conceito bastante condizente com o que buscamos em produtos naturais, orgânicos e veganos. Chega BEM perto. Breve lanço a resenha. À venda AQUI com 10% de desconto ao usar o cupom ACORDABONITA.

Melhores cosméticos naturais, orgânicos e veganos para cabelos Keune so pure

Linha Tarja Preta Lola Cosmetics – Resenha abaixo e à venda AQUI com desconto ao usar o cupom ACORDABONITA.

Linha Eu Sei O Que Você Fez na Química Passada Lola Cosmetics – Resenha abaixo e à venda AQUI com desconto ao usar o cupom ACORDABONITA.

Espero de coração que tenham gostado! Caso tenham algum produto de cabelo natural, orgânico e vegano a me indicar, comente! Vamos fazer essa lista crescer.

Beijos Mil, Karina Viega
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita
Snapchat: karinaviega

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

Loja Dermabox

comments

4 comentários on Melhores cosméticos naturais, orgânicos e veganos para cabelos

    • Karina Viega
      20 de abril de 2016 at 10:36 (458 dias atrás)

      Liz, falei com os proprietários agora, foi um pequeno bug, pode tentar novamente :)

      Responder
  1. Caroline da Silveira
    20 de abril de 2016 at 13:49 (457 dias atrás)

    Oi Karina,
    Adorei seu super post, o condicionador Lippia Alba da Herbia foi o 1º cosmético orgânico que testei e não consegui voltar atrás depois de experimentar,o resultado é ótimo e o cheirinho dos óleos é maravilhoso. Agora tô testando o de Lavanda e Verbena Branca e ele também ganhou meu coração.

    Dúvida: o condicionador da Surya Brasil Amazônia Preciosa Ucuuba, por funcionar desse modo, é indicado pra co-wash?

    Parabéns pelo projeto Beleza Minimalista, tô acompanhando e admiro muito sua posição relacionada a consumo e ética com o meio ambiente.

    Beijos e obrigada :)

    Responder
    • Karina Viega
      23 de abril de 2016 at 22:08 (454 dias atrás)

      O Lippia Alba é maravilhoso, né?
      Estou com o de Lavanda aqui para testar, parece ótimo também!

      Poder, pode. Mas acho o Ucuuba da Surya tão caro para usar no co-wash… Uma alternativa mais barata e parecida no co-wash é o de andiroba orgânico da Arte dos Aromas ;)

      Que bom que está gostando! Obrigada mesmo <3

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>