Primer Capilar de Vinagre: Potencialize seus tratamentos capilares!

Seus tratamentos capilares não duram nos cabelos ou sequer parecem funcionar? Teste o Primer Capilar de Vinagre! Caseiro, natural e eficiente. Benéfico a todos os tipos de cabelos, principalmente aos quimicamente tratados com colorações e descolorações.

*Não é apenas mais um artigo sobre vinagre no cabelo. É diferente, vai por mim!

Recebo constantes comentários de leitores queridos os quais, embora tratem seus cabelos com constância, reclamam que os tratamentos aplicados parecem ir ralo abaixo na primeira lavagem (quiçá antes!). Poderíamos enumerar diversas causas, porém aqui irei focar em uma cuja existência poucos parecem notar: o pH prévio dos fios ANTES da aplicação de máscaras de tratamento.

O termo “Cabelo Alcalino” é bastante utilizado por profissionais da área para se referir a um cabelo danificado. De fato, quando um fio se encontra com o potencial hidrogeniônico fora do “regular” (o pH natural do cabelo é levemente ácido, por volta de 4,5), os cabelos se tornam porosos e, por consequência, ressecados, frágeis, opacos e quebradiços. Afinal, quanto mais poroso estiver o cabelo, menos água ele conseguirá reter na fibra, acarretando assim as demais mazelas mencionadas. Ademais, os ativos das máscaras de tratamento dificilmente conseguirão se manter nos fios caso haja porosidade demasiada. Eis aí um dos principais motivos pelo qual ocorre a sensação de que o tratamento aplicado foi embora em algumas horas. Portanto, regular previamente o pH do cabelo irá ajudar bastante a potencializar os efeitos dos tratamentos aplicados.

- Saiba mais sobre porosidade capilar neste post AQUI.

Primer Capilar de Vinagre de Maçã

O vídeo acima é basicamente uma versão falada e prática sobre como fazer e quais os benefícios do Primer Capilar de Vinagre. Assistam, está bem rapidinho e informativos. Aliás, inscreva-se no canal AQUI para não perder nada do que acontece por lá!

Muito é falado na web acerca dos benefícios do vinagre de maçã quando aplicado nos cabelos. Porém todos os textos e vídeo que já vi sobre o assunto indicam a utilização do vinagre na última etapa do tratamento capilar, após a máscara aplicada, por exemplo. No nosso “Primer” o método será diferente, o vinagre entrará ANTES de quaisquer outros tratamentos que você pretender aplicar sobre os fios.

Exatamente por causa do método de uso, resolvi chamar esse truque de Primer Capilar, pois ele irá funcionar de forma análoga aos primers de maquiagem, preparando a superfície a fim de proporcionar um “terreno” mais propício para a atuação daquilo que será aplicado sobre ele.

Após a publicação do vídeo, além de vários assinantes que testaram e amaram o resultado do Primer Capilar de Vinagre, houveram também várias perguntas como:

“Mas Kah, como a máscara vai funcionar se as cutículas do cabelo estiverem seladas?”

Primeiramente, a regulação do pH não “sela” as cutículas, apenas contribui para que elas fiquem mais alinhadas, porém não irá impermeabilizar a fibra. O que “sela” os fios são óleos, manteigas, silicones e parafina – tais substâncias formam uma película protetora sobre os fios, o vinagre não.

O funcionamento do Primer Capilar de Vinagre possui uma lógica é bem simples. Vou tentar explicar por meio de uma analogia:

Imaginem um pedaço de madeira que está prestes a ser pintado. Antes da pintura é necessário lixar a superfície da madeira a fim de remover os desníveis. Após pintar, é preciso envernizar a fim de manter a integridade da pintura por mais tempo. Caso haja pintura e verniz sem lixar, os desníveis da madeira farão com que a pintura se solte e descasque com maior facilidade.

O nosso Primer Capilar atua como a lixa, aplicar o vinagre após o tratamento atua como o verniz.

Primer Capilar de Vinagre de Maçã – Como fazer

Primer Capilar de Vinagre COMO FAZER

Mais simples, impossível:

- 1 parte de condicionador sem silicones, sem óleo mineral e sem parafina;
- 1 ou duas partes de vinagre de maçã
Misture bem e voilà. Sim, é fedido, mas o cheiro não ficará nos cabelos.

  • Por que escolher um condicionador com as características indicadas?

Já que esta mistura será aplicada ANTES da máscara de tratamento, certificar-se de que o condicionador utilizado não contenha substâncias que “encapem” os fios é essencial, afinal, não queremos que o Primer Capilar impeça a plena atuação da máscara (pelo contrário!).

  • Por que escolher o vinagre de maçã?

O Vinagre de maçã é rico em ácido málico e pectina, duas substâncias benéficas aos cabelos, pois doam maior hidratação e brilho aos fios. Ademais, o vinagre de maçã é menos ácido do que os demais (pH por volta de 2,5-3,5). Acidez é boa nesse momento, acidez demasiada pode vir a ressecar os fios.

Primer Capilar de Vinagre de Maçã – Como aplicar

  • Caso você tenha acabado de colorir ou descolorir os fios:

Enxágue toda a química do cabelo conforme seu método de costume (seja por meio de shampoo, co-wash, ou apenas água). Seque bastante os fios com a toalha e aplique a mistura por todo o comprimento dos cabelos. Pause por 10-15 minutos e enxágue. Prossiga com sua máscara de tratamento escolhida da forma como costuma fazer.

O Primer Capilar de Vinagre é mágico no pós química. Ele irá neutralizar o a química aplicada e devolver acidez (acidificar) os fios que foram alcalinizados pela química (químicas como descoloração podem elevar o pH dos cabelos a 10).

O RESULTADO É MARAVILHOSO!!! Logo após enxaguar o Primer Capilar dos fios você sentirá a textura da fibra tão equilibrada ao ponto de parecer que a química quase não afetou os fios. E quem colore ou descolore o cabelo conhece muito bem o “efeito paçoca” após o procedimento o qual faz com que nossos cabelos demorem dias para voltar ao seu aspecto normal. Com o Primer Capilar não haverá tal espera. Teste e me conte! Vários leitores aprovaram após assistir ao vídeo.

  • Caso você queira apenas potencializar seu tratamento capilar no dia a dia:

Primeiramente, analise seu cabelo e pergunte-se se suas máscaras de tratamento não estão promovendo o resultado esperado. Constatações feitas, basta aplicar da mesma forma descrita no tópico anterior: Lave seus cabelos como de costume. Seque bastante os fios com a toalha e aplique a mistura por todo o comprimento dos cabelos. Pause por 10-15 minutos e enxágue. Prossiga com sua máscara de tratamento escolhida da forma como costuma fazer.

Parece que já estou ouvindo às suas perguntas… Vamos lá:

“Primer Capilar” de Vinagre COMO USAR

“Kah, cabelo liso também pode usar o Primer Capilar de Vinagre?”

Mas é claro que sim! Lisos, ondulados, cacheados, crespos…. Todo tipo de cabelo pode usar!

“Kah, de quanto em quanto tempo recomenda-se o uso do Primer Capilar de Vinagre?”

Depende. Nada em excesso faz bem, nem água! Teste, perceba a resposta dos seus fios e aplique quando você achar necessário, não há contraindicações a não ser que seu cabelo não se dê com o Primer Capilar.

.Eu costumo usar apenas após retocar a raiz (embora pinte com henna, preciso clarear os fios com tintura) e eventualmente quando sinto que meus cabelos estão porosos demais.

“Kah, por que você não chamou isso de Acidificante de Vinagre?”

Bom, poderia. Mas, não quis  :)

Além de achar o nome “Primer Capilar” mais atraente, quero ressaltar já no nome o quão benéfico será a atuação dessa receitinha SE ela for aplicada antes de qualquer máscara de tratamento. Contudo, fica a seu critério. Caso você prefira, pode não aplicar mais nada após o Primer Capilar (ou Acidificante de Vinagre, ou Unicórnio Colorido, ou qualquer outra coisa que você prefira chamar).

“Kah, qual é a diferença entre o Primer Capilar de Vinagre e o Acidificante de Argan e Pracaxi na Lola?”

Essa foi outra pergunta que me chegou bastante desde a publicação do vídeo. Bom, embora ambos acidifiquem o cabelo, o Primer Capilar irá apenas preparar os fios para tratamentos posteriores, ele não irá repor massa nem óleos nem nada. Já o Acidificante da Lola (este aqui) é um produto que, além de acidificar os fios, também irá repor a massa perdida.

Espero de coração que o truque do Primer Capilar de Vinagre funcione tão bem para você quanto funciona para mim! Qualquer dúvida, comente! Caso tenha testado, conte-me o que achou.

Beijos Mil, Karina Viega
Youtube.com/KarinaViegaAB
karinaviega@acordabonita.com
Facebook.com/acordabonita
instagram@acordabonita
Snapchat: karinaviega

Gosta do Acorda, Bonita!?
Escreva seu e-mail na caixa abaixo, clique em “Assinar” e receba nossas novas matérias em 1ª mão!

Escreva seu e-mail:

Obs: Não se esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que será enviado para a caixa do e-mail em questão.

 

comments

6 comentários on Primer Capilar de Vinagre: Potencialize seus tratamentos capilares!

  1. Mariana
    30 de abril de 2016 at 11:26 (327 dias atrás)

    Kah, adorei o post, obrigada! Sempre após o uso da máscara eu aplico o condicionador, nesse caso não precisaria?

    Responder
    • Karina Viega
      10 de maio de 2016 at 3:13 (318 dias atrás)

      Mariana, não sinto a necessidade. Mas se você quiser, nada contra :)
      Beijos mil!

      Responder
  2. Débora Pinheiro
    14 de junho de 2016 at 15:21 (282 dias atrás)

    Adorei a dica, uso sempre, foi um salva-vidas capilar, fios hidratados, macios e brilhantes. Obrigada por dividir a descoberta. Abraços.

    Responder
  3. Jade Brito
    25 de julho de 2016 at 14:31 (241 dias atrás)

    Oi Kah, adoro o seu blog, e amei a dica, mas deixa eu te perguntar, eu pinto meu cabelo com a 8.4 da keune e estou louca pra experimentar essa mistura com vinagre, mas o vinagre desbota a tinta? tenho medo de usar e a cor ir embora

    Responder
    • Karina Viega
      28 de julho de 2016 at 5:07 (239 dias atrás)

      Jade, desbota nada! Pelo contrário, ajuda bastante a fixar :)
      Mas, como cada cabelo reage de um jeito, boto fé de vc testar em uma mecha primeiro ou usar alguns dias após colorir.
      Beijos

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>